sábado, janeiro 26

Possessão Demoníaca e a Autoridade do Nome de Jesus Lição 4 – janeiro 2019


Lição 4 – janeiro 2019
Pr. Prof. Osvarela
Texto Áureo
"E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam." Lucas 10:17
Leitura Bíblica
Marcos 5:2-13                                                                          
2 - E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo;
3 - O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender;
4 - Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar.
5 - E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.
6 - E, quando viu Jesus ao longe, correu e adorou-o.
7 - E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
8 - (Porque lhe dizia: Sai deste homem, espírito imundo.)
9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
10 - E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11 - E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 - E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 - E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar ( eram quase dois mil ), e afogaram-se no mar.
Imagem de bereanos
Gostaria de citar alguns versículos posteriores desta passagem:
“E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.” Lucas 9:1
“E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu.
Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum.
Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Lucas 10:18-20
A citação destes versículos é, a meu ver, necessária para entender a autoridade que foi concedida por Jesus aos seus discípulos e à Igreja.
Imagem de bereanos
Etmologia:
δαιμονιζομαι - daimonizomai; v. estar sob o poder de um demônio. No NT, estas são pessoas afligidas por enfermidades particularmente severas, tanto corporais como mentais (tais como paralisia, cegueira, surdez, perda da fala, epilepsia, melancolia, insanidade, etc.). Na opinião dos judeus, seus corpos eram invadidos por demônios, que os possuíam não apenas para afligir-los com males, mas também para destronar sua razão e tomar seu próprio lugar. Consequentemente, os possuídos eram compelidos a expressar a mente e consciência dos demônios que neles residiam. Acreditava-se que a cura deles requeria a expulsão dos demônios.
δαιμονιον – daimonion; n. n. espírito, ser inferior a Deus, superior ao homem; espíritos maus ou os mensageiros e ministros do mal.
δαιμονιωδης - daimoniodes; adj. semelhante ou que procede de um espírito mau; parecido ao demônio.
Discurso
No capítulo 9 Jesus manda os Apóstolos, (aqueles aos quais, chamou de apóstolos) sob sua ordem e autoridade dada, para duas missões:
Sendo a primeira a relacionada a este estudo - “doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios” – porque logo em seguida, a experiencia que eles tiveram anteriormente, parece que não havia lhes dado ensino ou prática de como agir, quando encontraram outro endemoninhado – “E aconteceu, no dia seguinte, que, descendo eles do monte, lhes saiu ao encontro uma grande multidão;
E eis que um homem da multidão clamou, dizendo: Mestre, peço-te que olhes para meu filho, porque é o único que eu tenho.
Eis que um espírito o toma e de repente clama, e o despedaça até espumar; e só o larga depois de o ter quebrantado.
E roguei aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.” Lucas 9:37-40
Parece um contrassenso.
Mas, Jesus logo resolveu a situação: “E Jesus, respondendo, disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei ainda convosco e vos sofrerei? Traze-me aqui o teu filho. E, quando vinha chegando, o demônio o derrubou e convulsionou; porém, Jesus repreendeu o espírito imundo, e curou o menino, e o entregou a seu pai.” Lucas 9:41,42
Aqui temos uma clara manifestação de possessão, com o quadro mostrando:
Como em Marcos 9:18;20-22 “E sempre que o demônio se apodera dele, atira­o ao chão e fá­lo espumar pela boca, ranger os dentes e assim vai definhando. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o demónio, mas não o conseguiram. [...] Trouxeram-­lhe o menino, mas quando ele viu Jesus, o demônio sacudiu em convulsões a criança, que caiu no chão, contorcendo-­se e espumando. “Há quanto tempo está ele assim?”, perguntou ao pai. Desde pequenino. O demônio fá­lo cair às vezes no fogo, ou na água, para o matar... faz alguma coisa!”
Manifestações da Possessão:
Convulsões, derrubando o menino ao chão, no fogo, contorções, espumava, e queria matar o menino.
“E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco. E Jesus lhe disse: Não o proibais, porque quem não é contra nós é por nós.” Lucas 9:49,50
A continuidade da leitura, mostra outra expulsão de demônios, porém por alguém que certamente crera em Jesus e seu poder e estava expulsando demônios sob o Nome de jesus, o que causou espanto e ciúmes ao s discípulos, como que dizendo: nós não conseguimos expulsar o demônio daquele menino filho daquele home, e este expulsa demônios, mesmo não estando no nosso grupo?
Entendemos o quadro exposto, como:
1-    Jesus ainda não ascendera aos céus e quando Ele estava presente Ele mesmo usou de sua autoridade e expulsou o demônio. Os discípulos não puderam expulsar, porque lhes faltou autoridade ou não usaram, como o discípulo, em avulso lhes ensinara: “vimos um que em teu nome expulsava os demônios”. A eles, apóstolos,  fora lhes dada uma parcialidade, como que uma autoridade temporária, que se manifestaria plena e totalmente, apenas após a assunção de Jesus aos Céus, e como Igreja, e em Nome de Jesus , até ao nossos dias, podemos expulsar os demônios, não havendo a presença física de Jesus. Aqui, (versículos, abaixo) Jesus amplia a todo Mundo a ordem, que lhes fora dado, como ensino contra demônios. Agora, todo aquele que é chamado para ser discípulo do Senhor Jesus recebe autoridade e poder contra o mal. De acordo com a Palavra, como filho de Deus, você está autorizado a curar os enfermos, repreender as operações de Satanás e expulsar os espíritos malignos (Mt 10.8).
“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios (o discípulo que causara espanto aos apóstolos, entendera a autoridade do Nome de Jesus); falarão novas línguas; Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.” Marcos 16:15-18
2-    O homem aprendera que só em Nome de Jesus, se pode expulsar os demônios e ao Nome de Jesus os demônios estremecem, como no caso seguinte da convulsão do menino na presença de Jesus.
3-    A resposta em Marcos: “Marcos 9:28;29: Mais tarde, estando Jesus sozinho em casa com os discípulos, estes perguntaram-lhe: “Porque não conseguimos nós expulsar aquele demónio? “Para casos como este é preciso orar”, respondeu.”
Ou como em outra passagem: “E Jesus lhes disse: Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível. Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum.” Mateus 17:20,21
4-    em Mateus, quando os discípulos perguntam por que não puderam expulsar aquele demônio. Jesus, nesse momento, responde: Por causa da fraqueza da vossa fé, pois em verdade vos digo: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela se transportará, e nada vos será impossível" Mateus 17,20.
5-    Interessante que, o fato dos discípulos não poderem expulsar os demônios sucede-se após verem Jesus transfigurado.
a.  Lição 1: Não basta ver visões, ou coisas parecidas, é necessário orar para certas atividades, mesmo quando somos autorizados a expulsar demônios, sem oração, mas só “no glória” não nos teremos autoridade necessária, a não ser no poder da oração: “Para casos como este é preciso orar”;
b.  Lição 2: fé fraca; falta de jejum
c.  Jesus possuía doze apóstolos, mas tinha levado três com ele lá no monte. Acontece que os nove ficaram
Como escrevemos nas semanas anteriores sobre este ensino, cito meu texto
“Dizendo: Ah! que temos contigo, Jesus Nazareno? Vieste destruir-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus. E repreendeu-o Jesus, dizendo: Cala-te, e sai dele. Então o espírito imundo, convulsionando-o, e clamando com grande voz, saiu dele.” Marcos 1:24-26
A Possessão, aqui demonstrada, é visível no corpo físico, do possesso, seja, pela voz, usada pelos demônios, para se manifestarem e atacarem mesmo reconhecendo o poder de Jesus, seja pelas convulsões, que normalmente acompanham e atingem o corpo do possesso.
Como no texto de 9:41,42 aqui, citado.
9 - E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? E lhe respondeu, dizendo: Legião é o meu nome, porque somos muitos.
λεγιων - legeon; n. f. legião, corpo de soldados cujo o número diferia de tempos em tempos. Na época de Augusto, parece ter consistido de 6826 homens (i.e., 6100 soldados a pé, e 726 cavaleiros)
Legião foi o nome pelo qual se identificou o demônio que possuía um (segundo Marcos e Lucas) ou dois (segundo Mateus) homens e que passou a habitar uma vara de porcos após o encontro com Jesus Cristo na região ao Leste do Mar da Galileia.
O termo empregado pelos espíritos que vocalizaram na boca do homem possesso, nos remete ao fato de entendermos, nestes estudos sobre um fato: demônios, são anjos decaídos e deformados na sua volição, do bem para fazer o mal. E a formação angelical foi formada originalmente em legiões angelicais.
Então os demônios podem possuir alguém em legião porque são serem sem corpo físico e assim, - diferente dos anjos divinos e fiéis a Deus (que não possuem, o corpo de ninguém, pois obedecem a Deus, que aceita o livre arbítrio de cada ser humano).
Temos que, entender o uso da palavra legião como uma formação angelical, original, que os demônios ainda usam, desde da suas criações, como anjos bons, ou seja, as legiões de anjos referem-se ao exército de anjos que lutam sob o poder de Deus.
Ou pensas tu que eu não poderia agora orar a meu Pai, e que ele não me daria mais de doze legiões de anjos? Mateus 26:53
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Salmos 148:2
Concordo, em tese, com este texto compilado:
“Nos Evangelhos de Marcos (5:9,15) e Lucas (cap. 8:30), a palavra legião aparece como um tipo de nome para designar a quantidade de demônios que havia possuído um homem na terra dos gerasenos. É interessante notar que nos textos bíblicos, tal termo é utilizado no sentido de multidão, ou seja, para representar uma grande quantidade e não para especificar um número exato. No caso do homem endemoninhado, o texto sugere que o número de demônios era indefinido, e que o termo legião foi aplicado para enfatizar a grande quantidade deles, pois eram muitos. É bem possível que esse termo também tenha sido utilizado dessa mesma forma quando Jesus se referiu aos anjos, ou seja, o termo se refere a uma quantidade enorme de anjos, mais do que o suficiente para a ocasião, e não exatamente a 72.000 anjos.”
O Que é Legião e Qual o Seu Significado? Estiloadoração; WEISER, Alfons, O que é milagre na Bíblia, para você entender os relatos dos Evangelhos, edições Paulinas, São Paulo, 1978, pág.94-108.
10 - E rogava-lhe muito que os não enviasse para fora daquela província.
11 - E andava ali pastando no monte uma grande manada de porcos.
12 - E todos aqueles demônios lhe rogaram, dizendo: Manda-nos para aqueles porcos, para que entremos neles.
13 - E Jesus logo lho permitiu. E, saindo aqueles espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada se precipitou por um despenhadeiro no mar (eram quase dois mil ), e afogaram-se no mar.
βασανιζω - basanizo; v. questionar através de tortura; torturar; vexar com dores horríveis (no corpo ou na mente), atormentar.
7 - E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes.
Na presença de Jesus os demônios sofrem em seus corpos espirituais, e afligem o corpo do ser que se apossam. Isto está claro, nesta passagem e em outras passagens, que citamos ao longo deste estudo.
Demônios podem, como ensinamos em estudo anterior, se apossam de corpos físicos, sejam humanos, ou de animais.
Aqui, temos esta visão clara (sem entrar, na questão de porquê, Jesus permitiu entrar nos porcos) de como demônios teme, a Jesus, de como podem entrar nos corpos físicos.
Entendemos, a autoridade de Jesus em fazer com eles, o que quiser fazer e, eles tem que obedecer.
Os demônios, naquele espaço, ou região estavam sem ninguém para atormentá-los, mas a presença de Jesus ali, encerra o seu domínio e suas maldades entre aqueles gentios, os demônios não queriam sair daquele país, ou região – Gadara, província dos gadarenos (ou gesarenos).
Os demônios e toda Possessão Demoníaca tem que se dobrar e obedecer à Autoridade do Nome de Jesus!
Marcos 5:1 - o que significa também que estavam à vontade naquele lugar, podendo agir livremente. Eles tinham sido enviados por Sataná para certa e inexplicada (no texto missão que não haviam completado: “Mateus 8:28-34: Tendo ele chegado à outra margem, à terra dos gadarenos, vieram-lhe ao encontro dois endemoninhados, saindo dentre os sepulcros, e a tal ponto furiosos, que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que gritaram: Que temos nós contigo, ó Filho de Deus! Vieste aqui atormentar-nos antes de tempo?
“E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; O qual tinha a sua morada nos sepulcros, e nem ainda com cadeias o podia alguém prender; Porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram por ele feitas em pedaços, e os grilhões em migalhas, e ninguém o podia amansar. E andava sempre, de dia e de noite, clamando pelos montes, e pelos sepulcros, e ferindo-se com pedras.” Marcos 5:1-5-10
Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,  exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! 8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! 9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país.
Neste escrito do mesmo fato nas linhas de Marcos podemos obter, alguns pontos interessantes:
Demônios são dissimulados
Mas, reconhecem o poder de Jesus
Diferente dos gadarenos, e mesmo de certos discípulos e judeus, reconheceram aquele que os criara e quem Ele era:
“Jesus, Filho do Deus Altíssimo”
A presença de Jesus atormenta os demônios
O Espírito imundo (um demônio, um ser degradado) estava no corpo do homem
Estavam em grande número (não tentemos usar o número da legião romano, me parece, que neste caso eram muitos demônios, cada um fazendo o home agir de maneiras determinadas)
Não queriam sair pois, como já dissemos tinham uma missão maligna. Por isto, a Igreja tem que expulsar demônios que estão atormentando uma pessoa, pois há um objetivo (matar, roubar e destruir) que, pode ser numa casa, numa vida, numa rua. Destaco que, não estamos nos referindo a demônios territoriais, o que não creditamos, como ser uma doutrina séria, embora os demônios possam atormentar, como em Gadara, através de um único homem.
Continua

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger