sexta-feira, julho 12

Desfrutando a Alegria na Esperança da Salvação Lição 2 – JOVENS - CPAD 3º Trimestre Em Edição


Desfrutando a Alegria na Esperança da Salvação
Lição 2 – JOVENS - CPAD 3º Trimestre
Em Edição
Estudo resumido Pr e Prof Unv. Osvarela
Texto Do Dia
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos."  1 Pedro 1.3
~
Texto Bíblico
1 Pedro 1.3-12
3        Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4        para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós
5        que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo,
6        em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
7        para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo;
8        ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso,
9        alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma.
10      Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
11      indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir.
12      Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
Texto auxiliar:
“Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,” 1 Pedro 3:15
Discurso:
Esperança é a vida do próprio Pedro, um homem moldado emmeio a tribulações de seu próprio caráter e dificuldades em entender Jesus e o próprosito da vida do Mestre. Um homem que teve o privilegio em conviver pessoalmente um relacionamento muito próximo de Jesus em momentos como na manifestação – única – da transfiguração –
Resultado de imagem para lição 2 jovens cpad 3 trimestre 2019
Retomo do resumo da lição 1 – CPAD:
Pedro que havia sido um dos principais membros do concílio de Cristo, vivendo a intimidade diária de Jesus, sendo usado e chamado para servir a Cristo pela longevidade da vida, lhe concedida por revelação do próprio Mestre, ainda que com uma sentença dura da morte que lhe sobreviria posteriormente, manteve a esperança e a alegria da Graça:
A Graça foi conseguida pela aspersão do Sangue de Jesus, morte Redentiva, que todos poderiam entender, com base no conceito do cordeiro oferecido em lugar do pecador. Pela Sua morte jesus realizou a redenção definitiva para todos, que agora, podem ter esperança e alegria em um futuro melhor em Cristo!
Pedro era conhecedor da Graça, revelada a ele e aos apóstolos de maneira particular e desta Graça ele poia ensinar, transmitir, falar e descrever.”

Expectação – Esperança; expectativa
3        Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
4        para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós
A Esperança que Pedro ressalta, em meio a sua própria história, com aflições, erros e perdas, Pedro escreveu para pessoas perseguidas que enfrentavam a real possibilidade de serem mortas por causa da sua fé.
8 ..., vos alegrais com gozo inefável e glorioso, 9  alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma
Mas ele faz pouco caso deste perigo por confiar na viva esperança. Deus deu vida para Jesus e ressuscitará seus seguidores. e sabedor do seu final não era uma mera expectativa, mas era diferenciada, era a:
σωτηριον – soterion; esperança da salvação (futura), não era o sofrimento sem esperança pode ser o objeto de οικτιρμος, compaixão.
ελπις – elpis; expectativa do bem, esperança - no sentido cristão, regozijo e expectativa confiante da eterna salvação, sob a esperança, em esperança, tendo esperança no autor da esperança, ou aquele que é o seu fundamento.
“E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;” 1 Pedro 1:21
É esta a esperança de Pedro e sua exortação ao animo dos cristãos de todas as época e eras.
Ele destaca:
ressuscitou dentre os mortos - para que a vossa fé
esperança - em Deus
uma viva esperança - pela ressurreição
A operação da salvação é destaque de Pedro para é algo possuído no presente. Os crentes se purificaram pelo processo da redenção da ressurreição de Jesus.
Nasceram de novo, mas vivem na esperança “a salvação já prestes para se revelar no último tempo”!
Esta será desfrutada pelos crentes, está é a mensagem de alegria a ser entendida aos seus leitores.
Ele que vivera pela esperança em Jesus e suas promessas, agora compartilha esperança a todos homens, salvos em Cristo, por informações e atos salvíficos de Jesus para Glória de Deus Pai.
Quando citamos as citações de Pedro sobre a salvação vemos a importância de que o apóstolo dá sobre a Obra da Salvação, colocando em destaque a alegria e a esperança, pois elas só são legitimas e verdadeiras com a atuação da Trindade em Cristo, sem contudo não deixarmos de ter que obter padrões do caráter do legítimo cristianismo Crístico.
Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,” 1 Pedro 1:2,3
Assim, Pedro, sempre cita e nos fala da participação das três Pessoas tri únicas, cooperando para nossa salvação (1 Pedro 1:2-3). Sua mensagem é a mesma ensinada pelo apóstolo Paulo e pelo próprio Jesus Cristo.
Façamos então os destaques que nos ensinam:
Eleitos - a presciência de Deus Pai
santificação do Espírito - obediência
aspersão - do sangue de Jesus Cristo
Deus e Pai - Senhor Jesus Cristo
a sua grande misericórdia - nos gerou
uma viva esperança - ressurreição de Jesus Cristo
Pedro vai se juntar a Paulo na questão de que toda a alegria e esperança trazidas pela salvação são frutos legítimos da Graça e não das obras, pois foi Cristo e a misericórdia de Deus, quem nos elegeram para a salvação universal de todos os homens.
1 A salvação é pela misericórdia de Deus. Deus nos dá vida pela ressurreição de Jesus. A ressurreição de Jesus é uma doutrina principal do Evangelho.
“E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé.... Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos” 1 Coríntios 15:14,20,21
Refutando: O entendimento dos fariseus no primeiro século, e de defensores de algumas religiões e filosofias nos dias atuais, é de salvação por obras de mérito, seja obediência perfeita à Lei dada aos israelitas ou as boas obras de caridade pela qual a pessoa se qualifica para a felicidade eterna.
Usemos o apóstolo Paulo:
Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus” Efésios 2:8
A nossa única esperança da salvação depende da graça de um Deus misericordioso e disposto a perdoar.
Qual é o local onde está depositada nossa Esperança?
4 para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós
Em edição
Fonte:
Introdução ao Novo Testamento – D.A.Carson; Douglas J. moo; Leon Morris
Apontamentos do autor
Dicionário Strong
Citações no corpo do texto
Equipe Biblia.com.br
A Viva Esperança – Dennis Allan, estudos bíblicos

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger