sexta-feira, dezembro 19

A IGREJA SERVA DA BÍBLIA - LIÇÃO 12-CPAD – 4ºTRIM.

A IGREJA - SERVA DA BÍBLIA
LIÇÃO 12-CPAD – 4ºTRIM. Autor: Osvarela
Texto Áureo:
João 14.23: Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos a ele, e faremos nele morada.
Leitura bíblica em Classe:
Salmos 119.41-50.
Exórdio:
Serva - O termo "serva", no hebraico, denota uma serva pessoal, da esposa, não uma escrava qualquer.
"Eu sou a serva [em grego, escrava] do Senhor. Cumpra-se em mim segundo a tua palavra" (Lucas 1:35, 37, 38).
Usando o exemplo de Maria, mãe de Jesus, vemos que, ela sempre soube reconhecer o que era: serva: "Eu sou a serva [em grego, escrava] do Senhor".
Quando o Anjo Gabriel a informou que milagrosamente conceberia um filho por intervenção do Espírito Santo e que "o ente santo que de ti há nascer, será chamado Filho de Deus... Pois para Deus nada é impossível".
É uma palavra que se utiliza para designar escravidão ou a servidão propriamente ditas.
Mas ainda que a palavra se aplique principalmente ao tipo de relação que se estabelece entre uma pessoa e outra, como na sobredita declaração de Maria à qual ela se refere como serva, em todo o caso aplica-se a uma atitude de sujeição e submissão da parte dela.
Desta forma, as palavras de Maria claramente dão a entender que ela humildemente se submetia à vontade de Deus.
Outra vertente:
Romanos 16:1-2. "Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo".
Febe era uma senhora, membro da igreja em Cencréia e Paulo a chama aqui de serva, que é traduzida da palavra grega "diakonos". Paulo chama Febe de serva, da igreja em Cencréia, nestes versículos.
É a mesma palavra traduzida como diácono em Filipenses 1:1. A palavra diácono significa servo.
A serva que ajuda, ou que auxilia a uma necessidade:
Doula - No idioma grego serva é doúle, que significa escrava, pela força ou por vontade própria, sendo este o caso de Maria.
Serva do latim: conservar, manter.
I – Introdução:

Assim podemos iniciar o entendimento desta Lição – A IGREJA - SERVA DA BÍBLIA, ou seja, a Igreja está submetida a um estado voluntário e ao mesmo tempo dogmático à Palavra de Deus A BÍBLIA SAGRADA, pois sem a mesma, ela não seria Igreja.
Gostaria de manter inicialmente o ponto de vista focado no gênero gramático da palavra no latim – conservar ou manter.
A Igreja só pode conservar-se ou manter-se como Igreja com uma rígida observação à aquilo que a Bíblia a orienta e revela sobre sua atividade aqui neste Mundo, no sentido espiritual, onde sob tal conceito está "em trevas e jaz no maligno".
Observação: compõe-se de um ato observado, uma ação observadora, um sujeito que observa; o que implica uma injunção de três elementos em ideal concatenação, de forma a compor uma:
1) ob, do latim: ab
2) serva do latim: conservar, manter e
3) acto, no latim: ação.
Observação
Em assim sendo, a Igreja é a mantenedora das condições do Mundo, como observadora, em ação da Bíblia, o que produz efeito interno e externo.
Dt.4. 5: Eis que vos ensinei estatutos e preceitos, como o Senhor meu Deus me ordenou, para que os observeis no meio da terra na qual estais entrando para a possuirdes.
Ou seja, conservando, mantendo e agindo (ação), em relação à Bíblia Sagrada.
Ex. 12. 47: Toda a congregação de Israel a observará.
Lv.18. 4: Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles... 5 Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor.
É uma atividade contínua a Observação à Bíblia Sagrada:
Serva à todo o Tempo pela Bíblia:
Sl. 119.44:
Assim observarei de contínuo a tua lei, para sempre e eternamente;
Serva para ser purificada pela Bíblia Sagrada:
Sl. 119.9: Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o de acordo com a tua palavra.
Uma ordem de Jesus:
Mt. 28.20: ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.
A Igreja individual – nós – somos alimentados pela Palavra da Bíblia Sagrada:
Nos países de língua germânica, a palavra "Arbeit" significa trabalho árduo de uma criança órfã e, por isso, serva.
Assim como uma criança, individualmente sendo Igreja, somos alimentados pela Palavra de Deus, primeiro com leite, depois com comida mais forte.
I Pe.2. 2: desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,
Hb.5. 12: Porque, desde a infância sabes as sagradas letras, que podem necessitais de que se vos torne a ensinar os princípios elementares dos oráculos de Deus, e vos haveis feito tais que precisais de leite, e não de alimento sólido. 13 Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;
Jr.15. 16: Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos.
Ez.3. 3: E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel.
A idéia de ser Servo é uma idéia que perturba a mente humana, ser servo é submeter-se à vontade de alguém superior e que tem maior expressão do que o servo.
II - Ser servo é ser escravo no original.
"A escravidão, sendo o produto da lei do mais forte".
A Igreja se inclina a aprender a Bíblia Sagrada, a "Vox Dei", pois ela é que nos garante a orientação, o rumo, as regras a correção, e a exortação que nos conduz entre pedras e espinhos que atacam a Igreja.Assim a Igreja é sempre Serva.
Sendo assim a Igreja só se submete a ser SERVA da Palavra de Deus. Somos submissos à Bíblia Sagrada.
Rm.6. 16: Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça? 17 Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina [Palavra] a que fostes entregues; 18 e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça.
Vencidos pela Palavra, somos Igreja Serva:
II Pe.2 19:
prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.
- "É no pensamento grego que encontramos a grande aversão ao trabalho. Essa atividade não é digna de homens livres. Seria uma grande vergonha para um grego depender do seu esforço para sobreviver".
Na vida e no pensamento dos gregos, trabalho era para os escravos, ou seja, para servos. A um grego dos tempos heróicos seria aviltamento. Portanto o pensamento sobre ser servo é um pensamento de ser menor.
Gosto da palavra para indicar ministério ou ministro pois ela deriva-se da palavra "minus" [menor], enquanto a palavra magistério deriva-se da palavra "Magister", que forma a palavra magistrado, ou juiz, que há um só, no nível espiritual, que é Deus.
É por isto que somos servos da Igreja que é serva da Bíblia Sagrada.
II Ts.3. 10:
Porque, quando ainda estávamos convosco, isto vos mandamos: se alguém não quer trabalhar, também não coma.11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando.
Muito embora, o texto refira-se a uma visão escatológica, que trouxe problema para a Igreja de Tessalônica, é importante Paulo ressaltar a questão do trabalho dentro do mundo com visão helenista.
III - Dificuldades e entendimentos:
Parece difícil entender o significado desta lição, mas a própria Bíblia diz:
Rm.7.25: Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor! De modo que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus.
Ora! A Lei de Deus é a Bíblia Sagrada, nossa única regra de fé.
Para a Igreja o texto abaixo é um pensamento de Jesus sobre a forma de enfrentarmos com gratidão o senhorio da Bíblia Sagrada sobre nossas vidas:
Tudo o que ela mandar devemos fazer e depois de tudo fazer devemos nos considerar servos inúteis, pois só cumprimos o que era nossa obrigação para com a Palavra: Obediência!
Lc.17.7.ss: Qual de vós, tendo um servo a lavrar ou a apascentar gado, lhe dirá, ao voltar ele do campo: chega-te já, e reclina-te à mesa? Não lhe dirá antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me, até que eu tenha comido e bebido, e depois comerás tu e beberás? Porventura agradecerá ao servo, porque este fez o que lhe foi mandado? Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.
IV – DOULA:
A palavra Doula, em grego, significa aquela que serve outra mulher, e refere-se a acompanhante de parto especialmente treinada para dar apoio físico e emocional a mãe e seu parceiro durante o parto.
A palavra grega doula vem sendo utilizada a partir das pesquisas de Marshall H. Klaus e John H. Kennel no inicio da década de 90 para designar aquelas mulheres capacitadas para brindar apoio continuado a outras mulheres, (e aos seus companheiros e/ou outros familiares) proporcionando conforto físico, apoio emocional e suporte cognitivo antes, durante e após o nascimento de seus filhos. Sua função é de dar apoio físico e emocional na hora do nascimento.
A Igreja tem sido doula da Palavra servindo de apoio ao nascimento [na verdade renascimento] de muitos filhos [de Deus] de muitos ao redor do Mundo.
O relato da conversão de Nicodemos em seu encontro com Jesus nos ensina como a Palavra age neste nascimento espiritual.
JOÃO 3.1.ss: Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus, de noite....Jesus:...em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, ... não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu:... em verdade...se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.... Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
A Igreja Doula estará onde for mais necessária.
Seja nas ruas da cidade, nas favelas, nas missões em outros países, em meio a guerra e perseguições.
Tudo por amor a Bíblia Sagrada e para cumprir o que ela – A Bíblia – nos diz.
Ser Igreja é ser subordinada à Palavra.
A professora Fadynha, profissional há mais de 25 anos e uma das primeiras Doulas do Brasil; escreveu um livro visando apresentar aos casais o quanto é possível facilitar o nascimento com a ajuda das Doulas.
Assim também a Igreja é uma facilitadora de nascimentos com o uso da Palavra.
I Co.15.37: E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como o de trigo, ou o de outra qualquer semente.
Lc.8. 11: É, pois, esta a parábola: A semente é a palavra de Deus.
I Pe.1. 23: tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.
I João.3. 9: Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus.
V- Conclusão:
A Igreja é:
Serva
Doula
Escrava, da Bíblia Sagrada, por isto ela é vitoriosa.

Primeiro: por cumprir o que a Bíblia ordena.
Segundo: Por proclamar a Bíblia aos que não a conhecem como Palavra de Deus
Terceiro: por caminhar segundo as regras da Bíblia, como uma serva atende em tudo a sua senhora entregando-se as suas ordens, como a Bíblia é inerrante, infalível, inspirada e verdadeira e regrada pela justiça divina ser Igreja Serva da Bíblia, nos faz muito bem, pois nos ensina que teremos uma recompensa, mesmo sendo servos inúteis, pois a Bíblia nos promete em suas Palavras, um galardão.
I Co.15.58: Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.
Fonte:
Autor: Laurence A. Justice
Tradução: David Alfred Zuhars Jr.
Edição: Calvin Gene Gardner
Obreiro aprovado
EDUCAÇÃO, VERDADE E DESCENTRALIZAÇÃO DA CATEGORIA - TRABALHO
José Gerardo Vasconcelos (UFC)1 -1 Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará; Editor-Chefe da Revista Educação em Debate da Faculdade de Educação da UFC; Bacharel em Filosofia, Mestre e Doutor em Sociologia. Bionascimento
Livraria Melhoramentos
Apontamentos do autor.
Bíblia digital Tio Sam
Bíblia JFA-ERC-grafia simplificada- IBB - 1993

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger