Dez Mandamentos 2ª Parte
CPAD - 1º
Trimestre de 2015 Os Dez Mandamentos
Leia publicação do autor sobre o Tema-Assunto no link:
http://estudandopalavra.blogspot.com.br/2014/02/os-dez-mandamentos-do-senhor-1-parte.html
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Editor
E autor Pr Osvarela
“A legislação mosaica diz que todo crime é um
pecado, pelo qual o homem é responsável perante Deus, e não perante o Estado”. Danrlei Levandowski Xavier
Definições:
Estatuto - A palavra estatuto
refere-se a uma variedade de normas jurídicas cuja característica comum é a de
regular as relações de certas pessoas que têm em comum pertencerem a um
território ou sociedade. Normalmente, os estatutos são uma forma de Direito
Privado.
Estatuto
(latim
tardio *statutum) - s.m. Lei orgânica ou regulamento de um Estado;
Decreto, lei.
Estatutos – s.m.p. Regulamento ou lei orgânica que rege um Estado.
Ao
lermos o Capítulo 20, 21 ss do Livro do Êxodo podemos verificar que além do
Decálogo, Deus continuou a dar leis específicas, ao seu povo.
Êxodo 21:1 Estes são os estatutos que lhes proporás.
O
conteúdo que estudamos seja o Decálogo, mais estas leis especificas formam um
conjunto natural de leis com caráter Constituinte e caráter legal das demais
necessidades de ordenação, comportamento, Justiça, direitos pessoais,
coletivos, penas e regras que serviriam para regrar o comportamento do povo
hebreu.
Lembremos
que o povo vivia no Egito sob o regime de escravidão, após a morte de José.
O
conhecimento sobre leis e Regras de convivência, de todos eles, e mais o vulgo
que subiu entre eles do Egito, fora formatado sob a visão das leis egípcias.
A
noção do povo sobre seu governante egípcio era de uma divindade.
Isto
sem dúvida, poderemos entender ao longo do estudo, se fez notório na aceitação
da proposta divina, cap 19:
E
subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte,
dizendo: Assim falarás à casa de Jacó, e anunciarás aos filhos de Israel:
Vós
tendes visto
o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águias, e vos
trouxe a mim;
Agora,
pois, se
diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis
a minha propriedade peculiar dentre
todos os povos, porque toda a terra é minha.
E vós me sereis
um reino sacerdotal e o povo santo.
Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.
E
veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas
palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado.
Então todo o povo respondeu a uma
voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. Êxodo 19:3-8
A
diferença está no livre-arbítrio que Deus obedeceu, e de forma humilde se
propôs a ser rei dos hebreus.
Voltando
a questão do primeiro, assim o chamamos, compendio de leis, temos então:
Êxodo 20 – Decálogo – A
Constituição
(Êxodo 20:1-17)
Não terás outros deuses diante de mim.
Não farás para ti imagem de escultura, nem
alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas
águas debaixo da terra.
Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em
vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
Lembra-te do dia do sábado, para o
santificar.
Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu
Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu
servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está
dentro das tuas portas.
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se
prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
Não matarás.
Não adulterarás.
Não furtarás.
Não dirás falso testemunho contra o teu
próximo.
Não cobiçarás a casa do teu próximo, não
cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu
boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Êxodo 21,22, 23.9 – Leis
civis –
comportamentais ou regras de convivência.
Este
capítulo (do Livro do Êxodo), ou seção de leis inicia-se de forma
surpreendente.
Mas se houver morte, então
darás vida por vida,
Olho por olho, dente por
dente, mão por mão, pé por pé,
Queimadura por queimadura,
ferida por ferida, golpe por golpe.
Os
ditos acima, são e foram utilizados ao longo dos séculos, na região de onde se
originou a semente semítica. São criticados, muitas vezes, por aqueles que
desconhecem esta questão histórica legal. Mas, são e eram comuns no mundo de
então.
Deus
coloca o escravo como primeiro tipo de pessoa a ser cuidado com olhar de
misericórdia. Servindo-se de que os hebreus haviam sido escravizados no Egito YAWEH
os lembra que devem ser justos e misericordiosos com estes seus companheiros de
viagem (no meio do vulgo havia escravos), e os seus futuros escravos, a serem obtidos
dentre os povos que necessitariam de dominar para entrar e tomar posse da Terra
da Promessa, ou até mesmo dentre seus irmãos, por meio da escravidão
temporária, pagariam suas dívidas.
Uma
sub-divisão já encaminha os crimes contra terceiros, crimes de morte. Incluindo
a visão do direito de ser abrigado, isto é, em liberdade em algum lugar, que
viria, depois, ser regulamentado por Moises como as cidades refúgio.
Morte,
parricídio ou agredir pai e/ou mãe, amaldiçoar (matar e agredir, ou
amaldiçoar, pai ou mãe), Rapto,
sequestro, agressão sem morte, agressão ao trabalhador, agressão com dano ou
aborto, as mulheres grávidas, roubo, furto, estrupo, feitiçaria, aberração
sexual com animais, empréstimo, penhor, primícias, cuidados de todos, para com
as propriedades alheias, danos causados por algum animal cujo dono foi ou não
responsabilizado, como agir em tumultos, subornos são condenados, todos os
tipos de relacionamentos são inseridos neste capítulo legal.
Notório
reconhecer, que os hebreus estão no deserto, não tem propriedades e estão em
caminhada sem maiores perspectivas que a Promessa. “Eis que
eu envio um anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te
leve ao lugar que te tenho preparado”. Êxodo
23:20
É
então louvável, que tudo isto lhes seja dado por Deus, como embasamento e
firmeza para suas convicções e vida santa: “E ser-me-eis homens santos;” Êxodo 22:31.
É a Promessa vivida antes
de ser cumprida. É Fé no Deus da Promessa.
Êxodo 21:1-36 Estes são os estatutos
que lhes proporás.
Se comprares um servo hebreu, seis anos
servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.
Quem ferir alguém, de modo que este morra,
certamente será morto.
Porém se lhe não armou cilada, mas Deus lho
entregou nas mãos, ordenar-te-ei um lugar para onde fugirá.
O que ferir
a seu pai, ou a sua mãe, certamente será morto.
E quem raptar um homem, e o vender, ou for
achado na sua mão, certamente será morto.
E quem amaldiçoar
a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto.
E se dois homens pelejarem, ferindo-se um
ao outro com pedra ou com o punho, e este não morrer, mas cair na cama,
Se alguém ferir a seu servo, ou a sua serva,
com pau, e morrer debaixo da sua mão, certamente será castigado;
Se
alguns homens pelejarem, e um ferir uma mulher grávida, e for causa de que
aborte, porém não havendo
outro dano, certamente será multado, conforme o que lhe impuser o marido da
mulher, e julgarem os juízes.
E quando alguém ferir o olho do seu servo,
ou o olho da sua serva, e o danificar, o deixará ir livre pelo seu olho.
E se tirar o dente do seu servo, ou o dente
da sua serva, o deixará ir livre pelo seu dente.
E se algum boi escornear homem ou mulher,
que morra, o boi será apedrejado certamente, e a sua carne não se comerá; mas o
dono do boi será absolvido.
Mas se o boi dantes era escorneador, e o
seu dono foi conhecedor disso, e não o guardou, matando homem ou mulher, o boi
será apedrejado, e também o seu dono morrerá.
Se alguém abrir uma cova, ou se alguém
cavar uma cova, e não a cobrir, e nela cair um boi ou um jumento, ss
Estudaremos,
a seguir, como entendemos a divisão e estrutura destas Leis. Devemos observar
que toda a lei é santa, seja no regramento espiritual, seja no regramento
comportamental, seja no regramento cerimonial.
Contudo,
há que se entender que estas divisões têm seu próprio tempo, espaço e povo para
serem uteis segundo a visão divina de YAWEH. Quando se perde este foco,
utilizando-se do conteúdo legal e divino delas, há risco iminentes de desvios doutrinários
e de interpretação segundo o seu Autor as exarou em determinado momento, há um
determinado povo e em uma determinada situação, porem com conteúdo dentro de
sua visão Onisciente que incluía o Plano Eternal de Redenção dos povos.
Qual é logo a vantagem do
judeu? ...Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente,
as palavras de Deus lhe foram confiadas.
Romanos 3:1-2
Que são israelitas, dos quais é a adoção de
filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
Romanos 9:4
Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o
testemunho da lei e dos profetas;
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus
Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque
todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua
graça, pela
redenção que há em Cristo Jesus.
Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para
demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a
paciência de Deus;
Para demonstração da sua justiça neste
tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em
Jesus. Romanos 3:21-26
A Lei.
Teologicamente
falando, divide-se a Lei em três partes:
-a Lei Civil,
-a Lei Cerimonial e
-a Lei Moral.
1. A Lei
Civil ou Judicial- Representa a legislação dada à sociedade ou ao
estado de Israel, por ex.: os crimes
contra a propriedade e suas respectivas punições.
2.
A Lei Religiosa ou Cerimonial -Esta
representa a legislação levítica do Velho
Testamento, por ex.: os sacrifícios e todo aquele simbolismo cerimonial.
3.
A Lei Moral -Representa a vontade de
Deus para com o homem, no que diz
respeito ao seu comportamento e seus deveres principais.
Na
Lei Civil E Cerimonial são colocadas questões de governo, de santificação e
identificação do povo hebreu, como circuncisão, questões médico-sanitárias,
como a proibição do comer “carne de porco”, questões sacrificiais,
identificação dos sacerdotes, suas vestes, famílias (quem pode ser sacerdote) e
formas de sacrifícios, etc.
É
necessário inserir algumas perguntas, sobre elas, para que haja melhor compressão
destas vertentes da lei, no presente tempo:
-
Há sacrifício sendo realizado em nossos dias, mesmo entre os hebreus?
-
Há Templo ou local do sacrifício, ou até mesmo um Tabernáculo, para tais atos?
Neste
ponto inserimos algum entendimento da aplicabilidade atual de cada uma destas
fases da Lei.
É
necessário conhecermos o conjunto da Leis Mosaicas, sob os seus diversos
títulos ou nomes.
Normalmente
se cita a lei mosaica como única e somente (entendimento usual) referindo-se ao
Decálogo.
Mas,
o próprio Jesus Cristo elucida este assunto, ao citar diversas vezes, ao falar
do ensino em Israel sobre isto: “Destes dois mandamentos dependem toda a lei
e os profetas. Mateus 22:40”, talvez neste versículo tenhamos a explicação
e conotação do usual ao citar a Lei como o Decálogo.
Sugiro
aos leitores que pesquisem sobre Dez Mandamentos e Escrituras em nosso site.
Primeiro:
Podemos
dividir em:
-
Os Dez Mandamentos, que no hebraico são chamadas simplesmente de As Dez
Palavras.
-
Livro da Aliança das Ordenanças Civis e Religiosas.
-
Leis cerimoniais, que regulavam o ministério no santuário do Tabernáculo e,
posteriormente, no Templo. Elas tratavam também da vida e do serviço dos
sacerdotes.
No
entanto, ainda em nossos dias deve-se considerar a existência de elementos, que
vigem junto aos hebreus de Israel, e os nos idos de Jesus Cristo.
No
judaísmo ortodoxo, contém 613 ordenanças, as leis do Talmude, a transmissão
oral dos preceitos religiosos e jurídicos compilados por escrito entre os
séculos III-VI d.C. sendo a Torá (O conteúdo da Torá são os cinco livros de
Moisés, mas o termo Torá é aplicado igualmente ao Antigo Testamento, como um
todo.) e o Talmude um conjunto do centro da devoção judaica.
A Aplicabilidade De Cada:
1.
A Lei Civil: Tinha a finalidade de regular a sociedade
civil do estado teocrático de Israel. Era temporal e necessária para a época à
qual foi concedida, mas foi específica para aquele estado teocrático. Embora alguns
códigos legais ocidentais, ou orientais habilitaram em seu conjunto legal, algumas
noções e até mesmo padrão deste particular capítulo das leis hebraicas
montesinaíticas, contudo ele não é usualmente aplicável normativamente em nossa
sociedade. Há alguns grupos cristãos que
querem e usam estas leis como doutrina, veremos isto, mais tarde.
2.
A Lei Religiosa: Tinha a finalidade de moldar o caráter de
santidade e de forma tipológica o futuro sacrifício verdadeiro e legitimo. Era a
forma de cobrir os pecados odos príncipes do povo, do povo e dos que se
aproximavam e habitavam entre os hebreus.
Podemos
considerar que entre estas regras havia uma forma de Deus levar o seu Povo a
uma comunhão anual e continuada com Ele. Era a época de celebrar o que Deus
fizera por eles. Mas, também uma época de comunhão com Ele – YAWEH.
“Três vezes no ano
me celebrareis festa. Três vezes no ano todos os teus homens
aparecerão diante do Senhor DEUS”. Êxodo 23: 14,17
3.
A Lei Moral: a moralidade judaico-cristã tem norteado a
ação entre os homens, a falha e libertina educação grega inseriu formas de moralidade
diferentes e que são abominadas nas escrituras (Rm 19) e nas leis morais
A
Lei Moral tinha a finalidade de deixar bem claro ao homem os seus deveres, e
que os homens são falhos e que devem proceder de forma recíproca uns para com
os outros, afim de que sociedade dos antropos se mantenha estável e ordenada.
Quando
falamos da Lei Moral falamos dos diversos segmentos da moralidade humana:
Comportamentos
éticos, transações, deveres, relacionamento de trabalho, relacionamentos
coletivos, relacionamentos entre famílias, etc...
Devemos
entender que uma sociedade tribal, como a de Israel, seja no deserto, ou na
Terra necessitava de referencial próprio e apropriado, para a constituição do
Povo como Estado e Nação.
Tenhamos
cuidado para não confundirmos o seu uso e aplicabilidade, em nossos dias, para
não sermos como, os que a sabem válidas, mas erram em confundi-la e em
misturá-las com as duas outras, ao prescrever a aplicação confusa e desconexa do
conteúdo geral.
Lei Cerimonial:
Porque,
mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus
7:12)
Lendo
o contexto, percebe-se que a lei ao qual o autor de Hebreus se refere é a lei
que constitui sacerdotes (Hebreus 7:28), ou seja, a lei cerimonial.
Lei Civil:
Disse-lhes então: Dai,
pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. (Lucas 20:25)
Mostrando
a separação entre o governo humano e o divino, nesta nova era, que é diferente
da de Israel (para um entendimento mais profundo desta diferença de eras leia
este artigo de John Piper).
Não
cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
(Mateus 5:17)
Então,
quando Jesus veio, Ele cumpriu toda a Lei Divina, tanto a sombra da lei
cerimonial (sacrifício único e perfeito, sacerdote eterno, etc.) e da lei civil
(assumindo o reinado messiânico, etc.), como a Lei Moral.
Contudo,
a Lei Moral não foi abolida, porque
nem o pode ser, pois é um reflexo do caráter Santo de Deus e é o caráter divino
que define algo como pecado. Esta Lei Moral está resumida nos 10 mandamentos e
ainda mais resumida nos dois grandes mandamentos.
Um
dos pontos importantes a ser abordado quando estudamos Os Dez Mandamentos é a
sua Validade atual.
Há
escolas teológicas de todos os padrões e até mesmo Doutrinas e Religiões
embasadas sobre a validade atual ou não de todo Decálogo.
Validade da Lei
Validade Total
–
Os Dez Mandamentos;
Histórica
– Ex 19;
Didática
–
Reveladora
–
Validade Parcial
–
Lei Cerimonial
Histórica
– em sua totalidade;
Didática
; em sua totalidade;
Normativa
- Sua validade normativa, entretanto, não existe aos nossos dias. Cumprida em
Cristo, não tem validade normativa para aqueles que existem em nossa era, após
a vinda do Messias prometido.
Bibliologia
Legislação Mosaica; Danrlei Levandowski Xavier;História do Direito - Direito Noturno; Professor: Maria Helena G. Dias de Oliveira
Beth-shalom – Samuel Rindlisbacher
Apontamentos do Autor
Bíblia Plenitude
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013
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