quinta-feira, setembro 30

APÓSTOLO PAULO - LONGO ESTUDO DE PUBLICAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO PARTE 2

 A GEOGRAFIA DAS VIAGENS.

Sabemos que o Apóstolo São Paulo fez muitas viagens para divulgar a Fé Cristã entre os povos do Oriente. Os Atos dos Apóstolos e suas Epístolas reúnem numerosas referências aos locais históricos onde ele pregou o Evangelho. Em relação à Grécia, as cartas aos cristãos de Corinto, Filipos ou Tessalônica são conhecidas, mas também falam de muitos outros lugares que ele visitou. Nós o convidamos a dar um passeio pela Grécia e suas ilhas, coletando as citações que aparecem na Bíblia e movendo sua imaginação para esses lugares.

As viagens de São Paulo - Entre os anos 45 a 66

Os acompanhantes nas Viagens.

1ª- Barnabé e Marcos

2ª- Silvano; Lucas se lhes junta em Troade.

3ª- Tito e Timóteo e talvez também com os macedônios Gaio e Aristarco (At. 19,29).

Na narrativa de Lucas há uma clara demonstração do autor, informando pelo modo verbal que o mesmo esteve em algumas destas viagens, como copartícipe da ação.

Mostra-nos a ação do Espírito Santo nas decisões tomadas desde o primeiro envio e as posteriores viagens, as quais tinham seu curso mudado pelo Espírito Divino.

AS TRÊS LONGAS VIAGENS.


https://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/sp/immagini/banner_viaggi.jpg

As etapas da grande aventura missionária de Paulo são conhecidas graças aos testemunhos dos Atos dos Apóstolos, e das Cartas que o Apóstolo escreveu às comunidades por ele fundadas, nas suas três longas viagens, para acompanharem e completarem a sua pregação oral.

As três viagens começam e terminam em Antioquia.

1 E NA igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.

2  E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Antioquia, depois de Roma e Alexandria é a terceira maior cidade do Império romano no tempo da narrativa de Lucas em Atos dos Apóstolos.

O prosélito Nicolau da turma dos 7 diáconos, separada para o serviço das mesas pelos Apóstolos At.6.5 – era antioqueno; esta é a primeira aparição de Antioquia, capital Orontes, no NT. viviam lá cerca de 50.000 judeus. – veja Flávio Josefo – Bellum 7,46 -

Antioquia foi uma base missioneira.

Antioquia da Síria

Também conhecida como Antioquia de Orontes, devido ao nome do rio que corta suas terras, esta cidade foi um dos principais refúgios dos cristãos durante as primeiras perseguições contra a igreja, logo após que Estevão foi martirizado. Foi para lá também que Barnabé levou Saulo (At 11.25), não sabia ele que prestaria um grande serviço para a obra missionária.

Em Antioquia da Síria foram os discípulos, os seguidores de Cristo, chamados de Cristãos pela primeira vez (At 11.26).

O nome desta cidade vem, do nome de Antíoco, um dos principais monarcas seleucidas que governaram a região depois da morte de Alexandre.

Antioquia da Síria foi fundada por volta de 300 a.C., por Seleuco I, que a fez sua capital. É nesta situação política, de sede dos seleucidas, que é muito citada no Livro dos Macabeus, que relatam as revoltas contra o poderio romano. Um dos chefes dessa revolta hebreia contra o poder helenizador, Judas Macabeu, foi levado preso para Antioquia.

Em 64 a.C. os romanos apoderaram-se da região, transformando-a na sua província da Síria, continuando Antioquia a ser a capital administrativa.

Grande metrópole da antiguidade, na época da vida de Jesus, segundo Flavio Josefo teria cerca de meio milhão de habitantes. Seria a terceira cidade do império, depois de Roma e de Alexandria.  (http://geobiblica.blogspot.com/2011/03/as-viagens-missionarias-de-paulo.html)

Ágabo vindo da Jerusalém encontra-se com os seus companheiros da Revelação;

Como Paulo Se Estabeleceu Nesta Igreja, Neste Patamar.

Paulo a usou como sua base principal.

A escola de formação missionária antioquena tinha uma particularidade:

Era uma escola com intimidade do Espírito Santo.

Paulo era um destes, sendo o mais conhecido nome dentre estes homens de Deus.

At.13.1. Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres...

Ágabo vindo da Jerusalém encontra-se com os seus companheiros da Revelação;

Como Paulo Se Estabeleceu Nesta Igreja, Neste Patamar.

At.11.19-26. Aqueles, pois, que foram dispersos ... passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, ...entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles...se converteu ao Senhor. Chegou ... a igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia;[...] E muita gente se uniu ao Senhor. Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos.

Eis a Igreja identificada com Cristo de tal forma, que a levou a seguir os passos de Jesus em ser um agente de Deus entre os povos.

Primeira viagem (do ano 45 ao 49) (Atos 13,1-15-35).


                                       PAFOS - FORTE MILITAR

Paulo, acompanhado de Barnabé e Marcos, parte para Chipre, cidades de Salamina e Pafos, depois Perga da Panfília (onde Marcos os deixa), Antioquia da Pisídia, Icónio, Listra e Derbe (na atual Turquia). Voltam a Antioquia e depois vão a Jerusalém.

Entre o período antioqueno de Paulo, sua vocação as portas de Damasco a subseqüente Primeira Missão na Síria [do norte] e na Cilícia, e o tempo da Missão de independência apostólica, aos gentios, na direção do Espírito Santo durou cerca de 9 [nove] anos.

Esta primeira viagem missionária teve o ‘charis’ da visão e unção antioquena.

Êxito suficiente da missão e sua marca:

Segundo J.Becker – a comunidade cristã antioquena se torna paradigma do evento  missionário pelo êxito de Barnabé e Saulo, a os enviar para a missão junto aos gentios – 14.27.

Primeiro, porque, em sendo uma comunidade forte de traços judeus manda seus missionários aos gentios, aos a margen da Lei – 13.36.ss – e o êxito se consolida com uma missão que funda uma comunidade gentio-cristã. 13.44-52;14.21-23-25.s.... No dia seguinte partiu com Barnabé para Derbe. E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, confirmando as almas dos discípulos, exortando-os a perseverarem na fé, dizendo que por muitas tribulações nos é necessário entrar no reino de Deus. E, havendo-lhes feito eleger anciãos em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. Atravessando então a Pisídia, chegaram à Panfília. E, tendo anunciado a palavra em Perge, desceram a Atália.

A Liderança Inicial, Nesta Etapa Era de Barnabé.

At.14.8-14Em Listra estava sentado um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado. Este ouvia falar Paulo, que, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse em alta voz: Levanta-te direito sobre os teus pés. E ele saltou, e andava. As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós. A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra.

O sacerdote de Júpiter, ... juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios. Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles;

Mas, os fatos alçaram Paulo à líder espiritual pelos dons exercitados por ele na viagem.

Paulo, Era o caçado, o procurado, o alvo da fúria e da busca das bênçãos.

Missão sempre vai mostrar a capacitação real e a vocação de cada um em cada área, uns serão notados pela vocação em pregar com eloqüência, ousadia, e outros no uso de dons e outros na salvação de almas e outros e outros e outros...

Mas, o importante é saber que Deus está na Missão com você!

Segunda viagem (do ano 49 ao 52) (Atos 15,36-18, 22).

Paulo, acompanhado por Silvano, passa por Derbe, Listra (onde se lhes junta o jovem Timóteo), Icónio e Antioquia. Chegam à Galácia, Tróade (onde se lhes junta Lucas), Neapolis, Filipos, Tessalónica, Bereia, Atenas e Corinto, onde permaneceram dois anos e conheceram o proconsul Galião, no ano 52 d. C. tendo depois voltado a Antioquia.  

Dirigido pelo Espírito Santo.

Viagem missionária não se realiza sem a ação ou a voz de Deus.

Paulo tem a característica de suas missões norteadas, primeiro pela Igreja.

Ensino eficaz a quem vai para o campo, ter uma mensagem, uma direção da Igreja através de seus ministros.

At.15. 25-36. ...pareceu-nos bem, tendo chegado a um acordo, escolher alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo, homens que têm exposto as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo. [confirmação de uma chamada – ver At.9 – caminho de Damasco]. Enviamos portanto Judas e Silas, os quais também por palavra vos anunciarão as mesmas coisas. Porque pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas necessárias:[...]. Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram. ...pelos irmãos despedidos em paz, de volta aos que os haviam mandado. Mas Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia, ensinando e pregando com muitos outros a palavra do Senhor.

Jornada de cativeiro


                                            ANCIENT ROME

Terceira viagem (do ano 53 ao 58).

Paulo partiu de Antioquia com Tito e Timóteo e talvez também com os macedônios Gaio e Aristarco (At. 19,29).

Seguiram para Éfeso onde Paulo permaneceu durante três anos (At. 18,23; 21,16), pregando na escola do reitor Tirano em Éfeso. 

De Éfeso seguem para Laodiceia, Colossos, Gerápoles, Tróade, Macedónia, Antioquia e depois para Jerusalém. (At 20,3; 21,16)

No fim desta 3.ª viagem, logo que Paulo entra em Jerusalém os seus adversários voltam ao ataque: Paulo é preso (At 21,27s), comparece diante do Sinédrio e para escapar a uma agressão dos judeus é transferido para Cesárea pelas autoridades romanas.

Compareceu diante do procurador Félix. Passados dois anos Paulo apelou para o imperador César (At 25,11).

No Outono do ano 60, Paulo, acompanhado por Lucas, parte para Roma, preso e guardado por um centurião. Depois de terem naufragado em Malta, onde passaram o Inverno, chegaram a Roma na Primavera do ano 61.

OCORRÊNCIAS NESTAS TRÊS MISSÕES.

Paulo Testifica em Roma.

At.23.11. E na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma

Texto Bíblico: At.27.18-25. E, andando nós agitados por uma veemente tempestade, no dia seguinte aliviaram o navio.19 E ao terceiro dia nós mesmos, com as nossas próprias mãos, lançamos ao mar a armação do navio.20 E, não aparecendo, havia já muitos dias, nem sol nem estrelas, e caindo sobre nós uma não pequena tempestade, fugiu-nos toda a esperança de nos salvarmos.21 E, havendo já muito que não se comia, então Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Fora, na verdade, razoável, ó senhores, ter-me ouvido a mim e não partir de Creta, e assim evitariam este incômodo e esta perda.22 Mas agora vos admoesto a que tenhais bom ânimo, porque não se perderá a vida de nenhum de vós, mas somente o navio.23 Porque esta mesma noite o anjo de Deus, de quem eu sou, e a quem sirvo, esteve comigo,24 Dizendo: Paulo, não temas; importa que sejas apresentado a César, e eis que Deus te deu todos quantos navegam contigo.25 Portanto, ó senhores, tende bom ânimo; porque creio em Deus, que há de acontecer assim como a mim me foi dito.

Verbetes e definições:

O termo “governador“, significa “líder” e era usado para todos os tipos de líderes (imperadores, reis, procuradores).

No Novo Testamento é usado para Pilatos (Mateus 27:2), Félix, (Atos 23:24,26,33; 24:1), e para Festo (Atos 26:30).

I- Introdução:

Como isto iria acontecer?

Sob condição ‘Sine qua non’.

Ita quod vocatione sua’, isto é, sob as mesmas condições, pelas quais, ele, Paulo fora chamado no caminho de Damasco.

Ou seja, ...eu lhe mostrarei o quanto há de padecer pelo Meu Nome...

Paulo já antevia, o que seria, a sua jornada até chegar a anunciar o Evangelho em Roma.

Condicional - adj. Que depende de certas condições: promessa condicional.

Na Psicologia se diz: ‘Estímulo condicional, qualquer sinal, como um toque de sino ou [trombeta] corneta, uma luz, que, depois de ter sido associado à apresentação de um estímulo incondicional, provoca por si mesmo uma reação (reflexo condicionado) no sujeito”.

II- Condições:

Preso – At.21

Sujeito a ordem dos romanos

Sob navegação turbulenta

Sob naufrágio

Sob enjoo

Sob desconfiança e descrédito

Sob contestação

Sob ameaça de morte

Sob flagelos da criação

Tudo quanto Paulo vivenciara em seu longo, próspero, tumultuado Apostolado, estava presente nesta última narrativa, da última viagem, ao martírio do Apóstolo.

III- Mas, o que o levava a Roma:


1-A ordem do Seu Senhor, Jesus, voz conhecida por ele, desde a queda e conversão, voz que junto ao Espírito Santo, lhe propusera todas as empreitadas e viagens:

“...o Senhor, disse: Paulo, tem ânimo; porque, como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma...”

Paulo fora vocacionado, pelo Senhor para ser, o Evangelista, o que hoje muitos exercem sendo chamados de Itinerantes.

Lembro-me de uma fala do saudoso Dr.Pr. Bernard Johnson.”..eu não sou um pastor, eu sou um Evangelista”.

Era a sua marca, como é a marca do Ministério de Billy Graham.

2-Paulo foi enviado a Roma, por ser um instrumento do Senhor.

a-Primeiro pela vontade vocativa do Senhor, para seu ministério apostólico.

b-Segundo para confirmação de uma profecia de Ágabo, em Cesaréia.

A vida de Paulo era guiada por visões, profecias, e pelo próprio Jesus Cristo.

Será que a minha, ou a nossa tem sido assim?

EU SEI EM QUEM TENHO CRIDO

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger