Apocalipse,
A Revelação de Jesus
Lição 01-CPAD
– 2º Trimestre Autor
subsídio: Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Bem-aventurado aquele que lê, e os
que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão
escritas; porque o tempo está próximo” Apocalipse
1.3.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:oc 1.1-8
1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe
deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e
pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;
2 O qual testificou da palavra de Deus, e do
testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.
3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem
as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque
o tempo está próximo.
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia:
Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e
da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
5 E da
parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos
e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou
dos nossos pecados,
6 E nos
fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o
sempre. Amém.
7 Eis
que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram;
e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.
8 Eu sou
o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há
de vir, o Todo-Poderoso.
Exórdio:
O que é o
Apocalipse de João?
Muitos ensinadores e escritores se reportam direto,
ao introduzirem este tema, a palavra Apocalipse, sem apontar para as fases do
Apocalipse conforme o desenrolar do livro, não que seja um erro reportar-se
desta forma as escritas, utilizando-se a etimologia e ao sentido do Livro –
revelação ou visão.
Localização
cronológica:
Esta pequena ilha (Ap 1:9), vulcânica fica no mar Egeu, 60 km da cidade turca de Mileto.
Escrito durante um
período de extrema perseguição aos cristãos, que possivelmente tenha começado em
Roma, em Julho de 64 dC, até junho de 68 dC.
Segundo esta vertente, o
livro foi escrito antes da destruição de Jerusalém em setembro de 70 dC, e é um
profecia autêntica sobre o sofrimento continuo e a perseguição dos cristãos,
que tornou-se bem mais intensa e severa nos anos seguintes. Com base em
declarações isoladas pelos patriarcas da igreja primitiva, alguns intérpretes
datam o livro perto do final do reino de Domiciano (81-96 dC), depois de João
ter fugido para Éfeso.
Locais onde
João possa ter estado, em Patmos – Mar Egeu:
O Psili - praia Ammos, único na ilha por sua areia
fina, sem pedras. é muito provável que João esteve quando ele viu a visão do
Apocalipse 13: "Eu estava na areia do mar" (Ap 13:1, KJV).
Aqui o apóstolo João foi exilado e
recebeu as visões registradas no Livro do Apocalipse (às vezes chamado O Apocalipse de São João). Galeria arqueologia Bíblica.
Devemos entender que o Apocalipse é estudado
segundo as visões escatológicas, submetidas as crenças sob a duas posições:
‘Mitte’, sob pensamento da localização do Milênio
no Plano final:
Posições que serão defendidas sob a questão do Milênio
dentro do plano eternal escatológico:
Mitte sob pensamento da localização da Tribulação
dos últimos dias [grande Tribulação] Milênio no Plano final:
Portanto duas peças são chave para os variados
entendimentos das revelações apocalípticas:
1-Arrebatamento
da Igreja.1 Tss.4.15-18;
2-O advento
Milênio.
As Assembleias de Deus são doutrinariamente e
dentro do seu catecismo – Credo –
Pré-Tribulacionista;
Pré-Milenista
Ou seja, tendo nesta área o seu mitte de
entendimento dos acontecimentos das últimas coisas o Arrebatamento, antes da Grande
Tribulação e do Milênio.
Melhor explicando:
1-Todos os crentes serão arrebatados antes da
Grande Tribulação;
2- A Tribulação e o Milenio são períodos de 7 anos [a
igreja estará, nas bodas com Cristo – 2 Tss.2.8;1Co.15.52.ss] e de 1.000 anos.
Sob a
questão das abordagens:
-Clássica E histórica;
E a abordagem da Interpretação Dispensacionalista,
que crê na questão da vida da Igreja e dos homens sob o ângulo das Dispensações.
Não discorremos sobre estes aspectos, mas acrescentamos
a questão das teorias interpretatórias:
-Preterista – ou contemporâneo-histórica; ou seja,
sob uma visão dos acontecimentos ocorrendo na época da escrita, ou para os que
viviam á época Sec. I [incluindo 70 d.C - Jerusalém].
-Historicista;
-Futurista
-Dispensacionalistas
-Espiritualistas
-idealista – Bem versus o Mal
E eu
acrescento: Literalista.
O Apocalipse que estudaremos, em parte, sob o tema
majoritário:
As Sete
Cartas do Apocalipse.
E
sub-título, ou bandeira:
O estudo, aponta para uma interpretação
revelacionista, profética, de um tempo, o século [aqui ciclo] eclesial de 7
espaços ou vivenciados da igreja em estágios, segundo a condição espiritual
personificadas, na Revelação apocalíptica, que nos mostra a condição estagial,
seja ao longo dos séculos (inserindo um pouco de uma parte conceitual de
pensamentos) e espiritual nestes estágios, através da situação de cada Igreja, receptora
de cada Carta:
1-Éfeso;
2- Esmirna;
3- Pérgamo;
4-Tiatira;
5-Sardes;
6-Filadélfia -
o Tipo a ser paradigmático para as demais igrejas.
7-Laodicéia – outro paradigma, porém contrario a
posição filadelfiana;
A Mensagem Final de Cristo à Igreja.
Neste trimestre nós estudaremos com ênfase as
Revelações ditadas a cada Igreja, das sete da Ásia.
Prólogo
Ap.1.1[Bíblia Plenitude-Bíblia Aplicação
Pessoal]
Local:
9. Eu, João, que também sou vosso
irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava
na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo
testemunho de Jesus Cristo.
I. As cartas às sete igrejas 1.9-3.22
O
cenário: Um semelhante
ao Filho do Homem 1.9-20
As 7 Cartas 2.1-3.22
Ou seja, em sua grande parte do trimestre ao
prólogo do Apocalipse, e mais alguns trechos como:
O Governo
do Anticristo;
A inclusão dos demais temas, em duas ou três lições é inevitável, sem os quais, o texto trimestral, não se completaria.
O Evangelho do Reino no Império do mal; que eu
prefiro chamar Império parasita do mal atuante de maneira exposta e visual.
Lembramos aqui, que a Ásia referida no Apocalipse,
como nas escritas lucanas e paulinas, se refere a grande maioria, do atual
espaço territorial ocupado pela Turquia. .
Mesmo não sendo um erro, o Apocalipse que estudaremos
não se trata apenas de uma palavra etimológica, em sua natureza.
O que estudaremos neste segundo trimestre trata-se
das mensagens de Jesus Cristo, tal como, se apresenta na Ilha
de Patmos, ao Apóstolo João.
Texto compilado [Curiosidades do Planeta Terra - Portugal], sobre João e o
local onde recebeu a Revelação, leia o texto abaixo, compilado pelo autor:
“O mais famoso ex - morador da ilha que há quase
1.900 anos, foi exilado nesta pequena ilha grega da Àsia Menor. O famoso
personagem foi condenado a morar na ilha provavelmente pelo imperador romano
Domiciano, por ter falado de Deus e dado Testemunho de Jesus, que lhe revelou o
que a de acontecer mandou pegar um rolo e escrever e disse eu sou o Alfa e o
Ômega o Principio e o Fim de tudo. Esse era João Apóstolo de Jesus, que lhe
disse: ‘o que vês,escreve num rolo’. Esse Rolo ( ou livro ) veio a ser
epílogo do maior "best seller" de todos os tempos. Tem sido descrito
por alguns como uma das obras mais incompreendidas já escrita, trata-se do último
Livro do Cânon Bíblico chamado Revelação ou Apocalipse, o último livro da Bíblia.
Seu escritor foi João, apóstolo de Jesus. “As
Visões que João recebeu sobre o cataclismo final do mundo iníquo têm despertado
o interesse de leitores ao longo dos Séculos”.
APOCALIPSE:
Trata-se
de:
REVELAÇÃO
de Jesus Cristo;
...as
notificou a João seu servo;
-Uma Revelação de Jesus Cristo
-Da Parte de Deus
-Uma Notificação
-Com remetente identificado e autorizadas, a serem
escritas:
Ap.1.19.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de
acontecer;
Remetente: de: v
t remeter [ʀəmə'ter] - enviar, mandar;remeter uma carta.
Adj. e
s.m. e s.f. Que, ou quem remete.
O remetente é o indivíduo ou entidade que remete
(envia) uma mensagem para um destinatário que o recebe;
subst. m+f. 1. pessoa que remete ou
envia: o remetente da carta
1- remetente significa: Para envio, como por um
meio de comunicação: mandar uma mensagem
2- remetente significa: Para envio de alguém para
transmitir uma mensagem:
3- remetente significa: Para enviar um pedido ou
ordem
4- remetente significa: Para transmitir uma
mensagem ou mensagens:
5- remetente significa: Para fazer chegar ou ser
entregue ao destinatário: enviar uma carta
- Ap.1.5. ...da parte de Jesus Cristo
...da parte daquele que é, e que era, e que há de
vir
- a fiel testemunha,
- o primogênito dentre os mortos
- e o príncipe dos reis da terra.
- Àquele que nos amou,
- em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
Sob a inspiração para atuação e ação conduzida por
sete espíritos de Deus.
Graça e paz seja convosco da parte [...] e da dos sete espíritos que estão diante do seu
trono;
A um Servo
Especial:
João – é uma escolha para dar substancia
textual e prática, pela convivência e conhecimento dos ensinos do próprio Jesus
Cristo, a quem recebe a revelação e é autorizado a escrevê-las e a ainda escrever,
as sete igrejas para que sejam informadas, sobre a sua situação espiritual, em
relação aos acontecimentos da Iminência, e possam se prepara para receberem
aquilo para que foram chamadas, a tempo de se corrigirem e receber as promessas
Individuais, e locais.
E que passam, a ser sob a visão dispensacionalista,
um quadro da Igreja Universal, para vivenciarem antitipicamente sob a égide da
revelação uma linha de vida espiritual sob as regras e correções de trajeto e
vida espiritual, necessárias, e requeridas para obterem o tão esperado e
prometido galardão.
– Evangelho
segundo escreveu São João. 21.20-24.
E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e
que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem
é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que
será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te
importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que
aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não
morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o
seu testemunho é verdadeiro.
As igrejas de uma região densamente evangelizada:
4 João, às sete igrejas que estão na Ásia:
Objetivo:
...para
mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer;
Mostrar à igreja as coisas que em breve hão de
acontecer.
Nesta lição nos reportaremos às Cartas encaminhadas
sob ordem de Jesus Cristo, aqui se identificando a si mesmo como:
Ap.1.4. João, às sete igrejas que estão
na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há
de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono; 5 E
da parte de Jesus Cristo
O apocalipse é:
Um livro proclamatório – profético no sentido da
ação do profeta anunciar e proclamar, o que há de vir; como também o é, no
sentido, ainda, da ação profética, prega o que Deus irá realizar, deslinda,
ainda que tipologicamente em alguns longos trechos, como e sobre de qual
maneira isto acontecerá
Um livro profético no sentido de prevê acontecimentos
futuros – ação do nabi, ou navi.
Continuação...
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