A Arca da Aliança
Lição 9 – CPAD – 2º Trimestre
2019
Estudo
Pr. Prof. Docente Osvarela
Texto Áureo
“Pendurarás o véu debaixo dos
colchetes e trarás para lá a arca do Testemunho, para dentro do véu; o véu vos
fará separação entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos.” (Êx 26.33 - ARA)
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Leitura Bíblica
Êxodo 25.10-22
10 - Também farão uma arca de
madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua
largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
11 - E cobri-la-ás de ouro puro;
por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
12 - e fundirás para ela quatro
argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e
duas argolas no outro lado dela.
13 - E farás varas de madeira de
cetim, e as cobrirás com ouro,
14 - e meterás as varas nas
argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15 - As varas estarão nas argolas
da arca, e não se tirarão dela.
16 - Depois, porás na arca o
Testemunho, que eu te darei.
17 - Também farás um
propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a
sua largura, de um côvado e meio.
18 - Farás também dois querubins
de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 - Farás um querubim na
extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de
uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 - Os querubins estenderão as
suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles,
uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o
propiciatório.
21 - E porás o propiciatório em
cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
22 - E ali virei a ti e falarei
contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a
arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel
A
Arca da Aliança ou A Arca do Concerto
10 - Também farão uma arca de madeira de
cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um
côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura.
A ser
recebida com alegria:
“25.1 Então Yahweh orientou a Moisés: 2“Dize
aos filhos de Israel que me tragam uma oferta. Recebe-a, com alegria, de toda
pessoa cujo coração a compelir a cooperar.…”
11 - E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e
por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;
12 - e fundirás para ela quatro argolas de
ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas
argolas no outro lado dela.
Os filisteus a roubaram uma vez,
como saque de guerra, e a puseram no templo dedicado ao falso deus Dagom. Não
só o ídolo da entidade pagã foi achado caído e quebrado, como constrangedoras
doenças afligiram aquele povo, fazendo com que a devolvessem a Israel. E ela
abençoou a casa de Obede-Edom, um levita.
עבד אדום – ‘ Obed ’Edowm; n. pr.
m. Obede-Edom = “servo de Edom”; um
levita e um geteu que guardaram a arca depois de Uzá ter sido morto por Deus
por tocá-la enquanto era levada para Jerusalém.
Ela
também ia à guerra.
“E
sucedeu que, assim que todo o povo acabou de passar, então passou a arca do
Senhor, e os sacerdotes, à vista do povo. E passaram os filhos de Rúben, e os
filhos de Gade, e a meia tribo de Manassés, armados na frente dos filhos de Israel,
como Moisés lhes tinha falado; Uns quarenta mil homens de guerra, armados,
passaram diante do Senhor para batalha, às campinas de Jericó. Naquele dia o
Senhor engrandeceu a Josué diante dos olhos de todo o Israel, ...” Josué 4:11-14
“A Arca da Aliança entre Deus e o
povo de Israel funcionava também como um estandarte de guerra, que ia à
frente dos guerreiros, mostrando que o Senhor estava no comando. Confiando
nisso, os combatentes hebreus dobravam em força e entusiasmo.”
A
Arca Da Aliança O “Coração” Do Tabernáculo!
Sua função era ser o local de
onde Deus falava. Este é um assunto a ser entendido neste estudo, porque
falamos da ação dos sacerdotes, mas esquecemos que havia um homem, que foi o
único, exceção de Jesus que era Deus, que tinha a posição de ser como Deus
entre o povo de Israel. Era no propiciatório, que Deus falava com Moisés o que
o povo havia de fazer e o que Deus queria, que o povo fizesse, e todas as
ordens relativas ao ordenamento das doze (12) tribos para formar uma nação
federativa. Moisés, portanto, tinha o seu local para falar com Deus na tenda da
congregação, antes já havia uma tenda onde ele falava com Deus.
Paradeiro
Paradeiro
misterioso
Quando o Templo de Jerusalém foi
finalmente destruído pelos romanos, seus objetos foram saqueados e levados para
Roma. Entretanto, não há registros de que tenham levado a Arca da Aliança com
eles.
Não se sabe ao certo seu
paradeiro. Uns dizem que os israelitas a tiraram quando perceberam a iminente
destruição e a esconderam nos túneis sob a cidade, depois levando-a para outro
local. Fontes não bíblicas também dizem que foi colocada numa caverna do Monte
Nebo, depois lacrada, sem que tenha sido marcado o local. Outra versão diz que
está guardada em uma igreja na Etiópia, para onde foi levada por aquele que
seria não só o imperador local como o filho de Salomão e da Rainha de Sabá,
Menelik I. Rede Aleluia
Um
Arquivo divino
A
Arca servia de arquivo sagrado para a segura conservação das sagradas
advertências, ou testemunho, seu
principal conteúdo sendo as duas tábuas do testemunho, ou os Dez
Mandamentos. (Êx 25:16) Um “jarro de
ouro com o maná e a vara de Arão, que brotara”, foram adicionados à Arca,
porém, foram mais tarde removidos, algum tempo antes da construção do templo de
Salomão. (Hb 9:4; Êx 16:32-34; Núm 17:10; 1Rs 8:9; 2Cr 5:10) Pouco antes de
Moisés morrer, ele forneceu um exemplar do “livro da lei” aos sacerdotes
levitas, com instruções de que fosse conservado, não dentro, mas “ao lado da
arca do pacto de Yehowah, vosso Deus, . . . [como] testemunha contra ti [ali]”.
— De 31:24-26.
“E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à
porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés.” Êxodo 33:9
21
- E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o
Testemunho, que eu te darei.
22
- E ali virei a ti e falarei contigo de
cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca
do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel
“Então entraram Moisés e Arão na tenda da congregação;
depois saíram, e abençoaram ao povo; e a
glória do Senhor apareceu a todo o
povo.” Levítico 9:23
“E, quando Moisés entrava na tenda da
congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do
propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins;
assim com ele falava.” Números 7:89
Dimensões
da Arca – 1,10 x0,70 x 0,70
Material:
Madeira de acácia revestida de
ouro puro – afixados na madeira
Coroa ou moldura – ouro um
ornamento (“suporte de cordas segundo Stalker);
“Uma artística “bordadura de
ouro” servia de anel de arremate “em volta”. A segunda seção da Arca, sua
tampa, era feita de ouro maciço, não apenas de madeira recoberta de ouro, e abrangia
todo o comprimento e toda a largura da arca. Montados sobre esta tampa havia
dois querubins de ouro, de obra batida a martelo, um em cada ponta da tampa,
virados um para o outro, com as cabeças inclinadas e as asas estendidas para o
alto e por cima da Arca. (Êx 25:10, 11, 17-22; 37:6-9) Esta tampa também era conhecida como “trono de misericórdia” ou “tampa
propiciatória”. — Êx 25:17; Hb 9:5.
Alguns informa que poderia ter 4
(quatro) pés ou cantos para não tocar no chão!
“E
fundirás para ela quatro argolas de ouro, e as porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas
noutro lado.” Êxodo 25:12
“12Fundirás
para ela quatro argolas de ouro, que porás nos quatro cantos inferiores da Arca.” LXX
Nomes da Arca da Aliança:
Escritores bíblicos chamaram a
arca do pacto de mais de 20 maneiras
diferentes. A mais comum dessas expressões, “a arca do pacto [hebr.: ’aróhn
habberíth; gr.: kibotós tes
diathékes]” (Jos 3:6; Hb 9:4) e “a arca do testemunho” (Êx 25:22), não são
privativas de determinado escritor, e são usadas intercambiavel.
1. Arca do testemunho (Êxodo
25.22)
2. Arca da aliança do Senhor
(Números 10.33); Josué 3.6
3. Arca do Soberano, o Senhor (1
Reis 2.26).
4. Arca do Senhor, o Soberano de
toda a terra (Oséias 3.13).
5. Arca de Deus (1 Samuel 3.3)
6. Arca sagrada (2 Crônicas 35.3)
7. Arca de tua fortaleza (Salmo
132.8 - ERA)
8. Arca da aliança de Deus
(Juízes 20.27 – ERA).
9. Arca da aliança (Josué 3.6)
10. Arca do Senhor (Josué 4.11);
1 Sm 7.1
11. Arca do Deus de Israel (1
Samuel 5.7)
12. Arca de madeira de acácia
(Êxodo 25.10)
Conteúdo:
A
Arca
- O objeto central do culto, onde se guardava o testemunho, (16); o texto dos
dez mandamentos que o povo aceitou, formando, assim, a Aliança com Deus (19.8; 24.3-8).
25.12 Argolas. Para carregar a
arca com varais (13-14).
25.17 Propiciatório. O lugar do
perdão de Deus aponta para Cristo (Rm 3.25).
25.18 Querubins. Parece ser um
tipo de anjos, sempre associados à revelação da glória de Deus. Não é um caso
de idolatria (Êx 20.4), pois eram guardados no Santo dos Santos, onde ninguém
podia entrar, a não ser o Sumo Sacerdote e uma só vez por ano.
A
Arca era a figura de Cristo:
De forma, que tudo que estava
dentro dela tinha um sentido tipológico e apontava para a perfeição de Jesus
Cristo e Sua morte e crucificação, como Cordeiro de Deus.
Maná – Verdadeiro Pão que
desceu dos Céus. Ele ficava guardado em uma jarra. “...não foi Moisés quem vos
deu o pão do céu; o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá. Porque o pão
de Deus é o que desce do céu e dá vida ao mundo” João 6,32-33.
O Segredo do Maná na Arca.
Provisão
de Deus!
O
maná foi dado como porção diária. Quando o povo colheu e guardou o maná – pão do céu – este apodreceu.
Porém,
como a vara de Arão florescida e com amêndoas, mesmo seca, o maná não apodreceu
dentro da Arca. Era a prova da presença da vida mantida pelo próprio Deus.
Aponta
para Jesus, o autor da vida.
“Então disse o Senhor a
Moisés: Eis que vos farei chover pão dos
céus, e o povo sairá, e colherá
diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha
lei ou não.” Êxodo 16:4
“E disse-lhes Moisés:
Ninguém deixe dele para amanhã. Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés,
antes alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e criou bichos, e cheirava
mal; por isso indignou-se Moisés contra eles. Eles, pois, o colhiam
cada manhã, cada um conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol,
derretia-se.” Êxodo 16:19-21
Somente
quando Deus determina colher o dobro é que eles puderam guardar para o dia do
descanso. “E aconteceu que ao sexto dia
colheram pão em dobro, dois ômeres para cada um; e todos os príncipes da
congregação vieram, e contaram-no a Moisés. E ele disse-lhes: Isto é o que o
Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o
santo sábado do Senhor, ...” Êxodo
16:22,23
σταμνος
– stamnos; jarra feita de barro; pequena jarra na qual o maná era
guardado, depositado na arca da aliança.
Vara
de Aarão – Sumo Sacerdote Eterno – “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um
maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta
criação,” Hebreus 9:11
As
Tábuas da lei – “A tua lei
está dentro do meu coração” – a Lei no seu interior.
Um costume do oriente Médio a
respeito de documentos, era a guarda de documentos de tratado e alianças nos
santuários, assim, as Tábuas da aliança mosaica seguiram o costume oriental, mostrando
que Deus respeitou a cultura do povo.
“O pátio continha
a Tenda; a Tenda continha o Santíssimo; o Santíssimo continha a Arca, a Arca
continha a Lei, e a lei era a vontade revelada de Deus, da qual Cristo era a
personificação e a expressão” Scroggie
Transporte
da Arca:
A função dos varais mostra que
ninguém deveria tocar na Arca da Aliança. Como ninguém pode tocar no próprio
Deus, Ele é inexpugnável.
“..., acabado de cobrir o
santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que
não morram, ...” Números 4:15
“Santificaram-se,
pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do Senhor Deus de
Israel. E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus
ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme
a palavra do Senhor.” 1 Crônicas
15:14,15
Os varais foram providos para o
transporte da Arca. Feitos de madeira de acácia, recoberta de ouro, e eram
inseridos em duas argolas de ouro em cada lado da caixa. Os varais não deviam
ser removidos de suas argolas; assim, jamais havia necessidade de os
carregadores da Arca tocarem nela. Havia quatro (4) pés, “pés de andar, pés inclinados como que para andar”, situados nos
cantos, para suspender a Arca do chão, mas não se revela o quanto. (Commentary on the Old Testament, de C.
F. Keil e F. Delitzsch, 1973, Vol. 1, O
Segundo Livro de Moisés, p. 167)
A
Posição das Argolas:
As argolas podem ter sido
montadas logo acima dos pés, se não nos próprios pés. — Êx 25:12-16; Núm 4:5,
15; 1Rs 8:8; 1Cr 15:15. Vide a questão neste estudo da existência ou não de pés
nos cantos da Arca.
13 - E farás varas de madeira de
cetim, e as cobrirás com ouro,
14 - e meterás as varas nas
argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca.
15 - As varas estarão nas argolas
da arca, e não se tirarão dela.
“Cobrirão com ele a Arca das Tábuas da
Aliança. E porão por cima uma cobertura de couro fino, sobre a qual estenderão
um pano totalmente azul celeste. Em seguida colocarão os varais da Arca.” Números 4.5,6
O concerto de Javé com Israel
realizado no Sinai, Javé manifestou estar no meio do Seu povo com a sua própria
presença. Para consolidar esta presença, devido a necessidade do povo saído do
Egito, Javé manda Moisés fabricar um elemento cúltico onde ali ele se
manifestaria para revelar Sua presença e para remir os pecados do povo
anualmente, esta peça cúltica se chama Arca da Aliança.
A construção da Arca, trata-se,
portanto, da consolidação da Aliança Sinaítica.
Êxodo 25:10-16 “Também farão uma arca de madeira de acácia; o
seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e
meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro
e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; E fundirás
para ela quatro argolas de ouro, e as
porás nos quatro cantos dela, duas argolas num lado dela, e duas argolas noutro
lado. E farás varas de madeira de acácia, e as cobrirás com ouro. E
colocarás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a
arca. As varas estarão nas argolas da arca, não se tirarão dela. Depois porás
na arca o testemunho, que eu te darei.”
As
Argolas :
12 - e fundirás para ela quatro
argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e
duas argolas no outro lado dela.
Após a formação do estado de
Israel, como nação, as varas permaneceram na arca até o Templo de Salomão ser
construído. Ali então a arca foi finalmente colocada (1 Reis 8.8). O significado
desse fato para Israel seria que as peregrinações e a caminhada pelo deserto
haviam terminado.
Falam da manutenção do
equilíbrio. Revela pelo número de argolas o número 4:
Quatro
(4) Evangelhos, quatro (4)
regiões a serem evangelizadas por ordem de jesus Cristo que veio reestabelecer
o equilíbrio entre Deus e o homem, quanto a aproximação antes totalmente
desfavorável ao homem, que a Graça se
manifestou para fazer um equilíbrio impossível, pelo lado do homem, vide a
Aliança Abraamica, quando Abraão teria que passar pelo sacrifício, mas Deus
sabendo disto passou por ele e por Si mesmo. Trono de equidade é o teu trono.
As quatro argolas serviam para
segurar as varas, de maneira equilibrada a Arca.
O número quatro é teologicamente pode ser considerado como símbolo da
criação ou do mundo, fazendo referência aos quatro cantos da terra e à vastidão
do mundo e seu apelo universal.
Exemplos do número quatro à essas
argolas, cuja função era manter a arca em equilíbrio.
1. O evangelho pregado nos quatro
cantos da terra; quatro regiões (Atos 1.8)
a. Jerusalém
b. Judéia
c. Samaria (O poder do Evangelho
é universal)
d. Até os confins da terra
Jerusalém, Judéia, Samaria e
confins da terra: demonstram que Cristo tem poder sobre toda a terra.
2. Os quatro Evangelhos
a. Evangelho de Mateus Cristo
como rei Filho de Davi
b. Evangelho de Marcos Cristo
como servo perfeito Filho do Homem
c. Evangelho de Lucas Cristo como
o homem Filho de Adão
d. Evangelho de João Cristo como
o filho de Deus Filho de Deus
Deus
sob quatro maneiras:
a. Deus é luz 1João 1.5
b. Deus é espírito João 4.24
c. Deus é amor 1João 4.16
d. Deus é fogo consumidor Hebreus
12.29
Um dos caminhos a seguir neste
assunto Símbolos da Obra Redentora de Cristo, pode ser, como o faremos, sob a
ótica da A Aliança Mosaica.
A segunda parte do livro texto – Êxodo – discorre nos capítulos de 20 a
40 trata das Leis a serem observadas, ou seja, leis que governariam a vida da
nação.
Deus proporá um governo
Teocrático aceito pelo povo, após consulta do próprio Moisés aos príncipes de
todas as tribos:
“E subiu
Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de
Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel: Vós tendes visto o que fiz aos
egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos trouxe a mim; Agora, pois,
se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre
todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo, ... Então
todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado,
faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.” Êxodo 19:3-6,8
“Eis que eu faço uma aliança; farei diante de todo o teu povo maravilhas que
nunca foram feitas em toda a terra, nem em
nação alguma;” Êxodo 34:10
Estas leis incluíam a Lei Moral, a Lei Civil e a Lei Cerimonial.
A Lei Moral conhecida como os Dez Mandamentos.
A
Lei Civil incluía o Livro da Lei
ou Livro da Aliança e a Lei Cerimonial – onde vamos encontrar a construção
dos utensílios, - dentre eles a ARCA DA
ALIANÇA – que regulariam a vida religiosa da Nação de Israel, expressa na
construção do Tabernáculo, como lugar da Presença garantida de Deus entre eles.
A “Igreja no deserto, ou a
Congregação de Israel” tinha cinco (5) cinco fundamentos da Aliança Mosaica,
que se cumpririam primeiramente em Cristo e depois na Igreja.
Os quíntuplos fundamentos da
Aliança mosaica:
1. O Tabernáculo de Moisés: Êxodo
25-40
2. A Aliança da Lei (também
chamada antiga aliança ou aliança mosaica): Êxodo 20
3. O sacerdócio, tanto Araônico
(Só da família de Arão poderiam sair os Sumo-Sacerdotes) quanto levítico (Os
levitas eram os que atuariam no Tabernáculo e nos cultos a Javé e cuidadores do
Tabernáculo): Êxodo 28, 29, 39.
“Depois
tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio
dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a
saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão, ... Arão
levará o juízo dos filhos de Israel sobre o seu coração diante do Senhor
continuamente.” Êxodo 28:1;30
4. As cinco (5) ofertas e os
sacrifícios: Levítico 1-7 informa todos os tipos de oferta desde o gado vacum,
até a efa de flor de farinha (ofertas de alimento); es, assadas e não assadas
(bolos); ofertas de comunhão.
5. As três (3) festas do Senhor: Páscoa,
Pentecostes e Tabernáculos: Levítico 23.
“As
solenidades do Senhor, que convocareis, serão santas convocações; estas são as
minhas solenidades:, ...” Levítico 23:2
É sob esta ótica que, a Arca se
torna o principal elemento do Culto ficando em um local secreto só acessado por
Moisés e após a dedicação da família de Arão ao Sacerdócio.
“Depois
disse a Moisés: Sobe ao SENHOR, tu e Arão, Nadabe e Abiú, e setenta dos anciãos
de Israel; e adorai de longe.” Êxodo
24:1
“E tomou
o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o
Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.” Êxodo 24:7
Rememorando:
aprendemos que o Tabernáculo era constituído de três (3) compartimentos:
(1) Pátio Externo;
(2) Lugar Santo;
(3) Lugar Santíssimo ou Santo dos
Santos.
Em cada compartimento havia um
mobiliário ou utensílios cúlticos específicos.
No
Pátio Externo:
a. O altar de bronze
b. A bacia de bronze
No
Lugar Santo:
a. O altar de ouro do incenso
b. A mesa com os pães da Presença
c. O candelabro de ouro
No
Lugar Santíssimo:
A
Arca da aliança
Discorrendo sob a ótica da Aliança
o nome do Tabernáculo está diretamente ligado aos dez Mandamentos:
Tenda do Testemunho porque no
Tabernáculo estava a Arca Da Aliança,
contendo as Tábuas da Lei, estas eram consideradas o “Testemunho” de Javé para determinação
de Seu padrão moral para o Israel redimido.
A
posição da Arca no Santo dos Santos.
A Arca da Aliança estava
posicionada no “Lugar Santíssimo”.
Diretamente ligado ao tema,
Símbolo da Obra Redentora de Cristo é fundamental no conceito da “cruz” podermos entender que a própria
disposição e distribuição divina dos utensílios santos e cúlticos do
Tabernáculo aponta para o símbolo máximo da Obra Redentiva de Jesus: A Cruz.
Podemos
ver na disposição a ordem divina.
As varas de madeira ficavam nas
laterais da arca (Êxodo 25.13,14).
Os querubins ficavam nas
extremidades da tampa (Êxodo 25.18).
O propiciatório ficava voltado
para o leste (Levítico 16.14 – ERA).
As varas foram colocadas nas
argolas laterais da arca (portanto a arca foi colocada com as varas na direção
norte e sul).
O Altar do Incenso foi colocado com
este layout:
Em frente do véu (Êxodo 30.6)
Diante da arca (Êxodo 40.5)
Diante do Propiciatório – tampa
de expiação (Êxodo 30.6). Isto indica que o Altar do incenso alinhado com a Arca
da Aliança, considerada o “coração” do Tabernáculo.
A mesa dos pães da Presença foi
colocada no lado norte do Tabernáculo (Êxodo 40.22).
O candelabro de ouro foi colocado
no lado sul do Tabernáculo (Êxodo 40.24), mais especificamente em frente da
mesa. Ambos se localizavam no Lugar Santo. A mesa e o candelabro estavam um em
frente do outro (Êxodo 26.35).
Saindo para o pátio externo
encontramos o altar de bronze (ou altar dos holocaustos) bem em frente à porta
(Êxodo 40.6,29), isto é, “na entrada”, simbolizando o início da aproximação do
homem na presença de Deus.
A Pia de bronze também estava
colocada no pátio externo, “entre” a tenda do Tabernáculo e o altar de bronze
(Êxodo 40.7), estando assim, alinhada com o altar de bronze.
Escrituras não declaram
expressamente, mas é perceptível, ao traçarmos uma linha reta entre a arca da aliança,
o altar de incenso, a pia de bronze e o altar de bronze, e outra linha reta
perpendicular entre o candelabro de ouro e a mesa dos pães, estas linhas formam
o traçado de uma Cruz!
É importante afirmar que o
término da construção se dá com a colocação das lembranças ou memoriais sagrados
determinadas por Jeovah, e o último memorial foi o Decálogo, as Tábuas dos Dez
Testamentos dentro da Arca da Aliança.
“Depois
trouxeram a Moisés o tabernáculo, a tenda e todos os seus pertences;
os seus colchetes, as suas tábuas, os seus varais, e as suas colunas, e as suas
bases; E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho, e a cobertura de
peles de texugos, e o véu de cobertura; A Arca Do Testemunho,
e os seus varais, e o propiciatório; [...] Viu, pois, Moisés
toda a obra, e eis que a tinham feito; como o Senhor ordenara, assim a fizeram;
então Moisés os abençoou.” Êxodo
39:33-43
“No
primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da
congregação, E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.” Êxodo 40:2,3
Resumo dos relatos da revelação e
da construção do Tabernáculo:
Revelação
|
Construção
|
|
Ordem
para trazer ofertas e material
|
Êxodo
25.1-9
|
Êxodo
35.4-29
|
A Arca e o Propiciatório
|
Êxodo
25.10-23
|
37.1-9
|
A
mesa dos pães da Presença
|
Êxodo
25.23-30
|
37.10-16
|
O
candelabro de ouro
|
Êxodo
25.31-40
|
37.17-24
|
As
cortinas e coberturas
|
Êxodo
26.1-14
|
36.8-19
|
As
armações, os travessões e as bases
|
Êxodo
26.15-30
|
36.20-34
|
O
véu
|
Êxodo
26.31-35
|
36.35-36
|
A
entrada do Tabernáculo
|
Êxodo
26.36,37
|
36.37,38
|
O
altar de bronze
|
Êxodo
27.1-9
|
38.1-7
|
O
pátio, as colunas, bases ganchos e ligaduras de prata
|
Êxodo27.9-19
|
38.9-20
|
O
óleo do candelabro
|
Êxodo
27.20,21
|
39.27
|
As
vestes sacerdotais
|
Êxodo
28
|
39.1-32
|
A
consagração dos sacerdotes
|
Êxodo
29
|
Levítico
8.1-36
|
O
altar de incenso
|
Êxodo
30.1-10
|
37.25-28
|
O
preço da propiciação (resgate)
|
Êxodo
30.11-16
|
38.21-31
|
A
pia de bronze
|
Êxodo
30.17-21
|
38.8
|
O
óleo santo da unção
|
Êxodo
30.22,23
|
37.29
|
O
incenso
|
Êxodo
30.34-38
|
37.39
|
Os
construtores
|
Êxodo
31.1-11
|
35.30-36.7
|
Moisés
inspeciona a obra
|
39.33-49
|
|
Conclusão
da obra: a glória de Deus enche o Santuário
|
40
|
As
Arcas Nas Escrituras.
AS QUATRO ARCAS
AS QUATRO ARCAS
Arca foi uma das formas dada ao
homem para salvação e resgate e manutenção, ou preservação, da Humanidade.
A palavra hebraica “tebah” é usada para se referir a essas
duas arcas, significando literalmente “caixa,
baú, embarcação ou arca”.
ארון - ’arown
ou ארן ’aron; n.
m. baú, arca
A
Primeira Arca:
A Arca de Noé - Gênesis
6.13-9.18.
Esta arca foi fabricada de acordo
com a orientação divina, com madeira de cipreste e revestida de piche por
dentro e por fora. Era evidente o conceito de preservação da Humanidade,
através de 8 vidas por causa dos justos, salvou das águas do juízo e da morte
(1 Pedro 3.20).
“..., quando
a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito)
almas se salvaram pela água;” 1 Pedro
3:20
“O fim de toda a carne é vindo
perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os
desfarei com a terra. Faze para ti uma arca da madeira de ‘gofer’; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e
por fora com betume.” Gênesis 6:13,14
Obs.: O termo hebraico “Gofer” é mencionado apenas uma única
vez na Bíblia (Gênesis 6:14) e, embora seja traduzida em várias versões como
“cipreste”, seu significado é obscuro, não se sabe exatamente o seu
significado. A tradução de ‘‘gofer’’
por cipreste, se baseia nas semelhanças das raízes destas duas palavras, que
são semelhantes no hebraico. O cipreste era uma madeira utilizada antigamente
em alguns lugares da Europa para construir caixas d'águas, por ser um tipo de
madeira que não estraga com a água.
A
Segunda Arca:
Essa arca, a Bíblia emprega uma
palavra hebraica totalmente diferente, “arown”,
que significa “baú ou arca”. Era a arca guiava o caminho.
Em outra passagem, em 2Reis
12.10,11, encontramos essa palavra usada em referência a uma caixa (cofre) para
guardar dinheiro. Porém, essa palavra é usada com mais freqüência em relação à
arca da aliança.
Mencionada nas Escrituras
Veterotestamentária é intimamente ligada a terceira Arca, pois ela foi dada a
conhecer a sua forma e desenho, a quem Deus se serviu para livrar Israel, da
ira de Faraó, aquele que iria receber a ordem divina para construção da Arca da
Aliança.
“E foi um
homem da casa de Levi e casou com
uma filha de Levi. E a mulher
concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com
barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.” Êxodo 2:1-3
Moisés já desde seu nascimento
tinha autorização, ainda que não soubesse, a época, para ser sacerdote.
A Arca fala do socorro de Deus,
de livramento, de segurança, de proteção e da preservação.
Preservação, encontrada em vários episódios, em guerras ou não e na chegada à Terra Prometida na Travessia do Jordão pelo povo de Israel (Josué 3-4). Ela guiava o caminho, os filhos de Israel foram preservados das águas do Jordão (salvos da morte).
Preservação, encontrada em vários episódios, em guerras ou não e na chegada à Terra Prometida na Travessia do Jordão pelo povo de Israel (Josué 3-4). Ela guiava o caminho, os filhos de Israel foram preservados das águas do Jordão (salvos da morte).
Além disso, a idéia de preservação
também pode ser aplicada com relação às Tábuas da Lei, ao vaso contendo o maná
e à vara de Arão que floresceu, objetos guardados dentro da arca da da Aliança,
segundo as páginas das santas Escrituras:
A
Terceira Arca:
“Assim,
fiz uma arca de madeira de acácia, e alisei duas tábuas de pedra, como as
primeiras; e subi ao monte com as duas tábuas na minha mão. Então escreveu nas
tábuas, conforme à primeira escritura,
os dez mandamentos, que o Senhor vos falara no dia da assembléia, no monte,
do meio do fogo; e o Senhor mas deu a mim; E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali
estão, como o Senhor me ordenou.” Deuteronômio 10:3-5
Moisés fizera uma arca de madeira
de acácia para nela colocar as tábuas da lei que recebera de Jeová no Sinai.
Isto nos mostra que uma arca
temporária, de madeira de acácia,
abrigou as tábuas temporariamente,
durante os meses de intervalo, desde o tempo em que Moisés as recebeu no monte
até serem transferidas para a Arca feita por Bezalel.
A
Quarta Arca:
A importância na vida de Israel e
apontando para Jesus Cristo.
“E me farão um santuário, e habitarei
no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do
tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis. Também farão uma arca de madeira de acácia;
o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e
meio, e de um côvado e meio a sua altura. E cobri-la-á de ouro puro; por dentro
e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor;” Êxodo 25:8-11
A Arca foi o primeiro elemento do
culto á Jeová que ordenou a construção.
“E ele é antes
de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do
corpo, da igreja; é o princípio, ...” Colossenses
1:17,18
Referencias
bíblicas da Arca da Aliança
Deixamos para este estudo a
narrativa explicativa da localização da Arca da Aliança.
“Também
farão uma arca de madeira de acácia; o seu comprimento será de dois côvados e
meio, e a sua largura de um côvado e meio, e de um côvado e meio a sua altura.”
Êxodo 25:10
“E
sucederá que, quando vos multiplicardes e frutificardes na terra, naqueles
dias, diz o Senhor, nunca mais se dirá: A arca da aliança do Senhor, nem lhes
virá ao coração, ...” Jeremias 3:16
“E
abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca
da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e
trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apocalipse
11:19
Há aproximadamente 185 referências à arca no Antigo
Testamento. A primeira referência à Arca aparece aqui, em Êxodo 25.10, e a última menção a ela no Antigo Testamento se
encontra em Jeremias 3.14-16. A
última referência à arca na Bíblia está em Apocalipse 11.19, onde a verdadeira
“arca
da sua aliança” é vista no céu.
As
Diversas Representações Da Arca:
A Arca aponta diretamente para a
Glória de Deus, em Jesus Cristo, (em obediência) conforme o Plano de Salvação
do Pai; Tudo que Deus faz com Israel era parte do plano salvífico, desde a
saída de Abraão, até mesmo a fugo de Moisés para o deserto e ali assistir a
sarça pegar fogo.
Até a coroa ordenada para ser moldada
ao redor da Arca aponta para o Rei coroado, primeiro como a “madeira de acácia”,
o homem Jesus, e depois “o vemos coroado” como Rei dos Reis”.
Redenção é o ato ou efeito de
redimir ou remir, que significa libertação, reabilitação, reparo, salvação. É o
ato de adquirir de novo, de resgatar, de tirar do poder alheio, do cativeiro. É
livrar-se de um passo arriscado, é livrar-se das penas do inferno.
Redenção Cristã
Em
teologia redenção é o resgate da humanidade por Jesus Cristo. No conceito
Cristão os privilégios da redenção incluem o perdão dos pecados (Efésios 1:7),
a justiça (Romanos 5:17) e a vida eterna (Apocalipse 5: 9,10).
Remir é um verbo transitivo que
significa resgatar, redimir, remover algo ou alguém do poder ou domínio de
outrem.
Abençoar
“E ficou
a arca do Senhor em casa de Obede-Edom, o giteu, três meses; e abençoou o
Senhor a Obede-Edom, e a toda a sua casa.” 2
Samuel 6:1
O ato de remir está
relacionado com livramento ou salvação ou com o ato que tornar esquecido algum
acontecimento. Também pode significar o fim do cumprimento de algum encargo ou
comprar algo de volta.
Remissão e Remição (palavras
parônimas homófonas, possuem a mesma pronúncia e grafia semelhante, mas com
significados totalmente distintos.)
Remissão é o ato ou ação de
perdoar e redimir. A origem etimológica do termo “remissão” supostamente teria
se originado a partir do latim ‘remissionis’, que significa “ação de pôr a
caminho de novo”, ou seja, de “recomeçar”.
De modo geral, a remissão é rodeada pelos sentimentos de misericórdia, compaixão
e pena, que acabam por conceder alívio e consolo para quem estava em situação
de agonia ou acusação, em outrora.
Remissão é um ato judicial e
legal: o ato de perdoar, renunciar ou liberar a obrigação que alguém teria para
com a justiça. Sinônimos remissão são: absolvição, compaixão, frouxidão,
indulgência, indulto e perdão
Remissão é a ação de perdoar,
enquanto, que o termo remição significa “quitação” ou “livramento”.
A
expressão "remir o tempo"
pode ser encontrada em algumas traduções da Bíblia, mais concretamente na
passagem em Efésios 5:15-16. Em outras traduções esta expressão aparece como
"aproveitando cada oportunidade".
Assim,
remir o tempo tem o significado de ter poder sobre o nosso tempo, resgatá-lo e
usá-lo com sabedoria para as coisas que são verdadeiramente importantes.
Em nossa linha de estudo, dada
pelo Espírito Santo para estes estudos acerca do Tabernáculo, temos afirmado
que Deus quer estar e ama estar no meio de Seu povo. Isto se dá desde o Aeon,
desde o Eterno Princípio, antes dos tempos dos séculos:
“..., segundo
o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;” 2 Timóteo 1:9
A Arca e seu propiciatório
apontam para Redenção e remissão, ambos com sangue.
“Em quem
temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é
imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” Colossenses 1:14,15
“1.A arca representa o Trono de
Deus na terra;
2. A arca representa a presença
de Deus em Cristo, pelo Espírito, no meio do seu povo redimido;
3. A arca representa a glória de
Deus, revelada na ordem divina e na adoração;
4. A arca representa a plenitude
da divindade revelada no Senhor Jesus Cristo (Colossenses 1.19 e 2.9; Gl 4.4).
O que a arca representava para Israel no Antigo Testamento, Jesus Cristo é para
sua Igreja, o Israel espiritual, no Novo Testamento.” K.Conner
Sem Jesus não dá para ter
manifestação da Glória de Deus.
Se a arca da presença de Deus
fosse removida do Tabernáculo (como
aconteceu com o Tabernáculo de Davi), tudo mais perderia o sentido. Pois sem a
presença do Senhor na arca e no propiciatório, todos os rituais perderiam seu
significado e poder. Jeová,
que habitava sobre a tampa da arca (propiciatório - ERA) e cujo trono estava
sobre os querubins (Salmo 80.1).
Querubins
sobre o propiciatório.
“E montou
num querubim, e voou; sim, voou sobre as asas do vento. Ao resplendor da sua
presença as nuvens se espalharam, e a saraiva e as brasas de fogo.
E o
Senhor trovejou nos céus, o Altíssimo levantou a sua voz; e houve saraiva e
brasas de fogo.” Salmos 18:10;12,13
17 - Também farás um
propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a
sua largura, de um côvado e meio.
18 - Farás também dois querubins
de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório.
19 - Farás um querubim na
extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de
uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele.
20 - Os querubins estenderão as
suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles,
uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o
propiciatório.
21 - E porás o propiciatório em
cima da arca, depois que houveres posto na arca o Testemunho, que eu te darei.
22 - E ali virei a ti e falarei
contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a
arca do Testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel
כפרת - kapporeth; n. f. propiciatório,
lugar de expiação - a tampa dourada da propiciação sobre a qual o
sumo-sacerdote aspergia sangue 7 vezes no Dia da Expiação reconciliando
simbolicamente Javé e o seu povo escolhido; a placa de ouro da tampa da arca da
aliança que media 2.5 por 1.5 côvados; sobre ela se achavam os dois querubins
dourados face a face cujas suas asas estendidas tocavam-se sobre e no alto a
tampa, constituindo, assim, o trono de Deus
O propiciatório em tese era a
tampa da Arca (kapporeth), mas estudando a etimologia encontraremos uma
palavra: “hilasterion”
NT mantém a versão hilastêrion,
“propiciatório”, da LXX em Hb 9.5.
“E sobre
a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório, ...” Hebreus 9:5
ιλαστηριον
- hilasterion; n. n. que se relaciona com uma conciliação ou
expiação, obter aplacamento ou poder expiador, expiatório; forma de conciliação
ou expiação, propiciação - usado para
referir-se à cobertura da arca da aliança no Santo dos Santos, aspergida com o
sangue da vítima expiatória no dia anual de expiação [este rito significava que
a vida do povo, a perda merecida por causa de seus pecados, era oferecida a
Deus através do sangue da vítima] (sangue
simbolizava vida), e que Deus por esta cerimônia estava apazigüado e os
pecados do povo expiados); por isso a tampa da expiação, o propiciatório.
Assim, a Tampa com Querubins – Propiciatório - aponta para Cristo que se
tornou o propiciatório de todos que N’Ele crerem.
“Ao qual
Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua
justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus;” Romanos 3:25
Os
Guardiães da Arca
A
Arca Como Trono De Deus
Nm 7.89. no meio dos dois
querubins: o invisível trono divino repousava sobre as asas estendidas dos
querubins (cf. ISm 4.4; SL 80.1). A imagem de um trono real apoiado por figuras
semelhantes a querubins foi descoberta no sítio arqueológico de Gebal (Biblos),
cidade da antiga Fenícia.
Em
Ouro
18 - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os
farás, nas duas extremidades do propiciatório.
20 - Os querubins estenderão as
suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles,
uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o
propiciatório.
Lembrando que a atividade dos
querubins é pela santidade, para julgamento do pecado e proteção do que é
santo, podemos entender a forma como deus determinou a posição deles sobre o
propiciatório, que estivessem com o rosto voltado para o propiciatório, no qual
era aspergido o sangue, tipo do sangue de Jesus.
A atividade de ambos os querubins
apontava para unidade de ação, eles foram trabalhadods para serem uma só peça
com a tampa, e deveriam ser feitos “com marteladas de uma única lamina de ouro”
(Cassuto).
Mas outros teólogos ou estudiosos
como Driver entendem que seriam soldados á tampa, de maneira inseparável.
Estudando a arte dos egípcios que trabalhavam o ouro sobre madeira de forma artística,
tudo isto é possível, de ser conhecimento de Bezalel e Aoliabe.
Fonte:
Arca da Aliança
Segredo do Tabernáculo de Moisés,
K. Conner
Dicionário Strong
Comentário Bíblico NVI F. F. Bruce,
Vida
Instituições de Israel No Antigo
Testamento – Roland De Vaux
Apontamentos do Autor
Texto do estudo do autor no link:
https://estudandopalavra.blogspot.com/2019/05/o-lugar-santissimo-licao-8-cpad-26052019.html
Estudo sobre Êxodo 25, Biblioteca
Bíblica
Citações no corpo do texto
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