A Santíssima Trindade: Um só Deus em três Pessoas
Lição 3- CPAD 3º Trimestre 2017
Estudo Pr Osvarela
Texto Áureo
"Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo." (Mt 28.19)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1
Coríntios 12.4-6; 2 Coríntios 13.13
1
Coríntios 12.4-6:
5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o
mesmo.
6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus
que opera tudo em todos.
2
Coríntios 13.13:
A
graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo
seja com todos vós. Amém.
Texto Apoio
Gênesis
1
1
No princípio criou Deus o céu e a terra.
2 E a terra era sem forma e vazia; e
havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre
Gênesis 1.1 “Bereshit Bara Elohiym
et haShamayim veet haAretz” transliterado como: “No princípio criou Deus os
céus e a terra”
בראשית ברא אלוהים את השמים ואת הארץ.
והארץ היתה ללא טופס, ומבוטל; וחושך על פני תהום; וגם ורוח אלהים מרחפת על פני המים
והארץ היתה ללא טופס, ומבוטל; וחושך על פני תהום; וגם ורוח אלהים מרחפת על פני המים
Στην
αρχή ο Θεός δημιούργησε τον ουρανό και τη γη.
Και
η γη ήταν χωρίς μορφή και κενό? και το σκοτάδι ήταν επάνω στο πρόσωπο της
αβύσσου? και το Πνεύμα του Θεού εφέρετο επί της επιφανείας των υδάτων. Gen. 1: 1.2
“E, sendo
Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu
o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma
voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mateus
3:16,17
“E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de
Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água,
viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se
uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo.” Marcos
1:9-11
“E aconteceu que, como todo o povo se batizava,
sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu; E o Espírito Santo
desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que
dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.” Lucas 3:21,22
“No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para
ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Este é aquele
do qual eu disse: Após mim vem um homem que é antes de mim, porque foi primeiro
do que eu. E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel,
vim eu, por isso, batizando com água.
E
João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar
sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me
disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o
que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o
Filho de Deus.”
João
1:29-34
BASE
DOUTRINÁRIA
Declaração
De Fé Das AD’S – CGADAB
2.
Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que,
embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e
o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as coisas que há nos céus e
na terra, visíveis e invisíveis, e, de maneira especial, os seres humanos, por
um ato sobrenatural e imediato, e não por um processo evolutivo (Dt 6.4; Mt
28.19; Mc 12.29; Gn 1.1; 2.7; Hb 11.3 e Ap 4.11);
3.
No Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus, plenamente Deus,
plenamente Homem, na concepção e no seu nascimento virginal, em sua morte
vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e em sua
ascensão vitoriosa aos céus como Salvador do mundo (Jo 3.1618; Rm 1.3,4; Is
7.14; Mt 1.23; Hb 10.12; Rm 8.34 e At 1.9);
4.
No Espírito Santo, a terceira pessoa da Santíssima Trindade,
consubstancial com o Pai e o Filho, Senhor e Vivificador; que convence o
mundo do pecado, da justiça e do juízo; que regenera o pecador; que falou por
meio dos profetas e continua guiando o seu povo (2 Co 13.13; 2 Co 3.6,17; Rm
8.2; Jo 16.11; Tt 3.5; 2 Pe 1.21 e Jo 16.13);
Base
Literária Teológica:
“O Novo Testamento
oferece uma revelação muito mais clara do Deus Trino e Uno do que o Antigo
Testamento. Deus é Pai (Jo 8.54; 20.17), Filho (Fp 2.5-7; Hb 1.8) e Espírito
Santo (At 5.3,4; 1 Co 3.16). Grande parte dos nomes, títulos e atributos divinos
encaixam-se mais apropriadamente nas categorias de "Trindade", "Cristo" e "Espírito
Santo". Stanley Horton
INTRODUÇÃO
A
figura de Um Deus Trino, embora não seja escrita como narrativa de ensino nas
Santas Escrituras, a depreendemos das diversas passagens, nas quais este Deus
se apresenta em vários momentos de forma Trinitária.
A
Doutrina da Trindade foi formatada sob o conhecimento do que é Doutrina e sua
Integralidade como ensino normativo religioso. Definições que se fizeram
necessárias, ao longo da vida da Igreja, principalmente no período patrístico,
quando Doutrina se conforma com o modo de entendermos: O Pai, O Filho, e O
Espírito Santo.
O
que é Doutrina?
Tomo
como base, um discurso de minha lavra já publicado, anteriormente:
A Definição Do Termo
Doutrina.
A
Palavra doutrina tem uso em várias áreas da vida da sociedade, porém ela toma
verdadeiro significado quando a entendemos como algo que Deus concede a Igreja
A SUA Doutrina como regra de fé.
“Doutrina
tudo que é objeto de ensino; disciplina.” OSBoyer
A
Doutrina das Escrituras Sagradas:
A
verdadeira doutrina é encontrada na Bíblia Sagrada, na sua versão
escriturística.
Embora
algumas doutrinas que aceitamos como dogmáticas sequer estejam expressas em sua
literalidade nas páginas do Livro Sagrado, a maior destas é a Doutrina da
Trindade.
Doutrina:
Aprendemos
com a pequena Enciclopédia Bíblica – OSBoyer: “Doutrina tudo que é objeto de
ensino; disciplina.”
Doutrinas
são princípios ou postulados intelectuais, ou seja, axiomas relacionados com a
razão. São a Teologia da Bíblia. Segundo Aníbal P. Reis
s.f.
Conjunto de princípios de uma escola literária ou filosófica, de um sistema
político, econômico etc., ou de dogmas de uma religião.
Conjunto
de princípios que servem de base a um sistema religioso, político, filosófico,
científico etc.
Doutrina
são regras, leis estipuladas por homens dentro da igreja ou de uma organização
seja ela qual for, são normas que cada organização se baseia para formar
princípios.
Princípios
fundamentais de uma crença, sistema ou ciência; Erudição, saber; ensino; norma.
A
Palavra de Deus é a fonte autorizativa de Deus para o nosso pensar, crer sentir
e agir: A Palavra de Deus é-nos suficiente.
A
manutenção da Doutrina cristã nos leva a considerar a sua base cristocêntrica
revelada através do Espírito Santo e nascida na Mente do Pai para regeneração
do homem.
1 Tm.6.3. “Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e
não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a
doutrina que é segundo a piedade”
Esta
doutrina está sendo posta a constantes desafios, diria seculares.
Mt.7.28. “Ao concluir Jesus este discurso, as
multidões se maravilhavam da sua doutrina;”
Quando
vamos estudar a Doutrina Bíblica é necessário entender, certas verdades, e como
ela é ou foi composta.
Na
realidade, a doutrina cristã é um conjunto de ditames orientadores da vida da
Igreja, a tal ponto que o comportamento daqueles, que a seguiram, levaram-nos
serem chamados de cristãos, em Antioquia.
A
Doutrina Cristã é em si, um conjunto diferenciado, a ser analisado sob a ótica
da Bíblia Sagrada.
A
Doutrina Bíblica está na Bíblia, ela tem em sua literalidade, porém, há algumas
facetas a serem consideradas:
A
interpretação da mesma sob a sua própria letra.
A
Igreja Primitiva interpretou as Doutrinas bíblicas do pecado e da salvação.
Ditames
dogmáticos, sob a ação da Bíblia Sagrada;
Encontramos neste item: A Trindade.
Este
conjunto [em um pequeno resumo] forma o que chamamos de Doutrina Cristã.
Verdade
bíblica;
Revelações
Eternas;
Revelações
progressivas;
Pensamentos
revelados;
Ação
Humana através do Espírito Santo:
Canonização
do pensamento dado aos homens:
Pedro
ao ler as Epístolas Paulinas faz uma consideração importante, na qual nota-se a
capacidade divina da Doutrina ensinada e escrita pelos Apóstolos:
Doutrina
da Santíssima Trindade
É
sob esta ótica que devemos estudar a Doutrina da Santíssima Trindade, ou
de forma reduzida da expressão a Doutrina da Trindade.
Termos
e conceitos necessários para entendimento da Doutrina da Trindade.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará
outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de
verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o
conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:16,17
O
versículo supra é mais um dos diversos, ao longo das Escrituras nos quais
podemos inferir e arrazoar sobre a realidade da Trindade.
Encontramos,
o Filho, falando do Pai e do Espírito Santo.
E
eu
Pai
Consolador
É
desta formação e encontros de Deus Trino, falando e se apresentando
nestas formas pessoais, que iremos entender a questão decidida pela Igreja e
que determinou a questão de serem Deus, tanto O Pai, quanto O Filho, e O
Espírito Santo.
Assim,
entramos com as definições, para que o leitor possa entender esta complexa
questão da Trindade.
Etimologia
Consubstancial - latim:
“consubstancialis”; adj.m e adj.f. Da mesma substância ou que está numa mesma
substância: as três pessoas da Trindade Santa são consubstanciais.
hypóstasis- hypò (sob, debaixo) +
stáse (posição). A palavra também é utilizada para se referir à divindade de
Cristo, na chamada união hipostática de suas naturezas - divina e humana - em
uma única hipóstase.
“anothen”,
que pode significar “do começo”, ou “do alto”.
Hommoysios - Homoousios (gr: da mesma substância,
consubstancial ou de igual substância) foi um termo criado pelos pais da
Igreja para designar a relação entre O Pai, o Filho e mais tarde, com o
desenvolvimento da pneumatologia, o Espírito Santo, sendo essa definição
a base da Doutrina da Trindade. Dicionário Teológico – Comunidade Wesleyana
Eu
sempre, cito em minhas aulas, que felizmente nascemos no Seculo presente, ou
mesmo passado, e encontramos a Igreja já com suas decisões sobre a questão da
Trindade definida, ainda que seja um tema que a membresia em si, não discuta,
por não ser ensinada, entretanto o Espírito Santo, que age no seio da Igreja
convence-nos desta Doutrina e da Deidade trinitária.
-
homoousios: homo significa "idêntico" e ousios significa
"essência"
Ex.
Atanásio era inflexível quanto Cristo ser da mesma essência (homoousios) que o
Pai, e não meramente semelhante ao Pai quanto à sua essência (homoiousios).
Homoiousios – verifique que apenas uma
vogal pode definir de forma errônea a ousia dentro da Trindade.
Ousia - οὐσία, pronúncia moderna "ussía"
é um substantivo da língua grega formado a partir do feminino do particípio
presente do verbo "ser", εἶναι, einai.
A
palavra é, por vezes, traduzida para português como substância ou essência,
devido à sua vulgar tradução para latim como substantia ou essentia.
É termo utilizado em Filosofia e em Teologia.
O
título "Senhor" (gr. Kurios), empregado nas Escrituras em
alguns textos para atribuir e explicitar a divindade, é destinado aqui (no Credo
de Nicéia-Constantinopla) ao Espírito Santo.
Logo,
Aqu’ele que procede do Pai e do Filho (Jo 15.26 – “Mas, quando vier o Consolador, que eu da
parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai,
ele testificará de mim.”) subsiste pessoalmente desde a eternidade dentro da Deidade,
sem divisão ou mudança quanto à sua natureza (Ele é essencialmente homoousios
com o Pai e o Filho).
Credo
de Atanásio:
"O Pai é Deus, o Filho é Deus, e o Espírito Santo é Deus. E, porém, não
são três deuses, mas um só Deus".
Atanásio,
o Teólogo e Bispo (295-373)
Sua
Importância no Tema Trindade.
Quando
foi ao seu primeiro Concílio, Atanásio era um Diácono, do bispo de Alexandria, acompanhou
o bispo Alexandre ao Concílio de Nicéia, que aconteceu em 325 e durou cerca de
três meses. Entre as teses discutidas, neste Concílio estavam as Teses
arianas: nas quais se discutia se o Pai era diferente do filho na substância.
Nesse
concílio, somente os bispos poderiam discursar, e, apesar de ainda diácono, Atanásio
teve espaço e, mostrou-se um ótimo orador, eloqüente e persuasivo. Ele tinha
talento para as discussões teológicas e conhecia profundamente as Escrituras.
Foi
ele a principal figura do Concílio e quem contribuiu para que a Igreja adotasse
a doutrina da Trindade, a consubstancialidade do Pai com o Filho, onde ele
afirmava que Pai e Filho participam sim, da mesma substância.
No
final do Concílio, foi então decidido a favor de Atanásio e Ário foi exilado.
Atanásio
foi eleito para o bispado de Alexandria em 9 de maio de 328. Sua eleição foi muito
controversa, principalmente porque ele estava abaixo da idade canônica para
assumir este cargo. Ele também foi alvo de adversários do Credo de Nicéia, que
trabalharam para eliminar as suas conclusões de que o Pai e o Filho eram o
mesmo ser.
Em
cinco ocasiões Atanásio foi banido da cidade de Alexandria. Ele, no entanto,
manteve-se firme em seu compromisso com a divindade do Filho. Sua obra mais
famosa é hoje “Sobre a Encarnação do Verbo” - um livro mais sobre a
divindade do Filho antes dele assumir a feição humana do que sobre a encarnação
propriamente dita.
“Quanto ao Espírito Santo,
Atanásio diz que aquilo que conferia divindade a Cristo só poderia ser divino
também, por isso o Pai, o Filho e o Espírito Santo participam da mesma
substância’. Bispo de Alexandria Atanásio
O
legado de Atanásio, então, baseia-se quase inteiramente em seus esforços
heróicos para defender a divindade do Filho (e,
por extensão, do Espírito) contra
aqueles cujas reflexões teológicas achavam que isto era absurdo. Para Atanásio,
o problema não era mero raciocínio abstrato, mas a leitura simples das
escrituras. Jesus é o próprio Deus que desceu, não uma criatura mediadora.
Portanto, ao mesmo tempo em que acreditamos que Deus é um só, entendemos que
ele também é três pessoas que se inter-relacionam. Nós não adoramos uma
criatura ou um homem, mas o próprio Deus em carne humana.
O
termo "teologia" deriva-se da palavra grega theos.
Recorremos
a definição, sobre o termo, o qual utilizamos no texto de apoio, no qual encontramos
o vocábulo hebraico ‘elohim’ O termo pode ser traduzido, de acordo com o
contexto literário, por "deus", "deuses" ou
"Deus", a exemplo do que acontece com o termo hebraico 'El
(Mt 1.23; 1 Co 8.5; Gl 4.8).
No
Primeiro Concílio de Niceia em 325 debateram-se, de fato, os termos homoousios
e homoiousios.
A
palavra homoousios significa "a mesma substância", enquanto que a
palavra homoiousios significa "de substância similar".
Note-se
que os termos diferem apenas numa letra (a letra grega iota). Existe mesmo uma
expressão idiomática em inglês ("differ not by one iota.") que faz
eco deste conceito: duas coisas que não difiram um iota são duas coisas que têm
a mesma substância.
O
Credo de Calcedônia de 451 d.C. afirmava que Deus tinha uma só ousia,
ainda que tivesse três hipóstases.
Στην
αρχή ο Θεός δημιούργησε τον ουρανό και τη γη. Gn 1.1 - Neste texto
temos a palavra grega theos. Os tradutores da Septuaginta adotaram-na
como a palavra apropriada para representar o vocábulo hebraico ‘elohim’
e seus sinônimos correlatos.
Os
escritores do Novo Testamento seguiram a mesma orientação.
Jesus
Cristo como Deus mostra a importância desta revelação para as ações futuras da
Igreja, principalmente no ato de inserção dos que se salvam à Igreja.
"Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo." Mateus 28.19
Este
Deus é subsistente em si mesmo e na Trindade O Pai é Deus, O Filho é Deus, O
Espírito Santo é Deus.
Paulo
se atém a definições que englobam a Trindade.
“De sorte que haja em vós
o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de
Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si
mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E,
achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte,
e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe
deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o
joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a
língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses
2:5-11
Para
o Apóstolo Paulo Jesus Cristo é O Kuryos, O Senhor. Esta definição cristológica
perpassa todas as Paulinos, incluindo a questão do Jesus Home, Deus encarnado –
Filipenses 2, quanto o Senhor Ressurreto, 1 Corintios
“Depois virá o fim, quando
tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o
império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto
a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser
aniquilado é a morte. Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas,
quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua
aquele que lhe sujeitou todas as coisas. E, quando todas as coisas lhe
estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as
coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” 1 Coríntios 15:24-28
Perfeitos
em Unidade
1
Coríntios 12.4-6:
4 Ora, há diversidade de
dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 E há diversidade de
ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 E há diversidade de
operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Salvação
implica em ação da Trindade ser reconhecida,
“O primeiro homem, da
terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno,
tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E,
assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do
celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem
herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.” 1 Coríntios
15:47-50
Há
um segredo na revelação e escrituração bíblica, da Trindade:
- elevar o homem a tal ponto que, o permita viver
na mesma atmosfera místico-sobrenatural divina, pois a carne não pode viver com
Deus em estado de corrupção, para isto o Filho se fez carne, possibilitando
através de sua experiencia vivida, como servo-homem, que o Universo, as
potestades, os Anjos pudessem ver como seria a coexistência divino-humano, no
Céus com Deus, possibilitando a regeneração salvifíca da Humanidade em corpo sanguíneo,
com Deus.
O
Pai, O Filho E O Espírito Santo.
Planos
e Propósitos Divinos da Trindade
“E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um,
como nós somos um.”
“A
sabedoria de Deus é vista nos seus propósitos e nos planos que Ele emprega para
fazer cumprir tais propósitos. O exemplo primário da sabedoria divina,
encarnada e atuante, é a Pessoa e a obra de Jesus.” Stanley Horton - Capítulo Quatro - O Deus
Único e Verdadeiro, Russell E. Joyner
Eis
o Plano de Deus a envolver o homem: permitir uma Unidade, através do Corpo, a
Igreja, igual a existente na Trindade: “Eu neles, e tu em mim, para que
eles sejam perfeitos em unidade”.
João 3.14,17 “assim importa que o
Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu
Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida
eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse
o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”
João
1:12-14 “Mas,
a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus,
aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da
vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne,
e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai,
cheio de graça e de verdade.”
João 16:7,8 “Todavia digo-vos a
verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não
virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá
o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.”
Romanos
8:26,27 “E
da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não
sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por
nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual
é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.”
O
Espírito Pode revelar o que conhece “internamente” de Deus.
Alguns
podem dizer: “O filho e o Pai entendemos, mas e o Espírito?
A
Palavra nos revela que só Deus pode se conhecer, então nesta ótica, temos o
texto paulino que nos demonstra de forma caba que O Espírito tem a mesma
identidade que o Filho e O Pai, porque pode revelar o Filho e nos convence
quanto ao Pai, e revela-nos as profundidades do Conhecimento Único que Ele – O Espírito
– pode compreender, pois é Deus.
“Mas Deus no-las revelou
pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as
profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem,
senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as
coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” 1 Coríntios 2:10,11
Reinado
do Filho, Glória do Pai e Ação do Espirito Santo.
Quanto
o Jesus Cristo O Senhor que Reina sob a autorização do Pai, que o exaltou desde
a sua Kenosis no trecho Neotestamentário, supracitado.
O
texto é apropriado e revelador da divindade na Trindade, em relação a Jesus
Cristo, Deus, seja o de Filipenses 2, tanto quanto o de 1 Corintios
15.
Nos
quais ficam plenamente demonstrados, “Porque todas as coisas sujeitou debaixo
de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro
está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.”
Deus
não é submisso, mas antes, revela o texto, os atributos da Divindade Única
(Theos) coexistente em 3 (três) Pessoas, seja a submissão do Filho ao
Pai, e a devolução do Poder ao Pai, pelo Filho, numa garantia de que O Filho
tem todas as coisas do Pai e demonstra de forma cabal a “ousia”
existente nas 3 (três) pessoas da Trindade.
O
que podemos ressaltar que há um Plano divino em ação e cabe a cada Pessoa da
Trindade executar este Plano no Kairós (Gl 4.4), para que Deus seja
exaltado.
“Eu e o Pai somos um.” João 10:30
“E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um,
como nós somos um.” João 17:22
Eis
uma forma de demonstrar que na Trindade não há egos ou insubmissões, mas Amor
e Fidelidade, atributos divinos das 3 (três) pessoas: O Pai, O Filho e O Espírito
Santo.
“Para que todos sejam um, como
tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para
que o mundo creia que tu me enviaste. E eu dei-lhes a glória que a mim me
deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que
eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste
a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Pai, aqueles que me
deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a
minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo. Pai
justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me
enviaste a mim. E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais,
para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.” João
17:21-26
Continua
Bibliografia
Atanásio
de Alexandria – biografia e pensamentos, Paula Ignacio
Citações
no corpo do Texto
Apontamentos
e Estudos do autor em:
http://estudandopalavra.blogspot.com.br
A
KENOSIS (esvaziamento) DE JESUS, O CRISTO - (Fp 2:5-11) – SolaScripturaTT/Cristologia
Bíblia
online
No
Princípio Criou Deus os Céus e a Terra – Bereshit Bara Elohiym - Israel Silva, formado
em Hebraico Bíblico, Geografia Bíblica, e Contexto Judaico do Novo Testamento,
é Especialista em Estudos da Bíblia Hebraica, certificado pelo Israel Institute
of Biblical Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém; Apocalipsismo
Judaico, pela Keets alMayim.
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