sábado, junho 6

A Intercessão Pelos Efésios Lição 10 – CPAD - 7 de Junho de 2020

A Intercessão Pelos Efésios

Lição 10 – CPAD - 7 de Junho de 2020

Estudo Pastor e Prof. Univ. Osvarela

Texto Áureo

“Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome” Efésios 3.14,15.

Leitura Bíblica

Efésios 3.14-21.

14 — Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

15 — do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

16 — para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

17 — para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18 — poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

20 — Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 — a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Hinos Sugeridos

83, 545 e 577 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Apreender a eficácia da oração no fortalecimento, restauração e crescimento espiritual da Igreja de Cristo.

Objetivos Específicos

I. Refletir acerca dos propósitos da oração do apóstolo Paulo no poder do Espírito;

II. Destacar a necessidade de a Igreja estar arraigada e fundada no amor de Deus;

III. Conscientizar de que Deus é capaz de fazer muito além do que pedimos.

Etimologia:

παρακλητος - parakletos; n. m. chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém; alguém que pleiteia a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado - pessoa que pleiteia a causa de outro com alguém, intercessor - de Cristo em sua exaltação à mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados; no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro - do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino.

υπερεντυγχανω – huperentugchano; interceder por alguém

פגע -paga’; v. encontrar, deparar, alcançar, solicitar, fazer intercessão

אפלל - ’Ephlal; n. p. m. Eflal = “intercessor

Interceder: Pedir em favor de algo ou de alguém; intervir ou rogar: intercedeu ao prefeito em favor do marido; já não conseguia mais interceder. Rogar, fazer um pedido, por alguém ou por si próprio.

INTRODUÇÃO:

Oração E Bíblia:

Tipos de oração:

Paulo escreve sobre a variedade de tipos de oração. Ele diz que os crentes devem revestir-se da armadura de Deus “por meio de toda oração e súplica, como escreve, na mesma Epístola aos Efésios 6:18.

E o que é uma oração?

É uma súplica?

É um rogo?

Pode ser ambas as coisas, dependendo da situação na qual o orante se encontra, ou tem por objetivo. A oração pode ser respondida, com um “Sim”, ou com um “Não”, ou pelo “Silêncio”. O silencio,, sim ou não, não representam a omissão ou distanciamento de Deus, mas a submissão a Sua Vontade, que é “boa e agradável”, sob quaisquer circunstâncias. Ração é também adoração e nos enleva ao nível Crístico necessário do Nosso Intercessor – Jesus Cristo: “Sendo esse um ato de adoração, a oração é um estado no qual muito aprendemos de Deus-, e assim a sua vontade pode cumprir-se em nós, transformando-se conforme a imagem de Cristo.” Senhor, se o servirmos com nossas vidas. A oração cria grande receptividade entre as pessoas, e é dessa maneira que, com grande frequência, nossas orações são respondidas, sem a necessidade de qualquer milagre. Há uma ação natural, a favor da oração do Justo.

A oração é um meio de comunhão entre Deus e o homem; e isso pode ser pessoal, conforme temos nas narrativas dos patriarcas e suas intercessões.

Petições individuais são comuns nos Salmos. (Sl. 31,86, 123 e 142). A oração é um meio de louvarmos ao Senhor, como é muito evidente nos Salmos. (Sl. 113- 118).

Há orações pedindo perdão (Sl. 51), solicitando comunhão (Sl. 63),

- pedindo proteção (Sl. 57),

- pedindo cura (Sl. 6),

- pedindo reivindicação (Sl. 119),

- louvando ao Senhor (Sl. 103).

As orações fazem parte da liturgia. Isso transparece no A.T., como em Salmos e nos Livros Históricos.

Halel, na forma de oração e louvor, que vieram a ser incorporados a liturgia (Sl. 113-118), e formas específicas foram estabelecidas para efetuar as orações diárias. (Atos 3:1 quanto a notas expositivas sobre essa questão), f. A oração é um ato de devoção. (Ed. 7:27; 8:22 e ss.; Ne. 2:4; 4:4,9 e Dan. 9:4-19).

No Novo Testamento encontramos orações pessoais e coletivas.

Ao modo judaico, mas com apóstolos:

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.” Atos 3:1

Jesus no Getsemani.

E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Mateus 26:39

A Oração na Casa da mãe de João Marcos por Pedro.

“Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.” Atos 12:5

A oração coletiva em um lugar.

Atos dos Apóstolos 4:31. Depois de orarem, tremeu o lugar em que estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam corajosamente a palavra de Deus.

A oração é uma intercessão em benefício próprio e em benefício de outros, em que o crente busca melhoria espiritual e material.

É o caso de Paulo intercedendo pelos de Éfeso e os ensinando o poder intercessória, que lhes traria dádivas espirituais. plena, intensa, perseverante, ampla. Em meio à batalha um soldado tem muitas necessidades, porquanto tem de enfrentar muitos, perigos; e seus colegas de armas passam por idêntica situação, necessitando também da sua intervenção.

Toda a forma” de oração é necessária para que o soldado cristão obtenha a vitória no combate. O vocábulo grego que é traduzido por “...oração...”, neste passo bíblico, é “proseuche”, cuja forma verbal quer dizer “votar”, “implorar”, “anelar por”.

Aplicava-se a Deus e aos homens no linguajar comum, mas nas páginas do Novo Testamento usualmente focaliza Deus. Trata-se do desejo sincero da alma por alguma coisa, em que o crente fica dependendo de Deus, entregando-lhe a alma, sabendo que o Senhor se interessa pelos homens e é quem modifica as circunstâncias com o seu poder criador.

O mais fraco santo de joelhos, e isso porque a oração apela para o poder divino, que transcende a todo o poder humano.

“...súplica...” No grego original temos “deesis”, que significa “rogo”, e que podia ser usada como palavra sinônima da anterior. Esses dois termos podem ser usados simplesmente para efeito de ênfase, mediante certa variedade de termos, mas sem que isso tencione estabelecer qualquer distinção de sentido. Alguns estudiosos pensam que “oração” indica pedidos gerais, ao passo que “súplica” seria algo mais específico, isto é, atinente a pedidos específicos, dirigidos na direção de necessidades específicas.

Alguns querem fazer distinção entre estes termos, dizendo: “oração visa somente Deus, mas súplica visa Deus ou o homem”, mas não há teologicamente incorreção no uso de ambos, os termos.

“A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Tiago 5:16

“O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará.” Provérbios 15:29

“A oração é um ato da alma, mediante o qual nos pomos sob os cuidados de Deus, pois reconhecemos, em qualquer ocasião em que orarmos, que dependemos de Deus e que temos limitações que só podem ser contrabalançadas por ele. A oração consiste em “pedir e receber”; mas consiste ainda em muito mais do que isso. Pois basicamente consiste na entrega da alma a

Deus, a expectação do favor divino, e suas muitas solicitações são apenas resultados disso.”

Jesus ensinou um tipo universal e abrangente de oração – O Pai Nosso!

Há orações importantes e destacadas nas Escrituras:

Oração de Abraão por Ló – intercessão por outrem

Oração de Salomão - adoração

Oração de Elias – modificadora

Oração provedora – Pai Nosso

ORAÇÃO NA BÍBLIA:

1. Oração como submissão, como entrega às mãos de Deus. A oração ocasionalmente é respondida com um “Não” porque, nesse estado de submissão (a oração deve ser realizada, “no Espírito e com o espírito, que move as necessidades da alma, ao nível do local, onde são recebidas – Ap. 8.5, e portanto a atitude de adoração como a submissão ao Senhor”), a alma submissa, quer primeiro, que se faça a vontade de Deus,  do que o cumprimento de seus próprios desejos.

2. Oração como ato de adoração. A oração faz parte da liturgia, a qual faz parte da adoração coletiva. Muitos encontram espaço no momento da oração, para fazer alguma ação pessoal, até mesmo encontramos, aqueles que usam celulares ou vão ao toalete, no período da oração. Estes não entendem o significado litúrgico da Oração Eclesiástica, no culto. Aqueles que assim agem, não entendem que: a oração também faz parte da adoração individual no culto.

3. Oração como ato criador. oração vale-se do poder criador de Deus, pelo que também se diz: “A oração modifica as coisas”.

Essa modificação não vem a parte do homem, pois depende da ajuda dada pelo Criador. Na oração, pois, entregamos nas mãos de Deus na ordem presente de coisas, para que elas sejam “modificadas”.

Essa modificação talvez exija, antes de tudo, a nossa própria transformação moral. Mas uma vez que nos tomemos seres transformados, podemos ser, nós mesmos, instrumentos modificadores. Todavia, a oração também pode criar novas situações nas circunstâncias externas, ou diferenças de atitude em outras pessoas, as quais pessoas podem modificar os acontecimentos. Quando a oração é um genuíno exercício da alma, isso nos põe sob o controle do poder criador de Deus.

4. Oração nas páginas do Antigo Testamento

5. Ensinamentos de Jesus sobre a oração. Jesus enfatizou a paternidade de Deus, o qual é retratado como generoso para com os seus filhos. (Mt. 7:7-11).

O individual se reveste de grande valor perante Deus, pelo que também pode esperar a resposta para as suas orações (Mt. 10:30; 6:25 e ss. e 7:7-11).

A verdadeira oração é espiritual, e não formal (Mt. 6:5-8).

Há grande poder na oração, pelo que também deve ser usada perseverantemente. (Mc. 11:23 e Mt. 7:20).

A oração deve ser feita com fé (Mt. 17:20).

A oração deve ser perseverante (Lc. 18:1-8).

A oração precisa ser realizada com uma disposição amorosa e perdoadora (Mt. 18:21-35).

“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, ... publicamente. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes. Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Mateus 6:6-9

A oração pode envolver coisas práticas e terrenas (Mt. 7:7-11 e 6:11).

A oração visa também elevadas realidades espirituais (ver o décimo sétimo capítulo do evangelho de João), A oração pode solicitar força espiritual (Mt. 6:13).

A oração tem por escopo o avanço na direção do reino de Deus sobre a Caso de Éfeso (Mt. 6:10,13).

O próprio Jesus nos deixou o exemplo mais elevado de uma vida de oração. (Lc. 5:15; 6:12; João 12:20-28 e 17:6-19), em todas orações Jesus pediu ao Pai, para que os homens que o ouviram soubessem, que todas as coisas vem do Pai das Luzes.

Exemplos de Jesus:

Escolha dos Apóstolos – Oração.

Ressuscitar Lázaro – oração.

6. Ensinamentos de Paulo sobre a oração.

20 — Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 — a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

É sobre esta temática que estamos estudando este tema. Paulo ensinando aos cristãos de Efésio, que a Intercessão, com reverencia (me ponho de joelhos), era a forma de interceder para receber, interceder para comunhão, interceder para amar, interceder para conhecer os mistérios do que é muito superior ao entendimento humano – “para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos”, pelo poder recebido, ao ser comunicado a todos da Igreja pela Intercessão.

 A oração como dom. I Cor. 14:14-16.

A oração como  intercessão em prol de todos os homens (I Tm. 2:1)

A Dupla Intercessão, a Jesus Cristo, como também é a  intercessão do Espírito Santo em favor dos homens (Rm. 8:26) e de Cristo em favor dos homens (Rm. 8:34).

Oração sempre, envolve toda a Trindade, porquanto o Filho e o Espirito de Deus intercedem juntamente com Deus Pai.

A oração requer perseverança. (Rm. 15:30; Cl. 4:12; Efésios 6:18 e I Ts. 5:17)

A oração aprofunda nossa comunhão com Deus (II Co. 12:7 e ss).

A oração visa ao benefício e ao crescimento espiritual de outros crentes (Efésios 1:18 e ss.; e 3:13 e ss.).

A oração para salvação de almas(I Tim. 2:4).

7. Outros conceitos Neotestamentários sobre a oração.

A natureza coletiva da oração como intercessão. Atos 12

A oração deve ser praticada em benefício à comunidade cristã (Atos 20:28,36 e 21:5).

A oração concede ousadia. A oração é um meio de entrarmos em nossos privilégios espirituais em Cristo (Hb. 10:19 e ss.), pois procura apelar para o poder de Deus, a fim de termos forças na vida. A oração penetra para além do véu, chegando ao próprio Santo dos Santos, até à presença de Deus (Hb. 6:19).

A oração pode curar o corpo, e deve ser usada com essa finalidade (Tg. 5:13-18).

A oração deve ser ousada, e assim será eficaz (I João 3:21 e ss.).

A oração supera o que pedimos, pois quem a ouve tem Poder sobre todas a s coisas e por ela opera maravilhas.

20 — Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 — a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

 

Discurso:

Consideremos que Efésios tem a oração como centro do proêmio, ou exórdio, o discurso inicial, dizemos que:

O proêmio (1.3-23) compõe-se de duas partes. A primeira parte (1.3-14) é um louvor a Deus. O autor louva a Deus pelas bênçãos que tem dado aos cristãos. Nesse propósito ele inicialmente se junta aos destinatários no "nós". Só em 1.13s ele se dirige diretamente a eles. A redenção dos crentes é descrita nesse louvor como cumprimento de um plano salvífico, já determinado por Deus antes mesmo da criação do mundo (1.4).”

A Oração em Efésios:

A segunda parte do proêmio (1.15-23) é uma oração de intercessão. 0 autor pede para que os destinatários alcancem o conhecimento de Deus pelo Espírito. A perspectiva, aparentemente cósmica, é encontrada novamente na descrição do poder absoluto de Cristo. Ele é o cabeça; a igreja é o seu corpo (1 .22s).”

Paulo, insere, neste trecho da epístola, quase de maneira abrupta, ao discorrer, desde os capítulos iniciais, sobre a entrada dos gentios, na Igreja, como santos. “Por esta causa”.

Paulo, como veremos, a seguir, retoma ao pensamento começado em 3:1. Fica claro que, o pensamento principal deste capítulo é a oração, ou intercessão pelos Efésios! É a segunda e poderosa oração de Paulo nesta Epístola Ao Efésios. A primeira oração (Efésios 1.15-23), encontramos na introdução da Epístola. Aqui, Paulo pede que lhes sejam concedidas importantes coisas na vida espiritual:

 

Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;” Efésios 1:16,17

Se naquela primeira, vigorosa e animadora oração, Paulo a faz com a visão do bem-estar espiritual da Igreja em Éfeso, com vistas, ao conhecimento e a revelação, nesta, Paulo, inicia a segunda oração na Carta aos Efésios apontando para o Amor usando até mesmo, a genuflexão, “me ponho de joelhos”, como uma demonstração, literária, do que ele queria que os efésios entendessem, como importante a reverencia diante ao Pai, do Cristo e Senhor.

A forma de exaltação ao Kyrios, O Cristo é fundamentada na expressão :

do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome”, uma referencia a soberania do Nome exaltado, os céus e na terra. E faz uma referência, especial que inclui os gentios, (não esqueçamos, da questão gentílica, na Igreja de Éfeso), apontando, para “toda a família dos redimidos” – os que partiram e aqueles que ainda estão vivos aqui na terra – têm um só Pai, que é o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Comentário Bíblico Moody), somos todos Cristãos sob a dispensação da graça e riquezas do Poder de Jesus Cristo (Efésios 1.7).

 

14 — Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

17 — para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,... 19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento

Ele insere a visão, neste novo discurso, sobre a glória futura, ele, Paulo, que estava sofrendo, e sofrido, muitas perseguições e tribulações “em prol dos gentios” [o apóstolo Paulo escreve aos Efésios durante sua primeira prisão em Roma], e isso, (ele os quer doutrinar e os animar), para que as glórias descritas nos versículos segundo a décimo segundo deste capítulo tivessem cumprimento neles, na evidência do Amor de Deus para com a Igreja Redimida, mesmo em meio a tribulações.

“Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; E qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ...” Efésios 1:18-20

Exemplo: “..., em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, ...” 2 Coríntios 11:23-25

Nisto, Paulo mostra que conhecia as palavras de Jesus Cristo, que também e igualmente orou, intercedendo ao Pai, pelos que se haviam de salvar, incluindo em sua Oração, os efésios e antecipa a união, a ser realizada na Cruz, derrubando a “parede de separação” e universalizando os da Fé, como Igreja, sem distinção, de raça, nação e línguas:

Eu rogo por eles; ... por aqueles que me deste, porque são teus. ... e neles sou glorificado ... eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, ...” João 17:9-11;20,21

Era necessário, aos de Éfeso compreenderem conhecer, que o próprio Jesus Cristo, diante do qual, Paulo se põe de joelhos, avisou, aos discípulos e Paulo ensina aos de Éfeso que a aparente, e real tribulação era uma das evidencias da vida cristã e lhes foi anunciada, mas há um Consolador.

É a vida real do Evangelho, aparente loucura para os que não o compreendem.

“Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.” João 15:20,21

Ora, visto que essa tribulação redundava em “grande e eterno peso de glória” em favor deles (II Cor. 4:17), não tinham eles necessidade de pensar que o Senhor Deus abandonara a eles ou ao apóstolo Paulo, por estar ele sofrendo tão intensas tribulações em seu ministério em favor deles. Ele mesmo um prisioneiro do Evangelho, por causa de Cristo.

“..., pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; .... Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios [...] Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus...” Efésios 2:7,8-11

Porque Paulo se coloca diante de Deus, numa posição de adoração e humildade, para orar (interceder) pelo de Éfeso?

Efésios 3:13: Portanto vos peço que não desfaleçais diante das minhas tribulações por vós, as quais são a vossa glória.

Após, dar notificação do mistério, Paulo entende que, por estas revelações, serem conhecidas, é necessário que se fizesse uma oração, diante de Deus, para que a revelação tivesse e fizesse o efeito, na vida de todos os efésios. Como no final, do discurso da revelação do mistério.

O discernimento acerca do plano de Deus em nossa era não apenas leva o cristão a confiar no Senhor, mas também lhe dá coragem em meio às situações difíceis da vida.

“Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;” 2 Coríntios 4:17

O sofrimento de Paulo pelos gentios representaria glória para os gentios, Paulo esclarece, que nem sempre o cristão consagrado experimentará bênçãos físicas e materiais (2 Co 4:7-12; 11:23 - 12:10), um conceito que tem invadido nossos púlpitos e tem sido até mesmo, base “doutrinária”, para constituição de Ministérios, ditos cristãos, ou mesmo cristãos. Esta febre tem invadido as Igrejas, no sentido institucional, mantendo os crentes sem a compreensão do que Paulo ensina aqui neste trecho de sua epístola aos Efésios..

Pois, o mistério revelado, a Paulo, implicou o aumento de tribulação na vida do apóstolo, semelhantemente, segundo as próprias palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo, “no mundo tereis aflições”, acompanharia a vida de todos os cristão, e entre os gentios era necessário o entendimento de que a revelação, por ser suprema, os envolveria, com a esperança, em meio as tribulações e a intercessão diante de Deus, traria conforto a todos, como trouxera a Paulo.

Somos supridos pela glória: “O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” Filipenses 4:19

A Compreensão será Fundamentada pela Fé e Ação do Espírito Santo, na Igreja Redimida

16 — para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

17 — para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18 — poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Exige:

Nova Postura na Fé

A família da Fé necessita entender que de joelhos diante do Autor da Salvação, se obtém por intercessão, de várias atuações que vão:

14 - de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, 15 — do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

Oração para concessão de coisas importantes:

E Apoio Espiritual – Ação do Espírito Santo:

..., vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

17 — para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração; a fim de, estando arraigados e fundados em amor,

18 — poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade

19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.

Corroborar - , vos conceda que sejais corroborados com poder

Corroborar - significa atestar, comprovar ou confirmar algo ou alguma coisa; também pode ser usada no sentido de obter força, tornar algo ou alguém forte, resistente; fortalecido.

Dar poder ao homem interior - com poder pelo seu Espírito no homem interior

Seja habitação de Cristo - para que Cristo habite, pela fé, no vosso coração;

Estejam com raízes N’Ele - nosso Senhor Jesus Cristo - , estando arraigados

Fundamentados – na Rocha - e fundados em amor,

Entendimento perfeito – poderdes perfeitamente compreender,

Universal -  com todos os santos

Entender O Amor - o amor de Cristo

Firmados em Amor (o Pai)

Inefável – que excede todo entendimento

Ter a plenitude (ser completamente, cheios) - a plenitude de Deus; Espírito Santo é o meio pelo qual obtemos essa plenitude (Ef 5:18), cuja medida é o próprio Deus (Ef 4:11 - 16).

Crescimento

Compreensão

18 — poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos

19 — e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento

A ideia que Paulo quer transmitir é: conhecer aquilo que é essencialmente impossível de conhecer – e conhecê-lo o suficiente para nos regozijarmos N’ele. Desfrutar de tal maneira, que haja completa compreensão, igual a todos os demais crentes, (os da Igreja primitiva, basicamente judia, alguns cristãos em Éfeso, também se encontravam, naturalmente, inseguros).

Quem pode compreender o amor de Cristo?

Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nomeEfésios 3.14,15.

A temática da Intercessão por todos os santos, inclui a visão da universalidade da Igreja, e sua Unidade, muito importante para os efésios se sentirem incluídos no rol dos Santos.

É na plenitude que os efésios , em oração, poderiam entender a plenitude, eis como Paulo não foge do seu exórdio no capítulo um desta epístola:

“..., o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.” Efésios 1:22,23

Agora, neste terceiro capítulo aponta a intercessão, com o seu próprio exemplo, como a forma de entender, compreender o que excede “todo entendimento”. Pois, oração transporta o crente para além das dimensões físicas e enleva o crente as regiões celestiais, naquele que é Senhor, nos céus e na terra. Pois, a Igreja é a Plenitude Crística, no homem, independente da raça, e pelo qual o Homem, pode orar ao Pai das Luzes e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Voltando a temática das orações de Paulo nesta Epístola, ‘mitte’ deste estudo – Oração!

Na realidade, podemos interpretar que, Paulo iniciou esta epístola com uma grandiosa oração, ele está na realidade expondo o seu “homem interior” na oração, explicitada. É como ele estivesse orando em voz alta perante os seus leitores de Éfeso.

14 — Por causa disso, me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

Esta oração é usada por Paulo, para que a igreja (dos Efésios) viesse a conhecer o amor de Deus e a sua plenitude, que nela habita destacado neste trecho da epístola: 3:14-21. para que a igreja viesse a conhecer o amor de Deus e a sua plenitude, que nela habita (3:14-21).

Temos no começo desta segunda grande oração nesta epístola (Efésios 1:15 e ss., quanto à primeira). A ideia do grandioso destino da igreja agora já foi discutida, e isso impeliu o apóstolo dos gentios a orar em favor daqueles que faziam parte daquele grupo de remidos. Temática importante que igualava os efésios, a toda a Igreja, o que eles precisavam conhecer, e lhes dava autoridade em conhecer o espaço celeste direto com Deus, através d Jesus Cristo, O Senhor.

Transcrevo Warren Wiersbe (Volume II N.T. pag.79: “Oramos como parte de uma grande família que também conversa com Deus e devemos orar pelos demais membros da família. Até mesmo Paulo pediu o apoio dos efésios em oração - ele que já havia sido arrebatado ao terceiro céu e voltado. Se Paulo precisava das orações dos santos, tanto mais, nós também precisamos! Se minhas orações cooperam para que outros santos derrotem Satanás, essa vitória também me ajudará. Convém observar que Paulo não pede que orem por seu bem-estar ou segurança, mas pela eficácia em seu testemunho e ministério.”

E rogo: Irmãos oreis, por nós!

“O apóstolo Paulo implora, em primeiro lugar, em favor da igreja, rogando por dois dons, os quais, em última análise, são um só, a saber, “o poder do Espírito Santo, residente no íntimo” (Efésios 3.16), e ‘a presença permanente de Cristo’ (Efésios 3.17).

Esses dons que Paulo [perfeitamente compreender; conhecer o amor de Cristo, concedidos pelo Espírito, a Igreja Redimida], lhes informa, era este o ponto principal, neste trecho da epístola, pelos quais, Paulo, orava e intercedia, junto ao Pai, e solicitou para os seus leitores em Éfeso, com objetivo espiritual, e o alvo deles virem a obter duas outras bênçãos, que também se resumem numa só, a saber, o poder de compreender o plano divino (Efésios 3.18), como vinha expondo, e o poder de conhecer o amor de Cristo (Efésios 3.19).

Além disso, distingue-se, na leitura do trecho, uma outra finalidade para o homem e para a Igreja Redimida: o recebimento da inteira plenitude de Deus’. O desejo e o pensamento humanos, dessa maneira, atingem o seu limite: alcançam o infinito”. (compilado e adaptado de Findlay, in loc.).

“Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;” Efésios 1:9,10

“Paulo, no início da epístola, demonstrara o fato admirável que todos os seres inteligentes e criados tem Adão como gerente da raça humana e alimárias, o qual ocupa a posição mais elevada nessa unidade e restauração, como a “plenitude de Cristo, aquele que preenche tudo em todas as coisas”, ou seja, que é “tudo para todos”. Ora, isso não pode ser dito com respeito aos anjos, e eles jamais são chamados de “filhos” (pelo menos, não no sentido colocado no Novo Testamento; João 1.12.ss).

“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos. Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação, ...” Hebreus 2:9,10

Por conseguinte, apenas os remidos vieram participar da família divina, sendo filhos de Deus que estão sendo conduzidos à glória (Hebreus 2:9,10),a fim de participarem da natureza e da herança do próprio Filho de Deus, o Senhor Jesus.” Champlin pg.562

15 — do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome,

21 — a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

20 — Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

21 — a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Uma Doxologia para exaltar aquele que recebe todas intercessões.

É o reconhecimento daquele que é Onipotente, e se revelou por Jesus Cristo para nos ouvir as orações e intercede por nós.

Não há limites para Sua atuação, ao ouvir a oração do Justo. Embora Paulo siba que exprimiu uma oração audaz, como sempre, Ele sabe que o que a ouve é que tem poder infinito, exclama: “...infinitamente...”.

υπερ -huper; preposição; em benefício de, para a segurança de; acima, além, mais que; mais, além, acima;

υπερεκχυν( ν)ω - huperekchuno; v. derramar além da medida; transbordar

υπερπερισσευω - huperperisseuo; v. abundar além da medida, abundar excessivamente; transbordar, alegrar-se abundantemente

υπερπερισσως - huperperissos; adv. além da medida, excessivamente

υπερυψοω - huperupsoo; v. metáf. exaltar à mais alta posição e poder, elevar à majestade suprema; exaltar até a máxima altura; ser exaltado além da medida;

No original grego aparece uma rara forma composta, a saber, “huper-ek-perissou” (duas preposições intensificadoras), cujo sentido é “inteiramente fora de medida”, imensurável, “infinitamente mais do que”, além de ser super é muito mais do que isto, é nos ditos bíblicos Inefável, não tem como explicar.

A forma verbal, não-intensificada, “perisseuo”, significa “mais do que suficiente”, “em excesso”, “em superabundância”; mas com duas preposições intensificadoras a ideia chega ao infinito, como algo impossível de ser aquilatado.

...conforme o seu poder.. sob a mesma ótica de superlatividade divina, é um Poder que foi dado ao Filho. Fp.2

É por esta intercessão feita pelos santos, que a Igreja redimida, poderá conquistar, mesmo em meio as crises, como a atual Pandemia (COVID-19), e continuar esperando, em meio as intercessões, para uma vida de abundância, fortalecidos pelo Seu Espírito, consequentemente, este poder está sendo ativado em nós.

Esperando algo maior daquele que cumpre tudo em todos, por Nosso Senhor Jesus Cristo, mais do que se almeja, ou espera, pela Seu Eterno Poder, a Ele glória na Igreja como Intercessão em Adoração!

21 — a esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém!

Fonte:

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Apontamentos do autor (http//:estudandopalavra.blogspot.com.br)

O Novo Testamento Interpretado, Versículo Por Versículo, Russell Norman Champlin, Ph. D.

Panorama do Novo Testamento, Michael Bull

Comentário Bíblico Moody, Efésios

Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe

Bíblia online

Lição CPAD – 2º Trimestre 2020

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger