Eclipse lunar total é visto na terça-feira
No Brasil, visualização foi melhor no extremo oeste do País
O Espetáculo astronômico foi visto por 1,5 bi de pessoas, em todo o Mundo, inclusive no Brasil.
O Espetáculo astronômico foi visto por 1,5 bi de pessoas, em todo o Mundo, inclusive no Brasil.
21/12/2010 06:33
Js.10. 12,13. Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar?
Um eclipse total da Lua ficou visível nesta terça-feira, 21, a partir das 7h41 GMT (5h41 de Brasília) na América do Norte, Europa Ocidental e parte da Ásia.
De acordo com o Planetário do Ibirapuera, o eclipse não pode ser observado em todo o País, somente para observadores localizados no extremo oeste do Brasil. Em 4 de janeiro será a vez de um eclipse parcial do Sol.
Da América do Norte até a Islândia, o eclipse da Lua poderá ser observado durante mais de uma hora (de 7h41 às 8h53 GMT) na madrugada de 20 para 21 de dezembro. "Está perfeitamente situado para América do Norte, Groenlândia e Islândia", afirma o astrônomo americano Fred Espanak.
Um eclipse lunar só é possível durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.
A Lua começou a entrar na sombra da Terra às 6H33 GMT (4H33 de Brasília) de terça-feira.
A sombra, de contornos claramente visíveis, avançará no disco lunar de 07H41 às 08H53 GMT, voltará a ser eclipse parcial às 10H01 GMT (8H01 de Brasília) e recuperará depois a plena luminosidade.
Na Europa Ocidental e ao leste do continente sul-americano, apenas as primeiras fases do eclipse serão visíveis antes do "crepúsculo" lunar. O Japão verá apenas as últimas etapas.
Os eclipses da Lua não representam risco para a vista, ao contrário dos eclipses solares. Para observar os eclipses solares é recomendado usar óculos especiais.
O primeiro eclipse solar parcial de 2011 acontecerá em 4 de janeiro.
Em caso de bom tempo, será visível na Europa, especialmente na região norte da Suécia, no norte da África, Oriente Médio e Ásia Central.
Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século XXI.
Vídeo
Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário