sábado, junho 20

A CONDUTA DO CRENTE EM RELAÇÃO À FAMÍLIA CPAD 21/06/2020

A CONDUTA DO CRENTE EM RELAÇÃO À FAMÍLIA

21/06/2020

LIÇÃO 12 CPAD

Estudo do Pastor e Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne”. Efésios 5.31

Efésios 5.21-33; 6.1-4.

Efésios 5

21 — sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

22 — Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor;

23 — porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

24 — De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido.

25 — Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

26 — para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 — para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

28 — Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.

29 — Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja;

30 — porque somos membros do seu corpo.

31 — Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.

32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

33 — Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

Efésios 6

1 — Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2 — Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,

3 — para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

4 — E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Verdade Prática

Deus estabeleceu o casamento monogâmico, heterossexual e indissolúvel, isto é, a instituição da família para glória do nome d’Ele.

Objetivo Geral

Mostrar que o relacionamento harmonioso está incluído no projeto divino para a família cristã.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Refletir sobre a conduta bíblica prescrita aos maridos;

II. Demonstrar como a mulher casada é comparada à Igreja de Cristo;

III. Orientar a conduta dos pais e filhos no ambiente familiar.

Introdução:

Nesta seção de Efésios, Paulo ensina sobre conduta cristã e Harmonia no Lar e sujeição mútua, de maridos e mulheres, filhos e senhores (patrões) e servos (funcionário).

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5:17

Se você quiser tiver aversão à sujeição, jamais entenderá esta lição de conduta do crente em relação a família e consequentemente  a sociedade e as autoridades. Viverá sempre contendendo com alguém. E dificilmente teu lar será uma casa de benção!

21 — sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

“O apóstolo Paulo também instrui a todos para que andem conforme os ensinamentos de Deus, tendo sempre humildade e amor ao próximo. Ele reforça a necessidade de sermos firmes em relação à vida no Senhor, não nos deixando influenciar por palavras vãs, homens e falsas doutrinas.

32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Paulo também dá conselhos específicos para homens e mulheres praticarem no casamento e para a convivência entre pais e filhos.”

Amar é a base do ensinamento de Paulo aos Efésios, sobre a conduta e à base do temor, sujeição  e obediência à Deus.

·         sujeitando-vos uns

·         sujeitai-vos a

·         amai vossa mulher

·         os maridos amar a

·         Quem ama

·         ninguém aborreceu

·         respeito de Cristo

·         ame a sua

·         admoestação

“E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.” Efésios 5:2

No início do capítulo 5 (cinco), o apóstolo indica sobre que tese ele vai ensinar aos seus leitores, incluindo, a nós, no século presente, quais são as bases desta doutrina, entre as famílias, formada, por:

Pai, Mãe, Filhos

Reagrupados em:

Pais:

Maridos,

Mulher,

Filhos,

Este grupo seleto dentre a Humanidade, destacado nas páginas iniciais das Escrituras, em promessa a Abraão, o pai de nações e das famílias, tem sua formação e base em preceitos, citados, nas palavras, em tela, acima, numa forma de sermos imitadores de Deus, andando em amor (andai em amor).

Família é: A Caminhada do Amor.

Ela é a base da conduta a ser praticada diariamente, pelos cristãos que forma a família da fé e assim, podem formar a família : Imitadores de Cristo, os cristãos, se identificam, sobretudo, pela aparência ética, com a forma como Cristo andou e ensinou.

Nós os crentes somos os "filhos amados" de Deus e uma vez, tendo experimentado Seu amor, devemos nos conduzir pelo um padrão a preservar, um caminho a seguir, é o que Paulo quer ensinar-nos.

“E andai em amor, ...” Efésios 5:2

“Portanto, vede prudentemente como andais,...”Efésios 5:15

A preocupação é: não mudem a vossa conduta, continuem melhorando e sendo cuidadosos, prudentes, com esta conduta, entre a Igreja e fora da Igreja, na família!

“Sede pois”. Realizando a exegese, vemos que, literalmente quer dizer: transformem-se pois ou provem que são Imitadores. Como filhos amados. Como na tenra infância, no regaço da família fomos ensinados, assim é exatamente como as criancinhas que aprendem imitando seus pais, assim devemos ser imitadores de Deus.

ταπεινοφροσυνη - tapeinophrosune; n. f. ter uma opinião humilde de si mesmo; senso profundo de insignificância (moral); modéstia, humildade, submissão de mente.

Transcrevo:

O amor do marido também será santificador (Ef 5:26, 27).

קדש - qadash; v. consagrar, santificar, preparar, dedicar, ser consagrado, ser santo, ser santificado, ser separado; honrar como sagrado, santificar

αγιαζω - hagiazo; v. entregar ou reconhecer, ou ser respeitado ou santificado; separar das coisas profanas e dedicar a Deus - consagrar coisas a Deus - dedicar pessoas a Deus; purificar - limpar externamente - purificar por meio de expiação: livrar da culpa do pecado - purificar internamente pela renovação da alma.

O poder da relação conjugal, e a purificação – casal misto – crente e descrente:

“Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido;... os vossos filhos ... agora são santos.” 1 Coríntios 7:14

O termo santificar significa "separar". Na cerimônia de casamento, o marido é separado para a esposa, e esta é separada para o marido. Qualquer interferência nesse arranjo feito por Deus é pecaminosa.

Nos dias de hoje, Cristo está purificando sua Igreja pelo ministério de sua Palavra (João 15:3; 1 7:1 7). O amor do marido pela esposa deve ser purificador para ela (e para ele), de modo que ambos possam se tornar cada vez mais semelhantes a Cristo. Até mesmo seu relacionamento físico deve estar sob o controle de Deus, a fim de ser um canal para o enriquecimento espiritual e para o prazer pessoal (1 Coríntios 7:3-5).

O marido não deve "usar"(no sentido de coabitar, ter relações sexuais) a esposa para seu prazer; antes, deve demonstrar um amor bondoso, mutuamente gratificante e santificador. O casamento é uma experiência de crescimento constante quando Cristo é o Senhor do lar. O amor sempre cresce e enriquece, enquanto o egoísmo faz justamente o contrário. (leia sobre, no final). Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe, compilado e editado, em parte

A Conduta nos Relacionamentos da Família:

Relacionamento Conjugal:

Sujeição

·         sujeitando-vos uns aos outros

·         sujeitai-vos a vosso marido

·         a igreja está sujeita a Cristo

·         em tudo sujeitas

·         sede obedientes a vossos pais

A conduta do crente em relação á Família e seus relacionamentos, deve ser pautada com base espiritual, pautada na sujeição do cristão, àquele que devemos nos submeter, nos sujeitar, e que só nos sujeitamos, porque Ele nos amou primeiro.

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente, ...” Filipenses 2:5-8

Ao entendermos, isto, poderemos nos sujeitar, homens, mulheres e filhos a qualquer relacionamento que nos conduza a sujeição, com a humildade, com que Cristo, Nosso Salvador se submeteu ao Pai. É a sujeição intrafamiliar, cada um, como cristão se sujeita ao outro, na base do Amor e mesmo com a hierarquia, que é de Deus e é Cosmológica, saberemos nos submeter a qualquer sujeição, mulher, homem, e filhos.

Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” 1 Pedro 5:5-7

Paulo quer ensinar-nos, que agora, somos e devemos prosseguir nesta nova conduta, desde a ruptura, com o mundo, para que demonstrar que há um contraste na nossa conduta: "Em contraste com o egoísmo e -agressividade dos pagãos" Salmond; cons. 1 Pedro 5:5).

Servos e Conduta.

Abro um destaque rápido sobre este assunto e volto a questão da conduta da família. E atinge tanto ao servo, o funcionário crente, quanto ao senhor, o patrão crente. O que tem muitas vezes, desanimado e criado problemas para a igreja local, pela conduta de um e de outro, diante da sociedade.

Porque a obrigação de trabalhar é edênica e adâmica, a levamos a sério, agora ainda mais, como crentes. E é fundamental para mantença e sustento da família.

“Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.” Efésios 6:5-8

Existem três relacionamentos mais comuns da vida – casamento, família e emprego.

32 — Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

33 — Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.

O Relacionamento Conjugal é o primeiro relacionamento social, com uma conduta determinada em forma de mistério e simbolismo, dentro da realidade da Trindade, que as Escrituras relatam. Além de tudo, instituído por Deus, no Início da Criação. Com um compromisso de deixar e ser um só corpo. Da mesma forma que vem relatando, aos efésios, os mistérios divinos, agora Paulo apresenta o mistério que só pode ser comparado, com a relação de Jesus Cristo e a família Eterna, Pai, Filho e Espírito Santo. O relacionamento conjugal é uma representação na Imago Dei, como a união hipostática divina, e dentro dela há submissões.

31 Por isso, deixará o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e serão dois numa carne.

E o mistério é a união conjugal, pela qual o homem e a mulher se tornam um só corpo.

23 — porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

25 — Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

Jesus Cristo, Deus se fez servo e homem, mais manteve a relação com o Pai, Jesus Cristo se humilhou, se sujeitou, obedeceu, a tudo quanto Deus, O Pai, determinou.

É necessário entender, que mesmo sendo Deus Trino, Deus, O Pai possui a hierarquia do Reino, dada a Jesus Cristo no momento presente, mas que a retomará, por obediência do Filho que Exaltou, para que toda a Glória seja de Deus o Pai. É um princípio Eterno, que muitos não conseguem entender. Não é escravatura, mas obediência com promessa de cuidados e suporte, mesmo que seja necessário aquele, a quem devemos submissão, Morrer!

“..., todos serão vivificados em Cristo, ... depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e ... convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.... Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” 1 Coríntios 15:22-28

A Mutualidade da Sujeição:

21sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

22 — Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor;

25 — Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,

Paulo está explicando que não é uma via de mão-única, mas uma dualidade de atuação, na conduta do crente em relação a família.

Mulher e homem, forma uma célula. Esta célula, que vai procriar e multiplicar-se sob a égide desta submissão dual e sob a visão Cristológica:

Se há submissão, sujeição, há deveres que comparados com o de Jesus Cristo, são determinantes para a manutenção das relações da família.

Filhos:

O quinto mandamento é acompanhado de uma promessa: "para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá." Êxodo 20:12

Quando os filhos obedecem aos pais no Senhor, evitam muitos pecados e perigos e, desse modo, muitas coisas que poderiam ameaçar ou encurtar sua vida.

Hoje, precisamos renovar este ensino e conduta, como Paulo ensinou aos Efésios e temos visto desaparecer, nos nossos dias, e até mesmo no seio da Igreja. A conduta nesta área é uma das dificuldades dos pais cristão, dos lares cristãos, situação triste dos lares de hoje resultante da rejeição à Palavra de Deus (Rm 1:28-30; 2 Tm 3:1-5) a falta de entendimento do que é sujeição (Ex. :Jesus, O Filho), obediência. Os filhos, por natureza, podem ser egoístas, mas, pelo poder do Espírito Santo, pode aprender a obedecer aos pais e glorificar a Deus.

Exemplos de relacionamentos bíblicos, de Pais e Filhos, e suas condutas:

Mas, as premissas são as mesmas.

“..., criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

22 — “..., sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor;

25 — Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja

Como criar os filhos será a melhor forma de decidir as condutas, dos mesmos, na posteridade, alguns exemplos bíblicos nos ensinam sobre isto.

Mas, Paulo usando a Antiga Escritura ensina sob a sujeição, obediência, para que os ilhós sejam bem sucedidos, como tenham boa conduta na família.

1 — ..., sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2 — Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,

Disciplina:

υπακοη - hupakoe; n. f. obediência, complacência, submissão; obediência em resposta aos conselhos de alguém, obediência demonstrada na observação dos princípios do cristianismo

Obediência é um termo mais forte do que submissão, que foi apresentada como a obrigação da esposa. No Senhor. "A esfera na qual ela deve se movimentar, pois a obediência cristã é completa tia comunhão com Cristo" (Salmond). Pois isto é justo. Aqui está se mostrando que este é um princípio eterno de Deus.

“Vós, servos, obedecei a vossos senhores segundo a carne, com temor e tremor, na sinceridade de vosso coração, como a Cristo; Não servindo à vista, como para agradar aos homens, mas como servos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus; Servindo de boa vontade como ao Senhor, e não como aos homens. Sabendo que cada um receberá do Senhor todo o bem que fizer, seja servo, seja livre.” Efésios 6:5-8

Discipliná-los. O termo "criar" dá a ideia de aprendizado por meio da disciplina.

É traduzido por "corrigir" em Hebreus 12.

Psicólogos modernos opõem-se ao conceito "antiquado" de disciplina, e muitos educadores seguem essa filosofia e até mesmo ensinadores ditos crentes em Cristo.

Dizem que devemos deixar as crianças se expressarem e que, se as disciplinarmos, iremos distorcer seu caráter.

No entanto, a disciplina é um princípios fundamental da vida e uma demonstração de amor.

 "Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe" (Hebreus12:6).

"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina" (Provérbios 13:24).

1 — Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

4 — E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.

Mimo:

Davi mimou Absalão e deu um péssimo exemplo, e as consequências foram trágicas.

Em sua velhice, Isaque mimou Esaú, e sua esposa demonstrou favoritismo por Jacó, resultando em um lar dividido.

Disciplina:

Eli não disciplinou os filhos, e estes, além de desgraçarem seu nome, trouxeram derrota sobre a nação de Israel.

Transferência direta:

“E sucedeu que, tendo Samuel envelhecido, constituiu a seus filhos por juízes sobre Israel. E o nome do seu filho primogênito era Joel, e o nome do seu segundo, Abia; e foram juízes em Berseba. Porém seus filhos não andaram pelos caminhos dele, antes se inclinaram à avareza, e aceitaram suborno, e perverteram o direito.” 1 Samuel 8:1-3

Favoritismo:

Jacó cultivava seu favoritismo por José, quando Deus resgatou o menino de modo providencial e o levou para o Egito, onde o transformou em um homem de caráter.

Paulo, nos ensina quais devem ser as condutas, dos pais em relação, à Família, diz que os pais têm várias responsabilidades para com os filhos. Ensiná-los a obediência demonstrada na observação dos princípios do cristianismo.

A harmonia do ensino aos filhos, que leriam esta carta aos Efésios, claro, àqueles que podiam ler, e  aos pais que leram a Epístola, aplicarem no regime disciplinar familiar, qual a conduta dentro do proceder dos crentes, era a base deste discurso as famílias.

Destaco: à toda orientação, Paulo coloca no nível espiritual, é o Reino na Família, que conduz Pais, Mulheres e Filhos.

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” Efésios 6:1

Primeiro:

São cristãos ("no Senhor", v. 1a).

Este argumento é aplicado a todo o ensino, gostaríamos que nós atualizássemos nossas famílias a este tema:

"sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo." Efésios 5:21

Entenda: ao nos tornarmos cristãos, não somos liberados das obrigações normais da vida. Devemos entender, que a responsabilidade se torna em manter “em amor” uma conduta, pós-ruptura.

A fé em Cristo deve fortalecer a mente do indivíduo, fazendo-o entender que deve ser um filho mais dedicado em seu lar.

Paulo reforçou essa admoestação aos Colossenses, dizendo: "pois fazê-lo é grato diante do Senhor" (Colossenses 3:20).

Paulo ensina como e porque devemos fazer e ter esta conduta “como ao Senhor”, E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. E apresenta a forma de usar de pensamento de mão dupla.

“Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.” Colossenses 3:17-21

Vemos aqui a harmonia no lar: a esposa é submissa ao marido "como ao Senhor"; o marido ama a esposa "como também Cristo amou a igreja"; e os filhos obedecem "no Senhor".

Quanto ao casamento:

 A plenitude se deve as premissas, mas sobretudo a questão espiritual, andando sob a orientação do Espírito Santo, doutra forma estará abrindo brecha (e possível rachadura de quebra).

"Mas o fruto do Espírito é: amor". Gálatas 5:22

É necessário que marido e esposa estejam andando no Espírito, ou não poderão compartilhar o amor de Cristo, base tipológica para conduta relacional na Família do crente.

Podemos afirmar que a grande causa dos problemas conjugais tem origem no pecado, entre eles alguns fatais, como o adultério, mas aí algum dos cônjuges estará fora do Espírito, (usura, egocentrismo, irritação, ira, murmuração) e estes tipos de pecado tem origem no egoísmo.

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;” Colossenses 3:5

A conduta em relação a família deve ser centrada (destaco, mais uma vez) na submissão a Cristo, e de um ao outro, esta é a única maneira de vencer o egoísmo, pois quando nos sujeitamos, como Paulo ensina, nos tornamos capazes de amar um ao outro de maneira sacrificial, santificadora e gratificante: da maneira como Cristo ama a Igreja!

Fonte:

Moody, Efésios

Bíblia online

Dicionário Strong

Lição CPAD – 2º Trimestre 2020

Apontamentos do autor

Comentário Beacon

Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe


Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger