quinta-feira, março 1

A Excomunhão de Lutero - Exposição no Vaticano Libera o Processo Para o Público!

Vaticano publica documentos sobre a Excomunhão de Lutero, pela primeira vez.
Você pode ver alguns Documentos que a ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana está disponibilizando, na sua Sede, o Vaticano, em exposição pública.
A  Excomunhão de Lutero, o sumário do julgamento do pensador e filósofo Giordano Bruno e a causa matrimonial de Henrique 8º aberta pela Santa Sé estão entre os documentos valiosos parte do Arquivo Secreto Vaticano expostos pela primeira vez ao público.
Documentos sobre Galileu Galilei, condenado e já absolvido ‘post mortem’, pelo Vaticano. 
Vaticano publica documentos sobre a Excomunhão de Lutero, pela primeira vez.
Você pode ver alguns Documentos que a ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana está disponibilizando, na sua Sede, o Vaticano, em exposição pública.
A  Excomunhão de Lutero, o sumário do julgamento do pensador e filósofo Giordano Bruno e a causa matrimonial de Henrique 8º aberta pela Santa Sé estão entre os documentos valiosos parte do Arquivo Secreto Vaticano expostos pela primeira vez ao público.
Documentos sobre Galileu Galilei, condenado e já absolvido ‘post mortem’, pelo Vaticano. 
 Atas do processo contra Galileo Galilei na exposição ‘Lux in Arcana’ - Foto: EFE
 Mais de 100 documentos originais foram selecionados
 Pessoas visitam exposição que reúne 100 documentos do Arquivo Secreto Vaticano - Foto: EFE

Visitante vê carta de Copérnico dirigida ao papa Paulo 3 - Foto: EFE
"Lux in arcana" (Luz em Enigmas) é apresentada pelos 400 anos da fundação do arquivo pelo papa Paulo 5 em 1612. Entre os documentos, destacam-se as atas do processo de Galileu Galilei (1616-1633), que contêm todos os papéis desse julgamento recolhidos pela Congregação do Santo Ofício, além da carta dos membros do Parlamento inglês ao papa Clemente 7 sobre a causa matrimonial de Henrique 8º, de 1530. 
O pergaminho assinado por 83 parlamentares, entre lordes e membros da Câmara dos Comuns, pedia a anulação do casamento do rei com Catarina de Aragão.
Um pouco da história:
Católico fervoroso, Henrique 8º refutou a doutrina de Lutero, o que lhe valeu, no mesmo ano, o título de "defensor da fé", outorgado pelo papa Leão 10º. Ao mesmo tempo, o rei se preocupava com sua sucessão: a princesa Maria, única a sobreviver entre os seus filhos, não poderia, segundo a opinião geral, ser coroada.

O cisma britânico

Em 1527, através de Wolsey, Henrique solicitou ao papa Clemente 8º a anulação de seu casamento. Depois de muito protelar a decisão, o papa , então virtual prisioneiro de Carlos 5º - sobrinho de Catarina de Aragão -, negou-se a atendê-lo.

As reações de Henrique não se fizeram esperar: Wolsey, caído em desgraça, foi preso e acusado de alta traição. Com o apoio do parlamento e da opinião pública, de longa data descontente com os privilégios e poderes eclesiásticos, Henrique nomeou-se a si mesmo chefe da Igreja da Inglaterra (1531), com o poder de indicar bispos e estabelecer doutrina.

Pouco tempo depois, em 1533, o arcebispo de Canterbury, Thomas Crammer, seu principal conselheiro, decretou a anulação do casamento e confirmou a união secreta do rei com Ana Bolena.

Consumado o cisma, Henrique 8º foi excomungado. 
Os mosteiros foram dissolvidos e as enormes propriedades eclesiásticas liquidadas; 
- Outro documento exibido é o Dictatus Papae de Gregorio 7 (1073-1085), que consiste em 27 propostas ditadas por esse papa sobre a supremacia dos pontífices. 
- O sumário do julgamento do pensador e frade dominicano Giordano Bruno, condenado à morte pela Inquisição e queimado em Roma em 1600, será também estará exposto em Roma.
Na exposição será possível ver também uma carta feita com crosta de bétula enviada por Pierre Pilsemont, chefe da tribo de índios americanos de Ojibwe, conhecidos também como chippewa, ao papa Leão 13, na qual o chama de "grande mestre das orações, que faz as funções de Jesus" e o agradece por ter enviado preces à sua tribo.
- A bula da destituição de Frederico 2º (1245), o primeiro documento sobre deposição de um imperador por um papa, no caso Inocêncio 4, também fará parte da mostra, além de arquivos referentes à Segunda Guerra Mundial.
O Arquivo Secreto Vaticano, o maior e mais internacional do mundo, conserva em seus vastos depósitos documentos de 12 séculos distribuídos em quilômetros de estantes. 
O material selecionado ficará exposto nos Museus Capitolinos até 9 de setembro.
Guerra santa.
Atas da constituição da Liga Santa contra os turcos na exposição em Roma - Foto: EFE

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger