Lição 11 – CPAD - Atributos
da Unidade da Fé:
Humildade,
Mansidão e Longanimidade
Lição
11 – CPAD - 14/06/2020
Autor: Pastor e Professor Osvarela
Dedico
a todos os pastores pelo Dia do Pastor.
Com
a citação paulina:
“E ele mesmo deu
uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e
outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos
santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até
que todos cheguemos à unidade da fé, ...” Efésios 4:11-13
Pastores
- aquele que cuida das ovelhas. Aqueles que são pastores do rebanho também são
doutores (professores). O verdadeiro pastor deve proceder em um ministério de
pregação expositiva da Palavra.
Texto
Áureo
“Rogo-vos,
pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes
chamados,” Efésios 4:1
Leitura
Bíblica:
1ª
Parte- Efésios 4:1-4
Rogo-vos,
pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes
chamados,
Com
toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros
em amor,
Procurando
guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há
um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança
da vossa vocação;
2ª
Parte- Colossenses: 1:9-12
Por
esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por
vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a
sabedoria e inteligência espiritual;
Para
que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo,
frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
Corroborados
em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e
longanimidade com gozo;
Dando
graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz;
Introito literário:
Quadragésimo
nono livro da Bíblia
e décimo do Novo Testamento, neste livro podemos observar diversos
ensinamentos dados pelo apóstolo Paulo aos santos em Éfeso, lugar que visitou
durante suas viagens missionárias. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo
Paulo; ele escreveu Efésios durante sua primeira prisão em Roma.
Ao
longo dos seis capítulos acompanhamos as instruções dadas por Paulo sobre como
os cristãos devem seguir a doutrina do Senhor, tudo que é necessário para a
correta prática da vida cristã
O
apóstolo Paulo esclarece sobre o modo como os cristãos devem se posicionar em
relação a Cristo; ao vivermos uma vida em Cristo, somos renovados.
“Que,
quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas
concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos
revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira
justiça e santidade. (Efésios 4:22-24)
Destaque:
O
apóstolo Paulo também instrui a todos para que andem conforme os
ensinamentos de Deus, tendo sempre humildade e amor ao próximo. Ele reforça
a necessidade de sermos firmes em relação à vida no Senhor, não nos deixando
influenciar por palavras vãs, homens e falsas doutrinas.
Quinquagésimo
primeiro livro da Bíblia e décimo segundo do Novo Testamento, Colossenses se destina à igreja em
Colossos, contendo diversas instruções para os erros que os cristãos da
região estavam cometendo. A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo,
com auxílio de Timóteo.
Ao
longo dos quatro capítulos podemos acompanhar os conselhos de Paulo aos
colossenses, após ser alertado por Eprafas de que o povo de Colossos estava
praticando falsas doutrinas, distorcendo os ensinamentos e a visão que tinham
de Cristo.
O
apóstolo auxilia os cristãos para que praticassem corretamente a vida cristã,
lembrando-os da supremacia do Senhor, de que Ele é nosso salvador, e somente
através da fé haverá a salvação.
No
livro, também há instruções voltadas para homens e mulheres, pais e filhos,
servos e senhores para que possam ter uma boa convivência entre eles.
Paulo
também alerta sobre a necessidade dos cristãos em manterem suas vidas voltadas
para o Senhor, fugindo de falsos ensinamentos e filosofias. “Tende cuidado,
para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas,
segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo
Cristo (...)”. (Colossenses 2:8)
Discurso:
“Em quem também vós
estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa
salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da
promessa;” Efésios 1:13
Sob
a ótica da mente de Cristo, sob a ótica dos, agora chamados cristão, sabendo
que o cristão morreu em Cristo, e com Ele foi sepultado no batismo e
crucificado (Gl. 2.19)
Paulo
ensina a sua Doutrina de ética cristã, de que nós os cristãos, agora, além de
pertencermos a Cristo devemos nos apresentar como Ele.
Mostrando a
nossa nova identidade, a identidade dos cristãos.
“...,
admoestando a todo o
homem, e ensinando a todo o homem em toda a sabedoria; para que
apresentemos todo o homem perfeito em Jesus Cristo;” Colossenses
1:28
A
RUPTURA
Houve
uma ruptura do nosso antigo modo de viver:
“Estando nós ainda mortos
em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois
salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares
celestiais, em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes
riquezas da sua graça pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus...., “ Efésios
2:5-8
Esta
ruptura representa uma nova identidade forjada pelo Espírito Santo, nos da
Igreja Redimida. Embora, a vida cristã é como a luz da aurora, vai brilhando,
até chegar a ser dia perfeito, na realidade, no Evangelho de Paulo, esta é uma
posição que todos cristãos devem manter com a visão escatológica.
Mas,
a ruptura é proveniente do Evangelho que muda a nossa condição de pecador
condenado, para imputados como justos.
A
CHAMADA:
“Rogo-vos, pois, eu, o
preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios
4:1
κελευσμα
- keleuma;
ordem, comando, espec. um grito de estímulo; aquele pelo qual um sinal é
dado a homens, e.g. a remadores pelo capitão de um navio, a soldados pelo
comandante (com uma convocação em voz alta, um chamado de clarim)
κλησις
- klesis;
n. f. chamado, chamado a; convocação, convite - para uma festa - do
convite divino para abraçar a salvação de Deus.
παρακλησις
- paraklesis;
n. f. convocação, aproximação, (esp. para ajuda); importação, súplica,
solicitação; exortação, admoestação, encorajamento; consolação, conforto,
solaz; aquilo que proporciona conforto e descanso - portanto, da salvação
messiânica (assim os rabinos denominavam o Messias, o consolador, o
confortador).
“Porque somos feitura sua,
criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para
que andássemos nelas.” Efésios 2:10
Convocados,
para Boas Obras, esta é a vocação, e sob esta tese Paulo discorre tanto, aos
Efésios, quanto aos Colossenses, sobre a ação do Evangelho, e do Espírito
Santo, descrevendo as transformações, em atos que identificam a nossa chamada,
com uma vocação Cristológica, e escatológica, nossa vocação é celeste; o poder
de nosso viver diário é celeste; (o final escatológico da Igreja.
“Como também nos elegeu
nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis
diante dele em amor;” Efésios 1:4
É
o que nos espera, desde a nossa eleição universal, pela transformação do nosso
entendimento, com esta nova visão transformadora do íntimo) diferentes de antes
e os pensamentos judaizantes.
“Há um só corpo e um só
Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;”
É
em Cristo, que devemos nos espelhar, porque temos, agora, a Mente de Cristo, o
eu não é mais “eu”, mas o “eu” é Cristo em todos, para Glória de Deus, O Pai. Para
sermos parte da Unidade da Fé, na Igreja.
“Para que possais andar dignamente
diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e
crescendo no conhecimento de Deus;”
É
a continuidade da Revelação:
“mostra o crente
assentado com Cristo nos lugares celestiais e o exorta a viver de acordo com
sua elevada vocação.” Efésios, Moody
Vocação é uma competência que
estimula as pessoas para a prática de atividades que estão associadas aos seus
desejos de seguir determinado caminho (para o crente o Caminho é Cristo e o
seguimos pela Fé, comum a todos que creem N’Ele, para Unidade da Igreja). Vocação é um talento, uma aptidão natural, um
pendor, uma capacidade específica para executar algo que vai lhe dar prazer.
Vocação
religiosa:
Vocação religiosa é um chamado de Deus para a prática da fé (inserção deste
escritor)religiosa, é louvar e servir a Deus e ao próximo. Ter vocação de
fé (adendo deste escritor) é estar disponível para se separar das coisas que
são do mundo e que não são do agrado de Deus. Site Significados
“..., que andeis como é digno
da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1
αγαπτος
- agapetos;
adj. amado, estimado, querido, favorito, digno ou merecedor de amor.
“Pela
Graça sois salvos”, se manifesta na forma que Paulo inicia o seu discurso em
Efésios, capítulo primeiro e que não éramos dignos, mas fomos chamados e transportados
para o Reino do Filho de Seu Amor.
αξιοω
- axioo;
v. achar conveniente, adequado, justo; considerar digno, ter uma
opinião, merecer.
αξιως
- axios;
adv. apropriadamente, dignamente, de modo digno
εγκρινω
- egkrino;
v. contar entre, considerar entre; julgar-se digno de ser admitido em uma
determinada classe
“..., pedir que sejais
cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e
inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do
Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e
crescendo no conhecimento de Deus;” Colossenses 1:9,10
Quando
somos transformados e colocados, diante de Deus como justos, pela própria ação
do Espírito Santo em Jesus Cristo, passamos a exercitar a mente de Cristo, que
nos infere uma inteligência espiritual que nos faz entender e buscar os frutos
que nos fazem identificar com a Igreja e passamos a entender, que só podemos ser
parte da Unidade, pela ação que passamos entender com:
Conhecimento
da vontade de Deus;
Com
toda a sabedoria;
Com
inteligência espiritual (ação do Espírito Santo, nos da Igreja
redimida);
Entendemos
que devemos andar: dignamente;
Passamos
a vislumbra que precisamos, ir: frutificando em toda a boa Obra;
E
necessitamos de ir “crescendo no conhecimento de Deus”.
“Com toda a humildade e
mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a
unidade do Espírito pelo vínculo da paz.”
Para
tanto, necessitamos buscar os valores morais e espirituais, da ética do Reino
apresentado ao mundo, pela Unidade da Fé, como atributo de uma Unidade
espiritual única, em todo o Aeon:
πραοτης
- praotes
/ πραυτης; n. f. gentileza, bondade, humildade
πραυς
praus;
adj. gentileza, bondade de espírito, Humildade para Deus é aquela
disposição de espírito com a qual aceitamos sua forma de lidar conosco
como a melhor, sem, no entanto, disputar ou resistir. No AT, os humildes são
aqueles que confiam inteiramente em Deus, mais do que em suas próprias
forças, para defendê-los contra toda injustiça. Assim, a atitude humildade para
com os ímpios implica em saber que Deus está permitindo as injúrias que
infligem, que Ele os está usando para purificar seus eleitos, e que livrará
Seus eleitos a Seu tempo. (Is 41.17; Lc 18.1-8) Bondade ou humildade são opostos
à arrogância e egoísmo e originam-se na confiança na bondade de Deus
e no Seu controle sobre a situação. A pessoa bondosa não está centrada no seu
ego. Isto é obra do Espírito Santo, não da vontade humana. (Gl 5.23)
ταπεινωσις
- tapeinosis;
n. f. humildade, condição humilde; metáf. humilhação espiritual, que conduz
alguém a perceber e lamentar sua insignificância e culpa (moral)
Humildade é ação da nossa submissão
aquele que nos chamou, nos deu sua mente, e nos fez imputados, sem nós
merecermos, nada do que Ele nos deu.
ταπεινοφροσυνη
- tapeinophrosune;
n. f. ter uma opinião humilde de si mesmo; senso profundo de
insignificância (moral); modéstia, humildade, submissão de mente.
“Atributos
totalmente estranhos à carne e desafortunadamente raros na vida de muitos cristãos.
- Humildade implica na idéia de simplicidade;
-Mansidão
significa gentileza.
Mansidão;
s.f.
Característica ou condição do que é manso. Que possui o gênio brando;
que é suave e pacífico; de temperamento fácil; meiguice. Falta de agitação;
sem pressa; desprovido de inquietação; tranquilidade ou brandura.
Define
alguém que possui a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma
pessoa que encara com coragem as adversidades a favor de alguém. Este termo
está relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso.
A
paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos
também pode ser um exemplo de longanimidade.
O
significado livre da palavra de origem hebraica é "vagaroso em irar-se",
ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor. Na
versão grega da expressão (makrothymía), o significa literal seria
"longura de espírito". Site Significado
-
Longanimidade é a conservação de uma atitude tranqüila diante da
adversidade e perseguição.” Moody, Efésios (compilado e editado)
μακροθυμια
- makrothumia;
n. f. paciência, tolerância, constância,
firmeza, perseverança; paciência, clemência, longanimidade, lentidão em punir
pecados.
μακροθυμως
- makrothumos;
adv. com longanimidade, i.e., pacientemente
A
longanimidade é que faz o crente uma verdadeira Imago Dei, pois Ele teve e tem
longanimidade em irar-se e ainda espera os que se hão de salvar. O prefixo
grego “makro” revela o quanto Ele é tardio em irar-se.
