A
Intercessão Pelos Efésios
Lição
10 – CPAD - 7 de Junho de 2020
Estudo Pastor e Prof. Univ. Osvarela
Texto
Áureo
“Por
causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do
qual toda a família nos céus e na terra toma o nome” Efésios 3.14,15.
Leitura
Bíblica
Efésios
3.14-21.
14
— Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo,
15
— do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,
16
— para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais
corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17
— para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando
arraigados e fundados em amor,
18
— poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura,
e o comprimento, e a altura, e a profundidade
19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo
entendimento,
para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
20
— Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além
daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21
— a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o
sempre. Amém!
Hinos
Sugeridos
83,
545 e 577 da Harpa Cristã.
Objetivo
Geral
Apreender
a eficácia da oração no fortalecimento, restauração e crescimento espiritual da
Igreja de Cristo.
Objetivos
Específicos
I.
Refletir acerca dos propósitos da oração do apóstolo Paulo no poder do
Espírito;
II.
Destacar a necessidade de a Igreja estar arraigada e fundada no amor de Deus;
III.
Conscientizar de que Deus é capaz de fazer muito além do que pedimos.
Etimologia:
παρακλητος
- parakletos;
n. m. chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a
ajudar alguém; alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor,
conselheiro de defesa, assistente legal, advogado - pessoa que pleiteia a
causa de outro com alguém, intercessor - de Cristo em sua exaltação à mão
direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados; no
sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro
- do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos
(depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais
profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para
capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino
divino.
υπερεντυγχανω
– huperentugchano;
interceder por alguém
פגע -paga’; v. encontrar, deparar, alcançar,
solicitar, fazer intercessão
אפלל - ’Ephlal; n. p. m. Eflal = “intercessor”
Interceder: Pedir em favor de algo ou
de alguém; intervir ou rogar: intercedeu ao prefeito em favor do marido; já não
conseguia mais interceder. Rogar, fazer um pedido, por alguém ou por si próprio.
INTRODUÇÃO:
Oração
E Bíblia:
Tipos
de oração:
Paulo
escreve sobre a variedade de tipos de oração. Ele diz que os crentes devem
revestir-se da armadura de Deus “por meio de toda oração e súplica, como
escreve, na mesma Epístola aos Efésios 6:18.
E
o que é uma oração?
É
uma súplica?
É
um rogo?
Pode
ser ambas as coisas, dependendo da situação na qual o orante se encontra, ou
tem por objetivo. A oração pode ser respondida, com um “Sim”, ou com um
“Não”, ou pelo “Silêncio”. O silencio,, sim ou não, não
representam a omissão ou distanciamento de Deus, mas a submissão a Sua Vontade,
que é “boa e agradável”, sob quaisquer circunstâncias. Ração é também
adoração e nos enleva ao nível Crístico necessário do Nosso Intercessor – Jesus
Cristo: “Sendo esse um ato de adoração, a oração é um estado no qual muito
aprendemos de Deus-, e assim a sua vontade pode cumprir-se em nós,
transformando-se conforme a imagem de Cristo.” Senhor, se o servirmos com
nossas vidas. A oração cria grande receptividade entre as pessoas, e é dessa
maneira que, com grande frequência, nossas orações são respondidas, sem a
necessidade de qualquer milagre. Há uma ação natural, a favor da oração do
Justo.
A
oração é um meio de comunhão entre Deus e o homem; e isso pode ser pessoal,
conforme temos nas narrativas dos patriarcas e suas intercessões.
Petições
individuais são comuns nos Salmos. (Sl. 31,86, 123 e 142). A oração é um meio de
louvarmos ao Senhor, como é muito evidente nos Salmos. (Sl. 113- 118).
Há
orações pedindo perdão (Sl. 51), solicitando comunhão (Sl. 63),
-
pedindo proteção (Sl. 57),
-
pedindo cura (Sl. 6),
-
pedindo reivindicação (Sl. 119),
-
louvando ao Senhor (Sl. 103).
As
orações fazem parte da liturgia. Isso transparece no A.T., como em Salmos e nos
Livros Históricos.
Halel,
na forma de oração e louvor, que vieram a ser incorporados a liturgia (Sl.
113-118), e formas específicas foram estabelecidas para efetuar as orações
diárias. (Atos 3:1 quanto a notas expositivas sobre essa questão), f. A oração
é um ato de devoção. (Ed. 7:27; 8:22 e ss.; Ne. 2:4; 4:4,9 e Dan. 9:4-19).
No
Novo Testamento encontramos orações pessoais e coletivas.
Ao
modo judaico, mas com apóstolos:
“E
Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.” Atos
3:1
Jesus
no Getsemani.
“E, indo um pouco mais para
diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se
é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero,
mas como tu queres.” Mateus 26:39
A
Oração na Casa da mãe de João Marcos por Pedro.
“Pedro, pois, era guardado
na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” Atos
12:5
A
oração coletiva em um lugar.
Atos
dos Apóstolos 4:31.
Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram
cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.
A
oração é uma intercessão em benefício próprio e em benefício de outros, em que
o crente busca melhoria espiritual e material.
É
o caso de Paulo intercedendo pelos de Éfeso e os ensinando o poder
intercessória, que lhes traria dádivas espirituais. plena, intensa,
perseverante, ampla. Em meio à batalha um soldado tem muitas necessidades,
porquanto tem de enfrentar muitos, perigos; e seus colegas de armas passam por
idêntica situação, necessitando também da sua intervenção.
“Toda a forma” de oração é necessária para
que o soldado cristão obtenha a vitória no combate. O vocábulo grego que é
traduzido por “...oração...”, neste passo bíblico, é “proseuche”,
cuja forma verbal quer dizer “votar”, “implorar”, “anelar por”.
Aplicava-se
a Deus e aos homens no linguajar comum, mas nas páginas do Novo Testamento
usualmente focaliza Deus. Trata-se do desejo sincero da alma por alguma coisa,
em que o crente fica dependendo de Deus, entregando-lhe a alma, sabendo que o
Senhor se interessa pelos homens e é quem modifica as circunstâncias com o seu
poder criador.
O
mais fraco santo de joelhos, e isso porque a oração apela para o poder divino,
que transcende a todo o poder humano.
“...súplica...”
No grego original temos “deesis”, que significa “rogo”, e que
podia ser usada como palavra sinônima da anterior. Esses dois termos podem ser
usados simplesmente para efeito de ênfase, mediante certa variedade de termos,
mas sem que isso tencione estabelecer qualquer distinção de sentido. Alguns
estudiosos pensam que “oração” indica pedidos gerais, ao passo que “súplica”
seria algo mais específico, isto é, atinente a pedidos específicos, dirigidos
na direção de necessidades específicas.
Alguns
querem fazer distinção entre estes termos, dizendo: “oração visa somente
Deus, mas súplica visa Deus ou o homem”, mas não há teologicamente
incorreção no uso de ambos, os termos.
“A
oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16
“O
Senhor está
longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.” Provérbios 15:29
“A
oração é um ato da alma, mediante o qual nos pomos sob os cuidados de Deus,
pois reconhecemos, em qualquer ocasião em que orarmos, que dependemos de Deus e
que temos limitações que só podem ser contrabalançadas por ele. A oração
consiste em “pedir e receber”; mas consiste ainda em muito mais do que isso.
Pois basicamente consiste na entrega da alma a
Deus,
a expectação do favor divino, e suas muitas solicitações são apenas resultados
disso.”
Jesus
ensinou um tipo universal e abrangente de oração – O Pai Nosso!
Há
orações importantes e destacadas nas Escrituras:
Oração
de Abraão por Ló – intercessão por outrem
Oração
de Salomão - adoração
Oração
de Elias – modificadora
Oração
provedora – Pai Nosso
ORAÇÃO
NA BÍBLIA:
1.
Oração como submissão, como entrega às mãos de Deus. A oração
ocasionalmente é respondida com um “Não” porque, nesse estado de
submissão (a oração deve ser realizada, “no Espírito e com o espírito, que move
as necessidades da alma, ao nível do local, onde são recebidas – Ap. 8.5,
e portanto a atitude de adoração como a submissão ao Senhor”), a alma submissa,
quer primeiro, que se faça a vontade de Deus, do que o cumprimento de seus próprios desejos.
2.
Oração como ato de adoração. A oração faz parte da liturgia, a qual faz
parte da adoração coletiva. Muitos encontram espaço no momento da oração, para
fazer alguma ação pessoal, até mesmo encontramos, aqueles que usam celulares ou
vão ao toalete, no período da oração. Estes não entendem o significado
litúrgico da Oração Eclesiástica, no culto. Aqueles que assim agem, não
entendem que: a oração também faz parte da adoração individual no culto.
3.
Oração como ato criador. oração vale-se do poder criador de Deus, pelo que
também se diz: “A oração modifica as coisas”.
Essa
modificação não vem a parte do homem, pois depende da ajuda dada pelo Criador.
Na oração, pois, entregamos nas mãos de Deus na ordem presente de coisas, para
que elas sejam “modificadas”.
Essa
modificação talvez exija, antes de tudo, a nossa própria transformação moral.
Mas uma vez que nos tomemos seres transformados, podemos ser, nós mesmos,
instrumentos modificadores. Todavia, a oração também pode criar novas situações
nas circunstâncias externas, ou diferenças de atitude em outras pessoas, as
quais pessoas podem modificar os acontecimentos. Quando a oração é um genuíno
exercício da alma, isso nos põe sob o controle do poder criador de Deus.
4.
Oração nas páginas do Antigo Testamento
5.
Ensinamentos de Jesus sobre a oração. Jesus enfatizou a paternidade de
Deus, o qual é retratado como generoso para com os seus filhos. (Mt. 7:7-11).
O
individual se reveste de grande valor perante Deus, pelo que também pode
esperar a resposta para as suas orações (Mt. 10:30; 6:25 e ss. e 7:7-11).
A
verdadeira oração é espiritual, e não formal (Mt. 6:5-8).
Há
grande poder na oração, pelo que também deve ser usada perseverantemente. (Mc.
11:23 e Mt. 7:20).
A
oração deve ser feita com fé (Mt. 17:20).
A
oração deve ser perseverante (Lc. 18:1-8).
A
oração precisa ser realizada com uma disposição amorosa e perdoadora (Mt.
18:21-35).
“Mas tu, quando orares,
entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em
secreto; e teu Pai, ... publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como
os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos
assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário,
antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que
estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Mateus 6:6-9
A
oração pode envolver coisas práticas e terrenas (Mt. 7:7-11 e 6:11).
A
oração visa também elevadas realidades espirituais (ver o décimo sétimo
capítulo do evangelho de João), A oração pode solicitar força espiritual (Mt.
6:13).
A
oração tem por escopo o avanço na direção do reino de Deus sobre a Caso de
Éfeso (Mt. 6:10,13).
O
próprio Jesus nos deixou o exemplo mais elevado de uma vida de oração. (Lc.
5:15; 6:12; João 12:20-28 e 17:6-19), em todas orações Jesus pediu ao Pai, para
que os homens que o ouviram soubessem, que todas as coisas vem do Pai das Luzes.
Exemplos
de Jesus:
Escolha
dos Apóstolos – Oração.
Ressuscitar
Lázaro – oração.
6.
Ensinamentos de Paulo sobre a oração.
20 — Ora, àquele que é
poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou
pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21 — a esse glória na
igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
É
sobre esta temática que estamos estudando este tema. Paulo ensinando aos
cristãos de Efésio, que a Intercessão, com reverencia (me ponho de joelhos),
era a forma de interceder para receber, interceder para comunhão, interceder
para amar, interceder para conhecer os mistérios do que é muito superior ao
entendimento humano – “para fazer tudo muito mais abundantemente além
daquilo que pedimos ou pensamos”, pelo poder recebido, ao ser comunicado a
todos da Igreja pela Intercessão.
A oração como dom. I Cor. 14:14-16.
A
oração como intercessão em prol de todos os homens (I Tm.
2:1)
A
Dupla Intercessão, a Jesus Cristo, como também é a intercessão do Espírito Santo em favor dos
homens (Rm. 8:26) e de Cristo em favor dos homens (Rm. 8:34).
Oração
sempre, envolve toda a Trindade, porquanto o Filho e o Espirito de Deus
intercedem juntamente com Deus Pai.
A
oração requer perseverança. (Rm. 15:30; Cl. 4:12; Efésios 6:18 e I Ts. 5:17)
A
oração aprofunda nossa comunhão com Deus (II Co. 12:7 e ss).
A
oração visa ao benefício e ao crescimento espiritual de outros crentes (Efésios
1:18 e ss.; e 3:13 e ss.).
A
oração para salvação de almas(I Tim. 2:4).
7.
Outros conceitos Neotestamentários sobre a oração.
A
natureza coletiva da oração como intercessão. Atos 12
A
oração deve ser praticada em benefício à comunidade cristã (Atos 20:28,36 e
21:5).
A
oração concede ousadia. A oração é um meio de entrarmos em nossos privilégios
espirituais em Cristo (Hb. 10:19 e ss.), pois procura apelar para o poder de
Deus, a fim de termos forças na vida. A oração penetra para além do véu,
chegando ao próprio Santo dos Santos, até à presença de Deus (Hb. 6:19).
A
oração pode curar o corpo, e deve ser usada com essa finalidade (Tg. 5:13-18).
A
oração deve ser ousada, e assim será eficaz (I João 3:21 e ss.).
A
oração supera o que pedimos, pois quem a ouve tem Poder sobre todas a s coisas
e por ela opera maravilhas.
20 — Ora, àquele que é
poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou
pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21 — a esse glória na
igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
Discurso:
Consideremos
que Efésios tem a oração como centro do proêmio, ou exórdio, o discurso
inicial, dizemos que:
“O
proêmio (1.3-23) compõe-se de duas partes. A primeira parte (1.3-14) é um
louvor a Deus. O autor louva a Deus pelas bênçãos que tem dado aos cristãos.
Nesse propósito ele inicialmente se junta aos destinatários no "nós".
Só em 1.13s ele se dirige diretamente a eles. A redenção dos crentes é descrita
nesse louvor como cumprimento de um plano salvífico, já determinado por Deus
antes mesmo da criação do mundo (1.4).”
A
Oração em Efésios:
A
segunda parte do proêmio (1.15-23) é uma oração de intercessão. 0 autor pede
para que os destinatários alcancem o conhecimento de Deus pelo Espírito. A
perspectiva, aparentemente cósmica, é encontrada novamente na descrição do
poder absoluto de Cristo. Ele é o cabeça; a igreja é o seu corpo (1 .22s).”
Paulo,
insere, neste trecho da epístola, quase de maneira abrupta, ao discorrer, desde
os capítulos iniciais, sobre a entrada dos gentios, na Igreja, como santos. “Por
esta causa”.
Paulo,
como veremos, a seguir, retoma ao pensamento começado em 3:1. Fica claro que, o
pensamento principal deste capítulo é a oração, ou intercessão pelos Efésios! É
a segunda e poderosa oração de Paulo nesta Epístola Ao Efésios. A primeira oração
(Efésios 1.15-23), encontramos na introdução da Epístola. Aqui, Paulo pede
que lhes sejam concedidas importantes coisas na vida espiritual:
“Não cesso de dar
graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que
o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu
conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;” Efésios 1:16,17
Se
naquela primeira, vigorosa e animadora oração, Paulo a faz com a visão do
bem-estar espiritual da Igreja em Éfeso, com vistas, ao conhecimento e a
revelação, nesta, Paulo, inicia a segunda oração na Carta aos Efésios
apontando para o Amor usando até mesmo, a genuflexão, “me ponho de
joelhos”, como uma demonstração, literária, do que ele queria que os efésios
entendessem, como importante a reverencia diante ao Pai, do Cristo e Senhor.
A
forma de exaltação ao Kyrios, O Cristo é fundamentada na expressão :
“do qual toda a família nos céus e na terra
toma o nome”, uma referencia a soberania do Nome exaltado, os céus e na terra.
E faz uma referência, especial que inclui os gentios, (não esqueçamos, da
questão gentílica, na Igreja de Éfeso), apontando, para “toda a família dos
redimidos” – os que partiram e aqueles que ainda estão vivos aqui na terra –
têm um só Pai, que é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Comentário Bíblico
Moody), somos todos Cristãos sob a dispensação da graça e riquezas do Poder de
Jesus Cristo (Efésios 1.7).
14 — Por causa disso, me
ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,
17 — para que Cristo
habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados
em amor,...
19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento
Ele
insere a visão, neste novo discurso, sobre a glória futura, ele, Paulo, que
estava sofrendo, e sofrido, muitas perseguições e tribulações “em prol
dos gentios” [o apóstolo Paulo escreve aos Efésios durante sua
primeira prisão em Roma], e isso, (ele os quer
doutrinar e os animar), para que as glórias descritas nos versículos
segundo a décimo segundo deste capítulo tivessem cumprimento neles, na evidência
do Amor de Deus para com a Igreja Redimida, mesmo em meio a tribulações.
“Tendo iluminados
os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança
da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos
santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós,
os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou
em Cristo, ...” Efésios 1:18-20
Exemplo: “..., em trabalhos,
muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais;
em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de
açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui
apedrejado, ...” 2 Coríntios 11:23-25
Nisto,
Paulo mostra que conhecia as palavras de Jesus Cristo, que também e
igualmente orou, intercedendo ao Pai, pelos que se haviam de salvar,
incluindo em sua Oração, os efésios e antecipa a união, a ser realizada na
Cruz, derrubando a “parede de separação” e universalizando os da Fé, como
Igreja, sem distinção, de raça, nação e línguas:
“Eu rogo por eles; ...
por aqueles que me deste, porque são teus. ... e neles sou glorificado ... eles
estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles
que me deste, para que sejam um, assim como nós. E não rogo somente por
estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;
Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também
eles sejam um em nós, ...” João 17:9-11;20,21
Era
necessário, aos de Éfeso compreenderem conhecer, que o próprio Jesus Cristo,
diante do qual, Paulo se põe de joelhos, avisou, aos discípulos e Paulo ensina
aos de Éfeso que a aparente, e real tribulação era uma das evidencias da vida
cristã e lhes foi anunciada, mas há um Consolador.
É
a vida real do Evangelho, aparente loucura para os que não o compreendem.
“Se a mim me
perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra,
também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque
não conhecem aquele que me enviou.” João 15:20,21
Ora,
visto que essa tribulação redundava em “grande e eterno peso de glória”
em favor deles (II Cor. 4:17), não tinham eles necessidade de pensar que o
Senhor Deus abandonara a eles ou ao apóstolo Paulo, por estar ele sofrendo tão
intensas tribulações em seu ministério em favor deles. Ele mesmo um prisioneiro
do Evangelho, por causa de Cristo.
“..., pela graça sois
salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das
obras, para que ninguém se glorie; .... Portanto, lembrai-vos de que vós noutro
tempo éreis gentios [...] Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes
riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus...”
Efésios 2:7,8-11
Porque
Paulo se coloca diante de Deus, numa posição de adoração e humildade, para orar
(interceder) pelo de Éfeso?
Efésios 3:13: Portanto vos peço que não
desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa
glória.
Após,
dar notificação do mistério, Paulo entende que, por estas revelações, serem
conhecidas, é necessário que se fizesse uma oração, diante de Deus, para que a
revelação tivesse e fizesse o efeito, na vida de todos os efésios. Como no
final, do discurso da revelação do mistério.
O
discernimento acerca do plano de Deus em nossa era não apenas leva o cristão a
confiar no Senhor, mas também lhe dá coragem em meio às situações difíceis da
vida.
“Porque a nossa leve e momentânea
tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;” 2
Coríntios 4:17
O
sofrimento de Paulo pelos gentios representaria glória para os gentios, Paulo
esclarece, que nem sempre o cristão consagrado experimentará bênçãos físicas e
materiais (2 Co 4:7-12; 11:23 - 12:10), um conceito que tem invadido nossos
púlpitos e tem sido até mesmo, base “doutrinária”, para constituição de Ministérios,
ditos cristãos, ou mesmo cristãos. Esta febre tem invadido as Igrejas, no
sentido institucional, mantendo os crentes sem a compreensão do que Paulo
ensina aqui neste trecho de sua epístola aos Efésios..
Pois,
o mistério revelado, a Paulo, implicou o aumento de tribulação na vida do
apóstolo, semelhantemente, segundo as próprias palavras de Nosso Senhor Jesus
Cristo, “no mundo tereis aflições”, acompanharia a vida de todos os cristão, e
entre os gentios era necessário o entendimento de que a revelação, por ser
suprema, os envolveria, com a esperança, em meio as tribulações e a intercessão
diante de Deus, traria conforto a todos, como trouxera a Paulo.
Somos
supridos pela glória: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá
todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”
Filipenses 4:19
A
Compreensão será Fundamentada pela Fé e Ação do Espírito Santo, na Igreja
Redimida
16 — para que, segundo as
riquezas da sua glória, vos conceda que sejais
corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;
17 — para que Cristo
habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em
amor,
19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo
entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Exige:
Nova
Postura na Fé
A
família da Fé necessita entender que de joelhos diante do Autor da Salvação, se
obtém por intercessão, de várias atuações que vão:
14 - de joelhos
perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 — do qual toda a família nos
céus e na terra toma o nome,
Oração
para concessão de coisas importantes:
E
Apoio Espiritual – Ação do Espírito Santo:
...,
vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem
interior;
17 — para que Cristo
habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em
amor,
18 — poderdes
perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o
comprimento, e a altura, e a profundidade
19 — e conhecer o amor
de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a
plenitude de Deus.
Corroborar
- , vos conceda que sejais corroborados com poder
Corroborar
-
significa atestar, comprovar ou confirmar algo ou alguma coisa; também
pode ser usada no sentido de obter força, tornar algo ou alguém
forte, resistente; fortalecido.
Dar
poder ao homem interior - com poder pelo seu Espírito no homem interior
Seja
habitação de Cristo - para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração;
Estejam
com raízes N’Ele - nosso Senhor Jesus Cristo - , estando arraigados
Fundamentados
– na Rocha - e fundados em amor,
Entendimento
perfeito – poderdes perfeitamente compreender,
Universal
- com todos os santos
Entender
O Amor - o amor de Cristo
Firmados
em Amor (o Pai)
Inefável
– que excede todo entendimento
Ter
a plenitude (ser completamente, cheios) - a plenitude de Deus; Espírito Santo é
o meio pelo qual obtemos essa plenitude (Ef 5:18), cuja medida é o próprio Deus
(Ef 4:11 - 16).
Crescimento
Compreensão
18 — poderdes
perfeitamente compreender, com todos os santos
19 — e conhecer o
amor de Cristo, que excede todo entendimento
A
ideia que Paulo quer transmitir é: conhecer aquilo que é essencialmente impossível
de conhecer – e conhecê-lo o suficiente para nos regozijarmos N’ele. Desfrutar
de tal maneira, que haja completa compreensão, igual a todos os demais crentes,
(os da Igreja primitiva, basicamente judia, alguns cristãos em Éfeso, também se
encontravam, naturalmente, inseguros).
Quem
pode compreender o amor de Cristo?
“Por causa disso, me
ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a
família nos céus e na terra toma o nome” Efésios 3.14,15.
A
temática da Intercessão por todos os santos, inclui a visão da universalidade
da Igreja, e sua Unidade, muito importante para os efésios se sentirem
incluídos no rol dos Santos.
É
na plenitude que os efésios , em oração, poderiam entender a plenitude, eis
como Paulo não foge do seu exórdio no capítulo um desta epístola:
“..., o constituiu como cabeça
da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em
todos.” Efésios 1:22,23
Agora,
neste terceiro capítulo aponta a intercessão, com o seu próprio exemplo,
como a forma de entender, compreender o que excede “todo entendimento”. Pois, oração
transporta o crente para além das dimensões físicas e enleva o crente as
regiões celestiais, naquele que é Senhor, nos céus e na terra. Pois, a Igreja é
a Plenitude Crística, no homem, independente da raça, e pelo qual o
Homem, pode orar ao Pai das Luzes e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Voltando
a temática das orações de Paulo nesta Epístola, ‘mitte’ deste estudo – Oração!
Na
realidade, podemos interpretar que, Paulo iniciou esta epístola com uma
grandiosa oração, ele está na realidade expondo o seu “homem interior” na
oração, explicitada. É como ele estivesse orando em voz alta perante os seus
leitores de Éfeso.
14
— Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus
Cristo,
Esta
oração é usada por Paulo, para que a igreja (dos Efésios) viesse a conhecer o
amor de Deus e a sua plenitude, que nela habita destacado neste trecho da
epístola: 3:14-21. para que a igreja viesse a conhecer o amor de Deus e a sua
plenitude, que nela habita (3:14-21).
Temos
no começo desta segunda grande oração nesta epístola (Efésios 1:15 e ss.,
quanto à primeira). A ideia do grandioso destino da igreja agora já foi discutida,
e isso impeliu o apóstolo dos gentios a orar em favor daqueles que faziam parte
daquele grupo de remidos. Temática importante que igualava os efésios, a toda a
Igreja, o que eles precisavam conhecer, e lhes dava autoridade em conhecer o
espaço celeste direto com Deus, através d Jesus Cristo, O Senhor.
Transcrevo Warren Wiersbe
(Volume II N.T. pag.79: “Oramos como parte de uma grande família que também
conversa com Deus e devemos orar pelos demais membros da família. Até mesmo
Paulo pediu o apoio dos efésios em oração - ele que já havia sido
arrebatado ao terceiro céu e voltado. Se Paulo precisava das orações dos
santos, tanto mais, nós também precisamos! Se minhas orações cooperam para que
outros santos derrotem Satanás, essa vitória também me ajudará. Convém observar
que Paulo não pede que orem por seu bem-estar ou segurança, mas pela eficácia
em seu testemunho e ministério.”
E
rogo: Irmãos oreis, por nós!
“O
apóstolo Paulo implora, em primeiro lugar, em favor da igreja, rogando por dois
dons, os quais, em última análise, são um só, a saber, “o poder do Espírito
Santo, residente no íntimo” (Efésios 3.16), e ‘a presença permanente de
Cristo’ (Efésios 3.17).
Esses
dons que Paulo [perfeitamente compreender; conhecer o amor de
Cristo, concedidos pelo Espírito, a Igreja Redimida], lhes informa, era este o
ponto principal, neste trecho da epístola, pelos quais, Paulo, orava e intercedia,
junto ao Pai, e solicitou para os seus leitores em Éfeso, com objetivo
espiritual, e o alvo deles virem a obter duas outras bênçãos, que também
se resumem numa só, a saber, o poder de compreender o plano divino (Efésios
3.18), como vinha expondo, e o poder de conhecer o amor de Cristo (Efésios 3.19).
Além
disso, distingue-se, na leitura do trecho, uma outra finalidade para o homem e
para a Igreja Redimida: o recebimento ‘da inteira plenitude de Deus’.
O desejo e o pensamento humanos, dessa maneira, atingem o seu limite: alcançam o
infinito”. (compilado e adaptado de Findlay, in loc.).
“Descobrindo-nos o
mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De
tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos
tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;”
Efésios 1:9,10
“Paulo,
no início da epístola, demonstrara o fato admirável que todos os seres
inteligentes e criados tem Adão como gerente da raça humana e alimárias, o qual
ocupa a posição mais elevada nessa unidade e restauração, como a “plenitude
de Cristo, aquele que preenche tudo em todas as coisas”, ou seja, que é
“tudo para todos”. Ora, isso não pode ser dito com respeito aos anjos, e
eles jamais são chamados de “filhos” (pelo menos, não no sentido colocado no
Novo Testamento; João 1.12.ss).
“Vemos, porém, coroado de
glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos,
por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte
por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e
mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse
pelas aflições o príncipe da salvação, ...” Hebreus 2:9,10
Por
conseguinte, apenas os remidos vieram participar da família divina, sendo
filhos de Deus que estão sendo conduzidos à glória (Hebreus 2:9,10),a fim de
participarem da natureza e da herança do próprio Filho de Deus, o Senhor
Jesus.” Champlin pg.562
15 — do qual toda a
família nos céus e na terra toma o nome,
21 — a esse glória na
igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!
20 — Ora,
àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo
que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,
21
— a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o
sempre. Amém!
Uma
Doxologia para exaltar aquele que recebe todas intercessões.
É
o reconhecimento daquele que é Onipotente, e se revelou por Jesus Cristo para
nos ouvir as orações e intercede por nós.
Não
há limites para Sua atuação, ao ouvir a oração do Justo. Embora Paulo siba que
exprimiu uma oração audaz, como sempre, Ele sabe que o que a ouve é que tem
poder infinito, exclama: “...infinitamente...”.
υπερ
-huper;
preposição; em benefício de, para a segurança de; acima, além, mais que; mais,
além, acima;
υπερεκχυν(
ν)ω - huperekchuno;
v. derramar além da medida; transbordar
υπερπερισσευω
- huperperisseuo;
v. abundar além da medida, abundar excessivamente; transbordar,
alegrar-se abundantemente
υπερπερισσως
- huperperissos;
adv. além da medida, excessivamente
υπερυψοω
- huperupsoo;
v. metáf. exaltar à mais alta posição e poder, elevar à majestade suprema;
exaltar até a máxima altura; ser exaltado além da medida;
No
original grego aparece uma rara forma composta, a saber, “huper-ek-perissou”
(duas preposições intensificadoras), cujo sentido é “inteiramente fora de
medida”, imensurável, “infinitamente mais do que”, além de ser super é
muito mais do que isto, é nos ditos bíblicos Inefável, não tem como explicar.
A
forma verbal, não-intensificada, “perisseuo”, significa “mais do
que suficiente”, “em excesso”, “em superabundância”; mas com duas preposições
intensificadoras a ideia chega ao infinito, como algo impossível de ser
aquilatado.
...conforme o seu poder.. sob a mesma ótica de superlatividade
divina, é um Poder que foi dado ao Filho. Fp.2
É
por esta intercessão feita pelos santos, que a Igreja redimida, poderá
conquistar, mesmo em meio as crises, como a atual Pandemia (COVID-19), e
continuar esperando, em meio as intercessões, para uma vida de abundância,
fortalecidos pelo Seu Espírito, consequentemente, este poder está sendo ativado
em nós.
Esperando
algo maior daquele que cumpre tudo em todos, por Nosso Senhor Jesus Cristo,
mais do que se almeja, ou espera, pela Seu Eterno Poder, a Ele glória na Igreja
como Intercessão em Adoração!
21
— a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o
sempre. Amém!
Fonte:
Dicionário
Strong
Citações
no corpo do texto
Apontamentos
do autor (http//:estudandopalavra.blogspot.com.br)
O
Novo Testamento Interpretado, Versículo Por Versículo, Russell Norman Champlin,
Ph. D.
Panorama
do Novo Testamento, Michael Bull
Comentário
Bíblico Moody, Efésios
Comentário
Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe
Bíblia
online
Lição CPAD – 2º Trimestre 2020
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