TEMA 2º Trimestre 2014
DONS ESPIRITUAIS E
MINISTERIAIS
Autor deste
subsídio-Estudo Pr Osvarela
Servindo
a Deus e aos homens com poder extraordinário.
Que
neste trimestre posamos entender que temos alguém que nos capacitou e continua
capacitando aos homens escolhidos para a seara do evangelho com poder
extraordinário Dons Espirituais que nos diferenciam para o Serviço Espiritual.
χαρισμα - Graça ou dons que
denotam poderes extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam
a servir a igreja de Cristo.
Como
receber e utilizar os Dons do Espírito
Este
Trimestre nos concede uma oportunidade de entendermos como os homens de Deus e
a Igreja, podem servir a Deus, com Poder extraordinário, concedido pelo
Espírito Santo, ou seja, pelo próprio Deus.
A
Charis é uma palavra chave desta Lição.
ETIMOLOGIA
-
Charisma – encontrado no NT 17 vezes, sendo 16 nas Paulinas e 1 na Petrina (I Pe
4.10)
Cognato
de charis – Xaris – χάρη; τη χάρη
Palavras-chaves:
-Graça;
-Charismata;
-Charis;
-Charisma;
reforço: [um cognato de charis na
sua forma mais simples; algo dado pela graça, um “dom da graça”]. Carson, G.A.
-Pneumaticom;
-Pneumática;
A relação
da charis com as Doutrinas Cristãs:
-Cristologia
-Eclesiologia
-Soteriologia
E
evidentemente com a Pneumatologia.
O
pequeno glossário etimológico que insiro, compilado de outros, conforme
bibliografia abaixo, aqui neste estudo, contém algumas palavras que vamos utilizar
ao longo deste trimestre.
Algumas,
já neste primeiro estudo, em edição.
Não
coloquei as palavras, em grego, ou hebraico em ordem alfabética, mas de maneira
a atender, no mínimo, o conteúdo programático trimestral.
Há
um pensamento que pretendo seguir ao longo do trimestre, por isto a inserção de
certas palavras!
Outras
serão úteis, ainda que não as usemos em sua totalidade de expressão para o
estudioso da lição deste Trimestre.
Obs.: Algumas palavras em grego podem não conter os diversos sinais de acentuação, não por erro ou esquecimento, mas por questão técnica!
Obs.: Algumas palavras em grego podem não conter os diversos sinais de acentuação, não por erro ou esquecimento, mas por questão técnica!
χαρισμα - charisma; n n. favor
que alguém recebe sem qualquer mérito próprio; dom da graça divina; dom da fé,
conhecimento, santidade, virtude; economia da graça divina, pela qual o perdão
do pecados e salvação eterna é apontada aos pecadores em consideração aos
méritos de Cristo conquistados pela fé; graça ou dons que denotam poderes
extraordinários, que distinguem certos cristãos e os capacitam a servir a
igreja de Cristo. A recepção desses dons é devido ao poder da graça divina que
opera sobre suas almas pelo Espírito Santo
χαρις - charis; n f. graça; aquilo
que dá alegria, deleite, prazer, doçura, charme, amabilidade: graça de discurso;
boa vontade, amável bondade, favor; da bondade misericordiosa pela qual Deus,
exercendo sua santa influência sobre as almas, volta-as para Cristo, guardando,
fortalecendo, fazendo com que cresçam na fé cristã, conhecimento, afeição, e
desperta-as ao exercício das virtudes cristãs; o que é devido à graça; a
condição espiritual de alguém governado pelo poder da graça divina; sinal ou
prova da graça, benefício; presente da graça; privilégio, generosidade; gratidão,
(por privilégios, serviços, favores), recompensa, prêmio;
- χαρίσματα – presentes
χαριτοω charitoo; v. tornar
gracioso; encantador, amável, agradável; favorecer muito, mostrar grande
generosidade; honrar com bênçãos.
χαριν charin; prep. em favor de,
para o prazer de; por, pela amor de; por esta razão, por esta causa
δωρεα - dorea; n. f. dom,
dádiva, presente;
δωρημα dorema; n n. dom,
dádiva, benefício
προσμενω prosmeno; vb. permanecer
com, continuar com; manter-se firme a: a graça de Deus recebida pelo Evangelho;
ficar, esperar
δωρον doron - presente; n n. dom,
presente; presentes oferecidos em expressão de honra; de sacrifícios e outros
presentes oferecidos a Deus; oferta de um presente ou de presentes
κορβαν korban e κορβανας
korbanas;
de origem hebraica e aramaica;
קרבן; n m. dom oferecido (ou
reservado para) a Deus;
προφητεια propheteia; “profecia”; n f.
profecia; do dom e discurso dos professores cristãos chamados profetas; os dons
e expressão destes profetas
χαριζομαι charizomai; vb. fazer algo
confortável ou agradável (a alguém), fazer um favor a, agradar; mostrar-se
generoso, bom, benevolente
-
conceder perdão, perdoar
-
dar graciosamente, dar livremente, entregar
-
perdoar
-
graciosamente restaurar alguém a outro
-
cuidar de uma pessoa em perigo para alguém
πνευμα pneuma; n n. terceira
pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, coeterno com o Pai e o Filho
-
algumas vezes mencionado de um modo que enfatiza sua personalidade e caráter (o
Santo Espírito)
-
algumas vezes mencionado de um modo que enfatiza seu trabalho e poder (o
Espírito da Verdade)
-
nunca mencionado como um força despersonalizada
-
um movimento de ar (um sopro suave)
-
do vento; daí, o vento em si mesmo
-
respiração pelo nariz ou pela boca
πνευματικος pneumatikos;
adj. relacionado
ao espírito humano, ou alma racional, como a parte do homem que é semelhante a
Deus e serve como seu instrumento ou órgão;
que
pertence ao espírito, ou um ser superior ao ser humano, contudo inferior a Deus
-
que pertence ao Espírito Divino
-
de Deus, o Espírito Santo
-
alguém que está cheio e é governado pelo Espírito de Deus
-
relativo ao vento ou à respiração; ventoso, exposto ao vento, que sopra
-
adv. espiritualmente: i.e., pela ajuda do Santo Epírito
πνεω pneo; v. respirar, soprar;
do vento
Dom
Analisando
além do contexto de I Coríntios 12-14
A
primeira análise vem da Epístola aos Romanos: - χαρίσματα – presentes
Rm
5. 15,16 – Mas não é
assim o dom gratuito como a ofensa.
Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem,
Jesus Cristo, abundou sobre muitos.E não foi assim o dom como a ofensa, por um
só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para
condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.
Conceituando:
DOM – que gera a Vida contra
a Morte contra o pecado edênico (de Adão) – dorema.
Jesus
– O Dom de Deus – o único que tem pode para extinguir o salário do pecado sobre
todos os homens – que é a Morte. Rm 6.23
Não
é deste termo-conceito, que deriva a fonte, de onde procedem todos os outros Dons.
Entendo
que os Dons da Graça, ou Charis se referem aos que se manifestaram, ainda que mesmo
profetizados nas Escrituras Veterotestamentárias, nas Escrituras pós-pentecostes, os quais, O Apóstolo Paulo com revelação profunda e única, pôde tão bem escrever sobre eles.
Assim,
como não se refere aos Dons rudimentares tal qual o da Salvação, o dom
fundamental da libertação do império da Morte, em Jesus Cristo.
Pneuma e Charisma
Estamos
estudando nestes três capítulos (Carson D.A.) sobre os Dons da Graça de Deus na
sua forma manifesta, ou formas de
manifestação, como veremos mais á frente.
“O maior dom da Criação foi ter dado a vida aos seres humanos, que a
receberam como pessoas, livres e inteligentes. Usando uma linguagem pedagógica,
numa concepção tipicamente judaica, o texto sagrado descreve Deus que modela o
ser humano, criado à sua imagem, e insufla em suas narinas o nefesh, sopro de vida” (cf. Gn 2,7). SCHEID, E.O
“E
formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou
em suas narinas o fôlego da vida; e o homem
foi feito alma vivente”. Gn 2:7
O
Dom da vida foi dado ao homem pelo Espírito de Deus.
Mesmo
quando alguém, como o autor citado acima, usa o termo nefesh, podemos identificá-lo com πνεύμα – πνεύματος, ou seja com pneumático,
ar.
No
caso o fôlego de vida, ou ar que passou pelo hálito de Deus.
Pneumático
e charismatico são da mesma essência no conteúdo do contexto, pois são do
Espírito.
Além
disto, não se referem à pessoa ou dote humano, mas a Pessoa e Dom do Espírito
Santo.
De
qualquer modo foi de forma gratuita, quanto à Graça dos Dons Espirituais.
Entendendo o Discurso
paulino em 12-14
O
Apóstolo Paulo inicia este longo discurso com a finalidade de esclarecer e
deter qualquer tipo de perturbação entre a Igreja de Corinto.
As
manifestações pneumáticas, ou espirituais se dão entre e com pessoas
espirituais, e através do charisma.
Talvez
assim possamos ter um melhor entendimento deste conteúdo a ser estudado ao
longo deste Trimestre.
Embora
não tenha o mesmo sentido, o pneumático, nos textos em tela podemos entender
como a ação que movimenta a vida espiritual dos crentes, pós Pentecostes, como
espirituais, ou seja: πνευματικός.
Charisma
- χάρισμα - favor gratuito – 2 Co 1.11;I Tm 4.14; II Tm
1.6
- το χάρισμα
- χαρίσματος
- χάρισμα Cada um de nós, os crentes devemos usar os dons
que tenha recebido a favor um dos outros, para fazer fluir, na Igreja a graça
de Deus, para que ela seja administrada em suas mais diversas formas e
maneiras.
Fato:
Todos
quantos aceitam a Jesus têm Dom.
Podem
usufruir, através do Espírito Santo, em si mesmos, e através da τη χάρη do Corpo.
O
assunto vai ser explanado pelo Apóstolo Paulo em I Co 12.1
Acerca dos
dons espirituais... (a questão dos espirituais – peri de ton pneumatikon)
Esta
expressão puramente paulina sobre a ignorância, ou desconhecimento, ou a ainda
falta de informação, mesmo tendo entre eles os Dons, é a porta que Paulo vai
abrir para que nós possamos entender o seu discurso nos próximos capítulos.
Diversidade
não infere não Unidade, pelo contrário no contexto deste conteúdo I Co 11-14
diversidade infere diretamente a dação dos Dons para Unidade plena.
1
Coríntios 12:4-7
Ora, há diversidade de dons, mas o
Espírito é o mesmo.
E há diversidade de ministérios, mas o
Senhor é o mesmo.
E há diversidade de operações, mas é o
mesmo Deus que opera tudo em todos.
Mas a manifestação do Espírito é dada a
cada um, para o que for útil.
1 Coríntios 12 1-3 Acerca dos dons
espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós bem sabeis que éreis
gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados. Portanto, vos quero
fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é
anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
O
conteúdo dos versículos insere as práticas anteriores,nas quais os irmãos de
Corinto estiveram envolvidos.
Jesus é anátema - Os gentios promoviam
em cultos pagãos, pós introdução do Cristianismo em suas terras, momentos em
que todos em "êxtase" dominado pelas malignidades manifestas, amaldiçoavam ao nome
de Jesus.
O
êxtase com elocução, conhecida pelos gentios pode ser entendida, e era
conhecida por Paulo, ao lermos Atos dos Apóstolos 16.16. Digo isto como observação.
Paulo
vai além desta primeira inserção.
Ele
vai demonstrar:
- o quanto era profundo,
- qual era a verdadeira
vontade divina em conceder os Dons
- queria os fazer compreender
os seguintes pontos:
- diversidade de dons
- quem os concede - o
Espírito é o mesmo.
- diversidade de
ministérios,
- o Senhor é o mesmo.
A Atuação:
- diversidade de
operações,
- que opera: mesmo Deus
que opera tudo em todos.
A Manifestação:
- Mas a manifestação do
Espírito
A Charis - χάρη:
Para quem é dada:
- é dada a cada um,
Para quem é dada:
- para
o que for útil.
Discurso
continuado:
Charismata
Um
assunto especial é o que estudaremos neste trimestre.
Trata-se
de conceito dinâmico da Igreja.
O
Apostolo Paulo é o decodificador da doutrina dos Dons da Charis.
Embora
Pedro e outros apóstolos fossem “oriundi” do Pentecostes coube a Paulo
descrever com letras abundantes o conteúdo mais forte de doutrinário dos Dons
Espirituais e Ministeriais.
Uma
Doutrina impar, muito embora, possamos discorrer ao longo das páginas
veterotestamentárias sobre os dons do Espírito, com exceção do Profeta Joel,
que tem clareza evangélica e a qual eu chamo de veteropentecostal, pelas suas
expressões, somente nas paginas do Novo Testamento podemos obter o sentido
exato das expressões da charis e da ação carismática plena profetizada, e só
aqui evidenciada em sua totalidade.
Só
o Apóstolo Paulo tem o insight do êxtase e da descriminação da dairesis, em
energma, sophia e da dairesis do Espírito Santo no seio da Igreja.
A
assimilação do Apóstolo para definir etapas e descrever atividades e segmentar
atividades dos Dons é algo divinamente afinado e que aponta com clareza a ação
do que ele mesmo relata: “Romanos 12. 3 Porque pela graça que me é dada...” a
graça o alcançou para que ele pudesse pelo que dá dons aos homens, descrever o
exercício desta atividade divina entre os homens e a Igreja.
Paulo
está no trecho que ele descreve assuntos variados no seio da igreja, que
inclui:
A
Posição e Comportamento “intereklesia” das mulheres – 11.2-16;
A
Santa Ceia – 11.17-34;
Os
Dons do Amor – 12 – 14;
O
Amor em ação- 13
A
Ressurreição. – 15.
A
seção é plena do pentecostalismo, na elocução, nas manifestações.
No
conceito que o Amor está regido sob esta visão do conteúdo contextual. Não, não
é hiato a inserção do hino da Caridade neste conteúdo citado acima. Ele faz
parte do tecido doutrinário escrito por Paulo sobre os Dons e a ação
carismática na vida do crente.
Charisma -
O
apóstolo Paulo abundou naquilo que recebeu e ele mesmo escreveu e diz em:
2 Coríntios 8: 7
2 Coríntios 8: 7
Como, porém, em tudo, manifestais
superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e
em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça. - τη χαριτι[têchariti] Dat. sing.
("nesta graça" - εν ταυτητη χαριτι
[entautêtêchariti]).
Logicamente
a questão irá passar pelos dons inatos ao homem:
Dom
da vida.
No
Dom primário da formação antropológica o Pneuma é o agente primário para o
barro se tornar Vida vivente e dotada da energma.
É
a forma primeva do dom da charis doada ao antrhopos,
É
um momento puro da Graça.
A plena charisma -
É
inseparável esta visão.mas, deve ser inserida como base e consolidação da ação
da plenitude de Joel para um novo viver, agora no novo homem,o homem
espiritual!
Da
mesma forma o dom gera a vida me Adão contra o pecado.
Charizomai – graça significa favor imerecido. O termo
grego no original é charis, que deriva do verbo charizomai,
esta palavra significa “mostrar favor
para” e assume a bondade do doador e a indignidade do receptor. Quando charis
é usada para indicar a atividade de Deus, significa “favor imerecido”.
Acerca
dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 1 Co 12:1
DIVERSIDADE
Diairesis– variedade; uma
destinação ou variedade: diferença.
Substantivo de daireõ –
dividir.
Ato de dividir. Refere-se aqui, de forma única, a diferenças e classes de dons.
Ato de dividir. Refere-se aqui, de forma única, a diferenças e classes de dons.
Diaireõ
– separa, i.e. distribuir.
Uma
das questões a ser considerada neste estudo.
1
Coríntios 12:4-6
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
E há diversidade
de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
E há diversidade
de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
-
Ministérios
-
Operações
Quando
listo de forma exegética, como acima, posso ver a amplitude do contexto, que o
Apóstolo Paulo quer inserir no discurso carismático, porque:
“Mas a
manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil”.
Útil
em que e aonde?
Dons
8
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo
Espírito, a palavra da ciência;
9
E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons
de curar;
Ministérios
28
E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas,
em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros,
governos, variedades de línguas.
29
Porventura são todos apóstolos? são todos profetas? são todos doutores? são
todos operadores de milagres?
30
Têm todos o dom de curar? falam todos diversas línguas? interpretam todos?
Operações
e
a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E
a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de
discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a
interpretação das línguas.
1
Coríntios 12:9-10
Qual
é a função ou a característica dos dons como “equipo” espiritual para a Igreja.
Será
o Dom pertencente ao que o manifesta?
O
dom nos é dado, ou nos é concedido?
Continua...na 2ª Parte
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