Fé
não é circunstancial.
Fé é vida em ação através de demonstrações práticas.
Subsídio - Lição CPAD - 3º Trimestre Editor: Osvarela
Nesta segunda parte queremos colocar em em tópicos, alguns destaques que encontramos no texto da Epístola.
A
Epístola de Tiago foi por muito tempo uma epístola com divergentes análises sobre a sua temática.
Tiago
o irmão de Jesus, como soi ser considerado de forma universal, o seu autor, alinha em sua curta epístola a temática da Fé e Obras.
Afirmando
que a Fé e Obras devem não ser concorrentes, mas andarem alinhadas.
No
principio da Igreja a liderança da comunidade dos cristãos e do Concílio dos
Apóstolos é claramente exercida de forma comum, na qual são pessoas importantes
Pedro, Tiago e João.
Muito
embora, Pedro se mostre como uma espécie de porta-voz dos apóstolos, tal qual, como
acontecera com Moisés e Arão, posteriormente, ao longo da narrativa lucana, é incontestável
liderança e primazia de Tiago à frente da Igreja. A face exterior da liderança
é demonstrada pela manifestação em momentos delicados e decisivos da igreja, mormente durante a decisiva Declaração dos Direitos dos crentes gentios citada em Atos 15, quando fica clara a liderança de Tiago.
Atos 1. 15 E naqueles dias,
levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase
cento e vinte pessoas) disse:
Atos 2. 14 Pedro, porém, pondo-se
em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os
que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Nas
atividades de evangelização e proclamação do Evangelho os dois, Pedro e João se
destacam.
Atos 3. 1 E PEDRO e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.
Atos 8. 14
Os
apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a
palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
Na
implantação e corroboração das congregações e ministérios fora de Jerusalém,
desde a primeira diáspora, os três formam uma espécie de liderança.
Etimologia.
As palavras utilizadas por Tiago, logo nos primeiros versos de sua Epístola.
Fé, Fidelidade e Tentação são palavras que permeiam toda a Epístola.
Fé, Fidelidade e Tentação são palavras que permeiam toda a Epístola.
Inserimos algumas definições de ordem etimológica, para que se compreenda pelo étimo o porque do uso de certas palavras, uma delas, sempre forte dentro do conteúdo da Epístola, como Tribulação ou Tentação.
πειραζω – peirazo; v. tentar para ver se
algo pode ser feito; tentar, esforçar-se; tentar, fazer uma experiência com,
teste: com o propósito de apurar sua quantidade, ou o que ele pensa, ou como
ele se comportará; num bom sentido; num mau sentido, testar alguém
maliciosamente; pôr à prova seus sentimentos ou julgamentos com astúcia; tentar
ou testar a fé de alguém, virtude, caráter, pela incitação ao pecado; instigar
ao pecado, tentar ; das tentações do diabo
O uso do AT
-
de Deus: infligir males sobre alguém a fim de provar seu caráter e a firmeza de
sua fé;
-
os homens tentam a Deus quando mostram desconfiança, como se quisessem testar
se ele realmente é confiável;
-
pela conduta ímpia ou má, testar a justiça e a paciência de Deus e desafiá-lo,
como se tivesse que dar prova de sua perfeição.
A - πειρασμος - peirasmos; n. m. experimento,
tentativa, teste, prova; tentação, prova: a tentação gerada nos gálatas pela
condição física do apóstolo, já que a mesma serviu para testar o amor dos
gálatas por Paulo (Gl 4.14); tentação da fidelidade do homem, integridade,
virtude, constância; sedução ao pecado, tentação, seja originada pelos desejos
ou pelas circunstâncias externas; tentação interna ao pecado; da tentação pela
qual o diabo procurou desviar Jesus, o Messias, de sua divina jornada;da
condição das coisas, ou um estado mental, pelo qual somos seduzidos ao pecado,
ou a um desvio da fé e santidade; adversidade, aflição, aborrecimento: enviado
por Deus e servindo para testar ou provar o caráter, a fé, ou a santidade de
alguém; Deus sendo tentado (i.é., julgado) pelos homens; rebelião contra Deus,
pela qual seu poder e justiça são colocados à prova e desafiados a serem
demonstrados.
B - πιστις - pistis; n. f. convicção da
verdade de algo, fé; no NT, de uma convicção ou crença que diz respeito ao
relacionamento do homem com Deus e com as coisas divinas, geralmente com a ideia
inclusa de confiança e fervor santo nascido da fé e unido com ela; relativo a
Deus; a convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as
coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo;
Relativo
a Cristo.
-
convicção ou fé forte e benvinda de que Jesus é o Messias, através do qual nós
obtemos a salvação eterna no reino de Deus
-
a fé religiosa dos cristãos
-
fé com a ideia predominante de confiança (ou confidência) seja em Deus ou em
Cristo, surgindo da fé no mesmo.
-
fidelidade, lealdade
-
o caráter de alguém em quem se pode confiar
Doutrina de Fé, Curas e
Ministração.
A Pratica da Fé.
Prova de Fé
Provação
– Fé
Fé
– Prova
Tg 1.3 Sabendo que a provação
da vossa fé opera a paciência;
Fé
desenvolvida não permite dúvida.
Tg 1.6 Mas peça-a em fé, nada duvidando; porque o
que está duvidando tem sido
semelhante à onda do mar que está sendo levada- pelo- vento e está sendo
abanada.
Fé
– Pedido
Tg 1.6 Mas peça-a em fé
Fé
no abatimento
Tg 1:9-10 Mas glorie-se o irmão abatido na sua exaltação, E o
rico em seu abatimento;
Enganado
pelo desejo
Tg 1:14 Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua
própria concupiscência.
Fé
não engana
Fé
é inerente a cumprir mandamentos
Tg 1:22 E sede cumpridores da palavra, e não somente
ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.
Religião perfeita
Desde
o primeiro capítulo Tiago coloca a sua doutrina onde se destaca o conteúdo, que
formatará ao longo dos séculos a posição desta Epístola, como a doutrinadora das
Obras da Fé. É uma posição aparentemente dispare da doutrina, mas fortemente
aceita no primeiro século da igreja.
Seria,
porém, uma doutrina plenamente envolvida na doutrina apostólica, pois como
Paulo é ensinado e cita na Epístola aos Gálatas
2, em sua ida a Jerusalém, quanto a inserir no seu Ministério plantador de
igrejas, obras caridosas.
A preocupação da
atividade intrapessoal dos Cristãos.
Tg 1:25-27 Aquele, porém, que atenta bem
para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte
esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se
alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana
o seu coração, a religião desse é vã.
Tiago
é divinamente inspirado [donde não creio em dificuldade teológica, do seu
texto, mas do entendimento da necessidade de suas linhas] feliz em apontar esta
causa e ainda o resultado advindo desta condição a ser diligenciada no
relacionamento interpessoal no seio da Igreja.
Tg 2:1 Meus irmãos, não
tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.
A
atividade relacional dos cristãos foi e ainda é uma dificuldade, devido o caráter
e personalidade humana atual, dos membros do corpo de Cristo, os quais embora sendo salvos continuem
em carne sendo objeto fortuito da sanguinidade pecadora, derivada do anthropos
[άνθρωπος - anthropos] adâmico. Assim,
temos dificuldade intestina multiplicada por acepção e pelo muito falar e acentuada pelo falar desordenado. Isto é uma indicação que surge naturalmente da preocupação de Tiago, para tratar sobre o uso
da Língua, como forma de dominar as intenções e comportamento dos cristãos.
A religião pura e
imaculada
para com Deus e Pai, é esta: Visitar os
órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do
mundo.
Fé
controla a Língua
Quem
tem Fé olha pelos pobres
Fé
traz Caridade
Fé
pode ser Aperfeiçoada
Fé
traz Obras que Justiça
Fé
traz Sabedoria
Fé
traz Paz
Fé
ensina o Corpo e a Alma (controla desejos)
Fé
não permite realizar sem Deus
Fé
é antítodo contra corrupção.
Tg 4.10
Fé
traz humilhação
Tg 5.1,2
Fé
destrói Usura
Tg 5.7
Fé
traz Paciência
Tg 5.13
Fé
faz o aflito louvar
Tg 5.14
Fé
faz pedir a presença dos homens de Deus, nas doenças.
A
Crença e/ou a Fé traz Cura
Fé
cria o impossível, é algo inerente ao ser humano normal, que a tem. Exemplo de
Elias.
A
Fé realiza proezas inimagináveis.
Tg 5:16-18 A oração feita por um justo
pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito
às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e,
por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu
deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
Tg 5.19,20
Fé
converte o desviado
Fé
alcança o entendimento para falar da Salvação.
Doutrina de Curas e Ministração.
Tiago como coluna e orientador da Igreja se preocupa em alguns pontos com a ministração dos dons entre eles, o exercício do presbítero, para a atividade de diakonia da saúde física e espiritual dos crentes.
Um dos mais significativos trechos Neotestamentário sobre a cura, a ser realizada pelos oficiais da igreja encontra-se na Epístola de Tiago.
Ali ele informa como deve ser o proceder, de:
Unção com óleo e quem a ministrará.
A UNÇÃO COM ÓLEO.
Rapidamente, entendendo a Unção do Óleo.
Literalmente, ocorre duas passagens relativas à unção com óleo: Em Mc 6.13 e Tg 5.14.
1. A UNÇÃO DOS ENFERMOS.
1.1. Os Discípulos Ungiam - Mc 6.13.
É a única referência nos evangelhos sobre esse trabalho dos discípulos. Certamente, era algo muito comum, embora as curas feitas por Jesus não utilizavam o óleo como elemento auxiliar.
1.2. A UNÇÃO PELOS PRESBÍTEROS. (Tg 5.14). Tiago ensina como agir, quando um crente está doente, orientando que os presbíteros sejam chamados para orarem por ele, ungindo com óleo, em nome de Jesus. 2.
No preparo para a sepultura (Mc 14.8; Lc 23.56). Era um costume oriental. Ao que parece para retardar a decomposição do corpo.
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