sábado, outubro 15

Abraão, a Esperança do Pai da Fé - 2ª Parte Lição 3 - Trimestre: 4° de 2016 – CPAD

Abraão, a Esperança do Pai da Fé
Lição 3 - Trimestre: 4° de 2016 – CPAD
2ª Parte
Estudo Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.” Hb 11.8
Texto Bíblico - Leitura Em Classe
Gênesis 12:1-10
Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
[ ----]
Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã.
E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.
[ --- ]
E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.
Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul.
E havia fome naquela terra; e desceu Abrão ao Egito, para peregrinar ali, porquanto a fome era grande na terra.
Esperança na Bíblia
De acordo com a Bíblia, a Esperança é uma das três virtudes teologais, conforme é possível comprovar em 1 Coríntios 13:13: "Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor."
Também é possível verificar que a Esperança está relacionada com a fé, de acordo com Hebreus 11:1: "Ora, a é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."
Em Jeremias 29:11:
"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro."
Para um cristão, ter esperança é saber que apesar das dificuldades que o cristão enfrenta nesta vida, que o melhor ainda está por vir.
Texto Bíblico – Apoio
Romanos 4:9-18
Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.
O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações.
Etimologia
תקוה - tiqvah; n. f. corda [do verbo hebraico gavah que significa: “Olhar esperançosamente em uma direção particular” ou “esticar uma corda” (Strong)]; esperança, expectativa; motivo de esperança;
Yachal - É o mesmo que “permanecer confiante”, “aguardar pacientemente” (Strong).
Yachal - na vida de Noé “E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca." Gênesis 8:10
Noé aguardou firmemente e enquanto a arca balançava sobre as águas do dilúvio, ele acreditava alegremente que veria novamente a terra seca, pisaria sobre ela com toda sua família.
ελπις - elpis; n.f. expectativa do mal, medo; expectativa do bem, esperança.
"Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai". I Tessalonicenses 1:3
- no sentido cristão - regozijo e expectativa confiante da eterna salvação; sob a esperança, em esperança, tendo esperança; o autor da esperança, ou aquele que é o seu fundamento; o que se espera
בטחון - bittachown; n. m. ato de acreditar, confiança, esperança
כסל - kecel; n. m. confiança, esperança
כסלון - K ^ecalown; n. pr. loc. Quesalom = “esperanças”
מבט – mabbat; מבט mebbat; n. m. expectativa, objeto de esperança ou confiança
מבטח - mibtach; n. m. esperança, confiança, refúgio; ato de confiar; objeto de confiança; estado de confiança, segurança.
εξαπορεομαι - exaporeomai; v. estar totalmente perplexo, estar completamente destituído de medidas ou recursos, renunciar toda esperança, estar em desespero.
εξερχομαι - exerchomai; v. ir ou sair de; com menção do lugar do qual alguém sai, ou o ponto do qual ele parte; daqueles que deixam um lugar por vontade própria;usado de algo que desaparece; usado de uma esperança que desapareceu.
μετεωριζω – meteorizo - encorajar com esperança

A Base da vida de Abraão foi a Esperança.
“Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações.”
Por ela, ele não teve nenhuma dificuldade em seguir sempre na sua relação com YHWH aonde este o conduzia.
A fé Abraâmica, nos legou o direito de uma Esperança futura, pela qual nós caminhamos diariamente, crendo que chegaremos nela.
Promessa é irmã da Esperança
“...estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” 1 Pedro 3:15
Que tem como base a Obediência
“Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa. Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.” Hebreus 11:8-10
Mesmo chegando a Terra Prometida Abraão viveu nela como terra alheia sem buscar tomar a sua posse, mas crendo que esta viria a ser sua no Tempo daquele que o chamou e assim ele viveu sempre esperando sua hora. Não reclamou do tempo de espera porque confiava inteiramente Naquele que lhe prometera.
Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas!”
A Esperança numa Terra Prometida o manteve diante de várias situações impossíveis:
A infertilidade
A falta de um solo
O amortecimento do seu próprio corpo
A sua velhice
A velhice de sua esposa
A falta de um herdeiro
A oferta requerida – a vida de seu filho Isaque
A morte de Sara
A despedida de seu filho Ismael
De tal forma, que ele é único até na Genealogia:
Abrão, que é Abraão. Os filhos de Abraão foram: Isaque e Ismael.” 1 Crônicas 1:27,28
É uma forma bíblica de destacar Abraão:
“O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações”
Esperança
Uma Lição de espera e esperança foi o legado de Abraão para nossa vida atual e sob este modo de vida vivemos na esperança da fidelidade do que nos chamou, como o mesmo que chamou a Abraão:
“Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar. Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” Hebreus 11:12,13
Abraão foi objeto de Deus para criar Selos entre os homens;
“E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada” Romanos 4:11
O selo da Circuncisão
O selo da Justificação
O selo da Justiça
O selo da Esperança
O selo das Boas Obras
O selo da Fé
O selo da Crença em Deus
O selo da Imputação
O selo da Graça
“E de tudo o que, pela lei de Moisés, não pudestes ser justificados, por ele é justificado todo aquele que crê.” Atos 13:39
“E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.” Gálatas 3:11
Reter a confiança é uma das lições de Abraão para a Igreja, pois ele foi o precursor, em desfrutar da Graça da escolha para sair e ser tirado para fora de seu povo, com uma missão e objetivo - ekklesia
“Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé...” Hebreus 10:36-38
Esperança do Pai da Fé
Esperança é o substantivo feminino que indica o ato de esperar alguma coisa, pode ser também um sinônimo de confiança.
Ter esperança é acreditar que alguma coisa muito desejada vai acontecer. A esperança pode ser fundamentada (ou realística) ou baseada em alguma utopia, algo que dificilmente será alcançado.
Esperança – produz resultados
Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oraçãoRomanos 12:12
Ter esperança e usar a esperança, foi uma ação direta e objetiva de Abraão. Foi a ação livrearbitrária da graça que o atingiu. Deus se revela, o chama e ele tem esperança que o levará a lugares melhores e nunca mais, pensou em retornar a sua Terra natal.
Havia em Abraão:
Alegria na esperança
Paciente nas  lutas
Adoração na oração de altares erguidos. Nas conversas com Deus – YHWH.
Viveu e morreu na esperança de ter um assentamento perene para si e seu povo, que gerara de seus lombos. Abraão foi enterrado na terra prometida, no único espaço que adquiriu, em vida, com preço.
“E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo; E Isaque e Ismael, seus filhos, sepultaram-no na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre, O campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.” Gênesis 25:8-10
Embora, desde a saída inicial, ele tinha confiança/esperança, ainda que, ele não soubesse para onde teria que pousar, ou ficar por períodos, ao longo de sua caminhada com Deus, jamais deixou de confiar, pois isto significava esperança no futuro com base na segurança que encontrou com Deus.
“Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” 2 Coríntios 4:8,9
“E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança.E a esperança não traz confusão...” Romanos 5:3-5
A longa experiência de Abraão com Deus foi, a ferramenta, que ele nos legou para que nunca deixemos de seguir a Deus.
Assim, ele podia vivenciar sua esperança, algo intocável, mas que promoveu sua longa vida de conquistas e vitorias como escolhido para uma Obra com Deus.
A esperança é, pois uma ferramenta de encorajamento e de guia dos homens que aceitam os desafios com Deus.
A Abraão um homem justificado pela sua esperança.
Viveu e creu em esperança, e isto lhe proporcionou a absolvição imputada aos justos.
“Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.” Romanos 8:24,25
Fonte
Três significados Bíblicos para esperança – Tenda na Rocha
Bíblia Dake
Apontamentos do autor
Bíblia comentada

Bíblia online

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger