sábado, julho 28

Santidade ao Senhor Lição 5 – CPAD - JULHO 2018


Santidade ao Senhor
Lição 5 – CPAD
TEXTO ÁUREO
“E ser-me-eis santos, porque eu, o SENHOR, sou santo e separei-vos dos povos, para serdes meus.” (Lv 20.26)
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Levítico 20.1-10
1 – Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 – Também dirás aos filhos de Israel: Qualquer que, dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam em Israel, der da sua semente (descendência) a Moloque, certamente morrerá; o povo da terra o apedrejará com pedras.
3 – E eu porei a minha face contra esse homem e o extirparei do meio do seu povo, porquanto deu da sua semente (descendência) a Moloque, para contaminar o meu santuário e profanar o meu santo nome.
4 – E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os olhos daquele homem que houver dado da sua semente (descendência) a Moloque e o não matar,
5 – então, eu porei a minha face contra aquele homem e contra a sua família e o extirparei do meio do seu povo, com todos os que se prostituem após ele, prostituindo-se após Moloque.
6 – Quando uma alma se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir após eles, eu porei a minha face contra aquela alma e a extirparei do meio do seu povo.
7 – Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.
8 – E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica.
9 – Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá: amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue é sobre ele.
10 – Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.
Etimologia
מלך – Molek; grego - Μολοχ; n. pr. m. Moloque = “rei”;  o deus dos amonitas e fenícios a quem alguns israelitas sacrificaram seus filhos no vale de Hinom
ענמלך - Ànammelek; n. pr. divindade; Anameleque = “imagem do rei”; um deus falso assírio trazido a Israel durante a monarquia; cultuado com ritos semelhantes aos de Moloque; deus associado a “Adrameleque”
μαγος – magos; um mago; o nome dado pelos babilônicos (caldeus), Medos, Persas, e outros, a homens sábios, mestres, sacerdotes, médicos, astrólogos, videntes, intérpretes de sonhos, áugures, advinhadores, feitiçeiros etc.; os sábios orientais (astrólogos) que, tendo descoberto pelo surgimento de uma notável estrela que o Messias tinha nascido, vieram a Jerusalém para adorá-lo; um falso profeta e mágico.
Μαινιαν - Mainan ver Μεννα; origem hebraica מינא ; n. pr. m. Mená = “advinhador: encantado”
אשף - ’ashshaph; (provavelmente significando cecear, i.e. praticar; encantamento); n. m. necromante, conjurador; astrólogo, encantador, exorcista.
Como era o culto sacrificial à Moloque?
 “Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la.E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração. Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança, ...” Jeremias 7:30-32; E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.” Jeremias 32:35
Historiando:
O vale de Ben-Hinom, perto de Jerusalém, se tornou um dos lugares principais onde crianças eram queimadas para Moloque. Mais tarde, o rei Josias destruiu o santuário de Moloque em Ben-Hinom, que passou a ser usado como lugar para queimar lixo (2 Reis 23:10).
No entanto, o sacrifício de crianças a Moloque não foi completamente eliminado e essa foi uma das razões por que os judeus foram castigados com o exílio.
Moloque era apenas um deus falso, criado por homens. Não existia de verdade. No entanto, toda idolatria abre as portas para a ação de demônios. O nome Moleque provavelmente está ligada à palavra hebraica para rei, “melek”.
Porém, a sua origem vem de um simples vocábulo fenício e significa simplesmente "sacrifício", mas sacrifício em que a vítima vinha consumida pelo fogo. Com o passar do tempo, sempre em ambiente pagão, esse termo passou a ser divinizado e, em Ugarit (atua Ras Shamra, na Síria), aparece como um nome de deus, numa lista com diversos deuses.
Moloque era um ídolo horrendo. Às vezes, davam-lhe a aparência de um ser híbrido (meio homem, meio boi), e estendiam-lhe desmesuradamente as mãos a fim de que nos grandes festivais e cultos, viesse a acolher pomposa e vorazmente as criancinhas de seus adoradores para serem queimados num ritual desumano e abominável. Às vezes, suas mãos encontravam-se bem rentes ao chão para facilitar o acolhimento de suas vítimas. Noutras, achavam-se elas de tal forma postadas que, tão logo recebiam as oferendas, em sua maioria crianças recém-nascidas, deixavam-nas cair numa fornalha onde eram carbonizadas.
Esculpido todo em Bronze, seus sacerdotes recheavam-no de produtos inflamáveis. Em seguida, utilizando-se de uma tecnologia que vinha sendo aperfeiçoada de geração a geração, aqueciam-no até que se fizesse infernalmente rubro.
Com o deus já todo esbraseado e sob o sádico olhar de seus sacerdotes, vinham-lhe os adoradores como que hipnotizados por todos os demônios para lhe oferecerem o que de mais precioso haviam recebido do Único e Verdadeiro Deus. E, agora, sob o rufar dos tambores, colocavam seus filhinhos nas mãos (rubras do calor do fogo), de Moloque.
Assim eram assassinadas milhares de crianças amonitas e posteriormente as dos filhos de Israel.
Moloque:
O deus dos amonitas: Moloque era o deus dos filhos de Amom. No Hebraico, o seu nome deriva da palavra rei. Era conhecido também como Moleque, Malcã e Milcon.
Os amonitas que, como se sabe, descendiam de Bem-Ami, filho de Ló (Gn 19.38), dedicavam a essa abominação todas as suas reservas morais, sociais e nacionais. Seus sacerdotes eram reputados como mais nobres do que os próprios príncipes.
“Lamenta, ó Hesbom, porque é destruída Ai; clamai, ó filhas de Rabá, cingi-vos de sacos, lamentai, e dai voltas pelos valados; porque Malcã irá em cativeiro, juntamente com seus sacerdotes e os seus príncipes.” Jeremias 49:3
O texto de Levítico 20 contém uma espécie de reafirmação, do súditos do Senhor Jeová, explicitadas em Levítico 18.
O deus da vergonha: Era Moloque um ídolo de tal forma detestável, que os israelitas piedosos chamavam-no de bosete: vergonha e opróbrio.
איש בשת  ’Iysh-Bosheth; n. pr. m. Isbosete = “homem de vergonha”; O deus do fogo: Assim também era conhecido, pois no fogo consumia Moloque as suas vítimas.
Infelizmente, nestes nossos dias, há muitos pais oferecendo seus filhos ao abominável Moloque, inconscientemente, talvez esteja você depositando seus filhos no altar do demônio, que queima as mentes de seus filhos.
Os que aceitam o Aborto.
O que aceitam a pedofilia.
Os que aceitam comportamento sem o caráter da obediência.
Crentes que deixam de levar seus filhos ao caminho do Senhor.
Pais que entregam a educação de seus filhos, as babás eletrônicas, a televisão já foi superada, agora entregasse um smartfone nas mãos dos filhos.
“Também profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.” 2 Reis 23:10
A causa de comportamentos desse tipo, quando parece que crianças eram sacrificadas, que aparece em Levíticos e Deuteronômio proibições explicitas contra ações desse tipo:
“Não entregarás os teus filhos para consagrá-los a Molec, para não profanares o nome de teu Deus” Levíticos 18,21
“Todo filho de Israel, ou estrangeiro que habita em Israel, que der um de seus filhos a Molec, será morto” Levíticos 20,2
“Que em teu meio não se encontre alguém que queime seu filho ou sua filha” Deuteronômio 18,10
Deus é um Deus de exclusividade.
O Senhor não aceita vítimas humanas; sua ordem é clara e não admite dúvidas.
“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias[...] o seu coração não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como o coração de Davi, seu pai, Porque Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e Milcom, a abominação dos amonitas. Assim fez Salomão o que parecia mal aos olhos do Senhor; e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai.” 1 Reis 11: 1;4-6
Quando o povo fez a aliança sinaítica, isto, ficou explícito para todo o povo.
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel. E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o Senhor lhe tinha ordenado. Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o Senhor tem falado, faremos. E relatou Moisés ao Senhor as palavras do povo.” Êxodo 19:5-8
Deus primeiro perguntou se eles queriam e eles disseram a Moisés que poderia falar com deus que eles aceitavam a aliança.
Uma vez aliançado, Deus pelo seu atributo personalístico, de Fiel, não sai do pacto, embora o povo tenha se desviado e impedido a presença de Deus entre eles.
Desta forma, é fácil entender porque haveria uma punição a quem quebrasse o pacto.
Este terrível culto a este ídolo é narrado até mesmo, na Escritura Neotestamentária:
“E naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos. Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem ao exército do céu, como está escrito no livro dos profetas: Porventura me oferecestes vítimas e sacrifícios No deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes tomastes o tabernáculo de Moloque, E a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além da Babilônia.” Atos 7:41-43
Encantadores e feiticeiros.
6 – Quando uma alma se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir após eles, eu porei a minha face contra aquela alma e a extirparei do meio do seu povo.
O artificio satânico de usar e prender a atenção do homem, à respeito do sobrenatural é utilizada por satanás para, até mesmo, entre os servos de Deus serem enganados.
Quanto mais o crente se desvia de Deus, mais se aproxima do mal.
Acredita ele que outras “forças sobrenaturais” podem “ajuda-lo”, caso de Saul.
Leia o texto, abaixo:
“Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor há uma mulher que tem o espírito de adivinhar. E Saul se disfarçou, e vestiu outras roupas, e foi ele com dois homens, e de noite chegaram à mulher; e disse: Peço-te que me adivinhes pelo espírito de feiticeira, e me faças subir a quem eu te disser.” 1 Samuel 28:7,8
Santificação na família.
7 – Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o SENHOR, vosso Deus.
8 – E guardai os meus estatutos e cumpri-os. Eu sou o SENHOR que vos santifica.
9 – Quando um homem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente morrerá: amaldiçoou a seu pai ou a sua mãe; o seu sangue é sobre ele.
10 – Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.
A família é o local no qual o Senhor busca afirmar a santificação, na relação entre os membros da família.
Por isto, nos ditames que não são aceitos e devem ser repreendidos se houver na família algum desvio comportamental.
“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20:12
Filhos são abençoados pelos pais e não podem amaldiçoar seus pais, ou destituí-los de
Seja nas relações de obediência ou moral.
O mandamento com promessa coloca até em cheque a longevidade dos filhos, que o cumprirem ou descumprirem.
Jesus disse que ninguém pode fazer isto com seus pais. Mesmo que sejam coisas consagradas, a Deus, estas não podem ser usadas como desculpas para desonrar aos pais.
“Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá. Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe, E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus” Mateus 15:4-6
1ª Parte
Bibliologia
Fonte: Lições Bíblicas (Jovens e Adultos)
Editora: CPAD
Trimestre: 4º/2000
Comentarista: Claudionor Corrêa de Andrade
Consultor Doutrinário e Teológico: Antonio Gilberto
Tema Central: Não Terás Outros Deuses Diante De Mim – Quando a idolatria ameaça a Igreja de Cristo.
Dicionário Strong
Lições CPAD – EBD
Got questions

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger