O Espírito Humano e as Disciplinas Cristãs
Lição CPAD 11 - 14 de dezembro de 2025
Subsidio - pastor e professor Osvarela
Texto Áureo
“Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para
tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1Tm
4.8).
Prática
As disciplinas espirituais são necessárias para o fortalecimento do
espírito, assim como os exercícios físicos para a estrutura óssea e muscular.
Leitura Bíblica
1 Timóteo 4.6-8,13-16.
6 — Propondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de
Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.
7 — Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas e exercita-te a
ti mesmo em piedade.
8 — Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a
piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há
de vir.
13 — Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
14 — Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por
profecia, com a imposição das mãos do presbitério.
15 — Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu
aproveitamento seja manifesto a todos.
16 — Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas
coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te
ouvem.
Objetivos
da Lição:
I)Explicar
o conceito bíblico de piedade, distinguindo entre sua dimensão interna e
externa;
II)
Despertar nos alunos a consciência da necessidade de uma prática regular e
perseverante das disciplinas espirituais;
III)
Conscientizar os alunos que as disciplinas espirituais são ferramentas
essenciais na batalha contra as forças do mal.
Etimologia:
ευσεβεια - eusebeia; n. f. reverência, respeito;
fidelidade a Deus, religiosidade
ευσεβεω - eusebeo; v. agir piedosa ou
reverentemente - em relação a Deus, nação, magistrados, relações, e a
todos a quem respeito e reverência são devidos
ευσεβης - eusebes; adj. piedoso, submisso
ευσεβως - eusebos; adv. piedosamente,
religiosamente
Do Grego Eusébios, formado por Eu-, “bem, bom”, mais Sébas,
“piedade, respeito a Deus”. Pode-se traduzir como “piedoso”.
Introdução:
Partindo do pressuposto que na Bíblia não há espaço para Mitos, nem Fábulas.
Obs.: fábulas neste contexto neotestamentário é diferente das descritas
no velho Testamento (Ex.: Jotão; Jeoás)
As
“fábulas” podem se referir a especulações sobre éons, emanações, ordens de
anjos e seres intermediários, características comuns a todas as formas de
gnosticismo.
Os Pais da
Igreja do século II aplicaram essas passagens dessa maneira!
1 Timóteo 4.7 — Mas rejeita as
fábulas profanas e de velhas e exercita-te a ti mesmo em piedade.
“Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens
que se desviam da verdade.”
Paulo ensina sobre não dar valor a quaisquer fábulas, ou
conversas de velhas da cultura judaica, é ponto a ser destacado devido ao
helenismo presente no contexto contemporâneo, sob domínio romano, em que eles
viviam, no qual as fábulas e mitos se destacavam como um conjunto filosófico e
teogônico do povo grego.
Nas Epístolas Pastorais, o termo aparece quatro vezes, referindo-se a um
tipo de falsa doutrina que estava em voga em Éfeso e na Creta.
Essas fábulas estão associadas a “genealogias intermináveis que promovem
disputas” (1Timóteo 1:4) e são descritas como “fábulas profanas e de velhas
mulheres” (1Timóteo 4:7), em contraste com a “doutrina saudável” (2Timóteo 4:4).
São consideradas “judaicas” ou “mandamentos dos homens” (Tito 1:14), e as
“genealogias” estão ligadas a disputas sobre a lei (Tito 3:9).
O que depreendemos deste fato é que o Apóstolo Paulo é fiel ao seu
ensino, ao reafirmar e corroborar seus ensinos, ao seu outro filho na Fé, o
jovem Timóteo que estava em Éfeso, com a mesma missão de Tito, agora em Creta.
Sua preocupação era que, as lendas ou contos fabulosos impedissem, a
edificação da Igreja e do reino de Deus. Na mesma carta a Timóteo, Paulo
declara que as tais fábulas, eram profanas.
O uso destas fábulas só criava disputa e dissensões no seio da Igreja!
“Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e
exercita-te a ti mesmo em piedade...” I Timóteo 4. 7
O apóstolo Paulo diz sobre o assunto a Timóteo:
“Como te roguei, quando parti
para Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não
ensinem outra doutrina, nem se dêem a fábulas ou a genealogias
intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que
consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é a caridade de um
coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida, do que
desviando-se alguns, se entregarem a vãs contendas” I Tm. 1:3-6
Obs.: não há nenhuma intenção de
Paulo em denegrir a imagem dos velhos, ou velhas (pois, ao mesmo Timóteo,
Paulo ensina Timóteo tratar as idosas com cuidado especial), mas colocar
como alerta, que não se deixe levar pelo ensino de coisas tolas, que passam,
muitas vezes, como estórias contadas, por alguns antigos, como lendas, e que
até as crianças, ao se tornarem, maiores saberão que era uma estória, apenas
sem conteúdo, mas uma maneira de passar o tempo. “MUTHOS” (Gr) significa uma
ideia baseada em ficção, estória ou invenção.
Todo o ensino doutrinário cristão só pode ser exercido com fidelidade,
quando ensinado sob a luz e citação bíblica.
O Que é uma Fábula?
Mitos ou fábulas, no Novo Testamento são
tratados como mentiras humanas em contraste com a revelação divina da verdade.
As fábulas, ao longo da civilização têm assumido um papel no campo da
elaboração e ordenação do raciocínio. Quanto mais primitiva for a forma de
pensamento, menos capacidade de abstração, e mais necessidade de elementos
definidos. Como Paulo, o Apóstolo Pedro também teve esta singular preocupação,
que nos mostra que havia certa facilidade quanto ao uso de fábulas judaicas no
conteúdo de ensino da Igreja, ou pela própria condição cultural no início de um
novo ente religioso, entendidos por muitos como mais uma seita Judaica.
A própria questão da Salvação, não fora forjada como uma fábula, mas era
um fato provado que não poderia situar-se no reino do mundo mítico.
“Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso
Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós
mesmos vimos a sua majestade.” 2 Pedro 1.16
Desenvolvimento do argumento:
1 Timóteo 4.6 — Propondo estas coisas
aos irmãos, serás bom ministro de Jesus Cristo, criado com as palavras da fé e
da boa doutrina que tens seguido.
“Disciplinas Espirituais são as disciplinas pessoais e corporativas que
promovem crescimento espiritual. São hábitos de devoção e cristianismo
experimental que têm sido praticadas pelo povo de Deus desde os tempos
bíblicos.” Donald S. Whitney
A ideia de Paulo era criar em Timóteo a Disciplina Exercitada:
“A disciplina é definida como um "treinamento esperado para
produzir um caráter específico ou padrão de comportamento". A disciplina
não faz parte da natureza do pecado, mas é um componente natural da vida
cristã. Na verdade, quase nada de qualquer significado em nossas vidas é
realizado sem ela. As disciplinas espirituais podem ser descritas como
comportamentos que aumentam o nosso crescimento espiritual e nos permitem
crescer até a maturidade espiritual.”Citação: GotQuestions.org - Perguntas
sobre a Vida Cristã - disciplinas espirituais
O exercício da piedade não é uma vida contemplativa, mas a disciplina a
ser imposta a cada um de nós por nós mesmos, por isso, Paulo exorta
continuamente a Timóteo a algumas formas de disciplinar o espirito, naqueles
dias em que o corpo, a ‘sarx’ era privilegiada, como também nos nossos dias
atuais (Pois o exercício do corpo [ἡ σωμ. γυμν] – “corporalis exercitatio”, Vulgata):
1 Timóteo 4.13
— Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá.
1 Timóteo 1:5 O objetivo desta instrução é o amor que procede de um
coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sincera.
As
disciplinas espirituais são ferramentas essenciais na batalha contra as forças
do mal.
Entre estas disciplinas a que envolve a Palavra de Deus – (a natureza
inerente das Escrituras, nos diz que ela, é literalmente da boca de Deus, isto
é, "inspirada por Deus" e, como tal, contém o próprio poder de Deus
(2 Timóteo 3:16-17) - e sua contínua a leitura, o estudo, a memorização e a
meditação das Escrituras (Josué 1:8: "Não cesses de falar deste
Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de
fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu
caminho e serás bem-sucedido.").
Efésios 6:15-17 e tendo os pés calçados com a
prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé,
com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o
capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.
Se essa disciplina for negligenciada, nenhum outro esforço para se
disciplinar será bem sucedido porque simplesmente não temos o poder de superar
a resistência da natureza do pecado em que residem nossas novas naturezas, pois
é a Palavra que além de nos limpar do mal, nos exercita o espirito no combate
contra o pecado.
1 Timóteo 3:16 Não há dúvida de que é grande o
mistério da piedade: Deus foi manifestado em corpo, justificado no Espírito,
visto pelos anjos, pregado entre as nações, crido no mundo, recebido na glória.
Paulo é exímio discipulador e exorta sempre a Timóteo, a quem chama de
filho:
1 Timóteo 1:2 NVI ..., a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé:
2 Timóteo 2:1-4:18 ARC - “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça
que há em Cristo Jesus.”
O cristão deve fazer da piedade, ou da consagração de
sua vida ao devido culto a Deus, seu alvo principal. O benefício, ganho deste
modo, é sem limite; interessa à vida verdadeiramente espiritual antes
que à existência física (gr. zoe, e não bios como
em 2Tm 2.4); e promove seu futuro tanto quanto seu presente bem-estar, ou
gozo completo. Esta doutrina é digna de ser criada e recebida, isto é, tomada
como base de conduta por todos os cristãos.
Assim, a esperança desse benefício – a piedade - se funda, não em
produzir tal resultado, mas em Deus, no Seu caráter revelado de
pessoa viva (gr. zon) e Salvador. Estes característicos
asseguram ao homem que Deus tem poder e está pronto a lhe dar verdadeira vida
(gr. zoe).
“Assim
como o exercício físico ajuda na manutenção do corpo na execução das tarefas do
ser humano, a piedade exercita o espirito e alma para poder entender a
necessidade das atividades que nos aproximam do que Deus quer de cada ser
humano na vida espiritual nos aproximando do que Deus deseja e espera do homem,
quanto a uma vida diária e da eu iremos viver no espírito. O homem piedoso é
leal a vontade de Deus mostrando seu respeito a Ele. Assim desenvolve pela
disciplina espiritual a saúde da alma!”
O verdadeiro conhecimento de Deus é cheio de piedade. Piedade
caracteriza a atitude correta para com Deus, englobando temor, reverência,
adoração e obediência. Ela é a palavra para a verdadeira religião. Paulo diz
que a piedade para tudo é proveitosa, não havendo contraindicação:
O apóstolo Paulo dá a forma e formula para o exercício, de como o atleta
espiritual exercita-se na pratica cristã – é com disciplina:
“Pois o
exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa,
porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” 1Timóteo
4.8. Citação - Teologia E Piedade: Por Uma - Teologia Comprometida - Hermisten
Maia Pereira da Costa - Trabalho Acadêmico
A Piedade é Doutrina Cristã à Igreja:
1Timóteo 4.16 — Tem cuidado de ti mesmo e da
doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a
ti mesmo como aos que te ouvem.
Uma das orientações de Paulo a Timóteo era o cuidado com o ensino a
Igreja - para isto foi chamado - portanto,
ao orientar o seu filho na fé, Paulo dá a forma correta a quem quer ser
ensinador ou porta-voz da Doutrina:
Pratica pessoal é a melhor forma de ensinar a outros:” fazendo
isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”
A posição do Doutrinador:
Ao orientar Timóteo, Paulo ensina que a prática cabal da vida cristã por
Timóteo deve, além de – doutrinar - deve prescrever e além de expor, praticar o
que ensina, a fim de levar seus ouvintes a ocupar-se com ela plenamente
conscientes do que fazem com base em sua própria experiencia e maneira de viver.
O Timoteo jovem deve assim fazer pois a sua relativa mocidade e natural
timidez não devem podem servir de pretexto para que o desprezem (12;
cf. 1Co 16.10-11), a prática e disciplina exercidas serão importantes para
convencimento de seus ouvintes como modelo para ser imitado (cf. Fp
3.17; 2Ts 3.9) não só no ensino, como na conduta, e no amor, na fé e na
pureza subjacente, dos quais a conduta obviamente é expressão.
Regramento do Ensinador:
“Toda a Escritura é inspirada por
Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação
na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente
habilitado para toda boa obra.” 2 Timóteo 3:16,17
Paulo ao ensinar Timoteo está dizendo que:
Há métodos espirituais que nos afinam e levam a santidade e aproximação
com Deus.
Josué 1:8: "Não cesses de falar
deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas
cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar
o teu caminho e serás bem-sucedido."
Timóteo, como toda a pessoa chamada para um ministério especial na
congregação, deve ele prestar constante atenção a algumas principais e
respectivas responsabilidades:
- Leitura pública das
Escrituras;
- Exortação ou pregação;
- Doutrina
ou ensino (cf. Lc 4.16; At 13.15; At 15.21; At 17.2-3). “Assim como o ferro afia o
ferro, o homem afia o seu companheiro (Provérbios 27:17)
- Leitura E Estudo Da
Palavra,
- Oração,
- Jejum,
- SOLITUDE - 1 Timóteo 4.
15,16 — Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o
teu aproveitamento seja manifesto a todos.Tem cuidado de ti mesmo — -
SOLITUDE (Uma escolha consciente de estar só para atividades como
reflexão, estudo, oração ou apenas para relaxar, gerando sentimentos de paz,
autossuficiência e crescimento pessoal.) Nós muitas vezes temos pouca escolha em relação às pessoas e
circunstâncias que Deus traz às nossas vidas, mas podemos decidir, por exemplo,
se iremos ler a Bíblia ou jejuar hoje.
Poderíamos acrescentar, ainda,
sob a ótica da Igreja primitiva:
- Doar generosamente,
- Comunhão
- Adoração.
São ações práticas da fé que motivadas por amor profundo a Deus gera
transformação pessoal.
Santidade através das Disciplinas Espirituais
I Timóteo 4.8, 16 — Porque o exercício
corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa
da vida presente e da que há de vir. — Tem cuidado de ti mesmo
e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás,
tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.
“Não devemos simplesmente esperar pela santidade, devemos buscá-la.”
Donald S. Whitney
De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar
algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da
separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a
partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a
Deus.
Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa
abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa
viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo",
no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno etc.
A Graça nos ensina a disciplina:
“Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos
remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado
à prática de boas obras.”
A disciplina é para ser exercida - Hoje!
Tito 2:11-14 Porque a graça de Deus se
manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à
impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e
piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita
esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus
Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e
purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de
boas obras.
- nesta era presente
- renunciar à impiedade
- às paixões mundanas
- viver de maneira sensata, justa e piedosa
- dedicado à prática de boas obras
Propósito é “a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1Tm
4.8).
Atentemos para este aspecto para que no tempo presente nos dediquemos
a exercitar o espírito humano a ser disciplinado.
“A
Bíblia exorta, mas também consola. Ele refrigera a nossa alma e nos ensina como
proceder em amor. 2 Coríntios 3:6 nos diz que a letra mata, mas o Espírito
vivifica. Não se pode compreender a Palavra sem a revelação do Espírito Santo.”
Qualquer exercício requer disciplina e pratica, isto é o que o Apóstolo
Paulo deixou de ensino à Timóteo e este texto nos alcançou!
ANEXO:
Apólogo - substantivo masculino;
lit. narrativa em prosa ou verso, ger. dialogada, que encerra uma lição moral,
e em que figuram seres inanimados, imaginariamente dotados de palavra.
A Fábula, é focada nas relações que
envolvem coisas e animais (ex: o livro Quem Mexeu no Meu Queijo e A Revolução
dos Bichos);
A parábola se centra nas histórias somente entre homens e comumente
possui cunho religioso. (ex: Parábolas de Jesus).
Apólogo
Poder-se-ia dizer, que há um apólogo na Bíblia, chamado de Apólogo de
Jotão. Encontra-se em Juízes 9.7-21.
Bem parecido com a fábula em sua estrutura, o apólogo é um tipo de
narrativa que personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens
da história.
Diversos autores consideram que se pode considerar o apólogo como uma
parábola que não utiliza apenas, e a título de analogia, um caso particular a
fim de tornar perceptível uma significação geral.
As fábulas são fantásticas para captar a atenção dos interesses e dos
sentimentos humanos. Seu estilo literário se caracteriza por narrações, nas
quais, seres irracionais, e mesmo objetos inanimados, são representados como
agindo e falando, para ensinar lições morais, e manipular a capacidade de
atenção e concentração, tomando conta da identificação idealizada em detrimento
da realidade. As fábulas têm poder na captação objetiva do interesse e na
fixação das lições que estão sendo propostas. As Fabulosas Fábulas - Glenio
Fonseca
Fonte:
Comentário de J.W Scott: 1 Timóteo 4:1-16
Citação de texto Adaptado de C. W. Emmet, Hastings, 1909 – em Apologeta
Disciplinas Espirituais – Se tornando parecidos com Jesus; março de 2023;
Nayla Cintra
Dicionário Strong
Site Estudantes da Bíblia
Site do autor –
Lições CPAD – 4º Trimestre 2025
https://estudandopalavra.blogspot.com/2015/09/a-organizacao-de-uma-igreja-local-2.html



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