A Organização de uma
Igreja Local - 2ª PARTE
Lição 11 CPAD – 3º
TRIMESTRE
Estudo subsidio Pr. Osvarela
Tito 1.5 Por esta causa te
deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e
de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
Leitura Bíblica em
Classe
Tito 1:4-14
A
Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da
parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador. Por esta causa
te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam,
e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:...Um
deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas
ruins, ventres preguiçosos. Este testemunho é verdadeiro. Portanto,
repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé. Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem
aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
Continuação
Partindo
do pressuposto que na Bíblia não há espaço para Mitos, nem fábulas.
“Não dando ouvidos às
fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.”
Paulo
ensina a Tito sobre não dar valor a quaisquer fábulas, ou conversas de velhas
da cultura judaica, é ponto a ser destacado devido ao helenismo presente no
contexto contemporâneo, sob domínio romano, em que eles viviam, no qual as
fábulas e mitos se destacavam como um conjunto filosófico e teogônico do povo
grego.
O
que depreendemos deste fato é que o Apóstolo Paulo é fiel ao seu ensino, ao
reafirmar e corroborar seus ensinos, ao seu outro filho na Fé, o jovem Timóteo
que estava em Éfeso, com a mesma missão de Tito, agora em Creta.
Sua
preocupação era que, as lendas ou contos fabulosos impedissem, a edificação da
Igreja e do reino de Deus. Na mesma carta a Timóteo, Paulo declara que as tais
fábulas, eram profanas.
“Mas rejeita as fábulas
profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade...” I Timóteo 4. 7
O
apóstolo Paulo diz sobre o assunto a Timóteo:
“Como te roguei, quando parti para Macedônia, que ficasses em Éfeso,
para advertires a alguns, que não
ensinem outra doutrina, nem se dêem a fábulas
ou a genealogias intermináveis, que mais
produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço
agora. Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa
consciência, e de uma fé não fingida, do que desviando-se alguns, se entregarem
a vãs contendas” I Tm. 1:3-6
Obs.: não há nenhuma
intenção de Paulo em denegrir a imagem dos velhos, ou velhas, mas colocar como alerta,
que não se deixe levar pelo ensino de coisas tolas, que passam, muitas vezes,
como estórias contadas, por alguns antigos, como lendas, e que até as crianças,
ao se tornarem, maiores saberão que era uma estória, apenas sem conteúdo, mas
uma maneira de passar o tempo. “MUTHOS” (Gr) significa uma ideia baseada em
ficção, estória ou invenção.
Todo
o ensino doutrinário cristão só pode ser exercido com fidelidade, quando
ensinado sob a luz e citação bíblica.
Precisamos
conhecer o que é uma fábula. Muitas delas são conhecidas e tentam exprimir conteúdo
moral ou de vida usando para isto a ficção em paralelo com o auxílio de
personagens que supostamente auxiliam ao entendimento da proposição da fábula. Alguns
dos personagens das fábulas são conhecidos, como os da fábula da raposa e as
uvas, e outras. Não confundir com uma parábola.
Deve-se
observar que há várias histórias nas Escrituras, criadas pelos autores
bíblicos, que claramente nunca aconteceram. Contudo, observe que elas nunca são
apresentadas como história real, como fatos reais sobre os quais o povo de Deus
deveria colocar sua fé, mas como comparações visando ilustrar determinados
pontos de fé, ou linguagem figurada. São as parábolas, os contos, como aquela
história do espinheiro falante contada por Jotão (Jz 9.7).
Que é uma fábula?
Apólogo - substantivo
masculino; lit narrativa em prosa ou verso, ger. dialogada, que encerra uma
lição moral, e em que figuram seres inanimados, imaginariamente dotados de
palavra.
A
Fábula, que é focada nas relações que envolvem coisas e animais (ex: o livro
Quem Mexeu no Meu Queijo e A Revolução dos Bichos);
A
parábola se centra nas histórias somente entre homens e comumente possui cunho
religioso. (ex: Parábolas de Jesus).
Poder-se-ia
dizer, que há um apólogo na Bíblia, chamado de Apólogo de Jotão. Encontra-se em
Juízes 9.7-21.
Bem
parecido com a fábula em sua estrutura, o apólogo é um tipo de narrativa que
personifica os seres inanimados, transformando-os em personagens da história.
Diversos
autores consideram que se pode considerar o apólogo como uma parábola que não
utiliza apenas, e a título de analogia, um caso particular a fim de tornar
perceptível uma significação geral.
As fábulas são
fantásticas para captar a atenção dos interesses e dos sentimentos humanos. Seu
estilo literário se caracteriza por narrações, nas quais, seres irracionais, e
mesmo objetos inanimados, são representados como agindo e falando, para ensinar
lições morais, e manipular a capacidade de atenção e concentração, tomando
conta da identificação idealizada em detrimento da realidade. As fábulas têm
poder na captação objetiva do interesse e na fixação das lições que estão sendo
propostas. AS FABULOSAS FÁBULAS - Glenio Fonseca
As
fábulas, ao longo da civilização têm assumido um papel no campo da elaboração e
ordenação do raciocínio. Quanto mais primitiva for a forma de pensamento, menos
capacidade de abstração, e mais necessidade de elementos definidos.Como Paulo,
o Apóstolo Pedro também teve esta singular preocupação, que nos mostra que
havia certa facilidade quanto ao uso de fábulas judaicas no conteúdo de ensino
da Igreja, ou pela própria condição cultural no inicio de um novo ente
religioso, entendidos por muitos como mais uma seita Judaica.
A
própria questão da Salvação, não fora forjada como uma fábula, mas era um fato
provado que não poderia situar-se no reino do mundo mítico. A mitologia dos
gregos e romanos apresentava diversos deuses e heróis fantasiosos, com
características e falhas normalmente atribuídas aos seres humanos.
O
emprego da palavra mito (do grego muthos;
mythoi), na Bíblia, não é num sentido neutro e acadêmico. Mitos ou fábulas, no Novo Testamento
são tratados como mentiras humanas em contraste com a revelação divina da
verdade.
“Porque
não vos
fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo
fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua
majestade.” 2 Pedro 1.16
O
Cristianismo é distinto das religiões baseadas em mitos humanos. O próprio
Jesus fez essa distinção, em outras palavras, quando elogiou a confissão feita
por Pedro. Sua afirmação não veio de estórias inventadas por homens (carne e
sangue), mas do próprio “Pai, que está nos céus” Mateus 16:16-17. Dennis Allan
Tenhamos
cuidado em observar sobre o que utilizamos para forjar a Fé do crentes, muitos
tem se especializado em ensinar coisas fabulosas, que penetram em ouvidos
cheios de comichões, e ávidos de um sentimento que lhes amaine este prurido, a
Sã Doutrina!
Me
louvo de trecho, abaixo extraído, conforme citação do autor na referência em
destaque:
O seu ensino tinha este propósito –
promover a fé dos crentes em Cristo Jesus – diferentemente dos falsos mestres,
que se ocupavam com fábulas e mandamentos procedentes da mentira Tito 1.14. Portanto, a fé que é dos
eleitos deve ser desenvolvida no “pleno conhecimento da verdade Conhecimento intensivo
e qualitativamente completo da verdade. Contudo, este conhecimento da verdade,
longe de arrogante e autossuficiente, está relacionado com a piedade: “segundo
a piedade”. O verdadeiro conhecimento de Deus é cheio de piedade. Piedade
caracteriza a atitude correta para com Deus, englobando temor, reverência,
adoração e obediência. Ela é a palavra para a verdadeira religião. Paulo diz
que a piedade para tudo é proveitosa, não havendo contra-indicação: “Pois o
exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa,
porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” 1Timóteo 4.8. TEOLOGIA E PIEDADE: POR UMA -
TEOLOGIA COMPROMETIDA - Hermisten Maia Pereira da Costa Trabaçlho Acadêmico
Étimo
ευλαβεια
- eulabeia - reverência a Deus, temor divino, piedade
Αληθεια – aletheia
- verdadeira noção de Deus que é revelada à razão humana sem sua
intervenção sobrenatural; a verdade tal como ensinada na religião cristã, com
respeito a Deus e a execução de seus propósitos através de Cristo, e com
respeito aos deveres do homem, opondo-se igualmente às superstições dos gentios
e às invenções dos judeus, e às opiniões e
preceitos
de falsos mestres até mesmo entre cristão.
Επιτροπος – epitropos; n m. aquele que
cuida ou honra algo para o qual foi instruído; curador, guardião; administrador
ou gerente de uma casa ou de terras; supervisor.
Fonte:
No
corpo do texto
É
Claro que Há Mitos na Bíblia! Augustus Nicodemus Lopes
O
Tempora, O Mores
Hermisten Maia Pereira da Costa - mestre e doutor em
Ciências da Religião. É professor na Escola Superior de Teologia; (Universidade
Presbiteriana Mackenzie) e no Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da
Conceição.
Ilustração do livro
Provérbios em fábulas (Paulo Debs), da Editora Vida
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