sexta-feira, maio 8

A Condição dos Gentios sem Deus Lição 6 CPAD: Data: 10 de Maio de 2020

A Condição dos Gentios sem Deus
Lição 6 CPAD: Data: 10 de Maio de 2020
Estudo Pastor Prof. Univ. Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens” (Ef 2.11).
VERDADE PRÁTICA
Outrora sem Deus, por meio de Cristo, os gentios tornaram-se descendência de Abraão e herdeiros das promessas.
Leitura Bíblica
Efésios 2.11,12; Romanos 4.12-14.
Efésios 2
11 — Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
12 — que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
Romanos 4
12 — E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé que teve nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão.
13 — Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
14 — Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
Hinos Sugeridos
116, 169 e 171 da Harpa Cristã.
Introdução:
Gentios, quem são os gentios?
Seria a natural pergunta para iniciar o estudo desta lição. Para os judeus (incluindo o discurso paulino):
ανομος - anomos; adj. destituído da lei (mosaica) - em referência aos gentios
εθνικος - ethnikos; n. m. adaptado ao gênio ou costumes de um povo, peculiar a uma nação, nacional; condizente aos modos ou linguagem de estrangeiros, estranho, forasteiro; no NT o que característico da natureza de pagãos, o que é estranho à adoração do Deus verdadeiro, gentílico - pagão, gentil
Povo, Nação - λαος palavra geralmente limitada para referir-se ao povo escolhido, Israel.
“A palavra gentio designa um não israelita e deriva do termo latino gens (significando "clã" ou um "grupo de famílias") e é, muitas vezes, usada no plural. Os tradutores cristãos da Bíblia usaram esta palavra para designar coletivamente os povos e nações distintos do povo Israelita.” no decorrer da narrativa bíblica, a palavra “gentios” adquiriu um sentido restrito, principalmente para designar os pagãos. Isso significa que o termo hebraico goyim, e o termo grego ethnos (ou hellenes), são traduzidos ora como “nações”, ora como “pagãos”, e ora como “gentios”.
Dessa forma, algumas vezes a palavra “gentios” é aplicada para se referir a todas as nações não judaicas, sem representar alguma antipatia ou aversão. Outras vezes é aplicado no sentido de enfatizar o paganismo das outras nações. Então nesse último caso o termo “gentios” passa a ser similar ao termo “pagãos” (2 Reis 16:3; Esdras 6:21; Salmos 9:5,15,19).
Estudando este conteúdo entendi, que não há como falar dos gentios sem realizar um paralelismo histórico e da revelação de Deus, entre Israel e os gentios.
Assim, é necessário entender o Plano salvífico em suas etapas, a primeira antes de Israel (que não abordaremos), e a segunda com a escolha, eleição de Israel como proclamador de um deus Salvador, com o messianismo introduzido, na História da salvação[ov1]  (“Helsgeschichtliche”)
εθνος no singular, é um termo geral para nação, aplicado a qualquer nação, até aos judeus. No plural, ordinariamente denota toda a humanidade à parte dos judeus e em contraste com eles, os gentios.
εθνικως – ethnikos; adv. como os gentios
επιστροφη - epistrophe; n. f. conversão (dos gentios da idolatria para o Deus verdadeiro)
ιερον - hieron; n. n. lugar sagrado, templo; os gentios tinham um lugar separado no Templo, os prosélitos (convertidos ao judaísmo) ficavam ali.
“O templo de Jerusalém consistia de toda uma área sagrada, incluindo todo agregado de construções, galerias, pórticos, pátios (pátio dos homens de Israel, pátio das mulheres, e pátio dos sacerdotes), que pertenciam ao templo. A palavra também era usada para designar o edifício sagrado propriamente dito, consistindo de duas partes, o “santuário” ou “Santo Lugar” (onde ninguém estava autorizado a entrar, exceto os sacerdotes), e o “Santo dos Santos” ou “O Mais Santo Lugar” (onde somente o sumo-sacerdote entrava no grande dia da expiação). Também estavam os pátios onde Jesus ou os apóstolos ensinavam ou encontravam-se com os adversários ou outras pessoas “no templo”; do pátio dos gentios Jesus expulsou os comerciantes e os cambistas. Ali no pátio dos gentios no templo de Jerusalém estavam os lugares daqueles que vendiam os animais que tinham sido selecionados, examinados e aprovados para o sacrifício, junto com o incenso, óleo, e outras coisas necessárias para fazer as oferendas e para a adoração; e a extensão deste comércio tinha introduzido negócios de câmbio.”
“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.” Romanos 11:25
κοσμος - kosmos; n. m. uma organização ou constituição apta e harmoniosa, ordem, governo;  qualquer conjunto ou coleção geral de particulares de qualquer tipo - os gentios em contraste com os judeus (Rm 11.12 etc)
“Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;” Romanos 11:13
“O mundo inteiro jaz no Maligno”. O mundo inteiro aqui significa todos? As palavras “mundo” e “todo” são usadas em vários sentidos na Escritura, e raramente a palavra “todos” significa todas as pessoas, tomadas individualmente. As palavras são geralmente usadas para significar que Cristo redimiu alguns de todas as classes — alguns judeus, alguns gentis, alguns ricos, alguns pobres, e não restringiu sua redenção a judeus ou gentios ... C.H. Spurgeon de um sermão sobre a Redenção Particular
“Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação. E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério;” Romanos 11:11-13
Quanto a ação de pecado em relação aos Gentios:
προαμαρτανω - proamartano; v. pecar anteriormente; daqueles que antes de receber o batismo eram culpados dos vícios especialmente comuns entre os gentios.
Uma convocação divina, aproximou os gentios de Deus, pelo Chamado do Evangelho.
προσκαλεομαι - proskaleomai; v. convocar; chamar para si; ordenar a vir; metáf.  diz-se que Deus chama para si os gentios, que eram estrangeiros para ele, ao convidá-los, pela pregação do evangelho para a comunhão com ele mesmo no reino do Messias.
συμπολιτης -  sumpolites; n. m. que possui a mesma cidadania com outros, concidadão; de gentios que foram recebidos na comunhão dos santos.
Gentios importantes no Evangelho:
Τιτος - Titos; n. pr. m. Tito = “enfermeira ou ama-seca”; cristão gentio e companheiro de Paulo em algumas de suas viagens
Paulo foi considerado o Apóstolo dos gentios. Ele declara como eram considerados os judeus quanto ao conhecimento de tratamento espiritual pela Lei (Nomia) e declara isto, ao dizer:
“Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.” Gálatas 2:15
“E subi por uma revelação, e lhes expus o evangelho, que prego entre os gentios, e particularmente aos que estavam em estima; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. (Porque aquele que operou eficazmente em Pedro para o apostolado da circuncisão, esse operou também em mim com eficácia para com os gentios), E conhecendo Tiago, Cefas e João, que eram considerados como as colunas, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós fôssemos aos gentios, e eles à circuncisão; Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?” Gálatas 2:2-9;12-14
A Condição dos gentios, antes da Plenitude:
Os Gentios, criação de Deus, sempre estiveram incluídos no Plano Divino da Salvação. Os profetas profetizaram deste desígnio divino. É preciso rememorar que todos da geração pós-noiaca, são descendentes de Sem, Cam e Jafé. Não havia, pois, distinção de povo escolhido ou gentios, o que se dá, como relatamos, a seguir.
A escolha de Israel para proclamar o Messias e recebê-lo era parte divina para dar ao Mundo um Salvador, advindo dos Patriarcas, do povo com o qual Deus tinha um pacto divino. na aliança que Deus estabeleceu com Abraão, vemos como seus descendentes passaram a ser distinguidos das outras nações (Gênesis 12:2,3; 18:18; 22:18; 26:4). Os descendentes de Abraão seriam uma nação eleita, escolhida pelo próprio Deus, e responsáveis por ensinar outras nações acerca dos mandamentos do Senhor (Êxodo 19:4-6; Deuteronômio 26:5).
Com base nesse princípio, a nação de Israel sempre é descrita na Bíblia como a nação do Senhor (Salmos 106:5). Já os demais povos são denominados simplesmente como “as nações”, ou seja, os gentios (Isaías 60:3; Atos 13:47), principalmente pelo paganismo em que viviam. A Lei de Moisés não permitia maltratar estrangeiros (Levítico 19:33-34). Mas um gentio não tinha o mesmo estatuto que um judeu: não podia se casar com um judeu nem entrar no templo. Se um gentio se convertesse ao judaísmo e fosse circuncidado, ficaria mais integrado na comunidade e seus bisnetos seriam considerados judeus de pleno direito (Deuteronômio 23:7-8).
Por causa das regras de dieta, os judeus não comiam na casa de Gentios, que comiam alimentos “impuros”. Como os gentios não guardavam as leis de pureza judaicas, os judeus consideravam-nos impuros e desprezavam-nos. Se misturar muito com gentios era visto como sinal de contaminação com “o mundo” e afastamento de Deus.
“Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se apraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; ele trará justiça aos gentios.” Isaías 42:1,4
O profeta Isaías, um dos profetas messiânicos declara a Israel que Deus havia prometido e tinha um plano para com os gentios, Paulo ao escrever suas epístolas destaca a característica dos de Israel em relação aos gentios, declarando que a relação de Israel com Deus ficou paralisada pelos atos e comportamentos dos hebreus, e agora Deus enxerta um povo gentio, sem nomia, mas pela Graça, no Plano Eternal de Salvação e na Oliveira, que se tornou zambujeiro (oliveira, que fica no deserto, afastada e começa a dar olivas azedas), sem contudo deixar de destacar, que esta proclamação divinal salvifíca fora dada aos Judeus.
Afinal, a atividade do apóstolo Paulo, inclusive escrevendo e acusando, até mesmo, líderes da Igreja, sobre a acepção, mostra que, através da obra redentora de Cristo, e a justificação pela fé N’Ele, Jesus Cristo, o Senhor, que de dois povos se fez um, “derrubando a parede de separação que estava no meio”. Efésios 2:14
Ao declarar que os gentios estavam, outrora, sob a lei da circuncisão, feita por mão humanas, Paulo declara que as mãos de Jesus cravadas na cruz, os integrou e fez nascer um só povo. E a Lei foi apenas, um aio, um condutor para nos levar ao conhecimento de Deus, mas a salvação proclamada, pelos profetas se realizou por Jesus. Circuncisão era o sinal externo de uma relação pactual com Deus, de modo que o ritual traçava uma rígida distinção entre os descendentes físicos de Abraão e aqueles que eram “estrangeiros quanto às alianças da promessa”.
Situação gentílica: ‘os gentios tinham ‘muitos deuses’ e ‘muitos senhores’, e um Deus como ‘causa primeira’ nas teorias filosóficas, mas nenhum Deus que amasse os homens e a quem os homens pudessem amar” Wescott (HOWARD, R. E.; TAYLOR, Willard H.; KNIGHT, John A. (et al). Comentário Bíblico Beacon: Gálatas a Filemom. RJ: CPAD, 2006, p.139).
A - Em 2:1-10, Paulo primeiro descreve a condição anterior dos convertidos. Seu modo de pensar é também o mesmo da passagem anterior, visto que aqui ele novamente mostra que o não-convertido estava indefeso, sem esperança e sem Deus. a maioria dos gentios foram deixados em trevas espirituais, embora Deus tenha regenerado e salvado um pequeno número deles.
“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, ...” Mateus 24:14
B - Mudança – Se aos judeus fora dado o sinal externo do pacto e os meios de graça, tais como a circuncisão, a Escritura, e o templo, agora sob a Nova Aliança, Deus agora anuncia o evangelho da  graça a todos os grupos de pessoas, sem sinais e rituais. Os gentios “foram aproximados mediante o sangue de Cristo”.
Nós os gentios fomos alcançados pela Graça, sem merecimento algum, e não poderíamos fazer nada – algo foi feito em favor deles por Deus e por Cristo. Eles foram aproximados de Deus pelo sangue de Cristo.
Sob a Lei, era mais difícil para os gentios aproximarem-se e conhecer a Deus eram considerados cerimonialmente impuros. O que impunha uma “parede de separação” entre os judeus e os gentios.
“Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.” Mateus 26:28
Então, Cristo trouxe “paz,” e “destruiu a barreira”.
“Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,” Efésios 2:15
“Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,” Efésios 2:14
Escritura destrói o legalismo sem deixar espaço algum para antinomismo.
12 — que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
O efeito da ação divina, dentro do previsto no Plano da Salvação é resultado do que Cristo realizou criando, algo impensável, aos judeus: “dos dois, um novo homem, fazendo a paz.” 
Observe:Naturalmente, ao dizermos que judeus e gentios estão agora unidos e em paz, de maneira alguma estamos dizendo que crentes e descrentes estão agora unidos e em paz. O que estamos dizendo é que qualquer gentio pode agora pertencer ao povo de Deus pela fé em Cristo sem se submeter às leis rituais e cerimoniais. E quer alguém seja judeu ou gentio, se ele não se achegar a Deus por meio da fé em Cristo, ele não é um do povo de Deus, mesmo que ele observe todas as cerimônias e rituais judaicos.” Vicent Cheung
A paz está feita e só mantida em Cristo, de modo que não interessa a nacionalidade ou raça de qualquer um salvo, se é judia ou não-judia, mas todos são semelhantes e iguais pela fé em Cristo
11 — Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne e chamados incircuncisão pelos que, na carne, se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
Qual é logo a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas.” Romanos 3:1,2
Paulo, neste versículo destaca que a forma de viver, colocava o gentio em menosprezo por não se submeter a circuncisão da carne (no corpo) um ritual obrigatório para ser considerado eleito. Demonstra como os gentios, os povos não israelitas eram tratados, e mesmo antes da Plenitude (Gl 4.4) eles realmente não estavam debaixo do Pacto divino de Deus com Israel.
12 — que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo.
No início do Cristianismo ocorreram várias situações que revelaram o certo conflito entre os judeus junto com crentes judeus contra os crentes gentios. Principalmente por causa, exatamente, da dação da Palavra da salvação e da Palavra do Evangelho, aos gentios.
“E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus. Então os judeus, vendo a multidão, encheram-se de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo falava. Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que, nos voltamos para os gentios;” Atos 13:44-46
“E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:4
O próprio concílio de Jerusalém é uma prova cabal, quanto a esta disputa, interna na Igreja Primitiva rapidamente entendeu a igualdade entre judeus e gentios na presença de Deus (Romanos 1:16; Colossenses 3:11). O Evangelho é a esperança que deve ser anunciada a todos os povos; pois Cristo é a salvação tanto de judeus quanto de gentios (Mateus 28:19,20; Marcos 16:15; Gálatas 2:14; Apocalipse 21:24; 22:7). Isso significa que não existe mais qualquer distinção entre judeus e gentios. Deus possui um único povo (João 10:16).
A carta aos Efésios e a Epístola aos Romanos destacam a função dada ao Apóstolo Paulo, ele mesmo declara, que seu apostolado, lhe foi dado para que a condição espiritual dos gentios fosse modificada, e que pelo Seu Evangelho eles tivessem a Luz do Evangelho. Podemos entender, isto, quando Paulo chega a Atenas, ali Paulo profere um discurso no areópago, estilizado como discurso missionário típico para gentios (paganismo - referência à veneração local dos deuses - apelo para consagrar-se ao Deus criador - juízo final pelo ressurreto, 17.22-31: cf. 1Ts 1.9s).
“A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo” Efésios 3. 8
Assim, Paulo está dizendo que foi dada a ele a graça de levar a palavra de Deus aos gentios, ou seja, aos que não são judeus.
“Porque assim como vós também antigamente fostes desobedientes a Deus, mas agora alcançastes misericórdia pela desobediência deles, Assim também estes agora foram desobedientes, para também alcançarem misericórdia pela misericórdia a vós demonstrada. Porque Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia.” Romanos 11:30-32
Esta condição de “levar o Evangelho” dá ao apóstolo Paulo a oportunidade de mostrar a situação anterior dos gentios:
“Porque o Senhor assim no-lo mandou: eu te pus para luz dos gentios, a fim de que sejas para salvação até os confins da terra. E os gentios, ouvindo isto, alegraram-se, e glorificavam a palavra do Senhor; e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” Atos 13:47,48
1.       vós também antigamente fostes desobedientes a Deus
2.      alcançastes misericórdia
3.      pela desobediência deles (Israel)
4.      pela misericórdia a vós demonstrada (por Deus, Em Cristo)
5.      Deus encerrou a todos debaixo da desobediência, para com todos usar de misericórdia. Deus não fez acepção de raça, e nações, antes, usou de sua misericórdia, para igualar todos, tanto, os que conheciam a Sua lei, como os que andavam sem Lei.
6.      mas pela sua queda de Israel) veio a salvação aos gentios
7.      a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude! Imagine: a plenitude, apocalíptica, de Israel trouxe, no Aeon, riqueza de salvação para nós os gentios.
Situação posterior (ao ouvirem e crerem na Palavra de Salvação):
I.                  E os gentios, ouvindo isto,
II.              alegraram-se, e
III.           glorificavam a palavra do Senhor; e
IV.            creram todos quantos estavam ordenados
V.                para a vida eterna.
“Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” Romanos 11:33,34
Uma Herança repartida.
A distribuição Universal da Salvação
A universalidade da salvação - Romanos 3.21-31
A justiça de Deus revelada em Jesus Cristo
O salmista chega a dizer: “proclamai sua salvação dia por dia: anunciai sua glória entre as nações, suas maravilhas entre todos os povos!” (Sl 96,2).
“Esta salvação de Deus foi enviada aos gentios. E eles a ouvirão!” (Atos dos Apóstolos 28.28).
Pannenberg demonstra que na história da salvação não há como separar revelação e salvação, ele diz: “a revelação de Deus significa para a pessoa humana, a qual está determinada a abertura até Deus, salvação, cumprimento e realização de sua determinação, e assim de sua essência”109. Mesmo quando parece haver um abandono por parte de Deus, os textos bíblicos revelam que isto não é verdade, Deus não volta atrás no prometido e ele havia prometido resgatar todos nascidos de mulher – Genesis 3.15.
É deste mistério, com promessa, revelado que Paulo revela sobre a herança, repartida, através de Jesus Cristo, a todos os homens. Paulo se ocupa da extensão do Plano divino na História da Salvação – “Helsgeschichtliche” – que agora não está apenas circunscrita a Israel (da aliança “Bund”), mas estendida a toda humanidade, incluindo os que não são de Israel, os gentios, conforme definia o teólogo e reformador alemão Johannes Coccejus.
Agora a história da salvação é estendida a toda humanidade (inclusão dos gentios), como lembra Irineu, não está reservada somente a Israel como o foi na antiga aliança, em Jesus Cristo o cumprimento da história da salvação chega à sua perfeição Na encarnação do Logos divino, o ser humano atinge sua perfeição. Deus envia seu Filho ao mundo para que o mundo seja salvo por ele (Jo 3,17; 6,38s).
A história de Jesus, sua vida, morte e ressurreição possibilitam a esperança humana chegar à sua totalidade. Na ressurreição de Jesus, Deus manifesta o seu amor pleno ao ser humano, e o futuro do reino está aberto a todas as pessoas, neste plano entram todos os gentios, que antes estavam numa condição de povo sem Deus.
13 — Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.
14 — Pois, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada.
O patriarca Abraão, o Pai dos que tem fé creu antes da instituição da Lei. Era a época da Graça demonstrada pela fé dos que creram em um deus desconhecido, e não conhecido como Único Deus. Em Abraão Deus confirma a herança universal a todas as famílias da Terra.
Esta herança era de bençãos.
Paulo revela através do seu discurso aos de Roma,
“Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé.” Romanos 9:30
“..., é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós, (Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, ...” Romanos 4:16-18
Desde o capítulo 4 Paulo vai descrevendo aos de Roma, gentios, como eles viviam e como agora, haviam adquirido as mesmas promessas, dadas a Abraão, pela Fé. Assim entravam na posse da Herança das promessas dadas ao patriarca, o Pai dos que tem Fé!
Não nos alongaremos, quanto a questão do Ministério de Jesus, entre os gentios.
Destacamos trecho compilado de Klaus-Michael Bull
As narrativas sobre a atividade de Jesus na Galiléia formam a moldura para a ação entre os gentios.
Nesse contexto, deve-se notar que informações geográficas em Mc seguidamente têm um componente de conteúdo. A maior parte do ministério de Jesus, sobretudo seu início, foi desenvolvida na província da Galileia, próximo ao seu lago, com destaque para a cidade de Cafarnaum.
Galiléia, p. ex., é o lugar no qual ocorrem.
A Galileia dos gentios
Embora a população fosse judaica em sua maior parte, porém devido à localização da província, aberta ao norte e vizinha da Fenícia e Síria, essa população vivia inevitavelmente em contato com os pagãos dos arredores, alguns dos quais estabeleceram-se em seus territórios. Por isso, já na época de Isaías, usava-se a expressão “Galileia dos gentios” (Isaías 9.1), que Mateus chama de “Galileia das nações” (Mateus 4.15).
Atividade de Jesus na Galiléia
e entre os gentios
1.1
Título
1.2-13
Aparição do Batista, batismo de Jesus, tentação
2.1-3.6
Controvérsias sobre a autoridade de Jesus
3.7-35
Discussão sobre os milagres (3.13-19: chamado dos doze discípulos)
4.1-34
Ensino em parábolas
4.35 - 5.43
Histórias de milagres
6.1-56
Final da pregação na Galiléia
7.1-8.9
Controvérsias acerca de perguntas sobre a lei (puro e impuro); milagre em território pagão
8.10-26
Retorno para a Galiléia e incompreensão dos discípulos






























“ mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.” Isaías 9:1
Os milagres e a revelação (cf. 16.7). Jerusalém, ao contrário, é o lugar no qual Jesus é rejeitado e morto (o único milagre é a maldição da figueira: Mc. 11.12 - 14.20s).

Conclusão:
Nós gentios estávamos numa condição de distanciamento, longe do conhecimento da Plenitude e do Plano da Salvação, Mas, Deus já nos reservara, em sua Soberania, um lugar ao lado de Israel, mudando nossa condição de Gentios sem Deus para ilhós de Deus.
Bibliografia:
Teologia do Século XX; Oscar Cullmann
Efésios 2:11-22, Vincent Cheung
Teologia do século XX (A), Por GIBELLINI, Rosino
Comentário Beacon
Apontamentos do autor
Panorama do Novo Testamento, História, Contexto e Teologia, Klaus-Michael Bull
Champlin – Efésios
A Plenitude dos Gentios e a Salvação de Israel– John Murray






Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger