quinta-feira, janeiro 3

Batalha Espiritual – A Realidade não Pode Ser Subestimada Lição 1 – Janeiro 2019



Batalha Espiritual – A Realidade não Pode Ser Subestimada
Lição 1 – Janeiro 2019
Subsídio Pr. Prof. Osvarela
Texto Áureo
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” Mt 26.41
LEITURA BÍBLICA
1 Pedro 5.5-9
5- Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
6- Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,
7- lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8- Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9- ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
Discurso:
Todos devem saber que neste mundo, entre os céus e a terra, há diversos poderes atuando.
Um poder divino, maior e, seres destinados a impedirem a vida santa do cristão, e até mesmo suas benção e orações, os demônios, concitados pelo orgulho de seu líder Satanás (O inimigo das nossas almas).
Imagem relacionada
A demonstração clara de uma destas batalhas, está descrita no livro do profeta Daniel, e seu capítulo 10.
“E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo. Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras. Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias, e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar-me, e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” Daniel 10:11-13
Neste trimestre o estudo do tema Batalha Espiritual, O Povo de Deus e a Guerra contra as Potestades do Mal” vem em boa hora.
Um dos aspectos da Batalha Espiritual são os níveis, nos quais ela se dá:
- na mente
- no coração
- no corpo físico
- na família
- na igreja
- na vida financeira
- na vida espiritual
Há batalha intra-homem:
“Mas vejo nos meus membros outra lei, que Batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” Romanos 7:23,24
É a luta entre o homem espiritual e o homem “sarx”
σαρξsarx; corpo - natureza sensual do homem, “a natureza animal”; natureza animal com desejo ardente que incita a pecar; natureza física das pessoas, sujeita ao sofrimento; criatura viva (por possuir um corpo de carne), seja ser humano ou animal; a carne, denotando simplesmente a natureza humana, a natureza terrena dos seres humanos separada da influência divina, e por esta razão inclinada ao pecado e oposta a Deus
Paulo mostra como existe uma Batalha interna do homem contra o homem interior que traz no seu DNA o cerne do pecado adâmico.
“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não tinham pecado à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.” Romanos 5:12;14
Mentalmente o pecado leva a uma intensa batalha entre aderir ao que a carne pede contra o que o espírito, mesmo do crente convertido, se torna um instante de luta.
“Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, operou em mim toda a concupiscência [...]Porque o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, me enganou, e por ele me matou. Eu sou carnal, vendido sob o pecado. Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço. E, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim.” Romanos 7: 8;11;14-17
A luta interna é uma das grandes Batalhas que nós vivemos, “A Realidade não Pode Ser Subestimada” é demonstrada nestes versos escritos de forma pessoal, mas inspirada na vida do Apóstolo Paulo. Muitos de nós tentamos ser super-crentes não atentando para uma realidade que sofremos danos e ataques brutais pelo homem interior que ainda vive sob nosso homem espiritual, mas Paulo ensina que há uma saída.
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;” Romanos 7:18-22
Isto é, o que devemos aprender: a realidade deve ser reconhecida para que possamos obter a ajuda daquele que venceu o mal, como Homem e por meio D’Ele vencemos esta Batalha Espiritual.
“Dou graças a Deus por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o entendimento sirvo à lei de Deus, mas com a carne à lei do pecado.” Romanos 7:25
Outro aspecto a ser levado em consideração que a Batalha pela Fé é uma das formas da obtenção da vitória de todo que busca servir à Deus, para obtenção da Salvação, vencendo a ‘sarx’ e se tornando espiritual.
É a agonia da decisão a favor do bem, mesmo sofrendo internamente para dominar a carne. Destarte, o processo da regeneração que nos torna resilientes a este ataques. “
“Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.” Judas 1:3
αγωνagon; qualquer luta ou competição; uma batalha;
μαχη – mache; luta ou combate; daqueles em armas, uma batalha;
αγωνιαagonia; luta pela vitória
αντιθεσιςantithesis; oposição, aquilo que está oposto; colocar-se contra, resistir;
αντιτασσομαιantitassomai; organizar-se para batalhar contra; opor-se, resistir
πολεμος – polemos; guerra; luta, batalha; disputa, contenda
παλιγγενεσια [paliggenesia; n. f.  novo nascimento, reprodução, renovação, recreação, regeneração] significa novo nascimento. No grego clássico, era usado num sentido enfraquecido para denotar recuperação, restauração, renascimento. No N.T., é usado apenas duas vezes, mas num sentido mais nobre. Em Tt 3.5 significa novo nascimento, regeneração, que se refere à ação de Deus de fazer o pecador passar da morte do pecado para a vida espiritual em Cristo. Tem um sentido mais amplo em Mt 19.28, onde é usado para a mudança que enfim acontecerá em todo o universo, sua regeneração, que é o desenvolvimento completo da mudança envolvida na regeneração do indivíduo. ανακαινοωσις é renovamento ou renovação, que denota um processo contínuo pelo qual o ser humano se torna mais parecido com Cristo, em cujo processo ele é um cooperador com Deus.”
“E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” Mateus 19:28
Entre outros, aspectos.
A batalha travada na vida do crente é diária e sempre ocorre, em qualquer momento.
A garantia está nas Escrituras bíblicas:
“Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador;” Tito 3:3-6
Continua...

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger