quinta-feira, agosto 27

A Corrupção Dos Últimos Dias Lição 09 – CPAD – 3º TRIMESTRE/2015

A Corrupção Dos Últimos Dias
Lição 09 – CPAD – 3º TRIMESTRE/2015
1ª PARTE – CONTINUA – EM EDIÇÃO
 AUTOR DO ESTUDO/SUBSÍDO: Osvarela
2 Pe 2.12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,
Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
2 Timóteo 3:1-4
Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,
E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
2 Timóteo 3:14-16 
Corrupção - substantivo feminino - - Ato ou efeito de corromper; decomposição, putrefação, deterioração, decomposição física de algo; modificação, adulteração das características originais de algo; depravação de hábitos, costumes etc.; devassidão.
- Fig. Suborno, peita. - ato ou efeito de subornar uma ou mais pessoas em causa própria ou alheia, ger. com oferecimento de dinheiro; suborno. “Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.” Salmos 15:5
- uso de meios ilegais para apropriar-se de informações privilegiadas, em benefício próprio.
ETIM lat . corruptĭo,ōnis 'corrupção, deterioração'
Διαφθορά - διαφθορά
Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.
Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim ‘corruptus’, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo.
O verbo "corromper" (do latim e grego) significa "tornar-se podre na calúnia e manter o podre ou caluniado no poder do corrupto e corruptor".
Corrupção:
Esta ação generalizada da Corrupção precisa ser entendida como uma tendência natural do ser humano, especialmente quando há escassez de recursos e a oportunidade é boa. A maioria das pessoas pode desenvolver tendência para a corrupção, basta medir se a possibilidade de ganho vale o risco corrido.
“O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas”. Isaías 33:15-16
“Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração”. Eclesiastes 7:7
Tanto nas Escrituras Veterotestamentárias, quanto nas Neotestamentárias, a questão da corrupção, tanto seja na perspectiva puramente antropológica, na relação horizontal – Homem/Homem – na relação Homem/Criação; A Criação sofre as dores da Corrupção e expressa suas dores em gemidos, de Esperança, advinda da Obra da Redenção por Jesus Cristo.
“Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” Romanos 8:19-23
Quanto na relação cósmica - Criação/Igreja sob a égide do versículo, acima; ou na relação Teoantropo vertical – Deus/Homem, as Escrituras nos informam sobre este grave sintoma de destruição e falência. Isto se dá pela ação do Reino Parasita do Mal [RPM] que pode, e quer atingir, todos os homens desde a Gênesis/Criação e alcançou êxito aparente em sua ação junto ao Gerente da Criação: Adão.
"A Terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a Terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a Terra." Gn 6:11-12
Por isto a Bíblia nos ensina que há uma ação sobrenatural e invisível que atua sob a ação dos poderes deste Reino do Mal sobre os homens, incluindo a Criação terrena.
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” 2 Pedro 1:4  
As Escrituras combatem, desaprova a corrupção como dano que atingem tudo e todos no Universo, à exceção do Todo-Poderoso, do Filho e do Espírito Santo, algum momento do Aeon.
“A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo”. Tiago 1.27 esta corrupção do mundo, não é a deterioração diária dos elementos advindos da Criação, como: rios, ou águas, florestas, mares e Ar, mas é a corrupção sobrenatural do gênero no aspecto, não físico, mas espiritual. No que é corroborado pelo Apóstolo Pedro: 2 Pedro 2.12:  "Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,” e conclui no versículo 19: “...prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.”
Os Evangelhos, ao chegar do anunciador da Plenitude do Reino de Deus, em pleno deserto era procurado pelos homens, para ser ouvido como estes deveriam se portar, pois ao arrependerem-se queriam melhorar a sua forma de vida e fica evidenciado nas NeoEscrituras que a Corrupção grassava naqueles dias, eram pessoas de todas as classe sociais e de diversos ofícios relatam as Escrituras:
“Chegaram também uns cobradores de impostos (ou publicanos), para serem batizados, e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado”. Lucas 3:12-13
“Então uns soldados o interrogaram: E nós, o que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo”. Lucas 3:14
Eram os conselhos de João o Baptista a todos que o procuravam nos arredores do Jordão.
Até o rei teve que ouvir a condenação da corrupção que estava em sua casa, sob a forma de fornicação ou adultério:
Lucas 3.19 Sendo, porém, o tetrarca Herodes repreendido por ele por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe, e por todas as maldades que Herodes tinha feito,
Porque Herodes tinha prendido João, e tinha-o maniatado e encerrado no cárcere, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe; Porque João lhe dissera: Não te é lícito possuí-la. Mateus 14:3,4
O sistema mundial é atingido na esfera humana por meio de ações dos que querem ser ricos de maneira açodada ou de maneira corrupta. A corrupção aflige a terra desde a Queda. Ela é vista, por muitos, ainda que de maneira inconsciente, como algo normal, inevitável; um mal necessário na condução dos negócios e a forma como o rico e o poderoso levam sempre vantagem sobre o pobre e o fraco. As Escrituras deixam claro que a corrupção é antes de tudo, uma injustiça e, mais do que isso, elas nos alertam e nos chamam a uma tomada de posição contra a corrupção.
“O que aumenta a sua fazenda com juros e usura, ajunta-a para o que se compadece do pobre”. Provérbios 28:8
Mas, também ensina a não nos deixarmos ser levados pela aparente facilidade da usura: “Sendo o homem justo, e fazendo juízo e justiça (...) não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor o seu penhor, não roubando, dando o seu pão ao faminto, e cobrindo ao nu com vestes; não dando o seu dinheiro à usura, não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem; andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, para proceder segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus”. Ezequiel 18:5,7-9
“Aos retos até das trevas nasce a luz, pois é compassivo, compassivo e justo. Bem irá ao que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça. (...) É liberal, dá aos pobres, a sua retidão permanece para sempre; a sua força se exaltará em glória”. Salmos 112:4-5,9
A corrupção é advinda das ações de todos. Muitos que se dizem contra a corrupção em altos escalões em suas ações ordinárias e comezinhas acabam perdendo a visão deste erro e se deixam levar pela facilidade de cometer pequenos atos que desencadeiam em corrupção:
“Não terás dois pesos na tua bolsa, um grande e um pequeno. Não terás duas medidas em tua casa, uma grande uma pequena. Terás somente pesos exatos e justos, e medidas exatas e justas, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Pois o Senhor teu Deus abomina todo aquele que pratica tal injustiça”. Deuteronômio 25:13-16
 “Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer”. Provérbios 11:1
 “O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa”. Provérbios 16:11
“Poderei eu inocentar balanças falsas, com um saco de pesos enganosos?” Miquéias 6:11
Corrompidos estão seus sentidos de honestidade e de justiça.

Fonte:
Corrupção: aspectos sociais, bíblicos e teológicos; Daniel de A e S Junior
O que a Bíblia diz sobre corrupção. Hermes C. Fernandes

"Até a Bíblia condena a corrupção..." - Marcos Barbosa – Recanto das Letras

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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