sábado, fevereiro 15

As Naturezas Humana E Divina De Jesus Lição 7 CPAD 1º Trimestre 2025

As Naturezas Humana E Divina De Jesus

Lição 7 CPAD 1º Trimestre 2025 - 16 de fevereiro de 2025

Subsídio pastor e professor Osvarela

Texto Áureo

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!” (Rm 9.5).

Prática

Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e, ao mesmo tempo, o verdadeiro homem.

Leitura Bíblica

Romanos 1.1-4; Filipenses 2.5-11.

Romanos 1.1 — Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus,

2 — o qual antes havia prometido pelos seus profetas nas Santas Escrituras,

3 — acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

4 — declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, - Jesus Cristo, nosso Senhor,

Filipenses 2.5 — De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

6 — que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

7 — Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 — e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

9 — Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,

10 — para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11 — e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Objetivos da Lição: 

I) Apresentar o ensino bíblico da dupla natureza de Cristo;

II) Mostrar as heresias contra esse ensino: Nestorianismo e Monofisismo;

III) Identificar o perigo dessas heresias hoje.

Introdução:

Vero Homo Vero Deo

Doutrinas heréticas:

         “O termo heresia, segundo os apontamentos de José D’Assunção Barros (2012, p. 55), refere-se a “divergências que se estabeleceram no próprio seio do cristianismo por oposição a um pensamento eclesiástico que tivera sucesso em se fazer considerar ‘ortodoxo’. Gabriel Anderson Barbosa - Acho interessante esta conotação.

Destaca-se na história da Igreja sobre a essência de Jesus, sua unidade hipostática que em alguns momentos sofreu distorções que resultaram em heresias. É a questão ontológica em discussão.

A genuína natureza humana vive em sua perfeita união ao Logos (Verbo).

Nestorianismo - Nestório. Nega a Unidade pessoal.

Assim nascem as heresias.

Historiando

Observações Históricas

“O assunto que a igreja primitiva enfrentou é o mesmo que ela tem enfrentado desde então. É irresistivelmente evidente que Jesus de Nazaré foi de muitas formas inteiramente diferente de qualquer outra pessoa. Explicar esta diferença foi um enigma para aqueles que O ouviram e para os pais da igreja dos primeiros séculos. Conseqüentemente, a igreja primitiva estava cheia de especulações sobre a natureza e pessoa de Jesus. O que se segue é uma breve visão geral das opiniões que têm sido sustentadas.” Fred G. Zaspel

Nestorianismo - Nasce em discussão sobre a theotokos mãe ou genitora de Deus ou christotókos, mãe ou genitora de Cristo.

Portanto, esta heresia continua em nossos dias, com total aceitação por parcela da população dita Cristã, não destacando aqui, a denominação, mas a Confissão.

Há até catedral que mantém o nome de Theotokos.

Nestorianismo (5º século)

Grande ênfase no fato do corpo físico de Jesus

 Uma reação ao Apolinarianismo

Condenado pelo Concílio de Éfeso, 431

O Concílio Ecumênico de Éfeso teve início em junho de 431 e foi marcado, sobretudo, pelo conflito doutrinal entre o patriarca de Constantinopla Nestório e Cirilo de Alexandria. A discussão entre as lideranças de Constantinopla e de Alexandria, entretanto, tive início antes do Concílio. Tal início se deu em 428.

A concepção nestoriana da existência de duas pessoas em Cristo, assim como duas naturezas, convinha do zelo exagerado do bispo em separar aquilo que, em Jesus, era próprio do homem e próprio de Deus. Desacoplar a divindade de Cristo de sua humanidade, em duas pessoas existindo num único corpo, negando assim a realidade da encarnação de Jesus e destruindo a chamada união hipostática. Crê que Cristo consiste em duas naturezas, uma humana e outra divina, mas que possui uma única pessoa.

Nestório admitia que em Cristo havia duas naturezas, contudo, discordava em relação ao número de pessoas, ao afirmar que, por serem duas as naturezas do Verbo encarnado, duas também seriam as pessoas.

As afirmações de Nestório a respeito da duplicidade de pessoas no Cristo foram tidas como errôneas e o patriarca de Constantinopla, nos termos de Hans Kessler foi “condenado como ‘novo Judas’ e declarado deposto” (KESSLER in SCHNEIDER, 2008, p. 315), além de ter sido considerado publicamente como herege, sendo “excluído da dignidade episcopal e de todo e qualquer colégio sacerdotal”. (DENZINGER, 2007, p. 102). Gabriel Anderson Barbosa

Monofisismo: Nega a dualidade de naturezas. Fusão após a encarnação, o que é diferente de possuir as duas naturezas sem detrimento de uma, em especial da divina.

μονογενης - monogenes; adj. único do seu tipo, exclusivo; usado para os filhos ou filhas únicos (visto em relação a seus pais) - usado de Cristo, denota o único filho nascido de Deus.

μονος - monos; adj, sozinho (sem companhia), sozinho, único, somente

Duas escolas de pensamento monofisitas são o eutiquianismo e o apolinarismo.

O monofisismo ensinava que Cristo tem uma natureza — uma natureza divina — não duas. O eutiquianismo ensinava especificamente que a natureza divina de Cristo estava tão misturada com a natureza humana que Ele, de fato, não era totalmente humano e nem totalmente divino. O eutiquianismo e o monofisismo são uma negação do ensino bíblico da união hipostática, de que as duas naturezas de Cristo são unidas, mas distintas. Os eutíquios seguiram os ensinamentos de Êutiques (378-452), um líder do século V de um mosteiro em Constantinopla; a palavra monofisismo vem de uma palavra grega que significa “uma natureza”

Eutiquianismo (Monofisismo; 5º século)

Monofisismo de Êutiques (Presbítero) repercutiu antes do Concílio de Calcedônia, mais especificamente 448, quando sua confissão acerca de uma natureza única em Cristo foi mencionada no Sínodo Endêmico em Constantinopla: “Confesso duas naturezas antes da união, mas depois da união não considero mais que uma”. (ÊUTIQUES apud MOINGT, 2008, p. 170).

         Afirma ele tão impiamente que o Unigênito Filho de Deus, antes da encarnação, tivera duas naturezas, quanto criminosamente assevera haver nele uma só natureza depois que o Verbo se fez carne. [...] Não julgue Êutiques ter falado de maneira correta ou tolerável, [...] que a imprudência deste homem ignorante extirpe também tal ideia pestífera de seu modo de pensar. (LEÃO MAGNO, 2005, p. 203 e 212).”

Uma confusão da deidade e humanidade de Jesus, a combinação produziu uma natureza totalmente diferente

Êutique foi Condenado pelo Concílio de Calcedônia, 451  - “Conforme a Ortodoxia (Cristianismo histórico; definido em Calcedônia, 451)
Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem
Suas duas naturezas estão unidas em uma Pessoa
Ele é verdadeiramente Deus-Homem

Monofisismo (do grego μονο- [«único»] e ϕύσις [«natureza»]) é o ponto de vista cristológico que defende que, depois da união do divino e do humano na encarnação histórica, Jesus Cristo, como encarnação do Filho ou Verbo (Logos) de Deus, teria apenas uma única "natureza", a divina, e não uma síntese de ambas.

Discurso:

Pode parecer recorrente e um excesso de informações e estudos sobre a natureza de Jesus, mas ainda em nossos dias há manifestações diárias a respeito de quem é Jesus. Ressaltamos(reescrevo, ao longo do texto), algo que ensinamos há anos, sobretudo na questão  conceitual da visão sobre sarx versus pneuma, sobre a questão de Jesus homem ou Deus: - o ensino e crença dizia aos judeus e em especial aos gregos que a matéria, incluindo o corpo humano é má!

A questão de ser primogênito – o termo quando usado à Jesus, não se refere ao tempo, mas sim a lugar, posição ou para situar no universo (antes de tudo)humano, pois se Ele criou todas as coisas Ele existia antes de tudo ser criado e Criador não é criado, Ele cria! Segundo os gregos colocavam- todas as coisas necessitam de uma causa primária (Plano), uma causa instrumental (Poder) e uma causa final( Propósito). Jesus Planejou, Fez e criou por sua própria vontade, como Deus Trino. Veja Colossenses 1.15 a 17a

Nunca podemos dizer: “quem foi Jesus”, pois Ele é Eterno com o Pai.

3 — acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,

4 — declarado Filho de Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição dos mortos, - Jesus Cristo, nosso Senhor,

“Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo, segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém!” (Rm 9.5).

O privilégio final que Paulo lista é que através da linhagem dos patriarcas veio o próprio Cristo, o Messias prometido. Paulo escreve que Cristo é, de fato, Deus sobre todos e abençoado para sempre. O fato de que Cristo é Deus é a própria verdade que Israel como nação havia rejeitado. 

Dos quais são os pais –

Jesus é carne – leia – de quem são os pais - Quem descende de Abraão, Isaque, etc. Em 2Coríntios 11:31, a frase muito grega que é aqui traduzida como “quem é”, é usada no mesmo sentido e comparar Romanos 1:25, em grego.

2Coríntios 11:31

31 O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que é eternamente bendito, sabe que não minto.

31 ο θεος και πατηρ του κυριου ημων ιησου χριστου οιδεν ο ων ευλογητος εις τους αιωνας οτι ου ψευδομαι

Romanos 1:25

25 Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

25 οιτινες μετηλλαξαν την αληθειαν του θεου εν τω ψευδει και εσεβασθησαν και ελατρευσαν τη κτισει παρα τον κτισαντα ος εστιν ευλογητος εις τους αιωνας αμην

Quanto à carne – No que dizia respeito à sua natureza humana. O texto prossegue colocando a natureza de Jesus, quanto a sua natureza humana

Cristo veio – Ele já havia chegado; Ora se Jesus veio Ele chegou para cumprir a promessa da vinda do Messias.

Jesus é Deus bendito eternamente

O texto bíblico enuncia que Jesus para encarnar veio na consanguinidade dos antepassados Abraão e outros patriarcas que são descendentes abraâmicos.

Alguns comentaristas querem dizer que a doxologia é à Deus O Pai, mas a formatação linguística favorece plenamente a Jesus como advindo de Abraão. Se o texto fosse realmente uma doxologia formal, a atribuição de bênção teria vindo no início em grego como em inglês, "Blessed be God," não temos, então aqui, uma doxologia, mas uma declaração, que enquanto Cristo é “da” nação israelita “como concernente à carne”, Ele é, em outro aspecto, “Deus sobre todos, abençoado para sempre.” 

A doxologia “abençoado para sempre” era geralmente adicionada pelos escritores judeus após a menção do nome Deus, como uma expressão de reverência.

Doxologias normalmente não são usadas no texto bíblico de forma intrusa no texto, e também não são incomuns nos escritos de São Paulo, mas tem contexto no texto, quando são citadas, ou são escritas na ordem regular da frase, como em Romanos 1:25, Gálatas 1:5, ou então são formalmente introduzidas como em 2Coríntios 11:31; 1Timóteo 1:17. 

Mas Paulo cita e faz uma doxologia a Jesus Cristo no texto:

2Timóteo4.18 E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém.

Obs.:“Nesta visão da passagem, como um testemunho da suprema divindade de Cristo, além de todos os pais ortodoxos, alguns dos mais capazes críticos modernos concordam” [Bengel, Tholuck, Stuart, Olshausen, Filipos, Alford, etc.] [Jamieson; Fausset; Brown, aguardando revisão]

No texto de Romanos 1.3 O Apóstolo Paulo apresenta os componentes humano e divino de Jesus Cristo quando está ressaltando a posição dos judeus, ou a preeminência. dos Judeus, como segue no capítulo 3 e verso 5 quanto a recepção do Oráculos divino (as Palavras de Deus) por eles (Romanos 3. 3,4 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne, Declarado Filho de Deus em poder).

O Apóstolo Paulo mostra ao seus irmãos judeus que Jesus havia honrado toda a raça humana, ao se unir a nós, homens, em natureza (comunidade dos homens), muito mais ele os honrou, com quem ele tinha um vínculo mais estreito de união.:

         quanto à carne – isto é, em Sua natureza humana (compare com Romanos 9:5; Jo 1:14); implicando, é claro, que Ele tinha outra natureza, da qual o apóstolo imediatamente fala.

Em Cristo as naturezas são tão distintas, que estão ao mesmo tempo unidas na própria pessoa de Cristo: “declara que Cristo havia descendido dos judeus, declarou sua humanidade real. As palavras de acordo com a carne, (ou seja, além da carne) acrescentadas, implicam que ele tinha algo superior à carne; demonstra haver uma distinção evidente feita entre humanidade e divindade. Por isto Jesus é Único e pode possuir ambas, por ser Deus. Jesus conecta os dois – humano e divino -, por isto Paulo diz que o Cristo, que havia descido dos judeus segundo a carne, é Deus” - citação editada por mim de John Calvin

Descortinando:

“De Quem” e “quem é”

O contexto requer a aplicação dessa sentença a Cristo, caso contrário não haveria antítese às palavras “segundo a carne”. – Ed.

Esta dificuldade apofática, usada por quem não crê na humanidade e divindade de Jesus nesses versículos contém uma prova tão eminente da divindade de Cristo, que não é de admirar que os opositores de sua divindade se esforcem com sua máxima habilidade e astúcia para destruir sua força, usando textos no grego, língua do NT, mas esquecendo que Paulo destaca que é hebreu de hebreus, como seus irmãos a quem escreve.

Eis o cerne que vai orientar a questão do texto quanto a origem e ancestralidade de Jesus Filho do Homem, com nos textos, abaixo:

“Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?” João 6:62

“Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.” Mateus 24:30

Releituras do texto Romanos 9.5 nas diversas versões.

 Romanos 9:5

ESV: A eles pertencem os patriarcas, e da raça deles, segundo a carne, é o Cristo, que é Deus sobre todos, bendito para sempre. Amém.

NVI: Deles são os patriarcas, e deles é traçada a ancestralidade humana do Messias, que é Deus sobre todos, louvado para sempre! Amém.

NASB: de quem são os pais, e de quem é o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito para sempre. Amém.

CSB: Os antepassados ​​são deles, e deles, por descendência física, veio o Cristo, que é Deus sobre todos, louvado para sempre. Amém.

NLT: Abraão, Isaque e Jacó são seus ancestrais, e o próprio Cristo era um israelita no que diz respeito à sua natureza humana. E ele é Deus, aquele que governa sobre tudo e é digno de louvor eterno! Amém.

KJV: De quem são os pais, e de quem, quanto à carne, Cristo veio, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.

NKJV: dos quais são os pais e de quem, segundo a carne, procedeu Cristo, o qual é sobre todos, o Deus eternamente bendito. Amém.

Proposta de releitura “– Cristo, que é dos judeus de acordo com a carne, é Deus abençoado para sempre

Há inúmeros texto que citam e demonstram, em concordância imediata ou distante que Jesus é humano e divino e o Único nesta condição que recebeu adoração por ser Deus em sua essência absoluta, com O Pai e O Espírito Santo em unidade como Deus.

Filipenses 2.6 — que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus.

7 — Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

8 — e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz.

“em forma de Deus” Forma exterior é a expressão da forma interior. Ou seja, em qualquer forma Jesus é Deus!

Ressaltamos, algo que ensinamos há anos, sobretudo na questão  conceitual da visão sobre sarx versus pneuma, sobre a questão de Jesus homem ou Deus: - o ensino e crença dizia aos judeus e em especial aos gregos que a matéria, incluindo o corpo humano é má!

No texto em Apocalipse isto fica demonstrado, apresentando a sua Eternidade e a sua divindade, que nos Céus levou os seres angelicais a se prostarem para adorá-lo:

Apocalipse 5. 12,14 Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto(humanizado), de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre(eterno).

Os seres angelicais que habitam O Céu morada de Deus cumprem o que o Pai determinou: 9 — Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome,

10 — para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,

11 — e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Colossenses 1 declara a plenitude da divindade em Jesus, algo que agradou ao Pai,(Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse), como outras vezes O Pai teve prazer N’Ele:

Colossenses 1 16,19 Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele.  E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse,

Plenitude - plenitude, aquilo que preenche; totalidade, aquilo que preenche, conteúdo total.

Isto é posto na Epístola aos Colossenses, considera- Colossenses

No combate as Heresias na igreja de Colossos.

A plenitude de Cristo – Jesus é Deus. Não precisamos acreditar em nada e em ninguém mais.

Este texto mostra que Jesus não é Deus por investidura ou por geração, mas é Deus Eternamente com o Pai, como já estudamos.

- “uma prova tão clara da divindade de Cristo, que ele coloca cria um termo: “Ele fecha e mura toda avenida de calúnia ou censura”. Comentário de Thomas Coke citando Proclus

Teofilato considera isso uma passagem que deve envergonhar Ário, pois o Apóstolo Paulo declara expressamente que Cristo é Deus sobre todos. 

Jesus é o eterno e verdadeiro Deus e, ao mesmo tempo, o verdadeiro homem.

Anexo: Esta doutrina apresenta alguns aspectos, do que já ensinamos: o demiurgo. Demiurgo - criatura intermediária entre a natureza divina e a humana. Um deus inferior, que emanou do próprio Deus. Demiurgo – que, como todas as coisas criadas, carrega em sua essência a alma do Criador. - Desconhece que foi criado pelo Absoluto, Onipresente Criador, que lhe conferiu o poder de desdobrar a criação, dando origem à humanidade. No entanto, ao ver-se extremamente poderoso, capaz de criar a humanidade a partir de sua vontade, o Demiurgo passou a imaginar ser ele próprio o Absoluto Criador”.

Este entendimento foi uma das maiores heresias que tentou adentrar no Cristianismo.

Em Edição

Fonte:

Warren Wiersb – Cometário NT vol 1 e 2

Lição EBD – CPAD - Adultos 1º trimestre 2025

Conhecendo O Apóstolo Paulo E Suas Cartas

Dicionário Strong

Apologeta - Luan Lessa

Got Questions Ministries

Estudo de Romanos 9:5 – Comentado e Explicado - by bibliaco 

O Tratado Sobre As Duas Naturezas De Boécio Aspectos Filosóficos Da Contraposição Às Heresias De Êutiques E Nestório - Gabriel Anderson Barbosa - Faculdade Paulus De Tecnologia E Comunicação; 2015

A Pessoa de Cristo G.C.Berkouwer - JUERP

Proclo  - Jan Opsomer, 2018, Uma história da mente e do corpo na Antiguidade Tardia, Cambridge University Press, ed. por Anna Marmodoro, Anna& Sophie Cartwright

Proclus The elements of Theology

Rumo à sabedoria medieval Uma exploração dos filósofos da Idade Média - Conselho Editorial/Comite Científico Manoel Vasconcellos Matteo Raschietti Uellinton Valentim Corsi

A Pessoa de JESUS CRISTO - Fred G. Zaspel

Almeida Corrigida Fiel | acf - 1994, 1995, 2007, 2011 Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil (SBTB)

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