sexta-feira, dezembro 28

A Humildade e o Amor Desinteressado - Lição 13 – 4º trimestre 2018



A Humildade e o Amor Desinteressado - Lição 13 – 4º trimestre 2018
CPAD - Pr. Prof. Osvarela
Feliz Ano Novo
O ano de 2018 foi um ano de muitas dificuldades na Nação brasileira, mas Deus nos deu vitória, em alcançarmos o que, Ele nos preparou.
Foi um ano diferente quanto às minhas publicações e recebam minhas desculpas, por não poder preparar material todas as semanas.
Resultado de imagem para humildade Bíblia
Mas, fica o compromisso que no Ano de 2019 (“Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.” Tiago 4:13,14) iremos buscar mais tempo para ajudar no Ensino das Santas Escrituras.
Texto Áureo
"Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado." Lc 14.11
LEITURA BÍBLICA
Lucas 14.7-14
7- E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
8- Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar, para que não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu,
9- e, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
10- Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
11- Porquanto, qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
12- E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
13- Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos
14- e serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado serás na ressurreição dos justos.
Não houve um só homem, na terra que se sentiu bem em ser humilhado.
Apenas e tão somente Jesus Cristo, que se humilhou, não só na Terra, quanto nos Céus, diante de todos os seres sobrenaturais criados por Deus o Pai.
“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8
Ser humilhado é uma das mais duras lições para o ser humano.
A pregação do Reino, por Jesus Cristo desde Mateus 5, veio mudar de maneira tremenda a consideração do que eu sou, o que eu posso, e como todos os homens devem se portar, independente de posição. No Reino a posição não se avalia por realeza, ou por riqueza, mas unicamente pela humildade, adquirida em Cristo Jesus, pelo processo da santificação.
Na conclusão do discurso,
“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;” Mateus 7:24
כלם - kalam; v. insultar, envergonhar, humilhar, corar, ser envergonhado, ser envergonhado, ser reprovado, ser levado a confusão, ser humilhado.
Humilhar é do latim humiliare que significa:
- tornar humilde,
- abater,
- oprimir,
- rebaixar,
- vexar.
A palavra humilhar pode ter duas conotações, no sentido etimológico, mesmo em outras línguas, que não o português.
A palavra humilhar está relacionada com o termo ‘humus’, que significa "chão e terra", demonstrando que humilhar remete para alguém que se rebaixa ou rebaixa outros.
“Uma pessoa pode se humilhar, demonstrando humildade. No entanto, quando uma pessoa humilha outra, na maior parte das vezes, ela demonstra arrogância.”
Em inglês – ‘humiliate’ = Humilhar, a expressão, implica sujeitar uma pessoa a algum tipo de humilhação e também acontece quando alguém se refere a outra com desdém ou a trata com desprezo.
Porém, o ato de se humilhar consiste em um ato de submissão, e por isso está relacionado com alguém que deseja viver de acordo com a vontade de Deus. Assim, de acordo com a Bíblia, alguém que se humilha perante Deus será recompensado, como está escrito em
II Crônicas 7:14: "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
Humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
Humildade está no latim ‘humilitas’, que significa “pouca elevação”, ou seja, uma relação com a ideia de modéstia.
Humilde é um adjetivo atribuído a uma pessoa quando esta não possui aparência de vaidade, podendo conhecer suas próprias limitações.
Uma pessoa humilde é uma pessoa modesta, simples, que expressa ou reflete sentimentos de deferência ou submissão. Ela também pode ser uma pessoa sem muitas ambições, despretensiosa.
A sabedoria em prática
É o que o texto bíblico nos ensina.
O orgulho humano e também, o próprio ego são a maior arma contra nós mesmos, pois sempre queremos, principalmente, neste tempo de muita exposição midiática.
Nos tempos atuais, qualquer um se torna, mega conhecido e, exposto, nem que seja por 15 segundos de fama, pelo bem, ou pelos maus atos.
“10- Mas, quando fores convidado, vai e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, assenta-te mais para cima. Então, terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.”
Sendo assim, inconscientemente temos uma noção de que devemos nos colocar em destaque em qualquer lugar. E queremos os primeiros lugares, mesmo que este possa nos colocar diante de algum gigante, parados e inertes, como o irmão de Davi, sim o futuro rei de Israel, quando foi á batalha que se dava com dias de afronta de um gigantes chamado Golias, que afrontava ao povo de Deus teve discutida a sua chegada, ainda que enviado pelo seu pai. Foi tomado como um orgulhoso e pretencioso, e dado como um fora de seu lugar.
“E disse Jessé a Davi, seu filho: Toma, peço-te, para teus irmãos um efa deste grão tostado e estes dez pães, e corre a levá-los ao arraial, a teus irmãos. Porém estes dez queijos de leite leva ao capitão de mil; e visitarás a teus irmãos, a ver se vão bem; e tomarás o seu penhor. E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja. Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?” 1 Samuel 17:17,18;28,29
Cont., ...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger