A TRAVESSIA DO MAR
VERMELHO
Edição da 2ª Parte da Lição
do mesmo título – CPAD/2014 : Osvarela
O Momento da Travessia
No lado Hebreu
Eles
estavam preparados.
A
Páscoa de maneira metafórica aponta para a preparação pelo Sangue do Cordeiro.
Todo o que estiver sob este Sangue está fora da ação da Morte. Morte, aqui é a
ação sobre a Vida. Assim, todo quanto participa deste Ato se assemelha aos
Hebreus ao aspergir o sangue do cordeiro pascal nas ombreiras de suas portas.
O
Sangue de Cristo é o sangue da aspersão na vida do que o aceita e se prepara
para deixar o Egito – este Mundo.
Durante
toda a Noite havia uma intensa
tensão no arraial dos hebreus.
Sl 105:38 - O Egito se alegrou quando eles saíram, porque
o seu temor caíra sobre eles.
Após
a saída do Egito de forma apressada, (pela
ordem dada após a noite da morte dos primogênitos, sob o choro em todas as
casas) no momento imediato após a Primeira Celebração da Páscoa, enquanto a
massa do pão estava esperando para levedar.
Êxodo 12 33,39 E os egípcios apertavam ao povo, apressando-se
para lançá-los da terra; porque diziam: Todos seremos mortos.
E o
povo tomou a sua massa, antes que levedasse, e as suas amassadeiras atadas em
suas roupas sobre seus ombros. Fizeram, pois, os filhos de Israel
conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias
de prata, e joias de ouro, e roupas. E o Senhor deu ao povo
graças aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos
egípcios.
Estes
se sentiram aliviados com a saída do povo de Goshén - Sl 105:38 - O Egito se
alegrou quando eles saíram, porque o seu temor caíra sobre eles.
As
mulheres pegaram a massa de pão e colocaram nas costas, os que tinham despojos
dados pelos seus assustados vizinhos egípcios, o que mostra a completa
adaptação à vida no Egito, os hebreus marcharam em tropa, ou seja, de forma
disciplinada em formação:
Ex. 13.18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do
deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel
subiram da terra do Egito.
A
expressão armados refere-se à caminhada e formação tipo militar para que
houvesse uma formação controlada. Os Hebreus saíram apressados, mas não sem
ordenação, de tal modo que havia ordem na caminhada.
Liderança
e Homens à frente, mulheres, crianças e idosos, no centro da formação e ao lado
grupos de homens para protegerem o centro da massa. Eles estavam agrupados por
patriarcados, ou seja, famílias segundo sua descendência e casa.
Deus
mesmo se dispôs a ajudá-los nesta ordem de caminhada, posicionando tal qual o
General, na Frente e atrás, sob a forma de Coluna e Nuvem.
Ex. 13.21,22 E o Senhor ia adiante deles, de
dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de
fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca
tirou de diante do povo a coluna de
nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.
Ao
longo das tratativas entre Deus- Moises- Arão e Faraó o povo preparou as suas
lembranças, guardadas por 4 séculos, entre elas os corpos de
seus Patriarcas:
Desde
Jacó sepultado em Macpela (local de disputa até os nossos dias)
- Corpo de José –
– Gn.50.24-26 E disse José a seus irmãos:
Eu morro; mas Deus certamente vos
visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a
Jacó. E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará
Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui. E morreu José da idade de cento
e dez anos, e o embalsamaram e o puseram
num caixão no Egito.
Colocamos o caso do corpo de Jacó como uma das
provas e das lembranças de sua Terra, muito embora tenham permanecido no Egito.
- Corpo de Jacó – eis uma
narrativa poderosa em ação. A mesma mostra que mesmo após a seca o povo hebreu
decidiu morar no Egito.
Tiveram a oportunidade
de deixar a Terra de Gosen e se estabelecerem nas áreas de propriedade da
Abraão.
José obteve a
autorização do Faraó (estranhamente ele não obteve acesso direto ao Faraó, mostra
um pouco do poder do Faraó e da qualificação de José; talvez como um Ministro
que teve autoridade interina, para resolução da crise da fome e da seca e
somente para este evento, mas mostra o seu prestígio diante do que faraó
colocou a sua disposição para este sepultamento) para ir sepultar o
seu Pai Jacó e com ele e os seus irmãos foram os egípcios em um cortejo
belíssimo e muito grande. Esta narrativa nos mostra a interação e aculturamento
do povo hebreu de tal maneira, que eles foram chamados de egípcios.
– Gn.50.4-14 Passados, pois, os dias de seu choro, falou José à casa de
Faraó, dizendo: ... rogo-vos que faleis aos ouvidos de Faraó, dizendo: Meu pai
me fez jurar, dizendo: [...]E Faraó disse: Sobe, e sepulta a teu pai como ele
te fez jurar. ... e subiram com ele todos os servos de Faraó, os anciãos da sua
casa, e todos os anciãos da terra do Egito. Como também toda a casa de José, e
seus irmãos, e a casa de seu pai; somente deixaram na terra de Gósen os seus
meninos, e as suas ovelhas e as suas vacas. E subiram também com ele, tanto
carros como gente a cavalo; e o cortejo foi grandíssimo. [...] E vendo os
moradores da terra, os cananeus, o luto na eira de Atade, disseram: É este o
pranto grande dos egípcios. Por isso chamou-se-lhe Abel-Mizraim, que está além
do Jordão. [...] Depois de haver sepultado seu pai, voltou José para o Egito,
ele e seus irmãos, e todos os que com ele subiram a sepultar seu pai.
Isto nos mostra, quando
Deus decide o homem não tem capacidade de desfazer a Ordem de Deus – “peregrina será a tua descendência ...430
anos”.
Ainda que entendamos que
esta posição não descaracteriza a ação temporal necessária, como dissemos em
estudo anterior, que a estada neste período determinado por Deus lhes era
necessária como preparação, e que naquele momento a saída do Egito não lhes era
positiva ou até mesmo uma necessidade premente. Eis porque as Escrituras
Veterotestamentárias nos informam da benção sobre o Egito. Isaías
19.25 O Senhor dos Exércitos os abençoará, dizendo: "Bendito sejam o
Egito, meu povo, a Assíria, obra de minhas mãos, e Israel, minha herança".
Ciência Egípcia à disposição dos Patriarcas.
O translado do corpo de
Jacó não foi uma ação qualquer. A narrativa bíblica nos mostra que o seu corpo
foi preparado e embalsamado pelos maiores especialistas nesta ciência, os
egípcios. Gn. 50.2,3
– Gn.47.28-30
E Jacó viveu na terra do Egito dezessete anos, de sorte que os dias de Jacó, os
anos da sua vida, foram cento e quarenta e sete anos. Chegando-se, pois, o
tempo da morte de Israel, chamou a José, seu filho, e disse-lhe: Se agora tenho
achado graça em teus olhos, rogo-te que ponhas a tua mão debaixo da minha coxa,
e usa comigo de beneficência e verdade; rogo-te que não me enterres no Egito, Mas que eu jaza com
os meus pais; por isso me levarás do Egito e me enterrarás na sepultura deles.
E ele disse: Farei conforme a tua palavra.
Gn.49.29-33 Depois
ordenou-lhes, e disse-lhes: ... sepultai-me com meus pais, na cova que está no
campo de Efrom, o heteu, ...na terra de Canaã, [...]Acabando, pois, Jacó de dar
instruções a seus filhos, encolheu os pés na cama, e expirou, e foi congregado
ao seu povo.
- Corpos de seus
ancestrais, por tribo, seguindo o preceito dado por José.
Percorreram o caminho:
Ex 13. 17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo,
Deus
não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais
perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a
guerra, e volte ao Egito.
Ex. 13.20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em
Etã, à entrada do deserto.
A Rota
Mapa
mostra o trajeto defendido e em grande parte comprovado por Ronald Wyatt. O
local chamado Etham (ou Etã) é próximo da cidade hoje conhecida como El
Thamad.
O
caminho para a terra dos filisteus (faixa de Gaza) era o mais curto, mas
para não haver confrontos a ordem foi seguir pelo caminho do deserto próximo do
Mar Vermelho (Êxodo 13.17). Mesmo assim, até hoje a verdadeira rota do Êxodo
é discutida entre os estudiosos da História e da Teologia.
As
medidas atuais de onde seria realizada a travessia são as seguintes:
-
Ao sul do Canal de Suez – Largura: 286 metros
-
Ao norte do Canal de Suez – Largura: 343 metros
A
profundidade média atual do Canal de Suez é de 8 a 12 metros de altura.
No outro Lado dos Egípcios.
Após
a Ordem de saída sob o impacto das mortes dos primogênitos de todas as casas no
Egito Faraó cai em si (coração mudado) e decide ir a caça dos hebreus.
Nem
se poderia dizer que ele estava preocupado com a perda da mão-de-obra, mas sim
com o ódio da perda dos seus primogênitos, o que mostra a sua posição de
indignação contra aquele povo e seu Deus, que o haviam levado a uma posição de
perdedor e conseguido sob o Poder do Deus Invisível e desconhecido dissuadi-lo
de reter o povo, em qualquer situação, impondo-lhe condições à sua autoridade e
divindade como um deus egípcio.
Nenhum
povo usou a carruagem como os egípcios, eles a usavam de maneira eficaz. Isto se
nota na narrativa de quem vivera no Egito – Moises - e conhecera por sua
posição a arte de guerra dos egípcios, a destacando no trecho bíblico:
Ex 14. 6-8 E aprontou o seu carro, e tomou consigo o seu
povo; E tomou seiscentos carros escolhidos, e todos os carros do Egito, e os
capitães sobre eles todos. Porque o Senhor endureceu o coração de Faraó, rei do
Egito, para que perseguisse aos filhos de Israel; porém os filhos de Israel
saíram com alta mão.
Carros e Cavaleiros
A
Arqueologia e os estudiosos de guerras antigas descobriram que a carruagem de
guerra egípcia era diferenciada das demais carruagens usadas por povos que
utilizavam esta arma de Infantaria, sejam os mesopotâmios e/ou hititas.
A
ciência bélica egípcia conseguiu inscrever a sua Força armada nas maiores
guerras, como a guerra em que foram utilizadas 6.000 carruagens (Raamsés
II - A batalha de Kadesh) sendo responsável por conquistas na história
do Egito sob os faraós.
-Design
-A
carruagem egípcia era mais leve;
-Trocaram
o eixo da carruagem;
O
condutor ficava mais próximo;
-Aumentaram
a proteção dos animais e dos guerreiros com uso de mais placas de bronze;
A Utilização E
Tripulação.
Os
demais povos (ex. hititas) usavam as suas carruagens para saírem de encontro ao
inimigo e usavam armamento convencional para época, lanças e espadas. Os egípcios
mudaram a tripulação de soldados armados apenas para ataque próximo e colocaram
arqueiros; assim quando as flechas acabavam, eles se tornavam o atacante de
luta frontal e próxima usando uma lança curta para atacar seus inimigos em uma
distância segura, com agilidade.isto proporcionava a duplicidade e segurança
das tropas com ataques à distância e luta próxima,mas sob os carros protegidos.
Ex 1. 6-10 Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda
aquela geração. E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e
multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se
encheu deles. E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a
José; O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e
mais poderoso do que nós. Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não
se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os
nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra.
Esta
era a força perseguidora aos Hebreus, o melhor Exército contra um povo que
jamais enfrentara uma guerra. Podemos supor que inúmeros hebreus possam
eventualmente ter lutado no exército egípcio, mas a narrativa não nos dá
maiores detalhes sobre isto, e seria uma hipótese distante pois eles eram
basicamente um povo escravo de valor laboral e vigiados para não formar uma
força bélica interna e se voltarem contra os egípcios, como mostra o texto.
A faixa renderizada (destaque em azul quadriculado) mostra um possível local de travessia com características possíveis para a passagem dos Hebreus. Não quer dizer que fosse um local raso, com águas que dessem pé ao povo, mas um trecho menos profundo.
Contudo se preciso fosse, Deus teria feito o povo atravessar nas profundidades mais baixas do Mar!
Contudo se preciso fosse, Deus teria feito o povo atravessar nas profundidades mais baixas do Mar!
Local da Parada para
Travessia;
Local
onde Faraó teria avistado o acampamento dos hebreus na praia antes da travessia
(Êxodo 14.9-10). É o único caminho para a praia.
A vista do mar nesta área.
As
imagens abaixo foram montadas por mapeamento topográfico, e mostram que o mar é
profundo ao sul (1700 m) e ao norte (900 m) da praia formando uma espécie de
ponte submersa (cerca de 110 m de profundidade)! No fundo foram encontradas
rochas agrupadas em linha reta na beira desta planície fazendo-a parecer uma
estrada.
A
distância entre a costa egípcia e a árabe é de cerca de 18 Km e calcula-se que
a largura do caminho feito pelo afastamento das águas tenha aproximadamente 900
metros. Levando-se em consideração o forte vento nas laterais e que uma pessoa
leve 3 horas e meia para percorrer essa distância, estima-se que a travessia de
quase 3 milhões de pessoas possa ter levado umas 6 horas.
Mudando o foco
Na
realidade o nosso interesse é no Milagre do Evento.
Enquanto
o povo estava distribuído em uma faixa de terra, entre o mar e as montanhas, e
atrás “vem Faraó” se veem agora sob uma decisão, como dito na Edição anterior
dete Estudo.
Mas,
Deus tinha preparado algo maravilhoso para o povo e para Moises!
As
reclamações chegavam a Moises de todas as tribos e famílias, alem daqueles que saíram
junto – o vulgo.
Moises
vai inquirir a Deus sobre a situação. Quantas vezes somos assim, não entendemos
a direção para a qual fomos levados, e inquirimos a Deus qual o próxima ação a
ser realizada, faça como Moises, em “beco sem saída” busque a direção de
tua vida em Deus
Ex 14.2 Fala aos filhos de Israel que voltem, e que se
acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em
frente dele assentareis o campo junto ao mar.
Como
dito acima, o povo pode assentar o seu 3º (terceiro) Acampamento desde a saída,
ou seja, dispuseram suas famílias acampadas em ordem numa formação de
segurança, porém estavam defronte ao Mar e não entendiam porque.
Acampamentos
antes de chegar ao Mar Vermelho.
1º (primeiro) Acampamento
– Sucote.
סכות Cukkowth ou סכת Cukkoth - - Sucote =
“tendas”; n pl pr loc.
-
o primeiro lugar de parada dos israelitas quando saíram do Egito
2º (segundo) Acampamento
Etam (Etham)
אתם ’Etham – termo de derivação egípcia; n pr loc. Etã = “com
eles: a relha de arado deles”. A expressão lembra a atividade agrícola com o
uso de animais de tração – bois – atividade dos hebreus, citada por Jose quando
seu pai desceu ao Egito numa caravana de 70 almas, como diz o texto bíblico.
1) um lugar de parada
para Israel durante o êxodo
Ex 14.20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã,
à entrada do deserto.
Os
acampamentos se tornaram necessários para comer e beber e outras necessidades
físicas e de decisões pelo Líder Moises.
A
Arqueologia mostra que este lugar, possivelmente é o local da foto abaixo.
3º acampamento - Pi-Hairote
החירת Pi ha-Chiyroth - Pi-Hairote = “lugar onde cresce caniço” - fem. pl. de um
substantivo com a intercalação do artigo; n. pr. loc.
Foi o local do 3º
acampamento
dos israelitas depois que partiram de Gósen, no Egito, e o último antes de
atravessarem o Mar Vermelho.Vide foto acima.
Edição continuada...
Fonte:
Eber Ventura
Eber Ventura
Tempo
do fim 2 – Êxodo acessado em 06/02/2014
Bíblia
Chamada
Apontamentos
Fotos
diversas Internet
Bíblia
Plenitude
2 comentários:
Não haveria porque atravessar o Mar Vermelho porque o caminho para Canaã era por terra, passando pelo caminho dos Filisteus (não havia canal de Suez nesta época).
Atravessaram o Mar Vermelho no Golfo de Aqaba para irem até o Monte Horebe que ficava em Midiã, Arábia, do outro lado do Golfo de Aqaba. DES disse para Moisés que este era o sinal de ELE estava o enviando, eles estariam ali o adorando no monte Horebe. E Deus disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte. Êxodo 3:12.
Abraços nobre companheiro de blogs e subsídios Pator Henrique um grande estudioso bíblico e amigo
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