A Provisão de Deus no Monte do Sacrifício
Lição 4 - Trimestre: 4° de 2016 – CPAD
Estudo Pr. Osvarela
TEXTO ÁUREO
“E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro
para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos. ” Gênesis 22.8
Texto Leitura Bíblica
E aconteceu depois
destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse:
Eis-me aqui.
E disse: Toma agora o
teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e
oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Então se levantou
Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois
de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e
levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Gênesis 22:1-3
ETIMOLOGIA
מוריה - Mowriyah ou מריה - Moriyah; n. pr. loc. Moriá = “escolhido por Javé”
דבח- d ^ebach (aramaico); n. m. sacrifício
זבח-zabach; v. abater, matar, sacrificar, imolar para sacrifício; (Qal) - imolar para sacrifício; abater em julgamento
divino; (Piel) sacrificar, oferecer sacrifício.
זבח-zebach; n. m. sacrifício; sacrifícios de justiça; sacrifícios de contenda;
sacrifícios para coisas mortas; o sacrifício da aliança; a páscoa; o sacrifício
anual; oferta de gratidão.
מנחה-minchah; n. f. presente, tributo, oferta, dádiva, oblação, sacrifício, oferta de
carne; presente, dádiva; tributo; oferta (para Deus); oferta de cereais.
איל- ’ayil; n. m.carneiro (como sacrifício)
Moriá - YAWEH JIRÉ. O lugar para
sacrifício de seu filho, foi um Monte de sacrifício para o serviço sacrificial,
que lhe fora solicitado.
יהוה ירה - Y ^ehovah yireh
Nome simbólico dado
por Abraão ao Monte Moriá, em comemoração à intervenção do anjo de Javé que
impediu o sacrifício de Isaque e providenciou um substituto
“E aconteceu depois destas coisas, que provou
Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! ...Toma
agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de
Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te
direi. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, ... tomou consigo ...
Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao
lugar que Deus lhe dissera.
βωμος- bomos; n. m. um lugar elevado; com freqüência, lugar elevado onde
se oferece sacrifício, altar.
αμωμος- amomos; adj. sem defeito; como um sacrifício sem mancha ou defeito;
moralmente: sem defeito, perfeito, irrepreensível.
δωρον- doron; n. n. dom, presente; presentes oferecidos em expressão de
honra; de sacrifícios e outros presentes oferecidos a Deus.
Sacrifício agradável a
Deus:
ευωδια- euodia; n. f. aroma doce, fragrância; algum cheiro doce ou
fragrância, incenso, sobre odor ou algo que cheira doce; odor de aquiescência,
satisfação; odor doce. Refere-se ao aroma dos sacrifícios e obrigações, de
acordo com a noção antiga de que Deus tem olfato e se agrada com o odor de
sacrifícios; metáf. algo muito agradável a Deus.
θυσια- thusia; n. f. sacrifício, vítima
θυσιαστηριον- thusiasterion; n. n. altar para matar e queimar as vítimas
usadas no sacrifício; o altar de todas as oferendas queimadas que encontrava-se
na corte dos sacerdotes notemplo em Jerusalém; o altar de incenso que
encontra-se no santuário ou no Santo Lugar; algum outro altar; metáf., a cruz
na qual Cristo sofreu uma morte expiatória: comer deste altar,
i.e.,apropriar-se dos frutos da morte expiatória de Cristo.
במה-bamah; n. f. lugar alto, colina, elevação, alto (nome técnico para um local cúltica);
lugar alto, montanha; lugares altos, campos de batalha; lugares altos (como
lugares de adoração).
Ramote= “altos”
בעליבמות- Ba `aleyBamowth; n. m. Baale-Bamote
= “senhores dos lugares altos”
Vide explicação sobre Lugares altos, no corpo deste
Estudo
Texto Apoio
“E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao
dia de hoje: No monte do Senhor se
proverá.” Gênesis 22:14
Os montes sempre foram
lugar de encontro com a divindade, os chamados altos.
Foi no alto do Sinai
que Deus legou a Lei a seu Povo e de lá chamou Moisés para propor uma Aliança
inquebrantável.
Para tal Moises passou
40 dias no Monte buscando ouvir e receber a provisão moral, legal e espiritual
para o Povo.
Indo ao Encontro de Deus no Monte
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único
filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o
ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
Que Monte seria este?
Monte Moriá
Moriá é sinônimo de sacrifício e
abnegação. Nesse monte, o
patriarca Abraão passou a maior prova de sua carreira espiritual.
Obs.: “Akeida - a história do sacrifício de
Isaac.”
Localizado a leste de
Sião, e Monte Moriá tem uma altitude média de 800 metros ao nível do
Mediterrâneo. De forma alongada, sua parte mais baixa era conhecida como Ofel.
Mil anos após a era patriarcal, Salomão construiu o Templo nessa elevação. Um
local isolado e adequado para a realização do sacrifício. Salém, o povoado que
mais tarde deu origem à capital do Reino de Israel, Jerusalém, deveria
situar-se a alguma distância daquele local.
Em Moriá estão as
montanhas de Israel:
Moriá
Sião
Oliveiras
Calvário
O Templo foi destruído
por Nabucodonozor, em 587 a.C. Reconstruído no tempo de Esdras e Neemias, foi
novamente destruído pelo general Tito, no ano 70 de nossa era.
Monte do Sacrifício do Pai Abraão.
O que significa Moriá?
E disse: Toma
agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em
holocausto sobre uma das montanhas,
que eu te direi.
Para entender a
passagem, sob o contexto da época é necessário saber que, no tempo de Abraão, Moriá designava uma região e não apenas Um
Monte.
Os sábios de Israel
perguntaram: - 'Por que este monte se
chama Moriá?' –
Vem da palavra 'Mora', que, em hebraico, significa
temor. Desta montanha o temor de Deus percorreu a terra toda. Outra versão diz
que vem de 'ora', que quer dizer
luz, pois quando o Todo-poderoso ordenou: 'Haja luz', foi do Moriá que pela
primeira vez brilhou a luz sobre a humanidade." Zev Vilnay, apud pastor e
escritor e professor de Geografia Bíblica Enéas Tognini.
Situado na atual
região da Cidade Velha, em Jerusalém,
Israel, onde nele o patriarca Abraão subiu para sacrificar seu filho Isaque,
segundo mandamento de Deus.
Também foi nele que
Davi viu o anjo que destruiria Jerusalém, ainda segundo ordem de Deus,
insatisfeito com seu povo - 2 Samuel 24.
Ali era a “eira de
Araúna”, o jebuseu, os antigos moradores da região, onde se viu o anjo do
senhor, incumbido da peste entre o povo. E só ali após a peste parar, o lugar
deu vazão a sua chamada divina, Monte de Sacrifício e de mitigação e de prova
com seu povo.
“Estendendo, pois, o anjo a sua mão sobre Jerusalém, para a
destruir, o Senhor ...e disse ao anjo que fazia a destruição entre o povo:
Basta, agora retira a tua mão. E o anjo
do Senhor estava junto à eira de Araúna, o jebuseu...E Gade veio a Davi, e
disse-lhe: Sobe, levanta ao Senhor um altar na eira de Araúna, o jebuseu. Davi
subiu conforme à palavra de Gade, como o Senhor lhe tinha ordenado...disse
Araúna: Por que vem o rei meu Senhor ao seu servo? E disse Davi: Para comprar
de ti esta eira, a fim de edificar nela
um altar ao Senhor, para que este castigo cesse de sobre o povo.... o rei
disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao
Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada...edificou ali Davi ao
Senhor um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o Senhor se
aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.” 2 Samuel 24:16-25
Mais tarde Davi, incumbiu
seu filho Salomão de erguer no local o famoso templo que substituiria o
Tabernáculo, obra das mais arrojadas do planeta na época.
Hoje o Monte Moriá é próximo à Cidade Velha de
Jerusalém, fazendo divisa a
oeste com o Muro das Lamentações, o lugar mais sagrado do mundo para os judeus
por ser o que restou do Segundo Templo.
Mantenha sua segurança
e confiança no deus de Moriá, o Deus de Abraão, o Pai dos que tem Fé, e não
procure Deus em outros Montes, Ele está entronizado entre ao Altos Céus e sobre
os Montes de sua Justiça.
É uma das lições deste
estudo. Há um lugar determinado para você ir ao encontro com deus, um lugar de
sacrifício substitutivo, executado na Cruz do calvário, lugar de sofrimento do
Isaque de Deus – Jesus O cristo, O salvador do Mundo, que substituiu a mim e a
ti num alto do Monte chamado caveira na mesma região do sacrifício abortado,
pelo anjo, junto ao pai Abraão!
Não há como deixar de
mencionar a região, a seguir, uma é intrínseca a outra;
Monte Sião
Sião ou Tzion (em hebraico ציון Tzion
ou Tsion "cume", em árabe صهيون Ṣuhyūn)
Localizado na parte
Leste de Jerusalém, o monte Sião ergue-se ali soberano e altivo. Com
aproximadamente 800 metros de altitude, ao nível do Mediterrâneo, é a mais alta
montanha da cidade Santa. Designa-o desta forma o profeta Joel:
"E vós sabereis que eu sou o Senhor vosso Deus, que habito em Sião, o monte da minha santidade; e Jerusalém será santidade;
estranhos não passarão mais por ela" Joel 3.17
Contemporaneidade histórica:
Nos anos antes da
Guerra Mundial, foi criado um movimento, visando à criação do Estado de Israel,
cujo nome é identificado pelo Sionismo. Essa designação reflete bem o amor dos
judeus por sua terra, nesta fase de retorno dos israelitas a sua terra, surgiu
o chamado Sionismo, que na realidade já era latente na Diáspora babilônica,
quando os judeus ansiavam, choravam e lamentavam em canções, que não podiam
cantar, junto aos rios da Babilônia, pela Sião, pelo Monte de Deus.
“Junto aos rios da Babilônia, ali nos
assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. Sobre os salgueiros que há
no meio dela, penduramos as nossas
harpas. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os
que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de
Sião. Como cantaremos a canção do Senhor
em terra estranha? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha
direita da sua destreza.” Salmos 137:1-5
Nos Tempos da Igreja:
“Mas a Jerusalém que é
de cima é livre; a qual é mãe de todos nós.” Gálatas 4:26
“Seis dias depois,
tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte”
Mateus 17:1
Lugar de nos
encontrarmos com Jesus para orar e ter particularidade com Ele. Sem nenhuma
necessidade, em nossos dias, de ser exatamente um Monte físico.
É o lugar do
sacrifício requerido, por Deus, com o melhor que temos, para sermos provido de
Fé e de toda e qualquer necessidade.
A Lição de Isaque indo ao Moriá
Deus proverá para si o cordeiro para o
holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos
Obediência é subir ao
Monte e lá encontrar a provisão, pelo novo e vivo Caminho!
A história deste
sacrifício, requerido, mas não executado por intervenção divina contém uma
série de lições e simbolismos.
Um filho a ser
sacrificado, num lugar conhecido pelos povos, por meio dos quais Abraão
peregrinava, povos que eram conhecidos por utilizar estes lugares para seus
cultos homicidas é o destino de Abraão e seu filho.
Aponta para uma
possessão divina sobre estes lugares.
Aponta para o domínio
de Deus sobre toda a Terra.
Aponta para um novo
tipo de sacrifício, com uma nova forma, a vicária do homem pelo animal no altar
sacrificial.
Aponta para que
possamos atentar ao pedido de Deus para recebermos o melhor D’Ele, para nós:
"o que Deus diz a Abraham depois está tudo acabado ... ele diz:
"Porque você me obedeceu e não
negaste o teu filho, vou multiplicar seus descendentes." Rabino
Leyb Yanover
Receba o melhor de
Deus e multiplicação de tua descendência no Monte do Sacrifício. Porém, isto
não pode ser explorado de forma litúrgica ou “religiosa” para conduzir a igreja
a ofertas meramente de troca com Deus, ou para tirar o “pelo da ovelha”!
Sacrificar o que é dos
outros é fácil, o segredo é sacrificar o que é nosso, ou o nosso melhor!
O Ato do Monte do
sacrifício sugere que há uma diferença entre sacrificar algo de si mesmo e
sacrificar algo dos outros.
Aponta para um lugar
novo determinado para Deus para ser Terra Santa pela sua presença.
“E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o
anjo do Senhor no deserto do monte Sinai,
numa chama de fogo no meio de uma sarça. Então Moisés, quando viu isto, se
maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do
Senhor, Dizendo: Eu sou o Deus de teus
pais, o Deus de Abraão, e o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó. E Moisés,
todo trêmulo, não ousava olhar. E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus
pés, porque o lugar em que estás é terra
santa.” Atos 7:30-33
Foi no Monte que a Esperança
de Abraão se tornou certeza num momento sacrificial incomum, para qualquer
homem, que levasse seu filho para um sacrifício.
Embora, algumas
religiões da época sacrificassem seus filhos a seus deuses, jamais eles tiveram
a certeza de Abraão no momento do sacrifício no Monte do Sacrifício, que Deus
restauraria seu filho Isaque, mesmo depois de morto, até porque aqueles que
praticavam oferenda de filhos a seus deuses, sabiam eu os deuses requeriam a
vida.
Números
33.52 “lançareis fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e
destruireis todas as suas pedras em que há figuras; também destruireis todas as
suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos.”
Mas, no Monte do Sacrifício,
Abraão e YHWH surpreenderam ao mundo espiritual com um sacrifício vicário, substitutivo
mandado por Deus como provisão tipológica do Cristo, antes da Lei, mas por
Graça.
Pois, no tempo de Abraão
eles estavam entre os Cananeus na região de Betel – Gênesis 13:7, estavam localizados na região montanhosa de Judá e
Efraim.
Levítico 26:30 “E destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens,
e lançarei os vossos cadáveres sobre os cadáveres dos vossos deuses; a minha
alma se enfadará de vós.”
Isaías 16:12 “E será que, quando virem Moabe cansado nos altos, então
entrará no seu santuário a orar, porém não prevalecerá.”
“Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e
a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E
transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas
vestes se tornaram brancas como a luz.” Mateus 17:1,2
Local onde Deus
determina nossa vitória contra os que guerreiam contra nós.
É no Monte que Ele se
apresenta e temos a visão de sua Glória, como aconteceu com os discípulos e foi
no monte que ele orou para escolher os Apóstolos, do meio da multidão dos
discípulos escolheu, apenas, 12!
“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em
oração a Deus. E, quando já era dia, chamou a si os seus discípulos, e escolheu
doze deles, a quem também deu o nome de apóstolos...” Lucas 6:12,13
Fereseus ou Perizeus (em hebraico: והפרזי)
Havia uma crença que
estes deuses eram os “senhores dos lugares altos”, mas o
Deus de Abraão provou com esta ação, quem era o Deus dos altos Montes e de além
dos picos dos montes.
“Levantarei
os meus olhos para os montes, de onde vem
o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.” Salmos 121:1,2
Entendo que na
realidade Deus queria mostrar a Abraão, que obedecera a ordem para peregrinar
dirigido pela Voz de Deus, que Ele era o Senhor de qualquer ponto da terra, e
nenhum deus poderia afrontar ou atrapalhar a caminhada de Abraão.
Da mesma forma, o
conhecimento de Abraão sobre estes lugares – Os Altos – era ligado a sacrifício de filhos, e agora ele fora
encaminhado, mas sempre em obediência, a realizar algo idêntico aos que assim faziam
oferendas a seus deuses.
O que implica, dizer,
que Abraão estava sendo pedagogicamente ensinado numa Doutrina teológica, sobre
quem é o Deus verdadeiro. E que ele não requeria a morte de vidas humanas para
ser adorado, e tinha provisão até para um sacrifício.
E se manifesta em
qualquer lugar ou situação e não havia que temer os deuses estranhos e seus
adoradores.
Altos – Lugares de adoração muitas vezes associados a práticas religiosas
pagãs, à imoralidade e a sacrifício humano. Objetos religiosos eram postos sobre
os montes para agradar aos deuses pagãos.
Quem a Bíblia cita e o que ela diz sobre Os
Altos?
Lugares altos eram
locais de adoração em porções elevadas de terra.
Os lugares altos foram
originalmente dedicados à adoração de ídolos, especialmente entre os moabitas.
Porém, nem todos os
lugares altos foram dedicados à adoração de ídolos.
“E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de
Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra. E
apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe
aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e
armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor.” Gênesis 12:6-8
Eles desempenharam um
papel importante na adoração israelita, e a primeira menção bíblica de um local
de culto, mais tarde chamado de "lugar
alto"como no texto, acima, Abrão edificou altares ao Senhor em Siquém e Hebrom.
Historicamente, estes
santuários muitas vezes incluíam um altar e um objeto sagrado, como um pilar de
pedra ou pedaço de madeira, que se identificava, através do seu formato, com o
objeto de adoração (animais, constelações, deusas e deuses da fertilidade), mas
os patriarcas também erigiram ou colocaram colunas, uma pedra, como marca da
presença do Deus único YHWH de Abraão, quando lhes fora favorável e lhes dera
porção necessária num sinal que ali era um local de provisão, um local de
sacrifícios ao Deus altíssimo.
“Então levantou-se Jacó pela manhã de madrugada,
e tomou a pedra que tinha posto por seu travesseiro, e a pôs por coluna, e
derramou azeite em cima dela. E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém
daquela cidade antes era Luz. E Jacó fez um voto, dizendo: [Nota nossa: PROVISÃO] Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem
que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; E eu em paz tornar à
casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; E esta pedra que tenho posto por
coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te
darei o dízimo.” Gênesis 28:18-22
Muitas vezes, não
queremos sacrifícios para nossa caminhada, não queremos subir o monte
sacrificial, não queremos deitar a cabeça num travesseiro de pedra, mas é lá
que está a provisão de Deus.
“Deus
ordena que o homem abra mão daquilo que mais deseja" Rabino Yossef
Dov Soloveitchik.
Você consegue ver o Monte do sacrifício e
reconhecê-lo?
Como Abraão sabia que
tinham já chegado ao lugar do sacrifício de Isaque, uma vez que Deus não tinha
se referido ao Monte Moriá pelo nome, mas simplesmente disse, “oferece-o ali em
holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi”? Gênesis 22:2.
O Gênesis declara, מֵרָחֹק: הַמָּקוֹם אֶת וַיַּרְא - Va'ya'ar et hamakom mei'rachok, “e ele viu o lugar de longe”.
Como ele reconheceu é
a mensagem para nós.
O Monte do sacrifício
é um lugar que devemos reconhecer, mesmo de longe, para isto teremos que ter
intimidade com Deus, para que ao ele requerer algo, possamos identificar, onde
deveremos ir. Assim como Abraão estejamos aptos para seguir a nuvem de Deus.
“Abraão foi capaz de identificar o local do
sacrifício, por meio da nuvem”
Há muitos que não
estão em condições de reconhecer, mais, o lugar de sacrifício e adoração a Deus
e por isto não conseguem atender as ordens divinas!
“Será, pois, que, quando houveres passado o
Jordão, levantareis estas pedras, que hoje vos ordeno, no monte Ebal,
e as caiarás. E ali edificarás um altar ao Senhor teu Deus, um altar de
pedras; não alçarás instrumento de ferro sobre elas. De pedras brutas
edificarás o altar do Senhor teu Deus; e sobre
ele oferecerás holocaustos ao Senhor teu Deus. Também sacrificarás ofertas
pacíficas, e ali comerás perante o Senhor teu Deus, e te alegrarás. E naquelas pedras escreverás todas as
palavras desta lei, exprimindo-as nitidamente. ” Deuteronômio 27:4-8
Diferentemente dos
deuses da idolatria os marcos colocados pelos patriarcas não continham figuras
de seu Deus, pois “ninguém jamais viu a Deus...”, mas as palavras da Lei.
Altares idólatras – Deus
ordenou que todos os outros altos fossem destruídos. O rei Josias
destruiu-os em 2 Reis 22-23.
Lugares de adoração
muitas vezes associados às práticas religiosas pagãs, à imoralidade e aos sacrifícios
humanos. Depositavam-se objetos religiosos no alto da colina a fim de aplacar
(acalmar) os deuses pagãos (“lançareis
fora todos os habitantes da terra de diante de vós, e destruireis todas as suas pedras em que há figuras;
também destruireis todas as suas imagens de fundição, e desfareis todos os seus altos.” Números. 33.52)
Abraão construiu um
altar na região de Moriá e estava disposto a sacrificar o seu filho lá - Gênesis 22:1-2.
Os lugares altos eram
visitados regularmente pelo profeta Samuel - 1 Samuel 7:16 e, como locais de adoração de ídolos cananeus - Juízes 3:19, estenderam-se ao período
de Elias - 1 Reis 18:16-40.
Elias teve sua maior
vitória durante dois sacrifícios, um aos deuses Baal e Asera e o outro que ele
próprio executou ao Deus de israel. Era a maior necessidade de Israel nos dias
de Acabe e do profeta Elias: Chuva!
Houve uma disputa,
real e mística, sobrenatural e real ao mesmo tempo, na confiança que no monte
do Sacrifício Deus proverá, a qual foi literalmente definida naquele sacrifício
do Monte Carmelo, um dos pontos mais altos e centrais da Israel.
Ali podemos notar a
relação entre sacrifício e o Monte. Ali se pode notar a diferença entre o Deus de Israel -YHWH - יְהֹוָה Yahweh (Javé) ou בַּ֫עַל baal.- e os deuses postes Baal e Asera. E quem é o verdadeiro
deus da Provisão da vida de todos em Israel e que pode receber sacrifícios em
sua presença manifesta, no Monte Do sacrifício.
“Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no Monte Carmelo;...
Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles
escolham para si um dos bezerros... e eu prepararei o outro bezerro, e o porei
sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. Então invocai o nome do vosso deus, e
eu invocarei o nome do Senhor... o deus que responder por meio de fogo esse
será Deus. ... e restaurou o altar do Senhor, que estava quebrado. E Elias
tomou doze pedras, conforme ao número das tribos dos filhos de Jacó, ... e
disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu
és Deus em Israel, e que eu sou teu servo...Então caiu fogo do Senhor, e
consumiu o holocausto, ... e disseram:
Só o Senhor é Deus... Lançai mão dos profetas de Baal...e Elias os fez descer
ao ribeiro de Quisom...” I Reis 18. 23,24;31-40
Havia diversos tipos
de sacrifícios na época, dentre eles os sacrifícios de comunhão, que envolviam o
sacrifício de louvor [do hebraico תּוֹדָה - todah]; o sacrifício espontâneo [do hebraico נְדָבָה - nedabah] e o sacrifício relacionado a um voto [do
hebraico נֵ֫דֶר - neder].
A carne do animal era
repartida entre Deus, o sacerdote e o ofertante, uma ordem da lei e do ofício
sacerdotal, o que caracterizava esses tipos de sacrifícios.
Tipologia, neste
sacrifício, é variada, entre elas a forma com que Elias ofereceu seu
sacrifício, consertando ao altar, colocando 12 pedras, em nome de toda a Nação,
e o consagrando de forma a tipificar um outro tipo de holocausto, o sacrifício
expiatório pelo pecado [do hebraico חֲטָאָה - chataah] e pela reparação [do hebraico אָשָׁם - asham].
No sacrifício pelo
pecado de uma pessoa, apenas uma ovelha já serviria para ser oferecida, porém
era necessário um animal maior no caso de se tratar da reparação dos erros de
uma nação inteira. Por isto, Elias utilizou um bezerro. Compilação de parte de
estudo do sitio Rude cruz.
Historiando o Monte Carmelo
Monte Carmelo (em
hebraico: Karem El = "vinha, plantação de terra do jardim, ou fruto de
Deus"), estende-se por treze milhas de seu promontório, que se projeta
para o Mar Mediterrâneo, na Baía de Acco. Do Monte Carmelo Jeremias teve a
visão do domínio de Nabucodonosor sobre o Egito e Israel: "Certamente virá uma que paira acima como
Tabor ou como o Carmelo junto ao mar" - Jeremias 46:18.
É uma faixa que se estende
por cerca de trinta milhas em direção ao sudeste, a mais alta elevação tem 1742
pés, ou 531 m, descendo até ao leste planície de Taanaque. A faixa separa a
planície de Sharon, a oeste do (Megiddo) Jezreel Valley no Leste. Junto a três
corredores, em Jocneão, Megido e Tanac, próximo da Rodovia Internacional
Costeira. Ali está a estátua do profeta ígneo,Elias, onde já estivemos
visitando.
A vista do Monte Carmelo é panorâmica.
Pode ver-se a Serra de
Nazaré para o nordeste, Monte Tabor e do outeiro de Moré para o leste e no sudeste, Gilboa Monte.
Abaixo Monte Carmelo
encontra-se uma vasta planície fértil, a planície de Jezreel.
Moisés teve suas
experiências com Deus no Monte. Mais precisamente no cume do Monte Sinai., alie
ele conversava com Deus como seu amigo.
“E todo o
monte Sinai fumegava, porque o
Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaça subiu como fumaça de uma
fornalha, e todo o monte tremia grandemente. E o sonido da buzina ia crescendo
cada vez mais; Moisés falava, e Deus lhe
respondia em voz alta. E, descendo o Senhor sobre o monte Sinai, sobre o cume do monte, chamou o Senhor a Moisés ao cume do
monte; e Moisés subiu. E
disse o Senhor a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o termo para
ver o Senhor, para que muitos deles não pereçam.” Êxodo 19:18-21
Deus nomeou apenas um
lugar alto onde o sacrifício era autorizado, e esse foi o templo de Jerusalém -
2 Crônicas 3:1.
A Escatologia do Monte
“Mas nos últimos dias
acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes,
e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos. ” Miquéias 4:1
Mas, aí já é outro Estudo
Fonte:
MONTES DE ISRAEL –
Geógrafo Oséias
Geografia bíblica E
Geral - Monte Moriá
Apontamentos do autor
Estudos anteriores em
estudandopalavra.blogspot.com.br
Bíblia Dake
The Akeida: Questions
of Sacrifice , Syd Nestel – Reconstructionist Rabbinical College
Bíblia online
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