sábado, outubro 29

A Conspiração dos Inimigos contra Neemias. Lição 05 – CPAD - 10-2011.


Final - Segunda Parte...
Autor: Osvarela
A Conspiração dos Inimigos contra Neemias. Lição 05 – CPAD
Conspiração –
Συνωμοσία -
syno̱mosía
S.f. Ação concertada contra o Estado [Israel]: tramar uma conspiração. Entendimento secreto dirigido contra alguém [Neemias]; conluio, maquinação, trama.

Subst. fem. conspiração (conspirações [kõʃpirɐ'sõjʃ] pl) [kõʃpirɐ'sɐ̃w] plano secreto contra algo ou alguém...
Etimologicamente, conspirar significa respirar juntos, ou, ainda, conjugar os espíritos.
6.2. Sambalate e Gesem mandaram dizer-me: Vem, encontremo-nos numa das aldeias da planície de Ono. Eles, porém, intentavam fazer-me mal.
E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer. Por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
...na qual estava escrito: Entre as nações se ouviu, e Gesem o diz, que tu e os judeus intentais revoltar-vos, e por isso tu estás edificando o muro, e segundo se diz, queres fazer-te rei deles;
...e que constituíste profetas para proclamarem a respeito de ti em Jerusalém: Há rei em Judá. Ora, estas coisas chegarão aos ouvidos do rei; vem pois, agora e consultemos juntamente.
Então mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes, coisa nenhuma sucedeu, mas tu mesmo o inventas.
Pois todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
Trabalhando em Meio a Crise.
Um Restaurador Sob Pressão:
Pois todos eles nos procuravam atemorizar
Neemias chegara a Jerusalém em meio a crise estabelecida:
Moral
Econômica
Social
Como pano de fundo para tudo de maneira tipificadora, toda à Cidade está em ruínas.
Muito embora, saibamos que o templo está edificado, a cidade estava sem muros e suas portas, além do fato das mesmas estarem queimadas, como ressaltam as Escrituras:
Ne. 1.3... Os restantes que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande aflição e opróbrio; também está derribado o muro de Jerusalém, e as suas portas queimadas a fogo.
Enfrentando a Crise ele declara sob a mesma ótica de quem consultara: ao Deus do Céu, antes de propor sua ida a Jerusalém, lá em Susã.
As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos”.
Sabedoria em Neemias:
Crise se vence sob a ótica do envio confirmado por Deus:
2.6-8. Então o rei, estando a rainha assentada junto a ele, me disse: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu certo prazo.
Eu disse ainda ao rei: Se for do agrado do rei, dêem-se-me cartas para os governadores d’além do Rio, para que me permitam passar até que eu chegue a Judá;como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, a fim de que me dê madeira para as vigas das portas do castelo que pertence à casa, e para o muro da cidade, e para a casa que eu houver de ocupar. E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim.
Neemias havia condicionado seu sucesso para a crise estabelecida em Jerusalém a um único personagem com capacidade de ajudá-lo.
Porém, ele se mostra humilde
Um homem que entende está sob ordem de autoridade humana – há muita gente querendo ser reformador, sem a autorização de sua liderança.
Passa a ser então um insubmisso
Na hora da crise não tem a quem recorrer.
Como assim?
E o rei mas deu, graças à mão benéfica do meu Deus sobre mim.
Neemias poderia utilizar-se de duas potencias a quem consultara e de quem obtivera autorização:
Deus
E as cartas e Ordem do Rei Artaxerxes
Porém sendo um gerente natural de crises ele sequer alude as cartas, entendendo que a Crise e ataques está sendo instalada na área espiritual.
Ou seja, Neemias reconhece, em seu intimo, que os inimigos não são contra a obra por ele dirigida, mas está no nível espiritual.
Podemos entender isto no convite de Tobias e nas palavras de Sambalate:
...e que constituíste profetas para proclamarem a respeito de ti em Jerusalém: Há rei em Judá.
Discernindo o fundo espiritual da Crise:
6. 13,14. mas ele pronunciou essa profecia contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o haviam subornado.
Eles o subornaram para me atemorizar, a fim de que eu assim fizesse, e pecasse, para que tivessem de que me infamar, e assim vituperassem. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me.
Mais uma vez Neemias se destaca como líder preparado e com discernimento da conspiração.
Crise e conspiração andam juntas.
Davi e Absalão
Samuel e os filhos de Eli
2-3. Quando Ezequias viu que Senaqueribe tinha vindo com o propósito de guerrear contra Jerusalém, teve conselho com os seus príncipes e os seus poderosos, para que se tapassem as fontes das águas que havia fora da cidade; e eles o ajudaram.
Rei Ezequias e o recado de Rabsaqué de Senaqueribe.
Crise necessita do anteparo dos Muros.
Precisamos restaurar os muros;
Necessitamos de erigir muros
Solicitamos que nos a ajudem a reerguer muros queimados à fogo
Crise e muro necessitam de um homem que saiba restaurar:
Ânimos
Valores morais
Valores espirituais
Discernir a ação do inimigo em cada palavra ou movimento
Crise pode fazer te enclausurar no próprio Templo, erguido para adorar à Deus.
Mas, na crise a cama do traidor é feita em uma câmara no próprio Templo, de onde partem os ataques.
É nesta hora que se deve atentar para a crise como espiritual e envolvendo o nome de Deus.
Querem nos enclausurar no templo para que a Obra de edificação pare:
Sabedoria:
Alguns querem usar o próprio local de culto como local de atemorização do Restaurador.
Procuram entre as paredes do local de culto enclausurar homens que estão fazendo ‘uma grande Obra’;
Neemias entendeu que para defender-se havia a própria presença de Deus com Ele e confiado nisto discerniu que o templo era local de adoração e não esconderijo de covardes. Antes seria fulminado pela presença de Deus por ter abandonado a Obra: 6.11 Eu, porém, respondi: Um homem como eu fugiria? E quem há que, sendo tal como eu, possa entrar no templo e viver? De maneira nenhuma entrarei.
Muitos tem se usado o local de culto como esconderijo de seus problemas e saindo dele se sentem vazios e sem direção.
Ed.8. 28. E disse-lhes: Vós sois santos ao Senhor, e santos são estes vasos;
Vós sois o Templo.
1 Co.3.16. Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
Esta era a visão
Esta é a visão da Graça em meio ao tempo da antiga Lei, Neemias a encontra sabendo que até mesmo a Arca havia sido levada, quando homens sem zelo e cuidado e sem direção perderam a Glória e nasceu o Icabô!
9,10. Pois todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará. Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos. Ajuntemo-nos na casa de Deus, dentro do templo, e fechemos as suas portas..
O templo é local de adoração;
Não é lugar de covardes
Mas, para estar cheio precisa de gente que trabalha nos muros e daqueles que se agregam através da Cidade restaurada, ou de vidas restauradas.
Qual é a nossa visão do Templo?
Fortificando-se os muros o povo descansa nas palavras do gerenciador da crise:
Orando ao Deus dos Céus.
Nas palavras do gerente da crise confiado em Deus.
2 Cr.32.5 Ezequias, cobrando ânimo, edificou todo o muro que estava demolido, levantando torres sobre ele, fez outro muro por fora, fortificou a Milo na cidade de Davi, e fez armas e escudos em abundância.
7,8;20 Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele. Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá. Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu.
Em meio a Crise:
Aprenda que a obra não para
A edificação das portas continua
O ápice da Crise e no final da Obra
Final da Obra é apenas uma etapa, pois agora a Cidade está fortalecida, e os inimigos não têm mais parte com a Cidade de Deus.
A Crise gerenciada coloca os inimigos em seu devido lugar.
Aprendemos:
Em meio à crise, com as respostas e a ação assertiva do homem certo escolhido por Deus, o constrangimento é desfeito os ‘operários’, isto é os obreiros dos muros, não se intimidam e usam armas e ferramentas na edificação;
Um dá cobertura e defesa ao outro no muro;
Há regulação das turmas de obreiros;
Cada qual sabe o seu turno;
Cada família o seu trecho.
Entenda:
Não houve crise entre os que trabalhavam;
Não houve peleja entre os que estavam envolvidos na Obra
Não há disputa por parte do muro
Todos eram, tal qual, um só homem
Todos queriam estar na Obra de tal forma que aceleraram a obra em meio a Crise que houve um espanto dos inimigos com a velocidade com que se encerrou a Obra.
Gerenciada sob a Crise a Obra não para, mas avança, sob uma liderança eficaz e sob a égide do que a ordenou: O rei e Benção do Altíssimo, o primeiro a ser consultado.
Ne.6.15,16. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus. 
Conclusão:
Em tempos de Conspiração não se esqueça de sua Oração para esta no meio da Crise;
Não se esqueça do compromisso assumido diante do Rei
Não se esqueça que você edeixou Susã, a tua fortaleza para realizar uma Grande Obra
Não se esqueça que O Deus do Céu te fará prosperar
Saiba que Sambalate, Tobias e Gesém já estão no local da crise esperando e respirando ameaças apara quem chegar se sentir intimidade: nós, porém não somos daqueles, que voltam para trás.
Quem lança a mão ao arado e olha para trás não é digno
As portas precisam ser colocadas, para eu a cidade seja fortalecida e as Torres sirvam de lugar de ação dos atalaias.
7. 3 ...e eu lhes disse: Não se abram as portas de Jerusalém até que o sol aqueça; e enquanto os guardas estiverem nos postos se fechem  e se tranquem as portas; e designei dentre os moradores de Jerusalém guardas, cada um por seu turno, e cada um diante da sua casa.
As suas mãos hão de largar a obra, e não se efetuará.
Mas agora, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
Fonte:
Os muros de Jerusalém são terminados  - R David Jones;
Champlin
Apontamentos do autor
Lição CPAD

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger