Esperança em Meio à Adversidade
Lição 2 – CPAD - 3º Trimestre Editor e escritor deste Subsídio: Pr. Osvarela
Filipenses 1:21 Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Fé é a possessão presente da Graça; a Esperança é a
confiança na consumação da Graça futura!
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Filipenses 1:12-21
E quero, irmãos, que
saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do
evangelho;
De maneira que as
minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por
todos os demais lugares;
E muitos dos irmãos
no SENHOR, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais
confiadamente, sem temor.
Verdade é que também
alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade;
Uns, na verdade,
anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às
minhas prisões.
Mas outros, por
amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
Mas que importa?
Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em
verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Porque sei que disto
me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de Jesus
Cristo,
Segundo a minha
intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com
toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu
corpo, seja pela vida, seja pela morte.
Porque para mim o
viver é Cristo, e o morrer é ganho.
PEQUENO GLOSSÁRIO:
תקווה
Tikva –
Esperança. Expectativa; algo desejado e previsto ansiosamente; alguma coisa
pela qual alguém espera.
Tiqva – vem do verbo qavah, que significa “esperar por”
ou “olhar esperançosamente” numa direção particular. Seu significado original
era “esticar como uma corda”.
Tiqvah também é traduzida como “linha”, “cordão” –
Js.2.18,21.Raabe foi orientada a amarrar uma tiqvah de escarlate (cordão ou
corda) na janela do local onde morava com sua família, em Jericó.
Em Oséias
2.15 Jeová é a esperança de Israel, mesmo adúltera e transformará o Vale da
Dificuldade (ou problema, ou adversidade), em “porta de esperança”; do piedoso em
Sl 71.5.
Elpis –
ελπις; Esperança na expectativa otimista ou pensamento desejoso, sem qualquer
fundamento, mas no sentido de expectativa confiante assentado sobre uma sólida
certeza. A Esperança bíblica repousa nas promessas de Deus, majoritariamente a
esperança da Iminência (Volta de Jesus, O Senhor); A esperança nunca é inferior
à fé, mas sim uma extensão da fé. Fé é a possessão presente da Graça; a
Esperança é a confiança na consumação da Graça futura!
Elpis (el-pís)
- De ελπω, elpo, que é uma palavra primária
(antecipar, geralmente com prazer); expectativa (abstrata ou concretamente) ou
confiança: – fé, esperança.
Petach Tikva
– Porta da esperança -
Seber – com
teor semântico de fio de esperança, uma esperança tênue. Aguardar, esperar. - Salmo 119. 166. Espero, Senhor, na Tua
salvação, e cumpro os teus mandamentos.
Outras vertentes na
língua hebraica para esperança:
Mabbat -
esperança, expectativa (Zc 9.5; Is 20.5-6)
Kesel -
confiança, esperança (Pr 3.26; Jó 8.14)
Hasah -
buscar refúgio, confiar, esperar (Sl 118.8-9)
Batah -
confiar (Sl 16.9; 33.21).
Minha esperança [tohelet] está em Ti! (Sl 39.7).
Hino de Israel - Hatikva – A Esperança.
Adversário - m. Inimigo; o que
se opõe. Adj. Que luta contra. (Lat.
adversarius)
Adversidade - f. Contrariedade. Infelicidade;
sorte adversa. (Lat. adversitas)
Adversidade - (Etm. do latim: adversitas.atis) s.f. Particularidade ou natureza do
que é adverso; desvantajoso. Falta de sorte; infortúnio, desgraça: “...sempre esteve pronto para superar todas
as adversidades”. Algo que incomoda; aborrecimento: “...todos os dias é
confrontada com inúmeras adversidades”.
Gosto
de um significado para adversidade oriundo do étimo Adversativo - adj.Oposto.
Gram. Que indica diferença entre o que precede e o que segue:
preposicão adversativa.
Adversia - f. Des. Inspiração diabólica. (De adverso);
Ap 12:9 - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo;
ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
Adversidade - subst. f. 1.
situação difícil ou hostil.
Intensa expectação- Gr.
apokaradokia - ἀποκαραδοκία – termo de cunho da literatura cristã, pós-paulina.
Sugere
um foco concentrado naquilo que está pela frente. Segue a linha de similaridade,
da palavra mestra: Esperança.
O
substantivo αποκαραδοκια (Strong #
603), e traduzido como "ardente expectativa" é uma palavra longa
composta, encontrada apenas aqui Filipenses 1:20, e em Romanos 8.19 onde o inspirado apóstolo Paulo afirma: "A
ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus". É a
expectativa escatológica de trazer de volta um estado anterior de conforto e
bem-estar.
Composta
de três raízes, απο , "a
partir, de longe"; καρα ,
"a cabeça"; e δοκευω ,
"para esperar, esperar," portanto, literalmente, "a expectativa
de espera com a cabeça erguida olhando para longe."
Parkhurst define αποκαραδοκια como: "expectativa Atenta ou séria, ou procurando,
como com o pescoço esticado e a cabeça apontanda para a frente."
Assim,
a ideia da palavra, é aquele que espera com a cabeça erguida e os olhos fixos
no ponto a distância que o objeto esperado aparecerá.
Podemos
ver isso na ilustração, do passageiro, que está na plataforma de uma estação,
ansiosamente inclinado, para frente para ver o primeiro vislumbre da locomotiva
que se aproxima, quando ela vai aparecer na curva. Após a curva, não se vê a
locomotiva, mas olhamos para a curva na expectativa esperançosa, que a
locomotiva vai surgir, a qualquer instante!
Bagster afirma: "para
assistir com a cabeça esticada, para manter um ansioso olhar para longe, ou
para fora."
Meyer diz que o termo
significa corretamente: "... espera
expectativa sob continua pressão até que o objetivo seja alcançado".
EXÓRDIO.
Mas
também costuma ser entendida como derrota, principalmente quando significa
perda de controle de algo ou a não realização de desejos pessoais. É justamente
por isso que não gostamos dela.
Ninguém
deseja ou tem nenhuma simpatia com as adversidades, ao contrário quando ela
vem, é algo contra o que, o cristão procura refúgio e respostas em Deus.
A
compreensão do étimo desta palavra nos mostrará, ao longo deste Estudo, que se
trata no cerne de algo proveniente da ação do Maligno, ou Adver-sário.
SOB
O TEMA: “A Humildade de Cristo como
Exemplo para a Igreja”, a lição deste terceiro trimestre se esmera em
realizar uma exegese contemporânea para os alunos da Escola Bíblica Dominical.
Eis
um tema que transpassa e exala desta Epístola paulina. Numa época em que muitos
estavam, como em nossos dias, tripudiando sobre as suas prisões o Apóstolo
Paulo observa de dentro do cárcere em Roma, e aponta a humildade como algo
inerente a vida de alegria dos santos, sejam bispos ou diáconos.
Sejam
“presbuteros”,
ou seja, cristão sem nominação na Carta.
Todos
são instados a ser como o Senhor Jesus: “Nada façais por contenda ou por
vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si
mesmo”.
Este
traço é uma necessidade na vida do cristão, só assim nós podemos viver: em
alegria e regozijo e como tema desta Lição segunda:
Em Esperança, em meio às adversidades.
Para
alguém preso e sofrido Paulo é um exemplo para sua Igreja, a primeira do mundo
ocidental, a Europa.
Assim,
Paulo exorta o ânimo dos filipenses neste trecho em destaque nesta semana.
Tendo
como base a humildade Paulo exorta a Esperança, como fundamental para passarmos
quaisquer adversidades.
Como
viver em alegria e manter esperança, em meio à adversidade é a proposta desta
Lição.
Ao
estudarmos a etimologia poderemos compreender melhor o sentido desta palavra e
seu cunho e relação com a vida espiritual.
Eis
que vamos aprender, porque esta palavra tem muito a ver com a nossa luta
diária, a luta que o Apóstolo Paulo travava diariamente, a luta contra o
Adversário.
1Pe 5:8 - Sede sóbrios;
vigiai; porque o diabo, vosso
adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Esperança a Garantia do Cristão:
Fé e Esperança gêmeas
do ânimo do crente!
A esperança
nunca é inferior à fé, mas sim uma extensão da fé.
Abraão: “...mas
também à que é da fé que teve Abraão... O qual, em esperança, creu contra a
esperança”
As
Escrituras são o Livro que mais exalta e enuncia a esperança.
Gênesis 3:15 E porei inimizade
entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe
ferirás o calcanhar.
Desde
o seu primeiro livro, Gênesis, Deus lança no momento mais agudo da sua Criação,
uma palavra de esperança para a Humanidade, o mundo antropológico, voltará a
ter garantia de regeneração na busca secular na esperança dada por Deus a todo
o homem, nascido de mulher e por este, em especial Filho da Promessa, ser
resgatada.
A
esperança se traduz na “práxis” humana, no mesmo livro, mostrando que o
protoevangelho foi crido por Eva, e ela canta a sua esperança de voltar a uma
situação idêntica, a qual viveu com Adão, no Éden.
Eva
canta a esperança ao ter um filho varão: Gênesis
4:1 E CONHECEU Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e
disse: Alcancei do SENHOR um homem.
Quando
em situação de adversidade dentro de seu lar, após a promessa e chamada para
peregrinar, por terras, onde jamais pensara ou tinha conhecimento, mas creu na
Promessa.
Ele,
que não tinha filhos e sofria a desventura de não deixar herdeiro de suas
riquezas, e mais: de seu nome; foi um
dos campeões da Esperança: Abraão!
Romanos 4:16-21 Portanto, é pela fé, para que seja segundo a
graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à
que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos
nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele
no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que
não são como se já fossem. O qual, em
esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas
nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não
enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois
era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E
não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé,
dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido
também era poderoso para o fazer.
Crer
contra a Esperança é crer, contra o que se Espera nascer, mesmo com a
impossibilidade [quando há indicações do contrário], como esperança é crer e
aguardar algo desejado, então crer contra a esperança é crer contra aquilo que
se espera [mesmo havendo indícios que pode ser impossível], crendo que ele vai
acontecer, mesmo que a nossa esperança seja altamente volátil em esperar por
algo improvável, quando não há mais motivo para a esperança, é crê no Milagre do Milagre.
Adversidade na vida.
Como
viver em alegria e manter esperança, em meio à adversidade é a proposta desta
Lição.
Da
mesma forma a questão da adversidade
deve ser vista no plano espiritual pela própria etimologia da palavra e seus
derivativos, que significam algo proveniente da ação diabólica (q.v. – glossário).
Paulo
conhecedor da atividade do reino maligno e de Satanás contra a Igreja anima aos
filipenses sobre a continuarem demonstrando de forma prática coma a ele
fizeram, sua alegria em meio a todas as adversidades.
Paulo
mostra nesta Carta afável e diferenciada, conhecendo o contexto geopolítico e
social que a Igreja de Filipos estava envolvida (veja Estudo da Carta, neste
site), qual era a sua alegria e gozo em vê-los tão amáveis e especialmente
abertos em servir ao Senhor e desta forma, também servi-lo, que mesmo em
situação similar Paulo lhes escreve da prisão, sua mais recente adversidade,
entre tantas que já enfrentara, para expressar-se, como alguém, que mesmo em
meio a adversidade, se mostra esperançoso, no Senhor.
Paulo
compartilha este momento difícil com alegria, com esperança genuína, ou seja,
“Segundo
a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes,
com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu
corpo, seja pela vida, seja pela morte”.
At 13:10 - Disse: Ó filho do
diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça,
não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor?
ADVERSIDADE INTERNA.
Adversidade Com
Proveito.
Aproveite as
adversidades para crescer!
Dentro
deste plano de humildade, neste
trimestre, entendemos que a lição desta semana, nos levará a apreender que
certas atitudes devem ser evitadas entre nós, os cristãos.
De maneira que as
minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por
todos os demais lugares;
E muitos dos irmãos
no SENHOR, tomando ânimo com as minhas
prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor.
Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia,
mas outros de boa vontade;
Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não
puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões.
Mas outros, por amor,
sabendo que fui posto para defesa do evangelho.
Mas que importa?
Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em
verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda.
Mas,
quando elas ocorrem não nos farão mal maior, pois a nossa posição em meio a
estas adversidades, nascidas na Igreja, só farão para o verdadeiro crente “filipense”,
bem e não mal, pois temos a noção exata da esperança futura e que toda
adversidade se fará benéfica ao crente.
Basta
absorvermos as mesmas sob a noção, que Paulo compartilha na sua Epístola.
Alguns
da igreja se aproveitam a ocasião das prisões de Paulo para tomar atitudes:
Uns de maneira
benéfica ao Evangelho
– Paulo sabia perfeitamente identificar o que suas prisões produziam entre os
da Fé, na Igreja e sua obrigação de Evangelizar o mundo de então, lhes
aumentando o ânimo por vê-lo tão esperançoso, em meio a prisões que se lhe
acometem durante seu Ministério, de tal forma se lançam sem reservas e maiores
cuidados, na Obra de levar o Evangelho aos cativos e necessitados. Este é um
dos motivos que devemos buscar compreender, quando as adversidades batem sobre
a Igreja, elas poderão servir de forma, a despertar outros a envolverem-se
nesta luta contra o Mal, aliás assim tem sido com a Igreja por séculos.
:
“E muitos dos irmãos no SENHOR, tomando
ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem
temor”.
Deixem-me
inserir um texto, algo que demonstra o quanto a adversidade pode ser permitida,
mas fará com que a Esperança não morra na fogueira da maldade contra a Igreja.
O Caso Huss:
No cárcere,
sentenciado pelo Papa a ser queimado vivo, João
Huss disse: “Podem matar um ganso (na sua língua, 'huss' é ganso ), mas daqui a cem
anos, Deus suscitará um cisne que não poderão queimar” .
Enquanto caía a neve,
e o vento frio uivava como fera em redor da casa nasceu esse “cisne”, em
Eisbelen, Alemanha. No dia seguinte, o
recém-nascido era batizado na Igreja de São Pedro e São Paulo. Sendo dia de São
Martinho, recebeu o nome de Martinho Lutero.
Cento e dois anos depois de João Huss expirar na
fogueira, o “cisne” afixou, na porta da Igreja em Wittenberg, as suas noventa e
cinco teses contra as indulgências, ato que gerou a Grande Reforma.
Para dar o valor
devido à obra de Martinho Lutero, é necessário notar algo das trevas e confusão
dos tempos em que nasceu. Calcula-se que, pelo menos, um milhão de albigenses
foram mortos na França, a fim de cumprir a ordem do Papa, para que esses
“hereges” fossem cruelmente exterminados. Wiclif,
“a Estrela da Alva da Reforma”, traduzira a Bíblia para a língua inglesa. João Huss, discípulo de Wiclif, morrera na
fogueira, na Boêmia, cantando hinos, nas chamas, até o último suspiro.
Orlando Boyer.
Adversidade sem
proveito.
Parece
ser contraditório, mas esta é uma das formas que Paulo visualiza ao escrever
aos filipenses.
Outros
de maneira contrária, e até mesmo zombeteira quanto a situação do Apóstolo dos
Gentios –
“Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas
outros de boa vontade; Uns, na verdade,
anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às
minhas prisões. Mas que importa? Contanto que
Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto
me regozijo, e me regozijarei ainda”.
O
texto em si mesmo aponta os defeitos que devemos rejeitar. E muitos se têm
feito assim, aproveitando a oportunidade da adversidade de alguém, para se
mostrarem como bem sucedido.
Fp. 3. 17-19 Sede também meus
imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos
que assim andam. Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também
digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a
perdição; cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só
pensam nas coisas terrenas.
Agem
de maneira contenciosa, contra seu irmão, são os que não têm humildade, em si
mesmos, mas se fazem adversários da Cruz de Cristo.
Da
mesma maneira, que o texto de Orlando Boyer, devemos entender o momento sobre o
texto escrito por Paulo, que embasa esta Lição. Só assim, a Lição será absorvida
em nossos corações, em sua plenitude!
Diz
Boyer: Para dar o valor devido à obra de
Martinho Lutero, é necessário notar algo das trevas e confusão dos tempos em
que nasceu.
CONCLUSÃO.
“Porque
sei que disto me resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do
Espírito de Jesus Cristo, Segundo a
minha intensa expectação e esperança...”
A
situação, que a Igreja está passando nestes últimos dias, perseguições, prisões
de lideres, nos diversos países.
Alguns
até querem e tiram proveito próprio desta situação. Capitalizam atenções de
crentes submissos e arrastadas por paixões seculares, mas se esquecem de que a Obra
de todos será provada pelo fogo.
Aqui
mesmo no Brasil, se não há perseguição aparente, há a perseguição ideológica e
moral, contra os valores carismáticos da Igreja, os quais nos devem levar animosamente
servir, e trabalhar com total Esperança em meio as Adversidades, ainda muito mais,
pela Obra de Cristo.
Esperança
suficiente Ele nos infunde, pela Sua Palavra, pela Esperança da Iminência, da
Salvação em Si mesmo e na Vida Futura.
Fp 3: 13, 14 - Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja
alcançado; mas uma coisa faço, e é que,
esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante
de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus.
O
segredo para nós, os crentes em Cristo, em meio a qualquer ameaça nos dias
presentes à nossa saúde espiritual é olhar no soberano alvo de nossa salvação,
no presente e no futuro, a qual tem assegurada, qual âncora por Jesus Cristo e
em Jesus Cristo!
Em
todas as adversidades haverá socorro
para o crente, segundo a intensa expectativa e esperança, pelo Espírito de
Jesus Cristo!
Fonte:
Heróis
da Fé, Editora CPAD.
Dicionário
Strong
Bíblia
Plenitude
Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento- Lawrence O. Richards – CPAD
José
Diney - Educador, consultor de empresas, conferencista e especialista em gestão
de pessoas e gestão de carreiras.
Bíblia
Hábil
Bíblia
On-Line – Chamada
Study
Light
Apontamentos
e textos do autor- vide site:
Confira
no link Pesquisa, os termos inseridos nesta Lição.
Lição
3º - Trimestre – Mestre – CPAD.
Dicionário
Strong.
Nenhum comentário:
Postar um comentário