quarta-feira, fevereiro 2

Crime - Frei é preso ao sair de motel com adolescente em MT


Mais um caso de pedofilia na ICAR- Igreja Católica Romana.
O Frei Erivan Messias, da paróquia Nossa Senhora do Guadalupe, em Cuiabá.
Polícia indiciou o religioso por crime de estupro de vulnerável.
Em depoimento, garota disse estar apaixonada por Erivan Messias.
Fonte: Helson França,
Do que ri o Frei?
De acordo com a delegada Juliana Palhares, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande: “Ele frequentava motéis com a menor e usava o carro da paróquia para ir aos locais com ela...” 
Ele era íntimo da família de sua vítima.
Esta página procura noticiar fatos verdadeiros e apontar sem discriminação, alguns abusos de religiosos, independente de denominação, quiçá na área moral.
A repetição por vários ‘posts’ de casos de membros do Clero Romano, no entanto, tudo indica, que a Igreja Católica não tomou posição firme, para excluir de seus quadros, com penas duras os seus ministros que agem de maneira perversa nesta área, contra crianças.
Neste caso houve apenas a suspensão do Frei, responsável por duas paróquias, para medir o grau de importância dentro da Arquidiocese de Cuiabá, do acusado.
Mais um caso, desta vez em Cuiabá foi apontado pela Polícia, com flagrante e constrangimento da criança adolescente de 16 anos, que detalhou o fato a Delegada, conforme vimos na mídia televisiva, não há nenhum apontamento para abrandar a situação.
O Frei está preso no anexo 1 da Penitenciária Central do Estado. Já a adolescente, quando supreendida, caiu em choro.
Em seu depoimento, ela disse estar apaixonada por Erivan. “Ele pode ter usado a liderança como religioso para aliciá-la”, explicou Juliana.
A família da garota frequentava a paróquia regularmente e tinha um contato próximo com o religioso. 
A mãe da adolescente ficou muito abalada quando soube que a filha tinha um caso com o frei, contou a delegada.

Suspensão.
Em nota oficial divulgada na terça-feira (1º), a Arquidiocese de Cuiabá afirmou ter suspendido a atuação do frei suspeito de pedofilia.
O religioso foi preso na segunda-feira (31), em Várzea Grande (MT), quando deixava um motel acompanhado de uma adolescente de 16 anos.
Ele era pároco de duas paróquias em Cuiabá.
O frei foi preso, na noite de segunda-feira (31), em Várzea Grande (MT), quando saía de um motel acompanhado de uma adolescente de 16 anos. De acordo com a Polícia Civil, ele deve responder por estupro.
“Nós recebemos uma denúncia, no ano passado, de que ele teria um relacionamento com essa adolescente. Começamos a investigação e em janeiro tivemos a confirmação. Ele frequentava motéis com a menor e usava o carro da paróquia para ir aos locais com ela”, diz ao G1 a delegada Juliana Palhares, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande.
 “Manifestamos nossa consternação e repulsa pelo fato ocorrido com uma jovem de 16 anos. No tocante à Arquidiocese de Cuiabá, já notificamos de imediato ao interessado a suspensão do exercício do ministério sacerdotal e a destituição de pároco das paróquias Nossa Senhora Mãe dos Homens e Nossa Senhora de Guadalupe”, diz a nota, assinada pelo arcebispo Dom Milton Santos.
Ainda segundo a Arquidiocese, os demais encaminhamentos serão conduzidos pelos Superiores da Ordem/Congregação à qual pertence o frei.
De acordo com a delegada Juliana Palhares, da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Várzea Grande, o religioso começou a ser investigado após uma denúncia.
"Nós recebemos uma denúncia, no ano passado, de que ele teria um relacionamento com essa adolescente. 
Começamos a investigação e em janeiro tivemos a confirmação. Ele frequentava motéis com a menor e usava o carro da paróquia para ir aos locais com ela”, disse ao G1.
O frei, ainda segundo Juliana, tinha um relacionamento próximo com a família da adolescente.
A menor era órfã de pai e, por isto, entendo que ela não poderia oferecer resistência. 
Pela lei, existem três critérios para classificar estupro de vulnerável: 
a pessoa ser menor de 14 anos, ou ter debilidade mental ou física, 
ou se a vitima não pode oferecer resistência. 
A pena prevista para este crime é de 8 a 15 anos de reclusão`.
O frei Erivan Messias é considerado um religioso ativo na congregação. 
No ano passado, organizou a 8ª Caminhada pela Paz, nas comemorações da Semana Franciscana . foto
O evento teve cerca de 20 mil pessoas.
Agravante:
Ele atuava fundamentalmente com a juventude.
Eu entendo que essa proximidade é suficiente para viciar o consentimento da menor, por isso ela é considerada vulnerável, não tem condições de impedir o abuso" - afirmou a delegada.
A prisão do frei aconteceu no mesmo dia em que a delegada titular Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mara Rubia Carvalho, apresentou um balanço sobre violência sexual contra menores no ano de 2010.
Foram, ao todo, 247 inquéritos para apurar crimes sexuais, tais como exploração sexual, favorecimento a prostituição, corrupção de menores e estupro de vulnerável contra crianças e adolescentes e 135 verificações preliminares - procedimento utilizado para averiguação de denúncias graves, desprovidas de maiores informações, antes da abertura do inquérito.
O sacerdote foi encaminhado para Polinter, onde permanece detido.
"Estupro de vunerável é a capitulação legal para este crime que ele cometeu. 
A pena é de reclusão de oito a 15 anos" - afirmou a delegada Palhares.
A adolescente foi encaminhada para a delegacia onde prestou depoimento, acompanhada da mãe. Em seguida, ela foi submetida a exames no IML.
Enquanto a Justiça brasileira, não punir com penas duras e altas indenizações, como aconteceu nos EUA e na EU, com a ICAR, estes fatos serão notícias corriqueiras, fora outros fatos desconhecidos e alguns dos acusados já em liberdade, em outras paróquias, ou fora do país. 

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical