quinta-feira, março 14

Quem é o novo Papa Franciscum? “quam jam habent papam”

Quem é o novo Papa Franciscum?
Pareceu-me interessante ressaltar um aspecto de Dom Bergoglio – Cardeal de Buenos Aires – Argentina, país laico por Constituição e com pouco mais de 11% de católicos romanos, entre sua população.
Mundo tem 1,1 bilhão de católicos, maioria na América Latina, África e Ásia.
O Mapa-múndi do catolicismo sofreu mudanças radicais: em 1910, a Europa tinha 70% dos católicos; hoje tem apenas 23%.
"Nelson Rodrigues [famoso Acadêmico da ABL, jornalista e escritor carioca,  consagrado no Teatro, por suas peças e nos jornais pelas suas crônica, por sua acidez e peças de moralidade discutível.], na época do Concílio Vaticano 2º, disse que o Brasil seria o maior país ex-católico do mundo. O que já estamos vendo é a Europa já transformada no continente mais ex-católico do mundo. E a América Latina caminha rapidamente para isso", lembra o historiador.13 de março de 2013 / Jamil Chade - O Estado de S. Paulo
“vobis iam habere papam”; “quam jam habent papam”
Argentina - Um país que abrigou nazistas e teve profundas relações durante a II Grande Guerra Mundial [1938-1945], com o III Reich e lógico, com Adolf Hitler.
País que teve um período de ditadura assaz dura, com Jorge Videla e outros, que ainda estão sendo condenados.
Este é um breve perfil de onde vem o atual Líder Católico eleito, em apenas cinco sessões Cardinalícias, com um colégio eleitoral de 115 Cardeais, representando todo o Mundo Católico de mais de 1 bilhão de professantes da fé católico romana, sejam nominais ou frequentadores.
Uma Igreja envolta em crise de corrupção financeira e uma extensa e inapagável crise moral, seja de aspecto de dossiês, que derrubaram Dom Bento – papa emérito – através de seu Mordomo, seja pela Moral de ordem de vida pregressa sexual [leia-se pedofilia], que bateu às portas do Vaticano.
Rapidez para emocionar o povo e o Mundo e embaçar os óculos do Mundo todo, para esta grave crise interna e externa, pela perda continuada, qual sangria desatada de fiéis desiludidos, qual rebanho sem pastor.
Não se deixe iludir pela pompa, até certo ponto cruel, com os europeus, sem dinheiro e sem emprego [média de 25% de desempregados] e sem casa, sim muitos perderam suas casas, após perderem seus empregos e não conseguirem pagar a hipoteca de seus imóveis.
Será Francisco da linha de São Francisco de Assis?
São Francisco de Assis foi um jovem rico e adepto dos prazeres da vida.
Muito jovem, porém, renunciou à riqueza e passou a pregar a simplicidade e a espiritualidade.
Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis (Assis, 5 de julho de 1182 [1] — 3 de outubro de 1226), foi um frade católico da Itália.
Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.
Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade.
Foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da Criação num tempo em que o Mundo era visto como essencialmente mau, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, e da filosofia da Renascença.
Dante Alighieri disse que ele foi uma "luz que brilhou sobre o mundo", e para muitos ele foi a maior figura do Cristianismo desde Jesus[sic- nota: o texto é do Wikileaks e não é a opinião deste editor], mas a despeito do enorme prestígio de que ele desfruta até os dias de hoje nos círculos cristãos, que fez sua vida e mensagem serem envoltas em copioso folclore e darem origem a inumeráveis representações na arte, a pesquisa acadêmica moderna sugere que ainda há muito por elucidar quanto aos aspectos políticos de sua atuação, e que devem ser mais exploradas as conexões desses aspectos com o seu misticismo pessoal. Leia a apresentação de Assis, com reservas pois o próprio texto acima, diz que há folclore na sua biografia!
“Não vos esforceis pelas honras do mundo, mas honrai o SENHOR”.
São Francisco de Assis.
Que alguns teólogos e romanistas alegam ter sido um o renovador da Igreja, há sua época.
Ou será Francisco da linha de Francisco de Xavier?
A escolha do nome dará ao papa a capacidade da ubiquidade em transitar imediatamente entre Assis ou De Xavier!
Ubiquidade - Faculdade de estar presente em diversos lugares no mesmo instante.Usei como um paráfrase  pela possibilidade do nome apresentar-se conforme a necessidade dos lugares e de seus atos.
Foi uma escolha estratégica!
Será um Francisco De XavierQue evangelizou a Ásia – Japão e chegou a Índia, na Idade Média.
Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus [Ordem dos Jesuítas – você lembra das aulas da ‘História do Brasil’?], a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo "do que qualquer outro missionário desde" Apóstolo São Paulo[?????], merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua atividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão. Francisco Xavier nasceu no castelo da família em Xavier, no Reino de Navarra, a 7 de Abril de 1506, segundo o registo mantido pela sua família. Foi batizado herdando o nome de sua mãe, de Xavier.
Construindo Um Perfil do Papa, é a função de seus pares, neste momento e da Igreja Católica Romana!
Aparentemente o novo Papa, se mostra um franciscano devoto da simplicidade.
Um jesuíta conhecido por sua humildade, despretensão e frugalidade, parece ter tido as duas qualidades que os cardeais buscavam: habilidades pastorais capazes de revitalizar a igreja e potencial de manter a Cúria sob controle.
"Estávamos à procura de um papa que fosse espiritual, um pastor. Eu acho que com o cardeal Bergoglio, nós temos esse tipo de pessoa", disse o cardeal francês Jean-Pierre Ricard. 
Mesmo como Cardeal de Buenos Aires andava de Metrô, e cozinhava sua própria comida, até onde se pode aceitar estas informações, agora um pouco mais aguçadas, ao ser elevado ao papado.
Briga Com a Presidente.
Por estas posições, a presidente o atacou duro.
“São ideias medievais!” disse a presidente, sobre as posições do então Cardeal .
Inimigo político da atual Presidente Argentina Cristina Kischner, por causa de suas declarações contra e sobre:
-Homossexualismo;
-Casamento entre homossexuais;
-Adoção de crianças por casais homoafetivos;
-Uso de preservativo – ‘camisinha’; ‘condom’;
-Contra o aborto, etc...
Opiniões do novo papa:
CASAMENTO GAY
"Não sejamos ingênuos, não estamos falando de uma simples luta política; é uma pretensão destrutiva contra o plano de Deus. Não estamos falando de uma simples lei, mas de uma maquinação do pai da mentira, que busca confundir e enganar os filhos de Deus."
ABORTO
"Percebe-se mais uma vez que se avança deliberadamente para limitar e eliminar o valor supremo da vida e ignorar os direitos das crianças que nascerão. Quando falamos de uma mãe grávida, falamos de duas vidas, ambas devem ser preservadas e respeitadas, porque a vida tem valor absoluto."
"Uma mulher grávida não leva no ventre uma escova de dentes, tampouco um tumor. A ciência ensina que, desde o momento da concepção, o novo ser tem todo o código genético."
CELIBATO E PEDOFILIA
"Estamos falando de perversões de tipo psicológico anteriores à opção celibatária. Se existe um padre pedófilo, é porque ele tem a perversão desde antes de sua ordenação. E o celibato também não cura essa perversão. Ou a pessoa a tem ou a pessoa não tem."
JUSTIÇA SOCIAL
"Vivemos na região mais desigual do mundo, a que menos reduziu a miséria. A distribuição injusta de bens persiste, criando uma situação de pecado social que grita aos céus e limita as possibilidades de vida mais plena para muitos de nossos irmãos."
CELIBATO
"O celibato é uma opção de vida como seria, por exemplo, viver na pobreza", disse Bergoglio no livro 'El Jesuita' de Sergio Rubín e Francesca Abrogetti.
"Há momentos em que pode-se tornar crítica [a opção] se o padre conhece uma mulher na paróquia e acredita que está enamorado."
"Escutei certa vez um sacerdote dizer que [poder casar] lhe permitiria não ficar mais sozinho e ter uma mulher, mas, por outro lado, também acabaria arrumando uma sogra."
IGREJA COM O MUNDO
"Temos de evitar a doença espiritual de uma igreja autorreferente. É verdade que, quando saímos às ruas, assim como acontece com todo homem e mulher, acidentes podem acontecer. Mas, se a igreja permanecer fechada em si mesma, autorreferencial, ela envelhece."
PECADO E MISERICÓRDIA
"Apenas quem encontrou a misericórdia está feliz na presença do Senhor. Imploro aos teólogos presentes que não me entreguem à Inquisição, mas, forçando um pouco as coisas, ouso dizer que o local privilegiado desse encontro é a carícia da misericórdia de Jesus Cristo pelo meu pecado."
JUDEUS E CATÓLICOS
Que nos coloquemos na presença de Deus com o desejo de caminhar e o compromisso de nos tornarmos irrepreensíveis, ajudando-nos mutuamente a alcançar essa meta.
Além de ser acusado de omisso por jornalistas de todo o Mundo, por ter sido no mínimo omisso durante a Ditadura argentina – vide acima;
Acusações.
Acusado em livro, de ter entregue dois sacerdotes por ideias de esquerda!
De não receber a famosa comissão de mulheres: “As mães da Plaza de Mayo”!
Impedindo de entrar na sede da Igreja na Argentina, deixando-as ao relento! Veja e leia a coluna, do Internacional Jornalista da Folha de São Paulo, o experiente e considerado Jornalista Clóvis Rossi [Clóvis Rossi é repórter especial e membro do Conselho Editorial da Folha, ganhador dos prêmios Maria Moors Cabot (EUA) e da Fundación por un Nuevo Periodismo Iberoamericano. Assina coluna às terças, quintas e domingos no caderno "Mundo". É autor, entre outras obras, de "Enviado Especial: 25 Anos ao Redor do Mundo" e "O Que é Jornalismo". Escreve às terças, quintas e domingos na versão impressa do caderno "Mundo" e às sextas no site.]...leia um trecho, e use o link, lá abaixo:
Eu, editor desta página, contudo acho que Franciscum – O papa romano frustou a ala mais libertária da ICAR, ao ser eleito
Primeiro pela idade e todos estes ‘contras’.
Segundo por ser latino.
Muito embora esta seja uma questão de estratégia da ICAR
Escolheram um homem, que talvez seja poliglota, é filho de imigrantes italianos, mas fala a língua que é muito usada por uma grande parcela do Mundo Católico.
Próxima do Português e que atinge a toda a América, seja a Latina, tanto como a do Norte!
Atinge grande parte dos católicos europeus, mais fervorosos – Espanha e Portugal;
E atinge a Ásia, onde há uma forte Igreja Filipina e atinge a África colonizada por portugueses e espanhóis.
Dois terços dos fiéis da Igreja estão agora na América Latina, África e Ásia. 
Na América Latina, o número absoluto passou de 70 milhões para 425 milhões de católicos em cem anos, 45% do total. 
Ranking Dos Principais Países Católicos Do Mundo.
Brasil [2010] se consolidou como o maior país católico do mundo, com 126 milhões de fiéis - mas o número proporcional de católicos no País tenha caído de 96% da população para 65%.
México - segunda posição- com 96 milhões;
Filipinas - 75 milhões
Estados Unidos - com 75 milhões.
África. A maior explosão
O continente tinha cerca de 1 milhão de fiéis em 1910 (1% do total mundial). Hoje, são 171 milhões (16%).
Um país africano entrou pela primeira vez, na lista dos dez maiores.
Na República Democrática do Congo já há 31 milhões de católicos.
Na Europa a queda foi acentuada, o instituto de pesquisas - queda no número de europeus católicos se estabilizou desde 2005, quando Joseph Ratzinger foi eleito papa
Os números revelam como a religiosidade está marginalizada na região.
Apenas uma minoria aponta que a fé é ainda importante em suas vidas.
França - taxa de apenas 15%. França - Apenas 10% dos franceses que se dizem católicos vão às missas,
Espanha - chega a 30%, mas, apenas 24% deles vão a missa. Há menos de dez anos, a taxa na Espanha era de 31%.
Itália -  27% . Sede do Vaticano!
Alemanha - o número chegou a subir com a eleição de Bento XVI, passando de 36% para 52%. Mas, já em 2007, pelos casos que chegaram, ás portas da família de Dom Ratzinger - hoje papa Emérito, indiretamente, através de seu irmão, o número tinha caído de novo para 37%.
Ásia - o número subiu de 14 milhões para 131 milhões.
O Pew Fórum sobre Religião e Vida Pública é um projeto do Centro de Pesquisas Pew, em Washington.
O Mitte:
Facilitando a Evangelização, que será o ‘mitte’ de seu papado e meta do cardinalício bloco central, que o elegeu: Reconquistar devotos e fiéis!
Segundo a história de São Francisco de Assis. Este, Descobriu, em 1208 ou 1209, na leitura de uma passagem do evangelho de Mateus, as linhas gerais que orientaram sua vocação:
Mateus 10:7-14. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus. Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai. Não possuais ouro, nem prata, nem cobre, em vossos cintos, Nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento. E, em qualquer cidade ou aldeia em que entrardes, procurai saber quem nela seja digno, e hospedai-vos aí, até que vos retireis. E, quando entrardes nalguma casa, saudai-a;
E, se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; mas, se não for digna, torne para vós a vossa paz. E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.
Voltarei ao assunto.
Não o esgotei, talvez nem tenha pinçado a pele, não tenho como esgotá-lo.
Leia parte do artigo de Clóvis Rossi na Folha de hoje:
4/03/2013 - 03h00
Jorge Mario Bergoglio leva ao Vaticano um pecado imperdoável: foi no mínimo omisso durante o genocídio que a ditadura militar argentina praticou entre 1976 e 1983.
Nem é possível alegar que não era, então, uma figura destacada na hierarquia eclesiástica: foi provincial dos jesuítas entre 1973 e 1979. A parte mais selvagem da repressão se deu precisamente entre o golpe de 1976 e 1978, quando, a rigor, a esquerda armada já havia sido esmagada, junto com milhares de civis desarmados.
Há na Argentina quem acuse Bergoglio de ter sido pior do que omisso: o jornalista Horácio Verbitsky, autor de um punhado de livros sobre a ditadura, acusa o agora papa de ter sido cúmplice da repressão ao denunciar aos militares, como subversivos, sacerdotes que desempenhavam forte ação social.
Verbitsky diz possuir documentos obtidos na Chancelaria argentina que demonstram a veracidade de sua acusação.
Antes do conclave anterior (2005), um advogado da área de direitos humanos chegou a propor uma ação contra Bergoglio, acusando-o de ter sido cúmplice no sequestro de dois padres jesuítas em 1976. 

Nenhum comentário:

Seguidores

Ocorreu um erro neste gadget

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical