sábado, agosto 27

A EVANGELIZAÇÃO DAS CRIANÇAS Lição 9 - Agosto de 2016 2ª PARTE

A Evangelização das Crianças
Lição 9 - Agosto de 2016
Estudo subsídio Pr. Osvarela
2ª PARTE
TEXTO ÁUREO
"Assim também não é vontade de vosso Pai, que estás nos céus, que um destes pequeninos se perca." Mateus 18.14
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 18.2-6; Marcos 10.13-16
Mateus 18.2 - E Jesus, chamando uma criança, a pôs no meio deles
3 - e disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.
4 - Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.
5 - E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.
6 - Mas qualquer que escandalizar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma mó de azenha, e se submergisse na profundeza do mar.
Marcos 10.13 - E traziam-lhe crianças para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhas traziam.
14 - Jesus, porém, vendo isso, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir os pequeninos a mim e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.
15 - Em verdade vos digo que qualquer que não receber o Reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.
16 - E, tomando-as nos seus braços e impondo-lhes as mãos, as abençoou.
2ª PARTE
CONTINUAÇÃO.
Nosso Estudo sobre o assunto é extenso e quase inesgotável.
Passa por discurso de Jesus Cristo quanto a características e modo de agir e entrada no Reino de Deus.
Permitir a entrada neste Reino Divino a todos os homens, em todas as fases de sua Idade.
A necessidade de cumprir o IDE é um fundamento da Igreja que precisa ser exercitado diariamente, em cada segmento da sociedade, dos adultos até as crianças.
O Reino de Deus pode ser sentido desde o ventre, pelas crianças, conforme a Bíblia nos mostra:
“E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.Lucas 1: 41,44
Os precedentes no Ministério terreno de Jesus foi motivo de exaltação na boca dos pequenos infantes no Templo causando indignação e ciúmes entre os oficiais dos cerimoniais cúlticos que ali se realizavam:
“Vendo, então, os principais dos sacerdotes e os escribas as maravilhas que fazia, e os meninos clamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se, E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?Mateus 21:15,16
Ou seja, crianças também têm o direito de saber, e como se aproximar, de Jesus; que podem sentir a presença de Deus e como isto acontece em suas vidas, com a orientação do Evangelho lhe anunciado.
Elas devem saber que Deus as entreteceu, e que o que sentem quando ouvem falar. Sentir a presença de Deus é uma necessidade espiritual, que não lhes pode ser negada, principalmente por que o Evangelho lhes anuncia o Deus Verdadeiro.
“Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido ... Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” Salmos 139:15,16
Muitos de nós nos esquecemos do numero e densidade desta faixa etária em nosso País e em outros a serem alcançados pelo Evangelho.
A cada hora nascem 321 bebês no Brasil. São 5,36 por minuto ou um a cada 11,2 segundos.
Segundo o último Censo IBGE com dados de 2010:
7,6% da população são crianças, com idade até 5 anos, número menor que os registrados pelo levantamento em 2000 (9,8%) e em 1991 (11,5%).
Grupos de idade
Nossa população também pode ser dividida em grupos de idade. Veja só:
São quase 73.000.000 de crianças.
Distribuição percentual da População por grandes grupos de idade Brasil – 2010. Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2010.
Grupos de Idade                                                                     
0 a 9 anos                                                        28.918.055
10 a 19 anos                                                     34.157.633
20 a 59 anos                                                 107.242.036
60 anos ou mais                                              20.590.597

 Faixa entre 0 a 9 anos

 Faixa entre 10 a 19 anos
Quadros de crianças por Faixa de Idade entre as crianças brasileiras mostra o Universo a ser alcançado com a Evangelização.
Considerando-se a faixa de 35% de evangélicos no Brasil [dentro de uma população nacional em cerca de 210.000.000 de pessoas], teremos ainda um grande universo infantil a ser buscado para ouvir e ter direito sobre a ação da salvação no ser humano.
Receber a Palavra de Cristo
5 - E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.
A criança é um emblema utilizado por Jesus Cristo e com certas características sublimes da infância, com ênfase da característica do discípulo perfeito:
“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependamAtos 17:30
A Criança é capaz de receber a Cristo. Afirmação do texto:
“5 - E qualquer que receber em meu nome uma criança tal como esta a mim me recebe.”
Criança não tem ambições mundanas;
Não tem ganância por dinheiro;
Ganância por poder;
Vêem-se como iguais, independente de cor, raça ou religião;
Mantém a inocência, independente de erros;
Não tem por isto condicionamento a se arrepender, mas em ouvir a Palavra de Deus a torna uma semente a ser cultivada sob a ação do Espírito Santo, tendo em vista que a questão da salvação da alma é pessoal:
“Eis que todas as almas são minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é minha: a alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4
É mais uma Alma que toma contato com a questão da salvação, antes de ter contato com outras mensagens que a poderão desviar da Verdade.
Elas aprendem as condições de entrada no Reino dos Céus, a tempo de absorverem a Mensagem de Cristo, em seus corações. Lembrando sempre o seu direito como ser a ouvirem sobres este Reino salvífico.
4 - Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.”
“É necessário que ele cresça e que eu diminua.” João 3:30
Nesta área da Evangelização, Jesus aponta como obrigação, e dever algumas posições, com conceitos claros sobre no comportamento pessoal, diante do próximo, com atitudes que moldam o caráter do cristão e dos que querem alcançar o Reino dos Céus, como:
Não impedi-las de entrar e ouvir do Reino;
Não sermos obstáculos, ao seu acesso, e compreensão do Reino, pois são incapazes de entender, o que não lhes for anunciado;
Nossas ações não podem fazê-las tropeçar e se perder;
Nossas ações podem ser uma barreira impeditiva a chegada deles a Jesus;
Sermos Humildes;
“... Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.” Tiago 4:6-10
Diminuir-se: Devemos diminuir-nos para que possamos alcançar as crianças; a forma humana e do Reino Parasita do Mal [O Mundo quando citado no sentido do reino humano dominado pelo príncipe das trevas] de “agigantar-se” ou “aumentar-se” por entendimento próprio – O Axioma cristão é “Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Lucas 14:11
Qualquer ato feito, aos que consideramos como pequenos, entre nós, estamos fazendo à Cristo e somos passíveis de sermos condenados e castigados.
Não causar Escândalos: Não podemos causar escândalos a eles, pois seremos condenados, como era uso realizar castigo com a mó de azenha, uma pedra de cerca de 50 cm por 50 cm aplicada pelos sírios, grego e egípcios.
Mó de Azenha. Moinho de roda, movido a água; atafona.
(do latim mola) é cada uma do par de pedras duras, redondas e planas com as quais, nos moinhos, se trituram grãos de trigo, cevada, centeio e outros até se os reduzirem a farinha; ou, nos lagares, a azeitona, até ser, dela, extraído todo o óleo. Surgiu 15 mil anos antes de Cristo.
Mó é um conjunto de duas pedras.
Sabermos que seremos impedidos de entrar no reino de Deus se não agirmos desta maneira.
CONCLUSÃO
A Igreja tem a oportunidade em realizar todas as atividades para a inserção de crianças ao conhecimento de Deus e o seu Direito á Salvação.
Temos avançado nesta área, mas há muito a ser feito.
Não podemos ver as crianças como um futuro, quando a questão é Salvação e conhecer á Deus.
O momento é já, é agora, pois ao adquirirem o conhecimento da palavra da Vida, que é o próprio Cristo elas passam a pensar, viver e aspirar, em suas lamas, atingidas pelo Espírito Santo  que se sobrepõe a qualquer questão de idade, e questão de consciência ou inocência, pois há possibilidade salvífica a todo Ser Humano, independente da questão de Inocência ou consciência.
Estamos abençoando as crianças que querem se aproximar de Cristo?
Fonte:
Crianças podem ser más?  Mauro Meister, Tempora Mores
Sim, elas podem ser cruéis. Um tabu impede que se discuta a maldade infantil. Mas ela existe. E pode esconder transtornos graves. Época, Martha Mendonça, 04/2010
Bíblia online
Apontamentos do autor
Dica de Ouro para Pais com Filhos entre 1 e 3 Anos, Carlos Nadalim
Bíblia Dake

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger