sábado, abril 25

A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE LIÇÃO 4: CPAD

A ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE
LIÇÃO 4: CPAD — 26/04/2020
Estudo subsídio Pastor e professor Univ. Osvarela
Texto Áureo
“Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação” Efésios 1.17.
Verdade Prática
A vocação do crente inclui a herança de preciosas riquezas conferidas aos eleitos pela grandeza do poder de Deus.
Objetivo Geral
Esclarecer a dimensão de nossa chamada, as riquezas da herança divina e a grandeza do poder de Deus.
Objetivos Específicos
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Destacar a vocação e as riquezas da glória inclusas na herança divina;
II. Salientar a grandiosidade do poder divino que opera em favor dos crentes;
III. Expressar o exemplo de exaltação em Cristo.
Definição: Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança.
Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A esperança pode ser fundamentada (ou realística) ou baseada em alguma utopia, algo que dificilmente será alcançado.
ελπις – elpis, de ‘elpo’ (antecipar, usualmente com prazer); n.f. expectativa do mal, medo; expectativa do bem, esperança - no sentido cristão - regozijo e expectativa confiante da eterna salvação; sob a esperança, em esperança, tendo esperança - o autor da esperança, ou aquele que é o seu fundamento - o que se espera.
Esperança na Bíblia
O autor da esperança, ou aquele que é o seu fundamento: “Cristo em vós, esperança da glória”!
De acordo com a Bíblia, a esperança é uma das três virtudes teologais, conforme é possível comprovar em 1 Coríntios 13:13: "Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."
Também é possível verificar que a esperança está relacionada com a fé, de acordo com Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."
Em Jeremias 29:11, podemos ver que Deus quer que o Seu povo tenha esperança: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro."
Para um cristão, ter esperança é saber que apesar das dificuldades que o cristão enfrenta nesta vida, que o melhor ainda está por vir.
Efésios 1.15-23.
15 — Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso amor para com todos os santos,
16 — não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,
17 — para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação,
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
19 — e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
20 — que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus,
21 — acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
22 — E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja,
23 — que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Exórdio:
Iluminação é conhecer o que está oculto.
Somos levados a estudar: Os Elevados Propósitos de Deus quanto ao Destino Humano (Efésio. 1:1- 3:21). Nesta segunda divisão principal da epístola aos Efésios, que se estende até ao trecho de Efésios 2:10, apresenta-nos a exposição do pensamento central da epístola, a saber, «a igreja como corpo de Cristo», e que é na igreja que começa a cumprir-se o grandioso propósito da unidade de todas as coisas em Cristo, que é «o mistério da vontade de Deus» (ver Efésios 1:10). Champlin, compilado e editado.
17 — para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação,
1.A revelação deste versículo não é aquela de “escrituras” ou algum documento escrito, sem tirar o conceito bíblico de Escritura.
É uma “terceira revelação”, que será, sem dúvida, acompanhada por um movimento principal, histórico e espiritual, como a Segunda Vinda de Cristo.
“Se é que tendes ouvido a dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Como me foi este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Por isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;” Efésios 3:2-6
2. A revelação deste versículo é uma iluminação especial de verdades espirituais, através do poder e influência interior do Espírito Santo.
“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:18-26
3. Pode incluir a expressão dos dons espirituais, tais como aqueles de sabedoria e conhecimento.
4. Mas deve incluir a iluminação sutil e gradual, em todos os crentes, através do Espírito. Mas a revelação transcenderá isto, sem dúvida.
5. O alvo desta revelação é um conhecimento pleno e profundo da pessoa e obras de Deus. Precisamos de um verdadeiro contato com o Espírito, para obter a iluminação que ele nos oferece.
6. O conhecimento e compreensão de Deus não serão principalmente racionais. Serão elementos intuitivos que transformam a vida. Ver II Ped.1:4.
7. Esta revelação nos dá conhecimento dos mistérios de Deus. Ver João 16:14,15, II Cor. 3:13-18. Todo o conhecimento tem como alvo formar.
É sobre esta base da Revelação e Iluminação que usaremos neste estudo, apara atingir o objetivo de compreensão da Iluminação do Crente como Igreja, através da Ação do Espírito Santo e Seu Poder.
A Epístola Aos Efésios tem seu principal propósito, (do Apóstolo Paulo), o de confirmar os seus irmãos na fé, ampliando os seus horizontes, apertando ainda mais os laços de fraternidade que já os uniam; ensinando-lhes assim que as mais profundas experiências e os mais exaltados pensamentos-podem ser encontrados dentro do corpo a que todos eles pertenciam; e que na unidade deles jazia a garantia da unidade de toda a humanidade, e, de fato, da criação inteira, na pessoa de Cristo, na igreja cristã, judeus e gentios são unidos em Cristo, estabelecendo-se uma unidade que elimina as antigas divergências, conforme se vê no segundo capítulo desta epístola. Outrossim, a unidade entre os membros da igreja se verifica por meio do Espírito Santo (ver Efé. 4:3).”. Francis W. Beare. Adaptado e compilado Champlin Efésios
דע - dea; n. m. conhecimento, opinião - conhecimento de Deus
לב - leb; n. m. ser interior, mente, vontade, coração, inteligência;  alma, coração (do homem) -  mente, conhecimento.
מדע - madda ou מדע madda; n. m. conhecimento, pensamento; conhecimento - mente, pensamento, lugar do conhecimento
קנה – qanah; obter, adquirir, criar, comprar, possuir; referindo-se ao ato de adquirir conhecimento, sabedoria
ευρισκω – heurisko; achar pela averiguação, reflexão, exame, escrutínio, observação, descobrir pela prática e experiência - ver, aprender, descobrir, entender, ser achado, i.e., ser visto, estar presente, ser descoberto, reconhecido, detectado; revelar-se, do caráter ou estado de alguém, de como é percebido por outros (homens, Deus, ou ambos); obter conhecimento de, vir a conhecer, Deus;
μυεω - mueo; v. iniciar nos mistérios; ensinar completamente, instruir; -  conceder a alguém um conhecimento íntimo com algo
Texto Auxiliar:
“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9
A plenitude, da vida cristã, da Igreja Eleita e redimida, é a iluminação espiritual proveniente de uma nova vida, que atingida, pelo Espírito Santo, é esclarecida, pelo Luz do Evangelho de Jesus Cristo, trazendo a Luz uma nova criatura regenerada e “uma vez iluminados”, e “provaram o dom celestial” ao serem feitos membros do Corpo de Cristo, A Igreja Redimida!
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
“Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, ...” Hebreus 6:4,5
O Evangelho de João, aparece nas escrituras paulinas, aos Efésios, na forma doutrinaria de suas epístolas, com base no Evangelho de Jesus, como disse Paulo.
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. ” João 1:4,5, 6,7,9
Para haver vida, tem que existir Luz!
Paulo está preocupado em apresentar os quatro pedidos nesta "súplica por iluminação".
Despertando a iluminação sob a ação do Espírito Santo.
O Espirito Santo, é o agente da iluminação espiritual. (Ver Efé. 1:18 e ss.).
Ele é o revelador da unidade que há em Cristo (ver Efé. 3:5).
A ação de convencimento do Espírito Santo:
O acesso a Deus Pai se dá por meio do Espírito Santo, para todos (ver Efé. 2:18).E todos os crentes se tomam uma habitação de Deus, através do Espirito (ver Efé. 2:22).
O Poder revigorador do Espírito Santo:
O Espírito Santo aparece nesta epístola como o poder revigorador, no homem interior, que produz a piedade prática dos crentes (ver Efé. 3:16 e ss.
A Ação frutificadora do Espírito Santo:
O fruto do Espírito Santo é bondade, verdade e retidão. (Ver Efé. 5:9).
O Poder do Espírito Santo, concedido a Igreja:
Na batalha contra o reino das trevas, o Espírito é a nossa espada, nossa principal arma ofensiva. (Ver Efésios 6:17). E o Espírito Santo, igualmente, quem nos assegura poder na oração. (Ver Efésios 6:18).
1.       O esclarecimento vem do Espírito Santo. Ele é o "Espírito de sabedoria e entendimento" (Is 11:2; Jo 14:25, 26; 16:12-14). O ser humano não é capaz de compreender as coisas de Deus contando apenas com sua mente natural. Precisa que o Espírito o ilumine (1 Co 2:9-16). O Espírito Santo revela (revelar é descortinar o que está encoberto, pelas trevas do desconhecimento espiritual) a verdade da Palavra e, então, nos dá a sabedoria para compreendê-la e aplicá-la. A Iluminação espiritual concede, poder, ou a capacitação para colocar a verdade do Evangelho, e por isto, em prática (Ef 3:14-21).
2.      Em segundo lugar, essa iluminação é dada ao coração daquele que crê (Ef 1:18). O coração iluminado pelo Espírito Santo. O coração do homem é terra enganosa. O coração, possui faculdades espirituais que podemos identificar, em paralelo com os cinco sentidos do corpo.
Assim então:                        
Ver (SI 119:18; Jo 3:3; Mt. 6.21,23),
Ouvir (Mt 13:9; Hb 5:11),
Provar (SI 34:8; 1 Pe 2:3),
Cheirar (Fp 4:18; 2 Co 2:14)
Tocar (At 17:2 7).
Jesus disse: "vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem" Mateus 13:13.
17 — para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação,
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
A incapacidade de ver e compreender as coisas espirituais não deve ser atribuída à inteligência, mas sim ao coração. Os olhos do coração devem ser abertos pelo Espírito de Deus. A iluminação nos abre os olhos espirituais, para a herança, as riquezas reservada aos santos na luz de Cristo.
Somos transportados de um mundo de trevas espirituais e passamos ao Reino da Luz.
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
19 — e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
As verdadeiras riquezas não são muito dinheiro ou muitos bens. A verdadeira riqueza é uma vida cheia do amor e do conhecimento de Deus! A salvação é nossa maior riqueza.  As riquezas espirituais são muito mais importantes que as riquezas materiais.
Cristo Jesus é aquele que preenche tudo em todos, sendo esse o seu tema principal e central da epístola de Paulo”. Champlin NT V4 editado e compilado por este escritor.
Na Economia divina, pela aliança, chamada nesta Economia divina de contrato da fé, há muitas coisas a nos serem reveladas, algumas estão incluídas neste trecho de Efésios. AS riquezas e a herança que nos são dadas, são descobertas iniciais do muito que iremos alcançar, esta visão se dá pela Iluminação Espiritual do Crente>O fato que o Espírito do Senhor está conosco, influenciando-nos e habitando em nós, em consonância com a promessa que nos foi feita, de que ele se ocuparia dessa missão, serve de “parcela inicial” de todas as nossas bênçãos futuras, numa espécie de «primeira prestação» ou “garantia – penhor” de que o contrato da fé será completamente cumprido, e que todas as suas provisões serão satisfeitas.
“e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13,14
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
A Garantia:
Dessa maneira, uma “completa salvação” é garantida por aquela “parcela” que já nos foi dada, na pessoa do Espírito Santo.
«Aquilo que o Espírito Santo promete conferir-nos no futuro, na eternidade, é indicado pelo genitivo, '...da nossa herança...'
Essa herança, que é conseqüência necessária da nossa filiação (ver Rom. 8:17 e Gál. 4:7),
Qualidade da Herança:
É uma herança eterna (ver Gál. 3:18 e Heb. 9:15; comparar com o quinto versículo deste capítulo e com Col. 3:24).
A Certeza da Herança – dos crentes:
Veja no final do texto outra interpretação de “Herança nos santos”
É, pois, dessa forma, que, os crentes obtêm a certeza de que eles são herdeiros de uma herança celestial e eterna, não mediante a 'realidade presente da possessão', não de uma vez, em sua total extensão, e, sim, mediante uma garantia o  ‘penhor do Espírito Santo’.

“E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos 8:17
“Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” 1 Coríntios 2:12
A palavra ‘...nossa...’ inclui, pois, o próprio apóstolo, e nós seus leitores e ainda, o Cristianismo inteiro (ver I Cor. 2:12), e não apenas os judeus e os gentios cristãos». (Rraune, in loc.).
Primeira riqueza: Remissão dos pecados, pelo preço do Sangue de Jesus, “completa salvação”.
Segunda riqueza: Obtenção da filiação como co-herdeiros com O Primogênito.
Terceira riqueza: restauração, completa, da Imago Dei, através da Obra do Espírito Santo.
Quarta riqueza: nada nos faltará. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19
Quinta riqueza: A força do Seu Poder, em nós, Igreja
Sexta riqueza: E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Mateus 19:29
Sétima riqueza: herdará a vida eterna. Mateus 19:29
“Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” Colossenses 1:12-15
Ao usarmos os paralelos, acima, podemos usar das palavras de Jesus, sobre o corpo ser iluminado.
“..., onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!” Mateus 6:21-23
Esta forma de usar figura de linguagem, mostra como funciona a iluminação necessária ao homem.
Iluminação pode ser, e é usada como conhecimento espiritual adquirido.
“Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo.” 2 Coríntios 4:6
Nós que estávamos em densas trevas fomos iluminados espiritualmente pela Luz, que João declara.
A Luz dos Homens!
O que é Conhecimento?
Ato ou efeito de conhecer. Ideia, noção de alguma coisa: conhecimento das leis. Informação: conhecimento de um fato.
O tema Iluminação nos leva ao entendimento de que antes o crente, éramos ignorantes, das coisas espirituais.
Éramos ignorantes, como Paulo relata:
“Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” Atos 17:30
“A ignorância pode ser uma falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo crença em falsidades. Em situação em contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho alheio, em prol da sua falta de conhecimento, busca estabelecer ideias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea, que desagrade aqueles que o cercam. Nada perturba tanto a vida humana como a ignorância do bem e do mal. (Cícero) Não há nada mais terrível do que uma ignorância ativa. Sou ignorante em tal assunto. Não sei.”
Ignorância intencional de Deus –
Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” Romanos 1:18-21
A busca do conhecimento, como disse, acima, é uma forma de caminho (Hb 6.13) do que busca iluminação, mas Deus provou o Seu Amor ao mandar a Luz dos homens, à terra.
Mesmo assim, alguns ainda ignoram a Deus deliberadamente, dedicando-se à idolatria (colocar uma mentira no lugar da verdade) e, por fim, se entregar à imoralidade e à indecência, sinônimo de trevas espirituais, como o texto usado por nós e escrito por Paulo em Romanos 1.18.ss
Este estado de trevas, segundo Paulo começa, na recusa, voluntariamente, em conhecer a Deus. O crente para manter sua iluminação, deve crescer no conhecimento de Deus. Porque para operar a nossa salvação é preciso ter conhecimento pessoal  de Deus (Jo 17:3).
“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, ...” 2 Pedro 3:18
A salvação é o conhecimento pessoal de Deus A santificação é:
O conhecimento crescente de Deus (Fp 3:10).
A glorificação é o conhecimento perfeito de Deus (1 Co 13:9-12).
Uma vez que fomos criados à imagem de Deus (Gn 1:2628), quanto melhor o conhecermos, melhor conheceremos a nós mesmos e uns aos outros.
Não basta conhecer a Deus somente como Salvador. Devemos conhecê-lo como Pai, Amigo e Guia, e, quanto melhor o conhecermos, mais gratificante será nossa vida espiritual.
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
Primeiro Conhecimento
18 — tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação
Esperança da nossa vocação.
“Cristo em vós, esperança da glória”
Há alguns mistérios que estavam em oculto, antes da Plenitude (Gl. 4.4), Paulo nos revela nesta Epístola aos Efésios, alguns dos mistérios que vão nos dar a alegria em entendermos a desvendar de cada passo da Igreja (como membros), a partir, dos quais somos iluminados espiritualmente.
“..., cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para cumprir a palavra de Deus; O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos; Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória;” Colossenses 1:24-27
A iluminação é a vocação do crente para pensar na vida futura com Cristo. A Iluminação do entendimento do crente abre a visão espiritual do mundo que está em outro espaço, não físico nem material, mas espiritual, nas regiões celestiais em Cristo.
Vocacionados para sermos iluminados, na mesma esperança de ter o corpo igual ao do que é o Primogênito entre os mortos: Jesus Cristo!
“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. II Coríntios 3.18
Nosso chamado, deve estimular, cada crente, a teve a Iluminação dos entendimentos, a uma vida que seja, de santos:
- ser puros (1 Jo 2:28 - 3:3),
- obedientes (Hb 13:17) e
- fiéis (Lc 12:42-48).
A única forma de manter a esperança de que, um dia, veremos Cristo e seremos como ele é.
Ele está glorificado.
Exaltado soberanamente
A direita do Pai
É esta mesma forma, em esperança que fomos salvos, para assentarmos com Ele, à direita no Seu trono.
Cristo em nós muda nossa visão sobre o que esperamos de Deus, sobre a que reino pertencemos e quem é o nosso rei.
Paulo experimentou a força transformadora do Evangelho de Cristo e reconhece o seu poder de romper barreiras, libertar de prisões e assegurar vida. Paulo também afirmou em Romanos 8:38-39: “Nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.—Romanos 5:1–2
O que é a Esperança da glória de Deus?
É uma expectativa definida de que vamos compartilhar a futura glória de Deus. A palavra “esperança” é bastante fraca. Ter “esperança” significa querer algo sem a certeza de que receberá, porém a palavra grega usada no original também implica uma convicção.
A esperança cristã não é esperar que algo aconteça—mas sim uma esperança revestida de certeza. ... Quanto mais temos nossa paz e acesso ao Pai, mais desejosos ficamos de vê-lo face a face, e mais certos e empolgados ficamos com a perspectiva da glória e do céu.
Ao entendermos a Esperança, ela nos conduz ao conhecimento, passo a passo, para conhecimento, maiores, como O Poder de Deus.
Paulo oferece algo para desafiar nossa fé: "a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos" (Ef 1:19). Essa verdade é tão magnífica que Paulo usa uma porção de palavras diferentes do vocabulário grego para mostrá-la com clareza: dunamis - "poder", como nas palavras dínamo e dinamite; ener- geia - "operação", como em energia; kratos - "forte"; ischus - "poder".
Efésios 1:19 pode ser traduzido por: "E qual a grandeza insuperável de seu poder para conosco que cremos, segundo a operação do poder da sua força". A Esperança da Glória, Compilação; Publicado no Âncora em abril de 2016.
Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.—Romanos 5:1–2
Existe a Esperança Da Glória De Deus.
É uma expectativa definida de que vamos compartilhar a futura glória de Deus.
A palavra “esperança” é bastante fraca. Ter “esperança” significa querer algo sem a certeza de que receberá, porém a palavra grega usada no original também implica uma convicção.
A Esperança Cristã não é esperar que algo aconteça—mas sim uma esperança revestida de certeza.
Quanto mais temos nossa paz e acesso ao Pai, mais desejosos ficamos de vê-lo face a face, e mais certos e empolgados ficamos com a perspectiva da glória e do céu.
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1
“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6
Conhecermos as riquezas de Deus - Efésios 1:18b
“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos.” Efésios 1:18 (NVI)
Essa oração não se refere à nossa herança em Cristo (Efésios 1:11), mas sim à herança dele em nós. Trata-se de uma verdade extraordinária - que Deus nos considera parte de sua grande riqueza! Assim como a riqueza de uma pessoa traz honra para seu nome, a Igreja também glorificará a Deus por causa do que ele investiu nos santos. Quando Jesus Cristo voltar, viveremos "para louvor da glória de sua graça" (Efésios 1:6).
O que Deus ganha através da redenção humana?
É interessante este entendimento.
Que nós podemos dar a Deus, ou sermos sua herança?
Salmo 116.13 “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. 14 Pagarei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo.”
Erguerei o cálice da salvação.” Lembrando que a palavra cálice (no hebraico כּוֹס – kos) é simplesmente uma taça. Não tem nenhum sentido especial em si mesmo. Portanto, o correto seria: Erguerei o cálice da salvação.
Pelo cálice amargo que o Pai deu ao Filho, nos resultou no cálice da Nova Aliança em seu sangue para o perdão dos pecados. Que com ele, na economia divina, comprou-nos. Um ato de remissão, pago com Sangue de Jesus!
Ele tomou o cálice da ira e da justiça divina e expiou o pecado de seu povo. Por causa de sua morte, hoje os redimidos desfrutam de plena comunhão e participam do “cálice da bênção” (cf. 1 Coríntios 10:16).
No Salmo 23, um dos salmos mais conhecidos da Bíblia, Davi também escreve:
Prepara uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transbordaSalmo 23:5.
Com isto Davi diz que apesar das circunstâncias adversas, as bênçãos do Senhor transbordavam em sua vida. Neste caso, obviamente que o cálice significa as bênçãos de Deus sobre aqueles que são seus.
A expressão “riquezas da glória” pode ser vinculada à ideia da herança divina.
Nós como heranças de Deus - Pelo Plano da Redenção.
Obra consumada, nos fez e comprou com seu sangue e nos fez herança divina e propriedade de Deus:
“Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;” Apocalipse 5:9
Por isto, que consideramos que a sua herança consiste dos remidos, os seres humanos, crentes, transformados segundo a imagem do seu Filho amado, a fim de que “...essa expressão tem a função de demonstrar a herança, conforme o seu lado glorioso, e a glória, conforme o seu lado rico” Ellicott (in loc.).

“A glória é a característica essencial da salvação, e essa glória é ricamente abundante. A herança é ‘dele’, porque também o dom vem de sua parte”. (Vincent, in loc.).
FONTE:
Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II - Warren W. Wiersbe
Champlin NT V4
Dicionário Strong
Apontamentos do autor
Citações no corpo do texto
Bíblia online
Lição CPAD 2º Trimestre 2020 Pr. Douglas Batista

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"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

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