domingo, junho 14

Lição 11 – CPAD - Atributos da Unidade da Fé: Humildade, Mansidão e Longanimidade Parabéns aos Pastores

Lição 11 – CPAD - Atributos da Unidade da Fé:

Humildade, Mansidão e Longanimidade

Lição 11 – CPAD - 14/06/2020

Autor: Pastor e Professor Osvarela

Dedico a todos os pastores pelo Dia do Pastor.

Com a citação paulina:

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, ...” Efésios 4:11-13

Pastores - aquele que cuida das ovelhas. Aqueles que são pastores do rebanho também são doutores (professores). O verdadeiro pastor deve proceder em um ministério de pregação expositiva da Palavra.

Texto Áureo

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1

Leitura Bíblica:

1ª Parte- Efésios 4:1-4

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

2ª Parte- Colossenses: 1:9-12

Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;

Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;

Introito literário:

Quadragésimo nono livro da Bíblia e décimo do Novo Testamento, neste livro podemos observar diversos ensinamentos dados pelo apóstolo Paulo aos santos em Éfeso, lugar que visitou durante suas viagens missionárias. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo; ele escreveu Efésios durante sua primeira prisão em Roma.

Ao longo dos seis capítulos acompanhamos as instruções dadas por Paulo sobre como os cristãos devem seguir a doutrina do Senhor, tudo que é necessário para a correta prática da vida cristã

O apóstolo Paulo esclarece sobre o modo como os cristãos devem se posicionar em relação a Cristo; ao vivermos uma vida em Cristo, somos renovados.

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4:22-24)

Destaque:

O apóstolo Paulo também instrui a todos para que andem conforme os ensinamentos de Deus, tendo sempre humildade e amor ao próximo. Ele reforça a necessidade de sermos firmes em relação à vida no Senhor, não nos deixando influenciar por palavras vãs, homens e falsas doutrinas.

Quinquagésimo primeiro livro da Bíblia e décimo segundo do Novo Testamento, Colossenses se destina à igreja em Colossos, contendo diversas instruções para os erros que os cristãos da região estavam cometendo. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo, com auxílio de Timóteo.

Ao longo dos quatro capítulos podemos acompanhar os conselhos de Paulo aos colossenses, após ser alertado por Eprafas de que o povo de Colossos estava praticando falsas doutrinas, distorcendo os ensinamentos e a visão que tinham de Cristo.

O apóstolo auxilia os cristãos para que praticassem corretamente a vida cristã, lembrando-os da supremacia do Senhor, de que Ele é nosso salvador, e somente através da fé haverá a salvação.

No livro, também há instruções voltadas para homens e mulheres, pais e filhos, servos e senhores para que possam ter uma boa convivência entre eles.

Paulo também alerta sobre a necessidade dos cristãos em manterem suas vidas voltadas para o Senhor, fugindo de falsos ensinamentos e filosofias. “Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo (...)”. (Colossenses 2:8)

Discurso:

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;” Efésios 1:13

Sob a ótica da mente de Cristo, sob a ótica dos, agora chamados cristão, sabendo que o cristão morreu em Cristo, e com Ele foi sepultado no batismo e crucificado (Gl. 2.19)

Paulo ensina a sua Doutrina de ética cristã, de que nós os cristãos, agora, além de pertencermos a Cristo devemos nos apresentar como Ele.

Mostrando a nossa nova identidade, a identidade dos cristãos.

“..., admoestando a todo o homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;” Colossenses 1:28

A RUPTURA

Houve uma ruptura do nosso antigo modo de viver:

“Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus...., “ Efésios 2:5-8

Esta ruptura representa uma nova identidade forjada pelo Espírito Santo, nos da Igreja Redimida. Embora, a vida cristã é como a luz da aurora, vai brilhando, até chegar a ser dia perfeito, na realidade, no Evangelho de Paulo, esta é uma posição que todos cristãos devem manter com a visão escatológica.

Mas, a ruptura é proveniente do Evangelho que muda a nossa condição de pecador condenado, para imputados como justos.

A CHAMADA:

“Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1

κελευσμα - keleuma; ordem, comando, espec. um grito de estímulo; aquele pelo qual um sinal é dado a homens, e.g. a remadores pelo capitão de um navio, a soldados pelo comandante (com uma convocação em voz alta, um chamado de clarim)

κλησις - klesis; n. f. chamado, chamado a; convocação, convite - para uma festa - do convite divino para abraçar a salvação de Deus.

παρακλησις - paraklesis; n. f. convocação, aproximação, (esp. para ajuda); importação, súplica, solicitação; exortação, admoestação, encorajamento; consolação, conforto, solaz; aquilo que proporciona conforto e descanso - portanto, da salvação messiânica (assim os rabinos denominavam o Messias, o consolador, o confortador).

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:10

Convocados, para Boas Obras, esta é a vocação, e sob esta tese Paulo discorre tanto, aos Efésios, quanto aos Colossenses, sobre a ação do Evangelho, e do Espírito Santo, descrevendo as transformações, em atos que identificam a nossa chamada, com uma vocação Cristológica, e escatológica, nossa vocação é celeste; o poder de nosso viver diário é celeste; (o final escatológico da Igreja.

“Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;” Efésios 1:4

É o que nos espera, desde a nossa eleição universal, pela transformação do nosso entendimento, com esta nova visão transformadora do íntimo) diferentes de antes e os pensamentos judaizantes.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;”

É em Cristo, que devemos nos espelhar, porque temos, agora, a Mente de Cristo, o eu não é mais “eu”, mas o “eu” é Cristo em todos, para Glória de Deus, O Pai. Para sermos parte da Unidade da Fé, na Igreja.

“Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;”

É a continuidade da Revelação:

mostra o crente assentado com Cristo nos lugares celestiais e o exorta a viver de acordo com sua elevada vocação.” Efésios, Moody

Vocação é uma competência que estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus desejos de seguir determinado caminho (para o crente o Caminho é Cristo e o seguimos pela Fé, comum a todos que creem N’Ele, para Unidade da Igreja).  Vocação é um talento, uma aptidão natural, um pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.

Vocação religiosa: Vocação religiosa é um chamado de Deus para a prática da fé (inserção deste escritor)religiosa, é louvar e servir a Deus e ao próximo. Ter vocação de fé (adendo deste escritor) é estar disponível para se separar das coisas que são do mundo e que não são do agrado de Deus. Site Significados

“..., que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1

αγαπτος - agapetos; adj. amado, estimado, querido, favorito, digno ou merecedor de amor.

“Pela Graça sois salvos”, se manifesta na forma que Paulo inicia o seu discurso em Efésios, capítulo primeiro e que não éramos dignos, mas fomos chamados e transportados para o Reino do Filho de Seu Amor.

αξιοω - axioo; v. achar conveniente, adequado, justo; considerar digno, ter uma opinião, merecer.

αξιως - axios; adv. apropriadamente, dignamente, de modo digno

εγκρινω - egkrino; v. contar entre, considerar entre; julgar-se digno de ser admitido em uma determinada classe

“..., pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;” Colossenses 1:9,10

Quando somos transformados e colocados, diante de Deus como justos, pela própria ação do Espírito Santo em Jesus Cristo, passamos a exercitar a mente de Cristo, que nos infere uma inteligência espiritual que nos faz entender e buscar os frutos que nos fazem identificar com a Igreja e passamos a entender, que só podemos ser parte da Unidade, pela ação que passamos entender com:

Conhecimento da vontade de Deus;

Com toda a sabedoria;

Com inteligência espiritual (ação do Espírito Santo, nos da Igreja redimida);

Entendemos que devemos andar: dignamente;

Passamos a vislumbra que precisamos, ir: frutificando em toda a boa Obra;

E necessitamos de ir “crescendo no conhecimento de Deus”.

“Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”

Para tanto, necessitamos buscar os valores morais e espirituais, da ética do Reino apresentado ao mundo, pela Unidade da Fé, como atributo de uma Unidade espiritual única, em todo o Aeon:

πραοτης - praotes / πραυτης; n. f. gentileza, bondade, humildade

πραυς praus; adj. gentileza, bondade de espírito, Humildade para Deus é aquela disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco como a melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir. No AT, os humildes são aqueles que confiam inteiramente em Deus, mais do que em suas próprias forças, para defendê-los contra toda injustiça. Assim, a atitude humildade para com os ímpios implica em saber que Deus está permitindo as injúrias que infligem, que Ele os está usando para purificar seus eleitos, e que livrará Seus eleitos a Seu tempo. (Is 41.17; Lc 18.1-8) Bondade ou humildade são opostos à arrogância e egoísmo e originam-se na confiança na bondade de Deus e no Seu controle sobre a situação. A pessoa bondosa não está centrada no seu ego. Isto é obra do Espírito Santo, não da vontade humana. (Gl 5.23)

ταπεινωσις - tapeinosis; n. f. humildade, condição humilde; metáf. humilhação espiritual, que conduz alguém a perceber e lamentar sua insignificância e culpa (moral)

Humildade é ação da nossa submissão aquele que nos chamou, nos deu sua mente, e nos fez imputados, sem nós merecermos, nada do que Ele nos deu.

ταπεινοφροσυνη - tapeinophrosune; n. f. ter uma opinião humilde de si mesmo; senso profundo de insignificância (moral); modéstia, humildade, submissão de mente.

“Atributos totalmente estranhos à carne e desafortunadamente raros na vida de muitos cristãos. - Humildade implica na idéia de simplicidade;

-Mansidão significa gentileza.

Mansidão; s.f. Característica ou condição do que é manso. Que possui o gênio brando; que é suave e pacífico; de temperamento fácil; meiguice. Falta de agitação; sem pressa; desprovido de inquietação; tranquilidade ou brandura.

Define alguém que possui a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma pessoa que encara com coragem as adversidades a favor de alguém. Este termo está relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso.

A paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos também pode ser um exemplo de longanimidade.

O significado livre da palavra de origem hebraica é "vagaroso em irar-se", ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor. Na versão grega da expressão (makrothymía), o significa literal seria "longura de espírito". Site Significado

- Longanimidade é a conservação de uma atitude tranqüila diante da adversidade e perseguição.” Moody, Efésios (compilado e editado)

μακροθυμια - makrothumia; n. f.  paciência, tolerância, constância, firmeza, perseverança; paciência, clemência, longanimidade, lentidão em punir pecados.

μακροθυμως - makrothumos; adv. com longanimidade, i.e., pacientemente

A longanimidade é que faz o crente uma verdadeira Imago Dei, pois Ele teve e tem longanimidade em irar-se e ainda espera os que se hão de salvar. O prefixo grego “makro” revela o quanto Ele é tardio em irar-se.

ημερα – hemera; derivado de hemai (descansar); significando manso, i.e. dócil;

É a forma de aperfeiçoamento pregada por Tiago:

“Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.” Tiago 1:19

E Ele é tardio em irar-se, mas devemos nos lembrar que Ele dentro do Reino do Filho do Seu Amor, mesmo na Graça também executa Seus Juízos:

“O Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés.” Naum 1:3

Como alcançar? Só com a ruptura executada na ação da Fé, em Jesus Cristo e na ação de convencimento executada, em nossos corações pelo Espírito Santo.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26

A ira nos faz mais próximos do Nosso Deus, como sua Imagem:

Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5

A mantença da Unidade, não é um esforço único, mas de todos os crentes para que se realize e Deus sábio em seu Plano, e conhecedor de cada coração, revela pelo Apóstolo Paulo que esta revelação seja dada a todos os crentes em Jesus, como um aviso de um toque de trombeta: “todos somos responsáveis pela Unidade,” que é um atributo da Unidade da Fé. Paulo, ao revelar este mistério da Unidade, não exige que o cristão faça a unidade, pois só Deus pode criar o laço; mas é responsabilidade dos crentes o esforço de resguardá-lo.

Necessitamos de:

- vínculo da paz; (que anda no Espírito e aguarda a volta do Senhor promove a paz, não o tumulto.)

- um só Espírito

- Corroborados em toda a fortaleza

- segundo a força da sua glória

- um único elemento de nossa mente: toda a paciência

- agradecer a quem faz: Pai que nos fez idôneos para participar

- Tem Promessa: da herança dos santos

Aparentemente, em alguns momentos o próprio Paulo esteve em lutas sobre a Doutrina, com seus companheiros, mas Ele entendeu, que há um Atributo único que é mantido na fé em Cristo Jesus, Cabeça da Igreja, os que não se conformam, mesmo em nossos dias, estão sendo exortados a exercerem estes fundamentos basais para seguirem como parte da Unidade.

“Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e

longanimidade com gozo;

Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;”

 Tenhamos em mente este cuidado e pensamento:

.., o propósito da vida (do cristão) não é agradar a nós mesmos, mas sim agradar ao Senhor. Devemos andar de modo digno da nossa vocação (Ef 4:1) e de modo digno do evangelho (Fp 1:27), ou seja, de modo digno de Deus (1 Ts 2:12). O resumo é: devemos andar de maneira a agradar a Deus (1 Ts 4:1). Pois, não somos nós que trabalhamos para Deus; é ele quem opera em nós e por meio de nós, a fim de produzir os frutos de sua graça (Fp 2:12, 13). O serviço cristão nasce da devoção cristã. O trabalho que fazemos, anossa vida na Unidade da Igreja, é um transbordamento da vida que levamos. Somente ao permanecer em Cristo é que produzimos frutos (Jo 15:1ss). Deus deve preparar os obreiros antes de realizarem a obra.”

Devemos entender que se não andamos, assim, como requer o Atributo da Unidade, não faremos diferença nenhuma diante do mundo, e das testemunhas que de perto nos rodeiam, as potestades, as hostes, as próprias pessoas:

1.      "Que não mais andeis como também andam os gentios" (Ef 4:1 7);

2.     "Andai em amor" (Ef. 5.2);

3.     "Andai como filhos da luz" (Ef 5:8).

A vida cristã começa com um passo de fé. Mas esse passo conduz a uma caminhada de fé, "visto que andamos por fé e não peio que vemos" (2 Co 5:7)

Em Edição

Fonte:

Dicionário Strong

Citações no corpo do texto

Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe

Efésios, Moody

Lição CPAD 

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger