A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA PÁSCOA
Segunda
parte
LIÇÃO 04 – CPAD - 1º TRIMESTRE
2014
EDIÇÃO e Estudo Pr. Osiel Varela
TEXTO ÁUREO
Porque Cristo, nossa páscoa,
foi sacrificado por nós. I Co 5.7b
Subtexto - destacado da leitura“Assim, pois, o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor”. Ex 12:11
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êx 12.1-11
1 E FALOU o Senhor a Moisés e
a Arão na terra do Egito, dizendo:
2 Este mesmo mês vos será o
princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3 Falai a toda a congregação
de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo
as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4 Mas se a família for pequena
para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme
o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao
cordeiro.
5 O cordeiro, ou cabrito, será
sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 E o guardareis até ao décimo
quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o
sacrificará à tarde.
7 E tomarão do sangue, e
pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o
comerem.
8 E naquela noite comerão a
carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 Não comereis dele cru, nem
cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua
fressura.
10 E nada dele deixareis até
amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11 Assim pois o comereis: Os
vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o
comereis apressadamente; esta é a páscoa do Senhor.
Etimologia
Cessamento - s.f. Ação ou efeito de cessar; cessação. Jurídico. Alteração dos
mecanismos que modificam uma ação processual, interrompendo a sua conjuntura
anterior e fazendo com que a mesma possua um novo aspecto.
αιμα haima - n m – sangue - de homem ou animais; refere-se à sede da vida; daquelas coisas que
se assemelham a sangue, suco de uva.
αρη ν aren n m - ovelha, cordeiro
αρν ιο ν arnion diminutivo - um cordeirinho, um cordeiro
θυω thuo – v.sacrificar, imolar; assassinar, matar; do cordeiro pascal; abater.
καιρ ος kairos - n m. medida exata; medida de tempo, maior ou menor porção de tempo, daí:
tempo fixo e definido, tempo em que as coisas são conduzidas à crise, a
esperada época; decisiva
- tempo oportuno ou próprio
- tempo certo
- período limitado de tempo
- para o qual o tempo traz, o
estado do tempo, as coisas e eventos do tempo.
DISCURSO
A Celebração
Mas, se
andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos
purifica de todo o pecado. 1Jo 1:7
A primeira Páscoa foi um
evento celebratório para o povo Hebreu com base na Palavra de Deus falada por
Moisés. Ex 4.16 E ele falará por ti ao povo; e acontecerá que ele te será por boca, e tu
lhe serás por Deus.
Embora a primeira Páscoa tenha
sido um evento iminentemente hebreu, ao o analisarmos sob a questão salvífica
podemos encontrar correspondência total com a Graça salvadora, que futuramente
seria estendida a todos os gentios.
Digo isto, para colocar ao
estudante da Escola Bíblica Dominical a soteriologia e a tipologia no ato da
Celebração da Páscoa dentro da Doutrina da Salvação é totalmente fruto da
Graça.
Os Hebreus receberam a Promessa,
para que dentre eles Eu Sou providenciasse a semente geradora do verdadeiro e
Perfeito Cordeiro de Deus.
A Promessa feita aos
Patriarcas fora exarada da boca divina, antes da dação da Lei.
Então estavam diretamente sob
a ação da Fé que fora gerada pela Graça dadivosa do Eterno.
O Apóstolo Paulo elucida esta
questão soteriológica ao dizer:
“Rm 1-3;10-13 QUE diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne? Porque,
se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de
Deus. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado
como justiça.[...] Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. Como
lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na
circuncisão, mas na incircuncisão. E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé
quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando
eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada;
Porque a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo
não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé.”.
Lc 23.44 E era já quase a hora sexta, e houve trevas em toda a terra até à
hora nona, escurecendo-se o sol;
Ambiente da Páscoa e Jesus
O cordeiro era sem machas; Hb. 4. 15 Porque não temos um sumo
sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como
nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.
Assim como na Celebração da
primeira Páscoa, podemos ver tipologicamente a ambiência da oferta de Jesus
como Cordeiro de Deus. Nela podemos encontrar:
A Oferta com sangue.
A Libertação.
A Proteção da Morte;
A Purificação para a Libertação e Terra Santa da
Promessa.
A Redenção da escravidão.
Celebrar a liberdade pela Fé. O
povo hebreu nos dá um exemplo para que a Igreja possa continuar a celebrar a Páscoa
na Esperança. Pois estamos livres e estamos anunciando que estamos saindo do
Mundo em direção a Terra da Promessa, a Canaã celestial.
A Comunhão do povo em um só intento e ato. 1 Co
11.23.ss
Hb. 9. 11-14 Mas, vindo Cristo, [...] não desta criação, Nem por sangue de bodes e
bezerros, mas por seu próprio sangue,
entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. [...] Quanto
mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo
imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para
servirdes ao Deus vivo?
Ex. 12. 7 E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga
da porta, nas casas em que o comerem.
É conveniente a Tipologia,
pois a mesma é inerente a esta Primeira Celebração, com a ação salvífica na qual o Cordeiro não
mais ovino, mas humano seria sacrificado para resgatar e imediatamente após o
véu do Templo ser rasgado de alto a baixo dar passagem a toda à Humanidade
presa na escravidão do pecado.
O cordeiro da primeira celebração
deveria ser sem mancha, sem mácula.
1Pe 1:19 - Mas com o
precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado...
Da mesma forma Jesus Cristo
não pode ser acusado de nenhum pecado e foi sacrificado no estado da perfeição,
o único entre os homens, sem pecado.
Livrou o povo Hebreu do terror da Morte.
Sangue como sinal.
A morte andou por todo o Egito
na noite da Celebração da Páscoa, mas os hebreus que participaram dela e
assinalaram as suas casas com o sangue do cordeiro não foram atingidos pelo Anjo
da Morte, que procurou e entrou em todas as casas desde o Palácio de faraó até
a casa mais simples procurando matar.
Mas, como símbolo do sangue de
Cristo que nos livra de todo o pecado e da cédula da condenação estamos
assinalados pelo sangue do Cordeiro pascal perfeito Jesus Cristo! Aleluias!
Suficiência da carne do Cordeiro – Jesus.
Jo 1:36 - E, vendo passar a Jesus, disse: Eis aqui o
Cordeiro de Deus.
Um cordeiro sacrificial atende
a todos, conforme a necessidade numérica.
Assim como uma família comia a
porção certa e quando fosse necessário abrigava outra família conforme o numero
de seus membros, a Igreja abriga a todos, e todos comem da carne do Cordeiro, Jesus
Cristo, que é suficiente para cada porção de membros.
Seja em uma casa pequena, ou
uma casa grande ou até mesmo a todo o Mundo há suficiência total e multiplicada
para atender e guardar e alimentar quantas almas se abriguem para comer da sua
carne!
“Mas se a família for pequena para um cordeiro,
então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das
almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. O
cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das
ovelhas ou das cabras.
E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês,
e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde. E tomarão
do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em
que o comerem”.
Trevas,
mesmo sendo dia;
Acesso
imediato à Liberdade: Jo 19. 30 Está consumado.
O Período Do Sacrifício.
Mc 15.
6 Ora, no dia da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles
pedissem.
Vemos prisão e libertação. Vemos
um cordeiro sem mácula:
Jo 19. 4 Então Pilatos saiu outra vez
fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.
O cordeiro foi morto no mês determinado
por Deus.
Assim como Jesus veio no kairós,
como nos ensina o Apóstolo Paulo: “Mas vindo
a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a
lei” Gl 4:4.
Na realidade á esta primeira Celebração
sucedeu-se inúmeras outras, houve cessamento da mesma pelos períodos do
cativeiro hebreu, mas nos idos de Pilatos governador durante o período desta
celebração deu-se um fato que mudaria a Historia dos Hebreus e de todo a
Humanidade, o mais puro e perfeito sacrifício e o Perfeito Cordeiro foi
sacrificado num Lugar chamado Caveira.
Jo 19. 9-14;31 E entrou
outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu
resposta. Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho
poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? [...] E era a preparação da páscoa, e quase à
hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Os judeus, pois, para que no sábado não ficassem os
corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia de sábado),
rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.
Fonte:
James Strong – Dicionário de Concordância
Exaustiva. Léxico Hebraico, Aramaico e
Grego de Strong © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil. SBBRASIL
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