sábado, maio 2

LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO LIÇÃO 5 CPAD

LIBERTOS DO PECADO PARA UMA NOVA VIDA EM CRISTO
LIÇÃO 5 CPAD - 03/05/2020
Subsídio Pastor Prof. Unv. Osvarela
Texto Áureo
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo […] ” Efésios 2.4,5
Verdade Prática
Por meio da maravilhosa graça divina fomos libertos do pecado, perdoados e salvos da condenação e, ainda, recebemos o direito à vida eterna.
Leitura Bíblica
Efésios 2.1-10.
1 — E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 — em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 — entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
4 — Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
5 — estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
6 — e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
7 — para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
8 — Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 — Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10 — Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Objetivo Geral
Revelar que a graça salvadora de Cristo nos garante a vida eterna.
I. Refletir sobre nossa natureza pecaminosa;
II. Explicar que fomos vivificados pela graça de Deus;
III. Informar que nossa salvação vem de Deus e não das obras.
Discurso:
A Epístola de Paulo aos Efésios, a carta da alegria, tem em seu conteúdo, a base da Doutrina da Salvação, uma revelação que não há nenhum tipo de mérito humano, ou qualquer meio, forma de pagamento, da parte do homem, que o pudesses resgatar das regras de domínio parasitário, advindas da Queda.
Nestes primeiros capítulos, e no caso neste segundo, Paulo vai prosseguir em revelar e descrever esse “grande mistério” de Deus.
Sim!
O leitor, ou os que leram primeiramente esta epístola, vão encontrar razão para entender, algo novo, quanto a direitos que lhes foi dado, ao crerem como Igreja Redimida, em Jesus Cristo, principalmente os gentios, recebem uma revelação da sua situação anterior, no pecado e distanciados de Deus.
Neste segundo capítulo mostra-nos como os gentios participam dessa questão, como estão sendo elevados da degradação do paganismo para as alturas excelsas do conhecimento de Cristo.
Satanás é chamado de “... príncipe da potestade do ar...” A palavra grega aqui usada é “eksousia”, isto é, «autoridade», usada para indicar os seres espirituais, em Efésios 1:21. Mas isso poderia significar apenas, impessoalmente, que Satanás exerce toda a autoridade nessa região. Satanás exerce autoridade sobre os “poderes” das dimensões espirituais, isto é, sobre os seres espirituais que habitam em tais dimensões; e através desses poderes, assedia essa dimensão terrena.
A forma singular que aqui aparece “...a potestade...”, mui provavelmente indica a forma coletiva para «poderes», devendo nós compreender o plural, tal como em Efésios 1:21.
“E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Colossenses 2:15
E são as obras más desses poderes que fazem do “ar” um reino de “trevas”, embora essas trevas sejam aqui vistas como algo que circunda a terra, não havendo qualquer alusão ao submundo. Este segundo capítulo também mostra aos efésios, como os gentios foram elevados “2 ..., andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; 3 — entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira”, e assim tirados, ou transportados, do paganismo para os “lugares celestiais”.
Paulo, então, mostra que há um elemento divino revelado, a humanidade, chamado de Graça!
“Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo […] ” Efésios 2.4,5.
Neste capítulo 2, Paulo apresenta, numa forma quase poética, hebraica, as diferenças entre o que estava destinado ao homem, em Quis (cruz), ou em cruzamento de uma verdade e sua afirmação, segundo a verdade aplicada, talvez por ser um leitor ávido:
1 — E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
2 — em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
8 — Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
9 — Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10 — Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Graça: ευλογια - eulogia; n. f. louvor, enaltecimento, gratidão: de Cristo ou Deus; invocação de bênção, graça divina.
χαρις - charis; n. f. graça - aquilo que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso - boa vontade, amável bondade, favor - da bondade misericordiosa pela qual Deus, exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando, fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e desperta-as ao exercício das virtudes cristãs
O que é devido à graça - a condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina,  sinal ou prova da graça, benefício - presente da graça - privilégio, generosidade; gratidão, (por privilégios, serviços, favores), recompensa, prêmio
χαρισμα - charisma; n. n. favor que alguém recebe sem qualquer mérito próprio; dom da graça divina; dom da fé, conhecimento, santidade, virtude.
Na economia da graça divina, pela qual o perdão do pecados e salvação eterna é apontada aos pecadores em consideração aos méritos de Cristo conquistados pela fé
Graça ou dons que denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a igreja de Cristo. A recepção desses dons é devido ao poder da graça divina que opera sobre suas almas pelo Espírito Santo.
εξουσια – exousia; poder físico e mental;  habilidade ou força com a qual alguém é dotado, que ele possui ou exercita; o poder da autoridade (influência) e do direito (privilégio); o poder de reger ou governar (o poder de alguém de quem a vontade e as ordens devem ser obedecidas pelos outros) o principal e mais poderoso entre os seres criados, superior ao homem, potestades espirituais.
Hamartiologia contida neste presente estudo.
Pecaminosidade: sf. Caráter, inerência do que é pecaminoso; uma palavra derivada de pecaminoso, ou seja, que tem a natureza do pecado. Cheio de pecados. Que procede ou resulta da prática do pecado.
Pecaminoso - adj. Que é da natureza do pecado: atos pecaminosos. Em que há muitos pecados: vida pecaminosa. (Do lat. peccamen)
No Novo Testamento. No grego, a palavra "pecado" também tem vários sentidos, e alguns são correlatos com os termos hebraicos.;
Todos esses vocábulos do grego bíblico descrevem o pecado em seus vários aspectos. Vou apresentar uma lista menos extensa, mas igualmente proveitosa para definir o incisivas das palavras mais incisivas e usadas com mais frequência no Novo Testamento acerca do pecado.
  1)αμαρτια -;Hamartia. em correlação com hatta't (hb), seu sentido é "errar o alvo", "perder o rumo", "fracassar". Indica que o primeiro homem, no princípio, perdeu o rumo de sua vida e fracassou em não atingir o padrão divino estabelecido para a sua vida.
Aquilo que é errado, pecado, uma ofensa, uma violação da lei divina em pensamento ou em ação; coletivamente, o conjunto de pecados cometidos seja por uma única pessoa ou várias.
No Novo Testamento, os escritores usaram o termo “hamartia” para designar o pecado. Ainda que o sentido equivalente no Antigo Testamento seja o de "errar o alvo", nas páginas Neotestamentárias a palavra em apreço tem uma abrangência bem maior - possui um sentido mais forte que a ideia de fracasso ou transgressão. Ela tem o sentido de "poder de engano do pecado" (Rs 5:12; Hb 3:13); é mais que um fracasso. Trata-se de uma condição responsável ou uma característica que implica culpabilidade.
            2) 2) Kakia. κακια; n. f. maldade, malícia, malevolência, desejo de injuriar; iniqüidade que não se envergonha de quebrar a lei perversidade ou, depravação algo oposto à virtude; mal, aborrecimento. É um termo que descreve o caráter e a disposição interiores, e não apenas os atos exteriores. Dele deriva-se outra palavra, Kakos, cujo sentido transcende a mal-estar físico ou doenças (Mc 1:32; Mt 21: 41: 24:48: At 9:13: Rm 12:17: 13:3,4,10: 16:19: 1 Tm 6:10). κακοητεια - kakoetheia; n. f. mau caráter, depravação de coração e vida; sutileza maligna, astúcia maliciosa
            3) αδικια - adikia; n f. injustiça, de um juiz; injustiça de coração e vida; uma profunda violação da lei e da justiça, ato de injustiça.;
Denota injustiça, falta de integridade; como alguém que abandona o caminho original. Em sentido amplo, esse termo refere-se a qualquer conduta errada e significa, ainda, "agravo", "ofensa feita a alguém" (2 Co 12:13: Hb 8:12: Rm 1:18: 9:14).;
“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.” Romanos 1:18,19
O texto de Romanos 1:18 descreve a injustiça como inimizade para a verdade.;
O apóstolo João - 1 João 5:17, afirma que toda iniquidade ("gr. adikia) é pecado (gr hamartia).
               4)ανομια - anomia; n f. a condição daquele que não cumpre a lei; porque não conhece a lei; porque transgride a lei; desprezo e violação da lei, iniqüidade, maldade.
Anomia ou anomos - "trangressão". O sentido literal de anomia é "sem lei".;
Quem transgride a lei de Deus pratica a iniquidade (Mt 13:41: 24:12: 1 Tm 1:9). O Anticristo é anomos - "o iníquo" (2 Ts 2:8).

            5) Apistia. Deriva de pistis - "crer", "confiar" - e significa "infidelidade", "falta de fé" ou algum tipo de resistência ou vergonha (Hb 3:12: 1 Tm 1:13). Em 1 Timóteo 1:13 está escrito: "... alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade (gr. apistia)".;Compilação com edição do autor deste presente Estudo (Osvarela) Ref Biblográficas: Teologia Sistemática Pentecostal.
1: Vivificou – “E vos vivificou” - ação da Graça - Por meio da maravilhosa graça divina
2: Filhos da desobediência – “, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar” - Libertação - fomos libertos do pecado,
3: pela Graça sois salvos - resultado da Graça: Perdão: perdoados e
4: Graça liberta – “do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” - Livres da condenação: salvos da condenação e,
5: Dom de Deus – “isso não vem de vós; é dom de Deus. “Dação de um direito a quem não tinha nenhum direito: “e isso não vem de vós; é dom de Deus”
6: criados em Cristo Jesus para as boas obras  - “Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus” - direito de regaste, dado ao homem, por Nosso Senhor Jesus Cristo: ainda, recebemos o direito à vida eterna.
É uma revelação do poder de Deus, no Plano de Salvação, cumprido na Cruz. Eis a revelação, Deus tem poder para mudar a vida, sem nada em troca, apenas pela Graça.
7 — para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
O poder de Deus Pai nos está vivificando, tanto a judeus como a gentios, em Cristo e com ele (ver os versículos primeiro a sexto); há o propósito de Deus, de manifestar o seu poder (ver o versículo sétimo); e há algo que se pode inferir no tocante ao método da nossa salvação”. (Alford, in loc.).
Os crentes efésios, foram ensinados pela Epístola, sobre o seu estado passado, quando andavam de conformidade com o “presente sistema mundano”, [e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.] em contraste com a “era vindoura” [e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; 7 — para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça], porquanto obedeciam a espíritos malignos, que governam o curso deste mundo.
Encontramos, então três estágios ou eventos da operação da Graça.
Qual a maneira de Deus mudar o caos?
Pelo poder da Sua palavra – Logos. Dando vida!
1. Estado espiritual dos efésios, “estando nós ainda mortos em nossas ofensas” antes de sua conversão (versículos 1-3).
2.  antes, andávamos nos desejos da nossa carne antes, andávamos nos desejos da nossa carne Alteração operada neles por Deus “Deus, que é riquíssimo em misericórdia” (versículos 4-6).
3. Desígnio pelo qual essa alteração foi efetuada “pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus. 8 — Porque pela graça sois salvos, por meio da fé” (versículos 7-10).
Interessante é que Paulo se coloca, ao longo da escritura deste trecho da epístola, com empatia, e no mesmo estado anterior, de pecado, quanto os seus leitores. Na elaboração do discurso, Paulo usa a gramática para incluir-se na mesma situação, anterior, modificada pelo Poder de Deus. 
O pronome possessivo “vós” se encontra no acusativo, esperando o verbo que tomaria essa palavra como seu objeto. Durante o discurso neste tema, e trecho, Paulo deixa um hiato (um espaço verbal)  por Paulo, e após um longo parêntesis, Paulo propositadamente o deixou para  descrever o passado dos gentios, que: “estando vós mortos em ofensas e pecados”.
A revelação, finalmente dada, já nos versículos 5 e 6, deste capítulo, quando Paulo revela “nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”, que a Graça nos dá uma nova vida espiritual que há na ressurreição de Cristo “6 — e nos ressuscitou juntamente com ele, ...”
Primeiro, Paulo fala: Vós!
Logo emenda dizendo: Nós!
“1 — E vos vivificou, estando vós mortos, ... 2 — em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; 3 — entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne ...”
Estado antes da Graça:
Morte:
Paulo usa uma figura de linguagem, para mostrar que o homem andava em um caminho, distante de Deus, levados pelo príncipe deste Mundo. Sem vida espiritual.
1 — E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,
“E, quando vós estáveis mortos nos pecados, e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-vos todas as ofensas, Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Colossenses 2:13-15
Costumes antigos:
A desobediência era comum.
Éramos levados, como num rio caudaloso, sem condições de parar antes da queda final.
2 — em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência;
3 — entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.
O Ato divino:
Amor e Misericórdia.
Como Deus agiu é interessante estudar sob esta ótica:
A ação dos Seus atributos:
“Deus apresenta dois tipos de atributos: aqueles que possui de per si (atributos intrínsecos, como a vida, o amor e a santidade) e aqueles por meio dos quais se relaciona com sua criação, especialmente com o ser humano (atributos relativos). Por exemplo: Deus é, por natureza, verdade, mas quando se relaciona aos seres humanos, a verdade de Deus transforma-se em fidelidade. Deus é, por natureza, santo; mas, em relação ao homem, essa santidade torna-se justiça.” Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume II - Warren W. Wiersbe
“...em bondade para conosco...” As ações de Deus, relativamente aos homens, alicerçadas em sua graça, se expressam por meio da bondade, do bem-estar e da beneficência.
“...bondade...”, no original grego, é “chrestores”, que significa “gentileza”, “generosidade”, “bondade”. A “graça” de Deus, pois, não é algum princípio vago, indefinido, mas antes, é algo que tem suas raízes no amor de Deus, e que se manifesta em “benefícios reais”, em “atos de bondade”, em “bênçãos celestes” (Efésios 1:3).
4 — Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
O Estado do Homem:
5 — estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),
A Forma:
6 — e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;
A Ação e Tributo:
4 — Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,
A Mudança no espaço Espiritual:
6 — e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo
Jesus;
A Maneira:
8 — Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus.
Sem preço humano, possível:
9 — Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
Somos "criados em Cristo Jesus para boas obras". Não somos salvos por boas obras, mas para boas obras.
"Somente a fé justifica, mas a fé justificadora não pode jamais estar só". João Calvino
Paulo e Tiago deixam claro, que não somos salvos pela fé acrescida de obras, mas sim por uma fé operante.
A Causa Da Misericórdia:
Resgate de Sua Criação: O Homem!
10 — Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
O Aviso às potestades, e para a Igreja de Hoje conhecer e reconhecer:
7 — para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.
Colossenses 3:1 apresenta a mesma mensagem: "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto".
O mesmo poder de ressurreição que nos salvou e nos tirou do cemitério do pecado pode nos ajudar diariamente a viver para Cristo e a glorificá-lo. Deus pagou um alto preço ao realizar sua obra por nós na cruz. Hoje, com base nesse preço pago no Calvário, ele opera em nós de modo a nos tornar mais semelhantes a Cristo. Deus não pode realizar sua obra em nós antes de consumar sua obra por nós, quando cremos em seu Filho. Além disso, não pode operar por meio de nós antes de operar em nós.
“..., desobedientes à verdade e obedientes à iniqüidade; [...] Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.” Romanos 2:8-12
Obras não salvam, podem matar, mas não tem poder salvífico:
10 — Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
Obras Na Bíblia:
As "obras da lei" que não podem salvar (Gl 2:16; 3:11).
As "obras da carne", relacionadas em Gálatas 5:19-21.
As "obras das trevas" (Rm 13:12; Ef 5:11).
As "obras mortas", mencionadas em Hebreus 6:1, são as que conduzem à morte, pois "o salário do pecado é a morte" (Rm 6:23).
As "obras de justiça" em Tito 3:5 referem-se às obras religiosas ou a outros atos de bondade que os pecadores tentam realizar a fim de obter a salvação. Nenhum homem pode produzir justiça salvífica, o profeta Isaías declara que "todas as nossas justiças [são] como trapo da imundícia" (Isaías 64:6).
Libertos do Pecado, somos levados pelo Espírito Santo a produzir as Obras do Espírito:
“O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;” Colossenses 1:13,14
A libertação do pecado se demonstra na operação de Boas Obras.
9 — Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10 — Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.
"Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mateus 5:16).
Libertos do pecado, não realizamos boas obras para glorificar a nós mesmos, mas para glorificar a Deus.
O próprio Apóstolo Paulo desejava que Cristo fosse engrandecido em seu corpo, mesmo que isso significasse a morte (Filipenses 1:20, 21).
Libertos do pecado podemos e devemos "[superabundar] em toda boa obra" (2 Coríntios 9:8) e "[frutificar] em toda boa obra" (Colossenses 1:10).
Libertos do pecado tomamos conhecimento, de que pela leitura da Bíblia, encontramos a ajuda  que o cristão  necessita para torna-se "perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:17).
Libertos do pecado somos remoldados, ou regenerados, como Paulo nos ensina:
Fonte:
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Champlin NT Efésios
Bíblia online
Lição CPAD – 2º Trimestre 2020
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume II - Warren W. Wiersbe

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