Jesus Escolhe Seus
Discípulos
Lição 05 – 2º Trimestre
2015 CPAD
Estudo e Edição Pr Osvarela
“O que é seguir, senão
imitar?” – Santo Agostinho
Texto Áureo
Lucas 14.27 “E qualquer que não levar
a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”
“... o fato de o convite
para vir preceder a ordem para ir é um lembrete de que o ministério flui da
intimidade”. Paul Bendor-Samuel
Lucas 14:25-35
Ora,
ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe:
Se
alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e
irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
E
qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu
discípulo.
Pois
qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as
contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?
Para
que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo
acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele,
Dizendo:
Este homem começou a edificar e não pôde acabar.
Ou
qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta
primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem
contra ele com vinte mil?
De
outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores, e pede
condições de paz.
Assim,
pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu
discípulo.
Bom
é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?
Nem
presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para
ouvir, ouça.
Exórdio e Textos
Textos Apoio Sugestão do
Editor
Lucas e a Oração
Lucas 5:7,8 E fizeram sinal aos
companheiros que estavam no outro barco, para que os fossem ajudar. E foram, e
encheram ambos os barcos, de maneira tal que quase iam a pique.
E
vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor,
ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.
Discípulos – pecadores
Foi
para estes que Jesus veio.
Lucas 5:26-30 E todos ficaram
maravilhados, e glorificaram a Deus; e ficaram cheios de temor, dizendo: Hoje
vimos prodígios. E, depois disto, saiu, e viu um publicano, chamado Levi,
assentado na recebedoria, e disse-lhe: Segue-me. E ele, deixando tudo,
levantou-se e o seguiu. E fez-lhe Levi um grande banquete em sua casa; e havia
ali uma multidão de publicanos e outros que estavam com eles à mesa. E os
escribas deles, e os fariseus, murmuravam contra os seus discípulos, dizendo:
Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?
Etimologia
Definição:
Discípulo
- Alguém que está aos pés do um mestre, alguém que tem humildade para assentar
e ouvir outrem: πους – pous; dos discípulos ouvindo a instrução de seu mestre,
diz-se que estão aos seus pés.
Discípulo,
do grego mathetés, significa:
“aluno, aprendiz, aquele que segue e se entrega à doutrina de alguém”.
Em
Mateus
28.19, as palavras “fazei
discípulos”, no grego é uma palavra só, matheteusate, que
significa no Novo Testamento: “fazer um discípulo, treinar em discipulado”. The Analytical Greek Lexicon, ano 1794, pág.
257.
Em Efésios 4.20, quando diz “aprendestes”,
do grego, emáthete, Russel Shedd diz
que literalmente significa : “fostes feitos discípulos”.
Efésios 4.20 “υμεις δε ουχ ουτως εμαθετε τον χριστον”
μαθητης – mathetes;
n. m. aprendiz, pupilo, aluno, discípulo
μαθητρια - mathetria;
n. f. discípula; uma mulher cristã At 9.36
דימלת – talmiyd - n. m. estudante, discípulo.
ακολουθεω –
akoloutheo (como
partícula de união) e keleuthos (caminho); v. seguir a alguém que precede,
juntar-se a ele como seu assistente, acompanhá-lo; juntar-se a alguém como um
discípulo, tornar-se ou ser seu discípulo.
παραλαμβνω –
paralambano; metáf. pela narração a outros, pela instrução de mestres
(usado para
discípulos); receber algo transmitido; por transmissão oral...
ποιμνιον – poimnion
- grupo de discípulos de Cristo;
- grupos de cristãos (igrejas) presididas
por presbíteros
συμματητης - summathetes; n.m. condiscípulo;
συμμαρτυρεω - summartureo; v. testemunhar juntamente com, confirmar.
Bizâncio (Gill)
“O discipulado cristão é um relacionamento de mestre e aluno, baseado no
modelo de Cristo e seus discípulos, no qual o mestre reproduz tão bem no aluno
a plenitude da vida que tem em Cristo, que o aluno é capaz de treinar outros
para ensinarem a outros”. Keith Phillips, A Formação de Discípulos.
Primeira Parte
O Que É Um Discípulo?
Não
há contradição quando a Bíblia diz que o Diabo também crê e estreme ao Nome de
Deus. Porém, por essência e verdade, na qual ele não se pode firmar, jamais poderia
ser um Discípulo de Jesus. Mesmo que nós tivéssemos estudado, apenas as
primeiras lições até agora deste Estudo sobre Lucas, sobre Jesus, Homem
chegaríamos a esta conclusão.
Parece
uma introdução dura, mas, ser discípulo, exige algumas posições de renúncia, a
quem se predispõe a sê-lo.
“Discípulo é aprender direto com o mestre e ser um representante vivo de
suas qualidades, pensamentos, moralidade e visão da vida, morte e eternidade”
Osvarela
Comecemos
com uma declaração objetiva:
Um
discípulo é alguém que crê em tudo que Cristo disse e faz tudo que Cristo
manda.
É
importante entender que no contexto do Novo Testamento não vamos encontrar
nenhuma pessoa genuinamente convertido, que não seja um discípulo.
Os
primeiros discípulos foram convocados de forma singular pelo próprio Jesus.
Mateus 4:12-22 Jesus, porém, ouvindo que
João estava preso, voltou para a Galiléia; E,
deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de
Zebulom e Naftali; ... Desde então começou Jesus a pregar...E Jesus, andando
junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, seu
irmão, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;
E disse-lhes: Vinde
após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então eles, deixando logo as
redes, seguiram-no.
E,
adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João,
seu irmão, num barco com seu pai, Zebedeu, consertando as redes;
E chamou-os; eles,
deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
Os
seus discípulos eram ensinados de maneira prática a servirem ao Mestre, com
todas as forças, esta forma define bem, o entendimento do que é ser um
Discípulo: “E outro de seus discípulos
lhe disse: Senhor, permite-me que
primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e
deixa os mortos sepultar os seus mortos.” Mateus 8:21,22
Prática da Fé. Lembrem-se, que estes
estudos versam sobre a visão lucana de Jesus como homem:
“E,
entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; E eis que no mar se levantou
uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. E os seus
discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! que
perecemos. E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pouca fé? Então,
levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança.” Mateus 8:23-26
Discípulos - Uma
Modalidade Usual Naqueles Dias
Não
só entre os ensinadores gregos, mas também entre os rabis e líderes hebreus. Os
“profetas” ou ensinadores, líderes de algum movimento nestes dias, como João O
Baptista, tinham seus discípulos.
Mateus 9:14 “Então, chegaram ao pé
dele os discípulos de João, dizendo:
Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não
jejuam?”
Visão da
vida do Discípulo de Jesus
Convertido,
salvo, discípulo, são todos termos que se referem a uma mesma pessoa, sendo
que, cada termo salienta um aspecto diferente da vida ou experiência desta
pessoa:
Crente: que crê
Convertido: que passou por uma transformação
de mente.
Salvo: o que foi liberto da
condenação e do poder do pecado.
Discípulo: seguidor, praticante dos
ensinos do mestre, submisso.
Uma
pessoa que está no Reino de Deus usando qualquer um dos termos que aparecem nas
Escrituras, mas devemos nos acostumar a usar o termo discípulo, porque:
É o termo mais abrangente.
Expressa com mais exatidão a realidade da vida de alguém que pertence ao Reino
de Deus.
É
o termo que Jesus, os apóstolos e os primeiros irmãos usaram.
O
termo discípulo aparece 260 vezes no
Novo Testamento.
O termo crente aparece 15
vezes.
“Um Discípulo é alguém qua
aprende, vive o que aprende e o comunica a outros.” O Que é um Discípulo? Ricardo Meneghelli
Na
Bíblia, não existia ninguém que fosse convertido, que não fosse discípulo.
Com
Jesus e seus discípulos, fica evidente, que havia uma nova Doutrina, considera
e a ser entendida, no meio religioso judeu:
“E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca
dos seus discípulos e da sua doutrina.” João 18:19
Seleção – RH de Jesus
O
processo de escolha de Jesus, para chamar a base de seus discípulos se deu de
forma natural e contra os preceitos existentes há sua época.
Os
líderes judeus não entenderam como alguém pode criar um grupo de correligionários,
[acreditando que Jesus era um Mestre – Rabi Judeu –] com gente que a própria sociedade
local não aceitava, desprezava e desconsiderava:
Cobrador de
impostos –
um grupo de judeus considerados traidores da pátria e ladroes dos cofres do
povo, gente corrupta e corrompida pelos romanos que dominavam a pátria.
Pescador – um pescador, em uma sociedade
de pastores, uma sociedade agropastoril estava no fim da escala social, mesmo
que tivesse seu próprio barco, como no caso de Pedro.
Indoutos – um eufemismo, para
chamar alguém de analfabeto. Os discípulos foram considerados, como
analfabetos, no mínimo analfabetos da lei, a principal base do ensino secular e
religioso de Israel. Gente dos confins da Galiléia, como diz mateus!
Pobres – a sociedade,
principalmente, os fariseus, levavam em conta a riqueza pessoal dos seguidores
e dos próprios Mestres, neste e nos demais itens, exceção a Sabedoria
comprovada de Jesus, enquadravam o grupamento dos discípulos, e o próprio Jesus,
como despreparados, que conseguiam arrostar multidões com um discurso
populista.
Zelotes*
– entre os discípulos de Jesus, veja ao texto sobre a adaga, ou espada no
momento em que Pedro decepou a orelha de Malco, para entender este assunto (pesquise
em http://estudandopalavra.blogspot.com) eram um grupo desprendido em Israel,
um tanto quanto, diferenciado em relação aos demais partidos religiosos.
Nenhum
dos homens selecionados por Jesus vinha de uma instituição religiosa.
A
escolha dos Discípulo e dos Doze Apóstolos foi um julgamento contra o judaísmo
institucionalizado que havia se tornado corrupto -Veio para o que era seu, e os
seus não o recebera.
João 1:11 “Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus
discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na
palavra que Jesus tinha dito.”
“E ... próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a
Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os
cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos
fora ... espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; ....Tirai
daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.” João 2:22:13-16-22.
Obs.: Zelote* - Membro
de uma seita fanática que durante a grande rebelião e o sítio de Jerusalém
combatia, não só a dominação romana, mas também os outros partidos judeus.
O processo de selecionar
os Discípulos, e chamá-los ocorreu em diferentes períodos:
Chamado à Conversão:
João 1:35-51
–
André, João, Pedro, Filipe e Natanael encontram Jesus pela primeira vez.
Foi
um chamado para conhecer a Cristo.
Todo
discípulo é chamado primeiro para Salvação em Jesus.
Chamado para o Ministério:
Lucas 5:1-11;9-11.
Depois
do milagre no lago de Genesaré, Jesus chama alguns dos discípulos -Mateus 4:19-20. Assim, tornam-se
inseparáveis companheiros do Senhor.
Há
uma vertente a ser explorada na questão de ser discípulo e seu crescimento.
O
padrão grego de discípulo permite o crescimento do discípulo, de forma a
superar o seu Mestre.
Uma Curiosidade:
Poderia, ou haveria a
possibilidade do padrão cristão do discípulo de Jesus superar seu Mestre?
Mateus 10:25
“Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor.”
Creio,
que há algumas possibilidades:
-
Sob a ótica do período cronológico ministerial de Jesus.
-
Sob a ótica do Jesus homem abordada em Lucas.
-
Sob a qualidade, em função de Jesus não a ter esgotado todo um espectro de
maravilhas e Coras e possibilidades em seu curto Ministério.
Estes
padrões permitiriam, aventar algumas possibilidades de aproximação ás Obras de
Jesus - Homem, em quantidade de feitos, mas nunca em perfeição ou qualidade de algum: Discípulo de Jesus sobre seu Mestre.
“Na verdade, na verdade
vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.” João 14:12
“O discípulo não é
superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu
mestre.” Lucas 6:40
Lucas
como já escrevemos em outros Estudos é um escritor sobre Oração e este era uma
das vertentes do Ministério de ensino de Jesus aos seus discípulos:
“E aconteceu que, estando
ele a orar num certo lugar, quando acabou, lhe disse um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.” Lucas 11:1
Quantos eram os Discípulos
de Jesus
O
número exato de discípulos de Jesus, durante seu Ministério, não será possível
ser determinado, mas há indicativos a serem analisados nas Neoescrituras.
Lendo
as Neoescrituras, podemos inferir que elas de maneira continuada, usam a
palavra discípulos quase sempre para o círculo apostólico ou aos mais
influentes discípulos.
Como
aqueles que comiam juntos, recostavam sua cabeça no peito do mestre ao se
recostarem na posição de comer:
“Ora,
um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava,
estava reclinado no seio de Jesus.” João 13:23
“E
chamando a si a multidão, com os seus
discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo,
e tome a sua cruz, e siga-me.” Marcos
8:34
“Então
falou Jesus à multidão, e aos seus discípulos...” Mateus 23:1
Nas
ocasiões de acampamentos noturnos, seja diante de Jerusalém, nas idas do grupo
para as festas.
“E Jesus, voltando-se e
vendo que eles o seguiam... E eles disseram: Rabi (que, traduzido, quer dizer
Mestre), onde moras? Ele lhes disse:
Vinde, e vede.” João 1:38,39
Ou
mesmo quando se reunião em sua casa, fato pouco falado, sim! Jesus tinha uma
casa: “Então, tendo despedido a multidão, foi
Jesus para casa. E chegaram ao pé
dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo.”
Mateus 13:36
Esta passagem dá a noção
clara de que eles eram mesmo discípulos de Jesus, conforme a etimologia: πους –
pous
Nas
noites, onde Jesus explicava suas parábolas, nos momentos de milagres, os
discípulos são citados, como a entourage próxima, que vai fazer o cordão que
isola (“E traziam-lhe ... meninos... os
discípulos... repreendiam-nos...Jesus...Deixai...” Lucas 18:15,16) Jesus dos necessitados e doentes, vai entregar
pão aos famintos, vai assentá-los em grupos, assim por diante.
Jesus os exercitou, em
fases.
Mateus 10.16 Eis que vos envio como
ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e
inofensivos como as pombas.
Aqueles
que eram enviados em Missões e voltavam, com dúvidas:
“Então
os discípulos, aproximando-se de Jesus em particular, disseram: Por que não
pudemos nós expulsá-lo?” Mateus 17:19
Ser,
discípulo, exige entender algumas necessidades básicas para sê-lo.
Os
discípulos de Jesus foram aconselhados, ensinados e exortados sobre as
dificuldades na carreira e as bênçãos futuras
“Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de
mim, achá-la-á. Quem recebe um profeta em qualidade de profeta, receberá
galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá
galardão de justo. E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a
um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum
perderá o seu galardão”. Mateus 10:
39,41,42
–
Promessas. Mateus 10.16:33-42
Conselhos
e palavras de encorajamento - versos 16-33. “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer
no inferno a alma e o corpo.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o
negarei também diante de meu Pai, que está nos céus.” Mateus 10:2833
-
que serão essenciais diante das dificuldades por que passarão - versos 34-39.
E
fecha com a promessa das recompensas – a vida - v. 39;
-
e o galardão, que nunca se perderá - versos 40-42.
Ensinando,
praticando, exercitando-os na fé e na pratica, com exemplos e exercícios de fé,
de milagres e libertações, de humanidade, de misericórdia e desprendimento das
coisas desta vida.
Era-lhes
necessário entender que ser discípulo era participar de um agrupamento
disciplinado, especial, preparado para preparar, habilitado para ensinar, para
conquistar outros discípulos. Até mesmo dissensão com a sogra pode aparecer, por causa
de Jesus, ao sermos seus discípulos!
Mateus 10:34,35 “Não cuideis
que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem
contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;”
Preparados
para deixar seus bens materiais.
Preparados
para deixar suas famílias, sem abandona-las, obviamente
“Se alguém vier a mim, e
não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda
também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.”
Deixar
suas casas, sua pátria, etc.
Ele
deu o exemplo: Mateus 4:12-22 Jesus,
porém, ouvindo que João estava preso, voltou para a Galiléia; E, deixando Nazaré, foi habitar em
Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali;
Serem
vistos como diferentes e até mesmo sofrerem danos pessoais e afinal serem
passiveis de morte por amor a Cristo.
“Pois qual de vós,
querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos
gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de
haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem
a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.”
A
atividade de discípulo é comparada a uma edificação, assim necessita de ter
alicerces profundos e bem edificados e com planejamento futuro:
Um
discípulo de Jesus, diferente do que se propaga no NeoEvangelho não deve
esperar um evangelho de benesses, e rosas sem espinhos, mas um Evangelho, que
nos provoca a sustentar uma cruz diária:
“E qualquer que não levar a sua
cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.”
Há
que ter estratégia daquele que está entrando em uma guerra.
“Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro
rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao
encontro do que vem contra ele com vinte mil? De outra maneira, estando o outro
ainda longe, manda embaixadores, e pede condições de paz.”
Segunda Parte.
Muitos discípulos
Jesus
tinha um enorme número de seguidores e uma multidão de discípulos.
1 Coríntios 15:3-6 “Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, E que foi
sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. E que foi
visto por Cefas, e depois pelos doze. Depois
foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já
dormem também.”
“E
aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus
discípulos, e uma grande multidão;” Lucas 7:11
“E,
quando já chegava perto da descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos,
regozijando-se, começou a dar louvores a Deus em alta voz, por todas as
maravilhas que tinham visto...” Lucas
19:37
“E,
descendo com eles, parou num lugar plano, e também um grande número de seus discípulos,
e grande multidão de povo de toda a Judéia, e de Jerusalém, e da costa marítima
de Tiro e de Sidom; os quais tinham vindo para o ouvir, e serem curados das
suas enfermidades...” Lucas 6:17
Mas,
podemos ler com acuidade o texto de João 6 é emblemático, para o entendimento
sobre a quantidade do número de discípulos de Jesus, e ali vemos, que haviam
uma quantidade maior e além dos Doze, entre eles temos Natanael, ricos,
senadores e as mulheres, e outros que podiam não estar sempre nos acampamentos,
mas eram importantes discípulos e seguidores de Jesus. “E, vinda já a tarde, chegou um homem rico, de Arimatéia, por
nome José, que também era discípulo de Jesus.” Mateus 27:57
João
6:57-67 “Assim como o
Pai... quem comer este pão viverá para sempre. Ele disse estas coisas na
sinagoga, ensinando em Cafarnaum. Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o
pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si
mesmo que os seus discípulos murmuravam disto... Mas há alguns de vós que
não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não
criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que
ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos
tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze:
Quereis vós também retirar-vos?”
Condição
“sine qua non” para ser considerado
discípulo de Jesus. Se nós quisermos ser considerados discípulos de Jesus
devemos dar frutos, só assim seremos aceitos entre os seus discipulos:
“Nisto
é glorificado meu Pai, que deis muito
fruto; e assim sereis meus discípulos.” João 15:8
Estes
discípulos, mais próximos de Jesus, posteriormente, tornaram-se os 12 Apóstolos.
“Ora,
os nomes dos doze Apóstolos são estes:
Simão,
por sobrenome - Pedro,
-
André, seu irmão;
-
Tiago, filho de Zebedeu,
-
João, seu irmão;
-
Filipe;
-
Bartolomeu;
- Tomé;
-
Mateus, o publicano; - Tiago, filho de Alfeu;
-
Tadeu;
-
Simão, o Zelote*;
-
Judas Iscariotes, que foi quem o traiu.” (Mateus 10.2-4)
A
“vaga” do traidor Judas Iscariotes, foi preenchida depois de uma espécie de
concílio dos apóstolos sobre esse tema, por Matias: “E os lançaram em sortes,
vindo a sorte recair sobre Matias, sendo-lhe, então, votado lugar com os onze
apóstolos.” Atos
1.26
A Escolha E A Oração
Marcos 3:13,14 E subiu ao monte, e chamou
para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com
ele e os mandasse a pregar
Antes
de definir a escolha, Jesus a confirmou em Oração, no Monte.
Jesus
“escolheu doze, designando-os como Apóstolos”
(Mc 3:14, NVI), Ele não os escolheu simultaneamente para a salvação, porque a
eleição para salvação já havia ocorrido “antes da fundação do mundo” (Ef 1:4),
logo, Jesus escolheu Judas somente para o apostolado, e não para a salvação.
Gleason L. Archer concluí Paulo se vangloriava em ser servo de Jesus.
A
palavra correta no original é “escravo” (servo). O que ele está afirmando é que
é “escravo de Cristo”.
Explicando, para entender.
O
que é um Apóstolo?
É
um ofício muito especial e peculiar. Uma prova disto é que Jesus chamou os 12
discípulos Mateus 10, e “...deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para
expulsarem, e para curarem toda enfermidade e todo mal”.
No
versículo 1, Mateus os chama de discípulos e no versículo 2 muda para
apóstolos.
Por
que isso? Para dar a noção da realidade, entre a multidão dos discípulos de
Jesus, porque nem todo discípulo era apóstolo.
Somente
alguns discípulos, Doze dentre eles, tornaram-se Apóstolos.
Provamos
isso ao ler Lucas 6:12-13. “...chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze
dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos”. Somente doze dos
discípulos foram nomeados e escolhidos.
A
palavra “apóstolo” vista nos dicionários é alguém “enviado”.
Às
vezes este termo é usado com este significado no Novo Testamento, porém pode
ter mais significado, além disto.
O
termo diz que é um enviado com uma missão a quem são dados poderes para
cumpri-la.
Na
Bíblia, “apóstolo” é alguém escolhido e enviado a uma missão especial como
representante autorizado de quem o envia.
No
grego a palavra “Apostellein” - “Apóstolo”
significa aquele que é enviado, mensageiro ou embaixador. Aquele que representa
a alguém, que o enviou.
Característica dos
Apóstolos.
A - Leigos.
Sem
atividades religiosa oficial, a não ser a religiosidade natural de todo homem
judeu.
B - Eram todos homens.
Embora,
entre os discípulos e mantenedores do Ministério de Jesus houvessem muitas
mulheres: "... e os doze iam com Ele, e algumas mulheres que haviam sido
curadas de espíritos malignos e enfermidades ... E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes". Lucas 8:1-2
Apóstolo - s.m. Cada um dos doze
discípulos de Cristo, encarregados de pregar o Evangelho. Aquele que se dedica
à propagação e defesa de uma doutrina: apóstolo do socialismo. Pregador,
missionário.
Assim
como o profeta tinha a autoridade de Deus para escrever e falar ao povo em nome
de Deus, o Apóstolo no Novo Testamento tem esta mesma autoridade; ver 1
Tessalonicenses 2:13 e II Pedro 1:1, o Apóstolo jamais é tido como profeta; ver
Efésios 1:1 e I Pedro 1:1.
Encontrando o termo nas
Escrituras:
Lucas
tem densidade sobre este termo em estudo – Apóstolo;
Nos
Evangelhos Segundo escreveu Lucas diz-nos que o nome apóstolos foi dado aos
doze por Jesus Cristo.
Nós
podemos encontrar os Nomes em Lucas 6.13
“E,
quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu doze deles, a quem também deu o nome de
apóstolos:
Simão, ao qual também chamou Pedro, e André, seu irmão; Tiago
e João; Filipe e Bartolomeu;
Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote;
E Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que foi o
traidor.
E
em mais quatro passagens o emprega, tão somente, a respeito dos Apóstolos.
Nestas passagens, já os vemos como uma corporação , ou um conselho apostólico
sendo discipulado para conduzir a futura Instituição divina, a Igreja:
Lucas 9.10 “E, regressando os Apóstolos,
contaram-lhe tudo o que tinham feito. E, tomando-os consigo, retirou-se para um
lugar deserto de uma cidade chamada Betsaida.”
Lucas 17.5 “Disseram então os Apóstolos
ao Senhor: Acrescenta-nos a fé.”
Lucas 22:14 “E, chegada a hora,
pôs-se à mesa, e com ele os doze Apóstolos.”
Lucas 24:10 E eram Maria Madalena, e
Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam
estas coisas aos Apóstolos.
Em
cada um dos outros Evangelhos o termo ocorre uma só vez –
– Mt 10.2
– Mc 6.30
– Jo 13.16.
A Ordem dos 12 (Doze) tem
Representatividade de Uma Nova nação religiosa.
A
escolha destes homens, segundo o próprio Concílio Apostólico era que:
Estivessem
presentes desde o início do Ministério terreno de Jesus, que se iniciou, no:
Batismo;
Passando
pelo seu julgamento;
Até
a sua morte;
E
fosse testemunha de sua ressureição.
Atos 1:21,22 “É necessário, pois, que,
dos homens que conviveram conosco todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e
saiu dentre nós, Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre
nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua
ressurreição.”
A
importante questão da implantação da ordem apostólica passa pela própria
questão da implantação da Igreja, sobre algo vital, a Ressurreição, negada
naqueles dias pelas autoridades judias e pelas autoridades romanas.
Assim,
os que haviam visto Jesus durante seus 40 (quarenta) dias que andou, na Terra
após sua Ressurreição, antes de sua Ascenção se tornam importantes testemunhas
da História da Salvação [Heilsgeschichte]
e isto toma especial significado, nas palavras dos líderes, ao escolherem Matias,
no lugar de Pedro.
Muito
embora, Matias não tenha expressão canônica como os demais, escolhidos pelo
Cristo ressurreto, ele é uma testemunha da História, e a sua escolha demonstra
que haviam outros que testemunharam a caminhada pós ressurreição do Nosso
Senhor Jesus.
Esta
escolha feita de forma única, ao longo da vida do Colégio Apostólico dos 12
(Doze), nos demonstra que não há base, para imposição de outros Apóstolos da
Igreja!
Primeiro pelas condições citadas
pelos apóstolos.
Segundo pelo significado da
escolha imposta por interpretação de uma profecia:
Atos 1:20 “Porque no livro dos Salmos
está escrito: Fique deserta a sua habitação, E não haja quem nela habite, e:
Tome outro o seu bispado.”
Ainda,
que alguns possam utilizar a etimologia da palavra para com isto, possibilitar
o seu uso, no seu afã de servir como Apóstolo. Creio que, há apóstolos, e que
ao longo dos séculos da Igreja, muitos surgiram no espírito de Apóstolos.
As Mulheres Que Acompanhavam Jesus
Lucas 8.1-3 “Depois disto Jesus
iniciou uma viagem por todas as cidades e vilas, proclamando e anunciando as
Boas Novas [a] do reino de Deus. Iam com ele os seus doze discípulos e algumas
das mulheres que tinham sido curadas de demônios [b] e doenças: Maria, chamada
Madalena (de quem tinham saído sete demônios); Joana, mulher de Cuza (que era
administrador da casa do rei Herodes); Susana e muitas outras. Estas mulheres
ajudavam a Jesus e seus discípulos com o que elas possuíam.”
A
primeira menção das mulheres seguidoras de Jesus que ajudaram a Ele e ao grupo
Apostólico é Lucas 8.1-3.
Veja,
ao final uma Lista completa das mulheres, por evento, no início, durante e no
final do Ministério de Jesus.
Uma curiosidade:
Natanael – Um discípulo
especial
Natanael
que é citado como introdutor de discípulo e apóstolo no Ministério de Jesus,
não aparece na Lista de Apóstolos. Natanael era de Caná da Galiléia. Natanael é
o primeiro discípulo a exclamar que Jesus é o Filho de Deus e o Rei de Israel:
João 1:45-50
Filipe achou Natanael, e
disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas:
Jesus de Nazaré, filho de José. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa
de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e
disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. Disse-lhe
Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que
Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. Natanael
respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. Jesus
respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês?
Coisas maiores do que estas verás.
A.
A primeira menção das mulheres seguidoras de Jesus que ajudaram a Ele e ao
grupo Apostólico é Lucas 8.1-3.
1. Maria,
que era chamada de Madalena (v. 2)
a. Mt 27.56, 61; 28.1
b. Marcos 15.40, 47; 16.1,
9
c. Lucas 8.2; 24.10
d. João 19.25; 20.1, 11,
16, 18
2. Joana, a esposa de Cuza (servo de Herodes, v.
3) é listada também em Lucas 24.10
3. Suzana (v. 3)
4. "e muitas outras, as quais lhe prestavam
assistência com os seus bens” (v. 3)
B.
Um grupo de mulheres são mencionadas como estando presentes na crucificação
1. A lista
de Mateus
a. Maria Madalena (27.56)
b. Maria, a mãe de Tiago e
José (27.56)
c. a mãe dos filhos de
Zebedeu (27.56)
2. A lista
de Marcos
a. Maria Madalena (15.40)
b. Maria, a mãe de Tiago o
Menor e José (15.40)
c. Salomé (15.40)
3. Lucas diz
apenas, "as mulheres que o tinham seguido desde a Galiléia” (23.49)
4. A lista
de João
a. Maria, mãe de Jesus
(19.25)
b. A irmã de Sua mãe
(19.25)
c. Maria de Clopas [KJ
Cleofas, isso poderia significar a esposa de Clopas ou filha de Clopas] (19.25)
d. Maria Madalena (19.25)
C. Um grupo de mulheres é
mencionado observando o lugar do sepultamento de Jesus
1. A lista
de Mateus
a. Maria Madalena (27.61)
b. a outra Maria (27.61)
2. A lista
de Marcos
a. Maria Madalena (15.47)
b. Maria, a mãe de José
(15.47)
3. Lucas diz
apenas, "As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus” (23.55)
4. João não
tem registro de mulheres olhando o túmulo
D. Um grupo de mulheres
foi ao túmulo domingo de manhã cedo
1. A lista
de Mateus
a. Maria Madalena (28.1)
b. a outra Maria (28.1)
2. A lista
de Marcos
a. Maria Madalena (16.1)
b. Maria, a mãe de Tiago
(16.1)
c. Salomé (16:1)
3. A lista
de Lucas
a. "foram elas ao túmulo” (24.1-5, 24)
I. Maria Madalena (24.10)
II. Joana (24.10)
III. Maria, a mãe de Tiago
(24.10)
4. João
lista apenas Maria Madalena (20.1, 11)
E. As mulheres são
mencionadas como estando presentes no cenáculo (Atos 1.14)
1. "as mulheres”
(1.14)
2. Maria, a mãe de Jesus
(1.14)
F. O relacionamento exato
entre as diferentes mulheres nessas diferentes listas é incerto.
Veja
mais no bom artigo sobre "mulheres” na vida e ministério de Jesus no livro
“Dictionary of Jesus and the Gospels” [Dicionário de Jesus e os Evangelhos],
publicado pela IVP, pp. 880-886.
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Dicionário
bíblico O.S Boyer
Apontamentos
do Editor e autor do Estudo - Pr Osvarela
Autores
indicados no corpo do texto
Augusto Bello
de Souza Filho
Paul
Bendor-Samuel
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