quinta-feira, outubro 17

ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO - 2ª Parte - TEXTO COMPLEMENTAR

ADVERTÊNCIAS CONTRA O ADULTÉRIO
Lição 02 - CPAD - 4º TRIMESTRE 2013
Editor - Pr. Osiel Varela
Texto Áureo:
Provérbios 5. 15,18 Bebe água da tua (cisterna) fonte, e das correntes do teu poço. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Leitura Bíblica em Classe.
Provérbios 5. 1-6. FILHO meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido; Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento. Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite. Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno. Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás. Almeida Corrigida e Revisada Fiel
Conclusão  
O Adultério é um assunto de cunho espiritual.
Deus o utiliza como parâmetro na sua relação como marido da nação de Israel.
Utiliza figuras de um homem marido por uma esposa amada.
Amós 3.2 De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.
Ez 36 32-38 Foste como a mulher adúltera que, em lugar de seu marido, recebe os estranhos. ... tu dás os teus presentes a todos os teus amantes [...] E julgar-te-ei como são julgadas as adúlteras e as que derramam sangue; e entregar-te-ei ao sangue de furor e de ciúme. 59,60. ... Eu te farei como fizeste, que desprezaste o juramento, quebrando a aliança.
Altera o tom de sua voz para cobrar com zelo, a fidelidade desta.
Os 2. 7,8 Ela irá atrás de seus amantes, mas não os alcançará; e buscá-los-á, mas não os achará; então dirá: Ir-me-ei, e tornar-me-ei a meu primeiro marido, porque melhor me ia então do que agora. Ela, pois, não reconhece que eu lhe dei o grão, e o mosto, e o azeite, e que lhe multipliquei a prata e o ouro, que eles usaram para Baal.
Sob a ótica bíblica a indissolubilidade matrimonial é assunto selado, fechado e hermético.
A compreensão deste fato levará a todos os nos preocuparmos sobre estas armadilhas, para qual, a vida poderá conduzir qualquer um.
O sexo casual é uma das muitas armas contra a santidade e fidelidade no casamento, que se inicia pela concupiscência do olhar, do toque furtivo, das falas macias e dos elogios, que podem receber, tanto o jovem, como em Provérbios 5, quanto para a mulher que está ao ocaso, no trabalho, na própria residência, como no caso de Davi e Bate Seba.
Poderíamos alegar que não há nenhum lugar que possa ser um abrigo seguro para a prática deste ato.
Somente no coração prudente, na mente santificada, poderemos encontrar a força do jovem José, filho vendido do Patriarca Jacob. Gn 39 6-20.
Aliás, José é de uma força mental tão potente, que não há explicação de sua perseverança e luta contra a concupiscente mulher de Potifar: a ardente noção em seus sentidos espirituais, movidos pela fé, pela qual, sabia que havia para ele uma vida muito melhor – no cumprimento das Promessas.
Hb 11. 22 Pela fé José, próximo da morte, fez menção da saída dos filhos de Israel, e deu ordem acerca de seus ossos.
A visão das estrelas, do sol e da lua estava vívida em seu coração.
Gn 37. 5-11 Teve José um sonho, que contou a seus irmãos; por isso o odiaram ainda mais. E disse-lhes: ... Eis que estávamos atando molhos no meio do campo, e eis que o meu molho se levantava, e também ficava em pé, e eis que os vossos molhos o rodeavam, e se inclinavam ao meu molho. Então lhe disseram seus irmãos: Tu, pois, deveras reinarás sobre nós? Tu deveras terás domínio sobre nós? ...  outro sonho ... e eis que o sol, e a lua, e onze estrelas se inclinavam a mim. E contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o seu pai, e disse-lhe: Que sonho é este que tiveste? Porventura viremos, eu e tua mãe, e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este negócio no seu coração.
A visão da saída de um verdadeiro exército das terras do Egito deveria estar em sua mente, pela visão do futuro de todos os seus.
Ele sabia que tudo que padecera fazia parte da Promessa, mas não só para ele como também para seus próprios exatores, seus irmãos, estes desconheciam tudo, mas Jacob seu pai portador da mesma promessa observava em seu coração, até na hora da Benção patriarcal.
Aí está uma das direções a serem observadas por todos nós:
“Se há Promessa, a ser cumprida em minha vida, eu perseverarei em alcançá-las em qualquer tentação, sem perdê-las de vista, serei tentado, mas vencerei as tentações por que o que prometeu é fiel para cumprir”.
Hb 11.1 ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
As tentações foram vencidas sob o olhar do futuro ainda ser alcançado, isto se chama Fé.
Vejamos o que diz Tiago [inserindo neste contexto o nosso assunto:Sabedoria] Cap. 1. 2-8 Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
A mais genuína Fé.
- Quem não sobrevive à tentação não tem futuro. Osvarela
A Sexualidade - Neste presente século a exposição midiática das questões sexuais, do mundo sexual, mesmo o sexo entre os casais legalmente é exposto na mídia tem produzido uma “nova” moralidade, que é permissiva.
O casamento é algo totalmente descartável, além de ser banalizado pelo casamento entre seres humanos do mesmo sexo, com apoio da Sociedade, em sua maioria, mesmo que isto não seja uma verdade cartesiana é o que a grande mídia publica e conduz e julga de tal maneira, todos que são contra este novo modus vivendis.
Além da mudança dos valores morais, ainda são contra a moralidade preconizada nas Escrituras. É uma forma de conduzir a todos desprevenidos, ou não a um novo modo de encarar o adultério como normal.
Ou pelo menos, o casamento dissolúvel é propagado diariamente, causando rebuliço nas mentes jovens, que não conheceram um Mundo com valores conservadores, alias esta é uma palavra, que alcunha a todos que buscam preservar o Matrimônio.
Por isto, acho que a Leitura Bíblica é eficaz, porque fala ao filho, ensina ao jovem.
É um ensino de alguém que sofreu e padeceu deste mal – o Adultério.
Que todos nós possamos ser sábios e aprendamos com esta lição, porque: “dá sabedoria ao sábio e ele se tornará mais sábio”!
Busquemos a sabedoria para vencer esta investida. Sabendo que nem todos terão a chance de Davi.

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger