terça-feira, agosto 24

Naamã É Curado Da Lepra Lição 8 CPAD Data: 22 de Agosto de 2021

Naamã É Curado Da Lepra

Lição 8 CPAD Data: 22 de Agosto de 2021

Estudo do Pastor e Professor Universitário Osvarela

Texto Áureo

“Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.” (2Rs 5.14).

Prática

Deus não opera milagres necessariamente segundo nossas expectativas. Ele faz da forma e no momento que lhe apraz.

Leitura Bíblica

2 Reis 5.1-10,14,25-27.

1 — E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor e de muito respeito; porque por ele o SENHOR dera livramento aos siros; e era este varão homem valoroso, porém leproso.

2 — E saíram tropas da Síria e da terra de Israel levaram presa uma menina, que ficou ao serviço da mulher de Naamã.

3 — E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

4 — Então, entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

5 — Então, disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi e tomou na sua mão dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro, e dez mudas de vestes.

6 — E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o restaures da sua lepra.

7 — E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

8 — Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

9 — Veio, pois, Naamã com os seus cavalos e com o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu.

10 — Então, Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.

14 — Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou, como a carne de um menino, e ficou purificado.

25 — Então, ele entrou e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: De onde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.

26 — Porém ele lhe disse: Porventura, não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, a encontrar-te? Era isso ocasião para tomares prata e para tomares vestes, e olivais, e vinhas, e ovelhas, e bois, e servos, e servas?

27 — Portanto, a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua semente para sempre. Então, saiu de diante dele leproso, branco como a neve.

Hinos Sugeridos

156, 192 e 453 da Harpa Cristã.

Objetivo Geral

Revelar que Deus deseja curar e salvar a todos.

Objetivos Específicos

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.

I. Relatar a busca de Naamã por sua cura;

II. Salientar o orgulho e a falta de fé de Naamã;

III. Identificar a ambição de Geazi.

Etimologia:

נעמי  - Na ‘ amiy, patronímico; adj. Naamanitas = veja Naamã “formosura”

נעמן - Na ‘ aman no grego - Ναιμαν; n. pr. m. Naamã = “amabilidade”; comandante encarregado do exército da Síria; quando atingido pela lepra ele procurou o profeta Eliseu, seguiu as suas instruções e foi curado.

Ναιμαν – Neeman do hebraico 5283 נעמן; n. pr. m. Naamã, o sírio = “deleite”

A Escola de Profetas – Multiplicadora da Visão dada a Israel – Revelação continuada.

A Primeira Escola De Profetas.

“... Falei aos profetas, e multipliquei a visão”;

Nm. 11:20-29. ...Então o SENHOR desceu na nuvem, e lhe falou; e, tirando do espírito, que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois nunca mais. Porém, Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do SENHOR fosse profeta, e que o SENHOR pusesse o seu espírito sobre ele!

Podemos dizer que aí nasceu a Escola de Profetas em Israel, no deserto, o lugar ideal para ensinar a viver numa vida de total dependência de Deus!

Sua Importância.

I Rs 19: 10;18. E ele disse...SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada... Também deixei ficar em Israel sete mil.

A- O vidente, aquele que vê coisas escondidas, como Samuel, por exemplo. Ele sabia onde estava a jumenta extraviada de Saul (1Sm 9.9).

μαντευομαι - manteuomai. Significando um profeta, de quem se espera que fale por inspiração; agir como um vidente - Dn.6 - pronunciar um oráculo, profecia divina;

B- O profeta individual, clássico;

C- E o que estamos estudando nesta Lição.

Os profetas de corporações, produto das chamadas escolas de profetas. Os profetas oriundos ou agrupados e vivenciando o mundo profético divino celestial, em sua plenitude sob a direção de um Profeta, digamos de Nível Nacional, ou regional.

Geralmente tinham um chefe ao redor do qual se agrupavam.

Viviam em um נוית Naviyth - n pr loc. Naiote = “habitações”

1) um lugar de habitação dos profetas na época de Samuel;

Elias foi chefe de uma escola (2Rs2.3);

Eliseu, que tinha também discípulos, como Geazi, e uma escola (2Rs 4.1).

Para melhor entendermos esta questão da Escola de Profetas necessitamos entender o profetismo em Israel.

Perpassa certo ar de não entendimento, quando falamos Escola de Profeta, aliás, há igrejas que mantém este termo, em algum departamento ligado a formação de obreiros.

A LXX traduz três termos vendo-os numa direção, para a atividade profética, em relação ao que tem o Dom!

-navi;

-ro’eh, - veja que há palavra que substitui esta: ראה - ro’eh - n. m. vidente, profeta;  visão (profética)

ראה - Ro’eh - Palavra que pode ser usada no lugar de ro’eh - n. pr. m. - Haroé = “visão”

-hozeh por prophetês,

O sentido é “falar por alguém”.

É o termo que o Novo Testamento utiliza quase cento e cinqüenta vezes.

Também são usados, comumente, mas menos vezes mais três termos hebraicos:

-sophi’im;

-atalaia (Jr 6.17; Ez 3.17; 33.2,6,7);

-shomer, significando atalaia, sentinela, guarda (Isaías 21.11,12; 62.2);

–raah, significando pastor (Jr 23.4; Ez 34.2-10; Zc 11.5,16).

Não têm, no entanto, a repetição e a singularidade dos termos anteriores.

O termo deve ser entendido, ou pode ser entendido, conforme citado nas Escrituras.

Navi ou Nabi:

Aparece 300 vezes no AT, sendo que quase um terço das ocorrências está em Jeremias.

O sentido do termo é disputado, mas parece vir do verbo nivva, que teria vindo do acadiano navvu, que significa chamar, nomear.

O verbo nivva significaria, então, o ato de designar alguém como arauto.

Neste sentido, o primeiro significado bíblico para profeta, no Antigo Testamento, seria o de proclamar, o de anunciar, fazendo assim o papel de um arauto. Seu uso acontece um pouco mais que trezentas vezes, sendo que quase um terço das ocorrências está em Jeremias.

Também são usados, comumente, mas menos vezes mais três termos hebraicos: sophi’im, significando atalaia (Jr 6.17; Ez 3.17; 33.2,6,7); shomer, significando atalaia, sentinela, guarda (Is 21.11,12; 62.2) e raah, significando pastor (Jr 23.4; Ez 34.2-10; Zc 11.5,16). Não têm, no entanto, a repetição e a singularidade dos termos anteriores.

I-b-O Profeta de Deus.

Elias e Eliseu!

Ish Elohim – איש האלוהים –homem de Deus – daí a expressão da mulher, nos estudos anteriores, que fala a respeito de Eliseu: “vejo que este que passa por aqui é um ish Elohim”;

O segundo termo hebraico para “profeta” é ish Elohim, homem de Deus.

Não é um título auto-apregoado a si mesmo de forma triunfal.

O termo aparece 76 vezes no Antigo Testamento e quase na metade das vezes é aplicado a Eliseu.

Não é que ele seja o padrão, mas na história de Eliseu o termo é empregado com muita frequência. Parece mais questão de jeito do autor bíblico se expressar.

Era um reconhecimento que os outros faziam do profeta.

O que representa os 7 Mergulhos de Naamã?

Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.

Naamã também é mencionado em Lucas 4:27 do NT como a vontade de Deus para salvar as pessoas que são consideradas pelos homens como menos piedosas e indignas da salvação.

Na época, os leprosos eram vistos como incapazes, dignos de pena e deveriam ser mantidos longe da população, isolados em locais com outras pessoas doentes, longe da família e de toda sociedade.

 

Mas como excluir do convívio, um guerreiro fascinante que defendia a sua nação com garra e coragem? Como forma de garantir o seu posto de líder, Naamã nos tempos de paz entre Síria e Israel, ele cativa uma jovem israelita na prática de um “esporte” no deserto, no qual tinha por objetivo saquear e fugir sem danos. A atividade era comum entre os nômades.

Uma Jovem Apologista do Deus Yahweh

A jovem israelita se torna escrava da esposa de Naamã, porém é ela a responsável por levar a palavra do Senhor em sua casa. E assim como uma semente é lançada ao vento, a escrava responsável pelos afazeres da casa, faz uma revelação, que encheu o coração de Naamã de esperanças.

Depois de percorrer cerca de 138 km de Damasco a Dotã, Naamã já esperava algum tipo de ritual ou alguma oração que lhe concedesse a cura.

Os 7 mergulhos de Naamã

Naamã também é mencionado em Lucas 4:27 do Novo Testamento como um exemplo da vontade de Deus para salvar as pessoas que são consideradas pelos homens como menos piedosas e indignas da salvação.

A LXX, o Antigo Testamento, usa a palavra “baptizein” para a imersão que cura o pagão Naamã, o que também ocorre no Rio Jordão onde Jesus Cristo foi batizado muitos séculos depois, os cristãos muitas vezes interpretam a história Naamã como uma possível prefiguração do batismo cristão das nações pagãs.

Naamã (em hebraico: נַעֲמָן, "agradabilidade") era um comandante dos exércitos de Benadade II, no tempo de Jorão, rei de Israel. Ele é mencionado em 2 Reis 5 do Tanaque.

Benadade II guerreou contra Acabe, cercando a capital recém-erigida de Samaria. Benadade foi duro nos termos de rendição e Acabe não cedeu. Diz-se que, pela intervenção divina, o israelita venceu os sitiadores decisivamente na Batalha de Apeque. Benadade foi poupado e voltou ao seu reino.

Em 893 a.C., Benadade II declarou guerra contra Jorão, (r. 852–841 a.C.), filho de Acabe, do Reino de Israel, porém seus planos foram frustrados pelo profeta Eliseu. Poucos anos depois, ele renovou suas hostilidades, cercou a Samaria e a reduziu a quase nada, conforme o profeta havia lhe dito, e o cerco foi inexplicavelmente levantado.

No ano seguinte, Benadade ordenou ao seu oficial Hazael que entregasse os presentes a Eliseu, a fim de perguntar sobre as enfermidades que o rei sírio estava sofrendo.

Eliseu, porém, disse que a enfermidade não era mortal, mas que seu período de vida era curto.

Em 843 a.C., foi assassinado por Hazael, que usurpou o trono.

Muito se tem falado, pregado e escrito sobre ao ato simbólico determinado ao general.

E saíram tropas da Síria, da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.” 2 Reis 5:2

Mas, o primeiro movimento em direção aos 7 mergulhos, foi acionado, através de uma jovem serva hebreia e da sua patroa a esposa de Naamã.

A serva anuncia o que ocorria em sua terra, e mostra que conhecia o movimento profético em ação na sua terra.

Ela conheceu provavelmente a Elias e em seguida ouviu a fama de Eliseu.

Mostra que mesmo serva em terra distante tinha contatos e tinha seu coração depositada na esperança em ser alcançada pelos milagres do homem de Deus.

Em algum momento e nos tempos do profeta Eliseu a Síria entrara nos termos de Israel e em algum destes confrontos a menina fora feita, refém dos sírios, talvez em um dos muitos confrontos belicosos, sem ser propriamente uma ação de guerra, isto ocorria mesmo nos tempos de paz entre Síria e Israel, foi quando ele cativa uma jovem israelita na prática de um “esporte” no deserto, no qual tinha por objetivo saquear e fugir sem danos. A atividade era comum entre os povos daquela região que viviam como nômades. Precisamos entender que estes povos da Palestina, até mesmo, desde os idos de Abraão viviam desta maneira, embora tivessem seu território de domínio.

A Lepra:

Muitas vezes traduzido como lepra, esta doença ou aflição não era a lepra de hoje. Hanseníase como conhecida hoje não veio para o antigo Israel, até que Alexandre voltou de uma viagem à Índia em meados dos anos 300 a.C.

A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte. Os leprosos eram, portanto, afastados da sociedade, mas Naamã era uma peça fundamental socialmente porque comandava o exército.

O Processo da Cura:

Apesar de os sírios serem inimigos dos israelenses, Naamã foi enviado com a sua comitiva pelo rei da Síria a Israel para encontrar o profeta Eliseu.

3 — E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

4 — Então, entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

5 — Então, disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi e tomou na sua mão dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro, e dez mudas de vestes.

O ministério de Elizeu apresenta a vertente apologética, através de uma menina, sem que as Escrituras citem seu nome.

A menina, deveria ser alguém de procedência nobre, em Israel para poder ser aceita dentro da casa de um dos mais poderosos homens do Rei da Assíria.

Assim era o destino dos escravizados. Diferente da noção de escravidão que nós os ocidentais temos, a servidão ou escravatura se dava com o aproveitamento das melhores pessoas da nação dominada, vide o caso de Daniel e seus amigos.

6 — E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o restaures da sua lepra.

7 — E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou as suas vestes e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos, e vede que busca ocasião contra mim.

8 — Sucedeu, porém, que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara as suas vestes, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste as tuas vestes? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.

רחץ - rachats; v. lavar, tirar ao lavar, banhar - (Qal) lavar, tirar ao lavar - lavar, banhar(-se); (Pual) ser lavado; (Hitpael) lavar-se

רחץ – r^echats (aramaico), provavelmente com a idéia complementar de ministrar como um servo no banho; v. confiar - (Hitpeil) colocar a confiança em;

רחץ - rachats; n. m. lavagem.

2 Reis 5:9-14 Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso. Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação. Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

Pontos da recusa de Naamã:

                   Depois de percorrer cerca de 138 km de Damasco a Dotã, Naamã já esperava algum tipo de ritual ou alguma oração que lhe concedesse a cura. E Eliseu nem se preocupou em atendê-lo mesmo sob o desespero do rei de Israel e das cartas timbradas do rei da Síria, o que poderia desencadear uma situação de guerra, mais uma vez com um exército poderoso.

Quando Naamã se apressa para conseguir uma carta de recomendação do seu rei, ao Rei de Israel criava uma situação crítica entre as duas nações. Apesar do pedido ser comum no antigo oriente, o pedido de Naamã foi visto como suspeito pelo rei de Israel, já que poderia ser mais um ataque, mas o profeta Eliseu, graças a sua sabedoria e guiado pelas palavras divinas, pede ao rei que aceite a carta.

A recusa de Naamã pode ser explicada pela etimologia e costumes de autoridades, reis e pessoas nobres em relação ao próprio ato de banhar-se, ou lavar-se.

Ainda mais em um rio Jordão que tem águas barrentas no período de cheias. Naamã desprezou a terra onde seria curada, mantendo a sua visão de desprezo para com o rei e os israelitas, até os rios ele achava de baixa qualidade.

Muitas vezes, alguns de nós vemos com desprezo, alguém usado por Deus em um lugar menos pomposo, do que onde estamos acostumados, seja um templo ou a nossa cidade ou nossa própria casa, aos quais consideramos superior àquele local onde Deus está realizando milagres.

Isto aconteceu com a Rua Azuza, onde um pastor negro (em pleno auge do racismo cruel) e cego, num barracão iniciou o grande Movimento pentecostal que desembocou no Brasil através de dois missionários atingidos, direta ou indiretamente por aquele Avivamento.

Não são porventura Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.

Historicamente as pessoas importantes tinham servos que os banhavam, esta é uma das suposições para a recusa de Naamã tomar o banho ou lavar-se, como disse o profeta Eliseu:

“Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou..,”

Naamã certamente se servia do serviço רחץ – r^echats (aramaico), que dá idéia de ministrar como um servo no banho.

Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissesse alguma grande coisa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado. Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.

Se olharmos o texto seguinte, veremos que seus servos (ou homens de confiança) pode falar e instar com Naamã. Parece-me que este servo, suposição deste escritor, tinha a tarefa de banhar o General ou tinha a intimidade de como servo, o que era usual para servos, como apropria menina pode se dirigir a sua senhora (devemos, olhar a posição de servo – doulos – naqueles tempos e na região orienta, como pessoas de qualidade, que eram escolhidas por sua beleza, sabedoria e capacidade, diferente da visão escravagista dos idos da idade média realizada pelos portugueses).certamente também Naamã evitava a exposição de seu corpo atingido pela lepra, o que seria observado pelos seu soldados.

Por isto, acho que aqueles seus servos se enquadram no circulo intimo de servos que atendiam em tudo ao seu senhor Naamã.

Eles sabia o quanto era duro para Naamã ter que tirar seus trajes para mergulhar no rio, não no sentido de se despir, mas no sentido de tirar capacete, alguma armadra e vestes que usavam.

Só assim ele pode exclamar e ver o que acontecera com sua pele:

3 — E disse esta à sua senhora: Tomara que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; ele o restauraria da sua lepra.

4 — Então, entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.

Podemos colocar alguns pontos nesta saga da cura de Naamã.

A fé de uma serva menina

A crença da senhora da menina

A falta de fé do rei de Israel

A crença inicial de Naamã ao ouvir o que fora anunciado pela serva de sua esposa

A maneira interessante forma de anúncio de uma possível cura ao rei da Síria, que convenceu ao rei da Síria a atender ao pedido de seu maior general

A maneira forma de pedido de cura de Naamã dirigida ao rei de Israel pelo rei da Síria

A necessidade de cartas para Naamã entrar em território de Israel

A falta de fé do rei de Israel, no seu Deus (ou ele entendeu que o rei da Síria – que crera mais no Deus de Israel do que ele, achava que ele seria capaz de curar.) e no profeta Eliseu. O rei de Israel Não entendeu nada: O rei da Síria se curvara ao Deus de Israel e acreditava que Naamã seria curado.

A forma simples (idêntica a Elias, que mostra a confiança de Eliseu no Seu Deus e poder dado, a sua palavra, em sua boca)

2 Reis 5:9 ss Veio, pois, Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu. Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado. Porém, Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.

A palavra dos servos que convenceram a Naamã foi fundamental

Muitas vezes Deus requer algo mínimo de nós e nós achamos muito pouco para um milagre, mas Deus tem meios simples de fazer milagres porque é Deus!

Após ter adquirido algumas virtudes: como a obediência aos mandamentos de Deus, a quebra de orgulho, Naamã foi limpo e restaurado, após reconhecer que não outro Deus, como o Deus de Israel.

Após a cura o destino de um servo.

Falamos muito dos servos, neste estudo

Desde a menina-serva, aos servos de Naamã e agora o servo do profeta, de quem se esperava uma conduta nobre, se mostra alguém cobiçoso, para receber o que o profeta recusara e arma uma “emboscada” e com mentira, sem cuidado com si mesmo, e as consequências de seu ato, pega o valor que Naamã trouxera para dar como oferta (entendo que a formalidade, desde seu rei, impedia ver que uma cura não se paga, mas se dá oferta a Deus).

Naamã pôde ser desculpado, mas o servo do rei nunca. Naamã estava alegre com a benção recebida, que daria a qualquer um de Israel aqueles bens.

Ele era um homem agradecido e convertido ao Deus de Israel:

2 Reis 5:15 . ss “Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que aceites uma bênção do teu servo.

Porém ele disse: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não a aceitarei. E instou com ele para que a aceitasse, mas ele recusou.

E disse Naamã: Se não queres, dê-se a este teu servo uma carga de terra que baste para carregar duas mulas; porque nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor.

Nisto perdoe o SENHOR a teu servo; quando meu senhor entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encostar na minha mão, e eu também tenha de me encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o SENHOR a teu servo.

E ele lhe disse: Vai em paz. E foi dele a uma pequena distância.

Eliseu já dera um exemplo:

Não há valor que pague um milagre!

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã, não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa.

E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo, e disse-lhe: Vai tudo bem?

E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas.

E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.

E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.

Não podemos esconder nada de Deus e de seus profetas:

Geazi esqueceu que Deus mostrava tudo a Eliseu, até tropas de guerra.

Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.

Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve. 2 Reis 5:15-27

Cuidado com a cobiça!

Fontes:

Apontamentos do autor (incluindo do ano 2013)

Citações no corpo do texto

Lição CPAD – 3º trimestre 2021

Estudantes da Bíblia

https://projetogospel.com/historia-de-naama-quem-foi-naama/

https://www.ebiografia.com/naama/

Sites acessados em 24/08/2021

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