O Tempo da Profecia de Daniel
1ª Parte - Em Edição
Editor Pr Osvarela
Tema do Trimestre: A Integridade Moral E
Espiritual
CPAD – 4º TRIMESTRE 2014
- O Legado Do Livro De Daniel Para A Igreja Hoje.
OBJETIVOS
Após esta
aula, o aluno deverá estar apto a:
- Compreender o tempo do cumprimento da profecia
entregue a Daniel.
- Explicar a doutrina da ressurreição do corpo na
Bíblia.
- Reconhecer a nossa limitação e finitude como
seres humanos.
COMPREENDA:
O enfoque na
interpretação dos dias finais do povo hebreu encontra em Dn as chaves que
ajudam a desvendar os mistérios de assuntos como o Anticristo, a grande
tribulação, a segunda vinda de Cristo, os Tempos dos Gentios, as ressurreições
futuras e juízos.
As profecias
(ainda estão por se cumprir) são tratadas e giram em torno daquilo que chamamos
de:
Dois Eixos Principais:
1º Eixo- o destino futuro da cidade de Jerusalém;
2º Eixo- o destino futuro do povo de Daniel;
judeus nacionais (9.24).
TEXTO ÁUREO
“Ninguém, de maneira alguma, vos engane,
porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do
pecado, o filho da perdição” 2 Ts 2:
3
LEITURA BIBLICA
Daniel 12: 1-4, 7-9, 11-13; Daniel 12: 1-4
E naquele
tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos
do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve
nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele
que for achado escrito no livro.
E muitos dos
que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para
vergonha e desprezo eterno.
Os que forem
sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos
ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.
E tu,
Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos
correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.
Daniel 12:7-9
E ouvi o
homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio, o qual levantou ao
céu a sua mão direita e a sua mão esquerda, e jurou por aquele que vive eternamente
que isso seria para um tempo, tempos e metade do tempo, e quando tiverem
acabado de espalhar o poder do povo santo, todas estas coisas serão cumpridas.
Eu, pois,
ouvi, mas não entendi; por isso eu disse: Senhor meu, qual será o fim destas
coisas?
E ele disse:
Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do
fim.
Daniel 12:11-13
E desde o
tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora,
haverá mil duzentos e noventa dias.
Bem-aventurado
o que espera e chega até mil trezentos e trinta e cinco dias.
Tu, porém,
vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos
dias.
O Tempo Do Evento:
Tempo Do Fim
Período Da
Tribulação
O Kerigma
“E
muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão,
uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.
1 Coríntios 15:1
Também vos
notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado;
A substancia
do Kerigma é a ressurreição que dá vida a pregação paulina:
1 Coríntios 15:3-8
Porque
primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos
pecados, segundo as Escrituras,
E que foi
sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi
visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi
visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior
parte, mas alguns já dormem também.
Depois foi
visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E por
derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo.
1 Coríntios 15:11-12
Então, ou
seja eu ou sejam eles, assim pregamos e assim haveis crido. Ora, se se prega
que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como dizem alguns dentre vós que não
há ressurreição de mortos?
Vivemos a
expectativa da Ressurreição com Cristo.
Resumo do
Reino eternal e vitória de Jesus sobre a Morte, o que lhe deu poder para
destruir toda a potestade maligna que ainda permeia e domina o mundo natural
dos homens e que atuará com maior força durante aquele tempo: “um tempo de angústia, qual nunca houve,
desde que houve nação até àquele tempo;”
“E muitos
dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros
para vergonha e desprezo eterno.”
A
ressurreição dos mortos é fundamental para compreensão da completa Doutrina da Salvação,
que é o Plano de Redenção divino, que insere a derrota final de todas as forças
do reino parasita do mal de forma definitiva. Sem este entendimento o homem
salvo e Igreja não pode entender uma parte fundamental do mistério, que Daniel
obteve de forma especial de um capítulo revelativo, importante, na Vitória
final do Kurios sobre todas as
forças e Potestades.
1 Coríntios 15:19-28
Se esperamos
em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.
Mas de fato
Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim
como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um
homem.
Porque,
assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em
Cristo.
Mas cada um
por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
Depois virá
o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver
aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.
Porque
convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Ora, o
último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
Porque todas
as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe
estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as
coisas.
E, quando
todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará
àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
Neste caso,
a importância da Revelação do capitulo 12 de Daniel é fundamental, pois
posiciona:
- o Tempo – “E
naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor
dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde
que houve nação até àquele tempo...”
- a Qualidade
deste Tempo – Tempo de Angústia
Tempo é uma
retórica permanente no Livro de Daniel e toma forma de Revelação final a partir
do Capítulo 8.
Vamos
encontrar diversas e coerentes e contextuais formas de Daniel explicar e ouvir
falar de TEMPO, no estilo e contexto deste atual tema:
É importante
ressaltar que a Bíblia através de seus outros livros vai contextualizar, no
mesmo conteúdo profético e escatológico todas e as principais narrativas com
TEMPO, do livro de Daniel!
Estamos
falando e tratando do Tempo do Fim.
O tempo
final, do qual Daniel recebe explicação refere-se primeiro a seu Povo: “...e haverá um tempo de angústia, qual
nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo
livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”
Trata-se de
uma revelação referencial ao Remanescente do povo, durante os dias, aqui no
conteúdo geral escatológico universal, incluindo a pré-tribulação e eventos
anteriores e ulteriores a manifestação do Anticristo. Característica do
remanescente hebreu, “uns poucos”.
Remanescente
no conteúdo Veterotestamentário sempre tem a ver com a visão do Dia do Senhor,
para Israel. E com a História da Salvação, seja a sozo, neotestamentária, como o livramento no Dia do Senhor no contexto
vétero, com base ao futuro da Fé em Yaweh.
O Remanescente
hebreu será declarado, povo hebreu, conforme os livros da geração, da mesma
forma como o foram durante os eventos dos livros de Esdras e Neemias.
Poder-se-ia
concluir que haverá algum tipo de recenseamento processado pelas autoridades
mundiais, sob a influência do Anticristo, seja para serviços do Templo (a ser
erigido), quanto para recenseamento mundial, para domínio cadastral da
população Mundial.
Podemos inferir,
pelo conteúdo Tessalônico da Epístola paulina, que esta forma, já existe, e possibilita-nos verificar historicamente, que desde o Recenseamento dos Augustos,
nos Idos de Jesus, é muito mais viável, pela quantidade de informações possíveis
de serem colhidas pelas ferramentas digitais, sejam de identificação ou mesmo
de localização de pessoas e objetos. É algo que acredito estar criando as
condições para o cadastro dos hebreus remanescente com absoluta veracidade,
jamais possível, e para os que pensam em alguma Teoria conspiratória dos inimigos
de Israel ela é possível de ser, ou estar sendo elaborada com alta tecnologia
israelense (uma mera suposição, viável).
Veja algumas
posições sobre Remanescente:
1. Remanescente Histórico: Este
remanescente consiste de qualquer grupo que tenha escapado a uma catástrofe a
qual tenha ameaçado sua sobrevivência. (2Rs 19:31; 25:11; 2Cr 34:21; Jr 24:8;
52:15; Ez 9:8; 11:13; 2Rs 25:22; Jr 40-44; Ag 1:12, 14; 2:2; Zc 8:6,11-12).
2. Remanescente Fiel: Este remanescente é
caracterizado como uma comunidade que mantém relacionamento com Deus,
espiritualidade e fé verdadeiros.
Noé e sua
família. (Gênesis 7 a 9; II Pedro 3).
Sete mil de
Israel que não dobraram os joelhos a Baal (1Rs 19:18).
3. Remanescente Escatológico: Isaías, mais
do que qualquer outro profeta, relaciona as profecias messiânicas com a
teologia do remanescente específico.
Isaías
prediz que o Messias, na condição de “o Renovo do Senhor”, preservará um
remanescente “santo” ou “santa semente” em Sião em meio ao fogo do juízo.
Uns poucos
se converterão ao Senhor (Is 4:2-4; 6:13; 10:20-22; 30:15; 28:16; cf. Rm 9:33;
10:11).
Para Isaías,
as características do fiel remanescente são fé e obediência voluntária a Deus e
ao Messias (Is 1:18-19; 7:9, 53).
Isaías,
pessoalmente, experimentou essas duas características quando foi chamado (Is
6:1-8).
O povo
remanescente escatológico ou messiânico poderá incluirá outros que não são
israelitas, chamados gentios, que decidem adorar o Deus de Israel e buscam Seu
Messias como o “estandarte dos povos”, mas já é outra fase do Estudo
Escatológico (Is 11:10-11; 56:3-8). Joel 2:31-32.
Para Isaías
e seus contemporâneos profetas, o remanescente escatológico não só aceita o
Messias como Salvador, e o adora com um novo coração. (Is 2:1-4; Mq 4:1-5;
66:19; Zc 14:16; Mq 2:12-13; 5:2-4; 7:18-19; Jl 2:32; Sf 3:9, 12-13; Jr
31:31-34; Ez 36:24-27).
Etimologia
σωζω / σώζω. sozo. sozo. v. salvar,
ou seja, entregar ou proteger.
Termo hebreu
yeter - “remanescente”.
Em
Apocalipse 12:17 o adjetivo grego traduzido como “remanescente” é loipos; o
que permanece ou resta.
A definição
mais simples de remanescente é “aquilo que resta
de uma comunidade após a ocorrência de uma catástrofe”.
Obviamente, essa definição é pobre diante da relevância e importância teológica
do conceito. Gerhard F. Hasel
Segundo os
dicionários gregos, ele se refere “ao
que permanece”, ou “o que sobrou”
após ser tomada uma determinada ação, e pode ser traduzido por “o resto” (Apocalipse 9:20), “o remanescente”, ou “os que restaram” (veja Apocalipse
11:13).
Loipos pertence à família de palavras diretamente
relacionadas à ideia de remanescente.
O verbo leipo significa “deixar para
trás/terminar; faltar” (Tito 1:5; 3:13) e é encontrado em muitas variações
compostas.
Por exemplo:
kataleipo
= “deixar para trás”, “deixar uma lembrança” (veja Romanos 11:4); hupoleipo
= “deixar uma lembrança” (veja Romanos 11:3), e perileipomai = “deixar
para trás” (veja 1Tessalonicenses 4:15 e 17).
O verbo e o
composto verbal diferente podem ser usados para expressar a ideia do
remanescente, para “o que permanece ou
resta”
Tempo do fim
que resultará na condenação do homem do mal que dominará por tempo determinado.
Essa
preocupação com um remanescente fiel
no texto bíblico, como em Apocalipse, junto com o uso da terminologia bíblica e
o ensino que Deus sempre preservou para Si no conflito cósmico, um remanescente
fiel, apoia a conclusão de que o termo loipos em Apocalipse 12:17 está se
referindo ao remanescente de Deus no momento em que ‘o grande conflito’ estará
chegando ao seu ápice quando haverá a necessária manifestação do Messias para
livramento do Povo hebreu, em um Tempo de angústia.
É necessário
recorrer a Teologia paulina para entender que a Igreja não cumpre a agenda
proposta a Israel, nas questões do Fim. Era isto que se revelava a Daniel, e
servia para determinar posições, tanto do “Teu Povo”, quanto dos dias do Fim e
Dias de Angústia, embora sirva de pano de fundo literal e metafórico para os
dias do fim.
Determinado
refere-se a tempo dado ao Mal para agir para que as coisas devidas a serem
realizadas possam se realizar e para que Deus não seja dado como Juiz
apressado.
Israel deve
e está atendendo a Agenda que a própria nação criou, ao rejeitar, com o
“endurecimento” o Messias (Rm. 11).
“...e haverá um tempo de angústia, qual nunca
houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o
teu povo...”
Portanto, a
Revelação de Daniel sobre o tempo apropriado refere-se ao cumprimento da dura
etapa desta Agenda Nacional hebraica que se dará nos estertores da manifestação
da malignidade da ação da futura aliança de Israel com o Anticristo, que será
rompida no momento de maior gravidade, pelo qual Israel jamais passou aqui na
Terra, com a Manifestação do Messias Glorioso nos Ares com a Igreja, para que
Israel confesse que Ele é o Messias, ou Mashia.
Isaías seu
profeta, o profeta messiânico mostra que a Verdade foi revelada a Israel, mas a
Salvação através do Messias não seria entendida no Tempo da Plenitude (Gl4.4)
estabelecido por Deus: “Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?” Romanos 10:16.
O profeta Isaias
continuou a explicar o “endurecimento” que Paulo demonstra em sua Epístola aos
Romanos, nos versos seguintes, o que modificou a Agenda inicial da Ação do
Messias e Deus os pôs em emulação (Romanos 11.11),
como diz Paulo confirmando Isaías “Eu
vos porei em ciúmes”:
“De sorte que a fé é pelo
ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Mas digo: Porventura não ouviram? Sim,
por certo, pois Por toda a terra saiu a voz deles, E as suas palavras até aos
confins do mundo. Mas digo: Porventura Israel não o soube? Primeiramente
diz Moisés: Eu vos porei em ciúmes
com aqueles que não são povo, Com gente insensata vos provocarei à ira. E
Isaías ousadamente diz: Fui achado pelos que não me buscavam, Fui manifestado
aos que por mim não perguntavam. Mas
para Israel diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo rebelde e
contradizente. Romanos 10:17-21
Sendo assim,
livrar-se-á o Remanescente Escatológico predito por Isaías, ao relacionar as
profecias messiânicas com a teologia do remanescente específico.
Isaías
prediz que o Messias, na condição de “o Renovo do Senhor”, preservará um
remanescente “santo” ou “santa semente” em Sião em meio ao fogo do juízo
Ele, O
Senhor é um Juiz Justo e Fiel e dá tempo, ao Tempo Determinado para que tudo
que foi profetizado, e o foi para que o Mal seja possível de ser extirpado e
julgado pelas suas ações ao longo do Idos e Eras do AEON Eternal desde o
Princípio, permitido por Deus, pelo arbítrio de todas as criaturas criadas com
pensamento livre para decidir como agir, seja para o Bem ou para o Mal.
E disse: Eis
que te farei saber o que há de acontecer no último tempo da ira; pois isso pertence ao tempo determinado do fim. Daniel 8:19
E a visão da
tarde e da manhã que foi falada, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque
se
refere a dias muito distantes. Daniel 8:26
Também estes
dois reis terão o coração atento para fazerem o mal, e a uma mesma mesa falarão
a mentira; mas isso não prosperará, porque ainda verá o fim no tempo
determinado. Daniel 11:27
E alguns dos
entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao
fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado. Daniel 11:35
E tu,
Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos
correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará. Daniel
12:4
E ele disse
ao homem vestido de linho, que estava sobre as águas do rio: Quando será o fim
destas maravilhas? Daniel 12:6
E ele disse:
Vai, Daniel, porque estas palavras estão fechadas e seladas até ao tempo do
fim. Daniel
12:9
Tu, porém,
vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos
dias. Daniel 12:13
O Tempo e o Escape:
- a
possibilidade de escape – “mas naquele
tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro”.
Romanos 10:8-10 Mas que diz? A palavra está junto
de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A
saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás
salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz
confissão para a salvação.
- a grande
esperança dos que já dorme e dos que dormirão (morreram, ou morrerão) – “E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão,
uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Os que forem
sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos
ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.”
Paulo
apresenta a questão solucionada, ao explicar, ainda que de forma de narrativa,
por vezes irônica, aos que o questionavam a forma correta entendermos a causa
da Morte vicária de Cristo.
Esta morte
vai além da questão ‘sozo’ da alma, mas permeia e se sustenta na
própria forma da ressurreição do corpo de Jesus da sepultura física e dos laços
da Morte. De tal forma, que todos quanto o aceitam podem e tem direito a serem
ressurreto ao tempo de sua vitória final, descrita no texto Veterotestamentário
de Daniel, como tenho colocado, ‘evangelicalismo’ Veterotestamentário do livro
de Daniel, ao descrever em sua narrativa a ressurreição, “naquele Tempo” dos “que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns
para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno” sobre a
Redenção em Cristo e ao desprezo eterno dos que não aceitarem a Cristo.
É a noção e
explicação da antítese pecado-justiça em pleno AT, servidão- liberdade que são formas
conhecidas neste contexto. Daniel insere a libertação final dos laços da Morte,
com a Ressureição, que se daria pela própria ressureição do Filho do Homem (Daniel
7:13-14 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha
nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o
fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para
que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio
eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.)
Sim. Pois,
Daniel coloca como condição de aceitação e escolha o fato de “vida eterna e vergonha e desprezo eterno”,
ao ressaltar:
“... todo aquele que for achado escrito no
livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para
vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno.
Os que forem sábios, pois,
resplandecerão como o fulgor do firmamento;”
É necessário
estar inscrito no Livro.
Para ser
ressurreto para uma vida eterna de gozo “E muitos dos que dormem no pó da terra
ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”.
Interessante,
que ao analisarmos a Escritura de Daniel nos deparemos com tal ordem de
condenação e definição da vida futura dos homens. Sendo, que esta será uma
vertente e leito natural das Escrituras dos Evangelhos, mormente do Apóstolo
Paulo.
Neste ponto
poderíamos inferir que o Tempo é atual é Tempo da igreja é tempo do Evangelho
da Cruz, a situação temporal que define a vida eterna, explicada na Revelação
de Daniel.
A forma como
Daniel é atual mostra que estamos vivenciando o Tempo: “... muitos correrão de uma
parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Daniel
12:4.
Nunca foi
tão atual esta parte da Revelação.
O Movimento Escatológico
está em pleno andamento! E ele pressupõe a questão da “Paurosia” e da
Ressurreição dos Mortos.
Coloco o
termo “parousia” como presença, a
forma inicial para a fase da anunciação. Porém, quero ressaltar que o uso
evangélico paulino é ligado a visão helênica, que refere-se ao uso
técnico-politico (Decreto do reino de Pérgamo para entrda de Átalo iii -138-133 a.C. para
sua entrada solene), que designa a festiva entrada na cidade dos
soberanos (reis, imperadores, magistrados superiores) e ao sentido religioso,
que infere: presença ou manifestação da divindade, assim a Revelação de Daniel
tem este sentido duplo, aqui nesta análise e estudo.
Da mesma
forma, podemos inferir que esta entrada ode ser utilizada como introdução do
homem do pecado, o Anticristo, ou a “presença” citada por Paulo em
Tessalonicenses “Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que
antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição”
2 Ts 2: 3
A Paurosia é um evento que marca uma nova etapa político ou
religiosa e está prestes, a Igreja necessita conhecer os sinais e
compreendê-los de forma completa, para isto
Daniel é a Voz e o Legado.
2 Tessalonicenses 2:8-10 E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo
assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda
é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de
mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não
receberam o amor da verdade para se salvarem.
Além da
manifestação prevista por Daniel e alinhada por Paulo, há a vinda com sinais e
de maneira “festiva” para sua plena atuação no Tempo determinado.
Daniel o
revela ainda de forma incipiente, mas reveladora de tal forma que nós pudéssemos
entender, nós e os crentes de todas as épocas, incluindo o seu povo, Israel,
muito embora, neste trecho da Revelação não seja diretamente a eles, mas os
incluiu indiretamente, pois não há Movimento escatológico sem o Povo Hebreu!
Entenda,
isto sem hebraísmo exagerado, ou entenda que o Povo de Israel proporcionou,
esta, Revelação, pois foi a busca de informações sobre o destino de seu Povo
que levou Daniel a jejuar 21 dias (Daniel 10.2.ss) por expostas e elas
chegaram, além do que ele jamais imaginara.
Que Livro?
“E peço-te também a ti, meu verdadeiro
companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com
Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida”.
Filipenses
4:3
“Sejam riscados do livro dos vivos, e não sejam inscritos com os justos”. Salmos
69:28
A Verdade e o Engano: A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e
sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que
perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 2 Tessalonicenses 2:8-10
Sábios?
Infere ter, obter e aceitar conhecimento de uma verdade relativa ao Evento.
Isto lhes dará condição de aceitação no processo da Ressuscitação. “Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e
ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o
Cristo”.
Atos 17:3
A conquista
da Vida Eterna se dá, na forma Evangélica, no sentido do “God’spel” Divino
cristocêntrico pelo conhecimento de que há necessidade de nascer para viver de
forma eterna, com direito a uma vida plena de gozo e paz: “E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de
fazer para herdar a vida eterna?” Lucas 18:18
Lucas 20:35-37
Mas os que
forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre
os mortos, nem hão de casar, nem ser dados em casamento;
Porque já
não podem mais morrer; pois são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo
filhos da ressurreição.
E que os
mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama
ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó.
Marcos 9:9-32
E, descendo
eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que
o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos.
E eles
retiveram o caso entre si, perguntando uns aos outros que seria aquilo,
ressuscitar dentre os mortos... Porque ensinava os seus discípulos, e lhes
dizia: O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens, e matá-lo-ão; e,
morto ele, ressuscitará ao terceiro dia. Mas eles não entendiam esta palavra, e
receavam interrogá-lo.
EM EDIÇÃO E INCONCLUSO
Bibliografia
Espada
Cortante
Bíblia
Plenitude
MS Pr. Cirilo
Gonçalves
Tríplice conceito
de remanescente
Interpretação
Eclesiológica do Remanescente de Israel
Apontamentos
do autor Osvarela
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