O Evangelho social é uma
faceta da Epístola de Tiago.
Ιακωβος – Iakobos – n. pr. m. Tiago = “suplantador”;
filho de Zebedeu, apóstolo e irmão do apóstolo João, comumente chamado de Tiago
Maior ou o presbítero, assassinado por Herodes, Atos 12;
Um dos βοανεργες (gr) Boanerges;
[vem do aramaico] בני רגוש; n. pr.m. Boanerges = “filhos do trovão”;
Apelido dado a Tiago e João, filhos de Zebedeu, pelo Senhor. O nome parece denotar o zelo ardente e destrutivo que deve ser comparado a uma tempestade de trovão;
Ζεβεδαιος Zebedaios – hebraico - זבדי; n. pr. m. Zebedeu = “meu dom”- pescador da Galiléia, e marido de Salomé.
-
Tiago, O menor, filho de Alfeu, igualmente um dos doze (Mt 10:3/Mc 3:18/Lc
6:15/ Atos 1:13);
-
Tiago, irmão do Senhor (Mc 6:3/Mt 13:55/Atos 12:17;15:13 e 21:18/Gl. 1;19;2:9 e
2:12/ 1 Co 15:7);
-
O autor da epístola de Tiago (Tg 1:1);
“Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze
tribos que andam dispersas, saúde”. Tiago 1:1
Tiago aponta para duas
linhas de contato pessoal.
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A Vertical – com Deus
“E, se algum de vós tem falta de sabedoria,
peça-a a
Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e
ser-lhe-á dada”. Tg 1:5
O
relacionamento com Deus é substanciado pela ação da Fé.
O
relacionamento de amigo, nome dado a Deus a Abraão é um exemplo de que a Fé nos
aproxima de Deus e nos torna verticalmente seus amigos. O Pai chamou Abraão de
amigo e o Filho nos chama de amigos!
Assim,
Raabe se tornou amiga do povo hebreu pela Confiança-Fé em acreditar que a sua
inexpugnável e grandiosa cidade de Jericó seria destruída, quando todos jamais
pensariam nesta possibilidade.
A
Epístola de Tiago é um inicio da Galeria da Fé, em menor dimensão.
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e
foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então
que o homem é justificado pelas obras, e não
somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando
recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?” Tg 2:23-25
“E cumpriu-se a
Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como
justiça, e foi chamado o amigo de Deus”. Tg 2:23
Então
a ação do relacionamento da Fé inicia-se na direção dos céus.
Isto
é claro, no trecho inicial da Epistola.
“Peça-a, porém, com fé,
em nada duvidando;”
Tg 1:6
Por
sinal é uma forma de apontar, para aquilo que o escritor bíblico e divinamente inspirado
ressaltará nas linhas interiores da Carta.
Tiago apresenta uma relação social muito intensa. Numa
sociedade do Céu com os humanos que tem Fé.
A
aflição é apenas uma forma de Deus para aperfeiçoamento do cristão e para
compreensão de que tudo inclusive a Sabedoria desce do alto, onde habita Deus,
o Pai das Luzes.
Uma Promessa.
Entretanto,
tudo que lhe é pedido deve ser sob a inteira certeza da Fé, que ele nos
atenderá exceto, quando houver dúvida do que pede.
“Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e
a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará
também o rico em seus caminhos”. Tg 1:11
Tudo
por que o homem é falível e transitório.
“...porque, quando for provado, receberá a
coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam”. Tg 1:12
Mas,
se tiver Fé receberá ao final um galardão a Coroa da Vida!
A Horizontal –
inter-relacionamento dos cristãos e não cristãos.
A
fé em Cristo não nos permite fazer distinção:
Entre
ricos e pobres;
Entre
salvos ou não salvos, no trato e na vida comum.
A
Fé nos faz, sim, melhores para a Salvação e, por isto, temos que ter
comportamento conforme a nossa Fé, nos ensinou na Sabedoria do alto.
Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da
glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento
entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar
também algum pobre com sórdido traje, E atentardes para o que traz o traje
precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em
pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção
entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Tg 2:1-4
Ricos e pobres são
alertados sobre a sua situação.
O
pobre se alegre quando passa o abatimento e o rico quando o sofre.
A
acepção do pobre pelos seus companheiros deve ser vista sob a ótica daquele que
tem fé em Deus e o conhece sabe que ele ama a todos e tem a soberania para dar
tudo o que lhes pedem.
O
pobre, maltrapilho, ao adentrar em uma reunião não deve ser desprezado em
detrimento do lugar de honra ao que se mostra em vestes ricas e opulentas, mas
deve ser tratado igualmente.
Seja
sobre a relação inter-camadas sociais.
Seja
em relação ao contato diário vivenciado pelos crentes, aos quais, não por acaso
estavam contidos em comunidades e núcleo próximos, por serem, como sempre
ocorre com os exilados, parte de uma comunidade de certa forma fechada, por
várias razões, entre elas, a língua, o sangue, a raça, e agora por mais um
destaque a Fé, em Cristo, algo novo e que em muitos casos nem poderia ser
compartilhada publicamente.
Era
o caso dos que haviam ficado em Jerusalém.
Naturais e poderosos
pela Fé.
רחב Rachab - grego - Ρααβ;
n. pr. f. Raabe = “largo”.
uma
prostituta de Jericó que ajudou os espias a fugir; poupada na destruição de
Jericó; casou-se com Salmom, um ancestral de Davi e de Cristo; elogiada por sua fé no livro de Tiago.
A
visão de Tiago se consolida na ação da Fé que realiza, apesar dos agentes
usados por Deus serem naturais e humanos.
Esta
visão humanizada da ação divina através da Fé nos faz sentir, ao lermos a Epístola
de Tiago, animados.
Esta
é outra vertente desta Epístola:
Exortar, aqui na Epístola de
Tiago, é despertar através dos exemplos o exercício da Fé. O que nos faz igual
a um Elias.
Sim!
Você Pode!
Nós
podemos é a mensagem de Tiago. Pela Fé podemos orar e as enfermidades serem
curadas, pois maior do que isto foi o feito de Elias: Abriu e fechou o Céu! E
fez a terra produzir, envergonhando os adoradores de Baal e de Azera, que
pensavam que estes eram os “deuses da fertilidade”, mas Elias como nós disse e
o povo acompanhou: “Só o Senhor É Deus!”
Um ato de Fé conhecido em todo o Mundo.
“...orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita
por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que
nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu
sobre a terra. E orou outra vez, e o
céu deu
chuva, e a terra produziu o seu fruto”. Tg 5:16-18
Começando
por um discurso, aparentemente duro, mas eficaz, que acentua no leitor a
necessidade de ser firme na sua Fé.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que
duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma
para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O
homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tg 1:6-8
Um
dos maiores exercitantes da Fé, absurdamente dogmática. Ou seja, sem reservas
de insegurança na operação!
O
leitor de Tiago é exortado a ser ouvinte, em várias situações.
Falar e Ouvir
Uma
delas é na hora das dificuldades, em que a ira quer se sobressair contra a Fé,
pelo uso inadequado das palavras.
Falar
“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar,
tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”.
Tg 1:19-20
A lingua é tão
importante que a religiosidade se mostra pela língua,que professa a Fé.
“Se alguém entre vós cuida ser religioso, e
não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã”.
Tg 1:26
Ouvir
A
outra é o que deve ouvir e não se esquecer do que ouve, pela palavra.
“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós
mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é
semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;” Tg 1:22-23
Ouvir
e guardar é a exortação de Tiago.
“Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso
persevera, não sendo ouvinte esquecediço,
mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. Tg 1:25
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