sábado, julho 5

LIÇÃO 01 - CPAD - 3ª PARTE - O Evangelho social é uma faceta da Epístola de Tiago.

O Evangelho social é uma faceta da Epístola de Tiago.
Ιακωβος – Iakobos – n. pr. m. Tiago = “suplantador”; filho de Zebedeu, apóstolo e irmão do apóstolo João, comumente chamado de Tiago Maior ou o presbítero, assassinado por Herodes, Atos 12;
Um dos βοανεργες (gr) Boanerges;
[vem do aramaico] בני רגוש; n. pr.m. Boanerges = “filhos do trovão”; 
Apelido dado a Tiago e João, filhos de Zebedeu, pelo Senhor. O nome parece denotar o zelo ardente e destrutivo que deve ser comparado a uma tempestade de trovão; 
Ζεβεδαιος Zebedaios – hebraico - זבדי; n. pr. m. Zebedeu = “meu dom”- pescador da Galiléia, e marido de Salomé.
- Tiago, O menor, filho de Alfeu, igualmente um dos doze (Mt 10:3/Mc 3:18/Lc 6:15/ Atos 1:13);
- Tiago, irmão do Senhor (Mc 6:3/Mt 13:55/Atos 12:17;15:13 e 21:18/Gl. 1;19;2:9 e 2:12/ 1 Co 15:7);
- O autor da epístola de Tiago (Tg 1:1); “Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde”. Tiago 1:1
Tiago aponta para duas linhas de contato pessoal.
CLIQUE NO QUADRO PARA AMPLIAR
A Vertical – com Deus
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. Tg 1:5
O relacionamento com Deus é substanciado pela ação da Fé.
O relacionamento de amigo, nome dado a Deus a Abraão é um exemplo de que a Fé nos aproxima de Deus e nos torna verticalmente seus amigos. O Pai chamou Abraão de amigo e o Filho nos chama de amigos!
Assim, Raabe se tornou amiga do povo hebreu pela Confiança-Fé em acreditar que a sua inexpugnável e grandiosa cidade de Jericó seria destruída, quando todos jamais pensariam nesta possibilidade.
A Epístola de Tiago é um inicio da Galeria da Fé, em menor dimensão.
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus. Vedes então que o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé. E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários, e os despediu por outro caminho?” Tg 2:23-25
“E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus”. Tg 2:23
Então a ação do relacionamento da Fé inicia-se na direção dos céus.
Isto é claro, no trecho inicial da Epistola.
“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando;” Tg 1:6
Por sinal é uma forma de apontar, para aquilo que o escritor bíblico e divinamente inspirado ressaltará nas linhas interiores da Carta.
Tiago apresenta uma relação social muito intensa. Numa sociedade do Céu com os humanos que tem Fé.
A aflição é apenas uma forma de Deus para aperfeiçoamento do cristão e para compreensão de que tudo inclusive a Sabedoria desce do alto, onde habita Deus, o Pai das Luzes.
Uma Promessa.
Entretanto, tudo que lhe é pedido deve ser sob a inteira certeza da Fé, que ele nos atenderá exceto, quando houver dúvida do que pede.
Porque sai o sol com ardor, e a erva seca, e a sua flor cai, e a formosa aparência do seu aspecto perece; assim se murchará também o rico em seus caminhos”. Tg 1:11
Tudo por que o homem é falível e transitório.
...porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg 1:12
Mas, se tiver Fé receberá ao final um galardão a Coroa da Vida!
A Horizontal – inter-relacionamento dos cristãos e não cristãos.
A fé em Cristo não nos permite fazer distinção:
Entre ricos e pobres;
Entre salvos ou não salvos, no trato e na vida comum.
A Fé nos faz, sim, melhores para a Salvação e, por isto, temos que ter comportamento conforme a nossa Fé, nos ensinou na Sabedoria do alto.
Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas. Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje, E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado, Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos? Tg 2:1-4
Ricos e pobres são alertados sobre a sua situação.
O pobre se alegre quando passa o abatimento e o rico quando o sofre.
A acepção do pobre pelos seus companheiros deve ser vista sob a ótica daquele que tem fé em Deus e o conhece sabe que ele ama a todos e tem a soberania para dar tudo o que lhes pedem.
O pobre, maltrapilho, ao adentrar em uma reunião não deve ser desprezado em detrimento do lugar de honra ao que se mostra em vestes ricas e opulentas, mas deve ser tratado igualmente.
Seja sobre a relação inter-camadas sociais.
Seja em relação ao contato diário vivenciado pelos crentes, aos quais, não por acaso estavam contidos em comunidades e núcleo próximos, por serem, como sempre ocorre com os exilados, parte de uma comunidade de certa forma fechada, por várias razões, entre elas, a língua, o sangue, a raça, e agora por mais um destaque a Fé, em Cristo, algo novo e que em muitos casos nem poderia ser compartilhada publicamente.
Era o caso dos que haviam ficado em Jerusalém.
Naturais e poderosos pela Fé.
רחב Rachab - grego - Ρααβ; n. pr. f. Raabe = “largo”.
uma prostituta de Jericó que ajudou os espias a fugir; poupada na destruição de Jericó; casou-se com Salmom, um ancestral de Davi e de Cristo; elogiada por sua fé no livro de Tiago.
A visão de Tiago se consolida na ação da Fé que realiza, apesar dos agentes usados por Deus serem naturais e humanos.
Esta visão humanizada da ação divina através da Fé nos faz sentir, ao lermos a Epístola de Tiago, animados.
Esta é outra vertente desta Epístola:
Exortar, aqui na Epístola de Tiago, é despertar através dos exemplos o exercício da Fé. O que nos faz igual a um Elias.
Sim! Você Pode!
Nós podemos é a mensagem de Tiago. Pela Fé podemos orar e as enfermidades serem curadas, pois maior do que isto foi o feito de Elias: Abriu e fechou o Céu! E fez a terra produzir, envergonhando os adoradores de Baal e de Azera, que pensavam que estes eram os “deuses da fertilidade”, mas Elias como nós disse e o povo acompanhou: “Só o Senhor É Deus!” Um ato de Fé conhecido em todo o Mundo.
“...orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto”. Tg 5:16-18
Começando por um discurso, aparentemente duro, mas eficaz, que acentua no leitor a necessidade de ser firme na sua Fé.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos. Tg 1:6-8
Um dos maiores exercitantes da Fé, absurdamente dogmática. Ou seja, sem reservas de insegurança na operação!
O leitor de Tiago é exortado a ser ouvinte, em várias situações.
Falar e Ouvir
Uma delas é na hora das dificuldades, em que a ira quer se sobressair contra a Fé, pelo uso inadequado das palavras.
Falar
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus”. Tg 1:19-20
A lingua é tão importante que a religiosidade se mostra pela língua,que professa a Fé.
Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã”. Tg 1:26
Ouvir
A outra é o que deve ouvir e não se esquecer do que ouve, pela palavra.
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;” Tg 1:22-23
Ouvir e guardar é a exortação de Tiago.
Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. Tg 1:25

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger