A Evangelização das Crianças
Lição 9 - Agosto de 2016
Estudo subsídio Pr. Osvarela
1ª PARTE
TEXTO ÁUREO
"Assim também não é vontade de
vosso Pai, que estás nos céus, que um destes pequeninos se perca." Mateus 18.14
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 18.2-6; Marcos 10.13-16
Mateus 18.2 - E Jesus, chamando uma
criança, a pôs no meio deles
3 - e
disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como
crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.
4 -
Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no
Reino dos céus.
5 - E
qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.
6 - Mas
qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe
fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na
profundeza do mar.
Marcos 10.13 - E traziam-lhe crianças para
que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.
14 -
Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a
mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.
15 - Em
verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança
de maneira nenhuma entrará nele.
16 - E,
tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou.
Dica: largue
seu celular de lado por um tempo e vá conversar com o seu filho.
Carlos Nadalim
Pregue para suas crianças, não
esqueça que elas também estão na Igreja, para serem ministradas”
Osvarela
Etimologia
Para
estudarmos sobre a criança e sua evangelização é necessário obtermos o
entendimento do que é este pequeno ser e suas características e forma de
condução, mesmo à época do início da igreja ou no seio da sociedade judia.
παιδαγωγος - paidagogos; n. m. tutor, i.e., um guardião
e guia de meninos. Entre os gregos e os romanos, o nome era aplicado a escravos
dignos de confiança que eram encarregados de supervisionar a vida e a
moralidade dos meninos pertencentes à elite. Aos meninos não era nem mesmo permitido
sair de casa sem a sua companhia até que alcançassem a idade viril.
Παιδαριον - paidarion; n. n. pequeno menino,
mocinho
A
Educação de Crianças sempre esteve no cerne de toda a sociedade com pensamento
futurístico ou com visão para além de seus dias. A formação de crianças sob
temas e forma religiosa de vida foi a preocupação bíblica determinada por Deus.
παιδιοθεν - paidiothen; adv. desde a infância, desde
criança
παιδιον - paidion; n. n. criancinha, menino
pequeno, menina pequena; infantes; de uma criança (menino) recentemente nascido;
de uma criança mais avançada; de uma criança com mais idade; metáf. crianças
(como crianças) no intelecto.
Como
Educador, Pastor, e Pai sempre tive a consciência da importância de alcançar os
pequeninos com a visão de que suas atitudes devem ser moldadas de tal forma que
eles venham a alcançar degraus, na vida, que os impeçam de crescer intelectualmente,
moralmente e principalmente possam ver o Evangelho como um instrumento e não
uma religião que os faça receberem os benefícios de estar e andar com Deus e
servirem a Sociedade por seus próprios méritos, sem a religiosidade opaca.
παιδεια - paideia; n. f. todo o treino e
educação infantil (que diz respeito ao cultivo de mente e moralidade, e emprega
para este propósito ora ordens e admoestações, ora repreensão e punição). Também
inclui o treino e cuidado do corpo; tudo o que em adultos também cultiva a
alma, esp. pela correção de erros e contenção das paixões.
Instrução que aponta para o
crescimento em virtude
O termo
também inclui: castigo, punição, (dos males com os quais Deus visita homens
para sua correção)
παιδευτης - paideutes; n. m. instrutor, preceptor,
mestre; punidor.
παιδευω - paideuo; v. treinar crianças; ser
instruído ou ensinado; levar alguém a aprender; punir ou castigar com palavras,
corrigir; daqueles que moldam o caráter de outros pela repreensão e admoestação.
Quando
usado na ação de Deus, como Pai: purificar pela aflição de males e calamidade; de
um pai que pune seu filho.
“ -
criancinha, menino pequeno, menina pequena; infantes; de uma criança (menino)
recentemente nascido; de uma criança mais avançada; de uma criança com mais
idade” -
Como a etimologia
nos permite vemos que a Evangelização das Crianças deve ser posta em prática
por faixas etárias, e de forma que atinjam o coração, aqui como cérebro e alma,
das crianças.
A
Pediatria estabelece a faixa etária na qual podemos qualificar como criança, o
mesmo, ocorre legalmente os de 0 Ano a 12 Anos incompletos, e “adolescente”,
aquela entre doze anos e 18 anos de
idade. Embora haja divergência em alguns Órgãos do Governo Federal, e algumas
Entidades Médicas, por força de Portaria do Ministério da Saúde, quanto a
diminuição para 10 anos de idade para pediatria.
“O
Ministério da Saúde adota o critério da Organização Mundial da Saúde -
OMS/OPAS, segundo o qual a infância é o período entre zero até 10 anos completos
de idade; e a adolescência compreende o período entre 10 e 19 anos de idade
(Portaria nº 980/1989); o que é também aceito pela Associação Médica Brasileira,
ou seja, pelas Sociedades de Especialidades, incluindo aí a Sociedade
Brasileira de Pediatria.”
Existe
dispositivo legal que define o limite superior da faixa etária pediátrica em 20
anos incompletos (19 anos, 11 meses e 29 dias). Contudo, sendo a Hebeatria uma
área de atuação relativamente nova, ainda havendo falhas na formação específica
de médicos nesse campo, diz o CREMEB
Leiamos o
texto de Parecer de especialistas:
“1- A
criança e o adolescente são seres em crescimento e desenvolvimento, como
peculiaridades biopsicossociais próprias, determinantes da necessidade de uma
compreensão científica especial, que requerem no seu atendimento uma
metodologia própria, conhecedora dos que militam na especialidade sob análise.
2- Sobre
o assunto, a legislação brasileira, de forma clara e precisa ao regulamentar a
matéria no âmbito do território nacional, através da norma jurídica oriunda da Lei n.º 8.069/90 - Estatuto da Criança e do
Adolescente, estabelece que:
“Art. 2º - Considera-se
criança para os efeitos desta lei a pessoa até 12 (doze) anos de idade
incompletos, e adolescente aquela entre 12 (doze) e 18 (dezoito) anos de
idade.” Adendo, pessoal: 12 anos, 11 meses e 29
dias.
“Pelo
exposto, sendo o pediatra o profissional com formação e conhecimento do
processo de crescimento e desenvolvimento deve ser o responsável pelo atendimento
médico da criança e do adolescente, nos três níveis de atenção: primária,
secundária e terciária.”CRMParaná - Especialidade Médica –
Pediatria – Pronto Atendimento, Cons. Cons. Dr. Mauricio Marcondes Ribas, Parecerista,
Aprovado em Sessão Plenária n.º 2679.ª de 22/02/2011 CAM III.
Tudo
isto, acima para verificarmos a abrangência da noção de criança e adolescente.
E a
importância da Igreja estar atenta a Evangelização destas pessoas nesta
alongada faixa etária. Muito embora, devamos nos ater, neste estudo sobre a
faixa considerada desde 0 a 12 anos, a ser atingida pelas nossas atitudes
evangelizadoras como Igreja, haja vista que já se tem no seio da Igreja
agrupamentos, notoriamente nas Escolas Bíblicas Dominical e nas nossas
publicações, notadamente pela CPAD, que observo e expandiu o ensino pelas
revistas EBD por faixas, além dos materiais visuais para crianças e
adolescentes.
A instrução
para as crianças é antes de tudo uma obrigação. Considerando que o evangelho
permite ao evangelizado alcançar os direitos divinos da cidadania celeste e ter
conhecimento da existência de Deus.
Art. 4º É dever da família, da comunidade,
da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a
efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação,
ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao
respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. ECA
Com base
nos preceitos de família e na convivência salutar a evangelização atende
perfeitamente aos ditames legais, e muito mais aos ditames divinos,
determinados e ensinados por Nosso Salvador Jesus Cristo:
“Mateus 18.2 - E Jesus, chamando uma
criança, a pôs no meio deles
4 -
Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no
Reino dos céus.
5 - E
qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.
6 - Mas
qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe
fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na
profundeza do mar.”
“Marcos 10.13 - E traziam-lhe crianças para
que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.
14 -
Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e
disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos
tais é o Reino de Deus.”
É um
pedido feito, no qual encontramos, como poucas vezes, vimos Jesus indignado.
Quem não
se preocupa com a evangelização de crianças, ainda continua a deixar Jesus
indignado, coma falta de percepção desta chamada.
E não
digo, apenas para o público externo, mas para o público interno. Quantos meninos
e meninas deixaram nossas Igrejas por causa de algum tipo de restrição ou pouco
caso com suas presenças nos cultos e nas nossas reuniões.
Louvo à
Deus que tem crescido o número de Ministérios Infantis nas nossas Igrejas e o
que é mais comovente e importante, por meio das Escolas Bíblicas Dominicais.
A atitude
de Raikes, em Gloucester nos idos
dos anos 1780 [revisado] permitiu uma verdadeira revolução nas crianças, que mudou a
Inglaterra.
Usando a máxima da orientação bíblica Raikes entendeu o versículo, que todo aquele que recebe a instrução ou paideuo orientador sobre a vida e a relação com Deus deve utilizar:
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
Usando a máxima da orientação bíblica Raikes entendeu o versículo, que todo aquele que recebe a instrução ou paideuo orientador sobre a vida e a relação com Deus deve utilizar:
“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” Provérbios 22:6
Mesmo
assim, ainda temos vácuos de trabalhos com crianças, seja por falta de Metodologia dos que pensam que
trabalhar com crianças é realizar trabalhos sem qualidade ou até mesmo com “idiotização”
(num sentido menor) do que lhes é ministrado.
O
professor e pastor Antonio Gilberto autor do livro Manual da Escola Dominical
ensina, ao falar do ensino dos adultos:
“é
um erro pensar que um adulto não pode mudar concernente a orientação religiosa
dantes recebida. O adulto não é um eterno escravo da Educação religiosa
recebida na infância e na adolescência, porem a sua real educação religiosa é
das mais difíceis, porque não se trata de educação simplesmente, mas reeducação”. Pastor Antonio Gilberto. Silva, Antonio Gilberto Da
O
autor não está referindo-se a questão do conhecimento salvifíco, mas, o ensino
eficaz que conduz a criança e perdura mesmo quando ela se desviar do Caminho.
- Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv 22:6
- Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Pv 22:6
A visão
do evangelismo as crianças, passa pela individualidade, pela qual ela deve ser
vista como um ser completo: corpo, alma e espírito e que deve ser guiada em
compreender o caminho completo do homem, até a morte, para obter o mesmo
direito dado a Deus a todos os homens.
Todas as
pessoas devem saber o que vem após a morte. A vida cristã é uma vida de
ressurreição, uma vida que não pode ser contida pela morte, o tipo de vida que
só é possível quando você foi à Cruz e voltou.
“A Bíblia é clara quanto ao valor das crianças. Jesus as amou, e somos ordenados a amá-las e a trazê-las aos cuidados do Senhor. Devemos imitar Deus e nos deleitar em nossos filhos”: disse a escritora e blogueira Rachel Jankovic, em artigo sobre a maternidade.
“A Bíblia é clara quanto ao valor das crianças. Jesus as amou, e somos ordenados a amá-las e a trazê-las aos cuidados do Senhor. Devemos imitar Deus e nos deleitar em nossos filhos”: disse a escritora e blogueira Rachel Jankovic, em artigo sobre a maternidade.
Com crianças
não há como fingir, elas tem um aguçado senso de “ver” o interior dos seus
ensinadores. Assim, a questão é: se você está representando o Evangelho ou não,
é como você está representando diante das crianças evangelizadas ou a serem
evangelizadas.
Primeira Lição:
Portanto,
para evangelizar, crianças, a primeira lição é [para mães e professores
infantis e nós pastores]:
“Viva o
evangelho nas coisas que ninguém vê. Sacrifique-se por seus filhos em situações
que apenas eles saberão. Valorize-os acima de si mesma. Eduque-os no ambiente do evangelho. Seu testemunho do evangelho nos pequenos detalhes de sua vida tem mais
valor do que você imagina. Se você ensiná-los
sobre o evangelho, mas viver para si mesma, eles nunca acreditarão nele.” Rachel Jankovic
A Evangelização
começa dentro de casa. Muitos não se dão conta disto e querem evangelizar fora
do lar, esquecendo os filhos que lá ficaram.
Eu sempre
uso uma frase que li e tem sentido. Sendo todo homem nascido em pecado, este
vai se desenvolvendo na criança desde a simples negação de quebrar um “bibelot”
da mãe ou esconder um copo quebrado, isto ainda na fase pueril. Mas, discordando
da Doutrina da Depravação Total,
esta manifestação é apenas um traço da inocência da criação adâmica perdida, no
Éden, do que uma condenação das crianças, sem a noção exata de seus atos.
Embora, a
Bíblia nos mostre exemplo de pequenos infantes que assumiram cargos, ainda que
tutelados por aios, ou “paidagogos”, ou Aios.
A maldade
infantil tem sido objeto de reportagens e estudos médicos. A Revista Época
apresentou uma reportagem, aqui condensada, sobre a maldade infantil.
“Aos
7 anos, T. convenceu seus pais, profissionais liberais de Belo Horizonte, a
demitir duas empregadas domésticas. O motivo alegado: elas batiam nele. As duas
negaram as agressões, mas o menino chegou a apresentar uma marca roxa no braço.
Um ano depois, nova queixa sobre outra empregada. Revoltado, o casal decidiu
colocar câmeras escondidas. O que viram foi uma surpresa: T. era o agressor,
com pontapés e atirando brinquedos. No fim de uma semana, perguntaram se a
empregada havia batido nele novamente. Choroso, T. respondeu que havia sido surrado
na cozinha – onde as imagens não mostravam nada. Diante das sucessivas
mentiras, foi castigado.Poucas sessões depois, o diagnóstico foi duro: ele
apresentava o chamado transtorno de conduta, nome formal para a velha “índole
ruim”.
“Não é
fácil a sociedade aceitar a maldade infantil, mas ela existe”, diz Fábio
Barbirato, chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa, no Rio de Janeiro. Ele
explica que a criança ou adolescente que tem essa patologia pode se
transformar, na vida adulta, em alguém com a personalidade antissocial – o
termo usado hoje em dia para o que era chamado de psicopatia. “Essas crianças não
têm empatia, isto é, não se importam com os sentimentos dos outros e não
apresentam sofrimento psíquico pelo que fazem. Manipulam, mentem e podem até
matar sem culpa”, diz Barbirato. Por volta da década de 70 do século
passado, teorias sociais e psicanalíticas tentaram vincular esse comportamento
perverso à educação e à sociedade. Nos últimos anos, porém, os avanços da
neurologia sugerem a existência de um fenômeno físico: imagens mostram que, nas
pessoas com personalidade antissocial, o sistema límbico, parte do cérebro
responsável pela empatia e pela solidariedade, está desconectado do resto...
Bullying
– Mentes perigosas nas escolas, com foco na maldade infantil. “É típico do
jovem com transtorno de conduta saber mentir e manipular para que os outros
levem a culpa”, afirma. Barbirato faz uma ressalva. “Pequenas maldades e mentiras são absolutamente
comuns na infância. De cada 100, cerca de 97 têm comportamento normal e, ao
amadurecer, saberão diferenciar o certo do errado e desenvolverão a empatia”,
diz.”
Sem entrar
no mérito médico, este é um exemplo da ação do pecado sobre todo ser humano e
um dos motivos para Evangelização das Crianças, na sociedade. Elas fazem parte
da sociedade, mas não sou um dos que entendem que elas serão a garantia de uma
sociedade melhor, por todos os motivos bíblicos, não expressos neste Estudo. Porém,
elas podem ser salvas para garantia de uma Vida espiritual melhor e uma Vida
Eterna garantida a todos os homens, e delas é o Reino dos Céus.
“14 - Jesus, porém, vendo
isso, indignou-se e disse-lhes:
Deixai vir os pequeninos a mim e não os
impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.
15 - Em verdade vos digo que qualquer que não receber o
Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
16 - E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou.”
A Verdade
Crística expressa nas palavras de Jesus, garante a inocência, destas crianças
e que D’ele devem ser aproximadas. Diferentemente do que alguns possam pensar
que estas maldades narradas na Reportagem venham lhes negar o direito de serem
Evangelizadas e conhecerem a moralidade cristã e forma de amor ao próximo.
No dito
da própria Medicina;
“Pequenas maldades e mentiras são absolutamente
comuns na infância. De cada 100, cerca de 97 têm comportamento normal e, ao
amadurecer, saberão diferenciar o certo do errado e desenvolverão a empatia.”
Mas, há
valores que elas podem absorver ao serem evangelizadas, que influenciaram ao
longo desta etapa de descoberta entre o Certo
e o Errado.
“Educa a criança no caminho em que
deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”. Provérbios
22:6
A balança
natural, colocada no coração, por Deus, as fará saber a diferença, mas o
livre-arbítrio não lhes garante qual será o caminho após esta descoberta.
Lógico,
que estamos certo que a sociedade natural é formada por uma maioria de Cidadãos
de bem, dentro da moralidade da nação e das nossas famílias, mas estamos
elevando o nível para o estágio da relação Homem/Deus, ou seja a escolha da
relação vertical com a Divindade Única,
O Deus Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que garante filiação a todos que N’Ele crerem.
“Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos
tais é o Reino de Deus.“
Impedir crianças
a chegarem a Cristo é pecaminoso e lhes tira direito divino de herdar os Céus,
seu lugar natural, quando na infância pela qualidade do coração e mente.
Tal afirmação
nos infere obrigações na Evangelização
das Crianças. É um discurso duplo de Jesus, seja sobre a inocência, seja
sobre os que nada fazem para aproximar as crianças á Ele.
Como Jesus
Cristo é Deus, junto com o Pai e o Espírito Santo a benção dá àquela criança se
espalhou a todas as crianças do Mundo.
Segunda Lição:
Evangelizar
criança é Uma Obrigação
Precisamos
abraçar as Crianças.
O que o
Mundo está oferecendo às crianças?
O que vem
ocorrendo no Mundo com nossas crianças?
Gosto de
utilizar um versículo de Jeremias, mas atualíssimo:
“Ouvi, pois, vós, mulheres, a
palavra do Senhor, e os vossos ouvidos recebam a palavra da sua boca; e ensinai
o pranto a vossas filhas, e cada uma à sua vizinha a lamentação; Porque a morte subiu pelas nossas janelas, e
entrou em nossos palácios, para
exterminar as crianças das ruas e os jovens das praças.” Jeremias 9: 20,21
Não podemos
nos permitir deixá-las fora desta ação. Ou estaremos concordando com a ação do
Mundo sobre eles.
A própria
ação dos “palácios”, de onde se rege
a Educação infantil tem sido atingida pela “morte”, ao definir currículos que
abrangem:
Ideologia de gênero
Libertária ação e falta de obediência
Sexualidade ensinada na infância,
sob a égide do relativismo.
Basta ver
como anda o ensino público, nas salas, do qual os professores são agredidos e
impedidos de dar suas aulas, com risco de sofrerem violência. Mais uma vez, não
é uma generalidade, mas há uma expansão destes fatos, a cada dia.
O ensino
do Criacionismo, uma base bíblica é tido como não verdadeiro e mais um sem
número de fatos e atos idênticos.
1ª PARTE
Fonte:
Crianças
podem ser más? Mauro Meister, Tempora
Mores
Sim, elas
podem ser cruéis. Um tabu impede que se discuta a maldade infantil. Mas ela
existe. E pode esconder transtornos graves. Época, Martha Mendonça, 04/2010
Bíblia online
Apontamentos
do autor
Dica de
Ouro para Pais com Filhos entre 1 e 3 Anos, Carlos Nadalim
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