sábado, agosto 20

A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS Lição 8 - Agosto de 2016

A EVANGELIZAÇÃO DOS GRUPOS RELIGIOSOS
Lição 8 - Agosto de 2016
Estudo Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus." João 3.5
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 3.1-16
1 - E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 - Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 - Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 - Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
11 - Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.
12 - Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.
14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 - para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Introdução
Religião é derivada de “religare”.
δεισιδαιμονια - deisidaimonia; religião n. f. em um bom sentido, reverência a deus ou aos deuses, piedoso, religioso; em um mau sentido, superstição.
θρησκεια - threskeia; n. f. adoração religiosa; esp. externo, aquilo que consiste de cerimônias; disciplina religiosa, religião
Esta palavra é utilizada para determinar a atividade cúltica dos homens, a religião.
Religião vem do latim ¨religare¨, tem o significado de religação.
Religar ao homem pecador adâmico a Deus.
“Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” 1 Timóteo 2:5
Essa religação se refere ao único elo de ligação que faz o homem voltar a se ligar à Deus pelo sacrifício de Jesus Cristo, O Homem.
O que nos leva a uma só conclusão: a real religião é Jesus Cristo, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens, não há outro.
A Bíblia assim diz, na pessoa de Jesus: “ninguém vai ao Pai senão por mim.” Todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus.
A religião como a etimologia aponta pode ser apenas cerimonial, sem qualquer tipo de serviço fiel á Deus.
João 3.1 - E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 - Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
Assim como os fariseus entendiam e observavam as cerimônias e desprezavam a adoração verdadeira.
Assim evangelizar é dar oportunidade à muitos “Nicodemos” que necessitam entender o que é o Evangelho e ficam presos em tradições e não querem aparecer em público, com medo do que possam falar deles sobre a sua condição de convertidos ao Evangelho de Jesus Cristo.
O que aconteceu ao longo dos tempos, que os homens na ânsia de achar um caminho para se religar a Deus criaram formas variadas de contemplação e adoração, adorando a ídolos e a própria Criação, tentando obter a sua justificação pelos seus próprios meios, através de religiões ou mesmo abandonando qualquer forma de crer na existência de um deus, no caso doa ateus.
αθεος - atheos; adj. sem Deus, não conhecendo e nem adorando a Deus; rejeitando aos deuses, esp. os deuses reconhecidos do estado; ateu, sem religião, ímpio; abandonado pelos deuses.
Ateus e a Religião – como serão alcançados, não crendo em um deus.
No Brasil, 15 milhões se declararam sem religião ou ateus.
Como disse, neste dia afirmei, que os ateus, apesar de se dizerem sem crença em um deus, a única forma de propagar sua crença, sim uma crença é falr de deus em todo o tempo, para reafirmar a inexistência e um deus.
O quadro mundial apresenta um sem fim numero de religiões.
Estes grupos, entre alguns que até mesmo usam os Evangelhos nas suas reuniões, como no caso dos espíritas, que têm uma versão chamada de “Evangelho Segundo o Espiritismo”, serão objeto de estudo de como serem alcançados pelo Evangelho de Jesus Cristo.
Estratégia?
Conhecimento?
O que salva e transforma até ao ateu, é a Palavra de Deus.
Mas o quadro foi totalmente mudado quando Ele se ofereceu em sacrifício em nosso lugar. O que a maior parte das pessoas toma por religião é, na verdade, denominação. Católicos, Assembleianos, Metodistas, Batistas, etc. são denominações. Jesus morreu por todos e para se ter uma religião é só se converter a Ele.
“Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? É o anticristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho.” 1 João 2:22
Os cristãos são o maior grupo religioso do mundo.
Apesar de ser, sim, um grupo tão dominante no planeta os cristão se dividem em grupos, entre os quais estão alguns que se rendem ao misticismo anímico, e até mesmo a experiências místicas não cristãs, necessitam de ser alcançados pelo verdadeiro Evangelho, que não é de nenhuma Igreja, mas é o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.
No Brasil há uma legião de pessoas ligadas na religião espírita o Espiritismo, sendo que no Brasil, ele se estendeu e aumentou de número de filiados e seguidores, pois eles não tem um tipo como outras religiões, em que há um ser a ser adorado ou seguido, embora Alan Kardec tenha formatado o espiritismo não é objeto de maior uso de sua imagem como ídolo da religião.
“...em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorieEfésios 2:7-9
“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito SantoTito 3:5
A dificuldade dos espíritas serem objeto de alcance do Evangelho, é como dissemos, acima, eles utilizam uma versão própria do Evangelho, como parte de suas formas de liturgia e não se utilizam de forma geral de todo conteúdo bíblico, além de utilizar-se de livros psicografados, como base de sua crença.
Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.” Hebreus 13:8
Que são livros, ao quais, eles entendem, como obtidos pela mediunidade de pessoas que os psicografam, em nome de algum morto, que lhes citam o que escrever e como escrever. Também têm Cristo como um ser iluminado, um espírito elevado, mas não O Salvador do Mundo e que veio ao Mundo como homem, em sendo Deus.
Não há reencarnação.
“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.” Hebreus 9:27,28
A crença dos espíritas é basal no espiritismo. Crêem na reencarnação dos mortos, e acreditam que os mortos reencarnam para serem purificados a cada reencarnação e podem se comunicar com os vivos, mandando mensagens a estes. Neste aspecto, eles apelam a uma passagem conhecida no Antigo Testamento. 1 Samuel 28:14
Sustentando toda esta crença, eles mantém sua base espiritual a ligação dos mortos. O que a Bíblia condena. Também realizam um grande trabalho filantrópico e assistencialista com alimentos e serviços de saúde, tendo como base a caridade salvífica, ou seja, a salvação pelas Obras.
“Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus1 João 4:2
Os espíritas podem ser nominais ou atuantes. Existe um grande número de adeptos de outras religiões [incluindo cristãos católicos], que freqüentam suas igrejas, mas não deixam de freqüentar as sessões espíritas. Até entre os judeus, aqui no Brasil há um grande número de judeus, alguns dos quais eu conheci pessoalmente.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
A profissão de fé espírita não é muito comum, por isto, aqui entra este destaque, de minha inserção, pois podem ser encontrados no seio de várias religiões e sem que se digam espíritas.
Por isto, indicamos o seguinte dado mundial, como comparativo:
“Uma de cada seis pessoas (cerca de 16% da população mundial) não tem nenhum vínculo com as religiões, embora reconheça uma forma de crença espiritual.” Vatican Insider, 19-12-2012
Todo este panorama religioso os torna um dos grupos, mais difíceis de serem alcançados, muito embora, a quantidade de convertidos ao Evangelho Cristão seja muito grande, de oriundos desta religião, no seio das Igrejas evangélicas.
Somente a verdadeira Palavra de Deus tem poder de mudar e atingir estes corações.
Jesus Cristo, o Nazareno... a quem Deus ressuscitou dentre os mortos... E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” Atos 4:10-12
Quando estudamos o espectro das religiões no Brasil vemos um quadro cada dia mais ampliado de religiões, com a inserção de religiões, antes desconhecidas entre os brasileiros.
Haja vista, que o Cristianismo sempre esteve presente nas Terras Brasilis desde o seu descobrimento, pelos portugueses e na mesma época esteve presente, aqui o cristianismo reformado, amplamente atacado pelos portugueses e colocados na História do Brasil como revoltosos, invasores e outros diferentes títulos para justificar o combate ao Evangelho cristão das Igrejas, por aqui representadas, à época.
As dez maiores religiões, as que mais agregam adeptos no Mundo, seus Santuários mais importantes e algumas curiosidades:
Hoje temos budistas, Hindus, muçulmanos shintoístas. Embora as Grandes religiões sejam, segundo o levantamento, abaixo:
Mais de 8 habitantes de cada 10 (84%) do mundo fazem parte de grupos religiosos, isto é, 5,8 bilhões dos 6,9 bilhões de habitantes que havia em 2010. Do total, 2,2 bilhões são cristãos (32% da população mundial); 1,6 bilhão, muçulmanos (23%); um bilhão, hinduístas (15%); cerca de 500 milhões, budistas (7%); e 14 milhões, hebreus (0,2%).
Mais de 400 milhões de pessoas praticam outras religiões (aborígenes da Austrália, indígenas americanos, algumas minorias chinesas...). Menos de 1%, isto é, 58 milhões de pessoas, seguem religiões como o taoísmo.
Quase a totalidade dos hinduístas e dos budistas encontra-se na região Pacífico da Ásia, assim como três quartos das pessoas que não seguem nenhuma religião. Na mesma região vivem 62% dos muçulmanos, distribuídos entre a Indonésia, a Índia e o Paquistão.
Os cristãos, presentes em todo o mundo, apresentam a mesma porcentagem (24%) na Europa, na América Latina e na África subsaariana. Estados Unidos, Brasil, México contam com as maiores comunidades de cristãos no mundo.embora com distinção, quanto ao ramo cristão. Estados Unidos com maior amplitude no ramo Evangélico, advindo da Reforma e pentecostais, em grande número, e Brasil com o México, com amplitude de católicos romanos.
Difusão do Cristianismo
Em primeiro lugar no Mundo [dados de 2010]:
Cristianismo - com seus 2.106.962.000 de adeptos.
Estas tradições espirituais podem ser também combinadas em grupos maiores, ou separadas em sub-denominações menores.
Religiões Abraâmicas, de origem dos filhos de Abraão, seja Isaque ou Ismael.
O Cristianismo, Islão e Judaísmo (e as vezes a Fé Bahá'í) podem ser unidos como religiões abraâmicas.
Religiões Indianas
O Hinduísmo, Budismo, Sikhismo e Jainismo são classificados como religiões as indianas (ou dármicas).
Religiões da Ásia Oriental
A Religião da China, Confucionismo, Taoísmo e Shinto são classificados como Religiões da Ásia oriental.
Todos estes tipos são alvo de Evangelização, assim como no Dia de Pentecostes homens de todas as tribos , raças e línguas estivessem em Jerusalém.
A Assembleia de Deus e sua Importância para a Evangelização do Brasil.
Temos uma grande missão que nestas últimas décadas tem sido fundamental para quebra de barreiras e a evangelização destes grandes grupos de religiosos de outros grupos religiosos ou não religiosos.
Ao longo do seu centenário a Assembleia de Deus que sofreu, e ainda sofre preconceitos, mas tem realizado a evangelização discipular e apologética de maneira popular e de rua, alcançando muitos segmentos religiosos e da sociedade.
Seja entre, os que não professam, a Fé em Cristo, ou mesmo cristãos de outras Igrejas.
Aqueles, que não tem a Fé embasada, apenas na Morte vicária de Jesus Cristo, mas aceitam a crença em ídolos e em intermediários na ação do “religare”, e na intercessão de “santos” e acreditam em pontos como o Purgatório e a Tradição.
Estes grupos têm sido alcançados, no imenso mar de religiosos, que apenas são religiosos e na realidade não vão as suas igrejas, ou quando vão o fazem apenas em datas dispersas.
São pessoas de várias religiões que necessitam, em muitos casos, de libertação de vícios, como da bebida alcoólica, fumo, adultério, fornicação, de forma que impedem de ter uma relação com Deus e cria em suas mentes a convicção de que vivem em pecado e necessitam de um encontro com Deus.
14 - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 - para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
O Brasil apresenta uma característica diferente do avanço do Evangelho, em relação as Igrejas tradicionais, não reformadas, as mudanças religiosas nos países sempre se deram em função de guerras ou calamidades, mas aqui ocorre de maneira natural. O que me parece ser um ponto favorável á Evangelização das Igrejas reformadas.
O impacto dessa mudança é grande para a Igreja Católica. A Rússia teve revolução e permaneceu ortodoxa. Os Estados Unidos, mesmo com a Guerra Civil, se mantiveram protestantes. Entre os países grandes, mudanças assim só ocorreram em consequência de guerras e revoluções. No Brasil, a revolução religiosa (inserção, minha) é silenciosa”.
Nas periferias, na ausência do estado e da Igreja Católica, os pentecostais atuaram como guias espirituais e como figuras centrais do assistencialismo. “As evangélicas pegaram fieis onde a Igreja Católica não tinha se preparado para arregimentar a nova população, e adaptaram a mensagem para diversos públicos” José Eustáquio Diniz, demógrafo da Escola Nacional de Estatísticas.
Em 1970 havia 91,8% de brasileiros católicos, em 2010 essa fatia passou para 64,6%.
Quem mais cresce são os evangélicos, que, nesses quarenta anos saltaram de 5,2% da população para 22,2%. O aumento desse segmento foi puxado pelos pentecostais [infira a ação das AD’s, basta comparar ao crescimento nominal destas], que se disseminaram pelo país na esteira das migrações internas.
A alegação de que os pobres são mais suscetíveis ao Evangelho é apenas uma meia-verdade tendo em vista, e também uma forma de desvalorizar a Evangelização dos que sofrem todos os males, inclusive os da falta de bens, e desconhecimento do que diz os Evangelhos:
Seja no Antigo Testamento, tanto quanto no Novo Testamento, pelos próprios lábios de Jesus Cristo:
“O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração” Lucas 4:18
“O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presosIsaías 61:1
A Assembléia de Deus é a maior denominação evangélica do Brasil, com 12,3 milhões, possui 10% do contingente de fiéis católicos brasileiros. [dados 2010]
Valores do Evangelho
Família e o crescimento da Assembleia de Deus
A preservação da família é um dos motivos que, segundo estudiosos, serve para explicar o crescimento da Assembleia de Deus no país.
De acordo com o censo de 2010, ela é o maior segmento evangélico, com 12 milhões de fiéis, e o segundo maior do Brasil, atrás da Igreja Católica.
Em comparação com a igreja Universal do Reino de Deus, por exemplo, que perdeu 228 mil fiéis nos últimos 10 anos e hoje tem 1,8 milhão de arrebanhados, a Assembleia de Deus prega valores morais mais rígidos.
1ª Parte
Fonte
IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)
Sohistoria
No corpo das citações

Strong – Dicionário

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger