quinta-feira, maio 30

A Arca da Aliança Lição 9 – CPAD - Com Vídeo Aula

A Arca da Aliança
Lição 9 – CPAD – 2º Trimestre 2019
Estudo Pr. Prof. Docente Osvarela
Texto Áureo
“Pendurarás o véu debaixo dos colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.” (Êx 26.33 - ARA)
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Leitura Bíblica
Êxodo 25.10-22
10 - Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
11 - E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
12 - e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.
13 - E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro,
14 - e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15 - As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela.
16 - Depois, porás na arca o Testemunho, que eu te darei.
17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 - Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
21 - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
22 - E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel
A Arca da Aliança ou A Arca do Concerto
10 - Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
A ser recebida com alegria:
“25.1 Então Yahweh orientou a Moisés: 2“Dize aos filhos de Israel que me tragam uma oferta. Recebe-a, com alegria, de toda pessoa cujo coração a compelir a cooperar.…”
11 - E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
12 - e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.
Os filisteus a roubaram uma vez, como saque de guerra, e a puseram no templo dedicado ao falso deus Dagom. Não só o ídolo da entidade pagã foi achado caído e quebrado, como constrangedoras doenças afligiram aquele povo, fazendo com que a devolvessem a Israel. E ela abençoou a casa de Obede-Edom, um levita.
עבד אדום – ‘ Obed ’Edowm; n. pr. m. Obede-Edom = “servo de Edom”; um levita e um geteu que guardaram a arca depois de Uzá ter sido morto por Deus por tocá-la enquanto era levada para Jerusalém.
Ela também ia à guerra.
“E sucedeu que, assim que todo o povo acabou de passar, então passou a arca do Senhor, e os sacerdotes, à vista do povo. E passaram os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados na frente dos filhos de Israel, como Moisés lhes tinha falado; Uns quarenta mil homens de guerra, armados, passaram diante do Senhor para batalha, às campinas de Jericó. Naquele dia o Senhor engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel, ...” Josué 4:11-14
A Arca da Aliança entre Deus e o povo de Israel funcionava também como um estandarte de guerra, que ia à frente dos guerreiros, mostrando que o Senhor estava no comando. Confiando nisso, os combatentes hebreus dobravam em força e entusiasmo.”
A Arca Da Aliança O “Coração” Do Tabernáculo!
Sua função era ser o local de onde Deus falava. Este é um assunto a ser entendido neste estudo, porque falamos da ação dos sacerdotes, mas esquecemos que havia um homem, que foi o único, exceção de Jesus que era Deus, que tinha a posição de ser como Deus entre o povo de Israel. Era no propiciatório, que Deus falava com Moisés o que o povo havia de fazer e o que Deus queria, que o povo fizesse, e todas as ordens relativas ao ordenamento das doze (12) tribos para formar uma nação federativa. Moisés, portanto, tinha o seu local para falar com Deus na tenda da congregação, antes já havia uma tenda onde ele falava com Deus.
Paradeiro
Paradeiro misterioso
Quando o Templo de Jerusalém foi finalmente destruído pelos romanos, seus objetos foram saqueados e levados para Roma. Entretanto, não há registros de que tenham levado a Arca da Aliança com eles.
Não se sabe ao certo seu paradeiro. Uns dizem que os israelitas a tiraram quando perceberam a iminente destruição e a esconderam nos túneis sob a cidade, depois levando-a para outro local. Fontes não bíblicas também dizem que foi colocada numa caverna do Monte Nebo, depois lacrada, sem que tenha sido marcado o local. Outra versão diz que está guardada em uma igreja na Etiópia, para onde foi levada por aquele que seria não só o imperador local como o filho de Salomão e da Rainha de Sabá, Menelik I. Rede Aleluia
Um Arquivo divino
A Arca servia de arquivo sagrado para a segura conservação das sagradas advertências, ou testemunho, seu principal conteúdo sendo as duas tábuas do testemunho, ou os Dez Mandamentos. (Êx 25:16) Um “jarro de ouro com o maná e a vara de Arão, que brotara”, foram adicionados à Arca, porém, foram mais tarde removidos, algum tempo antes da construção do templo de Salomão. (Hb 9:4; Êx 16:32-34; Núm 17:10; 1Rs 8:9; 2Cr 5:10) Pouco antes de Moisés morrer, ele forneceu um exemplar do “livro da lei” aos sacerdotes levitas, com instruções de que fosse conservado, não dentro, mas “ao lado da arca do pacto de Yehowah, vosso Deus, . . . [como] testemunha contra ti [ali]”. — De 31:24-26.
“E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.” Êxodo 33:9
21 - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
22 - E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel
“Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; depois saíram, e abençoaram ao povo; e a glória do Senhor apareceu a todo o povo.” Levítico 9:23
“E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava.” Números 7:89
Dimensões da Arca – 1,10 x0,70 x 0,70
Material:
Madeira de acácia revestida de ouro puro – afixados na madeira
Coroa ou moldura – ouro um ornamento (“suporte de cordas segundo Stalker);
“Uma artística “bordadura de ouro” servia de anel de arremate “em volta”. A segunda seção da Arca, sua tampa, era feita de ouro maciço, não apenas de madeira recoberta de ouro, e abrangia todo o comprimento e toda a largura da arca. Montados sobre esta tampa havia dois querubins de ouro, de obra batida a martelo, um em cada ponta da tampa, virados um para o outro, com as cabeças inclinadas e as asas estendidas para o alto e por cima da Arca. (Êx 25:10, 11, 17-22; 37:6-9) Esta tampa também era conhecida como “trono de misericórdia” ou “tampa propiciatória”. — Êx 25:17; Hb 9:5.
Alguns informa que poderia ter 4 (quatro) pés ou cantos para não tocar no chão!
“E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado.” Êxodo 25:12
“12Fundirás para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos inferiores da Arca.” LXX
Nomes da Arca da Aliança:
Escritores bíblicos chamaram a arca do pacto de mais de 20 maneiras diferentes. A mais comum dessas expressões, “a arca do pacto [hebr.: ’aróhn habberíth; gr.: kibotós tes diathékes]” (Jos 3:6; Hb 9:4) e “a arca do testemunho” (Êx 25:22), não são privativas de determinado escritor, e são usadas intercambiavel.
1. Arca do testemunho (Êxodo 25.22)
2. Arca da aliança do Senhor (Números 10.33); Josué 3.6
3. Arca do Soberano, o Senhor (1 Reis 2.26).
4. Arca do Senhor, o Soberano de toda a terra (Oséias 3.13).
5. Arca de Deus (1 Samuel 3.3)
6. Arca sagrada (2 Crônicas 35.3)
7. Arca de tua fortaleza (Salmo 132.8 - ERA)
8. Arca da aliança de Deus (Juízes 20.27 – ERA).
9. Arca da aliança (Josué 3.6)
10. Arca do Senhor (Josué 4.11); 1 Sm 7.1
11. Arca do Deus de Israel (1 Samuel 5.7)
12. Arca de madeira de acácia (Êxodo 25.10)
Conteúdo:
A Arca - O objeto central do culto, onde se guardava o testemunho, (16); o texto dos dez mandamentos que o povo aceitou, formando, assim, a Aliança com Deus (19.8; 24.3-8).
25.12 Argolas. Para carregar a arca com varais (13-14).
25.17 Propiciatório. O lugar do perdão de Deus aponta para Cristo (Rm 3.25).
25.18 Querubins. Parece ser um tipo de anjos, sempre associados à revelação da glória de Deus. Não é um caso de idolatria (Êx 20.4), pois eram guardados no Santo dos Santos, onde ninguém podia entrar, a não ser o Sumo Sacerdote e uma só vez por ano.
A Arca era a figura de Cristo:
De forma, que tudo que estava dentro dela tinha um sentido tipológico e apontava para a perfeição de Jesus Cristo e Sua morte e crucificação, como Cordeiro de Deus.
Maná – Verdadeiro Pão que desceu dos Céus. Ele ficava guardado em uma jarra. “...não foi Moisés quem vos deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundoJoão 6,32-33.
O Segredo do Maná na Arca.
Provisão de Deus!
O maná foi dado como porção diária. Quando o povo colheu e guardou o maná – pão do céu – este apodreceu.
Porém, como a vara de Arão florescida e com amêndoas, mesmo seca, o maná não apodreceu dentro da Arca. Era a prova da presença da vida mantida pelo próprio Deus.
Aponta para Jesus, o autor da vida.
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” Êxodo 16:4
“E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés, antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava mal; por isso indignou-se Moisés contra eles. Eles, pois, o colhiam cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.” Êxodo 16:19-21

Somente quando Deus determina colher o dobro é que eles puderam guardar para o dia do descanso. “E aconteceu que ao sexto dia colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor, ...” Êxodo 16:22,23
σταμνος – stamnos; jarra feita de barro; pequena jarra na qual o maná era guardado, depositado na arca da aliança.
Vara de Aarão – Sumo Sacerdote Eterno – “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,” Hebreus 9:11
As Tábuas da lei – “A tua lei está dentro do meu coração” – a Lei no seu interior.
Um costume do oriente Médio a respeito de documentos, era a guarda de documentos de tratado e alianças nos santuários, assim, as Tábuas da aliança mosaica seguiram o costume oriental, mostrando que Deus respeitou a cultura do povo.
“O pátio continha a Tenda; a Tenda continha o Santíssimo; o Santíssimo continha a Arca, a Arca continha a Lei, e a lei era a vontade revelada de Deus, da qual Cristo era a personificação e a expressão” Scroggie
Transporte da Arca:
A função dos varais mostra que ninguém deveria tocar na Arca da Aliança. Como ninguém pode tocar no próprio Deus, Ele é inexpugnável.
“..., acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram, ...” Números 4:15
“Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel. E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do Senhor.” 1 Crônicas 15:14,15
Os varais foram providos para o transporte da Arca. Feitos de madeira de acácia, recoberta de ouro, e eram inseridos em duas argolas de ouro em cada lado da caixa. Os varais não deviam ser removidos de suas argolas; assim, jamais havia necessidade de os carregadores da Arca tocarem nela. Havia quatro (4) pés, “pés de andar, pés inclinados como que para andar”, situados nos cantos, para suspender a Arca do chão, mas não se revela o quanto. (Commentary on the Old Testament, de C. F. Keil e F. Delitzsch, 1973, Vol. 1, O Segundo Livro de Moisés, p. 167)
A Posição das Argolas:
As argolas podem ter sido montadas logo acima dos pés, se não nos próprios pés. — Êx 25:12-16; Núm 4:5, 15; 1Rs 8:8; 1Cr 15:15. Vide a questão neste estudo da existência ou não de pés nos cantos da Arca.
13 - E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro,
14 - e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15 - As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela.
 “Cobrirão com ele a Arca das Tábuas da Aliança. E porão por cima uma cobertura de couro fino, sobre a qual estenderão um pano totalmente azul celeste. Em seguida colocarão os varais da Arca.” Números 4.5,6
O concerto de Javé com Israel realizado no Sinai, Javé manifestou estar no meio do Seu povo com a sua própria presença. Para consolidar esta presença, devido a necessidade do povo saído do Egito, Javé manda Moisés fabricar um elemento cúltico onde ali ele se manifestaria para revelar Sua presença e para remir os pecados do povo anualmente, esta peça cúltica se chama Arca da Aliança.
A construção da Arca, trata-se, portanto, da consolidação da Aliança Sinaítica.
Êxodo 25:10-16 “Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; E fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro lado. E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. Depois porás na arca o testemunho, que eu te darei.”
As Argolas :
12 - e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela.
Após a formação do estado de Israel, como nação, as varas permaneceram na arca até o Templo de Salomão ser construído. Ali então a arca foi finalmente colocada (1 Reis 8.8). O significado desse fato para Israel seria que as peregrinações e a caminhada pelo deserto haviam terminado.
Falam da manutenção do equilíbrio. Revela pelo número de argolas o número 4:
Quatro (4) Evangelhos, quatro (4) regiões a serem evangelizadas por ordem de jesus Cristo que veio reestabelecer o equilíbrio entre Deus e o homem, quanto a aproximação antes totalmente desfavorável ao homem, que  a Graça se manifestou para fazer um equilíbrio impossível, pelo lado do homem, vide a Aliança Abraamica, quando Abraão teria que passar pelo sacrifício, mas Deus sabendo disto passou por ele e por Si mesmo. Trono de equidade é o teu trono.
As quatro argolas serviam para segurar as varas, de maneira equilibrada a Arca.
O número quatro é teologicamente pode ser considerado como símbolo da criação ou do mundo, fazendo referência aos quatro cantos da terra e à vastidão do mundo e seu apelo universal.
Exemplos do número quatro à essas argolas, cuja função era manter a arca em equilíbrio.
1. O evangelho pregado nos quatro cantos da terra; quatro regiões (Atos 1.8)
a. Jerusalém
b. Judéia
c. Samaria (O poder do Evangelho é universal)
d. Até os confins da terra
Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra: demonstram que Cristo tem poder sobre toda a terra.
2. Os quatro Evangelhos
a. Evangelho de Mateus Cristo como rei Filho de Davi
b. Evangelho de Marcos Cristo como servo perfeito Filho do Homem
c. Evangelho de Lucas Cristo como o homem Filho de Adão
d. Evangelho de João Cristo como o filho de Deus Filho de Deus
Deus sob quatro maneiras:
a. Deus é luz 1João 1.5
b. Deus é espírito João 4.24
c. Deus é amor 1João 4.16
d. Deus é fogo consumidor Hebreus 12.29
Um dos caminhos a seguir neste assunto Símbolos da Obra Redentora de Cristo, pode ser, como o faremos, sob a ótica da A Aliança Mosaica.
A segunda parte do livro texto – Êxodo – discorre nos capítulos de 20 a 40 trata das Leis a serem observadas, ou seja, leis que governariam a vida da nação.
Deus proporá um governo Teocrático aceito pelo povo, após consulta do próprio Moisés aos príncipes de todas as tribos:
“E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo, ... Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.” Êxodo 19:3-6,8
Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que nunca foram feitas em toda a terra, nem em nação alguma;” Êxodo 34:10
Estas leis incluíam a Lei Moral, a Lei Civil e a Lei Cerimonial. A Lei Moral conhecida como os Dez Mandamentos.
A Lei Civil incluía o Livro da Lei ou Livro da Aliança e a Lei Cerimonial – onde vamos encontrar a construção dos utensílios, - dentre eles a ARCA DA ALIANÇA – que regulariam a vida religiosa da Nação de Israel, expressa na construção do Tabernáculo, como lugar da Presença garantida de Deus entre eles.
A “Igreja no deserto, ou a Congregação de Israel” tinha cinco (5) cinco fundamentos da Aliança Mosaica, que se cumpririam primeiramente em Cristo e depois na Igreja.
Os quíntuplos fundamentos da Aliança mosaica:
1. O Tabernáculo de Moisés: Êxodo 25-40
2. A Aliança da Lei (também chamada antiga aliança ou aliança mosaica): Êxodo 20
3. O sacerdócio, tanto Araônico (Só da família de Arão poderiam sair os Sumo-Sacerdotes) quanto levítico (Os levitas eram os que atuariam no Tabernáculo e nos cultos a Javé e cuidadores do Tabernáculo): Êxodo 28, 29, 39.
“Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão, ... Arão levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor continuamente.” Êxodo 28:1;30
4. As cinco (5) ofertas e os sacrifícios: Levítico 1-7 informa todos os tipos de oferta desde o gado vacum, até a efa de flor de farinha (ofertas de alimento); es, assadas e não assadas (bolos); ofertas de comunhão.
5. As três (3) festas do Senhor: Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos: Levítico 23.
As solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as minhas solenidades:, ...” Levítico 23:2
É sob esta ótica que, a Arca se torna o principal elemento do Culto ficando em um local secreto só acessado por Moisés e após a dedicação da família de Arão ao Sacerdócio.
“Depois disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos de Israel; e adorai de longe.” Êxodo 24:1
“E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.” Êxodo 24:7
Rememorando: aprendemos que o Tabernáculo era constituído de três (3) compartimentos:
(1) Pátio Externo;
(2) Lugar Santo;
(3) Lugar Santíssimo ou Santo dos Santos.
Em cada compartimento havia um mobiliário ou utensílios cúlticos específicos.
No Pátio Externo:
a. O altar de bronze
b. A bacia de bronze
No Lugar Santo:
a. O altar de ouro do incenso
b. A mesa com os pães da Presença
c. O candelabro de ouro
No Lugar Santíssimo:
A Arca da aliança
Discorrendo sob a ótica da Aliança o nome do Tabernáculo está diretamente ligado aos dez Mandamentos:
Tenda do Testemunho porque no Tabernáculo estava a Arca Da Aliança, contendo as Tábuas da Lei, estas eram consideradas o “Testemunho” de Javé para determinação de Seu padrão moral para o Israel redimido.
A posição da Arca no Santo dos Santos.
A Arca da Aliança estava posicionada no “Lugar Santíssimo”.
Diretamente ligado ao tema, Símbolo da Obra Redentora de Cristo é fundamental no conceito da “cruz” podermos entender que a própria disposição e distribuição divina dos utensílios santos e cúlticos do Tabernáculo aponta para o símbolo máximo da Obra Redentiva de Jesus: A Cruz.
Podemos ver na disposição a ordem divina.
As varas de madeira ficavam nas laterais da arca (Êxodo 25.13,14).
Os querubins ficavam nas extremidades da tampa (Êxodo 25.18).
O propiciatório ficava voltado para o leste (Levítico 16.14 – ERA).
As varas foram colocadas nas argolas laterais da arca (portanto a arca foi colocada com as varas na direção norte e sul).
O Altar do Incenso foi colocado com este layout:
Em frente do véu (Êxodo 30.6)
Diante da arca (Êxodo 40.5)
Diante do Propiciatório – tampa de expiação (Êxodo 30.6). Isto indica que o Altar do incenso alinhado com a Arca da Aliança, considerada o “coração” do Tabernáculo.
A mesa dos pães da Presença foi colocada no lado norte do Tabernáculo (Êxodo 40.22).
O candelabro de ouro foi colocado no lado sul do Tabernáculo (Êxodo 40.24), mais especificamente em frente da mesa. Ambos se localizavam no Lugar Santo. A mesa e o candelabro estavam um em frente do outro (Êxodo 26.35).
Saindo para o pátio externo encontramos o altar de bronze (ou altar dos holocaustos) bem em frente à porta (Êxodo 40.6,29), isto é, “na entrada”, simbolizando o início da aproximação do homem na presença de Deus.
A Pia de bronze também estava colocada no pátio externo, “entre” a tenda do Tabernáculo e o altar de bronze (Êxodo 40.7), estando assim, alinhada com o altar de bronze.
Escrituras não declaram expressamente, mas é perceptível, ao traçarmos uma linha reta entre a arca da aliança, o altar de incenso, a pia de bronze e o altar de bronze, e outra linha reta perpendicular entre o candelabro de ouro e a mesa dos pães, estas linhas formam o traçado de uma Cruz!
É importante afirmar que o término da construção se dá com a colocação das lembranças ou memoriais sagrados determinadas por Jeovah, e o último memorial foi o Decálogo, as Tábuas dos Dez Testamentos dentro da Arca da Aliança.
Depois trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences; os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas bases; E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de peles de texugos, e o véu de cobertura; A Arca Do Testemunho, e os seus varais, e o propiciatório; [...] Viu, pois, Moisés toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram; então Moisés os abençoou.” Êxodo 39:33-43
“No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação, E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.” Êxodo 40:2,3
Resumo dos relatos da revelação e da construção do Tabernáculo:

Revelação
Construção
Ordem para trazer ofertas e material
Êxodo 25.1-9
Êxodo 35.4-29
A Arca e o Propiciatório
Êxodo 25.10-23
37.1-9
A mesa dos pães da Presença
Êxodo 25.23-30
37.10-16
O candelabro de ouro
Êxodo 25.31-40
37.17-24
As cortinas e coberturas
Êxodo 26.1-14
36.8-19
As armações, os travessões e as bases
Êxodo 26.15-30
36.20-34
O véu
Êxodo 26.31-35
36.35-36
A entrada do Tabernáculo
Êxodo 26.36,37
36.37,38
O altar de bronze
Êxodo 27.1-9
38.1-7
O pátio, as colunas, bases ganchos e ligaduras de prata
Êxodo27.9-19
38.9-20
O óleo do candelabro
Êxodo 27.20,21
39.27
As vestes sacerdotais
Êxodo 28
39.1-32
A consagração dos sacerdotes
Êxodo 29
Levítico 8.1-36
O altar de incenso
Êxodo 30.1-10
37.25-28
O preço da propiciação (resgate)
Êxodo 30.11-16
38.21-31
A pia de bronze
Êxodo 30.17-21
38.8
O óleo santo da unção
Êxodo 30.22,23
37.29
O incenso
Êxodo 30.34-38
37.39
Os construtores
Êxodo 31.1-11
35.30-36.7
Moisés inspeciona a obra

39.33-49
Conclusão da obra: a glória de Deus enche o Santuário

40
As Arcas Nas Escrituras.
AS QUATRO ARCAS
Arca foi uma das formas dada ao homem para salvação e resgate e manutenção, ou preservação, da Humanidade.
A palavra hebraica “tebah” é usada para se referir a essas duas arcas, significando literalmente “caixa, baú, embarcação ou arca”.
ארון - ’arown ou ארן ’aron; n. m. baú, arca
A Primeira Arca:
A Arca de Noé - Gênesis 6.13-9.18.
Esta arca foi fabricada de acordo com a orientação divina, com madeira de cipreste e revestida de piche por dentro e por fora. Era evidente o conceito de preservação da Humanidade, através de 8 vidas por causa dos justos, salvou das águas do juízo e da morte (1 Pedro 3.20).
“..., quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” 1 Pedro 3:20
“O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de ‘gofer’; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume.” Gênesis 6:13,14
Obs.: O termo hebraico “Gofer” é mencionado apenas uma única vez na Bíblia (Gênesis 6:14) e, embora seja traduzida em várias versões como “cipreste”, seu significado é obscuro, não se sabe exatamente o seu significado. A tradução de ‘‘gofer’’ por cipreste, se baseia nas semelhanças das raízes destas duas palavras, que são semelhantes no hebraico. O cipreste era uma madeira utilizada antigamente em alguns lugares da Europa para construir caixas d'águas, por ser um tipo de madeira que não estraga com a água.
A Segunda Arca:
Essa arca, a Bíblia emprega uma palavra hebraica totalmente diferente, “arown”, que significa “baú ou arca”. Era a arca guiava o caminho.
Em outra passagem, em 2Reis 12.10,11, encontramos essa palavra usada em referência a uma caixa (cofre) para guardar dinheiro. Porém, essa palavra é usada com mais freqüência em relação à arca da aliança.
Mencionada nas Escrituras Veterotestamentária é intimamente ligada a terceira Arca, pois ela foi dada a conhecer a sua forma e desenho, a quem Deus se serviu para livrar Israel, da ira de Faraó, aquele que iria receber a ordem divina para construção da Arca da Aliança.
“E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses. Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.” Êxodo 2:1-3
Moisés já desde seu nascimento tinha autorização, ainda que não soubesse, a época, para ser sacerdote.
A Arca fala do socorro de Deus, de livramento, de segurança, de proteção e da preservação.
Preservação, encontrada em vários episódios, em guerras ou não e na chegada à Terra Prometida na Travessia do Jordão pelo povo de Israel (Josué 3-4). Ela guiava o caminho, os filhos de Israel foram preservados das águas do Jordão (salvos da morte).
Além disso, a idéia de preservação também pode ser aplicada com relação às Tábuas da Lei, ao vaso contendo o maná e à vara de Arão que floresceu, objetos guardados dentro da arca da da Aliança, segundo as páginas das santas Escrituras:
A Terceira Arca:
“Assim, fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão. Então escreveu nas tábuas, conforme à primeira escritura, os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte, do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim; E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o Senhor me ordenou.” Deuteronômio 10:3-5
Moisés fizera uma arca de madeira de acácia para nela colocar as tábuas da lei que recebera de Jeová no Sinai.
Isto nos mostra que uma arca temporária, de madeira de acácia, abrigou as tábuas temporariamente, durante os meses de intervalo, desde o tempo em que Moisés as recebeu no monte até serem transferidas para a Arca feita por Bezalel.
A Quarta Arca:
A importância na vida de Israel e apontando para Jesus Cristo.
“E me farão um santuário, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;” Êxodo 25:8-11
A Arca foi o primeiro elemento do culto á Jeová que ordenou a construção.
“E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio, ...” Colossenses 1:17,18
Referencias bíblicas da Arca da Aliança
Deixamos para este estudo a narrativa explicativa da localização da Arca da Aliança.
“Também farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.” Êxodo 25:10
“E sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes virá ao coração, ...” Jeremias 3:16
“E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apocalipse 11:19
Há aproximadamente 185 referências à arca no Antigo Testamento. A primeira referência à Arca aparece aqui, em Êxodo 25.10, e a última menção a ela no Antigo Testamento se encontra em Jeremias 3.14-16. A última referência à arca na Bíblia está em Apocalipse 11.19, onde a verdadeira “arca da sua aliança” é vista no céu.
As Diversas Representações Da Arca:
A Arca aponta diretamente para a Glória de Deus, em Jesus Cristo, (em obediência) conforme o Plano de Salvação do Pai; Tudo que Deus faz com Israel era parte do plano salvífico, desde a saída de Abraão, até mesmo a fugo de Moisés para o deserto e ali assistir a sarça pegar fogo.
Até a coroa ordenada para ser moldada ao redor da Arca aponta para o Rei coroado, primeiro como a “madeira de acácia”, o homem Jesus, e depois “o vemos coroado” como Rei dos Reis”.
Redenção é o ato ou efeito de redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno.
Redenção Cristã
Em teologia redenção é o resgate da humanidade por Jesus Cristo. No conceito Cristão os privilégios da redenção incluem o perdão dos pecados (Efésios 1:7), a justiça (Romanos 5:17) e a vida eterna (Apocalipse 5: 9,10).
Remir é um verbo transitivo que significa resgatar, redimir, remover algo ou alguém do poder ou domínio de outrem.
                                    Abençoar
“E ficou a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.” 2 Samuel 6:1
O ato de remir está relacionado com livramento ou salvação ou com o ato que tornar esquecido algum acontecimento. Também pode significar o fim do cumprimento de algum encargo ou comprar algo de volta.
Remissão e Remição (palavras parônimas homófonas, possuem a mesma pronúncia e grafia semelhante, mas com significados totalmente distintos.)
Remissão é o ato ou ação de perdoar e redimir. A origem etimológica do termo “remissão” supostamente teria se originado a partir do latim ‘remissionis’, que significa “ação de pôr a caminho de novo”, ou seja, de “recomeçar”. De modo geral, a remissão é rodeada pelos sentimentos de misericórdia, compaixão e pena, que acabam por conceder alívio e consolo para quem estava em situação de agonia ou acusação, em outrora.
Remissão é um ato judicial e legal: o ato de perdoar, renunciar ou liberar a obrigação que alguém teria para com a justiça. Sinônimos remissão são: absolvição, compaixão, frouxidão, indulgência, indulto e perdão
Remissão é a ação de perdoar, enquanto, que o termo remição significa “quitação” ou “livramento”.
A expressão "remir o tempo" pode ser encontrada em algumas traduções da Bíblia, mais concretamente na passagem em Efésios 5:15-16. Em outras traduções esta expressão aparece como "aproveitando cada oportunidade".
Assim, remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.
Em nossa linha de estudo, dada pelo Espírito Santo para estes estudos acerca do Tabernáculo, temos afirmado que Deus quer estar e ama estar no meio de Seu povo. Isto se dá desde o Aeon, desde o Eterno Princípio, antes dos tempos dos séculos:
“..., segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” 2 Timóteo 1:9
A Arca e seu propiciatório apontam para Redenção e remissão, ambos com sangue.
“Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” Colossenses 1:14,15
“1.A arca representa o Trono de Deus na terra;
2. A arca representa a presença de Deus em Cristo, pelo Espírito, no meio do seu povo redimido;
3. A arca representa a glória de Deus, revelada na ordem divina e na adoração;
4. A arca representa a plenitude da divindade revelada no Senhor Jesus Cristo (Colossenses 1.19 e 2.9; Gl 4.4). O que a arca representava para Israel no Antigo Testamento, Jesus Cristo é para sua Igreja, o Israel espiritual, no Novo Testamento.” K.Conner
Sem Jesus não dá para ter manifestação da Glória de Deus.
Se a arca da presença de Deus fosse removida do Tabernáculo (como aconteceu com o Tabernáculo de Davi), tudo mais perderia o sentido. Pois sem a presença do Senhor na arca e no propiciatório, todos os rituais perderiam seu significado e poder. Jeová, que habitava sobre a tampa da arca (propiciatório - ERA) e cujo trono estava sobre os querubins (Salmo 80.1).
Querubins sobre o propiciatório.
“E montou num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. Ao resplendor da sua presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
E o Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e brasas de fogo.”  Salmos 18:10;12,13
17 - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio.
18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 - Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
21 - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
22 - E ali virei a ti e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel
כפרת - kapporeth; n. f. propiciatório, lugar de expiação - a tampa dourada da propiciação sobre a qual o sumo-sacerdote aspergia sangue 7 vezes no Dia da Expiação reconciliando simbolicamente Javé e o seu povo escolhido; a placa de ouro da tampa da arca da aliança que media 2.5 por 1.5 côvados; sobre ela se achavam os dois querubins dourados face a face cujas suas asas estendidas tocavam-se sobre e no alto a tampa, constituindo, assim, o trono de Deus
O propiciatório em tese era a tampa da Arca (kapporeth), mas estudando a etimologia encontraremos uma palavra: “hilasterion
NT mantém a versão hilastêrion, “propiciatório”, da LXX em Hb 9.5.
“E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório, ...” Hebreus 9:5
ιλαστηριον - hilasterion; n. n. que se relaciona com uma conciliação ou expiação, obter aplacamento ou poder expiador, expiatório; forma de conciliação ou expiação, propiciação -  usado para referir-se à cobertura da arca da aliança no Santo dos Santos, aspergida com o sangue da vítima expiatória no dia anual de expiação [este rito significava que a vida do povo, a perda merecida por causa de seus pecados, era oferecida a Deus através do sangue da vítima] (sangue simbolizava vida), e que Deus por esta cerimônia estava apazigüado e os pecados do povo expiados); por isso a tampa da expiação, o propiciatório.
Assim, a Tampa com Querubins – Propiciatório - aponta para Cristo que se tornou o propiciatório de todos que N’Ele crerem.
“Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;” Romanos 3:25
Os Guardiães da Arca
A Arca Como Trono De Deus
Nm 7.89. no meio dos dois querubins: o invisível trono divino repousava sobre as asas estendidas dos querubins (cf. ISm 4.4; SL 80.1). A imagem de um trono real apoiado por figuras semelhantes a querubins foi descoberta no sítio arqueológico de Gebal (Biblos), cidade da antiga Fenícia.
Em Ouro
18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
20 - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório.
Lembrando que a atividade dos querubins é pela santidade, para julgamento do pecado e proteção do que é santo, podemos entender a forma como deus determinou a posição deles sobre o propiciatório, que estivessem com o rosto voltado para o propiciatório, no qual era aspergido o sangue, tipo do sangue de Jesus.
A atividade de ambos os querubins apontava para unidade de ação, eles foram trabalhadods para serem uma só peça com a tampa, e deveriam ser feitos “com marteladas de uma única lamina de ouro” (Cassuto).
Mas outros teólogos ou estudiosos como Driver entendem que seriam soldados á tampa, de maneira inseparável. Estudando a arte dos egípcios que trabalhavam o ouro sobre madeira de forma artística, tudo isto é possível, de ser conhecimento de Bezalel e Aoliabe.
Fonte:
Arca da Aliança
Segredo do Tabernáculo de Moisés, K. Conner
Dicionário Strong
Comentário Bíblico NVI F. F. Bruce, Vida
Instituições de Israel No Antigo Testamento – Roland De Vaux
Apontamentos do Autor
Estudo sobre Êxodo 25, Biblioteca Bíblica
Citações no corpo do texto

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