sábado, junho 29

Lição 01 - Duas Importantes Mulheres na História de um Povo - 3° Trimestre de 2024

Lição 01 - Duas Importantes Mulheres na História de um Povo - 3° Trimestre de 2024

                                    Subsídio Pastor e Professor Osvarela

Lições Adultos – 3° Trimestre DE 2024

Tema:: O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração

Comentarista: Silas Queiroz

Texto Áureo

“Então, as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.” (Rt 4.14)

Prática

Conhecidas ou anônimas, muitas mulheres foram fundamentais no plano divino de redenção da humanidade.

Leitura Bíblica

Rute 4.13-22; Ester 7.1-7

Rute 4 13 – Assim, tomou Boaz a Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele entrou a ela, e o Senhor lhe deu conceição, e ela teve um filho.

14 – Então, as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.

15 – Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos.

16 – E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu regaço, e foi sua ama.

17 – E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E Chamaram o seu nome, Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

18 – Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,

19 – e Esrom gerou a Arão, e Arão gerou a Aminadabe,

20 – e Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom,

21 – e Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,

22 – e Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

Ester 7 1 – Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester,

2 – disse também o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu requerimento? Até metade do reino se fará.

3 – Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento.

4 – Porque estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a perder; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar meia, ainda que o opressor não recompensaria a perda do rei.

5 – Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse? E onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim?

6 – E disse Ester: O homem, o opressor e o inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.

7 – E o rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe era determinado pelo rei.

Apresentação:

A) Objetivos da Lição:

I) Apresentar o perfil de Rute, a moabita;

II) Traçar o perfil de Ester, a judia que ascendeu ao posto de rainha;

III) Refletir a respeito da mulher cristã como protagonista no Reino de Deus.

A Bíblia menciona e traz em suas páginas algumas das maiores, melhores e belas histórias de mulheres que se destacam ao longo d sua narrativa sobre a expressão de Deus e sua manifestação ao homem com seu propósito salvífico para toda humanidade, de tal forma que inexiste em suas páginas qualquer demérito a figura da mulher. Pelo contrário, a mulher é essencial para a narrativa bíblica, seja como mãe, mulher guerreira, juíza, rainha, discípulas de Jesus, missionárias, escritora bíblica, cantoras de Hinos de celebração ao Deus.

Rute E Ester

Neste estudo sobre como Deus governa o Mundo e cuida da Família, vamos encontrar a ação das mulheres como parte do governo de Deus.

Seja para formação da família como geradoras de vida, seja como mulheres que sabiamente serviram ao propósito de Deus par salvar nações e seu povo, para serem usadas em posições que ainda hoje, alguns poucos mal informados desconhecem, sim, pois estas muitas mulheres foram instrumentos de Deus na consolidação de Nação, atuando com rainhas, juízas, provedoras, guerreiras em situações nas quais Deus as usou, seja por falha de homens de suas gerações seja porque realmente tinham as características apropriadas, e através de seus caráteres e suas personalidades, e visão participaram na mantença do Governo de Deus e no cuidado deste governo divino na manutenção da família, expandida apara nação como família.

Destacaremos nestes estudos, duas mulheres singulares nas Escrituras Veterotestamentárias: Rute e Ester.

Rute aparece num livro sob diáspora e formação do povo judeu; É neste livro, que tem seu cerne e mitte sobre a vida de duas mulheres, que ela se destaca com toda as suas características, de bondade, fidelidade, um escasso ode de fidelidade e amor por alguém que não tem sequer seu sangue, mas a quem ela vai proteger doando sua própria cidadania a favor de sua sogra Noemi e por isto, como veremos com mais zelo, será alçada a um dos maiores personagens da História judaica e cristã.

Rute é um case para mulher persistente e resiliente, com empatia pelo próximo.

Como Oitavo livro da Bíblia, o livro de Rute relata a sua história e como ela se tornou uma ancestral de Davi. E de Davi ela veio a ser ascendente do próprio Filho de Deus, nascido de maria – Jesus, O Filho de Davi.

significado do nome “Rute” é discutido entre os estudiosos, porém há uma possibilidade do hebraico rut ser derivado de re’ut que significa algo como “companhia feminina”.

Rute se casou com dois fazendeiros judeus. Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva, casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3); Era mulher moabita, portanto, não fazia parte da linhagem de judaica.

A vida de Rute com a família de Noemi.

No período de dificuldades, uma família israelita de Belém, Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, foram em direção à Moabe. Após a morte de Elimeleque, Malom casou-se com Rute e Quiliom com Orfa.

Uma mulher com um coração agradecido e fiel.

Mesmo sem saber como seria seu futuro Rute não deixou sua sogra viúva e a seguiu e ainda adotou a cidadania judaica e a religião de Noemi.

Após cerca de dez anos, Malom e Quiliom morrem e Noemi ordena que as noras voltem para suas famílias para que pudessem se casar novamente. Rute se recusa a deixar Noemi e declara sua fidelidade a sogra: “Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).

Ao lermos o Livro de Rute verificamos ao longo dos quatro capítulos a movimentação e retorno de Noemi com suas noras das terras moabitas, lemos sobre a ida destas mulheres viúvas para Belém e o empenho de Rute em ajudar Noemi. É no livro de Rute que podemos acompanhar a história de duas corajosas mulheres (sim, duas, porque a outra nora de Noemi seguiu seu caminho para sua família), que seguiram juntas lutando para contornar as dificuldades enfrentadas por mulheres viúvas e por uma mulher moabita em meio a uma sociedade judaica.

As qualidades de Rute:

É aqui, que Rute nos mostra a sua grande lealdade e fé.

Trabalhadora

Fiel

Obediente

Rute, a fim de sustentar a si mesma e a sogra, começa a trabalhar numa colheita de cevada, no campo que pertencia a Boaz, parente do falecido marido de Noemi.

Ao saber de tudo o que Rute fez pela sogra, Boaz lhe concede abrigo. Tempos depois, Rute casa-se com Boaz e tem um filho, Obede, que se tornaria avô do Rei Davi.

Destaque no livro de Rute:

Este livro é encerrado mostrando a genealogia de Rute até chegar a Davi.

Um dos mais celebres texto de amor e fidelidade um hino de amor e fidelidade:

“Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).

Personagens

Noemi – esposo Elimeleque

Seu novo esposo – Boaz

Fihos de Noemi - Malom significa: “Doença, enfermidade” e Quiliom: “Quase morto, definhamento”.

Rute – esposo Malom              

Seu filho – Obede (avô do Rei Davi, o pai de Jessé, pai de Davi).

Orfa – esposo Quiliom

Local onde se dá o desenlace da história: no campo em uma colheita de cevada,

Personagem histórico e costume judaico (símbolo de Cristo) – remidor o recriador da alma e cuidador e conservador da viúva na velhice.

Ester

O livro de Ester se centraliza na tomada de posição e decisão de estar ao lado de seu povo de uma menina judia que com a sua posição de mulher salva o seu povo. Ester viveu no Império Persa, quando Assuero governou a Pérsia. Por propósitos divinos, Ester se tornou Rainha em substituição a rainha Vasti, que se recusara a dançar perante o rei (Ester 1. 12-13). Ester era sobrinha e filha de criação de Mordecai, um judeu que vivia também na Pérsia. No decorrer no Reinado de Assuero, e enquanto Ester reinava junto com Assuero no Palácio, um dos assessores do rei Assuero, chamado Hamã, suscitou um plano maléfico para que todos os judeus fossem mortos. Tal trama de Hamã, fora descoberta por Mordecai, tio de Ester e este imediatamente comunicou a Ester, que intercedeu junto ao Rei, a fim de que o intento de Hamã não fosse a frente. Assuero prontamente atendeu ao pedido de Ester, ordenando a morte de Hamã e de seus comparsas, e assim, através desse ato de coragem da rainha Ester, os judeus não foram exterminados.

Busquem-se para o rei moças virgens e formosas.

Ester2.3-4 E ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a todas as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, aos cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os seus enfeites. E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine em lugar de Vasti.

No Livro de Ester é descrita a situação do povo no exílio e a importante história da jovem judia Ester – A Hadassa no nome persa – desde sua vida como prima/sobrinha de Mardoqueu até tornar-se a esposa do rei da Pérsia.

Ester entra em cena após o rei Assuero ficar descontente e em situação embaraçosa, tendo em vista a desobediência, até passível de morte, embora comportamento da sua esposa, deva ser considerado, como aceitável, tendo em visa o momento do desafio de sua esposa, a rainha Vasti, que permitiu a escolha de uma nova rainha. A ascensão ou escolha de Ester não se deu de forma imediata, mas passou por um processo de seleção de várias candidatas e decide destituí-la, no qual Ester é a escolhida para ser a nova esposa do rei.

Ao longo dos 10 capítulos acompanhamos a história de Ester e sua luta para salvar o povo de Israel das tentativas de destruição de Hamã, ministro do rei persa. O rei Assuero ordena que todos se curvassem diante de Hamã e seu pedido é atendido pelos servos do palácio, exceto por Mardoqueu, primo e pai adotivo de Ester, que se nega a atender a ordem e não se curva perante o ministro. Hamã, se enfurece com a atitude e, ao descobrir que Mardoqueu é judeu, arma um plano para matar todos os judeus que viviam na região.

A fim de parar o plano elaborado por Hamã, Ester, que não podia estar na presença de Assuero sem ser convidada, arrisca-se e se apresenta diante do rei. O rei recebe Ester e aceita participar de um banquete que contaria com a presença de Hamã. No dia seguinte ao banquete, Ester revela ao rei os planos de Hamã de destruir os judeus e o rei, ao saber de tudo, ordena que o ministro seja morto.

Com a morte de Hamã, é instaurado o Purim, festa celebrada pelos judeus em comemoração a salvação dos planos do ministro do rei.

Portanto, neste livro acompanhamos o esforço de Ester em salvar os judeus dos planos do inimigo e conhecemos sobre a instauração da festa de Purim.

Por mais que o nome de Deus não seja citado ao longo do livro, sabemos que Ele está presente em todos os momentos e salva o povo de Israel através de Ester, sendo evidente o cuidado que tem com todos.

Etimologia:

’ishshah - אשה  ; n. f. mulher, esposa, fêmea - mulher (contrário de homem); esposa (mulher casada com um homem); fêmea (de animais)

 

Apontamentos sobre Mulheres nas Escrituras:

No Antigo Testamento – Escritos Veterotestamentários

Mulher no AT é citada como isha (’ishshah) determinando o sexo feminino do ser criado por Deus no início da Criação.

Algumas das mais importantes são reveladas à partir do Livro do Gênesis (Gênesis ou Génesis (do grego Γένεσις, "origem", "nascimento", "criação", "princípio")

Desde a primeira mulher – Eva – Chavvah - חוה – no grego Ευα; n. pr. f. Eva = “vida” ou “vivente

Logo seguida por Sara – Agar – A anônima mulher de Ló - Rebeca – Raquel (mulher de Jacó, filha menor de Labão) – Lia (filha mais velha de labão e dada a Jacó como esposa) – Zilpa (concubina de Lia) – Bila (concubina de Raquel) – Azenate (mulher egípcia de José, filha de Potífera, sacerdote de Om) – Joquebede (mãe de Moisés) – Miriam (irmã e resgatador de Moiséa) - Zípora – (mulher de Moisés, filha de Jetro) -  

As Mulheres Na Bíblia Quebram Paradigmas:

No Novo Testamento – Escritos Neotestamentários

Apesar do estudo ser centralizado no espectro Veterotestamentário, devemos por ética e prestígio citar mulheres, pelo menos nesta introdução do tema, as mulheres citadas no Novo Testamento:

Lucas 8:1-3 “E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens. ”

Veja, a Lista completa das mulheres, por evento, no início, durante e no final do Ministério de Jesus.

1. Maria, que era chamada de Madalena (v. 2)

a. Mt 27.56, 61; 28.1

b. Marcos 15.40, 47; 16.1, 9

c. Lucas 8.2; 24.10

d. João 19.25; 20.1, 11, 16, 18

2. Joana, a esposa de Cuza (servo de Herodes, v. 3) é listada também em Lucas 24.10

3. Suzana (v. 3)

4. "e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens” (v. 3)

B. Um grupo de mulheres são mencionadas como estando presentes na crucificação

1. A lista de Mateus

a. Maria Madalena (27.56)

b. Maria, a mãe de Tiago e José (27.56)

c. a mãe dos filhos de Zebedeu (27.56)

2. A lista de Marcos

a. Maria Madalena (15.40)

b. Maria, a mãe de Tiago o Menor e José (15.40)

c. Salomé (15.40)

3. Lucas diz apenas, "as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia” (23.49)

4. A lista de João

a. Maria, mãe de Jesus (19.25)

b. A irmã de Sua mãe (19.25)

c. Maria de Clopas [KJ Cleofas, isso poderia significar a esposa de Clopas ou filha de Clopas] (19.25)

d. Maria Madalena (19.25)

C. Um grupo de mulheres é mencionado observando o lugar do sepultamento de Jesus

1. A lista de Mateus

a. Maria Madalena (27.61)

b. a outra Maria (27.61)

2. A lista de Marcos

a. Maria Madalena (15.47)

b. Maria, a mãe de José (15.47)

3. Lucas diz apenas, "As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus” (23.55)

4. João não tem registro de mulheres olhando o túmulo

D. Um grupo de mulheres foi ao túmulo domingo de manhã cedo

1. A lista de Mateus

a. Maria Madalena (28.1)

b. a outra Maria (28.1)

2. A lista de Marcos

a. Maria Madalena (16.1)

b. Maria, a mãe de Tiago (16.1)

c. Salomé (16:1)

3. A lista de Lucas

a. "foram elas ao túmulo” (24.1-5, 24)

I. Maria Madalena (24.10)

II. Joana (24.10)

III. Maria, a mãe de Tiago (24.10)

4. João lista apenas Maria Madalena (20.1, 11)

E. As mulheres são mencionadas como estando presentes no cenáculo (Atos 1.14)

1. "as mulheres” (1.14)

2. Maria, a mãe de Jesus (1.14)

ANEXO:

Augustus Nicodemus, Chanceler do Instituto Mackenzie:

“Entre os evangélicos existem, de forma geral, duas posições básicas quanto ao assunto: os igualitaristas e os diferencialistas. Os primeiros afirmam que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais; a subordinação posterior foi advinda do castigo divino, pós queda edênica, com seus consequentes reflexos sócio-culturais. Em Cristo essa punição (e seus reflexos) é removida, desta forma, com o advento do Evangelho, ou pelo estabelecimento da Plenitude as mulheres têm seus direitos igualitários, pois toda a condenação esta removida; assim, podem ocupar cargos de oficialato no Corpo de Cristo, a Igreja.

Os diferencialistas, por sua vez, entendem que desde a Criação – e, portanto, antes da Queda – Deus estabeleceu papeis distintos para ambos os sexos, homem e mulher, visto que ambos são peculiarmente diferentes. A diferença entre eles é complementar. Ou seja, o homem e a mulher, com suas diferenças se completam.

A diferença de funções não implica em diferença de valor ou de inferioridade de um em relação ao outro, bem como, as conseqüentes diferenças sócio-culturais nem sempre refletem a visão bíblica da funcionalidade distinta de cada um.

O homem feito como cabeça da mulher – esse princípio implica em diferente papel funcional do homem, que é o de liderar. Assim, os diferencialistas mantêm a que a diferença de papéis e igualdade ontológica do ser são duas verdades compatíveis e bíblicas. A questão tem chegado aos evangélicos do Brasil, embora, em menor intensidade, (sic) e sem que os evangélicos de um lado e outro, tenham formalmente se organizado de acordo com suas convicções neste sentido. “Ordenação Feminina. O Que O Novo Testamento Tem A Dizer”  Nicodemus, Augustus

Conclusão:

Estes estudos sobre “O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração” será um tempo de novas conclusões dentro das escrituras sobre o papel fundamental das mulheres e de como elas são usadas por Deus, no livramento, como lideranças, como instrumentos de vitória, pelo Deus.

Mulheres cristãs e mulheres da Bíblia sempre serão protagonistas da História divina.

Fonte:

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Lição CPAD 3º Trimestre 2024

Site do autor estudandoplavar@blogspot.com

Mardoqueu era tio de Ester? - 05 maio 2015 por acordediscorde

Bíblia online

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