A Estrutura da Bíblia
Lição 4
CPAD 23 de janeiro de 2022
Autor subsídio Pastor e Prof Univ Osvarela
O Cânon
Profético Bíblico está fechado, com os Livros do AT e do NT, através dos homens
neles inscritos.
Texto
Áureo
“E
disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:
convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e
nos Profetas, e nos Salmos.” Lc 24.44
Leitura Bíblica
Lucas
24.44-49.
44 – E
disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:
convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e
nos Profetas, e nos Salmos.
45 – Então,
abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
46 – E
disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao
terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;
47 – E, em
seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as
nações, começando por Jerusalém.
48 – E
destas coisas sois vós testemunhas.
49 – E eis
que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, porém, na cidade de
Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
Prática
A Bíblia se
divide em Antigo e Novo Testamentos, totalizando 66 livros, divinamente
inspirados. Toda ela é nossa única regra de fé e prática.
Objetivos
da Lição:
I)
Mostrar como a Bíblia está
organizada e que ela se divide em dois testamentos;
II)
Esclarecer como os livros do Antigo
Testamento são classificados;
III)
Expor a classificação dos
livros do Novo Testamento.
A estrutura
da Bíblia é rudimentarmente composta de dois tomos: O Antigo Testamento e o
Novo Testamento.
Mas, seria
simplório utilizarmos esta estrutura geral e basal para falar de um livro tão
importante e universal e que é Palavra
de Deus.
45 – Então,
abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
Mesmo os
discípulos nativos e com a vantagem e autorização bíblica que os fazia parte de
um grupo selecionado e criado por Deus como os escolhidos como Nação detentora
dos direitos dos oráculos divinos necessitaram ser esclarecidos por Jesus tendo
seus entendimentos abertos do que as Escrituras revelam e sua vital importância
sobre Jesus e Deus.
Qual é, pois, a
vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos
os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os
oráculos (as Palavras – ACF) de Deus. Romanos 3:1,2
Recorremos
as próprias Escrituras para sua qualificação como sagradas e por isto merecem
uma narrativa sobre sua Estrutura com muito zelo.
Paulo, servo de Jesus
Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual
foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas
Escrituras, Romanos 1:1,2
Para
falarmos sobre a Estrutura da Bíblia, necessitamos entender, algumas
importantes questões.
Entre elas –
A sua Uniformidade:
A
Uniformidade e Autoridade do Texto:
O principal
testemunho da Completude é a Ação do Espírito Santo e o testemunho do Espírito
Santo!
Esta deve
ser a regra da canonicidade [não muito elaborada neste texto - consulte os
textos dos demais comentaristas – ebdweb.com.br e ensino dominical.com.br], por
parte da Igreja como Corpo de Cristo.
Sua
completude:
Completude
da Palavra.
Devocional:
Salmos
119.86: Todos os teus mandamentos são verdade.
Bíblia
Sagrada:
É ela que
nos limpa de toda a mancha do pecado através da aceitação de Jesus Cristo, como
nosso Único e Suficiente Salvador, Ele mesmo o Logos encarnado.
“A
autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida,
não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de
Deus (a mesma verdade) que é o seu Autor; tem, portanto, de ser recebida, porque
é a Palavra de Deus”. Confissão de Fé de Westminster.
Completude:
Palavra
difícil de entender, mas fundamental para entendimento e dissipação de dúvidas,
quanto à questão de a Bíblia Sagrada ser uma Revelação Completa e irretorquível
de Deus aos homens, e em todas as suas palavras há inequívoca coerência, desde
a primeira palavra, do Gênesis, até a última palavra do Apocalipse. Ou
seja, o Antigo Testamento e o Novo Testamento são completudes de um só material
espiritual revelado por Deus. E forma uma única Estrutura!
“os primeiros passos no
sentido da formação de um cânon de livros cristãos havidos como dotados de
autoridade, dignos de figurar ao lado do cânon do Velho Testamento, a Bíblia do
Senhor Jesus e seus apóstolos, parecem haver sido tomados por volta do começo
do segundo século, época em que há evidência da circulação de duas coleções de
escritos cristãos na Igreja” F.F. Bruce
Completude
fala de algo verdadeiro exatamente por ser completo, no sentido mais amplo, não
falta e nem há espaço à ser preenchido.
I - A
completude e a ciência:
Há um
teorema matemático que foi demonstrado por Kurt Gödel em 1929.
Este teorema
baseia-se na veracidade de algo discutível, apresentando a
sua verdade.
É na
completude da Bíblia que podemos entender algumas regras áureas que nela
encontramos incluindo – Salvação e Jesus Cristo.
Neste tema,
já em estudos anteriores, propus um modelo real ao qual chamei de axioma que
aproxima o homem de Deus, tema central da Bíblia, através de Jesus.
Utilizei-me
[com certa ousadia, mas sem ferir a teologia] de um conceito matemático, o
qual podemos aplicar para demonstrar a veracidade conclusiva da Bíblia sagrada,
com base numa das regras áureas da Hermenêutica:
A Bíblia
interpreta a própria Bíblia.
a- Se há
algo relativo à vida do homem no sentido espiritual, e que tem sido discutido
ao longo dos séculos, é a questão da salvação, uns crêem outros descreem,
outros desprezam, mas Deus quer que todos venham ao pleno conhecimento da
verdade, através de qual meio:
A Questão
1:
Axioma
proposto: Como posso me aproximar de Deus?
Se eu creio
em Deus: Ele se aproxima de mim. Mas, é necessário que eu primeiro creia!
O resultado
à completude é a correção, ou seja o encontro de algo solucionador da questão,
no caso a aproximação do homem com Deus, através de Jesus Cristo.
Jo 5:38 - E a sua palavra
não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.
A Sua
Palavra. A qual possui todos os elementos que podem levar o homem a ele.
Jo 3:36 - Aquele que crê no
Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a
ira de Deus sobre ele permanece.
Salmo 119: 93 Nunca me esquecerei
dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.
A questão 2:
Rm 6.23: Porque o salário do
pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus
nosso Senhor.
Rm. 6.20.ss.: Porque, quando éreis
servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das
coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.
Um axioma
bíblico:
‘O salário
do pecado é a morte”
Solução
verdadeira:
‘O dom
gratuito de Deus é a vida eterna’; Porque o pecado não terá domínio sobre vós,
pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Tudo isto está
dentro da Estrutura bíblica.
Para que
possamos entender como é notável a Estrutura da Bíblia.
Logicamente
que a Bíblia não tem um formato de uma fórmula matemática, muito embora, ela
nos dê a fórmula revelada pela qual o homem, é religado com Deus e pode
perfeitamente ouvir Deus, pela sua Palavra:
Ela é a Verdade de Deus
expressa [linguagem] em todas as suas linhas e contextos, seja entre o Antigo
Testamento ou o Novo Testamento.
I -
Presença de Cristo é a Completude da Palavra.
A linha
dourada ou o cordão de sangue que liga e dá completude à Bíblia Sagrada
chama-se Jesus O Cristo de Deus. Este personagem Maravilhoso, como
disse Isaías é o principal fator deste formato único, em um livro escrito por
boieiro, médico, escravo vendido pelos irmãos, agricultores, reis, sacerdotes,
indoutos, filho da filha de faraó, diplomatas, governadores, administradores,
copeiros de reis, ...
João
1.1.ss: NO
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele
estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem
ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz
dos homens.
O livro dos Salmos contém um texto exemplar sobre a Completude da
Palavra de Deus, por estabelecimento, ou seja, por localização no espaço
divino:
A - Suas
matrizes estão guardadas no céu:
Não estou
criando uma forma ou lugar de localização da Palavra de Deus, mas estou
identificando a Grafia que temos em mãos como uma Obra que veio e permanece nos
céus através de Jesus Cristo, O Logos! Vide texto supra.
Salmo
119:89: “Para
sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu”.
II – A Uniformidade e Autoridade do Texto:
O principal
testemunho da Completude da Bíblia é a Ação do Espírito Santo e o testemunho do
Espírito Santo!
Materiais
nos quais
Etimologia:
Escrituras
γραμμα - gramma; n.
n. 2) qualquer escrito; documento ou registro; carta, epístola - escrituras
sagradas (do AT), de aprendizagem sagrada
γραμματευς - grammateus;
n. m. escriba; na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas
escrituras
Estrutura
da Bíblia
Material da
escrita
Formatos
primitivos da Bíblia
Rolos e códices
estes eram os formatos dos livros antigos. O rolo era um rolo de fato, feito de
papiro ou pergaminho. Era preso a dois cabos de madeira para facilidade de
manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo em separado.
A escrita
primitiva da Bíblia
Todo o texto
era manuscrito. Um grupo de sábios preparados e chamados de escribas, que de
modo laborioso, lento e oneroso. Uncial e o manuscrito que contêm só
maiúsculas, e cursivo, o que contêm só minúsculas. Lembrando que a
escrita do AT foi realizada no hebraico, (em quase sua totalidade), uma língua
de caracteres sem vogais. E há ainda alguns trechos no Aramaico, língua da
mesma região de onde veio o patriarca Abraão, uma língua de identidade
oriental, como o hebraico.
A Língua
do Novo Testamento:
O Novo Testamento
foi escrito em quase toda sua totalidade no grego Koinê, o grego do populacho,
o grego comum, porém quase todos seus escritores são de origem dos judeus. A
preservação das Escrituras foi uma das heranças do grego adotado pelo Império
Romano (pós Império Greco-Macedônico de Alexandre O Grande) como língua quase
Universal.
Uma folha de
papiro preparada para escrita, os gregos chamavam “biblos”. Ao rolo pequeno de
papiro, chamavam “biblion”, e ao plural deste chamavam “biblia”. Portanto o
vocábulo Biblia deriva da língua grega/Os vocabulos biblia e biblion
constam do Novo Testamento grego:
“Biblia” (Jo
21.25; 2 Tm 4.13; Ap 20.12).
“εστιν δε και αλλα πολλα
οσα εποιησεν ο ιησους ατινα εαν γραφηται καθ εν ουδε αυτον οιμαι τον κοσμον
χωρησαι τα γραφομενα βιβλια αμην” João 21:25
“Biblion”
(Lc 4.17; Jo 20.30).
“και επεδοθη αυτω βιβλιον
ησαιου του προφητου και αναπτυξας το βιβλιον ευρεν τον τοπον ου ην
γεγραμμενον” Lucas 4:17
Conhecendo
a Estrutura da Bíblia:
Parto do princípio
histórico que não há autógrafos das Escrituras. O que temos são cópias
verificadas e autenticadas pela Nação de Israel e pela Arqueologia. Enterrar
escritos era comum naqueles dias de invasões, afinal as Escrituras eram parte
da comunidade hebraica em cultura e sabedoria e ciência.
Também se
guardavam e escondiam em vasos de barros ou outros utensílios. E também
invasores destruíam os Escritos para retirar do povo hebreu sua Lei e direção
monocrática, Javé era Senhor e Governo de Israel.
Vide os
Manuscritos do Mar Morto descobertos, ao “acaso” nos idos de 1947-1954.
“O texto Massorético – 900 a 1000
d.C (veja lição), foi confirmado pelos achados das cavernas de Qumram
– no Mar Morto [local onde já estivemos], com uma antiguidade, ou seja
manuscritos mais antigos , de 1000 anos, e ainda nestes dias(ver nosso site:
http://estudandopalavra.blogspot.com) foram achados manuscritos com a mesma
qualidade de texto com mais de 1000 anos aos do mar Morto.”
Informamos
isto para que os que lerem este estudo possam melhor entender particularidades
da Estrutura da Bíblia.
Para ler a
Bíblia é necessário conhecermos sua estrutura como Palavra de Deus e a
composição de seus dois volumes, que interagem através das profecias, do
primeiro volume, o Antigo Testamento e seu cumprimento, no segundo volume o
Novo Testamento.
A
terminologia Antigo Testamento expressa mais a Antiga Aliança Mosaica ou Pacto
de Deus com seu Povo, através de Moisés, mas o uso acabou colocando esta
terminologia como fator comum do volume que contém, além do:
E, começando por Moisés,
discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava
em todas as Escrituras. Lucas 24:27
..., importava se
cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e
nos Salmos. Lucas 24:44
Lei (Pentateuco) ou Moisés
Profetas
Escritos
Você também
encontrará o próprio Jesus citando “Salmos” em lugar dos
Escritos, bem como, outros personagens citando apenas as Escrituras,
para descrever toda a Tanach, tais como, Pedro, Paulo e demais apóstolos
e personagens do primeiro século da Igreja.
Tanach
– volume
ou conjunto das escrituras judaicas, que vão de Gênesis a Malaquias, assim
dito, até por Flávio Josefo, o maior historiador hebreu.
Lc.24. 44: Depois lhe disse: São
estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se
cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos
Salmos (ou Escritos).
Pode-se
afirmar ainda que o Antigo Testamento foi o livro texto por alguns séculos
depois de Cristo, até que o Novo Testamento viesse a circular como um cânon.
As
Escrituras, substantivo para a Revelação de Deus, autorizada a ser escrita
pelos profetas, ou escritores divinamente inspirados se dividem em dois grandes
tomos:
O ANTIGO
TESTAMENTO e O NOVO
TESTAMENTO.
O Antigo
Testamento (AT) é citado por Jesus, pelos discípulos e Apóstolos, em
várias passagens bíblicas.
O Novo
Testamento (NT) o mais recente Tomo Inspirado se consolidou em um
período menor. Enquanto, o AT demorou por volta de 1500 anos para ser formado.
Diferentemente o NT foi escrito sob revelação divina e aceito como tal, em
pouco mais de 50 a 60 anos.
As
evidências internas mostram, que os Apóstolos se deram conta do poder de
Escritura, no mesmo peso e valor e inspiração do AT, após lerem escritos
paulinos e de outros homens inspirados, como na escrita dos Evangelhos, no que
foram corroborados, pelos Pais da Igreja, ou seja, os discípulos e secretários,
ou amanuenses dos Apóstolos, os Ministros da Igreja Primitiva.
Vejamos uma
declaração do Apóstolo Paulo sob os Escritos Paulinos:
“E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também
o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as
quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes
torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria
perdição.” 2 Pedro 3:15,16
- “.. os
indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras...”
Este trecho
demonstra cabalmente a “ousia” contida nas Escrituras
Neotestamentárias, frente as Escrituras Veterotestamentárias.
Esta constatação
é importante para que saibamos como as Escrituras chegaram, até nós e como
foram profeticamente e divinamente guardadas por séculos e com o mesmo poder
regenerador.
Sim! Os judeus também usam
este argumento bíblico: “se uma Escritura tem Poder de mudar uma pessoa
ela é santa e Inspirada”.
Desta forma,
quando lemos as páginas das Sagradas Escrituras, no Antigo Testamento somos
levados a vários cenários de promessas de prosperidade e promessas divinas. É
preciso destacar, à luz da teologia ortodoxa, que a Palavra de Deus tem
validade eterna, isto é, jamais perde seu valor.
Há os que
como ‘Marciões’ dos tempos modernos, desprezam o Deus das Promessas
Veterotestamentárias, como um passado distante e improvável para nossos dias.
“Irmãos, não vos
escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio
tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio
ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e
em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.” 1 João 2:7,8
Assim é que
muitos se sentem, sem certeza sobre a validade destes textos, os quais lemos e
seguimos com total certeza de sua Veracidade divina.
“Purificando as vossas
almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não
fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de
novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela
palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.” 1
Pedro 1:22,23
Outrossim,
além da questão da validade eterna há questão da progressividade da Palavra, em
resumo a Revelação Progressiva é uma das qualidades da Bíblia.
Conforme a
época e momento que o povo considerado de Deus, vai recebendo a revelação dos
textos canônicos.
E conforme o
Mundo vai mudando em suas épocas, desde as épocas mais primitivas, até a atual
era da progressividade, se vai revelando muitas coisas, dentro da palavra.
Dentro deste
raciocínio teológico, e outras bases é que focamos este subsídio.
Gosto da
terminologia:
Se a palavra
transforma, modifica a vida do homem, de acordo com os ditames de Deus, então
ela é poderosa para agir e é Palavra de Deus.
A
Estrutura da Bíblia:
Formação e estrutura do Antigo Testamento:
Lei (Pentateuco) - Torah: A
administração perfeita, pura, santa e boa; o próprio Cristo.
História: O senhorio de Deus
através dos tempos.
Poesia: Aprendendo a conversar
com o Pai e a expressar o desejo da alma
Profecia: A palavra admoestadora
e restauradora A criação rumo à Consumação. No Antigo Testamento vemos
as bases do Reino de Deus ao observarmos o prenúncio de Cristo através de tipos
como profetas, sacerdotes e reis.
Divisão
do Antigo Testamento:
É necessário
voltar ao texto de Romanos 3.1,2, para entender a formação deste primeiro Tomo.
Essa divisão é puramente didática. No Antigo Testamento, por exemplo, diversos livros proféticos estão
parcial ou totalmente escritos em forma poética. A poesia pode ser encontrada
ainda em meio às narrativas.
Isso significa que quando alguém estiver vendo a
classificação acima, deve considerar apenas que o lugar clássico da poesia é,
sim, o Livro de Salmos e os escritos de sabedoria, mas isso não impede que haja
poesia em outros lugares.
Antigo
Testamento
Lei
(Pentateuco): A
administração perfeita, pura, santa e boa; o próprio Cristo.
História: O senhorio de Deus através
dos tempos.
Poesia: Aprendendo a
conversar com o Pai e a expressar o desejo da alma
Profecia: A palavra
admoestadora e restauradora A criação rumo à Consumação No Antigo Testamento
vemos as bases do Reino de Deus ao observarmos o prenúncio de Cristo através de
tipos como profetas, sacerdotes e reis.
ANTIGO
TESTAMENTO.
Preparação
e Fundamento.
A-LEI –
FUNDAMENTO PARA CRISTO
1- Como Rei, profeta,
poeta, Messias Salvador, que deve morrer pelo pecado do homem, antes de
reinar.
HISTÓRIA
–
Preparação para Cristo. O Senhorio de Cristo através dos Tempos.
Is.9.6.Do aumento deste
principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para
o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o
zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.
C-POESIA
–
Aspiração por Cristo.
Aprendendo
a conversar com o Pai;
As
expressões da alma,
Desejo de
estar com Pai.
Sl.
118.26. Bendito
aquele que vem em nome do SENHOR; nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR.
Sl.27.4. Uma coisa pedi ao
SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha
vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.
Sl. 77.2. No dia da minha angústia
busquei ao SENHOR; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha
alma recusava ser consolada.
Is.56.7. Também os levarei ao
meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e
os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa
será chamada casa de oração para todos os povos.
D-PROFECIA.
D1-
EXPECTATIVA DE CRISTO.
A natureza,
e a verdadeira finalidade, dos ditos, dos Profetas menores são o mesmo dos
Profetas maiores, e de toda a escritura, é revelar O Cristo de Deus.
Zc.2.10. Exulta, e alegra-te
ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o
SENHOR.12. Então o SENHOR herdará a Judá como sua porção na terra santa, e
ainda escolherá a Jerusalém.
EM UMA
VISÃO ‘FOUR-FOULD’ [quádrupla, mas com conceito de desdobramento]. Continuação...
J. Hampton Keathley,
III. TH. M
em ‘Compaing the Old and New Testaments’ explica que a Bíblia
pode ser dividida em seções.
Com base
numa visão do Cristo, como a esperança e tema subjacente de todos os livros da
Bíblia.
O número
quantitativo delas seria de 8 [oito] seções.
Sendo 4
[quatro] para o Antigo Testamento e 4 [quatro] para o Novo Testamento.
1-Em
Seções
Segundo
alguns escritores, aos quais nós listamos como tal, não são encontrados
nas Seções de Profetas, nas seções correspondentes no Tanach,
mas são encontrados na seção Ketuvim.
Como o caso
do Profeta Daniel inserido no cânon cristão como profeta e no cânon hebraico
nos Escritos.
Deve-se
destacar também que alguns Livros são condensados em um só, no Tanach e
divididos em dois na Bíblia Sagrada Cristã[não discutiremos a questão da Bíblia
com os deuterocanônicos]: Casos de Samuel, Reis...
Tal
conteúdo, no entanto, em sua totalidade encerra o mesmo texto final.
Ao estudar o
assunto o aluno, que precisa entender a questão do Cânon hebraico e o Cânon
utilizado pelos da Reforma.
Haverá
dificuldade ao deparar-se com um número de livros menor no Cânon hebraico, do
que o Cânon usual da Bíblia Sagrada cristã, que contém 39 livros em
comparação com o Conteúdo do Antigo Testamento Hebraico, que contém
tão ‘somente’ 24 Livros, divididos entre a Lei, os
Profetas e os Escritos.
A- Torá
(תורה) - Instrução - Os 5 de Moisés. (Gênesis, Êxodo, Levítico,
Números, Deuteronômio).
Genesis – O
Livro da Criação e história da formação do povo hebreu, a História do Primeiro
Patriarca, Abrão.
Cenas
históricas Universais:
Ora, em toda a terra havia
apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Gênesis 11:1
Vinde, desçamos e
confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Gênesis
11:7
Dilúvio
Torre de
Babel
Divisão da
glossolalia – antes a população mundial falava uma só língua e este evento é o
momento no qual Deus faz uma mutação de línguas, para grupos distintos.
A Família de
Jacó – Israel e José
B- Os
Antigos Profetas [Profetas Anteriores] – 4 livros - (Josué, Juízes, Samuel, e
Reis).
C- Os
Últimos Profetas – 4 Livros- Isaías, Jeremias e Ezequiel e
D- os Doze livros dos
Profetas Menores devido à sua brevidade.
E- Os 11 Escritos (Ketuvim)
incluem três livros poéticos (Salmos, Job, Provérbios), os cinco
pergaminhos (Ruth, Cantares [Canção de Salomão], Eclesiastes, Lamentações, e
Ester); um trabalho apocalíptico, Daniel, (Esdras [Ezra] –
Neemias) e Crônicas.
UMA VISÃO
‘FOUR-FOULD’ [quádrupla,
mas com conceito de desdobramento].
J. Hampton Keathley,
III. TH. M
em ‘Compaing the Old and New Testaments’ explica que a Bíblia
pode ser dividida em seções.
Com base
numa visão do Cristo, como a esperança e tema subjacente de todos os livros da
Bíblia.
O número
quantitativo delas seria de 8 [oito] seções.
Sendo 4
[quatro] para o Antigo Testamento e 4 [quatro] para o Novo
Testamento.
1-Em
Seções
Segundo
alguns escritores, aos quais nós listamos como tal, não são encontrados
nas Seções de Profetas, nas seções correspondentes no Tanach,
mas são encontrados na seção Ketuvim.
Como o caso
do Profeta Daniel inserido no cânon cristão como profeta e no cânon hebraico
nos Escritos.
Deve-se
destacar também que alguns Livros são condensados em um só, no Tanach e
divididos em dois na Bíblia Sagrada Cristã[não discutiremos a questão da Bíblia
com os deuterocanônicos]: Casos de Samuel, Reis...
Tal
conteúdo, no entanto, em sua totalidade encerra o mesmo texto final.
Observar:
São consolidados em um só volume os livros de Esdras e Neemias, bem
como, 1 e 2 Crônicas, o que resultará nos 11 Livros.
Veja
Quadro abaixo.
1-Torá ( תורה )
Instrução
(Os 5 de Moisés) (5)
- Gênesis
- Êxodo
- Levítico
- Números
- Deuteronômio
2-Nevi'im Rishonim (Antigos Profetas) [נביאים ראשונים]:
- Yehoshua - (Josué) -
[יהושע]
- Shoftim - (Juízes) -
[שופטים]
- Shmu'el - (I Samuel e
II Samuel) - [שמואל]
- Melakhim - (I Reis e
II Reis) - [מלכים]
- Nevi'im Aharonim (Últimos Profetas) [נביאים
אחרונים]:
- Yeshayahu - (Isaías)
- [ישעיהו]
- Yirmiyahu -
(Jeremias) - [ירמיהו]
- Yehezq'el -
(Ezequiel) - [יחזקאל]
- 2-1- Trei Asar (Doze
Profetas Menores) [תרי עשר]
- Hoshea - (Oséias) - [הושע]
- Yo'el - (Joel) - [יואל]
- Amos - (Amós) - [עמוס]
- Ovadyah - (Obadias) - [עבדיה]
- Yonah - (Jonas) - [יונה]
- Mikhah - (Miquéias) - [מיכה]
- Nakhum - (Naum) - [נחום]
- Habaquq - (Habacuque) - [חבקוק]
- Tsefania - (Sofonias)[צפניה]
- Haggai Ageu) - [חגי]
- Zekharia - (Zacarias) - [זכריה]
- Malakhi - (Malaquias) - [מלאכי
A Questão
Da Divisão Com Vista A Cristologia.
Basicamente,
como dissemos no subsídio da Lição anterior, Cristo é o ‘mitte’ das Escrituras,
tanto do AT, quanto do NT.
Hampton
Keathley
coloca em alinhamento paralelo, a visão Cristocêntrica das Escrituras.
Cristo é o
fiador da Aliança de Deus, o mediador da Nova Aliança, as Escrituras é o livro
da Aliança de Deus com os homens.
Os hebreus
denominavam seis livros como os primeiros Profetas, ou Profetas Anteriores, [Josué,
Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis], no entanto, considerados como 4
[quatro] pela compilação de Samuel, em um só livro bem como, os dois Livros
dos Reis.
Consideravam
os “Últimos Profetas” ou Profetas Posteriores – Isaías, Jeremias, Ezequiel e Os
Doze Profetas Menores.
Não é uma
questão cronológica, mas uma questão ao agrupamento dos Livros.
É através
das profecias destes profetas menores, que também se completa o quadro desta
Aliança, e se toma conhecimento da Soberania de Deus e seu Plano Redentivo.
Neste
sentido figurado no AT é que podemos entender o melhor do perfeito plano, desta
Aliança nas Escrituras: na lei e nos Profetas.
A Lei e os
Profetas o fazem de maneira tipificada, a Revelação do Cristo de Deus, como
Rei, Senhor, Sacerdote e O Profeta.
Mq.5.8. E o restante de Jacó
estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais
do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando
passar, pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.
Zc.1.6. Contudo as minhas
palavras e os meus estatutos, que eu ordenei aos profetas, meus servos, não
alcançaram a vossos pais?
O Tanach considera neste caso uma ordem identica ao AT, ou
seja, Doze Profetas Menores
A-
Relação em hebraico dos profetas considerados pelo povo de Israel.
Moisés
[Moshê]
Arão
[Aharon]
Além destes,
a lista abaixo segue com alguns outros, sem considerações de acanônicos ou
canônicos, literários ou não literários.
Yesha'yáhu,
- Isaías
Yirmiyáhu
- Jeremias
Yechezkel
- Ezequiel
Vou dar
destaque aos profetas menores, parte de um estudo anteriormente realizado, por
nós.
B- Profetas Menores
1-Oséias
- Osheya - O
Livro de Oséias é um dos livros dos Profetas Menores, no Velho Testamento da
Bíblia.
O seu nome é
retirado do profeta Oséias, que viveu no norte do reino entre 755 e 725
aC.
O livro é
dividido em duas partes.
A primeira
parte (cap.1 - 3) conta a história do casamento de Oséias de uma esposa infiel.
Oséias
utilizou esta tragédia pessoal como uma parábola da relação entre Deus e
Israel.
Na segunda
parte (cap.4 - 14), o tema da infidelidade é desenvolvido.
O profeta
fala contra os líderes corruptos e os sacerdotes Israelitas e contra a
superstição e idolatria.
Oséias
foi o primeiro escritor Bíblico a usar as imagens do casamento como uma
ilustração da relação entre Deus e o seu povo.
João 3.29. Aquele que tem
a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve,
alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está
cumprido.
Esta figura
de linguagem leva-nos ao entendimento de uma visão messiânica dentro do Livro,
Israel é a escolhida do Senhor, como a Igreja é a escolhida de Jesus Cristo.
George W
Coats
2-Joel - Yoêl, - O
livro divide-se em duas secções.
A primeira
(1:1 - 2:17) dá conta de uma praga de gafanhotos e uma seca que devastou Judá
como um símbolo de julgamento divino.
A
segunda (2:18 - 3:21) promete o dom do Espírito do Senhor para toda a
população e declara decisão final sobre todas as nações, com a
proteção e fertilidade de Judá e de Jerusalém.
A passagem
sobre o derramamento do Espírito de Deus (2:28 - 32) é citada por São Pedro no
dia de Pentecostes, no sermão em Atos 2:17 - 21. George W Coats
3-Amós - Amos, um livro do
Velho Testamento, é o terceiro livro dos Profetas Menores. Ela leva seu nome do
profeta Amós, que viveu 750 aC como um pastor em Tecoa, no sul do reino de
Judá. Foi para o norte do reino de Israel, porém, que sua mensagem foi dirigida
profético. Escrito durante uma época de prosperidade, quando existia um nítido
contraste entre a vida luxuosa de dirigentes da nação e a opressão dos pobres,
Amós pregou a urgência de justiça social e à ameaça iminente de julgamento
divino. A estrutura do livro divide-se em nove partes, cada uma dominada por
uma mensagem negativa contendo ameaças de escuridão, fome, e destruição. Amós
é o mais antigo dos livros proféticos da Bíblia. George W Coats
Ele
profetizou nos dias de Uzias - Uzziah, rei de Judá, e foi contemporâneo com
Isaías e Oséias (Amós 1:1; 7:14, 15; Zc. 14:5).
Sob Jeroboam
II o reino de Israel passou pelo ponto mais alto da sua prosperidade, mas que
se seguiu ao luxo e idolatria. Neste período Amós foi chamado de sua vida
obscura, para lembrar ao povo a Lei de Deus, e para chamá-los ao
arrependimento.
O livro de
Amós é constituído por três partes:
(1). As
nações ao redor são convocadas a julgamento por causa de seus pecados
(1:1-2:3).
Ele cita
Joel 3:16. (2.) A condição espiritual de Judá, e especialmente de Israel, é
descrita (2:4-6:14). (3.)
Em 7:1-9:10
são registradas cinco visões proféticas.
-As duas
primeiras (7:1-6) referem-se a decisões judiciais contra as pessoas culpadas.
-As próximas
duas (7:7-9; 8:1-3) apontam para a maturidade dos ameaçados pelas sentenças.
-7:10-17
consiste de uma conversa entre o profeta e do sacerdote de Betel
A quinta
descreve a queda e ruína de Israel (9:1-10), à qual se acrescenta a promessa da
restauração do reino e sua glória final no reino do Messias.
O estilo é
peculiar no número de alusões feitas para os objetos naturais e às ocupações
agrícolas.
Outras
alusões mostram também que Amós foi um estudioso da lei, bem como um
"filho da natureza."
Frases peculiares
a Amós: "Limpeza dos dentes" [fome, sem comida] (4:6); “A
soberba de Jacob “(6:8, 8:7)””.
Os lugares
altos de Isaque "(7:9)," A casa de Isaque "(7:16);" Aquele
que criou o vento "(4:13) . Citado em Atos 7:42. (Easton
Dicionário Ilustrado)
4-Obadias - Ovadya,
- Obadiah, servo do Senhor.
No meio de
grande decadência espiritual que ele manteve sua fidelidade a Deus.
O Livro de
Obadias consiste de um capítulo, "relativo a Edom", seu castigo
iminente (1-16), a restauração de Israel (17-21).
Lá está o registro
de quatro ataques e tomadas de Jerusalém.
1) no reino
da Reeboão (1 Reis 14:25);
2) pelos
filisteus e árabes, no reinado de Jorão (2 Cr. 21:16 );
3) por
Josias, o rei de Israel, no reinado de Amazias (2 Reis 14:13);
4) pelos
Babilônios, quando Jerusalém foi tomada e destruída por Nabucodonosor (AC 586).
Ele vê a
calamidade como já tendo chegado a Jerusalém, bem como, os Edomitas unem os
seus esforços com os dos caldeus para se chegar à degradação e destruição de
Israel, e isso explica as palavras de Obadias na denúncia contra Edom os juízos
de Deus.
Estes vão
finalmente ser todos derrotado, e o reino será do Senhor (Sl. 22:28).
1-Sentença
pronunciada sobre Edom (1-14)
2-Israel o
restabelecimento, num dia de Jeová (15-21)
(Easton
Dicionário Ilustrado)
5-Jonas - Yoná –
Mt.12.40. Pois, como Jonas
esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o
Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
Jonas parece
ser o profeta mencionado em 2 Reis 14:25, que viveu durante o reinado de Jeroboão
I II (aC. 785 aC). Provavelmente foi composto durante o 4 º século a.C.
Capítulo
2 - É
auto-explicativo, mas é interessante para observar o arrependimento de Jonas,
seu castigo (vs.2), -as experiências que ele sofreu (3-6)
-a sua
esperança e expectativa, mesmo no meio deles (4),
-a sua fé
inabalável (5),
-As lições
que ele aprendeu (8),
-e o efeito
de tudo em sua vida espiritual (9).
-Deus
poderia agora colocá-lo em liberdade (vs.10).
Isto é
histórico?
Muito se tem
falado a respeito deste livro do Profeta Jonas.
Eu mesmo,
certa ocasião, quando visitava Israel defrontei-me em uma discussão
teológica com o nosso guia judeu, profundo conhecedor do texto bíblico, e muito
simpático e contundente em suas assertivas sobre o texto sagrado.
Discute-se:
Foi um
grande peixe?
Foi uma
baleia?
Eis o mínimo
das discussões.
Da mesma
forma que Job pergunta-se
"Será
este capítulo histórico?"
Eis a
questão.
(1) Na forma
como são registrados, não há no livro em si, ou em qualquer parte da Bíblia,
que é uma parábola.
(2) Na prova
de tradição, o toda a nação judaica, praticamente, aceitando-o como histórico.
(3) A
razoabilidade do mesmo (ver observações no âmbito do capítulo 3.)
(4) O
testemunho de Cristo em Mateus 12:38, e outras referências.
6-Miquéias. Mikhah
Miquéias é o
6 º dos Profetas Menores de 12 livros no Velho Testamento da Bíblia.
Composto de
duas duras advertências e declarando promessas, este pequeno, mas importante
livro registra a pregação do profeta Miquéias em Judá no final dos anos 8o
século BC.
Miquéias e
os Assírios “previu a conquista do norte de Israel e destruição de Jerusalém
como castigo para a injustiça social e a corrupção entre os sacerdotes e
dirigentes políticos”.
Seu apelo
para que a justiça seja verdadeira e andem pela promessa de um governante
messiânico vindo de Belém (5:2 - 6);(4:3).
Mq.3.11. Os seus chefes dão
as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus
profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não
está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.
Jesus não
teria usado uma ilustração dessas num tal contexto, no meu entender, se não
fosse um fato histórico.
7-Naum - Nachum, - sétimo
dos 12 pequenos livros proféticos no Antigo Testamento da Bíblia,
provavelmente, remonta a pouco após a destruição da Assíria, em 612 a.C. embora
o livro seja escrito em forma de uma profecia de eventos que ainda vão
desdobrar-se.
O profeta
Naum descreveu a conquista opressiva assíria, pelos Medos e babilônios,
apresentando sua queda pela quebra da Aliança com o Senhor.
Ao contrário
de outros profetas, Naum, não se aplica a perscrutar a condenação em relação à
iniqüidade de Israel propriamente dito.
1.Poema
relativo a grandeza de Deus (1:1-15)
2.Poema
detalhando a queda de Nínive (2:1-3:.19)
O livro foi
escrito em Jerusalém (logo após o AC 709), onde ele assistiu à invasão do
Senaqueribe(2 Reis 19:35).
O tema desta
profecia se aproxima da final e completa destruição de Nínive, a capital do
grande e nessa época florescente, império assírio. Assurbanipal estava no auge
de sua glória. Nínive era uma cidade de grande extensão, e era então o centro
da civilização e comércio do mundo, uma "sangrenta cidade cheia de
mentiras e de todos os roubos" (Na. 3:1), para o que tinha roubado e
espoliado todos os vizinhos nações. Foi fortemente fortificada por todos os
lados, desafiando a todos os ataques inimigos, ele ainda estava para ser
completamente destruída como um castigo pela grande impiedade de seus
habitantes. (Easton Dicionário Ilustrado)
8-Habacuque
- Chavacuc –O
livro é notável também a originalidade. O autor afasta-se do método usual a dos
profetas. Nos respectivos pontos a nação é o central; em Habacuque está a
presença de Deus e do Seu governo do mundo. Ele tenta desvendar o significado
de Deus da tolerância e da tirania do erro.
9-Sofonias
– Tsefania
O dia do
Senhor é, um conceito-chave, com possibilidade de livramento se as pessoas se
arrependem.
Sf. 1.7.Cala-te diante do Senhor
DEUS, porque o dia do SENHOR está perto; porque o SENHOR preparou o sacrifício,
e santificou os seus convidados.
Sf. 3.16.Naquele dia se dirá a
Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.
Nono dos 12
Profetas Menores do Antigo Testamento da Bíblia, o Livro de Sofonias chama seu
nome do profeta Sofonias, cujo ministério coloca sua autoria em 630 aC, em
Jerusalém.
O livro
inclui provérbios atacando imitações de práticas religiosas estrangeiras,
idolatria, e aqueles que duvidam da ameaça da ira do Senhor.
A sentença
sobre o dia do Senhor vai deixar um resquício humilde que vai buscar o seu
refúgio no Senhor.
Os oráculos
contra as nações estrangeiras (Cpas. 2 - 3) Acredita-se que contêm alguns
provérbios do profeta verdadeiro, mas há outros que citou nestes capítulos
provavelmente datam do período pós-exilio.
10-Ageu – Hagai - Aggeus,
o décimo entre os menores profetas do Antigo Testamento, é chamado no texto
hebraico, Hággáy, e na Septuaginta Haggaios, daí o latim forma Aggeus e no
português Ageu.
O
significado do seu nome exato é incerto. Muitos estudiosos consideram-no como
um adjetivo significando "a uma festa" (nascido no banquete),
enquanto outros, consideram ser uma forma abreviada do substantivo Hággíyyah,
"Senhor é a minha festa",
a missão de
Ageu foi para exortar o povo de que era tempo para reconstruir o templo. Após o
retorno de cativeiro, Ageu foi enviado para incentivar o povo a reconstruir o
templo, e para repreender sua negligência.
Para
incentivar o seu compromisso, o povo está certo de que a glória do segundo
templo será muito superior, do que a do primeiro.
Ali
encontramos a figura de Cristo, o Desejado de todas as nações;
"O
desejado de todas as nações" é tida como uma indicação pessoal de Cristo,
e tem uma característica milenar. Cap.2 e Versículo 9 é geralmente considerado
cumprido pela presença de Cristo no segundo templo. 11-Zacarias -
Zecharyá - O livro de Zacarias, um dos mais curtos livros entre os
Profetas Menores, leva o nome de um sacerdote que regressou a Jerusalém com os
exilados de Babilônia.
12-Malaquias
- Mal'achi - Malaquias
é o último dos 12 livros dos Profetas Menores, no Velho Testamento da Bíblia.
Malaquias significa "meu mensageiro" em hebraico, e alguns estudiosos
acreditam que ele é o verdadeiro nome do profeta.
Os temas
incluem a pureza ritual de sacrifícios, os males dos casamentos mistos e de
divórcio, e a proximidade do dia de julgamento.
O livro,
constituído por seis oráculos, acredita-se que tenha sido escrito após a
reconstrução do Templo (516 aC) e antes das reformas de Esdras e Neemias (c.
450 AC).
1. Pecados
dos Sacerdotes (1:1-2:9)
2. Pecados do povo
(2:10-4:1)
3. Vinda
do Filho de Justiça (4:2-6)
O profeta é
um contemporâneo de Neemias, seguindo de perto Zacarias e Ageu.
A evidência
está na questão da existência do Segundo templo.
VI- História
Bíblica E Os Profetas Menores.
A História
Bíblica é a História da Salvação revelada e profetizada, a ‘Heilsgeschichte’,
para alguns teólogos de linha mais erudita, a História bíblica da Salvação
[geral], a atividade profética está inserida como um dos pontos revelatórios
desta história, primeiramente suportada nos Profetas Anteriores, os quais
mostraram a reação da Nação escolhida à Aliança através da História, ou seja,
os Profetas Anteriores fornecem um cenário histórico aos Últimos.
Am.3.8. Rugiu o leão, quem não
temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?
Gosto de uma
frase encontrada no estudo – Livros Históricos – UPM:
“A Profecia
preocupa-se com a obediência, no tempo e no espaço, aqui e agora”.
Portanto,
sejamos fiéis as profecias exaradas, pelos Profetas Menores, elas são atuais e
nos ensinam o caminho da obediência em direção à Igreja que espera o
Arrebatamento.
Formação e estrutura do Novo Testamento:
Divisão
do Novo Testamento:
Evangelhos: O Deus-homem se fez carne e
proclamou o Reino Registram tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, o que
havia sido anunciado há muito tempo na Escritura mais antiga, o Antigo
Testamento.
Atos dos Apóstolos: A
expansão das boas-novas de salvação Registram o que Jesus continuou a fazer e a
ensinar através de suas testemunhas (os discípulos) revestidas de poder, do
Espírito Santo, o outro Consolador.
Epístolas: O dia-a-dia das igrejas, a
aplicação das verdades ensinadas Tratam da fé desenvolvida no cotidiano. Trazem
o significado de como a pessoa e obra de Cristo devem impactar o caminhar dos
cristãos como embaixadores de Cristo no mundo.
Apocalipse: A consumação e
vitória do Cordeiro e da Igreja de Cristo Antecipa o fim dos tempos anunciando
que o Cordeiro e sua igreja reinarão para sempre em novos céus e em nova terra.
Divisão é puramente didática. Dessa
forma o livro de Atos dos Apóstolos, ou o livro de Salmos — livros
históricos e poéticos — também são livros teológicos.
Revelação.
O NT tem um vocabulário
rico para descrever a Revelação de Deus;
Eis os seguintes termos
chaves.
Que são
virtualmente sinônimos:
- γνωρίζω
(gnorízo) = “dar a conhecer,”.
- δηλόω (dilóo)
= “tornar claro,”.
- φανερόω
(faneróo) = “mostrar,”
- ἀποκαλύπτω (apokalípto)
= “revelar,”
- ἀποκάλυψις (apokálipsis)
= “revelação.”
Os
estudiosos da etimologia acham, contudo, que não se pode entender explicitar a
Revelação no NT, apenas através de apokálipsis.
Note-se que
o estudo joanino é envolto pelo conceito de revelação, sem, contudo,
utilizar-se o termo ἀποκάλυψις (apokálipsis) = “revelação.”
Vamos
encontrá-lo no Evangelho de João, com o uso do verbo ἀποκαλύπτω (apokalípto) = “revelar”, no
capítulo 12:38. “Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías,
que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o
braço do Senhor?”. Numa citação de Isaías 53:1.
De modo
geral, a concepção de Revelação no NT não é apenas coerente com a do AT, ela
também vai além da concepção Veterotestamentária.
Sob o
conceito de Paulo – ao usar o termo – AIO – [Gl.3.24. De modo que
a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo] podemos inferir
que a Revelação de Cristo no NT, é o pleroma da História, no conceito
histórico-redentivo relatada na história de Israel no Antigo Testamento, que
Paulo entende como plenitude dos tempos em Gl.4.4. e João diz
que a Revelação foi recebida pelos santos homens de Deus. João.1.16.E
todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.
Paulo, um
dos autores do NT, entende que a Revelação nos foi concedida pelo AIO [Gl.3.24.
De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo,
a fim de que pela fé fôssemos justificados.] – Lei [AT], para
Revelação do evento Cristo. Conforme Brox.
Pelo Novo
Testamento todo, através do Ministério Profético nos traz a consciência de que
as Revelações Proféticas de forma continuada, ao longo do Quadro profético do
AT, chega a sua plenitude de Revelação, na manifestação de Cristo e no
desvendar, do novo, de forma definitiva e forma escatológica no “fim dos
tempos” (1 Cor 10:11-Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e
foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.)
em seu servo Jesus, que é o seu Filho e agora Cristo Exaltado, o ápice da
história da Revelação de Deus.
Mas, este
momento ‘pleromático’ é desvendado com as revelações do próprio Cristo
aos seus Apóstolos, e discípulos que nos Revelam, agora neste tempo, o que de
Cristo é Revelado pelo Espírito Santo de Deus.
É esta
Revelação que pode nos situar na manifestação de um Ministério profético,
conforme o Escritor aos hebreus anuncia.
CONSIDERAÇÕES TEOLÓGICAS.
“Na
teologia histórica cristã a morte de Cristo é o ponto central da história; para
aí todas as estradas do passado convergem; e daí saem todas as estradas do
futuro”. Stephen
Neill
O estado
anormal da consciência do profeta, ao ser chamado e ao receber sua visão, é
teologicamente importante. Nesta experiência anormal, o profeta é levantado à
própria presença de Deus, tornando-se um participante da história divina.
“O coração e
mente de Deus passam para dentro dos do profeta, a tal ponto, que o profeta se
torna uma corporificação (embodiment) de Deus” (Fretheim, 1984, p. 150). Em
outras palavras, Deus resolve desvendar seu íntimo, seu lado afetivo, dentro da
“alma” do profeta. Von Rad percebe isto com muita clareza ao afirmar que quando
se encontra neste estado de visão-audição, o profeta é libertado de seus
sentimentos pessoais de prazer e desprazer, e é introduzido no pathos [nas
emoções] de Deus.
O NT
é muito rico na sua fala sobre a manifestação de Deus e de seu querer em
relação ao homem.
O estudo
teológico nos coloca alguns pressupostos neotestamentários.
Precisamos
entender e estudar com sistematização a questão da apresentação Teológica do
Novo Testamento.
Sem dúvida
há uma teologia Neotestamentária.
Há que se
ressaltar o esboço do NT conforme o nosso pensamento, que é o pensamento de
alguns teólogos contemporâneos.
Por
Personagens Principais.
Jesus
Apóstolos
Paulo
Igreja
primitiva [Congregação Primitiva]
Por
Seções.
Evangelhos.
Sinóticos
João
Atos –
Igreja
Escritos
Apostólicos
Paulinos
Escritos
Posteriores.
K.H.Schelkle.
Ou, por ideias e temas na Revelação e Proclamação – infere profecia – abrangendo várias
áreas – dogmas, fé, e ‘modus vivendi’ novo.
Entre eles,
que Jesus como centro do NT, é parte e continuidade profética do AT.
Dentro deste
ponto de vista, alguns se debateram, como Marcião e outros ao querer definir O
Cristo – Deus, como outro Deus, que não do AT.
“Toda a
Teologia do Novo Testamento tem que ser uma Teologia de Jesus – ou não é
absolutamente nada”. Stephen Neil.
I- O
Movimento Profético Do Novo Testamento.
PROFECIA
NO NOVO TESTAMENTO.
Sob esta
ótica podemos iniciar o pensamento desta Lição – Profecia no Novo Testamento.
Considerando-se
as palavras de Moisés em Deuteronômio 18. Eis que lhes
suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas
palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
At.7.37. Este é o Moisés que
disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um
profeta como eu. – o Novo Testamento é iniciado pela
atuação profética de dois dos maiores expoentes nascidos de mulher, como os
demais profetas Veterotestamentário.
Assim, temos
João como o introdutor de Jesus – O Profeta.
E Jesus –
O Verbo Encarnado – nascido de mulher, O Profeta dito por Moisés, nele se realiza
a plenitude dita pelos antigos profetas e ele vem como O Profeta, que preenche
todos os requisitos proféticos e com poder e autoridade de conceder dons aos
homens.
I-a- A
Manifestação Profética No Novo Testamento.
Ele, o
Profeta Revelado, e inserido nas Escrituras mosaicas, ordena e autoriza e
invoca sobre a vida dos Apóstolos a presença do Espírito Santo – que conhece a
profundeza de Deus – e doa, onde vai entrar em nosso discurso, a palavra
carisma, autoridade carismática, à partir do Dia de Pentecostes, no Cenáculo,
inicialmente aos quase 120 irmãos, que aguardavam a descida do Espírito Santo[Atos
1].
É por isto,
que podemos entender Hb.1.1-2. Havendo
Deus, antigamente, falado,muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos
profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez
também o mundo.
Inicia-se
após O Cristo Revelado e assunto aos céus um novo período, à partir do dia de
pentecostes, quando há a manifestação da plenitude, no sentido de preencher os
homens, do Espírito Santo.
Desde então,
se manifesta a profecia do Novo testamento, ainda que sob o contexto conhecido
pelo Antigo Testamento, na nominação, mas de forma autorizada, concedida,
doada, pela vocação dos Ministros da ocasião e pela dação do Espírito Santo.
I-b- Caracterizando
Os Profetas Do NT.
Há que se entender,
que para caracterizar alguém como Profeta, no Novo Testamento, tendo por
parâmetro os profetas do AT, necessita-se de diretrizes firmes e bíblicas, as
quais vão apontar para este comissionamento, dado por Deus, tal qual, no Antigo
Testamento.
Alguns
parâmetros do Novo Testamento só poderiam ser concedidos no seio da Igreja
Primitiva com a autorização do próprio Cristo, e pelos próprios Profetas que
falaram em nome do Senhor no Antigo Pacto profético, Pedro utiliza Joel para
dar evidencias proféticas, deste continuado derramar, à época de seu
recebimento, assim temos, à seguir alguns destes parâmetros divinais.
1- Pelas Próprias Ordens
do Cristo, Antes E Após A Sua Morte E Ressurreição.
Mt.28. 18. E, chegando-se
Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 Portanto, ide, ensinai todas as
nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 ensinando-as a guardar todas as coisas
que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à
consumação dos séculos. Amém!
At.1.1. Mas recebereis
a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis
testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos
confins da terra.
Como Jesus
continuou falando conosco.
-Pela Igreja;
-Pelos Apóstolos;
-Pela Sua Palavra –
profecia.
-Iniciando com
Pentecostes.
2- Profetizado nas Escrituras, pelo Quadro
Profético.
É um
sinal evidente, de que as profecias eram legítimas, e havia vidência inspirada,
nas palavras dos que profetizaram deste Evento.
At.2.14-18. Pedro, porém, pondo-se em
pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que
habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós
pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas
isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz
Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e
as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos
velhos sonharão sonhos; e também do meu
Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e
profetizarão;
II - Apostolicidade E
Profecia.
O termo
“profeta” aparece várias vezes no Novo Testamento, não só em referência aos
profetas do Antigo Testamento mas também em referência a cristãos que possuíam
o dom da profecia.
C. H.
PEISKER
diz que na igreja cristã primitiva os profetas estavam lado a lado com
apóstolos e mestres, tendo como tarefa a exortação, o consolo e a edificação da
comunidade (1 Co 14:3), bem como a comunicação de conhecimentos e mistérios (1
Co 13:2).
Karl
Hermann SCHELKLE
diz que enquanto a palavra está confiada à Igreja, também
está instituída nela a profecia como comunicação da palavra.
II-1-Para
continuar nosso estudo é necessário reconhecer:
A
continuidade deste Ministério, que pode confundir o leitor do NT, desconhecedor
da Cronologia Escriturística do cânon Neotestamentário, é revelado, à
posteriori, pelos ‘neo’ profetas de Deus ao expor a Revelação
Amplificada do Plano Integral Divino, na Plenitude de Jesus Cristo.
2 Pe.3.2. para que vos lembreis das
palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento
do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos;
Faz-se
necessário para entendimento do aluno, que mesmo que chamemos nossos irmãos, e
irmãs, dotados do ‘charisma’ profético, que o Cânon Profético
Bíblico está fechado, com os Livros do AT e do NT, através dos homens
neles inscritos.
É-nos
necessário, por um pouco de tempo, ante a Iminência, que a Igreja ouça as
profecias audivelmente, mas requer-se que tomemos ciência exata desta
característica atual, de que as profecias, após o cânon são passíveis de
julgamento, diferentemente daquelas.
Ef.4.
5;11. ...o
qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se
revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas ... E ele deu
uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como
evangelistas, e outros como pastores e mestres,Tenho contudo, para mim, que as
pessoas chamadas de profetas, e mesmo quando Paulo elenca este título o faz,
sob a ótica contemporânea em que vivia sob a Escritura vigente, sem contudo
desmerecer o título.
II-a- Nominados
Como Profetas No Novo Testamento.
At.11.27. Naqueles dias desceram
profetas de Jerusalém para Antioquia;
At.13. 1 Ora, na igreja
em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão,
chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.
At.15.32. Depois
Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas
palavras e os fortaleceram.
At.21. 8-10. Partindo
no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o
evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este
quatro filhas virgens que profetizavam. Demorando-nos ali por muitos
dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; e vindo ter conosco,
tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz
o Espírito Santo:Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem
pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.
Aqui sem
sentido de escritos, mas de uso ‘voccare’ divino.
III - A
Visão No Novo Testamento Do Movimento Profético.
Gostaríamos,
nesta seção, descrever ou demonstrar, a ótica deste Movimento, pelas Escrituras
do Novo Testamento.
Partindo do
princípio do texto sagrado de Paulo a Timóteo.
2 Tm.3.16. Toda a Escritura
é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir,
para corrigir, para instruir em justiça;
Todos os
escritores bíblicos são em síntese Profetas. Sejam os do quadro do
Veterotestamentário, ou do Quadro Neotestamentário.
Isto posto,
podemos introduzir o aluno ao assunto.
Poderíamos
utilizar o Movimento Pentecostal Propagador do Evangelho por todo o Mundo, com
o Movimento Profético do AT.
A autoridade
profética do grupo de Apóstolos, que obtiveram êxito divino, em serem
incorporados ao ‘kanon’ sagrado é uma comparação possível de ser
inserida no contexto doutrinário.
Em primeiro
lugar, o Círculo Íntimo de Jesus.
Tiago
Pedro
João
Depois.
Mateus
Judas.
Paulo –
Apóstolo abortivo. 1 Co.15.8. E por derradeiro de todos me apareceu
também a mim, como a um abortivo
Da mesma
forma, podemos formar outro quadro de profetas apostólicos, com os apóstolos
não escritores, aos quais poderíamos chamá-los, comparativamente, de
acanônicos.
Estudando os
Escritos Paulinos, entendo que há uma posição especial para Paulo no ‘kanon’
Neotestamentário.
Há uma
nítida divisão no ‘kanon’ do NT, após o aparecimento do Apóstolo Paulo no
Capítulo 9, do livro dos Atos dos Apóstolos.
Saulo – O Apóstolo Paulo surge
em meio a uma visão ou teofania, fato principal de sua conversão ao Evangelho
de Nosso Senhor Jesus Cristo, a partir desta data, os demais apóstolos,
incluindo Pedro, Tiago e João se mantêm em cena até o Capítulo 10, com hiatos,
com relação a Saulo, do Capítulo 11, ao Capítulo 15, do livro do referido Livro
e Paulo toma quase que inteiramente a cena do Livro de atos dos Apóstolos e do
Conjunto canônico do Novo Testamento.
Extensão
dos Livros e Quantidade.
Paulo é o
maior escritor dentre os Profetas do NT.
13 Livros
Consagrados à Reflexão.
Ensino.
Explicações.
Definições.
Sistematização
do Cristianismo.
Doutrina.
Apologética.
Cristologia
Paulina
Escatologia
Paulina
Eclesiologia
Paulina
Pneumatologia
Paulina
Exegese
Doutrinária.
IV- Quadro
Profético Do Novo Testamento.
Desta forma
poderíamos realizar a montagem do conjunto do NT como ao conjunto do AT.
Assim
para mim formaria um conjunto:
Este
quadro seria uma síntese dos Escritos Proféticos do NT.
V- A
Canonicidade Da Palavra Profética No Novo Testamento.
A- Quanto
a Inspiração.
Quando o
Apóstolo Pedro distingue os escritos paulinos como difíceis de entender, ele o
faz comparativamente, apontando apara o uso distorcido as Outras Escrituras,
elevando os Escritos do Apóstolo São Paulo ao mesmo patamar de inspiração
profética dos escritores das Escrituras, então o único cânon reconhecido entre
os judeus. Seja, sobre a inspiração de suas Palavras, seja porque ele infere no
texto, o mesmo poder das Palavras e Escritos Apostólicos, o mesmo poder
profético, que é manifesto nas Profecias dos antecessores, Os Profetas do
Antigo Testamento.
Com isto,
Pedro qualifica a todos os escritos oriundos, da pena dos escritores do NT,
apontando para a canonicidade Neotestamentária como um Quadro Profético
Uno.
2 Tm.3.16. Toda a Escritura
é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para
corrigir, para instruir em justiça;
2
Pe.3.16. Falando
disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de
entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras
Escrituras, para sua própria perdição.
2
Pe.1.21. Porque
a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os
homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Demonstra
Que A Sua Fala É Inspirada.
Não era algo
de mente humana [como fábulas compostas, assim como Paulo, fala a
Timóteo...]. 16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a
vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas;
1-Primeiro, pela visão e inspiração
de Sua Majestade. ; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
2-Segundo, ouviram a Voz audível
que lhe falar. 18 E ouvimos esta voz dirigida do céu,
estando nós com ele no monte santo; Compare com Is.6.
Ora, quem
ouve e fala e é convocado, após ouvir a Voz do próprio Deus, já está
caracterizado como Profeta de Deus.
Quando nos
deparamos com as narrativas dos textos bíblicos do cânon do NT, entendemos a
singularidade da inspiração dos mesmos como a ação dos antigos escritores
bíblicos, os chamados Profetas do AT, agora temos os profetas escritores do NT.
Profetas
e Chamada.
47 – E, em seu nome, se
pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações,
começando por Jerusalém.
48 – E destas coisas sois
vós testemunhas.
49 – E eis que sobre vós
envio a promessa de meu Pai: ficai, porém, na cidade de
Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.
1-Primeiro.
a-Escolhidos por
Jesus. Mat
4:18,19.
b-Chamada
– O fator
decisivo na vida do profeta era sua chamada, junto com a visão e
participação do concílio do Senhor que acompanharam sua vocação (1 Rs 22:19ss;
Am 3:3-8; 7:1ss; Os 1, 3; Is 6; Jr 1; Ez1-3).
Do mesmo
modo, havia um círculo, ou Concílio entre os Apóstolos, antes ao redor de Jesus
e após entre si, como Igreja na direção do Espírito Santo.
Convocados por
Jesus. Lc.6.13.
E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a
quem também deu o nome de apóstolos:
Mt.4.18-22. E Jesus, andando
junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro,
e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E
disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.
c-
Enviados as Nações.
Mt.
23.34. Portanto, eis
que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e
crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os
perseguireis de cidade em cidade;
d- Poder
e autoridade para pregar a sua Palavra.
d-1-
Pregar. Mc.
16.15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
e-Exortar.
Mt. 28. 18.
f-Ser
Atalaia.
g-
Estiveram com Jesus – O Deus Entre os Homens.
Além disto,
o próprio Filho disse; “Eu e o Pai somos um”. Este, o viéis mais
importante, na visão do NT, para caracterização dos escritores ou não
escritores do NT, como profetas, receber a mensagem do hálito divino, por Jesus
Cristo.
At.4.13. Então eles, vendo a
ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se
e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
2 Pe.1.16. Porque não vos
fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo
fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. [...] 20
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular
interpretação.21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem
algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
Terceiro - a profecia
verdadeira, jamais pode ser produzida por homem algum, pelo simples fato da
necessidade da inspiração do Espírito Santo, e demais condicionantes, do Ensino
Geral das Escrituras sobre o assunto.
Fonte:
Apontamentos
do autor
Estudos
anteriores deste autor
Hassel –
Teologia do At e do NT
Bíblia on
line
Bíblia
digital – cortesia Tio Sam
Karl Hermann
Schelkle
Ricardo Luis
de Moraes
Bíblia de
estudo pentecostal
Lição CPAD
Apontamentos
do autor
UPmackenzie
– Prof. Tarcísio
Outros
diversos autores e livros consultados.
Quadro de autoria
de Osvarela
Andrew
jumper;
Apostilas
SETAD-SP/Oráculo;
Bíblia
cortesia Tio Sam;
Apontamento
do autor do texto;
Dicionário
Aurélio.
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