Venezuela inaugura bondinho que transporta moradores de morros.
Teleféricos em Caracas começaram a operar nesta quinta-feira (18).
Eles percorrem
Do G1, com informações da Reuters
Os teleféricos percorrem
Uma Experiência Social.
Me faz pensar, no Verdadeiro Evangelho.
Mt.11.5 . cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são purificados, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o Evangelho.
A experiência com os teleféricos, ou os chamados bondinhos, não é uma experiência nova neste tipo de vila habitacional social [o exemplo já foi sucesso integrador de comunidades idênticas, na Colômbia], as chamadas favelas, que na realidade são hoje vilas habitacionais que abrigam gente desprovida de dinheiro para comprar uma casa em outro local, mais urbanizado, vírgula, na realidade tem muita gente que até poderia comprar, mas prefere viver junto a sua gente, conhecidos desde a infância, sem glamuralizar:
Bondinho na periferia de Caracas, na Venezuela, que começou a operar nesta quinta-feira (18) (Foto: Jorge Silva / Reuters)
Viver nestas vilas habitacionais sociais é para muitos uma vida de mais convívio, do que num Condomínio de apartamentos, onde você pode, nem conhecer o seu vizinho do apartamento de frente. .
No entanto, em várias cidades, inclusive no Rio de Janeiro e São Paulo são na verdade celeiro de muita mão-de-obra e de valores humanos que sustentam a sociedade que se acha melhor, em alguns casos do que estes.
No entanto na malha social existente nestas vilas sociais de “baixa” renda [assim chamadas], você pode encontrar, gente com renda muito superior do que, os ditos: não favelados;
Ali você encontra, artistas, esportistas e gente com curso superior, comerciantes de sucesso.
Além de que, a realidade social se desenvolve com redes de TV a cabo [não questione a eventual rede de TV a gato”], Internet nas casas, lan-house’s, e toda uma rede de comércio muito bem estabelecida.
É uma realidade “bem-vinda” [mas, defenestrada, por outros casos, que não vem ao caso] pela classe média e alta dos colossais apartamentos de 4 dormitórios, ou mesmo da dona da kitchnet.
Religiosidade:
A religiosidade existente nestas vilas, é algo importante para a sociedade e o contra-ponto do amor latente, [ou carente de ser usufruído ali, por alguns], entre seus moradores.
As nossas Igrejas se tem estabelecido nestes núcleos, com inominável sucesso e competência dados por Deus.
-Primeiro por não estigmatizar estes moradores;
-Segundo por amar seus moradores;
-Terceiro por abrir a alma deste povo para adorar à Deus;
-Quarto por ser um centro sócio-religioso que recebe de braços abertos todos e qualquer que quiser entrar em suas portas, durante nossas as reuniões;
-Quinto pela ação da religiosidade advinda da verdadeira vida cristã, modificadora de comportamentos.
-Sexto por dar esperança pela Palavra da Salvação
-Sétimo por ser um refúgio onde todos são elevados socialmente, independente de berço, de nome ou de riqueza.
Aí está a beleza do Amor estampado em um dos bondinhos na Venezuela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário