sexta-feira, julho 26

A Mordomia da Família Lição 4 – CPAD – 3º Trimestre 2019 – 1ª Parte

A Mordomia da Família
Lição 4 – CPAD – 3º Trimestre 2019 – 1ª Parte
Estudo Prof. Pr. Osvarela
Texto Áureo:
“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15
Leitura Bíblica:
Josué 24:14,15
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Efésios 5:22-28
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.
Discurso:
Embora possamos e devamos tratar da mordomia da família sem dúvida alguma, aquele que instituiu a Família é quem garante a segurança da família, embora os homens, nesta fase da atual sociedade que está tentando e introduzindo outros "modelos" de família, alguns evidentemente nasceram pela própria desarticulação,por divórcios, outros pela natural falta de um dos pilares da família, por eventos naturais:morte de um dos conjuges, longo períodos por causa de mudança de um dos membros do casal, por alteração de local de trabalho, etc.
Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono. Eis que os filhos são herança do Senhor” Salmos 127:1-3
A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade.
É notório e cientificamente comprovado, (ainda que as Escrituras não necessitem de comprovação), que a raça humana – Homem - foi criada e tem a necessidade de se agrupar, é a socialização do Homem definida pelo próprio Deus:
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disseFrutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, ...” Gênesis 1:28
Mas, devido ao pecado, isto ficou mais notório e necessário, pois houve mutação, da terra  “..., maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos, e cardos também, te produzirá; e comerás a erva do campo.” Gênesis 3:17,18   
Houve mutação da alimária, com o aparecimento da ferocidade nos animais. A necessidade de abrigo (casas), pois houve modificação da característica do ambiente, o homem foi posto para fora do Éden, local onde havia um equilíbrio ambiental para que o homem pudesse viver sem roupas e qualquer abrigo térmico ou mesmo para seus pés (..., Espinhos, e cardos também, te produzirá, ...).
“O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.” Gênesis 3:23
“E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher, ...” Gênesis 2:25
A família de Adão era uma família conforme dito por Deus e apreendido pelo homem: “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Gênesis 2:24
A família é Monogâmica:
Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal. O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões. Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus.
“Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” Gênesis 12:1-3
“Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. E ambos estavam nus, o homem e a sua mulher” Gênesis 2:23-25
O Desvirtuamento Da Família:
Houve um descendente de Adão listado em sua genealogia que abdicou, por ser extremamente violento e pecaminoso a forma estabelecida por Adão dada por Deus e iniciou entre os homens, conforme descreve as Escrituras, a poligamia, ou o casamento de um homem com mais de uma mulher.
“E disse Lameque a suas mulheres Ada e Zilá: Ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai as minhas palavras, [...] eu matei um homem por me ferir, e um jovem por me pisar. Porque sete vezes Caim será castigado; mas Lameque setenta vezes sete” Gênesis 4:23,24
Família nuclear: A formação de uma família nuclear mostra que a mesma é formada de pais e filhos. A família nuclear normalmente é composta pelos pais e irmãos. A família nuclear foi educada para colocar Deus no centro.
Família extensa: é composta por avós, tios, primos, etc. ,este conceito é flexível, já que muitas vezes os avós (ou outros parentes) podem morar na mesma casa e por isso são considerados como família nuclear. O que, para mim, não tira o conceito da família nuclear, considerando-se a sanguinidade, e a evidente origem da família nuclear, mesmo se remontarmos a Adão e Eva, formando um casal, posteriormente tendo filhos e seus sucessores.
E tudo faz parte do caráter social preparado por Deus para o Homem, ao Ele dar a seguinte ordem:
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disseFrutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, ...” Gênesis 1:28
A criança sabe que pertence a uma casa (beit). Várias casas formam um clã (mishpachah); de vários clãs é constituída a tribo e, finalmente, as tribos sabem-se unidas como povo de Israel.
“Abraão, pois, gerou a Isaque; e foram os filhos de Isaque: Esaú e Israel.” 1 Crônicas 1:34
Considerando-se o conceito interno das Escrituras Veterotestamentárias, a família tornou-se muito além da família nuclear, embora este conceito de núcleo está presente, quando as famílias se identificavam pela origem dos patriarcas bíblicos, em que todos da mesma semente familiar formavam uma extensa família, que acabaram formando as tribos de Israel.
Porém podemos entender, lendo:
São seis as características da família hebraica, ou da família no Antigo Testamento.
É uma família alargada (clã).
Trata-se de uma entidade econômica, que inclui escravos e assalariados. É perfeitamente normal dela fazerem parte dezenas, até centenas de pessoas que residem numa ou em várias aldeias. Entre os membros desta família pratica-se a solidariedade.
É uma família patriarcal.
O pai é senhor e dono de toda a família alargada (em hebraico: mishpachah). O casamento é a introdução da mulher na casa do pai do noivo.
משפחה  - mishpachah; clã, família – clã – família, tribo, povo, nação, sociedade;
γενεα - genea; n. f.  paternidade, nascimento, natividade; aquele que foi gerado, homens da mesma linhagem, família.
A família é endógama.
Def.: aquele que se casa apenas com pessoas pertencentes ao mesmo grupo étnico, religioso ou social.
Ou seja, dá-se preferência a casamentos de parentes consanguíneos: preserve-se deste modo a integridade do patrimônio.
Um exemplo bíblico desta prática é o servo de Abraão, o damasceno Eliezér, que viaja para a terra deste com o intuito de procurar uma esposa para Isaac - Gênesis 24:1
Abraão descreve a mordomia da casa, ela deveria ser feita pelo próprio filho, não por um mordomo, mesmo que fiel, ele se referia a mordomia como algo superior a dispensação dos bens na família expandida, incluindo todos os servos, pastores e comércio, isto é algo que nos informa o entendimento da mordomia familiar, incluindo neste aspecto a adoração ao mesmo Deus, como disse Josué. O erro de ter Ismael com Agar não eliminou da vida de Abraão o entendimento de que a família é nuclear, à partir, do casal inicial- Abrão e Sara!
“Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer? [...] eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do Senhor a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
Gênesis 15:2-4
A família é patrilinear.
Pelo menos na época histórica, é o pai que determina a pertença familiar do bebé: Jacob ben Isaac ben Abraão (em hebraico, “ben” significa “filho de”). Há, no entanto, quem pense que, em tempos primordiais, a familiar talvez tenha sido matrilinear.
A família é patrilocal.
Ou seja, a família reside na casa da família do homem. O caso de Abraão demonstra bem como a família deve ser única, cada um tem que ter seu espaço.
As Escrituras mostram este tipo de necessidade de espaço:
Ló, que ia com Abrão, tinha rebanhos, gado e tendas. E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitosde maneira que não podiam habitar juntos. [...]: Ora, não haja contenda entre mim e ti, ... porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim;” Gênesis 13:5-9
Com este texto demonstramos: família tem um só líder, e liderança e um núcleo – esposa – Sara e esposo – Abraão!
“Tinha Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar, e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi, seu pai.” 2 Crônicas 28:1
“Estes, registrados por seus nomes, foram príncipes nas suas famílias; e as famílias de seus pais se multiplicaram abundantemente.” 1 Crônicas 4:38
Com a concepção de filhos a família começa a se modificar, com o surgimento social, aparente, das figuras da mãe, e do pai.
Tomando a Bíblia como modelo, vemos primeiro, um casal, formado for um Homem e sua mulher, Adão e Eva, a raça humana chamada na Bíblia de Homem. Porém, após a concepção de Caim e Abel, o casal passa a formar uma família, dita nuclear  “A família nuclear tem no pai o seu provedor e na mãe a fonte dos cuidados do lar.” .
“Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.” Gálatas 3:7
“Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre. O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar. Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque.” Gálatas 4:22-28
“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.” Mateus 1:1
Espiritualmente também este conceito se mantém, quando o Apóstolo Paulo escreve:
“E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem. E deu à luz mais a seu irmão Abel” Gênesis 4:1,2
Quatro Estágios da Família:
O papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância.”
Aquisição: – inicia-se na união do casal, até a entrada dos filhos;
Fase adolescentes: pais e filhos se tornam uma família de adolescentes, com a chegada da adolescência dos filhos;
Fase madura: começa quando os filhos começam a sair do lar, e novos integrantes sanguíneos, ou não sanguíneos começam a entrar na família.
Fase pós-aposentadoria: quando a família, vive após ter vencido todas as fases da vida, ainda que com dificuldades, acertos ou erros e sucessos e vitórias, mas a casa retorna a um movimento da época dos filhos, com suas amizades, esposos e esposas, e em dados momentos a casa se torna novamente um lugar de muita gente convivendo, e em certos casos com filhos morando no mesmo espaço e com mais algumas pessoas de seu relacionamento.
Definição e significado, sem destaque bíblico:
“Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco entre si e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio ou união de fato, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.
A família é considerada uma instituição responsável por promover a educação dos filhos e influenciar o comportamento deles no meio socialO papel da família no desenvolvimento de cada indivíduo é de fundamental importância. É no seio familiar que são transmitidos os valores morais e sociais que servirão de base para o processo de socialização da criança, bem como as tradições e os costumes perpetuados através de gerações.
O ambiente familiar é um local onde deve existir harmonia, afetos, proteção e todo o tipo de apoio necessário na resolução de conflitos ou problemas de algum dos membros. As relações de confiança, segurança, conforto e bem-estar proporcionam a unidade familiar.”
A ausência permanente de pai e mãe, macho e fêmea, homem e mulher, descaracteriza o perfil da família idealizada por Deus.

Não resta dúvida, o mundo mudou o sentido semântico da palavra família.
O mundo perdeu o referencial de família.
O mundo perdeu a noção da importância da família para a felicidade do homem.
Depois de ter criado o primeiro núcleo familiar Deus deu uma ordem:
..., multiplicai-vos, enchei a terra”.
Esta é a verdadeira e a única base familiar. (um homem unido com sua mulher sendo fecundos e multiplicando-se – criando os filhos na presença do Senhor e lançando uma base segura para o surgimento de novas famílias e de uma nova geração)
ERROEstão chamando hoje de família “casais” do mesmo sexo que adotam filhos. (Deus chama isso de abominação) – (Levítico 18: 22), também é condenado nas Neoescrituras.
“..., Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outroshomens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;” Romanos 1:26-28
Complementando com a noção bíblica:
Deus criou a família porque queria estar presente na vida dos seres humanos. (No princípio Deus criou a família). O Deus que criou a família é formado por três pessoas co-eternas e distintas que convivem num ambiente de amor e perfeição. Deus criou a família para vivermos num ambiente de amor e perfeição.
A visão antibíblica:
“Hoje em dia se considera família tanto “a unidade social básica formada ao redor de dois ou mais adultos que vivem juntos na mesma casa e cooperam em atividades econômicas, sociais e protetoras e no cuidado dos filhos, próprios ou adotados”², como “a rede mais extensa de relações estabelecidas por matrimonio, nascimento ou adoção”³. Em todo caso as maneiras pelas quais estas relações se estabelecem, os direitos e obrigações determinados aos sexos, e o número de pessoas que a foram diferem grandemente de um lugar ao outro de acordo com a cultura, classe social, religião e a região do mundo onde se vive.” A família nos tempos bíblicos, Ultimato online, Jorge E. Maldonado, Jorge E. Maldonado é pastor, sociólogo e terapeuta familiar.
As Escrituras Neotestamentárias demonstram, que Jesus e ao Apóstolos, como diz o texto compilado, que à época de Jesus e pós sua Ascenção, aos céus e nos Dia de pentecostes, ainda existiam os dois modelos de família, e a família no sentido patriarcal, seja nuclear ou extensa foi considerada:
A família de Jesus: Jesus validou a instituição familiar. Ele mesmo chegou ao mundo através de uma família onde além de pais, teve irmãos e irmãs - Mateus 13.55-57.
Jesus experimentou uma infância de crescimento integral, tanto físico como intelectual, social e espiritual, Lucas 2.52.
Quando falamos sobre a formação da família nos idos de Jesus também era usado o modelo nuclear, mas encontramos a família de Marta, Maria e Lázaro um modelo de família nuclear, sem os pais, mas que se mantiveram unidos como foram ensinados, provavelmente por seus pais, os quais o texto bíblico não cita nome e ascendência.
“Estava, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, [...]  cujo irmão Lázaro estava enfermo. Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. [...] Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.” João 11:1-5
Como adulto, ainda que como rabino itinerante, sem lar fixo, Lucas 9.58, soube desfrutar da hospitalidade de um lar - Mateus 8.14Lucas 10.38-42. Seu primeiro milagre foi realizado em um casamento, João 2.12.
“Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?” Mateus 13:55
“Livro da geração de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. [...] Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. Então José, seu marido [...] E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.“ Mateus 1: 1;18,19;24,25
Uma casa (oiko) – família – recebe a salvação:
“E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão.” Lucas 19:9
“A estrutura social patriarcal não foi desconsiderada por Jesus e os apóstolos. A estrutura familiar daquela época, como a comunidade de pessoas relacionadas por vínculos de matrimonio e parentesco e regidas pela autoridade do pai foi reconhecida e colocada a serviço do Reino de Deus e da edificação da Igreja no Novo Testamento. O livro de Atos narra casos de famílias inteiras que aceitaram o Evangelho e foram batizadas (Atos 10.24-48; 16.31; 18.8). Isto dá testemunhos não só da unidade familiar dos que se convertiam ao Senhor, mas também que o pai de família era o porta-voz de toda sua casa diante de Deus e da comunidade (João 4.53; Lucas 19.9; Filemon 1-2). [...] o Evangelho não arrancou bruscamente aos primeiros cristãos de seu sistema habitual de família, nem os isolou inutilmente da sociedade na qual vivam, antes reconheceu os valores da família (da mesma forma que reconheceu os valores da cultura) quando estes correspondiam aos princípios determinados por Deus.”
O apóstolo Paulo teve que repreender a Igreja em Corinto pois os membros daquela comunidade cristã, ainda sob o pensamento grego, desconsideravam (alguns) a mordomia da manutenção da família, e um dos membros tivera conjunção carnal, com a mulher de seu pai.
Mostra que o pai e ele mesmo, (não mencionados por nome), desconheciam a mordomia da família, pois, viviam em uma família de consanguinidade mista, o que pode produzir uma mudança de comportamento, que beira a um caos moral, se não for moralmente fundamentada, nos preceitos cristãos de família.
O que depreendemos que: se ela era mulher de seu pai, a mãe do apontado por Paulo, em algum tempo fora a esposa do pai, ou ao menos tiveram-no após algum tipo de convivência.
“Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai. [...] Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.” 1 Coríntios 3:3;5:1,2
“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;” João 1:12
Pais responsáveis pela religiosidade da família:
É patente que os pais mesmo sem considerar as Escrituras, que levam, ou incentivam, sua família, mormente os filhos, para atividades criam um clima de integração, com estas atividades, pois no ambiente do lar, discutem, interagem com os professores, pastores e líderes, instrutores, a respeito das atividades, não se limitam a dar ordens, mas estimulam a família a ter experiencias com o que lhes foi orientado.
Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Imaginem Josué e sua família, antes dele expressar sua convicção a todos os de Israel, ele já sabia que sob seu comando familiar, os filhos o seguiriam na sua decisão de “... , eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.
Josué pode ser enquadrado nas Neoescrituras escritas pelo Apóstolo Paulo:
“Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); 1 Timóteo 3:4,5
Ele entendera que cabia a ele a mordomia da família, assim sem cisão no lar, ele pode expressar sua convicção. E sua palavra era determinante para influenciar a todas as famílias de Israel, em um momento de divisão das tribos nas terras conquistadas na Terra da Promessa.
“Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.” Tito 1:6
Certamente Josué seguia o determinado nas Veteroescrituras:
“Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. [...] E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje para que te vá bem a ti, e a teus filhos depois de ti, e para que prolongues os dias na terra que o Senhor teu Deus te dá para todo o sempre. [...] E ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te; E escreve-as nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas;” Deuteronômio 4:40;9;11:19,20
A Mordomia da Família E a vida conjugal:
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,”
Como já explicamos e definimos a composição da família, o núcleo fundamental é o esposo e a esposa.
Cabe a cada um deles um papel fundamental na mordomia da família, destarte muitos acreditarem que a mulher está em completa inferioridade ao esposo, as Escrituras nos revelam, como aqui mesmo neste estudo (trechos supra), que a mulher desfruta de importância fundamental no conjunto e na mordomia do lar.
Texto Apoio: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo.” Provérbios 31:10,11
Podemos enumerar:
Dá luz a filhos
Ajuda na organização e provisão do lar
“Levanta-se, mesmo à noite, para dar de comer aos da casa, e distribuir a tarefa das servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com o fruto de suas mãos. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços. Vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.” Provérbios 31:15-18
Convive em maior tempo com os filhos
Produz o alimento a ser levado, diariamente, à mesa
Dá ordem na organização do lar
“Não teme a neve na sua casa, porque toda a sua família está vestida de escarlata. Faz para si cobertas de tapeçaria; seu vestido é de seda e de púrpura. Seu marido é conhecido nas portas, e assenta-se entre os anciãos da terra. Faz panos de linho fino e vende-os, e entrega cintos aos mercadores. A força e a honra são seu vestido” Provérbios 31:21-25
Dá amor ao marido e aos filhos
O coração do seu marido está nela confiado” Provérbios 31:11
A distinção da mordomia do lar levará os membros da família serem reconhecidos no ambiente da Igreja como possíveis servidores fieis na Obra do Senhor, para tanto devem demonstrar qualificações morais junto a sua família, antes de tudo.
“Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentessóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.” 1 Timóteo 3:11,12
Fonte:
Bíblia online
Qual A Visão Bíblica De Família? Iasd
Apontamentos do autor
Família no Antigo Testamento (EM), Pastora Eva Michel, Textos Ocasionais Publicação não periódica do Seminário Evangélico de Teologia
Estudos bíblicos - Família
Dicionário Strong
Família de Alta Performance, Educar Para Formar Vencedores – A Nova Família Brasileira – Içami Tiba

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger