sábado, junho 27

Lição 13: A Batalha Espiritual E As Armas Do Crente CPAD — 28/06/2020

Lição 13: A Batalha Espiritual E As Armas Do Crente

CPAD — 28/06/2020

Estudo Pastor Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as  astutas ciladas do diabo” Efésios 6.11.

Leitura Bíblica

Efésios 6.10-20

10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

12 – porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

13 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14 – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15 – e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16 – tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17 – Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,

18 – orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

19 – e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com  confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

20 – pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

Texto Apoio:

“Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.” Isaías 59:17

Objetivo Geral

Mostrar que o uso da armadura de Deus assegura a vitória no campo da batalha espiritual.

Objetivos Específicos

Demonstrar qual deve ser o preparo espiritual do crente para a batalha;

Apresentar o campo da batalha espiritual;

Saber quais são as armas espirituais indispensáveis ao crente.


Discurso:

Paulo um judeu, cidadão romano de nascimento, de Tarso, foi o escritor bíblico inspirado para descrever e escrever uma série de Doutrinas, que a Igreja absorveu até hoje. Seu estilo único é tomado de figuras, de linguagem e de manifestações do Espírito, para ensinar a igreja de maneira que todos possam entender, o que ele ensinava.

Desta maneira, ao longo da Epístola aos Efésios ele usa figuras variadas de linguagem, fruto da mente de um homem que observou o panorama geopolítico, histórico e cultural da sua época.

Sábio em ensinar com figuras e introduzir-se em assuntos de forma tal, que seus ouvintes e leitores se transportam, até hoje para a ambiência cultural e real da sua época.

Como no Areópago, como ao descrever a sua própria conversão no Caminho de Damasco, como ao descrever cenas espirituais, como os Dons do Espírito, ao compará-los com frutos.

Sua literatura é cheia de figuras:

Frutos

Edifícios

Casamento

Noivo

Marido

Lutadores

Boxeadores

Corredores

Olimpíadas

11 – Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

Dados da vida comum, agora neste capítulo ele utiliza-se da figura de guerra, de soldados em batalha e seus apetrechos de luta, que era travada no corpo-a-corpo do campo de batalha, adredemente preparado, para enfrentar uma luta contra um forte inimigo.

O campo de batalha, não é o campo físico, o que torna esta luta uma luta que atinge o homem total e interior, mente, corpo e espírito.

Tomando as palavras do Evangelho de Cristo, Paulo menciona que é o Inimigo: Diabo, Satanás, a antiga serpente, que tento o próprio Jesus Cristo.

10 – No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.

Paulo, no entanto, introduz a seção final, com uma forma gramatical de finalização da Epístola:

No grego temos as palavras “to loipom”, que significam “finalmente”, uma expressão comum, usada para encerrar uma seção ou discurso, com orientações finais.

Aliás, Paulo já introduzira o conceito desta guerra, e separação do mundo físico e do mundo místico ou sobrenatural, das regiões cósmicas, onde há poderes que incitam o homem ao erro.

“Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;” Efésios 2:2

Como a dizer: “além de tudo que vos falei, existe”, porém,  a necessidade de um revestimento espiritual, para poderdes observar e cumprir, estas orientações, pois há alguém, um ser não físico, mas que atua no físico, mesmo operando no ar, nas regiões onde atuam as potestades, poderes cósmicos (vide Daniel 10;12), e para lutar, não basta estar determinado a realizar tudo que vos tenho dito, necessário é: Ser Revestido de poder celestial! Lembrando que a Igreja está assentada, em Cristo, nas Regiões Celestiais”!

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” Lucas 24:49

Ele ressalta que tipo de luta estamos travando e quem é o Inimigo. Não é por acaso, que Paulo usa o termo "luta", pois ele que indicar que estamos envolvidos em um confronto direto e que, portanto, não somos apenas expectadores de um jogo. Satanás deseja usar nosso inimigo externo, o mundo, bem como nosso inimigo interno, a carne, para nos derrotar. Suas armas e seu plano de batalha são terríveis.

“..., fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, .... Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” Efésios 6:10,11, 12

Paulo discrimina:

Quem dá Fortalece: fortalecei-vos no Senhor;

Força de Deus: força do seu poder.

Revestimento: Revesti-vos

Equipamento de guerra: armadura de Deus,

Motivo: .... Porque:

Tipo de Luta: Não temos que lutar contra a carne e o sangue

Aos ajudantes de Satanás, Paulo chama de "principados e potestades [...] dominadores [...] forças espirituais do mal, nas regiões celestes" (Efésios 6:12).

A releitura do versículo, proposta por Charles B. Williams:
"Pois nossa peleja não é somente contra inimigos humanos, mas contra os governantes, autoridades e poderes cósmicos deste mundo tenebroso; ou seja, contra os exércitos de espíritos do mal que nos desafiam na luta celestial".

Inimigos:

Principados,

Potestades,

Príncipes das trevas

Hostes espirituais da maldade

Local da guerra: lugares celestiais

A obtenção mística (sobrenatural) é necessária pois, o Inimigo, com suas hostes atua no ambiente invisível.

Paulo utiliza o termo “endunamoo”, que significa “fortalecer”, “tornar-se forte”. Temos aqui a convocação dos crentes a buscarem o poder espiritual, tão plenamente ilustrado em Efésios 1:19-23. É somente através do poder de Deus, que ressuscitou e exaltou a Cristo, assim conquistando todos os seus adversários (Colossenses 2:15), que podemos esperar obter uma vitória similar. Esse poder nos é conferido misticamente, através da influência e operação do Espírito de Deus.

ενδυναμοω - endunamoo; v. ser forte, revestir-se com força, fortalecer; receber força, ser fortalecido, crescer em força; num sentido negativo - ser arrogante, obstinado

εξουσια – exousia; poder físico e mental; habilidade ou força com a qual alguém é dotado, que ele possui ou exercita; o poder de reger ou governar (o poder de alguém de quem a vontade e as ordens devem ser obedecidas pelos outros); o principal e mais poderoso entre os seres criados, superior ao homem, potestades espirituais. Obs.: Os anjos foram criados em forma superior aos homens.

Paulo informa aos crentes de Éfeso que estas hostes e potestades tem um líder - Satanás.

Este nosso inimigo e de Deus tem vários nomes.

Diabo significa "acusador", pois ele acusa o povo de Deus dia e noite diante do trono de Deus (Ap 12:7-11).

Satanás significa "adversário", pois ele é inimigo de Deus . Também é chamado de "tentador" (Mt 4:3), "homicida" e "mentiroso" (Jo 8:44).

A quem é comparado, em forma de linguagem literária:

A um leão (1 Pe 5:8),

A uma serpente (Gn 3:1; Ap 12:9)

A um anjo de luz (2 Co 11:13-15),

Também denominado "o deus deste século" (2 Co 4:4).

O apóstolo passa a informar que mesmo este Inimigo poderoso, pela sua atuação parasitária, no homem, só pode ser combatido, com um tipo especial de Armadura.

Deus coloca a disposição do homem, sem intervir, mas disponibilizando a cada crente da Igreja redimida, que a toma pela fé.

13 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

Não diz: Deus vai vos revestir, mas devemos tomar, de Deus para resistir, é a ação do livre-arbítrio e da ação da Fé, na pós-ruptura na nossa conversão, da qual, Paulo está orientando aos efésios tratando-os com revelações, apresentando mistérios e por fim (“No demais”), coo o crente deve se apropriar destas armas que estão disponibilizadas, a Igreja.

13 – Portanto, tomai toda a armadura de Deus

Gostaria de destacar, alguns aspectos deste ensino paulino.

Devemos – tomar, ou seja, está disponível;

Eficácia: para resistir, só estas armaduras, em sua totalidade pode nos fazer resistir, a estas potestades; não devemos deixar parte alguma de fora.

13 - “..., para que possais resistir no dia mau, ...”

Momento: há um momento que não sabemos qual será, quando necessitaremos estar armados e revestidos, desta armadura, então não há como deixar de utilizar e estar revestido de toda a armadura, como também só utilizarmos uma das peças desta armadura.

Aprenda: “O dia é mau e o inimigo é mau, mas "se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos 8:31.

Dia mau – Paulo já ensinara o que é o dia mau, as Escrituras advertem que desde a juventude nos devemos preparar para os ias Maus, “ antes que venha o dia mau, e digas: não tenho nele prazer”, assim o crente tem que estar preparado para o dia mau, e revestido de toda armadura de Deus.

Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” Efésios 5:16

14 – Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15 – e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

16 – tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

17 – Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,

18 – orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

Messianismo de Isaías é a base de inspiração deste ensino Paulino:

“Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na sua cabeça, e por vestidura pôs sobre si vestes de vingança, e cobriu-se de zelo, como de um manto.” Isaías 59:17

Como dissemos no início deste estudo:

Paulo pensava na constituição das antigas armaduras.

Formadas, basicamente dos seguintes elementos, (uns de defesa e outros de ataque) escudo, espada, lança, capacete, e armadura das pernas (que cobria as coxas até aos joelhos), conforme nos informa Políbio e outros escritores antigos. (Thuc. iii, 14; Isocr. 352 D; Herod. i.60; Platão, Leis, vii., pág. 796 B; Políbio vi. 23,2).

Como Paulo convivia na época do Exército romano, sem dúvida, o soldado romano  e sua armadura está em vista neste trecho.

Paulo inicia dando a posição e cada elemento e onde deverá estar posicionado, tal qual no corpo humano, no corpo espiritual do crente, para esta guerra.

οσφυς - osphus; n. f. quadril (lombo); cingir, cercar, os lombos; lombo, (dois) quadris - o lugar onde os hebreus achavam que o poder generativo residia (sêmen).

Etimologia: Deambular é um termos técnicos de enfermagem muito utilizado e significa simplesmente andar, caminhar. Sou Enfermagem Em: 27/07/2018

A deambulação, ou o modo de caminhar do homem, principalmente numa posição de guerra depende do equilíbrio ao caminhar determinado pelos quadris. Muitas vezes colocamos lombos, como a parte dos ombros, mas na realidade, lombos é a região dos quadris, onde a mãe apoia as penas da criança e anda quilômetros, onde o que puxa um peso coloca uma faixa para reforçar seu esqueleto e músculos.

14 –firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e

“...Estai...firmes...” refletem novamente o verbo grego “istemi”, que significa “permanecer”,

Nas línguas da Escritura do Antigo Testamento encontramos definições da etimologia usada para definir algumas palavras, com maior compreensão:

chagowr ou חגר - chagor e (fem.) חגורה - chagowrah ou חגרה – chagorah; n. pr. m. cinturão, cinto; cinturão, cobertura para os lombos, cinto, tecido para os lombos, armadura.

חלץ - chalats ou (plural) חלצים; n. f. pl. lombos; como lugar de virilidade; cingidos - como lugar de dor (sofrimento da mulher).

ירך - yarek; n. f. coxa, lado, lombo, base – coxa, fora da coxa (onde a espada era usada), lombos (como o lugar do poder de procriação);  lado.

fora da coxa (onde a espada era usada)” – sem o lombo estar preparado ou cingido, onde se colocaria a espada?

Entendo que Paulo, pensou nestes termos ao escrever este trecho da epístola.

πανοπλια - panoplia; n. f. armadura inteira e completa; inclue escudo, espada, lança, capacete, grevas, e peitoral

O cinto é o que liga a armadura para ela não ficar solta e alguns elementos sem poderem ser utilizados.

O cinto mantinha unidas as outras partes da armadura, e a verdade é o elemento de integração na vida do cristão vitorioso.

A vida do crente e da Igreja é formada de união, há uma ligação, que é Cristo, A Verdade na vida da Igreja Redimida.

περιζωννυμι - perizonnumi; v. prender as vestes com uma cinta ou cinto; cingir-se; metáf. cinturão da verdade - equipar-se com o conhecimento da verdade

“E  a justiça será o cinto dos seus lombos,

e a fidelidade o cinto dos seus rins.” Isaías 11:5

A justiça de Deus é a revelação de Paulo, se andarmos dentro dela seremos vitoriosos, em nossas batalhas, e o inimigo nada terá para nos acusar.

..., vestida a couraça da justiça,

Esta é a parte da armadura, formada de placas ou de cadeias de metal, cobria a parte posterior e anterior do corpo desde o pescoço até a cintura. Simboliza a justificação do cristão em Cristo (2 Coríntios 5:21) e sua vida justa no Senhor (Efésios 4:24). Ela além de proteger o soldado, protegia a centúria, o batalhão, como exemplo pelo qual se todos estão em justiça  a Igreja Redimida vence as suas lutas. Existia uma formação do exército romano que ao ser executada, os soldados se protegiam, por cima, com os escudos, pelos lados idem e as couraças eram determinantes na hora da formação para ataque e defesa. O soldado o segurava diante de si para protegê-lo de lanças, flechas e "dardos inflamados". As beiradas do escudo tinham um formato que permitia a uma linha inteira de soldados encaixar um escudo no outro e marchar sobre o inimigo como uma parede sólida.

15 – e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;

Assim como os quadris, os lombos determinam a estabilidade do homem, principalmente na guerra, os pés bem calçados determinam maior conforto e causam menos dores aquém está lutando calçado. Como hoje alguns calçados de esportes usam cravos, naqueles dias as sandálias de guerra dos soldados romanos continham cravos para manter a posição, principalmente numa luta homem-a-homem, espada com espada, mantendo-os mais firmes nesta hora.

Toda a preparação que produz a prontidão para enfrentar o inimigo, para obter a vitória espiritual e conferi-la a outros, o que se encontra no recebimento correto do evangelho e no seu uso correto.

Algo que tem sido pedra de tropeço para muitos, o mau uso do Evangelho, transformando-o em “arma” para conquistar massas, mas de forma que o Homem seja o centro da Mensagem, e não Jesus Cristo. Assim, como não há Evangelho sem Cruz, não há pregação sem Cristo da Cruz!”

Toda a Mensagem do Evangelho que nos faz caminhar é forjada e baseada sobre Jesus Cristo a Rocha! Osvarela

O crente tem que ter seus calçados firmas nas palavras do Evangelho que nos garantem a estabilidade espiritual, permanecendo firmes no Evangelho da Verdade.

O Evangelho que usamos para manter a nossa mente firmada em Cristo e nas Suas Promessas, também é o Evangelho que usamos par a Guerra com as potestades e apara manter a Paz entre a Igreja Redimida.

“A fim de estabelecer a paz de Deus no universo, que é o nosso desígnio final, precisamos combater contra o mal espiritual que perturba essa paz”. (Beare, in loc.).

Exemplo:

Jesus venceu Satanás pelo poder da Palavra:

“Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito:

Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:10

Justiça se consegue com Paz:

“Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.” Tiago 3:18

Paz é fundamento da Koinonia na Igreja:

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem ... ninguém verá o Senhor;” Hebreus 12:14

16 – tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.

As lutas daqueles tempos eram encarniçadas e um dos armamentos mais usados eram os dardo inflamados, que os arqueiros do inimigo lançavam flechas que com fogo que caiam sobre os inimigos ateando-lhes fogo. Assim, a nossa mente é atingida, como alvo preferencial do Inimigo para ser atingidas pelos dardos do maligno para causar: dúvida, ira, desejos da carne, pensamentos de erro.

Proteja sua mente pensando em Jesus e nas Suas palavras, na Bíblia Sagrada.

17 – Tomai também o capacete da salvação e

περικεφαλαια - perikephalaia; n. f. capacete; metáf. proteção da alma que consiste na (esperança de) salvação

O “capacete”, proteção para a cabeça, um alvo do inimigo. Paulo deveria estar e ter em lembrança as plumas vermelhas em crista dos capacetes romanos, sobre o metal que reluzia ao sol da Palestina e que era temido , aonde chegasse. Paulo faz o capacete representar a “salvação”. A salvação nos cobre pelo sangue de Jesus Cristo e é vista de longe pelo inimigo.

Defesa e ataque:

17 (b) a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,

Políbio descreve, assim a armadura romana:

“A panóplia romana consiste primeiramente de um escudo de superfície convexa, de 0,75 cm de altura; na beirada, sua espessura é da largura de u’a mão... Juntamente com o escudo há a espada; e esta o soldado leva em sua coxa direita, chamada ‘espada espanhola’. Permite um golpe poderoso e profundo com ambos os fios, pois a lâmina é forte e firme. Além disso, o soldado leva dois dardos, um capacete de bronze e grevas...A maioria dos soldados também usa uma chapa de bronze, da largura de um palmo para cada lado, e que colocam sobre o peito—chamam-na de ‘protetor do coração’; e aqueles que valem mais de dez mil dracmas, ao invés do protetor do coração usam uma cota de malhas». (Políbio, História, Vi. 23).

“Thoraks”, o “peitoral”, que consistia de duas partes, chamadas “asas”. Uma delas cobria a região inteira do peito, a parte frontal do tórax, protegendo os órgãos principais da vida, ali contidos. E a outra parte cobria uma parte das costas. Paulo faz isso representar a «justiça» ou «retidão». (v.14).

4. “Knemidés”, as “grevas”, que serviam para proteger as canelas, isto é, do joelho para baixo, e com frequência com uma extensão de couro que também protegia o pé.

5. “Cheirides”, uma espécie de «luvas» que serviam para defender as mãos, bem como o antebraço, até ao cotovelo.

Tipos de escudo:

Com base no que estamos estudando, neste texto, cremos que Paulo usa como símbolo da “fé” (v. 16).

Escudo: Era o “aspis” ou o “chiled”.

Naqueles dias havia várias formas, feitas de diferentes metais.

Na Mitologia grega: O escudo de Aquiles, que teria sido feito por Vulcano, seria circular, composto de cinco chapas de metal, sendo duas de bronze, duas de estanho e uma de ouro. Descrito na Híada, Upsilon, v. 270:

Cinco chapas de vários metais, vários moldes, compunham o escudo; de bronze cada um se dobrava para fora. De estanho, cada um para dentro; e o do meio, de ouro.

“Gerron”, ou “guerra”, um pequeno escudo quadrado, que a princípio foi usado pelos persas.

«Laiseion», o escudo de forma oblonga, coberto com couros ásperos, ainda com os pêlos.

O escudo amazônico. “Peite”, o “escudo leve”, na forma de uma lua crescente, com um pequeno ornamento similar às pétalas recurvas de uma flor de luce, no centro de uma linha diagonal reta, que passava perto de uma das beiradas. Esse era

“Thureos”, o “scutum” ou “escudo oblongo”, feito de madeira e recoberto de couro, mas já sem os pêlos. Tinha o formato do “laiseion” (descrito acima), embora fosse muito maior. Seu nome se deriva da palavra “thura”, que significa “porta”», visto que se assemelhava a portas de tamanho comum, quanto à sua forma.

Nos dias de Paulo, o “aspis” e o ‘thureos” eram os escudos mais usados. O primeiro se destinava a soldados levemente armados, e o último para soldados pesadamente armados.

18 – orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos

A oração, é como a hidratação de quem está em luta, seja um boxeador, seja um corredor em disputa, eles precisam de energia e hidratação para se manterem na luta. Sem a oração “em todo o tempo” e vigilantes, posição de um soldado no campo de guerra, não há vitória possível para um soldado, um lutador, porque o inimigo é estatuto e aguarda um momento de desatenção para nos atacar:

Não há versículo tão esclarecedor deste ensino de Paulo do que a expressão petrina:

“ Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;” 1 Pedro 5:8

Orar a todo tempo = "Orar sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17) significa estar sempre em comunhão com o Senhor, estar conectado com ele a todo tempo.

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;” Colossenses 1:9

Estejamos pois atentos a estes estudos da Epístola Aos Efésios, pois são de maior valia, neste tempo de dificuldades que a Igreja Redimida enfrenta, mas temos o Espírito Santo, nos ajudando a todo momento e agora cobertos pela panóplia espiritual, que devemos tomar. Volto a dizer:

Deus nos orientou e disponibiliza as armas, mas cada um tome a sua panóplia individualmente e quando o Inimigo, me atacar e a Igreja formamos um esquadrão celestial para defesa pessoal e coletiva.

Bibliografia:

Comentário Bíblico Expositivo, Novo Testamento, Volume II, Warren W. Wiersbe

O Novo Testamento Interpretado, Versículo Por Versículo, Russell Norman Champlin, Ph. D. Volume 4

Dicionário Bíblico Strong, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil

Apontamentos do autor

Lições Bíblicas da EBD – CPAD 2º Trimestre 2020

Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger