sábado, agosto 10

A Mordomia da Adoração Lição 6 - CPAD -

                        A Mordomia da Adoração
Lição 6 - CPAD - 11 de Agosto de 2019
Texto Áureo
"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem." João 4.23
Resultado de imagem para mordomia de adoração
Leitura Bíblica
João 4.19-26                                                                             
19 - Disse-lhe a mulher. Senhor, vejo que és profeta.
20 - Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.
21 - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
22 - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
23 - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
25 - A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.
26 - Jesus disse-lhe: Eu o sou, eu que falo contigo.
Introdução:
"Adorar a Deus é reconhecê-Lo como nosso Senhor, tanto nas palavras quanto nos atos. Senhor de Nossa Vida! A Bíblia sempre utiliza o vocábulo "adoração" no contexto de prostrar-se diante de Deus, quer literal, quer simbolicamente. A adoração bíblica não é apresentada como algo apenas intelectual ou verbal, mas como uma atitude de todo o nosso ser. Pode não envolver palavras, mas sempre tem o significado de exaltar a Deus como Senhor.” Andrew Fountain
A oportunidade na qual Jesus cita a declaração e definição do que e como adorar ao Pai, não foi em um culto, não foi cantada, não foi nada poética.
Mas, foi em um encontro com uma mulher samaritana corajosa, que conhecia o local de adoração dos samaritanos, e desprezava o local da adoração á Jeová, que era em Jerusalém, mas ela sabia e deveria conhecer e praticar a adoração, contudo se mostra confusa quanto ao local, mas certa que deveria dar adoração a Deus.
A adoração nesta passagem se manifesta primeiramente quando a mulher samaritana pronuncia:
“25 - A mulher disse-lhe: Eu sei que o Messias (que se chama o Cristo) vem; quando ele vier, nos anunciará tudo.”
Eis a base fundamental da adoração:
Confessar O Cristo e assim confessar o Amor do Pai.
A mordomia da adoração em 3 (três) estados, local, processo, ou liturgia e espiritual
Adoração e serviço.
Adoração é serviço, não é o lugar da adoração;
A adoração não depende do processo do culto;
A adoração está no espírito do adorador no culto.

Um Pouco de História:
“quando Oséias conspirou contra Salmanasar, rei da Assíria. Samaria, a capital de Israel, foi sitiada pelas tropas assírias por três anos e, posteriormente, seus moradores foram transportados para a Assíria (2 Rs 17.3-6). Isto aconteceu em 722 a.C. Somente os pobres puderam ficar em Israel (cf. Jr 39.10). Logo, vieram também estrangeiros e se estabeleceram na região devastada.
“O rei da Assíria trouxe gente de Babilônia, de Cuta, de Hamate e de Serfavaim, e a fez habitar nas cidades de Samaria, em lugar dos filhos de Israel; tomaram posse de Samaria e habitaram nas suas cidades” (2 Rs 17.24). Da mescla com a população que havia ficado, surgiu uma nova raça denominada de samaritanos (nome derivado de Samaria, a metrópole fundada por Onri, pai de Acabe, por volta de 880 a.C.).
No princípio, quando os estrangeiros passaram a habitar em Samaria, eles não temeram ao Senhor; pelo que o Senhor mandou leões invadirem suas terras, os quais mataram a alguns do povo. Com razão atribuíram esta praga à ira de Deus. Então, rogaram ao rei da Assíria que enviasse um sacerdote israelita para lhes ensinar “como servir o Deus da terra”.
E assim aconteceu que um judaísmo adulterado foi enxertado ao culto pagão. Quando uma parte dos judeus voltou à terra de seus pais (principalmente, mas não exclusivamente, parte dos que haviam sido deportados para a Babilônia em 586 a.C.), construiu-se um altar para o holocausto e pos-se os fundamentos do templo, samaritanos zelosos e seus aliados interromperam as obras (Ed 3 e 4). Assim fizeram porque negaram a eles a permissão de cooperar na obra de reconstrução.
Sua petição foi: “Deixa-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus, como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui”. A resposta que receberam foi a seguinte: “Nada tendes conosco na edificação da casa do nosso Deus”. Ao receberem esta dura resposta os samaritanos passaram a odiar os judeus. Logo começaram a construir seu próprio templo no monte Gerizim. Porém, João Hircano, um dos reis macabeus, destruiu este templo em 128 a.C. Os samaritanos, não obstante, continuaram adorando em cima da montanha, onde haviam erigido o templo sagrado.
A aversão dos judeus para com os samaritanos pode ser vista ainda em Jo 8.48 e no livro apócrifo de Eclesiástico 50.25,26.1 E a mesma atitude por parte dos samaritanos em Lc 9.51-53.
1.    O historiador judeu Flávio Josefo disse que, por volta do ano 19 d.C., um grupo de samaritanos entrou no templo de Jerusalém e espalhou ossos humanos sobre o altar, profanando o santuário e acirrando contra si o ódio judaico. Este ato causou revolta e indignação por parte de todos os judeus das sinagogas de Israel, que passaram a encerrar suas orações diárias lançando uma maldição sobre os samaritanos. Cf. A Missão da Igreja, (Missão Editora, Belo Horizonte,1994), pp. 65,6.”
2.    A aversão dos judeus para com os samaritanos pode ser vista ainda em Jo 8.48 e no livro apócrifo de Eclesiástico 50.25,26.1 E a mesma atitude por parte dos samaritanos em Lc 9.51-53.
3.    O historiador judeu Flávio Josefo disse que, por volta do ano 19 d.C., um grupo de samaritanos entrou no templo de Jerusalém e espalhou ossos humanos sobre o altar, profanando o santuário e acirrando contra si o ódio judaico. Este ato causou revolta e indignação por parte de todos os judeus das sinagogas de Israel, que passaram a encerrar suas orações diárias lançando uma maldição sobre os samaritanos. Cf. A Missão da Igreja, (Missão Editora, Belo Horizonte,1994), pp. 65,6.
Vencendo Preconceitos.
Preconceitos impedem a verdadeira adoração!
“Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido, e vem cá. A mulher respondeu, e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido; Porque tiveste cinco maridos, e o que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade. Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.” João 4:16-19
A mulher, venceu seus preconceitos para ouvir e adorar um homem judeu, o reconhecendo como O Cristo, isto é importante para entender o sentido da adoração verdadeira:
Vencer qualquer barreira para adorar e reconhecer o senhorio do Senhor Jesus! Embora todo o perfil da época da relação estagnada entre judeus e samaritanos, ela aceitou conversar com um judeu, sem conhecê-lo e ainda debateu, segundo seu conhecimento religioso quanto a vários subtemas sobre adoração.
Mais importante do que a água que Jesus lhe ofereceu, ela manteve um padrão de conversa em alto nível.
Não escondeu sua verdadeira condição legal, como mulher; marginalizada; com vida matrimonial destroçada.
Ela demonstra que um coração com preconceitos, pode ser verdadeiro e tomado pela sensação e conhecimento de Deus, para se tornar um Verdadeiro Adorador.
“Os samaritanos representavam uma ofensa tão grande que eles nem queriam pôr os pés na Samaria. Embora a rota mais curta atravessasse essa província, os judeus nunca usavam esse caminho. Eles tinham a própria trilha, que ia ao norte da Judéia, a leste do Jordão, entrando na Galileia. Jesus bem poderia ter seguido por essa rota, muito usada, que unia a Judéia à Galileia.” John F. MacArthur, O Evangelho Segundo Jesus,
Destacamos que além do principal, a adoração, há subtemas sobre:
Deus quer homens e mulheres que O adorem com o espírito dos samaritanos e a verdade dos judeus.
1.   o lugar da adoração,
2.  o tempo da adoração,
3.  a busca dos adoradores,
4.  o verdadeiro adorador,
5.  a quem se deve adorar,
6.  o modo correto de se adorar, etc.
Adoração tem sido confundida com louvor, com glorias a Deus, aleluias.
Mas, adoração é algo que supera em muito a tudo isto, que deve ser realizado.
Para ser verdadeiro adorador, necessita de:
Deixar de ser um homem natural, em um encontro com Jesus;
Ter confiança em falar com Jesus, suas mais profundas intimidades;
Ter uma consciência, na qual o Espírito Santo, pode trabalhar em teu convencimento, do pecado.
“..., o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não crêem em mim; Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.” João 16:7-11
Jesus te conhece e sabe todas as tuas intimidades, mas quer que você reporte a Ele toda a Verdade de tua vida;
Saber que falando a verdade de tua vida, Ele não vai te condenar, mas te abrir a tua visão, quanto ao erro.
Jesus não veio para condenar o pecador, mas protege e veio para Salvar o adorador! Osvarela
Condições para adorar:
Em espírito e em verdade

Atender a evangelização do próprio Jesus, que tem a água que nos faz renovar a vida pessoal e nos tornarmos em adoradores, pois faz transbordar a alegria que saímos a anunciar este Evangelho de Jesus!
Como Inicia o Processo da adoração:
A conversão é a porta da perfeita adoração, nenhum homem pode adorar a Deus, sem reconhecer o processo salvífico através da Cruz. Cruz é o local de início da Adoração.
Como a mulher samaritana, devemos olhar para nossa vida, todos os nossos defeitos e falhas, e entender que só Ele, Jesus está disposto a nos ensinar o local de adoração, a forma de adoração, e mudar nosso comportamento, nossa mentalidade e não questionar e ainda por cima esquecer de nosso passado, compreendemos que o sacrifício na cruz é muito grande para ficarmos sem adorar, é o momento e a via que devemos agradecer a Deus, em outras palavras, adorar.
Quem adora, como mostra a mulher samaritana deve conhecer as Escrituras.
Entenda: “aprimorar” nossa adoração a Deus é a leitura bíblica. Através do aprendizado das escrituras sagradas podemos compreender os feitos de Deus desde os tempos antigos, e como Ele permanece fiel.
O Espírito Santo:
A adoração a Deus envolve totalmente submissão ao Espírito Santo, e seu mover em nós.
A adoração, flui quando estamos sensíveis à voz do Espírito Santo. É o Espírito do Senhor que atua em nós.
Não há melhor maneira de oferecermos nossa adoração a Deus do que se rendendo ao Espírito Santo, e a equipe de louvor deve primar por esta busca.
O desenvolvimento da adoração podemos dividir a história em três pontos. Em Gênesis 12:7 e 8 e Gênesis 13:4 podemos ler sobre a forma de adoração dos patriarcas. No primeiro trecho citado anteriormente, lemos “E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor”. Já no capítulo 13, versículo 4 lemos “Até ao lugar do altar que outrora ali tinha feito; e Abrão invocou ali o nome do Senhor”.
A adoração celestial é estampada com Serafins, Querubins, e todos Exércitos angelicais:
Vista por Isaías: “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos. Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e expiado o teu pecado”.
Vista na Revelação de Jesus a João em Patmos, mostra que também nos Céus os seres celestiais se prostram na presença do Senhor,
"Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante do trono" Apocalipse 4.10.
A adoração a Deus não tem distinção seja no Novo Testamento ou Antigo Testamento, adorar a Deus é um comportamento que sempre existiu e sempre existirá.
Em Lucas 4:16 a 21 lemos que Jesus ia regularmente ao templo para adorar.
No Velho Testamento:
Moisés: “E Moisés apressou-se, e inclinou a cabeça à terra, adorou,” Êxodo 34:8
Ele não estava cantando, mas se prostrando diante de Jeová, em adoração e honra por ter ouvido Deus lhe falar audivelmente.
Assim como, após manifestação de Jeová, após a manifestação da presença de Deus, ao ver o fogo descer, vendo que não era um fogo comum, mas descia dos céus, mostram que adorar a Deus infere prostrar-se na sua presença: No texto abaixo encontramos a palavra “louvaram”, mas não mostra nenhum cântico, mas louvar pela presença do Altíssimo.
Com isto queremos dizer, que a mordomia de adoração é muito mais, que palavras, inclusive há relatos bíblicos que lisonjas de língua e adoração com ofertas podem ser rejeitadas por Deus, pois não demonstram que o que as oferece tenha ciência ou esteja sendo sincero nesta mordomia de adoração.
"Este povo se aproxima de mim e com a sua boca e com os seus lábios me honra, mas o seu coração está longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens" Isaías 29.13
 24 - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
"Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do Senhor sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o Senhor, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre" 2 Crônicas 7.3;
Tudo que somos e possuímos pertence a Deus. Como vemos a adoração constitui-se em mordomia, ou serviço a Deus. Como este estudo trata de Mordomia, esta é a mordomia que nós os servos devemos buscar manter e seguir em todos os instantes da nossa vida, em todos os segmentos desta vida que já é uma mordomia à Deus.
Adorar, assim como o caso da samaritana, se dá quando o que ainda não entende os mistérios de Deus ouve a voz profética, que lhe traz intenso temor e ele se prostra sobre seu rosto, por isto temos que ter cuidado com a profecia:
“E, portanto, os segredos do seu coração ficam manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós.” 1 Coríntios 14:25
Finanças e adoração:
A adoração envolve, muito mais, do que palavras e pensamentos; envolve todo o nosso ser, nossas atitudes. Por exemplo, fazer uma contribuição financeira é um ato de adoração, embora nenhuma palavra seja pronunciada por aquele que contribuiu. Ao invés de utilizar palavras, ele está fazendo uma declaração por meio de seus atos.
Etimologia:
σεβομαι – sebomai; reverenciar, adorar
λατρευω – latreuo; pronuncia: “lat-ryoo’-o”; de latris; servir, ministrar, os deuses ou seres humanos. Usado tanto para escravos como para homens livres; no NT, prestar serviço religioso ou reverência, adorar; desempenhar serviços religiosos, ofertar dons, adorar a Deus na observância dos ritos instituídos para sua adoração.
σεβαζομαι -sebazomai; temer, honrar religiosamente, adorar
σεβασμα - sebasma; n. n. qualquer coisa que é honrada por motivo religioso, objeto de adoração
Louvar é adoração:
“E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé. E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.” Neemias 8:5,6
Obs.: louvaram erguendo suas mãos e proclamando o "amém"; e adoraram inclinando-se com o rosto em terra.
Observação deste escritor: aqui neste texto temos a adoração física, verbal e a adoração em cântico: “E todos os filhos de Israel vendo descer o fogo, e a glória do Senhor sobre a casa, encurvaram-se com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram e louvaram ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre. E o rei e todo o povo ofereciam sacrifícios perante o Senhor.” 2 Crônicas 7:3,4
As Escrituras demonstram que pode haver adoração no louvor, mas nem sempre o louvor é adoração.
"E todo o povo respondeu: Amém! Amém! E, levantando as mãos, inclinaram-se e adoraram o Senhor, com o rosto em terra" Neemias 8.6.
Após ouvirem a leitura da Palavra de Deus e o leitor Esdras louvar ao Senhor. O exemplo de Esdras nos faz refletir como pastores, da nossa responsabilidade de ministrar a Palavra e mostrar como Ela fala comigo e o povo veja o seu efeito, em mim e assim também louve a Deus.
Na visão e releitura da vida da Igreja, não encontramos a adoração instrumental, ou cânticos, mas Jesus cantava com seus discípulos e há ânticos proféticos, como de Maria e Zacarias, pai de João O Batista, mas literalmente a presença de instrumentos é uma situação extraordinária na vida da Igreja.
Mas, podemos a ideia pelo alçar de vozes sendo erguidas em louvor e oração a Deus.
Como no caso de Atos 4.24, os crentes reunidos, "..., unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há".
O próprio apóstolo Paulo instruiu os crentes de Colossos a cultuarem de forma que houvesse, a presença de hinos, salmos (louvores poéticos):
Paulo no cerne está apontando para a mordomia de adoração nos cultos e reuniões:
“E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos. A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” Colossenses 3:15-17
Concluímos, que a mordomia de adoração é algo que faz parte da vida da Igreja. É para ser atuante na vida eclesial e na vida pessoal, sem ela estaremos sendo mal agradecidos pela salvação em Cristo.
Fonte:
Trabalho acadêmico; Josivaldo de França Pereira, Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), Equipe Brasil Escola
Citações no corpo do texto
Dicionário Strong
Comunhão e louvor
Bíblia online
Vivos
Mundo Cristão, O que Significa Adoração?

Nenhum comentário:

Seguidores

Geografia Bíblica-Texto-Local!

Para quem estuda a Arqueologia - Mapas do Antigo Testamento e do Novo Testamento.
Viaje à Terra Santa pelo seu PC, ou qualquer lugar citado na Bíblia! Com ela você pode através do texto que está lendo ter acesso ao local onde ocorreu o fato bíblico! Forma gratuita, é só clicar e acessar:

Ser Solidário

Seja solidário
"Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu. Como não sou judeu, não me incomodei. No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista. Como não sou comunista, não me incomodei . No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico. Como não sou católico, não me incomodei. No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar..."
Martin Niemöller, 1933

Doutrina


O Credo da Assembléia de Deus
A declaração de fé da Igreja Evangélica Assembléia de Deus não se fundamenta na teologia liberal, mas no conservadorismo protestante que afirma entre outras verdades principais, a crença em:
1)Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.29).
Pacto de Lausanne – Suíça
Teses de Martinho Lutero
95 Teses de Lutero
Clique e acesse todo texto.

Ensino Dominical

União de Blogueiros Evangélicos
Powered By Blogger