A
Mordomia da Alma e do Espírito
Lição
3 – CPAD º Trimestre 2019 EM EDIÇÃO CONTINUA
Estudo Pastor Prof. Univ. Osvarela
Texto
Áureo
“E
o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e
corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor
Jesus Cristo." 1 Tessalonicenses 5.23
Gálatas
5.16-22,25
16
- Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne.
17
- Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e
estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis.
18
- Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19
- Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição,
impureza, lascívia,
20
- idolatria, feitiçarias, inimizades. porfias, emulações, iras, pelejas,
dissensões, heresias,
21
- invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas,
acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais
coisas não herdarão o Reino de Deus.
22
- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade,
bondade, fé, mansidão, temperança.
25
- Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
Texto
Auxiliar:
“O
espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita” João 6:63
“Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo
espiritual. Se há corpo natural, há
também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro
homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito
vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o
espiritual.” 1 Coríntios 15:44-46
Definições:
Desde
o estudo interior procuramos definir, os diferentes entendimentos sobre corpo,
alma e espírito.
Este
estudo é uma necessidade para quem pensa: “cuidar somente da sua vida espiritual é o suficiente
para uma vida plena, abundante e repleta de saúde, alegria e qualidade de vida”
é um erro diante dos conceitos bíblicos acerca da antropologia cristã.
Aceito
a ideia e dela sou participante: o homem é tricotômico – corpo, alma e
espírito, estes três elementos necessitam estar em harmonia para que tenhamos a
vida plena, e a nossa vida com Deus seja uma vida virtuosa, é claro em
crescimento, conforme as Escrituras, buscando a plenitude em santidade, força,
alegria e qualidade de vida, um ponto de vista bíblico da tricotomia.
Não podemos deixar de
citar a antiga frase em latim “mens sana in corpore sano” (citação
latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. A intenção original do
autor foi lembrar àqueles dentre os cidadãos romanos que faziam orações tolas,
que tudo o que se deveria pedir numa oração era saúde física e espiritual. Com
o tempo, a frase passou a ter uma gama de sentidos. Pode ser entendida como uma
afirmação de que somente um corpo são pode produzir ou sustentar uma mente sã.
Seu uso mais generalizado expressa o conceito de um equilíbrio saudável no modo
de vida de uma pessoa).
Poucos
conhecem o texto total, embora, usado holisticamente ou de forma a conceder
espaço para pensamento simplesmente estoico, esta citação na sua forma geral,
inclui a ação da oração (ainda que não se diga o nome a quem o escritor ora),
mas mostra uma parte espiritual do texto.
“Deve-se pedir em
oração que a mente seja sã num corpo são.
Peça uma alma
corajosa que careça do temor da morte,
que ponha a longevidade
em último lugar entre as bênçãos da natureza,
que suporte qualquer
tipo de labores,
desconheça a ira, nada
cobice e creia mais
nos labores selvagens
de Hércules do que
nas satisfações, nos
banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
Revelarei aquilo que
podes dar a ti próprio;
Certamente, o único
caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.”
“orandum est ut sit mens
sana in corpore sano.
fortem posce animum mortis terrore
carentem,
qui spatium uitae
extremum inter munera ponat
naturae, qui ferre
queat quoscumque labores,
nesciat irasci, cupiat
nihil et potiores
Herculis aerumnas
credat saeuosque labores
et uenere et cenis et
pluma Sardanapalli.
monstro quod ipse tibi
possis dare; semita certe
tranquillae per
uirtutem patet unica uitae.” (10.356-64)
ALMA
A
Alma é a “casa” da nossa mente. Nela residem todas as nossas emoções e
nossas vontades.
é
formada por: caráter, personalidade e temperamento.
Personalidade
é o sentimento externo, pode ser igual nosso caráter dependendo do quão
autênticos sejamos. É a postura que assumimos no meio em que vivemos.
Caráter
é o verdadeiro eu (ego).
A
Bíblia se refere como a “essência secreta do coração”. As crenças, os
princípios e as motivações. É tudo aquilo que você é na sua intimidade.
Temperamento
são as nossas qualidades e os nossos defeitos. É a natureza do homem formada
por fatores genéticos, é o que nos define como pessoa.
“A alma é definida como
os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade resultantes da união
entre o espírito e o corpo. Este último seria o componente mortal do homem,
enquanto o espírito pode ser definido como componente imaterial do ser humano
em que reside sua faculdade espiritual, inclusive a consciência.” A Antropologia
Cristã e o Problema Mente – Corpo, Bruno dos Santos Queiroz; Divulgação:
Bereianos
A
situação do corpo, alma e espírito após a morte. É uma das dúvidas humanas mais
forte e patente, seja desde o ateísmo, e entre os dicotomistas, mas eles mesmo
acabam definindo isto, desta forma:
“...,
a alma sobrevive à morte (- A -) do corpo (Mateus 10.28), o
espírito (- B -) se separa do corpo material na morte (Eclesiastes
12.7), o homem possui corpo e espírito (1 Coríntios 5.5; 7.1, 34) e que sem o
espírito o corpo está morto (- C -) (Tiago 2.26).
Nephesh - “alma” – em muitos
casos é ‘pessoa’
Hebreus
4.12
diz o seguinte:
“Porque a Palavra de
Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e
penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta
para discernir os pensamentos e propósitos do coração.”
Há
um ponto divisor, desconhecido, entre corpo, alma e espírito humano, que apenas
a Palavra penetra para atingir a necessidade de cada elemento do homem.
Portanto,
alma pode ser definida, por:
“-
o ser mais interior do homem”,
“-
o ser vivo” (usado a respeito de homens e animais),
“-
o homem em si mesmo” (frequentemente usado como um pronome pessoal: eu
mesmo, ele mesmo, etc.; neste sentido pode significar o homem como um todo);
“-
o lugar dos apetites”,
“-
o assento das emoções”.
A
palavra pode, algumas vezes, se referir a uma pessoa falecida, com ou sem meth
(“morta”). É algumas vezes dito que a nephesh morre.
Considerem
o uso da definição, mais próxima e usual do judaísmo, quanto, ao homem.
“Coração”:
lebh e lebhabh.
Coração
não somente é usado no AT para descrever o assento do pensamento, do sentimento
e da vontade; é também a sede do pecado (Gn 6.5; Sl 95.8, 10; Jr
17.9), a sede da renovação espiritual (Dt 30.6; Sl 51.10; Jr 31.33; Ez 36.26),
e o lugar da fé (Sl 28.7; 112.7; Pv 3.5). este era o entendimento dos
salmistas, do judaísmo que tem um pensamento Dicotômico.
Assim
como, “rins” também representavam a sede da vontade e desejos e
pensamentos na teologia judaica. Rins é uma palavra quase sinônimo de coração,
quanto a parte sobrenatural invisível do homem.
Podemos
encontrar versões bíblicas com o uso de uma ou outra palavra, com o mesmo
significado, mas também vamos encontrar ambas palavras em uso num mesmo texto,
e com rins significando o pensamento do homem:
Rins
e coração, num mesmo texto:
“Sonda-me, Senhor, e
prova-me, examina o meu coração e a minha mente;” Salmos 26:2
“Examina-me, Senhor, e
prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.” Salmos 26:2
Rins
e coração com mesmo sentido:
“Louvarei ao Senhor que
me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.” Salmos 16:7
“Bendirei o Senhor, que
me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!” Salmos 16:7
Brown-Driver-Briggs dá dez (10)
significados para estas palavras:
-
“o homem mais interior ou alma”,
-
“mente”,
-
“resoluções da vontade”,
-
“consciência”,
-
“caráter moral”,
-
“o homem em si mesmo”,
-
“o lugar dos apetites”,
-
“o assento das emoções”,
-
“o assento da coragem”.
Ruach - “espírito”; a raiz
desta palavra é “ar em movimento”, também como o ara que passou no hálito de
Deus. Quando
a referência é feita ao homem em sua relação com Deus, ruach é o termo
mais provável para ser usado.
Nove
significados:
-
“espírito”,
-
“animação”,
-
“disposição”,
-
“espírito de vida e ser que respira morando na carne de homens e animais”
(somente um exemplo deste último: Ec 3.21),
-
“assento das emoções”,
-
“órgão de atos mentais”,
-
“órgão da vontade”.
πνευμα
– pneuma;
terceira pessoa da trindade, o Santo Espírito, co-igual, co-eterno com o Pai e
o Filho; o
poder pelo qual o ser humano sente, pensa, decide – alma; o espírito,
i.e., o princípio vital pelo qual o corpo é animado - espírito racional;
-
um espírito, i.e., simples essência, destituída de tudo ou de pelo menos todo
elemento material, e possuído do poder de conhecimento, desejo, decisão e ação
- espírito que dá vida, alma humana que partiu do corpo.
-
“kardia”, a palavra do Novo Testamento equivalente a lebh e lebhabh,
usualmente traduzida como “coração”.
Arndt-Gingrich: “a sede da vida
física, espiritual e mental”. Ele é também descrito como o centro e a fonte
da totalidade da vida mais interior do homem, com seu pensamento, sentimento e
vontade. O coração é também dito ser o lugar de morada do Espírito Santo.
Psyche;
ψυχη – psuche; respiração, - fôlego da vida - força vital que anima o corpo e é
reconhecida pela respiração - de animais - de pessoas – vida - aquilo no qual
há vida - ser vivo, alma vivente; alma - o lugar dos sentimentos, desejos,
afeições, aversões (nosso coração, alma etc.); a alma (humana) na medida em
que é constituída por Deus; pelo uso correto da ajuda oferecida por Deus,
pode alcançar seu o seu mais alto fim e eterna e segura bem-aventurança.
A
alma considerada como um ser moral designado para vida eterna; a alma como uma
essência que difere do corpo e não é dissolvida pela morte (distinta de outras
partes do corpo)
“Por isso, rejeitando toda a imundícia
e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a
qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21
“Επομένως,
απορρίπτοντας κάθε ακαθαρσία και υπερβολή της κακίας, λάβετε με την
πραότητα την μοσχευμένη λέξη που μπορεί να σώσει τις ψυχές σας”
Ladd: “O espírito é
freqüentemente usado a respeito de Deus; a alma nunca é usada dessa forma. Isto
sugere que “pneuma” representa o homem em seu lado voltado para Deus,
enquanto que “psyche” representa o homem em seu lado humano.”
Kardia: o principal órgão da
vida psíquica e espiritual, o lugar no ser humano no qual Deus testemunha de si
mesmo. O coração é o centro da vida mais interior de uma pessoa: de seus
sentimentos, entendimento e vontade. A sede do pecado, a sede da renovação
espiritual e o lugar da fé.
“Escondi a tua
palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.” Salmos 119:11
O
coração
significa a totalidade do ser interior do homem, a parte mais profunda dele;
ele é sinônimo de ego, a pessoa. Kardia é supremamente o centro no homem
para o qual Deus se volta, no qual a vida religiosa está enraizada, e que
determina a conduta moral. Guardar o coração é uma atividade secreta da alma,
oculta para todos, exceto para Deus.
“O mesmo Espírito
testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16
As
atribulações da alma interferem no espírito.
Muitas
vezes, o homem interior do coração foi esquecido na pressa e afobação de
atendermos os deveres públicos, congregacionais, que nos levam a nos tornarmos
orgulhosos, pela posição que “alcançamos” no seio da Instituição,
as Escrituras, nosso leme, corrige esta abordagem desequilibrada a respeito das
prioridades espirituais.
“E não entristeçais o
Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda
a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam
tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos,
misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em
Cristo.” Efésios 4:30-32
“tudo o que é perfeito,
amável, verdadeiro, de boa fama, nisso devemos pensar” Filipenses.
4.8
São
as Escrituras que nos orienta a olharmos para a nossa própria alma, antes de
colocarmos o “mundo” ao nosso redor em ordem, incluindo a nossa
vida espiritual, quando nosso espírito geme.
“Ora o Senhor encaminhe os vossos corações
no amor de Deus, e na paciência de Cristo.” 2 Tessalonicenses 3:5
“Είθε ο Κύριος να
κατευθύνει τις καρδιές σας στην αγάπη του Θεού και στην υπομονή του
Χριστού.” 2 Θεσσαλονικείς 3: 5
Alma
e caráter:
“Na
nossa ALMA precisamos buscar ser moderados, totalmente controlados pelo
Espírito Santo, buscando uma personalidade e um caráter de Cristo e não ser
movidos por nosso temperamento, mas sim deixar o Espírito Santo nos moldar
através do caráter de Cristo.” Equilíbrio Entre Corpo, Alma E Espírito, Vanessa
Fornazari Nunes, 18 de outubro de 2017,
O
cuidado da alma e espírito humanos é algo que só pode ser cuidado com uma
consciência limpa e santa, com valores morais bíblicos, com oração e santidade.
“Sobre tudo o que se deve
guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” Provérbios
4.23
Este
texto bíblico cita o coração no sentido do homem interior, alma e espírito.
17 - Porque a carne
cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao
outro; para que não façais o que quereis.
18 - Mas, se sois
guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
19 - Porque as obras da
carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 - idolatria,
feitiçarias, inimizades. porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões,
heresias,
21 - invejas,
homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das
quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não
herdarão o Reino de Deus.
Assim
como, o corpo necessita de cuidados para se manter saudável, a alma e o
espírito necessitam de alimentação, não sólida, mas necessita de uma metanóia
(arrependimento) para regeneração salvífica do homem em toda sua plenitude. Nós
nascemos de novo,
mas estamos em processo de perfeita transformação na alma, porque ela ainda não
é aquilo que Deus quer que ela seja.
“Mas nós não recebemos
o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos
conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não
com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo
ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” 1
Coríntios 2:12,13
Também
pensar que só viver uma vida espiritual totalmente, sem nenhum tipo de conforto
físico, ou não viver emoções, como um casamento, um nascimento de um filho, um
passeio, um lazer, uma viagem, desprezar e viver com a família em dificuldades
financeiras diariamente, achando que deus suprirá as necessidades emocionais,
da lama, só pelo nosso espírito, é um dos erros mais alarmantes na Igreja e até
muitos, por muito jejum e orações) chegaram a ponto de perder temporariamente o
juízo e outros perderam e ainda perdem a família, por se achar que “viver em
santidade” é o suficiente para um ser humano – o homem!
Alerta
aos pregadores itinerantes:
“O orgulho de uma agenda lotada, não vale tanto quanto a
saúde física e emocional de nossa família.”
Jesus
dá o exemplo frequentando, e tendo uma vida social plena, ao receber um convite
e ir a um casamento em Caná da Galiléia. Há tempo de trabalho e há tempo de
descanso.
“Tudo tem o seu tempo
determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Eclesiastes
3:1.
Mas a vereda dos
justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia
perfeito. Provérbios 4:18
Mas, quando vier o
que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. 1
Coríntios 13:10 (não cremos, na doutrina da aniquilação, mas entendemos
que o corpo mortal será eternamente regenerado, sem nunca mais ter sua parte
física ativa)
“..., na ressurreição
nem casam nem
são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no
céu.” Mateus 22:30
A
- “A palavra alma enfatiza a verdade de que o homem é um ser racional,
moral, uma criatura pensante e com uma vontade, que conhece a diferença entre o
bem e o mal.
“O espírito é o que
vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos digo são
espírito e vida.” João 6:63
B
- A palavra espírito enfatiza a verdade que estas coisas tornaram uma
vez possível para ele ter um relacionamento com Deus, conhece-lo e amá-lo, isto
é novamente através da graça.” Hudsonville Reformed Church Bulletin. Vol. 2 Nº 14
“Sai-lhe o espírito,
volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.” Salmos
146:4
“E formou o Senhor Deus
o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o
homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7
Complementamos
com a questão do “ruach”, o ar que passou pelo hálito de Deus.
Encontramos Maria no seu cântico mostrando que o espírito humano, a parte
divina do homem, se alegra em bençãos e com a visitação de Deus, cantado no “Magnificat”
– O Cântico de Maria. Lucas 1.46-55.
“E
o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;” Lucas 1:47
Deus
é Espírito e nos concedeu um espírito de vida para ser devolvido, após a
falência do Corpo. É este espírito que faz a alma ansiar por Deus, para que
suas dúvidas, quanto a vida pós-morte!
“Semeia-se corpo
natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo
espiritual.” 1 Coríntios 15:44
Assim,
o homem anseia e sente ansiedade, depressão, dúvidas, tenta solucionar este
anseio, apenas com coisas que o corpo pode sentir, como bebidas, trabalho, e
outras atividades físicas. O cristão, este mesmo, diz Paulo, deve retirar de sua vida:
“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a
malícia” atividade da alma.
A
alma é o bem maior que o homem possui. Guardar a alma e cuidar da saúde dela é
a nossa obrigação e forma de entender seus anseios, não deixando o corpo (ex.:
pela concupiscência dos olhos) levar a alma a desejar resolver a ansiedade
– emoções – sem que o espírito alcance a vontade divina, para nossas vidas.
O
cristão, nunca pode abandonar as Escrituras. A preocupação com a alma tem de
vir em primeiro lugar, se nossas vidas têm de glorificar a Deus.
ESPÍRITO
O
espírito
é a parte que nos conecta com o Deus, onde temos comunhão com Deus e por Ele
somos guiados. É o meio de nos conectar com o Pai. Pois, adveio D’Ele!
Uma
ação que só pode ser realizada para com Deus, a adoração, é pelo espírito!
“Deus é Espírito,
e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” João
4:24
O
homem espiritual é observado nas Escrituras como o homem, mesmo pecador
regenerado, como alguém que conduz bem todo o corpo (aqui no sentido
trotomico).
“Que farei, pois? Orarei
com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o
espírito, mas também cantarei com o entendimento” I Coríntios 14:15.
“Rogo-vos, pois,
irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício
vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” Romanos
12:1
O
homem espiritual não significa alguém que faz culto, ou adoração, ou tenha uma
vida irracional, não natural, mas tudo que ele faz tem uma lógica cristã, ou
seja, tem domínio do espírito em contato com o Espírito Santo e mente dominada
por Ele.
“Mas o que é espiritual
discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” 1 Coríntios 2:15
“Mas não é primeiro o
espiritual, senão o natural; depois o espiritual.” 1 Coríntios 15:46
EM EDIÇÃO - CONTINUA
Fonte:
Corpo
e Alma – ou Corpo, Alma e Espírito? Ver. Ronald Hanko
Negligenciando
a Alma, Maurice Roberts; Revista “Fé para Hoje” n. 24, ed. FIEL
Estruturas
Emocionais Inteligentes, Prs. Alexandra E Alzeir Rogerio Dos Santos (Rogerinho)
Somos
espírito, alma e corpo, 2014, Claudio Santos
Mente
sã, Corpo são, 19 de setembro de 2014
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