O COMPORTAMENTO DOS
SALVOS EM CRISTO
Edição e Estudo: Pr. Osvarela
LIÇÃO 03 – CPAD - 3º
TRIMESTRE
Fp 1.27 Somente deveis
portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos
veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito,
combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
Fp 1.27 Somente deveis
portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos
veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito,
combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho.
28
E em nada vos espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é
indício de perdição, mas para vós de salvação, e isto de Deus.
29
Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele,
como também padecer por ele,
30 Tendo o mesmo combate
que já em mim tendes visto e agora ouvis estar em mim.
2.1 PORTANTO, se há
algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no
Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões,
2
Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo
ânimo, sentindo uma mesma coisa.
3
Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere
os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um
para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Etimologia aplicada a
Lição:
Comportamento - a. 1. Maneira de
se comportar, de viver, de agir e reagir etc.; CONDUTA; PROCEDIMENTO:
"Procurar a regeneração por um melhor comportamento futuro." (Arnaldo
Cama, Segredos do abade) 2. Modo de agir, em geral, em relação aos fatores
ambientais: o comportamento das formigas no inverno; 3. Conjunto de reações e
atitudes do indivíduo diante do meio social, em sua interação com as situações
etc.: Quando a mãe está presente este menino tem outro comportamento. 4. Reação
de algo em determinadas circunstâncias: gabou o comportamento do carro na
estrada. 5. Forma pela qual um organismo, ou parte dele, funciona ou reage a
estímulo: o comportamento do coração em condições de estresse [F.: comportar +
-mento. Ideia de 'comportamento', pref. et (o)-] ;-
subst. m. 1. forma de agir: um comportamento infantil
Sinônimos de
Comportamento:
-
atuação, conduta e procedimento.
Hebraico – Grego - Latim –
מדהבה madhebah; n f turbulência, violência, comportamento,
comportamento turbulento;
αναστρεφω anastrepho -; v 1)
virar de pernas pro ar, virar; 2) voltar; 3) mover-se para lá e pra cá, girar
em torno de si mesmo, permanecer por pouco tempo residindo em um lugar; 4)
metáf. conduzir a si mesmo, comportar-se, viver
αναστροφη anastrophe; n f 1)
modo de vida, conduta, comportamento, postura.
Do
Latim comportare, “trazer junto”, formado de com-, “junto, com”, mais portare, “carregar, transportar”. Mais tarde
adquiriu também o sentido de “arrumado, corretamente disposto, bem arranjado”.
No
latim a palavra tem intima relação com relacionamento e forma de agir em
relação aos outros.
-
“Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo...”
- Maneiras, por sua vez vem do
Latim manuarius, “relativo à mão”, de
manus, “mão”. Acabou adquirindo o significado de “modo de proceder, comportamento”, através da noção de “modo
adequado de se fazer algo, método de manejar satisfatoriamente uma situação”.
Se
faz necessário para se poder viver em sociedade sem atritos.
-
“4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para
o que é dos outros”.
Sociedade
palavra que vem do Latim societas, “convívio mútuo, união”, de socius, “companheiro, camarada”, originalmente “seguidor”, do verbo sequi,
“ir atrás, seguir, acompanhar”.
1Co 14:40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
Viver
junto a outras pessoas exige, outras qualidades, como decoro, do Latim decorum,
“decência, conveniência”, do verbo decere, “convir, ser adequado”,
origem também de “decente”.
Rom 15:5 - Ora, o Deus de
paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros,
segundo Cristo Jesus.
Fp 2:5 - De sorte que haja
em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
1Pe 3:8 - E, finalmente,
sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos,
entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
1Te 5:15 - Vede que ninguém
dê a outrem mal por mal, mas segui sempre o bem, tanto uns para com os outros,
como para com todos.
Heb 12:14 - Segui a paz com
todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;
Boni mores - Bons costumes
EXÓRDIO
Se
nós entendermos que há uma condição natural antropológica, para que a
Humanidade se relacione, temos como salvos uma ordenação sagrada de vivermos em
um relacionamento santo e naturalmente evocado pelo rudimento da noção que nos
congrega em um só Corpo, ou seja, o Corpo místico de Jesus Cristo.
Esta
noção, fundamental e basal, para sermos componentes deste Corpo divino nos leva
a entendermos a questão do comportamento como algo inerente e forte a ser vivido
por nós como salvos, dentro de parâmetros comportamentais, observados os
Mandamentos bíblicos.
Há
uma infinitude de textos e doutrinas bíblicas que nos levam a buscar e viver
sob um comportamento, que eu diria ser o comportamento do Salvo.
Na
Lição deste domingo temos o texto paulino como base, e o mesmo é forte, e amplo
em nos colocar a direção a seguir nesta nossa vida.
Comportamento Com
Regras.
Os
homens estão sob domínio, leia a lista abaixo (os quais estão de certa forma contemplados neste comentário, mas na lista abaixo estão coligidos em sequencia), e entenda que nosso
comportamento está pautado pela questão da obediência primariamente à Deus.
Assim,
como o Filho aceitou a submissão a Vontade do Pai, e pautou seu comportamento
como homem, a submissão, sem omissão, [veja nesta mesma Carta Fp 2], e agindo como homem de dores, nós os
homens devemos pautar nosso comportamento, seguindo a ordem da humilhação e
sacrifício, para mostrar um comportamento segundo a questão, que a Bíblia nos
ensina e que Paulo destacadamente é o maior sistematizador.
Os Domínios sobre o
Homem.
1-Deus
exerce autoridade sobre o homem .1Co 11.3;
2-O
homem sobre a mulher. 1Co 11.3; 1Pe 3.1-5;
3-Os
pais exercem sua autoridade sobre os filhos. Ex 20.12; Ef 6.1-3;
4-Deus
exerce autoridade sobre os senhores empregadores. Ef 6.9;
5-Os
servos devem obedecer a autoridade de seus patrões. Ef 6.5;1.
6- Os
cidadãos devem obedecer a autoridade do Governo. Rm 13.1-7; Mt 22.21; 1Pe
2.13-18. Transliterado de texto de Pr.
Cleverson de Abreu Faria
Máxima
do comportamento dos salvos entre não salvos:
I Pedro 2:17-18 Honrai a todos. Amai
a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei. Vós, servos, sujeitai-vos com todo
o temor aos Senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos maus.
Poderíamos
conceituar este comportamento em duas direções.
-
a direção horizontal;
-
a direção vertical;
Na
Direção Horizontal temos outras duas vertentes.
Entre salvos
e não salvos:
É
a linha Comportamental entre o salvo, e os seus relacionamentos com os nãos salvos.
Romanos 12:17-18 A ninguém torneis mal
por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. Se
for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
1-
A vertente do comportamento do salvo, entre os nãos salvos, que abrange o
relacionamento social, em vários setores:
Tito 2:9-10 Exorta os servos a
que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não
defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam
ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.
-
Negócios:
-empregos, negócios
com terceiros, negócios com governo, relação com Criação [o meio-ambiente]; empregados;
patrão.
-
Socialização intersocial;
-
trânsito;
-
Relacionamento emocional:
-
casamento; namoro; noivado.
-
Relacionamentos pessoais;
-
família; vizinhos; outros...
Inter Salvos.
Romanos 12:3-5 Porque pela graça que
me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que
convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a
cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros
têm a mesma operação, Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo,
mas individualmente somos membros uns dos outros.
É
a linha Comportamental entre o salvo, e os seus relacionamentos com os demais agrupamentos
dos santos, com os quais ele interage, neste relacional que exige a aplicação
igualitária, submetida a crivo daqueles seus iguais, os demais salvos.
1Pe 3:8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
2-
Na Vida Eclesial, ou seja, entre irmãos salvos:Romanos 12:9-10 O amor seja não
fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos
outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros
-
nos Departamentos
-
Coral, Grupos de Senhoras, Grupos jovens;
-
Escola Dominical: Classes, alunos e Professores.
-
No Púlpito:
Romanos 12:6-10 De modo que, tendo
diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela
segundo a medida da fé; Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja
dedicação ao ensino; Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte,
faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita
misericórdia, com alegria. O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e
apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros.
Rm 12.4-8
-
indicação de uma perfeição na Igreja através do Santo Ministério.
O
número de dons (sete destes dons) concedidos pelo Espírito os quais o Apóstolo Paulo
considera, aqui em sua Epístola:
1) dom de profecia - ministração
das verdades espirituais.
2) dom do ministério -
serviço prestado ao Mestre, junto a Igreja. Atos 2.
3) dom de ensino – explanação
com explicação da Palavra ao povo. Nm. 8.8ss
4) dom de exortação,
encorajamento a se fazer o que é certo, apontar a atenção às faltas.
5) dom de
contribuição - exercer com liberalidade, sem interesses próprios.
6) dom de presidir -
governar, chefiar ou guiar o povo de Deus.
7) dom de
misericórdia – cuidado com os necessitados; intuito: confortar e suprir. Tg.2.15,17.ss
3- Interministerial.
Entre:
- pregadores, ministros,
preletores, convidados.
- obreiros:
cooperadores, diáconos, presbíteros.
- Nas Ministrações:
- Ceias, Doutrinas,
assentos, posições.
4-
Intermembros:1Pe 3:8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.
-
Entre a membresia
-
como membros salvos em meio a salvos e joio;
-
Entre membros e pastores;
-
Entre membros de denominações diferentes, mas salvos;
-
Entre membros e neófitos na fé, os catecúmenos.
I-
Porte do Salvo
O
salvo em Cristo é alguém separado, como Eclésia, ou seja, tirado de um
agrupamento para uma tomada de decisão.
Desta
forma, a nossa vida deve ser diferenciada entre os homens.
Fp 1.27 Somente deveis portar-vos...
Portar – normalmente esta
palavra descreve a vida de uma pessoa como cidadão.
Paulo
escreve sob a forma o impacto de conhecer o valor que os de Filipos davam a sua
cidadania romana.
Porém,
Paulo lembra e relembra aos leitores de sua Carta que a conduta mais importante
é portar-se de moda adequado aos cidadãos, ou a portar-se em relação a
Cidadania de cidadãos do Reino de Deus.
O
apóstolo Paulo escrevendo este trecho e outros concernentes às práxis de vida,
ao comportamento, porte do cristão destaca a convivência entre os da fé.
O
regramento de nossa vida se dá, segundo Paulo pelo Evangelho de Cristo.
“...conforme o evangelho
de Cristo...”
Conceituando-se
que o Evangelho provoca espiritualmente mudanças na vida do homem, tendo o
poder de regenerá-lo, vemos que a nossa vida como Corpo de Cristo deve ter
sinais exteriores manifestos desta mudança.
Qual
é o porte, ou modo de portar-se que tem pautado a minha vida?
Esta
deve ser a pergunta de cada aluno nesta lição de domingo.
Porto-me
como um comum cidadão do mundo, ou porto-me como um cidadão dos céus vivendo no
Mundo?
Não
creio que todos nós podemos dizer como diria Paulo, nesta mesma Carta, a
perfeição, mas a buscamos diariamente.
Fp 3:12 - Não
que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar
aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.
O
importante é prosseguir buscando a meta, o alvo do cristão salvo.
A
resposta, Paulo nos fará saber qual deva ser. E assim poderemos nos corrigir
adequadamente dia a dia, até alcançarmos a forma de varão perfeito.
3.13-16 Irmãos, quanto a
mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me
das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de
mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo
Jesus. [...] Mas, naquilo a que já chegamos, andemos segundo a mesma
regra, e sintamos o mesmo.
Avançar, termo utilizado por
Paulo, nestes versículos é com a conotação obtida pelo Apóstolo nas competições
olímpicas, quando cada corredor usa todos os seus músculos e energia, para alcançar
a sua meta, chegando, como ainda vemos em nossos dias, a esticar a mão, a
cabeça para passar o cordão que faz a diferença entre os vencedores e os
vencidos.
Paulo
coloca mais uma vez o modo de agir, de pensar, de portar-se segundo a mesma
regra, expressando a necessidade de “koinonia”, entre todos os salvos, para a
singularidade do comportamento atinja a todos e todos tem um mesmo modo de
pensar e agir, segundo a meta e o Evangelho de Cristo.
1- Paulo mostra-nos que a forma de agir do salvo não deve
seguir a observação dos que não seguem o regramento do Evangelho de Nosso
Senhor Jesus Cristo.
28 E em nada vos
espanteis dos que resistem, o que para eles, na verdade, é indício de perdição,
mas para vós de salvação, e isto de Deus.
29 Porque a vós vos foi
concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também padecer por
ele,
A
resistência a manter-se sob a égide de Cristo e seu evangelho é fato comum e já
naqueles dias Paulo destaca esta forma de agir, dos contradizentes.
Quem
pauta o seu comportamento são as Escrituras e não a resistência, à Elas.
“Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e
agora também digo, chorando, que são
inimigos da cruz de Cristo, Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre, e
cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas”.
Há
ainda em nosso meio os chamados “inimigos da Cruz” que querem perverter a
liberdade cristã em modo de vida libertário, desprezando o comportamento
daquele que é salvo, seja diante de seus pares, seja diante dos não salvos,
seja diante daqueles que se intitulam crentes, mas não o são “in
totum”.
Para
tanto o comportamento do salvo em muitas vezes se dá ao limite extremo, como o
que passava o Apóstolo, em cadeias, açoites e perseguições.
Fp.3. 16-21 Mas, naquilo a que já chegamos, andemos
segundo a mesma regra, e sintamos o mesmo. Sede também meus imitadores, irmãos,
e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam. [...]
Mas
a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor
Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme
o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas
as coisas.
Viver
sobre o que o ventre manda ou determina em nosso comportamento, alinha inúmeros
erros e pecados, tais como, o mais conhecido: a glutonaria.
Mas,
também aninha neste mesmo círculo, a concupiscência da carne, a libertinagem e
imoralidade.
Os
desejos da carne não podem regrar o comportamento dos crentes.
II-
A VIDA E O RELACIONAMENTO COM TODOS.
Quando
citamos acima, num explicativo quadro de relacionamentos, colocamos entre estes
relacionamentos que o salvo necessariamente passara, nesta vida hodierna.
Muitos
procuram espiritualizar algumas formas de relacionamentos e acabam ferindo a
forma pela qual o Evangelho nos orienta a seguir nestes relacionamentos.
Nos
relacionamentos, empregado - patrão, muitos têm se sentido perseguidos pelos
patrões, quando na realidade agem com comportamento contrário aquilo que somos regrados pelo Evangelho.
Alguns
querem pregar no horário de trabalho e se sentem tolhidos quando são
repreendidos, mas estão ali naquele horário para produzir pelo salário contratado.
Não
entendem o texto bíblico: Tito 2:9-10
Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus,
nosso Salvador.
Estão
defraudando, isto é, tirando o que é direito segundo o contrato de trabalho,
que rege a relação entre ele e a Empresa.
Outros
maldizem os patrões quando deveriam orar por eles, sendo eles salvos ou não,
mas esta lhe dando uma oportunidade de levar o sustento e até mesmo, indo mais
adiante ajudar a Obra de Deus com suas ofertas e dízimos.
Ali
no quadro citado, ainda temos outros exemplos.
1-
Relacionamento entre salvos.
Reside
neste item a maior dificuldade da Igreja.
Paulo
sentia em sua própria vida de prisões a dificuldade, não sua, mas daqueles que
integravam o agrupamento dos salvos.
A
boa
fama parece, ainda hoje, infelizmente é a “fama” de bom pregador, bom
orador.
Tudo
que, eu considero, Paulo desaprova.
Poucos
querem cumprir o versículo: “29 Porque a vós vos foi concedido, em relação a Cristo, não somente crer nele, como também
padecer por ele”.
Acho
que este versículo explica muito da lição, não basta crer, tem que cumprir o Evangelho
de Cristo no Comportamento diuturno, na vida social, na vida diária intramuros
familiar, na vida interministerial, na vida de comunhão eclesiástica.
Na
vida de exercitar a Palavra como “práxis”
de comportamento.
Na
vida mental,
-emocional
e pessoal,
-na
comunhão de amor a si mesmo, para poder amar o próximo, como a nós mesmos.
No
exercício do padecimento de nossas vontades e desejos pessoais, em detrimento
de outrem: 3 Nada façais por contenda ou por vanglória,
mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é
propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
Afinal, o que é boa fama?
É uma palavra
combinada de eu - “bem”, e “pheme” - um “ditado”, o que se diz , ou bem falado,
por boa fama. Strong
“Euphemos”
é um discurso gracioso, próspero, digno de louvor e parecendo justo. Lembre de
eufemismo.
Se
nós nos enquadrarmos nestes parâmetros podemos dizer, que temos um bom comportamento
entre os salvos.
Para
o uso do dito “boa fama”, evita-se, na etimologia, o uso de palavras de mau
augúrio, ou de opróbrio contra alguém, ou seja, o dito refere-se a quem
realmente tem um comportamento digno do dito, de ser louvado, de justo, de
salvo.
Pv 16.24 “Favo de mel são as
palavras suaves: doces para a alma e saúde para os ossos”.
Conclusão
A
lição de domingo será uma lição, para revermos:
-
nossos conceitos e
-conteúdos
adquiridos nestes dias de salvos,
-mudanças
de comportamentos, sim, ainda dá tempo.
Em
rever relacionamentos e vivermos em novidade de vida!
Cumprindo
o desejo de Paulo e de Jesus, O senhor e Cristo:
“2.1 PORTANTO, se há algum conforto em Cristo, se alguma
consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis
afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o
mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.”
Fonte:
Strong
Bíblia
Plenitude - SBB
Bíblia
Liderança Cristã – SBB
Comentário
Histórico-Cultural do Novo Testamento – Lawrence O. Richards
Paulo
– O maior Líder do Cristianismo – Hernandes Dias Lopes – Vox Litteris
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