A
ILUMINAÇÃO ESPIRITUAL DO CRENTE
LIÇÃO
4: CPAD — 26/04/2020
Estudo subsídio Pastor e professor Univ. Osvarela
Texto
Áureo
“Para que o
Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento
o espírito de sabedoria e de revelação” Efésios 1.17.
Verdade
Prática
A
vocação do crente inclui a herança de preciosas riquezas conferidas aos eleitos
pela grandeza do poder de Deus.
Objetivo
Geral
Esclarecer a
dimensão de nossa chamada, as riquezas da herança divina e a grandeza do poder
de Deus.
Objetivos
Específicos
Abaixo, os
objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada
tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos
subtópicos.
I. Destacar
a vocação e as riquezas da glória inclusas na herança divina;
II.
Salientar a grandiosidade do poder divino que opera em favor dos crentes;
III.
Expressar o exemplo de exaltação em Cristo.
Definição:
Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa,
pode ser também um sinônimo de confiança.
Ter
esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A
esperança pode ser fundamentada (ou realística) ou baseada em alguma utopia,
algo que dificilmente será alcançado.
ελπις
– elpis, de
‘elpo’ (antecipar, usualmente com prazer); n.f.
expectativa do mal, medo; expectativa do bem, esperança - no sentido cristão - regozijo
e expectativa confiante da eterna salvação; sob a esperança, em
esperança, tendo esperança - o autor da esperança, ou aquele que é o
seu fundamento - o que se espera.
Esperança
na Bíblia
O
autor da esperança, ou aquele que é o seu fundamento: “Cristo em vós,
esperança da glória”!
De
acordo com a Bíblia, a esperança é uma das três virtudes teologais, conforme é
possível comprovar em 1 Coríntios 13:13: "Assim, permanecem
agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o
amor."
Também
é possível verificar que a esperança está relacionada com a fé, de acordo com
Hebreus 11:1: "Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a
prova das coisas que não vemos."
Em
Jeremias 29:11, podemos ver que Deus quer que o Seu povo tenha
esperança: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês',
diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de
dar a vocês esperança e um futuro."
Para
um cristão, ter esperança é saber que apesar das dificuldades que o cristão
enfrenta nesta vida, que o melhor ainda está por vir.
Efésios
1.15-23.
15
— Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e o vosso
amor para com todos os santos,
16
— não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas
orações,
17
— para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu
conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação,
18
— tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a
esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos
santos
19
— e qual a sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos,
segundo a operação da força do seu poder,
20
— que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita
nos céus,
21
— acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que
se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
22
— E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu
como cabeça da igreja,
23
— que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Exórdio:
Iluminação é conhecer o que está oculto.
Somos
levados a estudar: Os Elevados Propósitos de Deus quanto ao Destino Humano
(Efésio. 1:1- 3:21). Nesta segunda divisão principal da epístola aos
Efésios, que se estende até ao trecho de Efésios 2:10, apresenta-nos a
exposição do pensamento central da epístola, a saber, «a igreja como corpo de
Cristo», e que é na igreja que começa a cumprir-se o grandioso propósito da
unidade de todas as coisas em Cristo, que é «o mistério da vontade de Deus»
(ver Efésios 1:10). Champlin, compilado e editado.
17 — para que o Deus de
nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o
espírito de sabedoria e de revelação,
1.A
revelação deste versículo não é aquela de “escrituras” ou algum documento
escrito, sem tirar o conceito bíblico de Escritura.
É
uma “terceira revelação”, que será, sem dúvida, acompanhada por um movimento
principal, histórico e espiritual, como a Segunda Vinda de Cristo.
“Se é que tendes ouvido a
dispensação da graça de Deus, que para convosco me foi dada; Como me foi
este mistério manifestado pela revelação, como antes um pouco vos escrevi; Por
isso, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, O
qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem
sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas; A saber,
que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da
promessa em Cristo pelo evangelho;” Efésios 3:2-6
2.
A revelação deste versículo é uma iluminação especial de verdades espirituais,
através do poder e influência interior do Espírito Santo.
“Porque para mim tenho por
certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a
glória que em nós há de ser revelada. Porque a ardente expectação da
criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou
sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na
esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da
corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que
toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só
ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós
mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Porque em
esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o
que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com
paciência o esperamos. E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas
fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o
mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” Romanos 8:18-26
3.
Pode incluir a expressão dos dons espirituais, tais como aqueles de sabedoria e
conhecimento.
4.
Mas deve incluir a iluminação sutil e gradual, em todos os crentes, através do
Espírito. Mas a revelação transcenderá isto, sem dúvida.
5.
O alvo desta revelação é um conhecimento pleno e profundo da pessoa e obras de
Deus. Precisamos de um verdadeiro contato com o Espírito, para obter a iluminação
que ele nos oferece.
6.
O conhecimento e compreensão de Deus não serão principalmente racionais. Serão
elementos intuitivos que transformam a vida. Ver II Ped.1:4.
7.
Esta revelação nos dá conhecimento dos mistérios de Deus. Ver João 16:14,15, II
Cor. 3:13-18. Todo o conhecimento tem como alvo formar.
É
sobre esta base da Revelação e Iluminação que usaremos neste estudo, apara
atingir o objetivo de compreensão da Iluminação do Crente como Igreja, através da
Ação do Espírito Santo e Seu Poder.
“A
Epístola Aos Efésios tem seu principal propósito, (do Apóstolo Paulo), o de
confirmar os seus irmãos na fé, ampliando os seus horizontes, apertando
ainda mais os laços de fraternidade que já os uniam; ensinando-lhes assim
que as mais profundas experiências e os mais exaltados pensamentos-podem ser
encontrados dentro do corpo a que todos eles pertenciam; e que na unidade
deles jazia a garantia da unidade de toda a humanidade, e, de fato, da criação
inteira, na pessoa de Cristo, na igreja cristã, judeus e gentios são unidos em
Cristo, estabelecendo-se uma unidade que elimina as antigas divergências,
conforme se vê no segundo capítulo desta epístola. Outrossim, a unidade
entre os membros da igreja se verifica por meio do Espírito Santo (ver Efé.
4:3).”. Francis W. Beare. Adaptado e compilado Champlin Efésios
דע -
dea; n. m.
conhecimento, opinião - conhecimento de Deus
לב -
leb; n. m.
ser interior, mente, vontade, coração, inteligência; alma, coração (do homem) - mente, conhecimento.
מדע -
madda ou מדע madda; n. m. conhecimento,
pensamento; conhecimento - mente, pensamento, lugar do conhecimento
קנה –
qanah; obter,
adquirir, criar, comprar, possuir; referindo-se ao ato de adquirir
conhecimento, sabedoria
ευρισκω
– heurisko;
achar pela averiguação, reflexão, exame, escrutínio, observação, descobrir pela
prática e experiência - ver, aprender, descobrir, entender, ser achado, i.e.,
ser visto, estar presente, ser descoberto, reconhecido, detectado; revelar-se,
do caráter ou estado de alguém, de como é percebido por outros (homens, Deus,
ou ambos); obter conhecimento de, vir a conhecer, Deus;
μυεω
- mueo; v.
iniciar nos mistérios; ensinar completamente, instruir; - conceder a alguém um conhecimento íntimo
com algo
Texto
Auxiliar:
“Mas vós sois a geração
eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que
anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz;” 1 Pedro 2:9
A
plenitude, da vida cristã, da Igreja Eleita e redimida, é a iluminação espiritual
proveniente de uma nova vida, que atingida, pelo Espírito Santo, é esclarecida,
pelo Luz do Evangelho de Jesus Cristo, trazendo a Luz uma nova criatura regenerada
e “uma vez iluminados”, e “provaram o dom celestial” ao serem feitos
membros do Corpo de Cristo, A Igreja Redimida!
18 — tendo iluminados os
olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua
vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
“Porque
é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom
celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa
palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, ...” Hebreus 6:4,5
O
Evangelho de João, aparece nas escrituras paulinas, aos Efésios, na forma
doutrinaria de suas epístolas, com base no Evangelho de Jesus, como disse
Paulo.
“Nele estava a vida, e a
vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as
trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.
Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem
por ele. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem
ao mundo. ” João 1:4,5, 6,7,9
Para
haver vida, tem que existir Luz!
Paulo
está preocupado em apresentar os quatro pedidos nesta "súplica por
iluminação".
Despertando
a iluminação sob a ação do Espírito Santo.
O
Espirito Santo, é o agente da iluminação espiritual. (Ver Efé. 1:18 e ss.).
Ele
é o revelador da unidade que há em Cristo (ver Efé. 3:5).
A
ação de convencimento do Espírito Santo:
O
acesso a Deus Pai se dá por meio do Espírito Santo, para todos (ver Efé.
2:18).E todos os crentes se tomam uma habitação de Deus, através do Espirito
(ver Efé. 2:22).
O
Poder revigorador do Espírito Santo:
O
Espírito Santo aparece nesta epístola como o poder revigorador, no homem
interior, que produz a piedade prática dos crentes (ver Efé. 3:16 e ss.
A
Ação frutificadora do Espírito Santo:
O
fruto do Espírito Santo é bondade, verdade e retidão. (Ver Efé. 5:9).
O
Poder do Espírito Santo, concedido a Igreja:
Na
batalha contra o reino das trevas, o Espírito é a nossa espada, nossa principal
arma ofensiva. (Ver Efésios 6:17). E o Espírito Santo, igualmente, quem nos
assegura poder na oração. (Ver Efésios 6:18).
1.
O esclarecimento vem do Espírito Santo. Ele
é o "Espírito de sabedoria e entendimento" (Is 11:2; Jo
14:25, 26; 16:12-14). O ser humano não é capaz de compreender as coisas de Deus
contando apenas com sua mente natural. Precisa que o Espírito o ilumine (1 Co
2:9-16). O Espírito Santo revela (revelar é descortinar o que está encoberto,
pelas trevas do desconhecimento espiritual) a verdade da Palavra e, então, nos
dá a sabedoria para compreendê-la e aplicá-la. A Iluminação espiritual concede,
poder, ou a capacitação para colocar a verdade do Evangelho, e por isto, em
prática (Ef 3:14-21).
2.
Em segundo lugar, essa iluminação é dada ao
coração daquele que crê (Ef 1:18). O coração iluminado pelo Espírito Santo. O
coração do homem é terra enganosa. O coração, possui faculdades espirituais que
podemos identificar, em paralelo com os cinco sentidos do corpo.
Assim então:
Ver
(SI
119:18; Jo 3:3; Mt. 6.21,23),
Ouvir (Mt 13:9; Hb 5:11),
Provar (SI 34:8; 1 Pe 2:3),
Cheirar (Fp 4:18; 2 Co 2:14)
Tocar (At 17:2 7).
Jesus
disse: "vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem" Mateus 13:13.
17 — para
que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu
conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação,
18
— tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a
esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos
santos
A
incapacidade de ver e compreender as coisas espirituais não deve ser atribuída
à inteligência, mas sim ao coração. Os olhos do coração devem ser abertos pelo
Espírito de Deus. A iluminação nos abre os olhos espirituais, para a herança,
as riquezas reservada aos santos na luz de Cristo.
Somos
transportados de um mundo de trevas espirituais e passamos ao Reino da Luz.
18 — tendo iluminados os
olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua
vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
19 — e qual a
sobre-excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a
operação da força do seu poder,
As
verdadeiras riquezas não são muito dinheiro ou muitos bens. A verdadeira
riqueza é uma vida cheia do amor e do conhecimento de Deus! A salvação é nossa
maior riqueza. As riquezas espirituais
são muito mais importantes que as riquezas materiais.
“Cristo
Jesus é aquele que preenche tudo em todos, sendo esse o seu tema principal e
central da epístola de Paulo”. Champlin NT V4 editado e compilado
por este escritor.
Na
Economia divina,
pela aliança, chamada nesta Economia divina de contrato da fé, há muitas
coisas a nos serem reveladas, algumas estão incluídas neste trecho de Efésios. AS
riquezas e a herança que nos são dadas, são descobertas iniciais do muito que
iremos alcançar, esta visão se dá pela Iluminação Espiritual do Crente>O
fato que o Espírito do Senhor está conosco, influenciando-nos e habitando em
nós, em consonância com a promessa que nos foi feita, de que ele se ocuparia
dessa missão, serve de “parcela inicial” de todas as nossas bênçãos
futuras, numa espécie de «primeira prestação» ou “garantia – penhor” de
que o contrato da fé será completamente cumprido, e que todas as suas
provisões serão satisfeitas.
“e, tendo nele também
crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa; O qual é o
penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor
da sua glória.” Efésios 1:13,14
18 — tendo iluminados
os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança
da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
A
Garantia:
Dessa
maneira, uma “completa salvação” é garantida por aquela “parcela” que já
nos foi dada, na pessoa do Espírito Santo.
«Aquilo
que o Espírito Santo promete conferir-nos no futuro, na eternidade, é indicado
pelo genitivo, '...da nossa herança...'
Essa
herança, que é conseqüência necessária da nossa filiação (ver Rom. 8:17 e Gál.
4:7),
Qualidade
da Herança:
É
uma herança eterna (ver Gál. 3:18 e Heb. 9:15; comparar com o quinto
versículo deste capítulo e com Col. 3:24).
A
Certeza da Herança – dos crentes:
Veja
no final do texto outra interpretação de “Herança nos santos”
É,
pois, dessa forma, que, os crentes obtêm a certeza de que eles são herdeiros de
uma herança celestial e eterna, não mediante a 'realidade presente da
possessão', não de uma vez, em sua total extensão, e, sim, mediante uma
garantia o ‘penhor do Espírito Santo’.
“E, se nós somos filhos, somos
logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se
é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados.” Romanos
8:17
“Mas nós não recebemos o
espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos
conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” 1 Coríntios
2:12
A
palavra ‘...nossa...’ inclui, pois, o próprio apóstolo, e nós seus leitores e ainda,
o Cristianismo inteiro (ver I Cor. 2:12), e não apenas os judeus e os gentios
cristãos». (Rraune, in loc.).
Primeira
riqueza:
Remissão dos pecados, pelo preço do Sangue de Jesus, “completa salvação”.
Segunda
riqueza:
Obtenção da filiação como co-herdeiros com O Primogênito.
Terceira
riqueza: restauração,
completa, da Imago Dei, através da Obra do Espírito Santo.
Quarta
riqueza: nada
nos faltará. “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com
as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.” Filipenses 4:19
Quinta
riqueza:
A força do Seu Poder, em nós, Igreja
Sexta
riqueza: E
todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou
mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto,
e herdará a vida eterna. Mateus 19:29
Sétima
riqueza: herdará
a vida eterna. Mateus 19:29
“Dando graças ao Pai que
nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; O qual nos
tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do
seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos
pecados; O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” Colossenses
1:12-15
Ao
usarmos os paralelos, acima, podemos usar das palavras de Jesus, sobre o corpo
ser iluminado.
“...,
onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia
do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons,
todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu
corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes
serão tais trevas!” Mateus 6:21-23
Esta
forma de usar figura de linguagem, mostra como funciona a iluminação necessária
ao homem.
Iluminação
pode ser, e é usada como conhecimento espiritual adquirido.
“Porque
Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu
em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de
Deus, na face de Jesus Cristo.” 2 Coríntios 4:6
Nós
que estávamos em densas trevas fomos iluminados espiritualmente pela Luz, que
João declara.
A
Luz dos Homens!
O
que é Conhecimento?
Ato
ou efeito de conhecer. Ideia, noção de alguma coisa: conhecimento das leis. Informação:
conhecimento de um fato.
O
tema Iluminação nos leva ao entendimento de que antes o crente, éramos
ignorantes, das coisas espirituais.
Éramos
ignorantes, como Paulo relata:
“Mas
Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos
os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;” Atos 17:30
“A
ignorância pode ser uma falta de conhecimento, sabedoria e instrução
sobre determinado tema, ou mesmo crença em falsidades. Em situação em
contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho
alheio, em prol da sua falta de conhecimento, busca estabelecer ideias falsas
sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea, que desagrade aqueles
que o cercam. Nada perturba tanto a vida humana como a ignorância do bem e do
mal. (Cícero) Não há nada mais terrível do que uma ignorância ativa. Sou
ignorante em tal assunto. Não sei.”
Ignorância
intencional de Deus –
“Porque
do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos
homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode
conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas
invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua
divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas,
para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o
glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se
desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.” Romanos 1:18-21
A
busca do conhecimento, como disse, acima, é uma forma de caminho (Hb 6.13) do que
busca iluminação, mas Deus provou o Seu Amor ao mandar a Luz dos homens, à
terra.
Mesmo
assim, alguns ainda ignoram a Deus deliberadamente, dedicando-se à idolatria
(colocar uma mentira no lugar da verdade) e, por fim, se entregar à imoralidade
e à indecência, sinônimo de trevas espirituais, como o texto usado por nós e escrito
por Paulo em Romanos 1.18.ss
Este
estado de trevas, segundo Paulo começa, na recusa, voluntariamente, em conhecer
a Deus. O crente para manter sua iluminação, deve crescer no conhecimento de
Deus. Porque para operar a nossa salvação é preciso ter conhecimento pessoal de Deus (Jo 17:3).
“Antes crescei na graça
e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo, ...” 2 Pedro
3:18
A
salvação é o conhecimento pessoal de Deus A santificação é:
O
conhecimento crescente de Deus (Fp 3:10).
A
glorificação é o conhecimento perfeito de Deus (1 Co 13:9-12).
Uma
vez que fomos criados à imagem de Deus (Gn 1:2628), quanto melhor o
conhecermos, melhor conheceremos a nós mesmos e uns aos outros.
Não
basta conhecer a Deus somente como Salvador. Devemos conhecê-lo como Pai, Amigo
e Guia, e, quanto melhor o conhecermos, mais gratificante será nossa vida
espiritual.
18 — tendo iluminados os
olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua
vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
Primeiro
Conhecimento
18 — tendo iluminados os
olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua
vocação
Esperança
da nossa vocação.
“Cristo
em vós, esperança da glória”
Há
alguns mistérios que estavam em oculto, antes da Plenitude (Gl. 4.4),
Paulo nos revela nesta Epístola aos Efésios, alguns dos mistérios que vão nos
dar a alegria em entendermos a desvendar de cada passo da Igreja (como
membros), a partir, dos quais somos iluminados espiritualmente.
“..., cumpro o resto das
aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja; Da qual eu estou feito
ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco,
para cumprir a palavra de Deus; O mistério que esteve oculto desde todos
os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;
Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória
deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da
glória;” Colossenses 1:24-27
A
iluminação é a vocação do crente para pensar na vida futura com Cristo. A Iluminação
do entendimento do crente abre a visão espiritual do mundo que está em outro
espaço, não físico nem material, mas espiritual, nas regiões celestiais em
Cristo.
Vocacionados
para sermos iluminados, na mesma esperança de ter o corpo igual ao do que é o
Primogênito entre os mortos: Jesus Cristo!
“Mas todos nós, com rosto
descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados
de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. II
Coríntios 3.18
Nosso
chamado, deve estimular, cada crente, a teve a Iluminação dos entendimentos, a
uma vida que seja, de santos:
- ser puros (1 Jo 2:28 - 3:3),
- obedientes (Hb 13:17) e
- fiéis (Lc 12:42-48).
A
única forma de manter a esperança de que, um dia, veremos Cristo e seremos como
ele é.
Ele
está glorificado.
Exaltado
soberanamente
A
direita do Pai
É
esta mesma forma, em esperança que fomos salvos, para assentarmos com Ele, à
direita no Seu trono.
Cristo
em nós muda nossa visão sobre o que esperamos de Deus, sobre a que reino
pertencemos e quem é o nosso rei.
Paulo
experimentou a força transformadora do Evangelho de Cristo e reconhece o seu
poder de romper barreiras, libertar de prisões e assegurar vida. Paulo também
afirmou em Romanos 8:38-39: “Nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o
presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem
qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que
está em Cristo Jesus, nosso Senhor”.
Tendo sido,
pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,
por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos
firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.—Romanos 5:1–2
O
que é a Esperança da glória de Deus?
É
uma expectativa definida de que vamos compartilhar a futura glória de Deus. A
palavra “esperança” é bastante fraca. Ter “esperança” significa querer
algo sem a certeza de que receberá, porém a palavra grega usada no original
também implica uma convicção.
A
esperança cristã não é esperar que algo aconteça—mas sim uma esperança
revestida de certeza. ... Quanto mais temos nossa paz e acesso ao Pai, mais
desejosos ficamos de vê-lo face a face, e mais certos e empolgados ficamos com
a perspectiva da glória e do céu.
Ao
entendermos a Esperança, ela nos conduz ao conhecimento, passo a passo, para
conhecimento, maiores, como O Poder de Deus.
Paulo
oferece algo para desafiar nossa fé: "a suprema grandeza do seu poder para
com os que cremos" (Ef 1:19). Essa verdade é tão magnífica que Paulo usa
uma porção de palavras diferentes do vocabulário grego para mostrá-la com
clareza: dunamis - "poder", como nas palavras dínamo e
dinamite; ener- geia - "operação", como em energia; kratos
- "forte"; ischus - "poder".
Efésios
1:19 pode
ser traduzido por: "E qual a grandeza insuperável de seu poder para
conosco que cremos, segundo a operação do poder da sua força". A
Esperança da Glória, Compilação; Publicado no Âncora em abril de 2016.
Tendo
sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus
Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora
estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.—Romanos
5:1–2
Existe
a Esperança Da Glória De Deus.
É
uma expectativa definida de que vamos compartilhar a futura glória de Deus.
A
palavra “esperança” é bastante fraca. Ter “esperança” significa
querer algo sem a certeza de que receberá, porém a palavra grega usada no
original também implica uma convicção.
A
Esperança Cristã não é esperar que algo aconteça—mas sim uma esperança
revestida de certeza.
Quanto
mais temos nossa paz e acesso ao Pai, mais desejosos ficamos de vê-lo face a
face, e mais certos e empolgados ficamos com a perspectiva da glória e do céu.
“Ora, a fé é o firme
fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não
vêem.” Hebreus 11:1
“Ora, sem fé é
impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima
de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus
11:6
Conhecermos
as riquezas de Deus - Efésios 1:18b
“Oro também para que os
olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a
esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos
santos.” Efésios 1:18 (NVI)
Essa
oração não se refere à nossa herança em Cristo (Efésios 1:11), mas sim à
herança dele em nós. Trata-se de uma verdade extraordinária - que Deus nos
considera parte de sua grande riqueza! Assim como a riqueza de uma pessoa traz
honra para seu nome, a Igreja também glorificará a Deus por causa do que ele
investiu nos santos. Quando Jesus Cristo voltar, viveremos "para
louvor da glória de sua graça" (Efésios 1:6).
O
que Deus ganha através da redenção humana?
É
interessante este entendimento.
Que
nós podemos dar a Deus, ou sermos sua herança?
Salmo
116.13 “Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do Senhor. 14 Pagarei
os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo.”
“Erguerei
o cálice da salvação.” Lembrando que a palavra cálice (no hebraico כּוֹס – kos) é simplesmente uma taça.
Não tem nenhum sentido especial em si mesmo. Portanto, o correto seria:
Erguerei o cálice da salvação.
Pelo
cálice amargo que o Pai deu ao Filho, nos resultou no cálice da Nova Aliança
em seu sangue para o perdão dos pecados. Que com ele, na economia divina,
comprou-nos. Um ato de remissão, pago com Sangue de Jesus!
Ele
tomou o cálice da ira e da justiça divina e expiou o pecado de seu povo. Por
causa de sua morte, hoje os redimidos desfrutam de plena comunhão e participam
do “cálice da bênção” (cf. 1 Coríntios 10:16).
No
Salmo 23, um dos salmos mais conhecidos da Bíblia, Davi também escreve:
“Prepara uma mesa na
presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice
transborda” Salmo 23:5.
Com
isto Davi diz que apesar das circunstâncias adversas, as bênçãos do Senhor
transbordavam em sua vida. Neste caso, obviamente que o cálice significa as
bênçãos de Deus sobre aqueles que são seus.
A
expressão “riquezas da glória” pode ser vinculada à ideia da herança divina.
Nós
como heranças de Deus - Pelo Plano da Redenção.
Obra
consumada, nos fez e comprou com seu sangue e nos fez herança divina e
propriedade de Deus:
“Digno és de tomar o
livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos
compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;” Apocalipse
5:9
Por
isto, que consideramos que a sua herança consiste dos remidos, os seres humanos,
crentes, transformados segundo a imagem do seu Filho amado, a fim de que “...essa
expressão tem a função de demonstrar a herança, conforme o seu lado
glorioso, e a glória, conforme o seu lado rico” Ellicott (in loc.).
“A
glória é a característica essencial da salvação, e essa glória é ricamente
abundante. A herança é ‘dele’, porque também o dom vem de sua parte”.
(Vincent, in loc.).
FONTE:
Comentário
Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II - Warren W. Wiersbe
Champlin
NT V4
Dicionário
Strong
Apontamentos
do autor
Citações
no corpo do texto
Bíblia
online
Lição
CPAD 2º Trimestre 2020 Pr. Douglas Batista
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