Lição 13: A Batalha Espiritual E As Armas Do Crente
CPAD — 28/06/2020
Estudo Pastor Professor Universitário Osvarela
Texto Áureo
“Revesti-vos de toda a
armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo” Efésios 6.11.
Leitura Bíblica
Efésios 6.10-20
10 – No demais, irmãos
meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 – Revesti-vos de toda a
armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do
diabo;
12 – porque não temos que
lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as
potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 – Portanto, tomai toda
a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo,
ficar firmes.
14 – Estai, pois, firmes,
tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 – e calçados os pés na
preparação do evangelho da paz;
16 – tomando sobretudo o
escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 – Tomai também o
capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
18 – orando em todo tempo
com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e
súplica por todos os santos
19 – e por mim; para que
me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do
evangelho,
20 – pelo qual sou
embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém
falar.
Texto Apoio:
“Pois vestiu-se de
justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua
cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se
de zelo, como de um manto.” Isaías 59:17
Objetivo Geral
Mostrar que o uso da
armadura de Deus assegura a vitória no campo da batalha espiritual.
Objetivos Específicos
Demonstrar qual deve ser o
preparo espiritual do crente para a batalha;
Apresentar o campo da
batalha espiritual;
Saber quais são as armas
espirituais indispensáveis ao crente.
Discurso:
Paulo um judeu, cidadão
romano de nascimento, de Tarso, foi o escritor bíblico inspirado para descrever
e escrever uma série de Doutrinas, que a Igreja absorveu até hoje. Seu estilo
único é tomado de figuras, de linguagem e de manifestações do Espírito, para
ensinar a igreja de maneira que todos possam entender, o que ele ensinava.
Desta maneira, ao longo da
Epístola aos Efésios ele usa figuras variadas de linguagem, fruto da mente de
um homem que observou o panorama geopolítico, histórico e cultural da sua
época.
Sábio em ensinar com
figuras e introduzir-se em assuntos de forma tal, que seus ouvintes e leitores
se transportam, até hoje para a ambiência cultural e real da sua época.
Como no Areópago, como ao
descrever a sua própria conversão no Caminho de Damasco, como ao descrever cenas
espirituais, como os Dons do Espírito, ao compará-los com frutos.
Sua literatura é cheia de
figuras:
Frutos
Edifícios
Casamento
Noivo
Marido
Lutadores
Boxeadores
Corredores
Olimpíadas
11
– Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes
contra as astutas ciladas do diabo;
Dados da vida comum, agora
neste capítulo ele utiliza-se da figura de guerra, de soldados em batalha e
seus apetrechos de luta, que era travada no corpo-a-corpo do campo de batalha, adredemente
preparado, para enfrentar uma luta contra um forte inimigo.
O campo de batalha, não é
o campo físico, o que torna esta luta uma luta que atinge o homem total e interior,
mente, corpo e espírito.
Tomando as palavras do
Evangelho de Cristo, Paulo menciona que é o Inimigo: Diabo, Satanás, a antiga
serpente, que tento o próprio Jesus Cristo.
10 – No demais,
irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Paulo, no entanto, introduz
a seção final, com uma forma gramatical de finalização da Epístola:
No grego temos as palavras
“to loipom”, que significam “finalmente”, uma expressão
comum, usada para encerrar uma seção ou discurso, com orientações finais.
Aliás, Paulo já introduzira
o conceito desta guerra, e separação do mundo físico e do mundo místico ou
sobrenatural, das regiões cósmicas, onde há poderes que incitam o homem ao
erro.
“Em
que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o
príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da
desobediência;” Efésios 2:2
Como a dizer: “além de
tudo que vos falei, existe”, porém,
a necessidade de um revestimento espiritual, para poderdes observar e
cumprir, estas orientações, pois há alguém, um ser não físico, mas que atua no
físico, mesmo operando no ar, nas regiões onde atuam as potestades, poderes
cósmicos (vide Daniel 10;12), e para lutar, não basta estar determinado a
realizar tudo que vos tenho dito, necessário é: Ser Revestido de poder
celestial! Lembrando que a Igreja está assentada, em Cristo, nas Regiões Celestiais”!
“E
eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade
de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas
24:49
Ele ressalta que tipo de
luta estamos travando e quem é o Inimigo. Não é por acaso, que Paulo usa o
termo "luta", pois ele que indicar que estamos envolvidos em
um confronto direto e que, portanto, não somos apenas expectadores de um jogo.
Satanás deseja usar nosso inimigo externo, o mundo, bem como nosso inimigo
interno, a carne, para nos derrotar. Suas armas e seu plano de batalha são
terríveis.
“...,
fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos
de toda a armadura de Deus, .... Porque não temos que lutar
contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades,
contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes
espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:10,11,
12
Paulo discrimina:
Quem dá Fortalece: fortalecei-vos
no Senhor;
Força de Deus: força do
seu poder.
Revestimento: Revesti-vos
Equipamento de guerra: armadura
de Deus,
Motivo: .... Porque:
Tipo de Luta: Não temos que lutar contra
a carne e o sangue
Aos ajudantes de Satanás,
Paulo chama de "principados e potestades [...] dominadores [...] forças
espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12).
A
releitura do versículo, proposta por Charles B. Williams:
"Pois nossa peleja não é somente contra inimigos humanos, mas
contra os governantes, autoridades e poderes cósmicos deste mundo tenebroso; ou
seja, contra os exércitos de espíritos do mal que nos desafiam na luta
celestial".
Inimigos:
Principados,
Potestades,
Príncipes das trevas
Hostes espirituais da
maldade
Local da guerra: lugares
celestiais
A obtenção mística
(sobrenatural) é necessária pois, o Inimigo, com suas hostes atua no ambiente invisível.
Paulo utiliza o termo “endunamoo”,
que significa “fortalecer”, “tornar-se forte”. Temos aqui a
convocação dos crentes a buscarem o poder espiritual, tão plenamente ilustrado
em Efésios 1:19-23. É somente através do poder de Deus, que ressuscitou
e exaltou a Cristo, assim conquistando todos os seus adversários (Colossenses
2:15), que podemos esperar obter uma vitória similar. Esse poder nos é
conferido misticamente, através da influência e operação do Espírito de Deus.
ενδυναμοω - endunamoo; v. ser forte,
revestir-se com força, fortalecer; receber força, ser fortalecido, crescer em
força; num sentido negativo - ser arrogante, obstinado
εξουσια – exousia; poder físico e
mental; habilidade ou força com a qual alguém é dotado, que ele possui
ou exercita; o poder de reger ou governar (o poder de alguém de quem a vontade
e as ordens devem ser obedecidas pelos outros); o principal e mais poderoso
entre os seres criados, superior ao homem, potestades espirituais. Obs.:
Os anjos foram criados em forma superior aos homens.
Paulo informa aos crentes
de Éfeso que estas hostes e potestades tem um líder - Satanás.
Este nosso inimigo e de
Deus tem vários nomes.
Diabo significa "acusador",
pois ele acusa o povo de Deus dia e noite diante do trono de Deus (Ap 12:7-11).
Satanás significa "adversário",
pois ele é inimigo de Deus . Também é chamado de "tentador"
(Mt 4:3), "homicida" e "mentiroso" (Jo 8:44).
A quem é comparado, em
forma de linguagem literária:
A um leão (1 Pe
5:8),
A uma serpente (Gn
3:1; Ap 12:9)
A um anjo de luz (2
Co 11:13-15),
Também denominado "o
deus deste século" (2 Co 4:4).
O apóstolo passa a
informar que mesmo este Inimigo poderoso, pela sua atuação parasitária, no
homem, só pode ser combatido, com um tipo especial de Armadura.
Deus coloca a disposição
do homem, sem intervir, mas disponibilizando a cada crente da Igreja redimida,
que a toma pela fé.
13
– Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no
dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
Não diz: Deus vai vos revestir,
mas devemos tomar, de Deus para resistir, é a ação do livre-arbítrio e da ação
da Fé, na pós-ruptura na nossa conversão, da qual, Paulo está orientando aos efésios
tratando-os com revelações, apresentando mistérios e por fim (“No demais”),
coo o crente deve se apropriar destas armas que estão disponibilizadas, a
Igreja.
13 – Portanto, tomai toda a armadura de
Deus
Gostaria de destacar,
alguns aspectos deste ensino paulino.
Devemos – tomar, ou seja, está
disponível;
Eficácia: para resistir, só estas
armaduras, em sua totalidade pode nos fazer resistir, a estas potestades;
não devemos deixar
parte alguma de fora.
13 - “..., para que possais resistir no dia mau,
...”
Momento: há um momento que não
sabemos qual será, quando necessitaremos estar armados e revestidos, desta
armadura, então não há como deixar de utilizar e estar revestido de toda a
armadura, como também só utilizarmos uma das peças desta armadura.
Aprenda: “O dia é mau e o
inimigo é mau, mas "se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos
8:31.
Dia mau – Paulo já ensinara o que
é o dia mau, as Escrituras advertem que desde a juventude nos devemos preparar
para os ias Maus, “ antes que venha o dia mau, e digas: não tenho nele prazer”,
assim o crente tem que estar preparado para o dia mau, e revestido de toda armadura
de Deus.
“Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” Efésios
5:16
15 – e calçados os pés na
preparação do evangelho da paz;
16 – tomando sobretudo o
escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 – Tomai também o
capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
18 – orando em todo tempo
com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e
súplica por todos os santos
Messianismo de Isaías é a
base de inspiração deste ensino Paulino:
“Pois
vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua
cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo,
como de um manto.” Isaías 59:17
Como dissemos no início
deste estudo:
Paulo pensava na constituição
das antigas armaduras.
Formadas, basicamente dos
seguintes elementos, (uns de defesa e outros de ataque) escudo,
espada, lança, capacete, e armadura das pernas (que cobria as coxas até aos
joelhos), conforme nos informa Políbio e outros escritores antigos. (Thuc. iii,
14; Isocr. 352 D; Herod. i.60; Platão, Leis, vii., pág. 796 B; Políbio vi.
23,2).
Como Paulo convivia na
época do Exército romano, sem dúvida, o soldado romano e sua armadura está em vista neste trecho.
Paulo inicia dando a
posição e cada elemento e onde deverá estar posicionado, tal qual no corpo
humano, no corpo espiritual do crente, para esta guerra.
οσφυς - osphus; n. f. quadril (lombo);
cingir, cercar, os lombos; lombo, (dois) quadris - o lugar onde os hebreus
achavam que o poder generativo residia (sêmen).
Etimologia: Deambular é um termos técnicos de
enfermagem muito utilizado e significa simplesmente andar, caminhar. Sou Enfermagem Em: 27/07/2018
A deambulação, ou o modo
de caminhar do homem, principalmente numa posição de guerra depende do equilíbrio
ao caminhar determinado pelos quadris. Muitas vezes colocamos lombos, como a
parte dos ombros, mas na realidade, lombos é a região dos quadris, onde a mãe
apoia as penas da criança e anda quilômetros, onde o que puxa um peso coloca
uma faixa para reforçar seu esqueleto e músculos.
14 –firmes, tendo cingidos
os vossos lombos com a verdade, e
“...Estai...firmes...”
refletem novamente o verbo grego “istemi”, que significa “permanecer”,
Nas línguas da Escritura
do Antigo Testamento encontramos definições da etimologia usada para definir
algumas palavras, com maior compreensão:
chagowr ou חגר -
chagor e (fem.) חגורה - chagowrah ou חגרה –
chagorah; n.
pr. m. cinturão, cinto; cinturão, cobertura para os lombos, cinto,
tecido para os lombos, armadura.
חלץ - chalats ou
(plural) חלצים; n. f. pl. lombos; como lugar de virilidade; cingidos - como
lugar de dor (sofrimento da mulher).
ירך - yarek; n. f. coxa, lado, lombo,
base – coxa, fora da coxa (onde a espada era usada), lombos (como
o lugar do poder de procriação); lado.
“fora da coxa (onde a
espada era usada)” – sem o lombo estar preparado ou cingido, onde se colocaria a
espada?
Entendo que Paulo, pensou
nestes termos ao escrever este trecho da epístola.
πανοπλια - panoplia; n. f. armadura
inteira e completa; inclue escudo, espada, lança, capacete, grevas, e
peitoral
O cinto é o que liga a
armadura para ela não ficar solta e alguns elementos sem poderem ser
utilizados.
O cinto mantinha unidas as
outras partes da armadura, e a verdade é o elemento de integração na vida do
cristão vitorioso.
A vida do crente e da
Igreja é formada de união, há uma ligação, que é Cristo, A Verdade na vida da
Igreja Redimida.
περιζωννυμι - perizonnumi; v. prender as vestes com
uma cinta ou cinto; cingir-se; metáf. cinturão da verdade - equipar-se com o
conhecimento da verdade
“E a
justiça será o cinto dos seus lombos,
e a fidelidade o cinto dos seus rins.” Isaías 11:5
A justiça de
Deus é a revelação de Paulo, se andarmos dentro dela seremos vitoriosos, em
nossas batalhas, e o inimigo nada terá para nos acusar.
..., vestida a couraça da justiça,
Esta é a parte da
armadura, formada de placas ou de cadeias de metal, cobria a parte posterior e
anterior do corpo desde o pescoço até a cintura. Simboliza a justificação do
cristão em Cristo (2 Coríntios 5:21) e sua vida justa no Senhor (Efésios 4:24).
Ela além de proteger o soldado, protegia a centúria, o batalhão, como exemplo
pelo qual se todos estão em justiça a Igreja
Redimida vence as suas lutas. Existia uma formação do exército romano que ao
ser executada, os soldados se protegiam, por cima, com os escudos, pelos lados
idem e as couraças eram determinantes na hora da formação para ataque e defesa.
O soldado o segurava
diante de si para protegê-lo de lanças, flechas e "dardos
inflamados". As beiradas do escudo tinham um formato que permitia a uma
linha inteira de soldados encaixar um escudo no outro e marchar sobre o inimigo
como uma parede sólida.
15 – e calçados os pés na preparação do evangelho
da paz;
Assim como os quadris, os
lombos determinam a estabilidade do homem, principalmente na guerra, os pés bem
calçados determinam maior conforto e causam menos dores aquém está lutando calçado.
Como hoje alguns calçados de esportes usam cravos, naqueles dias as sandálias
de guerra dos soldados romanos continham cravos para manter a posição,
principalmente numa luta homem-a-homem, espada com espada, mantendo-os mais
firmes nesta hora.
Toda a preparação que
produz a prontidão para enfrentar o inimigo, para obter a vitória espiritual e
conferi-la a outros, o que se encontra no recebimento correto do evangelho e no
seu uso correto.
Algo que tem sido pedra de
tropeço para muitos, o mau uso do Evangelho, transformando-o em “arma” para
conquistar massas, mas de forma que o Homem seja o centro da Mensagem, e não
Jesus Cristo. Assim, como não há Evangelho sem Cruz, não há pregação sem Cristo
da Cruz!”
Toda a Mensagem do
Evangelho que nos faz caminhar é forjada e baseada sobre Jesus Cristo a Rocha!
Osvarela
O crente tem que ter seus
calçados firmas nas palavras do Evangelho que nos garantem a estabilidade
espiritual, permanecendo firmes no Evangelho da Verdade.
O Evangelho que usamos
para manter a nossa mente firmada em Cristo e nas Suas Promessas, também é o
Evangelho que usamos par a Guerra com as potestades e apara manter a Paz entre
a Igreja Redimida.
“A fim de estabelecer a paz
de Deus no universo, que é o nosso desígnio final, precisamos combater
contra o mal espiritual que perturba essa paz”. (Beare, in loc.).
Exemplo:
Jesus venceu Satanás pelo
poder da Palavra:
“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito:
Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus
4:10
Justiça se consegue com Paz:
“Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam
a paz.” Tiago 3:18
Paz é fundamento da Koinonia na Igreja:
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem ... ninguém verá
o Senhor;” Hebreus 12:14
16
– tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos
inflamados do maligno.
As lutas daqueles tempos
eram encarniçadas e um dos armamentos mais usados eram os dardo inflamados, que
os arqueiros do inimigo lançavam flechas que com fogo que caiam sobre os
inimigos ateando-lhes fogo. Assim, a nossa mente é atingida, como alvo
preferencial do Inimigo para ser atingidas pelos dardos do maligno para causar:
dúvida, ira, desejos da carne, pensamentos de erro.
Proteja sua mente pensando
em Jesus e nas Suas palavras, na Bíblia Sagrada.
17 – Tomai também o
capacete da salvação e
περικεφαλαια - perikephalaia; n. f. capacete; metáf.
proteção da alma que consiste na (esperança de) salvação
O “capacete”, proteção
para a cabeça, um alvo do inimigo. Paulo deveria estar e ter em lembrança as
plumas vermelhas em crista dos capacetes romanos, sobre o metal que reluzia ao
sol da Palestina e que era temido , aonde chegasse. Paulo faz o capacete
representar a “salvação”. A salvação nos cobre pelo sangue de Jesus
Cristo e é vista de longe pelo inimigo.
Defesa e ataque:
17 (b) a espada do Espírito, que é a palavra de
Deus,
Políbio descreve, assim a
armadura romana:
“A panóplia romana consiste primeiramente
de um escudo de superfície convexa, de 0,75 cm de altura; na beirada, sua
espessura é da largura de u’a mão... Juntamente com o escudo há a espada; e
esta o soldado leva em sua coxa direita, chamada ‘espada espanhola’. Permite um
golpe poderoso e profundo com ambos os fios, pois a lâmina é forte e firme.
Além disso, o soldado leva dois dardos, um capacete de bronze e grevas...A
maioria dos soldados também usa uma chapa de bronze, da largura de um palmo
para cada lado, e que colocam sobre o peito—chamam-na de ‘protetor do coração’;
e aqueles que valem mais de dez mil dracmas, ao invés do protetor do coração
usam uma cota de malhas». (Políbio, História, Vi. 23).
“Thoraks”, o “peitoral”, que
consistia de duas partes, chamadas “asas”. Uma delas cobria a região inteira do
peito, a parte frontal do tórax, protegendo os órgãos principais da vida, ali
contidos. E a outra parte cobria uma parte das costas. Paulo faz isso
representar a «justiça» ou «retidão». (v.14).
4. “Knemidés”, as “grevas”,
que serviam para proteger as canelas, isto é, do joelho para baixo, e com frequência
com uma extensão de couro que também protegia o pé.
5. “Cheirides”, uma
espécie de «luvas» que serviam para defender as mãos, bem como o antebraço, até
ao cotovelo.
Tipos de
escudo:
Com base no que estamos
estudando, neste texto, cremos que Paulo usa como símbolo da “fé” (v. 16).
Escudo: Era o “aspis” ou o
“chiled”.
Naqueles dias havia várias
formas, feitas de diferentes metais.
Na Mitologia grega: O
escudo de Aquiles, que teria sido feito por Vulcano, seria circular, composto
de cinco chapas de metal, sendo duas de bronze, duas de estanho e uma de ouro. Descrito
na Híada, Upsilon, v. 270:
Cinco chapas de vários
metais, vários moldes, compunham o escudo; de bronze cada um se dobrava para
fora. De estanho, cada um para dentro; e o do meio, de ouro.
“Gerron”, ou “guerra”, um
pequeno escudo quadrado, que a princípio foi usado pelos persas.
«Laiseion», o escudo de
forma oblonga, coberto com couros ásperos, ainda com os pêlos.
O escudo amazônico. “Peite”,
o “escudo leve”, na forma de uma lua crescente, com um pequeno ornamento
similar às pétalas recurvas de uma flor de luce, no centro de uma linha
diagonal reta, que passava perto de uma das beiradas. Esse era
“Thureos”, o “scutum” ou “escudo
oblongo”, feito de madeira e recoberto de couro, mas já sem os pêlos. Tinha o
formato do “laiseion” (descrito acima), embora fosse muito maior. Seu nome se
deriva da palavra “thura”, que significa “porta”», visto que se assemelhava a
portas de tamanho comum, quanto à sua forma.
Nos dias de Paulo, o “aspis”
e o ‘thureos” eram os escudos mais usados. O primeiro se destinava a soldados
levemente armados, e o último para soldados pesadamente armados.
18 – orando em todo tempo com toda oração e
súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos
os santos
A oração, é como a hidratação
de quem está em luta, seja um boxeador, seja um corredor em disputa, eles
precisam de energia e hidratação para se manterem na luta. Sem a oração “em
todo o tempo” e vigilantes, posição de um soldado no campo de guerra,
não há vitória possível para um soldado, um lutador, porque o inimigo é
estatuto e aguarda um momento de desatenção para nos atacar:
Não há versículo tão
esclarecedor deste ensino de Paulo do que a expressão petrina:
“
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em
derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1
Pedro 5:8
Orar a todo tempo = "Orar sem
cessar" (1 Tessalonicenses 5:17) significa estar sempre em
comunhão com o Senhor, estar conectado com ele a todo tempo.
“Por
esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de
orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua
vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;” Colossenses 1:9
Estejamos pois atentos a
estes estudos da Epístola Aos Efésios, pois são de maior valia, neste tempo de
dificuldades que a Igreja Redimida enfrenta, mas temos o Espírito Santo, nos
ajudando a todo momento e agora cobertos pela panóplia espiritual, que devemos
tomar. Volto a dizer:
Deus nos orientou e disponibiliza
as armas, mas cada um tome a sua panóplia individualmente e quando o Inimigo,
me atacar e a Igreja formamos um esquadrão celestial para defesa pessoal e
coletiva.
Bibliografia:
Comentário Bíblico Expositivo,
Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe
O Novo Testamento Interpretado,
Versículo Por Versículo, Russell Norman Champlin, Ph. D. Volume 4
Dicionário Bíblico Strong,
Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil
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CPAD 2º Trimestre 2020
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