ημερα
– hemera;
derivado de hemai (descansar); significando manso, i.e. dócil;
É
a forma de aperfeiçoamento pregada por Tiago:
“Portanto, meus amados
irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio
para se irar.” Tiago 1:19
E
Ele é tardio em irar-se, mas devemos nos lembrar que Ele dentro do Reino do
Filho do Seu Amor, mesmo na Graça também executa Seus Juízos:
“O
Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder, e ao culpado não tem
por inocente; o Senhor tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as
nuvens são o pó dos seus pés.” Naum 1:3
Como
alcançar?
Só com a ruptura executada na ação da Fé, em Jesus Cristo e na ação de
convencimento executada, em nossos corações pelo Espírito Santo.
“Irai-vos, e não
pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.” Efésios 4:26
A
ira nos faz mais próximos do Nosso Deus, como sua Imagem:
“Porque a sua ira dura
só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas
a alegria vem pela manhã.” Salmos 30:5
A
mantença da Unidade, não é um esforço único, mas de todos os crentes para que
se realize e Deus sábio em seu Plano, e conhecedor de cada coração, revela pelo
Apóstolo Paulo que esta revelação seja dada a todos os crentes em Jesus, como
um aviso de um toque de trombeta: “todos somos responsáveis pela Unidade,” que
é um atributo da Unidade da Fé. Paulo, ao revelar este mistério da Unidade, não
exige que o cristão faça a unidade, pois só Deus pode criar o laço; mas é
responsabilidade dos crentes o esforço de resguardá-lo.
Necessitamos
de:
- vínculo da paz; (que
anda no Espírito e aguarda a volta do Senhor promove a paz, não o tumulto.)
-
um só Espírito
-
Corroborados em toda a fortaleza
-
segundo a força da sua glória
-
um único elemento de nossa mente: toda a paciência
-
agradecer a quem faz: Pai que nos fez idôneos para participar
-
Tem Promessa: da herança dos santos
Aparentemente,
em alguns momentos o próprio Paulo esteve em lutas sobre a Doutrina, com seus
companheiros, mas Ele entendeu, que há um Atributo único que é mantido na fé em
Cristo Jesus, Cabeça da Igreja, os que não se conformam, mesmo em nossos dias,
estão sendo exortados a exercerem estes fundamentos basais para seguirem como parte
da Unidade.
“Procurando guardar a
unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só
Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa
vocação;
Corroborados em toda a
fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e
longanimidade com gozo;
Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança
dos santos na luz;”
Tenhamos em mente este cuidado e pensamento:
“..,
o propósito da vida (do cristão) não é agradar a nós mesmos, mas sim
agradar ao Senhor. Devemos andar de modo digno da nossa vocação (Ef
4:1) e de modo digno do evangelho (Fp 1:27), ou seja, de modo digno de
Deus (1 Ts 2:12). O resumo é: devemos andar de maneira a agradar a Deus
(1 Ts 4:1). Pois, não somos nós que trabalhamos para Deus; é ele quem
opera em nós e por meio de nós, a fim de produzir os frutos de sua graça (Fp
2:12, 13). O serviço cristão nasce da devoção cristã. O trabalho que fazemos,
anossa vida na Unidade da Igreja, é um transbordamento da vida que levamos.
Somente ao permanecer em Cristo é que produzimos frutos (Jo 15:1ss). Deus
deve preparar os obreiros antes de realizarem a obra.”
Devemos
entender que se não andamos, assim, como requer o Atributo da Unidade, não
faremos diferença nenhuma diante do mundo, e das testemunhas que de perto nos
rodeiam, as potestades, as hostes, as próprias pessoas:
1.
"Que não mais andeis
como também andam os gentios" (Ef 4:1 7);
2. "Andai
em amor" (Ef. 5.2);
3.
"Andai como filhos da
luz" (Ef 5:8).
A
vida cristã começa com um passo de fé. Mas esse passo conduz a uma caminhada de
fé, "visto que andamos por fé e não peio que vemos" (2 Co 5:7)
Em Edição
Fonte:
Dicionário
Strong
Citações
no corpo do texto
Comentário
Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe
Efésios, Moody
Lição CPAD
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