Lição 01 - Duas Importantes Mulheres na História de um Povo - 3° Trimestre de 2024
Subsídio Pastor e Professor Osvarela
Lições
Adultos – 3° Trimestre DE 2024
Tema:: O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração
Comentarista: Silas Queiroz
Texto Áureo
“Então, as
mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de te
dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.” (Rt 4.14)
Prática
Conhecidas
ou anônimas, muitas mulheres foram fundamentais no plano divino de redenção da
humanidade.
Rute
4.13-22; Ester 7.1-7
Rute 4 13 – Assim, tomou Boaz a
Rute, e ela lhe foi por mulher; e ele entrou a ela, e o Senhor lhe deu
conceição, e ela teve um filho.
14 – Então,
as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de
te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.
15 – Ele te
será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o
teve, e ela te é melhor do que sete filhos.
16 – E Noemi
tomou o filho, e o pôs no seu regaço, e foi sua ama.
17 – E as
vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E Chamaram o seu
nome, Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
18 – Estas
são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,
19 – e Esrom
gerou a Arão, e Arão gerou a Aminadabe,
20 – e
Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom,
21 – e
Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
22 – e Obede
gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.
Ester 7 1 – Vindo, pois, o rei com
Hamã, para beber com a rainha Ester,
2 – disse
também o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua
petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu requerimento? Até metade do
reino se fará.
3 – Então,
respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se
bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como
meu requerimento.
4 – Porque
estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a
perder; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar meia, ainda que o
opressor não recompensaria a perda do rei.
5 – Então,
falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse? E onde está esse cujo
coração o instigou a fazer assim?
6 – E disse
Ester: O homem, o opressor e o inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se
perturbou perante o rei e a rainha.
7 – E o rei,
no seu furor, se levantou do banquete do vinho para o jardim do palácio; e Hamã
se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal
lhe era determinado pelo rei.
Apresentação:
A)
Objetivos da Lição:
I)
Apresentar o perfil de Rute, a moabita;
II) Traçar o
perfil de Ester, a judia que ascendeu ao posto de rainha;
III)
Refletir a respeito da mulher cristã como protagonista no Reino de Deus.
A Bíblia
menciona e traz em suas páginas algumas das maiores, melhores e belas histórias
de mulheres que se destacam ao longo d sua narrativa sobre a expressão de Deus
e sua manifestação ao homem com seu propósito salvífico para toda humanidade,
de tal forma que inexiste em suas páginas qualquer demérito a figura da mulher.
Pelo contrário, a mulher é essencial para a narrativa bíblica, seja como mãe, mulher
guerreira, juíza, rainha, discípulas de Jesus, missionárias, escritora bíblica,
cantoras de Hinos de celebração ao Deus.
Rute E
Ester
Neste estudo
sobre como Deus governa o Mundo e cuida da Família, vamos encontrar a ação das
mulheres como parte do governo de Deus.
Seja para
formação da família como geradoras de vida, seja como mulheres que sabiamente
serviram ao propósito de Deus par salvar nações e seu povo, para serem usadas
em posições que ainda hoje, alguns poucos mal informados desconhecem, sim, pois
estas muitas mulheres foram instrumentos de Deus na consolidação de Nação,
atuando com rainhas, juízas, provedoras, guerreiras em situações nas quais Deus
as usou, seja por falha de homens de suas gerações seja porque realmente tinham
as características apropriadas, e através de seus caráteres e suas personalidades,
e visão participaram na mantença do Governo de Deus e no cuidado deste governo
divino na manutenção da família, expandida apara nação como família.
Destacaremos
nestes estudos, duas mulheres singulares nas Escrituras Veterotestamentárias: Rute
e Ester.
Rute aparece
num livro sob diáspora e formação do povo judeu; É neste livro, que tem seu
cerne e mitte sobre a vida de duas mulheres, que ela se destaca com toda as suas
características, de bondade, fidelidade, um escasso ode de fidelidade e amor
por alguém que não tem sequer seu sangue, mas a quem ela vai proteger doando
sua própria cidadania a favor de sua sogra Noemi e por isto, como veremos com
mais zelo, será alçada a um dos maiores personagens da História judaica e
cristã.
Rute é um case
para mulher persistente e resiliente, com empatia pelo próximo.
Como Oitavo
livro da Bíblia, o livro de Rute relata a sua história e como ela se tornou uma
ancestral de Davi. E de Davi ela veio a ser ascendente do próprio Filho de
Deus, nascido de maria – Jesus, O Filho de Davi.
O significado
do nome “Rute” é discutido entre os estudiosos, porém há uma
possibilidade do hebraico rut ser derivado de re’ut que
significa algo como “companhia feminina”.
Rute se
casou com dois fazendeiros judeus. Primeiro com Malom (Rt 4:10), depois, já viúva,
casou-se com Boaz. Malom era o filho primogênito de Elimeleque e
Noemi (Rt 1:2; 4:3), e Boaz era um parente de Elimeleque (Rt 4:3); Era mulher
moabita, portanto, não fazia parte da linhagem de judaica.
A vida de
Rute com a família de Noemi.
No período
de dificuldades, uma família israelita de Belém, Elimeleque, sua esposa Noemi e
seus dois filhos, Malom e Quiliom, foram em direção à Moabe. Após a morte de
Elimeleque, Malom casou-se com Rute e Quiliom com Orfa.
Uma mulher
com um coração agradecido e fiel.
Mesmo sem saber
como seria seu futuro Rute não deixou sua sogra viúva e a seguiu e ainda adotou
a cidadania judaica e a religião de Noemi.
Após cerca
de dez anos, Malom e Quiliom morrem e Noemi ordena que as noras voltem para
suas famílias para que pudessem se casar novamente. Rute se recusa a deixar
Noemi e declara sua fidelidade a sogra: “Não me instes para que te deixe e me
obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que
pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”
(Rt 1:16).
Ao lermos o
Livro de Rute verificamos ao longo dos quatro capítulos a movimentação e
retorno de Noemi com suas noras das terras moabitas, lemos sobre a ida destas
mulheres viúvas para Belém e o empenho de Rute em ajudar Noemi. É no livro de
Rute que podemos acompanhar a história de duas corajosas mulheres (sim,
duas, porque a outra nora de Noemi seguiu seu caminho para sua família),
que seguiram juntas lutando para contornar as dificuldades enfrentadas por
mulheres viúvas e por uma mulher moabita em meio a uma sociedade judaica.
As qualidades
de Rute:
É aqui, que
Rute nos mostra a sua grande lealdade e fé.
Trabalhadora
Fiel
Obediente
Rute, a fim
de sustentar a si mesma e a sogra, começa a trabalhar numa colheita de cevada,
no campo que pertencia a Boaz, parente do falecido marido de Noemi.
Ao saber de
tudo o que Rute fez pela sogra, Boaz lhe concede abrigo. Tempos depois, Rute
casa-se com Boaz e tem um filho, Obede, que se tornaria avô do Rei Davi.
Destaque no
livro de Rute:
Este livro é
encerrado mostrando a genealogia de Rute até chegar a Davi.
Um dos mais
celebres texto de amor e fidelidade um hino de amor e fidelidade:
“Não me
instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que
fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu
povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).
Personagens
Noemi –
esposo Elimeleque
Seu
novo esposo – Boaz
Fihos
de Noemi - Malom significa: “Doença, enfermidade” e Quiliom: “Quase
morto, definhamento”.
Rute
– esposo Malom
Seu
filho – Obede (avô do Rei Davi, o pai de Jessé, pai de Davi).
Orfa –
esposo Quiliom
Local onde
se dá o desenlace da história: no campo em uma colheita de cevada,
Personagem histórico
e costume judaico (símbolo de Cristo) – remidor o recriador da alma e cuidador
e conservador da viúva na velhice.
Ester
O livro de
Ester se centraliza na tomada de posição e decisão de estar ao lado de seu povo
de uma menina judia que com a sua posição de mulher salva o seu povo. Ester viveu
no Império Persa, quando Assuero governou a Pérsia. Por propósitos divinos,
Ester se tornou Rainha em substituição a rainha Vasti, que se recusara a dançar
perante o rei (Ester 1. 12-13). Ester era sobrinha e filha de criação de
Mordecai, um judeu que vivia também na Pérsia. No decorrer no Reinado de
Assuero, e enquanto Ester reinava junto com Assuero no Palácio, um dos
assessores do rei Assuero, chamado Hamã, suscitou um plano maléfico para que
todos os judeus fossem mortos. Tal trama de Hamã, fora descoberta por Mordecai,
tio de Ester e este imediatamente comunicou a Ester, que intercedeu junto ao
Rei, a fim de que o intento de Hamã não fosse a frente. Assuero prontamente
atendeu ao pedido de Ester, ordenando a morte de Hamã e de seus comparsas, e
assim, através desse ato de coragem da rainha Ester, os judeus não foram
exterminados.
Busquem-se
para o rei moças virgens e formosas.
Ester2.3-4 E
ponha o rei oficiais em todas as províncias do seu reino, que ajuntem a todas
as moças virgens e formosas, na fortaleza de Susã, na casa das mulheres, aos
cuidados de Hegai, camareiro do rei, guarda das mulheres, e dêem-se-lhes os
seus enfeites. E a moça que parecer bem aos olhos do rei, reine
em lugar de Vasti.
No Livro de
Ester é descrita a situação do povo no exílio e a importante história da jovem
judia Ester – A Hadassa no nome persa – desde sua vida como prima/sobrinha de
Mardoqueu até tornar-se a esposa do rei da Pérsia.
Ester entra
em cena após o rei Assuero ficar descontente e em situação embaraçosa, tendo em
vista a desobediência, até passível de morte, embora comportamento da sua
esposa, deva ser considerado, como aceitável, tendo em visa o momento do desafio
de sua esposa, a rainha Vasti, que permitiu a escolha de uma nova rainha. A ascensão
ou escolha de Ester não se deu de forma imediata, mas passou por um processo de
seleção de várias candidatas e decide destituí-la, no qual Ester é a escolhida
para ser a nova esposa do rei.
Ao longo dos
10 capítulos acompanhamos a história de Ester e sua luta para salvar o povo de
Israel das tentativas de destruição de Hamã, ministro do rei persa. O rei
Assuero ordena que todos se curvassem diante de Hamã e seu pedido é atendido
pelos servos do palácio, exceto por Mardoqueu, primo e pai adotivo de Ester,
que se nega a atender a ordem e não se curva perante o ministro. Hamã, se
enfurece com a atitude e, ao descobrir que Mardoqueu é judeu, arma um plano
para matar todos os judeus que viviam na região.
A fim de
parar o plano elaborado por Hamã, Ester, que não podia estar na presença de
Assuero sem ser convidada, arrisca-se e se apresenta diante do rei. O rei
recebe Ester e aceita participar de um banquete que contaria com a presença de
Hamã. No dia seguinte ao banquete, Ester revela ao rei os planos de Hamã de
destruir os judeus e o rei, ao saber de tudo, ordena que o ministro seja morto.
Com a morte
de Hamã, é instaurado o Purim, festa celebrada pelos judeus em comemoração a
salvação dos planos do ministro do rei.
Portanto,
neste livro acompanhamos o esforço de Ester em salvar os judeus dos planos do
inimigo e conhecemos sobre a instauração da festa de Purim.
Por mais que
o nome de Deus não seja citado ao longo do livro, sabemos que Ele está presente
em todos os momentos e salva o povo de Israel através de Ester, sendo evidente
o cuidado que tem com todos.
Etimologia:
’ishshah -
אשה ; n. f. mulher, esposa, fêmea - mulher
(contrário de homem); esposa (mulher casada com um homem); fêmea (de animais)
Apontamentos
sobre Mulheres nas Escrituras:
No Antigo
Testamento – Escritos Veterotestamentários
Mulher no AT
é citada como isha (’ishshah) determinando o sexo feminino do ser criado por
Deus no início da Criação.
Algumas das
mais importantes são reveladas à partir do Livro do Gênesis (Gênesis ou Génesis
(do grego Γένεσις, "origem", "nascimento",
"criação", "princípio")
Desde a primeira
mulher – Eva – Chavvah - חוה – no grego Ευα; n.
pr. f. Eva = “vida” ou “vivente”
Logo seguida
por Sara – Agar – A anônima mulher de Ló - Rebeca – Raquel (mulher de Jacó,
filha menor de Labão) – Lia (filha mais velha de labão e dada a Jacó como
esposa) – Zilpa (concubina de Lia) – Bila (concubina de Raquel) – Azenate
(mulher egípcia de José, filha de Potífera, sacerdote de Om) – Joquebede (mãe
de Moisés) – Miriam (irmã e resgatador de Moiséa) - Zípora – (mulher de Moisés,
filha de Jetro) -
As
Mulheres Na Bíblia Quebram Paradigmas:
No Novo
Testamento – Escritos Neotestamentários
Apesar do
estudo ser centralizado no espectro Veterotestamentário, devemos por ética e prestígio
citar mulheres, pelo menos nesta introdução do tema, as mulheres citadas no
Novo Testamento:
Lucas
8:1-3 “E
aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia,
pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e
de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete
demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana,
e muitas outras que o serviam com seus bens. ”
Veja, a
Lista completa das mulheres, por evento, no início, durante e no final do
Ministério de Jesus.
1. Maria,
que era chamada de Madalena (v. 2)
a. Mt 27.56,
61; 28.1
b. Marcos
15.40, 47; 16.1, 9
c. Lucas
8.2; 24.10
d. João
19.25; 20.1, 11, 16, 18
2. Joana, a
esposa de Cuza (servo de Herodes, v. 3) é listada também em Lucas 24.10
3. Suzana
(v. 3)
4. "e
muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens” (v. 3)
B. Um grupo
de mulheres são mencionadas como estando presentes na crucificação
1. A
lista de Mateus
a. Maria
Madalena (27.56)
b. Maria, a
mãe de Tiago e José (27.56)
c. a mãe dos
filhos de Zebedeu (27.56)
2. A
lista de Marcos
a. Maria
Madalena (15.40)
b. Maria, a
mãe de Tiago o Menor e José (15.40)
c. Salomé
(15.40)
3. Lucas
diz apenas, "as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia” (23.49)
4. A
lista de João
a. Maria,
mãe de Jesus (19.25)
b. A irmã de
Sua mãe (19.25)
c. Maria de
Clopas [KJ Cleofas, isso poderia significar a esposa de Clopas ou filha de
Clopas] (19.25)
d. Maria
Madalena (19.25)
C. Um
grupo de mulheres é mencionado observando o lugar do sepultamento de Jesus
1. A
lista de Mateus
a. Maria
Madalena (27.61)
b. a outra
Maria (27.61)
2. A
lista de Marcos
a. Maria
Madalena (15.47)
b. Maria, a
mãe de José (15.47)
3. Lucas
diz apenas, "As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus” (23.55)
4. João
não tem registro de mulheres olhando o túmulo
D. Um
grupo de mulheres foi ao túmulo domingo de manhã cedo
1. A
lista de Mateus
a. Maria
Madalena (28.1)
b. a outra
Maria (28.1)
2. A
lista de Marcos
a. Maria
Madalena (16.1)
b. Maria, a
mãe de Tiago (16.1)
c. Salomé
(16:1)
3. A
lista de Lucas
a.
"foram elas ao túmulo” (24.1-5, 24)
I. Maria
Madalena (24.10)
II. Joana
(24.10)
III. Maria,
a mãe de Tiago (24.10)
4. João
lista apenas Maria Madalena (20.1, 11)
E. As
mulheres são mencionadas como estando presentes no cenáculo (Atos 1.14)
1. "as
mulheres” (1.14)
2. Maria, a
mãe de Jesus (1.14)
ANEXO:
Augustus
Nicodemus, Chanceler do Instituto Mackenzie:
“Entre os
evangélicos existem, de forma geral, duas posições básicas quanto ao
assunto: os igualitaristas e os diferencialistas.
Os primeiros afirmam que Deus originalmente criou o homem e a mulher iguais;
a subordinação posterior foi advinda do castigo divino, pós queda edênica, com
seus consequentes reflexos sócio-culturais. Em Cristo essa punição (e seus
reflexos) é removida, desta forma, com o advento do Evangelho, ou pelo
estabelecimento da Plenitude as mulheres têm seus direitos igualitários, pois
toda a condenação esta removida; assim, podem ocupar cargos de oficialato no
Corpo de Cristo, a Igreja.
Os diferencialistas,
por sua vez, entendem que desde a Criação – e, portanto, antes da Queda – Deus
estabeleceu papeis distintos para ambos os sexos, homem e mulher, visto que
ambos são peculiarmente diferentes. A diferença entre eles é complementar. Ou
seja, o homem e a mulher, com suas diferenças se completam.
A diferença
de funções não implica em diferença de valor ou de inferioridade de um em
relação ao outro, bem como, as conseqüentes diferenças sócio-culturais nem
sempre refletem a visão bíblica da funcionalidade distinta de cada um.
O homem
feito como cabeça da mulher – esse princípio implica em diferente papel
funcional do homem, que é o de liderar. Assim, os diferencialistas mantêm a que
a diferença de papéis e igualdade ontológica do ser são duas verdades
compatíveis e bíblicas. A questão tem chegado aos evangélicos do Brasil,
embora, em menor intensidade, (sic) e sem que os evangélicos de um lado e
outro, tenham formalmente se organizado de acordo com suas convicções neste
sentido. “Ordenação Feminina. O Que O Novo Testamento Tem A Dizer”
Nicodemus, Augustus
Conclusão:
Estes estudos
sobre “O Deus Que Governa o Mundo e Cuida da Família – Os Ensinamentos Divinos
nos livros de Rute e Ester para a Nossa Geração” será um tempo de novas
conclusões dentro das escrituras sobre o papel fundamental das mulheres e de
como elas são usadas por Deus, no livramento, como lideranças, como
instrumentos de vitória, pelo Deus.
Mulheres cristãs
e mulheres da Bíblia sempre serão protagonistas da História divina.
Fonte:
Dicionário Strong
Citações no
corpo do texto
Lição CPAD
3º Trimestre 2024
Site do
autor estudandoplavar@blogspot.com
Mardoqueu
era tio de Ester? - 05 maio 2015 por acordediscorde
Bíblia online
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