Preparando o corpo, a alma e o
espírito para a Eternidade
Lição CPAD N.º13: Data: 28
de dezembro de 2025
Subsídio Pastor e professor Osvarela
Desejamos a todos nossos milhares
(Glória à Deus, por vocês) leitores que estiveram conosco, eventuais ou
diários, em próspero ano de 2026, com bençãos e sucesso e muita saúde, com
Cristo e por Cristo! Pastor Osvarela
Texto
“Mas a nossa cidade está nos
céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.” (Fp
3.20).
Prática
Na vinda de Jesus nosso corpo
abatido será transformado em um corpo glorioso, e, como um ser integral,
habitaremos para sempre com Ele no Céu.
Tito 2.11-14; 1 Pedro 1.13-16
Tito 2.11 — Porque
a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 — ensinando-nos
que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste
presente século sóbria, justa e piamente,
13 — aguardando
a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Senhor Jesus Cristo,
14 — o
qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar
para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
1 Pedro 1.13 — Portanto,
cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente
na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
14 — como
filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia
em vossa ignorância;
15 — mas,
como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa
maneira de viver,
16 — porquanto
escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.
A) Objetivos da Lição:
I) Levar os alunos a
compreenderem que a esperança escatológica é fundamental para uma vida de
santificação integral, ou seja, corpo, alma e espírito;
II) Alertar os alunos sobre os
desvios das teologias modernas que enfraquecem a santificação e a esperança na
volta de Cristo;
III) Ensinar que a santificação
deve abranger todo o ser — corpo, alma e espírito — como preparação contínua
para a vinda de Jesus.
1 Pedro 1.13 — Portanto,
cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente
na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo,
‘Manter o espírito em comunhão
com o Espírito Santo nos garantirá uma ida eterna ao lado de Deus!’ Osvarela
προσδοκαω - prosdokao;
v. esperar (seja em pensamento, esperança, ou medo)
σωτηριον - soterion; aquele
que salva, que traz salvação; que expressa esta salvação, ou através de quem
Deus está a ponto de executá-la; esperança da salvação (futura);
Tito 2.14 — o
qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar
para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Introdução:
A Igreja ajuda na manutenção da
esperança ao se ajuntar para cultuar a Deus com a presença do Espírito Santo,
com cânticos e adoração, ensino com ministração da Palavra, o que enleva o
espírito humano mantendo viva a esperança do encontro final com o Eterno e
assim como - εκκλησια - ekklesia que:
O grupo
de cristãos, ou daqueles que, na esperança da salvação eterna em Jesus
Cristo, observam seus próprios ritos religiosos, mantêm seus próprios encontros
espirituais, e administram seus próprios assuntos, de acordo com os
regulamentos prescritos para o corpo por amor à ordem. Strong – pag.131
Tito 2.12 — ensinando-nos
que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste
presente século sóbria, justa e piamente,
O crente regenerado no espírito
tem a consciência transformada, embora alguns em algum momento podem tê-la
cauterizada. Mas, o regenerado usa sua consciência contra a malignidades que
nos cercam diariamente, assim tem o discernimento renovado a cada momento pelo
Espírito Santo que em nós habita.
Consciência. O
discernimento do certo e errado fica entorpecido quando a pessoa se entrega a
desejos não santificados. Sob essas circunstâncias, a consciência não pode
funcionar de forma eficaz. Como uma bússola defeituosa, ela deixa de ser um
guia preciso e confiável. CBASD, vol. 7, p. 385.
A vida presente aos que vivem a
esperança de encontro com Deus, na eternidade, deve ser vivida sob os
parâmetros doutrinários da moral bíblica que nos e ensinada pela Palavra de D’us
como no texto que estudamos, que cremos e que devemos então praticar.
Mensagens de ano novo Crédito: Reprodução
- vivamos
neste tempo presente de maneira sóbria, justa e devota…
Viver esta vida, sob a visão do
Deus Santo – “16 — porquanto escrito está:
Sede santos, porque eu sou santo.” – ao qual servimos e desejamos habitar com
Ele nos céus, assim, esta vida leva a negações que nos despertam sentidos e
desejos.
1 Pedro 1.14 — como
filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes
havia em vossa ignorância;
O cristão deve reconhecer e saber
que há um caráter cristão forjado sob a Palavra de Deus e da presença do Santo!
Podemos exercer o
autocontrole a tudo que o Mundo nos
oferece, e mostrar o lado positivo do caráter cristão:
1-“negar
… luxúria” o negativo será deixado de lado, embora continue nos acompanhando e
sendo oferecido. A negação, em relação ao próprio eu.
απαρνεομαι
- aparneomai; v. negar - esqueçer de si mesmo, perder a visão ou
interesse próprio
2- “Sóbrio”
- a Bíblia nos orienta a ser “Sóbrio”, isto é, com autocontrole,
sobriedade alcançada na regeneração do espirito humano pelo Espírito Santo que
passou a viver em nós.
νηφαλεος -
nephaleos ou νηφαλιος nephalios; adj. sóbrio,
controlado
εκνηφω - eknepho;
v. recuperar-se da embriaguez, tornar-se sóbrio; metáf. voltar a ter uma
mente sóbria
3-Piedosos
- “Piedoso” ou piedosamente, em relação a Deus (não apenas amável e justamente,
mas algo superior, piedoso, com amor e reverência para com Deus).
Estes três
requisitos,vamos chamar assim, mostra como “disciplinar” na fé e no amor, para
aqueles que vivem a esperança (Tito 2:13).
θεοσεβης -
theosebes; adj. que adora a Deus, devoto, piedoso;
οσιος - hosios;
adj. purificado de pecado, livre de iniqüidade, observando religiosamente cada
obrigação moral, santo, puro, piedoso
Tito 2.13 — aguardando
a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso
Senhor Jesus Cristo,
περικεφαλαια - perikephalaia – περικεφαλαια - perikephalaia; n.
f. metáf. proteção da alma que consiste na (esperança de) salvação;
“A bendita esperança e
manifestação da glória.”
A esperança da vida futura, age
como um antídoto aos que esperam aquela vida futura.
Aguardamos a ‘parousia’, ou seja,
a manifestação, sob a etimologia da palavra, em e da glória daquele que
esperamos.
E que veremos, como comenta o A.
R. Fausset
“O grego para “manifestação” é traduzido “brilho” em 2Tessalonicenses 2:8.
Como sua “vinda” (grego, “”parousia)”) expressa o fato, assim “brilho,
aparecendo”, ou “manifestação” (“epiphaneia}) expressa sua visibilidade pessoal
quando Ele vier.”
A vida cristã exige santidade,
uma santidade não produzida por nós, mas produzida e vivenciada na Palavra de
Deus e na obediência a Doutrna, que pode ser alcançada nesta vida terrena,
embora expostos a todo tipo de doutrinação errônea, ou oferecimentos mundanos,
vivemos a santidade sob a Esperança da nossa reunião final com Deus!
2 Timóteo
4:3,4 Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo
contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos
juntarão mestres para si mesmos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade,
voltando-se para os mitos.
Nos nossos dias há facilitadores
da fé, os que pregam o que chamo de “Teologia do conforto”.
Pontos principais:
Vida cristã permissiva –
beberrões, comunhão com as coisas do Mundo, com vida facilitada com excessos
mundanos. Vemos pessoas que se dizem cristão, mas, vivem sendo objeto de
notícias, de suas vidas pessoais que jamais se coadunam com a fé cristã (entendo
que a alma destes e de todos, tem realmente o desejo de servir e comungar com
deus, mas não se permitem deixar de viver uma vida de negação, seja do lucro
por suas atividades ou de relacionamentos que não largam)
Prosperidade (sempre) – o
crente não pode sofrer necessidades (logico que Deus abençoa, mas não é isto
que nos faz servir a Ele). A cada ciclo do calendário os ‘lideres’ fazem o
público ouvir “este é novo tempo de mudança!” e sempre, ou quase sempre, isto é
sob a oneração financeira dos fiéis, com votos e propósitos sob valores a serem
doados!
A Teologia da Prosperidade é a
base do discurso destes líderes, que mantem seus templos repletos de pessoas
necessitadas de bens materiais, de empresários falidos, estes grupos de pessoas
tem como que “comichões nos ouvidos” ao ouvirem estas prédicas.
Apresentam uma serie de
facilidades para uma vida ‘cristã’ sem dores, sob a ótica da prosperidade e da
imensurável misericórdia, que permitiria a nós os crentes realizarmos pratica
mundanas e mesmo assim sermos agraciados, pela “Graça” de Deus.
A exortação é antes de tudo uma
forma de animar o que recebe, mas não pode ser confundida como uma forma de não
dizer a verdade e neste vaso a verdade é a Palavra de Deus pura.
Portanto, não podemos rejeitar a
verdade e buscar ensinamentos que só agradem nossos sentimentos humanos.
Exortar – Animar
Alegria e Esperança:
“Amados, não estranheis a
ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa
estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de
serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na
revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.” 1
Pedro 4:12,13
Preparando o corpo, a alma e o
espírito para a Eternidade
A manifestação da Graça é que
pode produzir em nós uma vida com Cristo em santificação, ainda que em carne,
mas a Graça nos alcançou e nos renovou!
A Graça está manifesta a todos!
A Graça trouxe e traz salvação
A Graça nos alcançou!
A Graça Renova, mente/consciência,
espírito humano!
A Graça é universal e alcança todos
os homens!
Renunciar é viver na esperança do
encontro aguardado cm Cristo”
Tito 2.11 — Porque
a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
Fonte:
Lições CPAD – 4º Trimestre 2025
Estudantes da Bíblia
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Bíblia on line ARA-NVI





Nenhum comentário:
Postar um comentário