sábado, janeiro 22

A Estrutura da Bíblia Lição 4 CPAD 23 de janeiro de 2022

 A Estrutura da Bíblia

Lição 4 CPAD 23 de janeiro de 2022

                                                Autor subsídio Pastor e Prof Univ Osvarela

O Cânon Profético Bíblico está fechado, com os Livros do AT e do NT, através dos homens neles inscritos.

Texto Áureo

“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.” Lc 24.44

Leitura Bíblica

Lucas 24.44-49.

44 – E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.

45 – Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

46 – E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos;

47 – E, em seu nome, se pregasse o ar­rependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

48 – E destas coisas sois vós testemunhas.

49 – E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, porém, na cidade de
Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

Prática

A Bíblia se divide em Antigo e Novo Testamentos, totalizando 66 livros, divinamente inspirados. Toda ela é nossa única regra de fé e prática.

Objetivos da Lição:

I)                Mostrar como a Bíblia está organizada e que ela se divide em dois testamentos;

II)            Esclarecer como os livros do Antigo Testamento são classificados;

III)        Expor a classificação dos livros do Novo Testamento.

A estrutura da Bíblia é rudimentarmente composta de dois tomos: O Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Mas, seria simplório utilizarmos esta estrutura geral e basal para falar de um livro tão importante e universal e que é  Palavra de Deus.

45 – Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Mesmo os discípulos nativos e com a vantagem e autorização bíblica que os fazia parte de um grupo selecionado e criado por Deus como os escolhidos como Nação detentora dos direitos dos oráculos divinos necessitaram ser esclarecidos por Jesus tendo seus entendimentos abertos do que as Escrituras revelam e sua vital importância sobre Jesus e Deus.

Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos (as Palavras – ACF) de Deus. Romanos 3:1,2

Recorremos as próprias Escrituras para sua qualificação como sagradas e por isto merecem uma narrativa sobre sua Estrutura com muito zelo.

Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, Romanos 1:1,2

Para falarmos sobre a Estrutura da Bíblia, necessitamos entender, algumas importantes questões.

Entre elas – A sua Uniformidade:

A Uniformidade e Autoridade do Texto:

O principal testemunho da Completude é a Ação do Espírito Santo e o testemunho do Espírito Santo!

Esta deve ser a regra da canonicidade [não muito elaborada neste texto - consulte os textos dos demais comentaristas – ebdweb.com.br e ensino dominical.com.br], por parte da Igreja como Corpo de Cristo.

Sua completude:

Completude da Palavra.

Devocional:

Salmos 119.86: Todos os teus mandamentos são verdade.

Bíblia Sagrada:

É ela que nos limpa de toda a mancha do pecado através da aceitação de Jesus Cristo, como nosso Único e Suficiente Salvador, Ele mesmo o Logos encarnado.

“A autoridade da Escritura Sagrada, razão pela qual deve ser crida e obedecida, não depende do testemunho de qualquer homem ou igreja, mas depende somente de Deus (a mesma verdade) que é o seu Autor; tem, portanto, de ser recebida, porque é a Palavra de Deus”. Confissão de Fé de Westminster.

Completude:

Palavra difícil de entender, mas fundamental para entendimento e dissipação de dúvidas, quanto à questão de a Bíblia Sagrada ser uma Revelação Completa e irretorquível de Deus aos homens, e em todas as suas palavras há inequívoca coerência, desde a primeira palavra, do Gênesis, até a última palavra do Apocalipse. Ou seja, o Antigo Testamento e o Novo Testamento são completudes de um só material espiritual revelado por Deus. E forma uma única Estrutura!

os primeiros passos no sentido da formação de um cânon de livros cristãos havidos como dotados de autoridade, dignos de figurar ao lado do cânon do Velho Testamento, a Bíblia do Senhor Jesus e seus apóstolos, parecem haver sido tomados por volta do começo do segundo século, época em que há evidência da circulação de duas coleções de escritos cristãos na Igreja F.F. Bruce

Completude fala de algo verdadeiro exatamente por ser completo, no sentido mais amplo, não falta e nem há espaço à ser preenchido.

I - A completude e a ciência:

Há um teorema matemático que foi demonstrado por Kurt Gödel em 1929.

Este teorema baseia-se na veracidade de algo discutível, apresentando a sua verdade.

É na completude da Bíblia que podemos entender algumas regras áureas que nela encontramos incluindo – Salvação e Jesus Cristo.

Neste tema, já em estudos anteriores, propus um modelo real ao qual chamei de axioma que aproxima o homem de Deus, tema central da Bíblia, através de Jesus.

Utilizei-me [com certa ousadia, mas sem ferir a teologia] de um conceito matemático, o qual podemos aplicar para demonstrar a veracidade conclusiva da Bíblia sagrada, com base numa das regras áureas da Hermenêutica:

A Bíblia interpreta a própria Bíblia.

a- Se há algo relativo à vida do homem no sentido espiritual, e que tem sido discutido ao longo dos séculos, é a questão da salvação, uns crêem outros descreem, outros desprezam, mas Deus quer que todos venham ao pleno conhecimento da verdade, através de qual meio:

A Questão 1:

Axioma proposto: Como posso me aproximar de Deus?

Se eu creio em Deus: Ele se aproxima de mim. Mas, é necessário que eu primeiro creia!

O resultado à completude é a correção, ou seja o encontro de algo solucionador da questão, no caso a aproximação do homem com Deus, através de Jesus Cristo.

Jo 5:38 - E a sua palavra não permanece em vós, porque naquele que ele enviou não credes vós.

A Sua Palavra. A qual possui todos os elementos que podem levar o homem a ele.

Jo 3:36 - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Salmo 119: 93 Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.
A questão 2:

Rm 6.23: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

Rm. 6.20.ss.: Porque, quando éreis servos do pecado, estáveis livres da justiça. E que fruto tínheis então das coisas de que agora vos envergonhais? Porque o fim delas é a morte.

Um axioma bíblico:

‘O salário do pecado é a morte”

Solução verdadeira:

‘O dom gratuito de Deus é a vida eterna’; Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.

Tudo isto está dentro da Estrutura bíblica.

Para que possamos entender como é notável a Estrutura da Bíblia.

Logicamente que a Bíblia não tem um formato de uma fórmula matemática, muito embora, ela nos dê a fórmula revelada pela qual o homem, é religado com Deus e pode perfeitamente ouvir Deus, pela sua Palavra:

Ela é a Verdade de Deus expressa [linguagem] em todas as suas linhas e contextos, seja entre o Antigo Testamento ou o Novo Testamento.

I - Presença de Cristo é a Completude da Palavra.

A linha dourada ou o cordão de sangue que liga e dá completude à Bíblia Sagrada chama-se Jesus O Cristo de Deus. Este personagem Maravilhoso, como disse Isaías é o principal fator deste formato único, em um livro escrito por boieiro, médico, escravo vendido pelos irmãos, agricultores, reis, sacerdotes, indoutos, filho da filha de faraó, diplomatas, governadores, administradores, copeiros de reis, ...

João 1.1.ss: NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
O livro dos Salmos contém um texto exemplar sobre a Completude da Palavra de Deus, por estabelecimento, ou seja, por localização no espaço divino:

A - Suas matrizes estão guardadas no céu:

Não estou criando uma forma ou lugar de localização da Palavra de Deus, mas estou identificando a Grafia que temos em mãos como uma Obra que veio e permanece nos céus através de Jesus Cristo, O Logos! Vide texto supra.

Salmo 119:89: “Para sempre, ó SENHOR, está firmada a tua palavra no céu”.
II – A Uniformidade e Autoridade do Texto:

O principal testemunho da Completude da Bíblia é a Ação do Espírito Santo e o testemunho do Espírito Santo!

Materiais nos quais

Etimologia:

Escrituras

γραμμα - gramma; n. n. 2) qualquer escrito; documento ou registro; carta, epístola - escrituras sagradas (do AT), de aprendizagem sagrada

γραμματευς - grammateus; n. m. escriba; na Bíblia, pessoa versada na lei mosaica e nas sagradas escrituras

Estrutura da Bíblia

Material da escrita

Formatos primitivos da Bíblia

Rolos e códices estes eram os formatos dos livros antigos. O rolo era um rolo de fato, feito de papiro ou pergaminho. Era preso a dois cabos de madeira para facilidade de manuseio. Cada livro da Bíblia era um rolo em separado.

A escrita primitiva da Bíblia

Todo o texto era manuscrito. Um grupo de sábios preparados e chamados de escribas, que de modo laborioso, lento e oneroso. Uncial e o manuscrito que contêm só maiúsculas, e cursivo, o que contêm só minúsculas. Lembrando que a escrita do AT foi realizada no hebraico, (em quase sua totalidade), uma língua de caracteres sem vogais. E há ainda alguns trechos no Aramaico, língua da mesma região de onde veio o patriarca Abraão, uma língua de identidade oriental, como o hebraico.

A Língua do Novo Testamento:

O Novo Testamento foi escrito em quase toda sua totalidade no grego Koinê, o grego do populacho, o grego comum, porém quase todos seus escritores são de origem dos judeus. A preservação das Escrituras foi uma das heranças do grego adotado pelo Império Romano (pós Império Greco-Macedônico de Alexandre O Grande) como língua quase Universal.

Uma folha de papiro preparada para escrita, os gregos chamavam “biblos”. Ao rolo pequeno de papiro, chamavam “biblion”, e ao plural deste chamavam “biblia”. Portanto o vocábulo Biblia deriva da língua grega/Os vocabulos biblia e biblion constam do Novo Testamento grego:

“Biblia” (Jo 21.25; 2 Tm 4.13; Ap 20.12).

“εστιν δε και αλλα πολλα οσα εποιησεν ο ιησους ατινα εαν γραφηται καθ εν ουδε αυτον οιμαι τον κοσμον χωρησαι τα γραφομενα βιβλια αμην” João 21:25

“Biblion” (Lc 4.17; Jo 20.30).

“και επεδοθη αυτω βιβλιον ησαιου του προφητου και αναπτυξας το βιβλιον ευρεν τον τοπον ου ην γεγραμμενον” Lucas 4:17

Conhecendo a Estrutura da Bíblia:

Parto do princípio histórico que não há autógrafos das Escrituras. O que temos são cópias verificadas e autenticadas pela Nação de Israel e pela Arqueologia. Enterrar escritos era comum naqueles dias de invasões, afinal as Escrituras eram parte da comunidade hebraica em cultura e sabedoria e ciência.

Também se guardavam e escondiam em vasos de barros ou outros utensílios. E também invasores destruíam os Escritos para retirar do povo hebreu sua Lei e direção monocrática, Javé era Senhor e Governo de Israel.

Vide os Manuscritos do Mar Morto descobertos, ao “acaso” nos idos de 1947-1954.

O texto Massorético – 900 a 1000 d.C (veja lição), foi confirmado pelos achados das cavernas de Qumram – no Mar Morto [local onde já estivemos], com uma antiguidade, ou seja manuscritos mais antigos , de 1000 anos, e ainda nestes dias(ver nosso site: http://estudandopalavra.blogspot.com) foram achados manuscritos com a mesma qualidade de texto com mais de 1000 anos aos do mar Morto.”

Informamos isto para que os que lerem este estudo possam melhor entender particularidades da Estrutura da Bíblia.

Para ler a Bíblia é necessário conhecermos sua estrutura como Palavra de Deus e a composição de seus dois volumes, que interagem através das profecias, do primeiro volume, o Antigo Testamento e seu cumprimento, no segundo volume o Novo Testamento.

A terminologia Antigo Testamento expressa mais a Antiga Aliança Mosaica ou Pacto de Deus com seu Povo, através de Moisés, mas o uso acabou colocando esta terminologia como fator comum do volume que contém, além do:

E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras. Lucas 24:27

..., importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Lucas 24:44

Lei (Pentateuco) ou Moisés

Profetas

Escritos

Você também encontrará o próprio Jesus citando “Salmos” em lugar dos Escritos, bem como, outros personagens citando apenas as Escrituras, para descrever toda a Tanach, tais como, Pedro, Paulo e demais apóstolos e personagens do primeiro século da Igreja.

Tanach – volume ou conjunto das escrituras judaicas, que vão de Gênesis a Malaquias, assim dito, até por Flávio Josefo, o maior historiador hebreu.

Lc.24. 44: Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos (ou Escritos).

Pode-se afirmar ainda que o Antigo Testamento foi o livro texto por alguns séculos depois de Cristo, até que o Novo Testamento viesse a circular como um cânon.

As Escrituras, substantivo para a Revelação de Deus, autorizada a ser escrita pelos profetas, ou escritores divinamente inspirados se dividem em dois grandes tomos: 

O ANTIGO TESTAMENTO O NOVO TESTAMENTO.

O Antigo Testamento (AT) é citado por Jesus, pelos discípulos e Apóstolos, em várias passagens bíblicas.

O Novo Testamento (NT) o mais recente Tomo Inspirado se consolidou em um período menor. Enquanto, o AT demorou por volta de 1500 anos para ser formado. Diferentemente o NT foi escrito sob revelação divina e aceito como tal, em pouco mais de 50 a 60 anos.

As evidências internas mostram, que os Apóstolos se deram conta do poder de Escritura, no mesmo peso e valor e inspiração do AT, após lerem escritos paulinos e de outros homens inspirados, como na escrita dos Evangelhos, no que foram corroborados, pelos Pais da Igreja, ou seja, os discípulos e secretários, ou amanuenses dos Apóstolos, os Ministros da Igreja Primitiva.

Vejamos uma declaração do Apóstolo Paulo sob os Escritos Paulinos:

                          “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.” 2 Pedro 3:15,16

- “.. os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras...”

Este trecho demonstra cabalmente a “ousia” contida nas Escrituras Neotestamentárias, frente as Escrituras Veterotestamentárias.

Esta constatação é importante para que saibamos como as Escrituras chegaram, até nós e como foram profeticamente e divinamente guardadas por séculos e com o mesmo poder regenerador.

Sim! Os judeus também usam este argumento bíblico: “se uma Escritura tem Poder de mudar uma pessoa ela é santa e Inspirada”.

Desta forma, quando lemos as páginas das Sagradas Escrituras, no Antigo Testamento somos levados a vários cenários de promessas de prosperidade e promessas divinas. É preciso destacar, à luz da teologia ortodoxa, que a Palavra de Deus tem validade eterna, isto é, jamais perde seu valor.

Há os que como ‘Marciões’ dos tempos modernos, desprezam o Deus das Promessas Veterotestamentárias, como um passado distante e improvável para nossos dias.

“Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes. Outra vez vos escrevo um mandamento novo, que é verdadeiro nele e em vós; porque vão passando as trevas, e já a verdadeira luz ilumina.” 1 João 2:7,8

Assim é que muitos se sentem, sem certeza sobre a validade destes textos, os quais lemos e seguimos com total certeza de sua Veracidade divina.

Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro; Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.”  1 Pedro 1:22,23

Outrossim, além da questão da validade eterna há questão da progressividade da Palavra, em resumo a Revelação Progressiva é uma das qualidades da Bíblia.

Conforme a época e momento que o povo considerado de Deus, vai recebendo a revelação dos textos canônicos.

E conforme o Mundo vai mudando em suas épocas, desde as épocas mais primitivas, até a atual era da progressividade, se vai revelando muitas coisas, dentro da palavra.

Dentro deste raciocínio teológico, e outras bases é que focamos este subsídio.

Gosto da terminologia:

Se a palavra transforma, modifica a vida do homem, de acordo com os ditames de Deus, então ela é poderosa para agir e é Palavra de Deus.

A Estrutura da Bíblia:

Formação e estrutura do Antigo Testamento:

Lei (Pentateuco) - Torah: A administração perfeita, pura, santa e boa; o próprio Cristo.

História: O senhorio de Deus através dos tempos.

Poesia: Aprendendo a conversar com o Pai e a expressar o desejo da alma

Profecia: A palavra admoestadora e restauradora A criação rumo à Consumação. No Antigo Testamento vemos as bases do Reino de Deus ao observarmos o prenúncio de Cristo através de tipos como profetas, sacerdotes e reis.

Divisão do Antigo Testamento:

É necessário voltar ao texto de Romanos 3.1,2, para entender a formação deste  primeiro Tomo.

Essa divisão é puramente didática. No Antigo Testamento, por exemplo, diversos livros proféticos estão parcial ou totalmente escritos em forma poética. A poesia pode ser encontrada ainda em meio às narrativas.

Isso significa que quando alguém estiver vendo a classificação acima, deve considerar apenas que o lugar clássico da poesia é, sim, o Livro de Salmos e os escritos de sabedoria, mas isso não impede que haja poesia em outros lugares.

Antigo Testamento

Lei (Pentateuco): A administração perfeita, pura, santa e boa; o próprio Cristo.

História: O senhorio de Deus através dos tempos.

Poesia: Aprendendo a conversar com o Pai e a expressar o desejo da alma

Profecia: A palavra admoestadora e restauradora A criação rumo à Consumação No Antigo Testamento vemos as bases do Reino de Deus ao observarmos o prenúncio de Cristo através de tipos como profetas, sacerdotes e reis.

ANTIGO TESTAMENTO.

Preparação e Fundamento.

A-LEI – FUNDAMENTO PARA CRISTO

1- Como Rei, profeta, poeta, Messias Salvador, que deve morrer pelo pecado do homem, antes de reinar.

HISTÓRIA

– Preparação para Cristo. O Senhorio de Cristo através dos Tempos.

Is.9.6.Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

C-POESIA

– Aspiração por Cristo.

Aprendendo a conversar com o Pai;

As expressões da alma,

Desejo de estar com Pai.

Sl. 118.26. Bendito aquele que vem em nome do SENHOR; nós vos bendizemos desde a casa do SENHOR.

Sl.27.4. Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo.

Sl. 77.2. No dia da minha angústia busquei ao SENHOR; a minha mão se estendeu de noite, e não cessava; a minha alma recusava ser consolada.

Is.56.7. Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

D-PROFECIA.

D1- EXPECTATIVA DE CRISTO.

A natureza, e a verdadeira finalidade, dos ditos, dos Profetas menores são o mesmo dos Profetas maiores, e de toda a escritura, é revelar O Cristo de Deus.

Zc.2.10. Exulta, e alegra-te ó filha de Sião, porque eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o SENHOR.12. Então o SENHOR herdará a Judá como sua porção na terra santa, e ainda escolherá a Jerusalém.

EM UMA VISÃO ‘FOUR-FOULD’ [quádrupla, mas com conceito de desdobramento]. Continuação...

J. Hampton Keathley, III. TH. M em ‘Compaing the Old and New Testaments’ explica que a Bíblia pode ser dividida em seções.

Com base numa visão do Cristo, como a esperança e tema subjacente de todos os livros da Bíblia.

O número quantitativo delas seria de 8 [oito] seções.

Sendo 4 [quatro] para o Antigo Testamento e 4 [quatro] para o Novo Testamento.

1-Em Seções

Segundo alguns escritores, aos quais nós listamos como tal, não são encontrados nas Seções de Profetas, nas seções correspondentes no Tanach, mas são encontrados na seção Ketuvim.

Como o caso do Profeta Daniel inserido no cânon cristão como profeta e no cânon hebraico nos Escritos.

Deve-se destacar também que alguns Livros são condensados em um só, no Tanach e divididos em dois na Bíblia Sagrada Cristã[não discutiremos a questão da Bíblia com os deuterocanônicos]: Casos de Samuel, Reis...

Tal conteúdo, no entanto, em sua totalidade encerra o mesmo texto final.

 ORGANIZAÇÃO DOS LIVROS.

Ao estudar o assunto o aluno, que precisa entender a questão do Cânon hebraico e o Cânon utilizado pelos da Reforma.

Haverá dificuldade ao deparar-se com um número de livros menor no Cânon hebraico, do que o Cânon usual da Bíblia Sagrada cristã, que contém 39 livros em comparação com o Conteúdo do Antigo Testamento Hebraico, que contém tão ‘somente’ 24 Livros, divididos entre a Lei, os Profetas e os Escritos.

A-  Torá (תורה) - Instrução - Os 5 de Moisés. (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio).

Genesis – O Livro da Criação e história da formação do povo hebreu, a História do Primeiro Patriarca, Abrão.

Cenas históricas Universais:

Ora, em toda a terra havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar. Gênesis 11:1

Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que um não entenda a linguagem de outro. Gênesis 11:7

Dilúvio

Torre de Babel

Divisão da glossolalia – antes a população mundial falava uma só língua e este evento é o momento no qual Deus faz uma mutação de línguas, para grupos distintos.

A Família de Jacó – Israel e José

B- Os Antigos Profetas [Profetas Anteriores] – 4 livros - (Josué, Juízes, Samuel, e Reis).

C- Os Últimos Profetas – 4 Livros- Isaías, Jeremias e Ezequiel e

D- os Doze livros dos Profetas Menores devido à sua brevidade.

E- Os 11 Escritos (Ketuvim) incluem três livros poéticos (Salmos, Job, Provérbios), os cinco pergaminhos (Ruth, Cantares [Canção de Salomão], Eclesiastes, Lamentações, e Ester); um trabalho apocalíptico, Daniel, (Esdras [Ezra] – Neemias) e Crônicas.

UMA VISÃO ‘FOUR-FOULD’ [quádrupla, mas com conceito de desdobramento].

J. Hampton Keathley, III. TH. M em ‘Compaing the Old and New Testaments’ explica que a Bíblia pode ser dividida em seções.

Com base numa visão do Cristo, como a esperança e tema subjacente de todos os livros da Bíblia.

O número quantitativo delas seria de 8 [oito] seções.

Sendo 4 [quatro] para o Antigo Testamento e 4 [quatro] para o Novo Testamento.

1-Em Seções

Segundo alguns escritores, aos quais nós listamos como tal, não são encontrados nas Seções de Profetas, nas seções correspondentes no Tanach, mas são encontrados na seção Ketuvim.

Como o caso do Profeta Daniel inserido no cânon cristão como profeta e no cânon hebraico nos Escritos.

Deve-se destacar também que alguns Livros são condensados em um só, no Tanach e divididos em dois na Bíblia Sagrada Cristã[não discutiremos a questão da Bíblia com os deuterocanônicos]: Casos de Samuel, Reis...

Tal conteúdo, no entanto, em sua totalidade encerra o mesmo texto final.

Observar: São consolidados em um só volume os livros de Esdras e Neemias, bem como, 1 e 2 Crônicas, o que resultará nos 11 Livros.

Veja Quadro abaixo.

1-Torá ( תורה )

Instrução (Os 5 de Moisés) (5)

  • Gênesis
  • Êxodo
  • Levítico
  • Números
  • Deuteronômio

2-Nevi'im Rishonim (Antigos Profetas) [נביאים ראשונים]:

  • Yehoshua - (Josué) - [יהושע]
  • Shoftim - (Juízes) - [שופטים]
  • Shmu'el - (I Samuel e II Samuel) - [שמואל]
  • Melakhim - (I Reis e II Reis) - [מלכים]
  • Nevi'im Aharonim (Últimos Profetas) [נביאים אחרונים]:
  • Yeshayahu - (Isaías) - [ישעיהו]
  • Yirmiyahu - (Jeremias) - [ירמיהו]
  • Yehezq'el - (Ezequiel) - [יחזקאל]
  • 2-1- Trei Asar (Doze Profetas Menores) [תרי עשר]
      • Hoshea - (Oséias) - [הושע]
      • Yo'el - (Joel) - [יואל]
      • Amos - (Amós) - [עמוס]
      • Ovadyah - (Obadias) - [עבדיה]
      • Yonah - (Jonas) - [יונה]
      • Mikhah - (Miquéias) - [מיכה]
      • Nakhum - (Naum) - [נחום]
      • Habaquq - (Habacuque) - [חבקוק]
      • Tsefania - (Sofonias)[צפניה]
      • Haggai Ageu) - [חגי]
      • Zekharia - (Zacarias) - [זכריה]
      • Malakhi - (Malaquias) - [מלאכי

A Questão Da Divisão Com Vista A Cristologia.

Basicamente, como dissemos no subsídio da Lição anterior, Cristo é o ‘mitte’ das Escrituras, tanto do AT, quanto do NT.

Hampton Keathley coloca em alinhamento paralelo, a visão Cristocêntrica das Escrituras.

Cristo é o fiador da Aliança de Deus, o mediador da Nova Aliança, as Escrituras é o livro da Aliança de Deus com os homens.

Os hebreus denominavam seis livros como os primeiros Profetas, ou Profetas Anteriores, [Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis], no entanto, considerados como 4 [quatro] pela compilação de Samuel, em um só livro bem como, os dois Livros dos Reis.

Consideravam os “Últimos Profetas” ou Profetas Posteriores – Isaías, Jeremias, Ezequiel e Os Doze Profetas Menores.

Não é uma questão cronológica, mas uma questão ao agrupamento dos Livros.

É através das profecias destes profetas menores, que também se completa o quadro desta Aliança, e se toma conhecimento da Soberania de Deus e seu Plano Redentivo.

Neste sentido figurado no AT é que podemos entender o melhor do perfeito plano, desta Aliança nas Escrituras: na lei e nos Profetas.

A Lei e os Profetas o fazem de maneira tipificada, a Revelação do Cristo de Deus, como Rei, Senhor, Sacerdote e O Profeta.

Mq.5.8. E o restante de Jacó estará entre os gentios, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais do bosque, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, quando passar, pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.

Zc.1.6. Contudo as minhas palavras e os meus estatutos, que eu ordenei aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais?

O Tanach considera neste caso uma ordem identica ao AT, ou seja, Doze Profetas Menores

A- Relação em hebraico dos profetas considerados pelo povo de Israel.

Moisés [Moshê]

Arão [Aharon]

Além destes, a lista abaixo segue com alguns outros, sem considerações de acanônicos ou canônicos, literários ou não literários.

Yesha'yáhu, - Isaías

Yirmiyáhu - Jeremias

Yechezkel  - Ezequiel

Vou dar destaque aos profetas menores, parte de um estudo anteriormente realizado, por nós.

B- Profetas Menores

1-Oséias - Osheya - O Livro de Oséias é um dos livros dos Profetas Menores, no Velho Testamento da Bíblia.

O seu nome é retirado do profeta Oséias, que viveu no norte do reino entre 755 e 725 aC.

O livro é dividido em duas partes.

A primeira parte (cap.1 - 3) conta a história do casamento de Oséias de uma esposa infiel.

Oséias utilizou esta tragédia pessoal como uma parábola da relação entre Deus e Israel.

Na segunda parte (cap.4 - 14), o tema da infidelidade é desenvolvido.

O profeta fala contra os líderes corruptos e os sacerdotes Israelitas e contra a superstição e idolatria.

Oséias foi o primeiro escritor Bíblico a usar as imagens do casamento como uma ilustração da relação entre Deus e o seu povo.

João 3.29. Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido.

Esta figura de linguagem leva-nos ao entendimento de uma visão messiânica dentro do Livro, Israel é a escolhida do Senhor, como a Igreja é a escolhida de Jesus Cristo.

George W Coats

2-Joel - Yoêl, - O livro divide-se em duas secções.

A primeira (1:1 - 2:17) dá conta de uma praga de gafanhotos e uma seca que devastou Judá como um símbolo de julgamento divino.

A segunda (2:18 - 3:21) promete o dom do Espírito do Senhor para toda a população e declara decisão final sobre todas as nações, com a proteção e fertilidade de Judá e de Jerusalém.

A passagem sobre o derramamento do Espírito de Deus (2:28 - 32) é citada por São Pedro no dia de Pentecostes, no sermão em Atos 2:17 - 21. George W Coats

3-Amós - Amos, um livro do Velho Testamento, é o terceiro livro dos Profetas Menores. Ela leva seu nome do profeta Amós, que viveu 750 aC como um pastor em Tecoa, no sul do reino de Judá. Foi para o norte do reino de Israel, porém, que sua mensagem foi dirigida profético. Escrito durante uma época de prosperidade, quando existia um nítido contraste entre a vida luxuosa de dirigentes da nação e a opressão dos pobres, Amós pregou a urgência de justiça social e à ameaça iminente de julgamento divino. A estrutura do livro divide-se em nove partes, cada uma dominada por uma mensagem negativa contendo ameaças de escuridão, fome, e destruição. Amós é o mais antigo dos livros proféticos da Bíblia. George W Coats

Ele profetizou nos dias de Uzias - Uzziah, rei de Judá, e foi contemporâneo com Isaías e Oséias (Amós 1:1; 7:14, 15; Zc. 14:5).

Sob Jeroboam II o reino de Israel passou pelo ponto mais alto da sua prosperidade, mas que se seguiu ao luxo e idolatria. Neste período Amós foi chamado de sua vida obscura, para lembrar ao povo a Lei de Deus, e para chamá-los ao arrependimento.

O livro de Amós é constituído por três partes:

(1). As nações ao redor são convocadas a julgamento por causa de seus pecados (1:1-2:3).

Ele cita Joel 3:16. (2.) A condição espiritual de Judá, e especialmente de Israel, é descrita (2:4-6:14). (3.)

Em 7:1-9:10 são registradas cinco visões proféticas.

-As duas primeiras (7:1-6) referem-se a decisões judiciais contra as pessoas culpadas.

-As próximas duas (7:7-9; 8:1-3) apontam para a maturidade dos ameaçados pelas sentenças.

-7:10-17 consiste de uma conversa entre o profeta e do sacerdote de Betel

A quinta descreve a queda e ruína de Israel (9:1-10), à qual se acrescenta a promessa da restauração do reino e sua glória final no reino do Messias.

O estilo é peculiar no número de alusões feitas para os objetos naturais e às ocupações agrícolas.

Outras alusões mostram também que Amós foi um estudioso da lei, bem como um "filho da natureza."

Frases peculiares a Amós: "Limpeza dos dentes" [fome, sem comida] (4:6); “A soberba de Jacob “(6:8, 8:7)””.

Os lugares altos de Isaque "(7:9)," A casa de Isaque "(7:16);" Aquele que criou o vento "(4:13) . Citado em Atos 7:42. (Easton Dicionário Ilustrado)

4-Obadias - Ovadya, - Obadiah, servo do Senhor.

No meio de grande decadência espiritual que ele manteve sua fidelidade a Deus.

O Livro de Obadias consiste de um capítulo, "relativo a Edom", seu castigo iminente (1-16), a restauração de Israel (17-21).

Lá está o registro de quatro ataques e tomadas de Jerusalém.

1) no reino da Reeboão (1 Reis 14:25);

2) pelos filisteus e árabes, no reinado de Jorão (2 Cr. 21:16 );

3) por Josias, o rei de Israel, no reinado de Amazias (2 Reis 14:13);

4) pelos Babilônios, quando Jerusalém foi tomada e destruída por Nabucodonosor (AC 586).

Ele vê a calamidade como já tendo chegado a Jerusalém, bem como, os Edomitas unem os seus esforços com os dos caldeus para se chegar à degradação e destruição de Israel, e isso explica as palavras de Obadias na denúncia contra Edom os juízos de Deus.

Estes vão finalmente ser todos derrotado, e o reino será do Senhor (Sl. 22:28).

1-Sentença pronunciada sobre Edom (1-14)

2-Israel o restabelecimento, num dia de Jeová (15-21)

(Easton Dicionário Ilustrado)

5-Jonas - Yoná –

Mt.12.40. Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.

Jonas parece ser o profeta mencionado em 2 Reis 14:25, que viveu durante o reinado de Jeroboão I II (aC. 785 aC). Provavelmente foi composto durante o 4 º século a.C.

Capítulo 2 - É auto-explicativo, mas é interessante para observar o arrependimento de Jonas, seu castigo (vs.2), -as experiências que ele sofreu (3-6)

-a sua esperança e expectativa, mesmo no meio deles (4),

-a sua fé inabalável (5),

-As lições que ele aprendeu (8),

-e o efeito de tudo em sua vida espiritual (9).

-Deus poderia agora colocá-lo em liberdade (vs.10).

Isto é histórico?

Muito se tem falado a respeito deste livro do Profeta Jonas.

Eu mesmo, certa ocasião, quando visitava Israel  defrontei-me em uma discussão teológica com o nosso guia judeu, profundo conhecedor do texto bíblico, e muito simpático e contundente em suas assertivas sobre o texto sagrado.

Discute-se:

Foi um grande peixe?

Foi uma baleia?

Eis o mínimo das discussões.

Da mesma forma que Job pergunta-se

"Será este capítulo histórico?"

Eis a questão.

(1) Na forma como são registrados, não há no livro em si, ou em qualquer parte da Bíblia, que é uma parábola.

(2) Na prova de tradição, o toda a nação judaica, praticamente, aceitando-o como histórico.

(3) A razoabilidade do mesmo (ver observações no âmbito do capítulo 3.)

(4) O testemunho de Cristo em Mateus 12:38, e outras referências.

6-Miquéias. Mikhah

Miquéias é o 6 º dos Profetas Menores de 12 livros no Velho Testamento da Bíblia.

Composto de duas duras advertências e declarando promessas, este pequeno, mas importante livro registra a pregação do profeta Miquéias em Judá no final dos anos 8o século BC.

Miquéias e os Assírios “previu a conquista do norte de Israel e destruição de Jerusalém como castigo para a injustiça social e a corrupção entre os sacerdotes e dirigentes políticos”.

Seu apelo para que a justiça seja verdadeira e andem pela promessa de um governante messiânico vindo de Belém (5:2 - 6);(4:3).

Mq.3.11. Os seus chefes dão as sentenças por suborno, e os seus sacerdotes ensinam por interesse, e os seus profetas adivinham por dinheiro; e ainda se encostam ao SENHOR, dizendo: Não está o SENHOR no meio de nós? Nenhum mal nos sobrevirá.

Jesus não teria usado uma ilustração dessas num tal contexto, no meu entender, se não fosse um fato histórico.

7-Naum - Nachum, - sétimo dos 12 pequenos livros proféticos no Antigo Testamento da Bíblia, provavelmente, remonta a pouco após a destruição da Assíria, em 612 a.C. embora o livro seja escrito em forma de uma profecia de eventos que ainda vão desdobrar-se.

O profeta Naum descreveu a conquista opressiva assíria, pelos Medos e babilônios, apresentando sua queda pela quebra da Aliança com o Senhor.

Ao contrário de outros profetas, Naum, não se aplica a perscrutar a condenação em relação à iniqüidade de Israel propriamente dito.

1.Poema relativo a grandeza de Deus (1:1-15)

2.Poema detalhando a queda de Nínive (2:1-3:.19)

O livro foi escrito em Jerusalém (logo após o AC 709), onde ele assistiu à invasão do Senaqueribe(2 Reis 19:35).

O tema desta profecia se aproxima da final e completa destruição de Nínive, a capital do grande e nessa época florescente, império assírio. Assurbanipal estava no auge de sua glória. Nínive era uma cidade de grande extensão, e era então o centro da civilização e comércio do mundo, uma "sangrenta cidade cheia de mentiras e de todos os roubos" (Na. 3:1), para o que tinha roubado e espoliado todos os vizinhos nações. Foi fortemente fortificada por todos os lados, desafiando a todos os ataques inimigos, ele ainda estava para ser completamente destruída como um castigo pela grande impiedade de seus habitantes. (Easton Dicionário Ilustrado)

8-Habacuque - Chavacuc –O livro é notável também a originalidade. O autor afasta-se do método usual a dos profetas. Nos respectivos pontos a nação é o central; em Habacuque está a presença de Deus e do Seu governo do mundo. Ele tenta desvendar o significado de Deus da tolerância e da tirania do erro.

9-Sofonias – Tsefania

O dia do Senhor é, um conceito-chave, com possibilidade de livramento se as pessoas se arrependem.

Sf. 1.7.Cala-te diante do Senhor DEUS, porque o dia do SENHOR está perto; porque o SENHOR preparou o sacrifício, e santificou os seus convidados.

Sf. 3.16.Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas, ó Sião, não se enfraqueçam as tuas mãos.

Nono dos 12 Profetas Menores do Antigo Testamento da Bíblia, o Livro de Sofonias chama seu nome do profeta Sofonias, cujo ministério coloca sua autoria em 630 aC, em Jerusalém.

O livro inclui provérbios atacando imitações de práticas religiosas estrangeiras, idolatria, e aqueles que duvidam da ameaça da ira do Senhor.

A sentença sobre o dia do Senhor vai deixar um resquício humilde que vai buscar o seu refúgio no Senhor.

Os oráculos contra as nações estrangeiras (Cpas. 2 - 3) Acredita-se que contêm alguns provérbios do profeta verdadeiro, mas há outros que citou nestes capítulos provavelmente datam do período pós-exilio.

10-Ageu – Hagai - Aggeus, o décimo entre os menores profetas do Antigo Testamento, é chamado no texto hebraico, Hággáy, e na Septuaginta Haggaios, daí o latim forma Aggeus e no português Ageu.

O significado do seu nome exato é incerto. Muitos estudiosos consideram-no como um adjetivo significando "a uma festa" (nascido no banquete), enquanto outros, consideram ser uma forma abreviada do substantivo Hággíyyah, "Senhor é a minha festa",

a missão de Ageu foi para exortar o povo de que era tempo para reconstruir o templo. Após o retorno de cativeiro, Ageu foi enviado para incentivar o povo a reconstruir o templo, e para repreender sua negligência.

Para incentivar o seu compromisso, o povo está certo de que a glória do segundo templo será muito superior,  do que a do primeiro.

Ali encontramos a figura de Cristo, o Desejado de todas as nações;

"O desejado de todas as nações" é tida como uma indicação pessoal de Cristo, e tem uma característica milenar. Cap.2 e Versículo 9 é geralmente considerado cumprido pela presença de Cristo no segundo templo. 11-Zacarias - Zecharyá - O livro de Zacarias, um dos mais curtos livros entre os Profetas Menores, leva o nome de um sacerdote que regressou a Jerusalém com os exilados de Babilônia.

12-Malaquias - Mal'achi - Malaquias é o último dos 12 livros dos Profetas Menores, no Velho Testamento da Bíblia. Malaquias significa "meu mensageiro" em hebraico, e alguns estudiosos acreditam que ele é o verdadeiro nome do profeta.

Os temas incluem a pureza ritual de sacrifícios, os males dos casamentos mistos e de divórcio, e a proximidade do dia de julgamento.

O livro, constituído por seis oráculos, acredita-se que tenha sido escrito após a reconstrução do Templo (516 aC) e antes das reformas de Esdras e Neemias (c. 450 AC).

1.      Pecados dos Sacerdotes (1:1-2:9)

2.      Pecados do povo (2:10-4:1)

3.      Vinda do Filho de Justiça (4:2-6)

O profeta é um contemporâneo de Neemias, seguindo de perto Zacarias e Ageu.

A evidência está na questão da existência do Segundo templo.

VI- História Bíblica E Os Profetas Menores.

A História Bíblica é a História da Salvação revelada e profetizada, a ‘Heilsgeschichte’, para alguns teólogos de linha mais erudita, a História bíblica da Salvação [geral], a atividade profética está inserida como um dos pontos revelatórios desta história, primeiramente suportada nos Profetas Anteriores, os quais mostraram a reação da Nação escolhida à Aliança através da História, ou seja, os Profetas Anteriores fornecem um cenário histórico aos Últimos.

Am.3.8. Rugiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor DEUS, quem não profetizará?

Gosto de uma frase encontrada no estudo – Livros Históricos – UPM:

“A Profecia preocupa-se com a obediência, no tempo e no espaço, aqui e agora”.

Portanto, sejamos fiéis as profecias exaradas, pelos Profetas Menores, elas são atuais e nos ensinam o caminho da obediência em direção à Igreja que espera o Arrebatamento.

Formação e estrutura do Novo Testamento:

Divisão do Novo Testamento:

Evangelhos: O Deus-homem se fez carne e proclamou o Reino Registram tudo o que Jesus começou a fazer e a ensinar, o que havia sido anunciado há muito tempo na Escritura mais antiga, o Antigo Testamento.

Atos dos Apóstolos: A expansão das boas-novas de salvação Registram o que Jesus continuou a fazer e a ensinar através de suas testemunhas (os discípulos) revestidas de poder, do Espírito Santo, o outro Consolador.

Epístolas: O dia-a-dia das igrejas, a aplicação das verdades ensinadas Tratam da fé desenvolvida no cotidiano. Trazem o significado de como a pessoa e obra de Cristo devem impactar o caminhar dos cristãos como embaixadores de Cristo no mundo.

Apocalipse: A consumação e vitória do Cordeiro e da Igreja de Cristo Antecipa o fim dos tempos anunciando que o Cordeiro e sua igreja reinarão para sempre em novos céus e em nova terra.

Divisão é puramente didática. Dessa forma o livro de Atos dos Apóstolos, ou o livro de Salmos — livros históricos e poéticos — também são livros teológicos.

Revelação.

O NT tem um vocabulário rico para descrever a Revelação de Deus;

Eis os seguintes termos chaves.

Que são virtualmente sinônimos:

- γνωρίζω (gnorízo) = “dar a conhecer,”.

- δηλόω (dilóo) = “tornar claro,”.

- φανερόω (faneróo) = “mostrar,”

- ποκαλύπτω (apokalípto) = “revelar,”

- ποκάλυψις (apokálipsis) = “revelação.”

Os estudiosos da etimologia acham, contudo, que não se pode entender explicitar a Revelação no NT, apenas através de apokálipsis.

Note-se que o estudo joanino é envolto pelo conceito de revelação, sem, contudo, utilizar-se o termo ποκάλυψις (apokálipsis) = “revelação.”

Vamos encontrá-lo no Evangelho de João, com o uso do verbo ποκαλύπτω (apokalípto) = “revelar”, no capítulo 12:38. “Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: Senhor, quem creu na nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor?”. Numa citação de Isaías 53:1.

De modo geral, a concepção de Revelação no NT não é apenas coerente com a do AT, ela também vai além da concepção Veterotestamentária.

Sob o conceito de Paulo – ao usar o termo – AIO – [Gl.3.24. De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo] podemos inferir que a Revelação de Cristo no NT, é o pleroma da História, no conceito histórico-redentivo relatada na história de Israel no Antigo Testamento, que Paulo entende como plenitude dos tempos em Gl.4.4. e João diz que a Revelação foi recebida pelos santos homens de Deus. João.1.16.E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça.

Paulo, um dos autores do NT, entende que a Revelação nos foi concedida pelo AIO [Gl.3.24. De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados.] – Lei [AT], para Revelação do evento Cristo. Conforme Brox.

Pelo Novo Testamento todo, através do Ministério Profético nos traz a consciência de que as Revelações Proféticas de forma continuada, ao longo do Quadro profético do AT, chega a sua plenitude de Revelação, na manifestação de Cristo e no desvendar, do novo, de forma definitiva e forma escatológica no “fim dos tempos” (1 Cor 10:11-Ora, tudo isto lhes acontecia como exemplo, e foi escrito para aviso nosso, para quem já são chegados os fins dos séculos.) em seu servo Jesus, que é o seu Filho e agora Cristo Exaltado, o ápice da história da Revelação de Deus.

Mas, este momento ‘pleromático’ é desvendado com as revelações do próprio Cristo aos seus Apóstolos, e discípulos que nos Revelam, agora neste tempo, o que de Cristo é Revelado pelo Espírito Santo de Deus.

É esta Revelação que pode nos situar na manifestação de um Ministério profético, conforme o Escritor aos hebreus anuncia.

CONSIDERAÇÕES TEOLÓGICAS.

“Na teologia histórica cristã a morte de Cristo é o ponto central da história; para aí todas as estradas do passado convergem; e daí saem todas as estradas do futuro”. Stephen Neill

O estado anormal da consciência do profeta, ao ser chamado e ao receber sua visão, é teologicamente importante. Nesta experiência anormal, o profeta é levantado à própria presença de Deus, tornando-se um participante da história divina.

“O coração e mente de Deus passam para dentro dos do profeta, a tal ponto, que o profeta se torna uma corporificação (embodiment) de Deus” (Fretheim, 1984, p. 150). Em outras palavras, Deus resolve desvendar seu íntimo, seu lado afetivo, dentro da “alma” do profeta. Von Rad percebe isto com muita clareza ao afirmar que quando se encontra neste estado de visão-audição, o profeta é libertado de seus sentimentos pessoais de prazer e desprazer, e é introduzido no pathos [nas emoções] de Deus.

O NT é muito rico na sua fala sobre a manifestação de Deus e de seu querer em relação ao homem.

O estudo teológico nos coloca alguns pressupostos neotestamentários.

Precisamos entender e estudar com sistematização a questão da apresentação Teológica do Novo Testamento.

Sem dúvida há uma teologia Neotestamentária.

Há que se ressaltar o esboço do NT conforme o nosso pensamento, que é o pensamento de alguns teólogos contemporâneos.

Por Personagens Principais.

Jesus

Apóstolos

Paulo

Igreja primitiva [Congregação Primitiva]

Por Seções.

Evangelhos.

Sinóticos

João

Atos – Igreja

Escritos Apostólicos

Paulinos

Escritos Posteriores.

K.H.Schelkle.

Ou, por ideias e temas na Revelação e Proclamação – infere profecia – abrangendo várias áreas – dogmas, fé, e ‘modus vivendi’ novo.

Entre eles, que Jesus como centro do NT, é parte e continuidade profética do AT.

Dentro deste ponto de vista, alguns se debateram, como Marcião e outros ao querer definir O Cristo – Deus, como outro Deus, que não do AT.

“Toda a Teologia do Novo Testamento tem que ser uma Teologia de Jesus – ou não é absolutamente nada”. Stephen Neil.

I- O Movimento Profético Do Novo Testamento.

PROFECIA NO NOVO TESTAMENTO.

Sob esta ótica podemos iniciar o pensamento desta Lição – Profecia no Novo Testamento.

Considerando-se as palavras de Moisés em Deuteronômio 18. Eis que lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

At.7.37. Este é o Moisés que disse aos filhos de Israel: Deus vos suscitará dentre vossos irmãos um profeta como eu. – o Novo Testamento é iniciado pela atuação profética de dois dos maiores expoentes nascidos de mulher, como os demais profetas Veterotestamentário.

Assim, temos João como o introdutor de Jesus – O Profeta.

E Jesus – O Verbo Encarnado – nascido de mulher, O Profeta dito por Moisés, nele se realiza a plenitude dita pelos antigos profetas e ele vem como O Profeta, que preenche todos os requisitos proféticos e com poder e autoridade de conceder dons aos homens.

I-a- A Manifestação Profética No Novo Testamento.

Ele, o Profeta Revelado, e inserido nas Escrituras mosaicas, ordena e autoriza e invoca sobre a vida dos Apóstolos a presença do Espírito Santo – que conhece a profundeza de Deus – e doa, onde vai entrar em nosso discurso, a palavra carisma, autoridade carismática, à partir do Dia de Pentecostes, no Cenáculo, inicialmente aos quase 120 irmãos, que aguardavam a descida do Espírito Santo[Atos 1].

É por isto, que podemos entender Hb.1.1-2. Havendo Deus, antigamente, falado,muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filhoa quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

Inicia-se após O Cristo Revelado e assunto aos céus um novo período, à partir do dia de pentecostes, quando há a manifestação da plenitude, no sentido de preencher os homens, do Espírito Santo.

Desde então, se manifesta a profecia do Novo testamento, ainda que sob o contexto conhecido pelo Antigo Testamento, na nominação, mas de forma autorizada, concedida, doada, pela vocação dos Ministros da ocasião e pela dação do Espírito Santo.

I-b- Caracterizando Os Profetas Do NT.

Há que se entender, que para caracterizar alguém como Profeta, no Novo Testamento, tendo por parâmetro os profetas do AT, necessita-se de diretrizes firmes e bíblicas, as quais vão apontar para este comissionamento, dado por Deus, tal qual, no Antigo Testamento.

Alguns parâmetros do Novo Testamento só poderiam ser concedidos no seio da Igreja Primitiva com a autorização do próprio Cristo, e pelos próprios Profetas que falaram em nome do Senhor no Antigo Pacto profético, Pedro utiliza Joel para dar evidencias proféticas, deste continuado derramar, à época de seu recebimento, assim temos, à seguir alguns destes parâmetros divinais.

1- Pelas Próprias Ordens do Cristo, Antes E Após A Sua Morte E Ressurreição.

Mt.28. 18. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

19 Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

At.1.1. Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Como Jesus continuou falando conosco.

-Pela Igreja;

-Pelos Apóstolos;

-Pela Sua Palavra – profecia.

-Iniciando com Pentecostes.

2- Profetizado nas Escrituras, pelo Quadro Profético.

É um sinal evidente, de que as profecias eram legítimas, e havia vidência inspirada, nas palavras dos que profetizaram deste Evento.

At.2.14-18. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo esta a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão;

II - Apostolicidade E Profecia.

O termo “profeta” aparece várias vezes no Novo Testamento, não só em referência aos profetas do Antigo Testamento mas também em referência a cristãos que possuíam o dom da profecia.

C. H. PEISKER diz que na igreja cristã primitiva os profetas estavam lado a lado com apóstolos e mestres, tendo como tarefa a exortação, o consolo e a edificação da comunidade (1 Co 14:3), bem como a comunicação de conhecimentos e mistérios (1 Co 13:2).

Karl Hermann SCHELKLE diz que enquanto a palavra está confiada à Igreja, também está instituída nela a profecia como comunicação da palavra.

II-1-Para continuar nosso estudo é necessário reconhecer:

A continuidade deste Ministério, que pode confundir o leitor do NT, desconhecedor da Cronologia Escriturística do cânon Neotestamentário, é revelado, à posteriori, pelos ‘neo’ profetas de Deus ao expor a Revelação Amplificada do Plano Integral Divino, na Plenitude de Jesus Cristo.

2 Pe.3.2. para que vos lembreis das palavras que dantes foram ditas pelos santos profetas, e do mandamento do Senhor e Salvador, dado mediante os vossos apóstolos;

Faz-se necessário para entendimento do aluno, que mesmo que chamemos nossos irmãos, e irmãs, dotados do ‘charisma’ profético, que o Cânon Profético Bíblico está fechado, com os Livros do AT e do NT, através dos homens neles inscritos.

É-nos necessário, por um pouco de tempo, ante a Iminência, que a Igreja ouça as profecias audivelmente, mas requer-se que tomemos ciência exata desta característica atual, de que as profecias, após o cânon são passíveis de julgamento, diferentemente daquelas.

Ef.4. 5;11. ...o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas ... E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres,Tenho contudo, para mim, que as pessoas chamadas de profetas, e mesmo quando Paulo elenca este título o faz, sob a ótica contemporânea em que vivia sob a Escritura vigente, sem contudo desmerecer o título.

II-a- Nominados Como Profetas No Novo Testamento.

At.11.27. Naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia;

At.13. 1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.

At.15.32. Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram.

At.21. 8-10. Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam. Demorando-nos ali por muitos dias, desceu da Judéia um profeta, de nome Ágabo; e vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo:Assim os judeus ligarão em Jerusalém o homem a quem pertence esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios.

Aqui sem sentido de escritos, mas de uso ‘voccare’ divino.

III - A Visão No Novo Testamento Do Movimento Profético.

Gostaríamos, nesta seção, descrever ou demonstrar, a ótica deste Movimento, pelas Escrituras do Novo Testamento.

Partindo do princípio do texto sagrado de Paulo a Timóteo.

2 Tm.3.16Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

Todos os escritores bíblicos são em síntese Profetas. Sejam os do quadro do Veterotestamentário, ou do Quadro Neotestamentário.

Isto posto, podemos introduzir o aluno ao assunto.

Poderíamos utilizar o Movimento Pentecostal Propagador do Evangelho por todo o Mundo, com o Movimento Profético do AT.

A autoridade profética do grupo de Apóstolos, que obtiveram êxito divino, em serem incorporados ao ‘kanon’ sagrado é uma comparação possível de ser inserida no contexto doutrinário.

Em primeiro lugar, o Círculo Íntimo de Jesus.

Tiago

Pedro

João

Depois.

Mateus

Judas.

Paulo – Apóstolo abortivo. 1 Co.15.8. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo

Da mesma forma, podemos formar outro quadro de profetas apostólicos, com os apóstolos não escritores, aos quais poderíamos chamá-los, comparativamente, de acanônicos.

Estudando os Escritos Paulinos, entendo que há uma posição especial para Paulo no ‘kanon’ Neotestamentário.

Há uma nítida divisão no ‘kanon’ do NT, após o aparecimento do Apóstolo Paulo no Capítulo 9, do livro dos Atos dos Apóstolos.

Saulo – O Apóstolo Paulo surge em meio a uma visão ou teofania, fato principal de sua conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, a partir desta data, os demais apóstolos, incluindo Pedro, Tiago e João se mantêm em cena até o Capítulo 10, com hiatos, com relação a Saulo, do Capítulo 11, ao Capítulo 15, do livro do referido Livro e Paulo toma quase que inteiramente a cena do Livro de atos dos Apóstolos e do Conjunto canônico do Novo Testamento.

Extensão dos Livros e Quantidade.

Paulo é o maior escritor dentre os Profetas do NT.

13 Livros Consagrados à Reflexão.

Ensino.

Explicações.

Definições.

Sistematização do Cristianismo.

Doutrina.

Apologética.

Cristologia Paulina

Escatologia Paulina

Eclesiologia Paulina

Pneumatologia Paulina

Exegese Doutrinária.

IV- Quadro Profético Do Novo Testamento.

Desta forma poderíamos realizar a montagem do conjunto do NT como ao conjunto do AT.

Assim para mim formaria um conjunto:

Este quadro seria uma síntese dos Escritos Proféticos do NT.

V- A Canonicidade Da Palavra Profética No Novo Testamento.

A- Quanto a Inspiração.

Quando o Apóstolo Pedro distingue os escritos paulinos como difíceis de entender, ele o faz comparativamente, apontando apara o uso distorcido as Outras Escrituras, elevando os Escritos do Apóstolo São Paulo ao mesmo patamar de inspiração profética dos escritores das Escrituras, então o único cânon reconhecido entre os judeus. Seja, sobre a inspiração de suas Palavras, seja porque ele infere no texto, o mesmo poder das Palavras e Escritos Apostólicos, o mesmo poder profético, que é manifesto nas Profecias dos antecessores, Os Profetas do Antigo Testamento.

Com isto, Pedro qualifica a todos os escritos oriundos, da pena dos escritores do NT, apontando para a canonicidade Neotestamentária como um Quadro Profético Uno.

2 Tm.3.16Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

2 Pe.3.16. Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.

2 Pe.1.21. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Demonstra Que A Sua Fala É Inspirada.

Não era algo de mente humana [como fábulas compostas, assim como Paulo, fala a Timóteo...]. 16 Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas;

1-Primeiro, pela visão e inspiração de Sua Majestade. ; mas nós mesmos vimos a sua majestade.

2-Segundo, ouviram a Voz audível que lhe falar. 18 E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; Compare com Is.6.

Ora, quem ouve e fala e é convocado, após ouvir a Voz do próprio Deus, já está caracterizado como Profeta de Deus.

Quando nos deparamos com as narrativas dos textos bíblicos do cânon do NT, entendemos a singularidade da inspiração dos mesmos como a ação dos antigos escritores bíblicos, os chamados Profetas do AT, agora temos os profetas escritores do NT.

Profetas e Chamada.

47 – E, em seu nome, se pregasse o ar­rependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

48 – E destas coisas sois vós testemunhas.

49 – E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai: ficai, porém, na cidade de
Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

1-Primeiro.

a-Escolhidos por Jesus. Mat 4:18,19. 

b-Chamada – O fator decisivo na vida do profeta era sua chamada, junto com a visão e participação do concílio do Senhor que acompanharam sua vocação (1 Rs 22:19ss; Am 3:3-8; 7:1ss; Os 1, 3; Is 6; Jr 1; Ez1-3).

Do mesmo modo, havia um círculo, ou Concílio entre os Apóstolos, antes ao redor de Jesus e após entre si, como Igreja na direção do Espírito Santo.

Convocados por JesusLc.6.13. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos:

Mt.4.18-22. E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

c- Enviados as Nações.

Mt. 23.34. Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas; a uns deles matareis e crucificareis; e a outros deles açoitareis nas vossas sinagogas e os perseguireis de cidade em cidade;

d- Poder e autoridade para pregar a sua Palavra.

d-1- Pregar. Mc. 16.15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

e-Exortar. Mt. 28. 18

f-Ser Atalaia.

g- Estiveram com Jesus – O Deus Entre os Homens.

Além disto, o próprio Filho disse; “Eu e o Pai somos um”. Este, o viéis mais importante, na visão do NT, para caracterização dos escritores ou não escritores do NT, como profetas, receber a mensagem do hálito divino, por Jesus Cristo.

At.4.13. Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.

2 Pe.1.16. Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. [...] 20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Terceiro - a profecia verdadeira, jamais pode ser produzida por homem algum, pelo simples fato da necessidade da inspiração do Espírito Santo, e demais condicionantes, do Ensino Geral das Escrituras sobre o assunto.

Fonte:

Apontamentos do autor

Estudos anteriores deste autor

Hassel – Teologia do At e do NT

Bíblia on line

Bíblia digital – cortesia Tio Sam

Karl Hermann Schelkle

Ricardo Luis de Moraes

Bíblia de estudo pentecostal

Lição CPAD

Apontamentos do autor

UPmackenzie – Prof. Tarcísio

Outros diversos autores e livros consultados.

Quadro de autoria de Osvarela

Andrew jumper;

Apostilas SETAD-SP/Oráculo;

Bíblia cortesia Tio Sam;

Apontamento do autor do texto;

Dicionário Aurélio.

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